Vous êtes sur la page 1sur 13

O Movimento Moderno e a Arquitetura Residencial de Florianpolis

Josicler Orbem Alberton


Aluna do curso de Ps- graduao em Arquitetura e Urbanismo- PsARQ - UFSC arqjosi@yahoo.com.br

Carolina Palermo Szcs


Professora do Departamento de Arquitetura/ UFSC e do PsARQ- UFSC carolps@arq.ufsc.br

Passadas algumas dcadas, possvel afirmar que o Movimento Moderno marcou de fato a histria da arquitetura e que tal influncia tem importncia inquestionvel. As primeiras discusses modernistas tratavam da questo habitacional e j na dcada de 20, chegou-se a padres de moradia que visavam novos processos construtivos, voltados realidade industrial da poca. Este novo modo de ver a habitao chegou rpido ao Brasil e teve boa aceitao entre os profissionais da poca que passaram a aplicar preceitos da arquitetura modernista que surgia na Europa. A nova arquitetura, em poucas dcadas, estava presente em muitos lugares do Brasil e no tardou a chegar a Florianpolis, onde foram construdos, j na dcada de cinqenta, importantes prdios pblicos cujos projetos apresentavam muitos princpios modernistas. Ainda nesta dcada apareceram os primeiros projetos residenciais que buscavam os conceitos da casa funcional e que na Ilha1 foram aplicados na arquitetura intimista das residncias dos mais abastados, que eram as pessoas voltadas a tudo que havia de moderno da poca. O presente trabalho procura destacar alguns exemplares de residncias unifamiliares, localizados na rea central de Florianpolis, cujos projetos foram construdos nas dcadas de 50, 60 e 70 e que retratam a arquitetura modernista residencial que foi realizada na cidade. O objetivo resgatar a importncia destes projetos para Florianpolis no s pelo que representam historicamente, mas tambm por constituir um registro importante que retrata a difuso da arquitetura modernista no pas, feita da forma possvel e no da maneira que se pretendia.

Palavras-chaves: Movimento Moderno, arquitetura residencial, Florianpolis.


A few decades after the Modern Moviment, we can assure it has been extremely remarkable to the history of architecture, and the importance of such influence is unarguable.
Ilha de Santa Catarina, onde se desenvolveu a primeira ocupao da cidade de Florianpolis e onde hoje est situado cerca de 90% do territrio do municpio.
1

The first discussions about modernism focused on the matter of habitation, which, during the 1920s, reached standards based on new construction techniques, concerning the industrial situation of that period. The new way of looking at habitation arrived early in Brasil and found good acceptance among the professionals, who started to apply here the concepts of the modernist architecture that was raising in Europe at the time. The new architecture, in just a few decades, became present in a great deal of places in Brazil and it did not take too long before it arrived in Florianopolis, where, in the 1950s, important public buildings, whose design contained many characteristics of modernism, were built. That same decade brought the first house plans focusing the concepts of the functional housing, employed in Florianopolis through the introspective architecture of houses of the wealthiest inhabitants, influenced thoroughly by whatever was modern then. This paper intends to appoint and enfatize a certain number of private houses, located in the central area of Florianopolis, built during the 1950s, 60s and 70s, illustrating precisely the private architecture that took place in Florianopolis in the times of modernism. The objective is to rescue the importance of these designs to the architecure in Florianopolis, not only for their historic significance, but also because they represent a register of great importance, picturing the spreading of the modernist architechure in Brazil, which occured as it was possible, and not how it had been intended.

1 Introduo
O modo de morar, segundo os pensadores modernistas, precisava ser revisto e em conseqncia disto surgiram inovadoras propostas habitacionais, buscando a racionalizao do projeto. Acreditava-se que era possvel resolver alguns problemas sociais, como a falta de moradia, atravs da arquitetura. Os valores estritamente estticos foram ultrapassados, a nova casa deveria ser pensada como uma mquina, segundo suas funes. Os ornamentos foram extintos e a forma passou a ser conseqncia da disposio dos espaos internos. No Brasil, as idias de vanguarda que surgiam na Europa tiveram grande repercusso entre os profissionais da poca. importante destacar que a arquitetura Moderna no Brasil garantiu seu lugar de destaque no quadro internacional e que arquitetos como Lcio Costa, Gregori Warchavchik, Rino Levi, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Reidy e Oscar Niemeyer, adequaram muito bem os princpios modernistas realidade nacional. A questo

habitacional tambm foi tratada por estes arquitetos que projetaram casas, edifcios residenciais e conjuntos habitacionais, sendo algumas destas obras referenciais arquitetnicos da poca. Em Florianpolis, como em quase todo Brasil, a arquitetura Moderna apareceu ligada ao ciclo desenvolvimentista da dcada de 50. A nova arquitetura era sinnimo de moderno, significava progresso e era o caminho para o novo homem, de um novo Brasil que almejava sair da estagnao e voltava-se a um futuro promissor. A partir desta mesma dcada o centro da capital catarinense passa a ser salpicado de edificaes, cujos projetos, sob preceitos modernistas, marcaram o incio do renascimento da cidade, que at ento, caracterizava-se pela estagnao econmica e cultural. A produo habitacional representativa dessa poca, no centro de Florianpolis expressiva, sendo possvel, ainda hoje, encontrar exemplos remanescentes de casas, cujos projetos confirmam a presena modernista na Ilha. O registro destas obras de fundamental importncia, haja vista que o alto ritmo de renovao urbana, presente na cidade, tem sido responsvel pela substituio gradativa de tais unidades por edifcios multifamiliares.

2 Florianpolis: primeira metade do sculo XX


No incio do sculo XX Florianpolis era uma cidade pequena. Sua forte ligao com o mar a identificava como cidade porturia de fortes tradies e costumes. Isolada territorialmente, era uma cidade pacata e singular.
(...) Alcano a Rua Felipe Schmidt, a rua dos cafs e confeitarias, o fogoftuo das nossas pretenses cidade grande! a rua dos footings, das conversas fiadas! (SILVA apud CASTRO, 2002:37). (...) O nibus arranca, enquanto uma tristeza mansa me segreda que Florianpolis est distante, muito distante do progresso que se alardeia por a! quando muito, uma caricatura..., uma plida caricatura de cidade grande! (SILVA apud CASTRO, 2002:38).

Figura 1 e 2: fotos de Florianpolis, incio do sculo XX Fonte: http://www.arq.ufsc.br/~soniaa

O ritmo da cidade precisava mudar, assim, a cidade comeou aos poucos a se transformar. Muitas obras, principalmente de infra-estrutura urbana, foram realizadas naquele incio de sculo.
Os primeiros trinta anos deste sculo foram, portanto, marcados por diversos momentos de modernizao, traduzidos na adoo de vrios servios urbanos, considerados avanados no s para Florianpolis, como para outras capitais brasileiras. O desejo de conforto urbano se traduziu na implantao dos servios de telefone, gua encanada, luz eltrica, esgoto sanitrio, linhas de bonde e novas opes de moradia e de lazer (VEIGA, 1993:149).

Embora tenha havido muitas mudanas voltadas a reafirmar o lugar de Florianpolis como capital do Estado entre estas a construo da Ponte Herclio Luz, imagem smbolo da cidade a cidade ainda se encontrava isolada, economicamente e culturalmente. Os esforos a partir da se direcionaram a reinventar a cidade como plo turstico, progressista e desenvolvimentista. Polticos, artistas e intelectuais abraaram a causa e se mobilizaram em prol do progresso que faria de Florianpolis moderna e com ares de cidade grande. (CASTRO, 2002). Em 1952 o primeiro Plano Diretor de Florianpolis representou um grande passo para o progresso e em 1955 a cidade j tinha seu primeiro cdigo de obras. O Plano foi feito por profissionais de Porto Alegre, inspirados no urbanismo proposto pelo CIAM de 1933, que tinha como base a Carta de Atenas e que dividia a cidade funcional em zonas de concentrao, articuladas por amplas vias de circulao (CASTRO, 2002).

Os intelectuais buscavam tambm uma insero no movimento de modernidade que acontecia na Ilha. Em 47 fundaram o Crculo de Arte Moderna, CAM, ligado s idias das vanguardas modernistas nas artes plsticas, no teatro e na poesia; e que em 1948 publicaria o primeiro nmero da Revista Sul, editada at 1957. Esta revista inseriu a produo local no circuito nacional e internacional de informao e divulgao (CASTRO, 2002).
A proposta esttica do Grupo Sul que se dizia herdeiro do movimento modernista de 22 bem como as discusses divulgadas na revista sobre arquitetura e sobre os rumos da cidade, inserem-se num quadro onde a vontade de modernizar, de progredir e de se desenvolver a mesma vontade de que a cidade supere seu isolamento poltico, cultural e econmico, e forte o suficiente para promover negociaes, articulaes sem aventar qualquer ruptura radical, esttica ou poltica. (...) (CASTRO, 2002: 10).

O setor da construo civil sempre esteve diretamente ligado s mudanas que a capital vinha sofrendo. Na dcada de 50 havia uma efervescncia entre os profissionais locais, impulsionada pela Associao Catarinense de Engenheiros, ACE, que promovia discusses profissionais, incentivando o desenvolvimento tcnico e cientfico. As revistas especializadas em arquitetura eram lidas por engenheiros, arquitetos e construtores e traziam a arquitetura funcional modernista como o que havia de mais moderno (CASTRO, 2002). Na Revista Sul nmero 13 de 1951, um artigo com o nome Funo Social do Arquiteto, escrito pelo arquiteto Carlos Henrique Bahiana, dizia:
Assim assistimos grande transformao. Os casares cheios de artificialismo e preconceitos, dando lugar s residncias despretensiosas onde tudo luz e natureza. Os grandes vos envidraados iluminando os interiores (...) A arquitetura moderna nada esconde. No h compartimentos mais dignos e menos dignos. A continuidade espacial prepondera sobre as antecmaras, corredores de servio, vestbulos e toda sorte de escondeesconde... (BAHIANA, 1951 apud CASTRO, 2002).

Os princpios modernistas para construo repercutiam em todo pas, principalmente pela construo de Braslia, iniciada em 1956, cujo projeto piloto ia ao encontro das idias funcionalistas da Carta de Atenas. A arquitetura Moderna no Brasil estava fortemente vinculada questo da imagem, era sinnimo de progresso, do que havia de mais novo. Em Florianpolis o quadro era o mesmo. Os edifcios que surgiam, sob influncia da linguagem

funcionalista, se tornavam smbolos de desenvolvimento. Projetos como o edifcio das Diretorias, o Instituto Estadual da Educao, o Clube Penhasco, marcam este perodo na cidade.

Figura 3 e 4: esquerda Clube Penhasco; direita IEE; ambos em Florianpolis Fonte: www.ufsc.br/~esilva/FotosIlha/Album004i e arquivo pessoal

Segundo Wolfgang Ru, construtor e projetista na cidade desde 1948, Florianpolis era uma cidade provinciana, ainda isolada e de comrcio modesto. A maioria dos materiais para construo vinha de outros lugares e a tcnica do concreto armado no era de fcil operao, sendo comum o superdimensionamento da estrutura que tornava a construo mais cara e pesada. (CASTRO, 2002).

Figura 5: edifcio residencial projetado por Moellmann & Ru em Florianpolis, 1957 Fonte: arquivo pessoal

O que acabava acontecendo na prtica era uma arquitetura que mesclava tcnicas e elementos de composio que CASTRO, 2002, conceitua como hbrida, que no podia ser pura, plenamente industrializada e funcional, segundo a matriz Corbusiana, devido a limitaes e condies presentes na cidade.

A influncia modernista no tardou a chegar ao ramo habitacional. Ainda na dcada de 50 apareceram os primeiros projetos de casas no centro da cidade, com uma linguagem racionalizada. Estas residncias concentravam-se em certas zonas urbanas e pertenciam geralmente classe mdia ou alta, que tinha mais acesso literatura e s questes discutidas no pas. Ainda hoje possvel encontrar exemplares remanescentes no centro de Florianpolis e que sero apresentados na seqncia deste trabalho.

3 Morando No Centro
O centro de Florianpolis limitado fisicamente pelo mar e pelo Morro da Cruz. Embora tendo sua rea restrita geograficamente, no incio do sculo XX j inclua grandes vazios urbanos. O maior adensamento ocupacional acontecia no entorno do centro histrico e nas proximidades do Mercado Pblico. Grandes chcaras ajudavam a conformar estes vazios, pois ocupavam a rea central. Dentre os bairros da poca formados por chcaras se destacavam o bairro da Praia de Fora e do Mato Grosso (VEIGA, 1993).

Bairro 04 Praia de Fora

02

Bairro Mato Grosso

01

03

Antigo limite com o mar

Centro Histrico

01- R. Presidente Coutinho 02- Av. Rio Branco 03- Av. Mauro Ramos 04- R. Esteves Junior

Figura 6: malha urbana de Florianpolis em 1921 destacada em cinza sobre malha atual Fonte: DA VEIGA, 1993; adaptado para este trabalho

O aparecimento de novas tcnicas construtivas favoreceu a urbanizao destes lugares, tambm impulsionada pelo aumento da populao urbana. A abertura de novos eixos virios e tambm o prolongamento de alguns j existentes possibilitou a expanso do centro urbano, que cresceu em direo a estas reas pouco ocupadas e que passaram a ser valorizadas (VEIGA, 1993).
Ao mesmo tempo em que o centro urbano foi se alongando e adensando nos sentidos Leste e Oeste, outros vetores do crescimento da cidade se irradiaram em direes diferentes, preenchendo as reas do centro do polgono, at ento ocupadas por extensas chcaras (VEIGA, 1993: 327).

A abertura da Avenida Rio Branco, na metade do sculo XX, marcou o incio da modernizao da regio central do polgono urbano. A declividade e as reas alagadias foram os principais motivos desta abertura tardia (VEIGA, 1993). Nestas reas, foram criados loteamentos. As novas casas reforavam os ares de modernidade que se queria dar cidade.
(...) De modo geral a populao mais favorecida habita o tringulo insular, circunscrito pela Avenida Mauro Ramos. Dentro dessa rea salientaram-se como zonas residenciais mais finas, as avenidas Trompowsky e Rio Branco, e as ruas Esteves Junior, Alves de Brito e Nereu Ramos, cujas moradias, de grande testada e bastante espaamento, se apresentam cercadas de aprazveis jardins e parques privados. Novas reas recm-loteadas, como a conhecida Chcara da Espanha, apresentam tambm feio moderna, muito embora a especulao no controlada tenha determinado um fracionamento excessivo de terra (WILMAR, 1948 apud VEIGA, 1993:116).

Muitas casas dessa poca ainda podem ser encontradas no tecido urbano, algumas em bom estado de conservao, sendo caracterizadas ainda pelo uso familiar. Um grupo expressivo pode ser encontrado em ruas transversais Presidente Coutinho, rea que antes pertencia a Chcara do Molenda, antigo bairro do Mato Grosso. A rea em estudo abrange uma poro do centro muito valorizada financeiramente, porm, mesmo com a especulao imobiliria intensa, o lugar ainda conserva ares de bairro residencial.

Figura 7: rea de estudo em vermelho, onde esto localizadas as casas apresentadas na seqncia deste trabalho, localizadas na antiga Chcara do Molenda Fonte: DA VEIGA, 1993; adaptado para este trabalho

Os lotes, na sua maioria, apresentam testada pequena e intensa ocupao, refletindo a especulao buscada na poca do loteamento. Em conversas com moradores locais, fica evidente a satisfao quanto localizao da rea na cidade, fato este percebido pela resistncia manifesta em vender suas propriedades, embora as ofertas sejam tentadoras.

Figura 8 e 9: fachadas da rua Baro de Batovi, rua transversal Presidente Coutinho Fonte: arquivo pessoal

4 O Modernismo em Florianpolis: uma pequena amostra


Um simples passeio pelo bairro permitiu o desenvolvimento de um levantamento preliminar de casas, apresentado abaixo. Uma pesquisa no arquivo municipal est sendo desenvolvida

com o objetivo de resgatar a documentao grfica referente a estes projetos, construdos nas dcadas de 50, 60 e 70.

Figura 10: localizao das casas na rea em estudo Fonte: DIAS, 2004; adaptado para este trabalho

INVENTRIO PRELIMINAR: FACHADA FRONTAL PRINCIPAIS ELEMENTOS MODERNISTAS CARACTERIZADORES


- Jogo de volumes simples possvel pelo uso de estrutura de concreto, propiciando liberdade na composio da fachada; - busca no projeto pelas formas puras; - poucos ornamentos; - aproveitamento da laje para jardim. - Volume simples retangular; - poucos ornamentos; - laje na cobertura.

ENDEREO E OUTRAS REFERNCIAS Casa 01 Foto: 02/03/2005 Rua: Baro de Batovy, n123 Uso atual: residencial

Casa 02 Foto: 02/03/2005 Rua: Baro de Batovy, n527 Uso atual: residencial

- Volume simples retangular; - poucos ornamentos; - uso de laje na cobertura; - fachada horizontal com aberturas que buscam continuidade e integrao com o exterior.

Casa 03 Foto: 02/03/2005 Rua: Baro de Batovy, n587 Uso atual: educacional Data de construo: 1959

- Volume simples retangular; - poucos ornamentos; - uso de laje na cobertura; -fachada horizontal com aberturas que buscam continuidade e integrao com o exterior; - adaptao s caractersticas locais atravs do uso da madeira. - Jogo de volumes simples possvel pelo uso de estrutura de concreto, propiciando liberdade na composio da fachada; - poucos ornamentos; - aberturas que buscam continuidade e integrao com o exterior. - Volume simples retangular; - uso de laje na cobertura; - fachadas que buscam a horizontalidade.

Casa 04 Foto: julho / 2004 Rua: Baro de Batovy, n627 Uso atual: residencial Data de construo: 1959 Arquiteto: Hans Broos Casa 05 Foto: 02/03/2005 Rua: Irm Benvarda, n113 Uso atual: residencial Data de construo: 1966

Casa 06 Foto: 02/03/2005 Rua: Presidente Coutinho, n27 Uso atual: residencial

- Volume simples retangular; - poucos ornamentos; - laje na cobertura; - janela em fita, - integrao com o exterior atravs do uso do vidro.

Casa 07 Foto: 02/03/2005 Rua: Presidente Coutinho, n297 Uso atual: residencial

- Volume simples retangular; - fachadas originais em concreto aparente; - uso de laje na cobertura; - janelas em fita; - integrao com o exterior atravs do uso do vidro; - uso de estrutura de concreto propiciando grandes balanos.

Casa 08 Foto: 02/03/2005 Av. Rio Branco, n Uso atual: educacional Data de construo: 1959 Arquiteta: Carmem Cassol

- Busca no projeto pelas formas puras; - poucos ornamentos; - aproveitamento da laje para jardim.

Casa 09 Foto: 02/03/2005 Rua: Sto. Incio de Loyola, n21 Uso atual: residencial

- Volume simples retangular; - poucos ornamentos; - laje na cobertura; - aberturas contnuas reforando o traado horizontal da casa.

Casa 10 Foto: 02/03/2005 Rua: Sto. Incio de Loyola, n163 Uso atual: residencial Data de construo: 1964 Construtor: Boris Tertschitsch Casa 11 Foto: 02/03/2005 Rua: Sto. Incio de Loyola, n177 Uso atual: servio

- Volume simples buscando as formas puras; - laje de cobertura borboleta; - poucos ornamentos.

As casas se enquadram no que CASTRO, 2002, definiu como arquitetura hbrida. A importncia do conjunto de obras inquestionvel: alm de marcar um perodo da histria de Florianpolis, os projetos seguiram muitos preceitos modernistas. H nestes projetos uma busca pela abolio do antigo ritmo de paredes internas. Os cmodos so distribudos conforme suas funes. Busca-se a integrao dos espaos internos e destes com o exterior atravs da transparncia do vidro. A casa modernista aqui tambm foi pensada racionalmente, como uma mquina. Porm, se torna concreta atravs de um modernismo possvel e no pretendido. Aos poucos o uso das estruturas de concreto foi se tornando comum tambm entre estas edificaes, libertando as paredes de sua antiga funo estrutural. Assim, o uso da planta livre, citada por Le Corbusier, garantiu aos projetos maior flexibilidade na disposio dos cmodos. As paredes externas ganham liberdade, j que no precisam estar amarradas estrutura e o fachadismo torna-se decadente porque a importncia plstica dada construo passa a abranger o volume como um todo.

5 Concluso
Em Florianpolis, bem como no Brasil, a arquitetura modernista era sinnimo de desenvolvimento, do que tinha de mais moderno para poca, fato este refletido tambm na arquitetura intimista de residncias. As casas destacadas neste trabalho apresentam muitos princpios modernistas, uns aplicados racionalmente, outros, por mimetismo, afinal, estavam na moda. Fazia-se o que era possvel devido a razes tcnicas: falta de mo de obra especializada, de materiais adequados e de domnio das novas tcnicas. Independentemente da forma como o modernismo foi impresso na arquitetura local, a importncia destas obras na cidade inegvel, tanto por razes histricas, pela memria urbana, quanto por razes estticas. importante destacar que o trabalho de construtores, engenheiros e arquitetos da poca foi louvvel. Eles conseguiram, da maneira possvel, adequar muitos dos preceitos modernistas s condies locais, fazendo uma arquitetura residencial que embora hbrida, expressam os ideais da nova casa, pensada como uma mquina, para funcionar segundo o novo modo de morar.

Referncias
AFONSO, Snia. Fotos de Florianpolis. Florianpolis: UFSC, <http://www.arq.ufsc.br/~soniaa> Acesso em 30 maio 2005, 16:00. AYMONINO, Carlo. La vivienda racional. Barcelona: Gustavo Gilli, 1973. BENEVOLO, Leonardo. Histria da Arquitetura Moderna. So Paulo: Editora Perspectiva, 1976. BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitao social no Brasil. Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e Difuso da Casa Prpria. So Paulo: Estao Liberdade/ FAPESP, 1998. CASTRO, Eloah Rocha Monteiro de. Jogo de Formas Hbridas: Florianpolis dec 50. Tese de Doutorado. Florianpolis: UFSC, 2000. DA VEIGA, Eliane Veras. Florianpolis: Memria Urbana. Florianpolis: Editora da UFSC, 1993. DIAS, Adriana Fabre. Arquivo digitalizado do centro de Florianpolis. Acesso restrito. Florianpolis, 2005. LE CORBUSIER. A Clula Comanda. Texto traduzido para uso em aulas do 2 ano- 1970. So Paulo: Laboratrio de Artes Grficas/ FAU-USP, 1970. LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. So Paulo: Perspectiva, 1973. MINDLIN, Henrique E. Arquitetura Moderna no Brasil. 2 edio. Rio de janeiro: Aeroplano Editora/ IPHAN, 2000. SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. 2 edio. So Paulo: Editora da USP, 2002. SILVA, Edson Luiz. Fotos de Florianpolis. Florianpolis: UFSC, 2005. Disponvel em: <http://www. ufsc.br/~esilva> Acesso em 31 maio 2005, 10:00. WESTON, Richard. A Casa no Sculo Vinte. Lisboa: Editorial Blau, 2002. 2005. Disponvel em:

Vous aimerez peut-être aussi