Vous êtes sur la page 1sur 10

ONDJAKI

TINHA BIGODES
estrias sem luz eltrica

A BICICLETA QUe

Livros do Dia e da Noite

Na minha rua vive o tio Rui, que escritor e inventa estrias e poemas que at chegam a outros pases muito internacionais. O CamaradaMudo, um senhor gordo que fala pouco e est sempre sentado na esquina da nossa rua, disse que essas estrias j foram transformadas em peas de teatro num pas com nome comprido, parece que se diz Julgoeslvia. Quando ouvi a notcia na rdio, que iam dar uma bicicleta bem bonita, amarela, vermelha e preta, lembrei-me logo de falar com o tio Rui. Era um concurso nacional com primeiro prmio de uma bicicleta colorida que j apareceu na televiso, mas nesse dia na nossa rua no havia luz. De noite, a falar com a minha almofada, eu at j prometi bem as coisas: se eu ganhar a bicicleta
11

ONDJAKI

colorida, vou deixar todos da minha rua andarem sem pedir nada em troca, nem gelados nem xunga. Essa promessa assim bem dura de fazer que me fazia acreditar que eu ia mesmo ganhar a bicicleta. Mas eu no tenho jeito nenhum para essa coisa das estrias. Falei com outros midos, para saber quem tinha ideias, quem queria participar no concurso nacional da bicicleta colorida, mas todos me gozam a dizer que essa bicicleta j deve ter dono, que j sabem quem que vai ganhar. No entendi aquilo, mas no desisti. Fui ainda falar com o CamaradaMudo. verdade que essa bicicleta que esto a anunciar na rdio no de verdade? Claro que de verdade o CamaradaMudo respondeu. Tu tens uma boa estria? Eu s tenho uma boa vontade de ganhar essa bicicleta. Mas para ganhares tens de inventar uma estria. Tou mas a pensar que devamos pedir patrocnio no tio Rui, aquele que escreve bu de poemas. Isso no batota? Batota porqu?
12

A BICICLETA QUE TINHA BIGODES

E as outras crianas? Quero l saber, no tenho culpa que o tio Rui vive aqui na minha rua. Eles que descubram tambm o escritor da rua deles.

13

O tio Rui simptico e tem sempre bu de pressa. s vezes nos d dinheiro para irmos comprar gelado e, no dia 1 de junho, podemos entrar todos no quintal da casa dele para ouvir algumas estrias que ele l diretamente dos papis amarelos onde ele escreve. Fala com uma voz constipada e algumas palavras mesmo so difceis de entender. Eu pensava que era s o modo de falar, mas a minha amiga Isaura que me explicou um dia. No vs como so os bigodes do tio Rui? So como? So assim tipo capim que j no se corta desde o ltimo cacimbo. E depois? Depois que alguns sons e algumas palavras ficam presas no bigode. Ento s ouvimos j o resto.
15

ONDJAKI

A Isaura tem sempre ideias complicadas. Fica muito tempo sentada no quintal dela a olhar as andorinhas, as lesmas e at conhece cada gafanhoto do jardim dela. D nomes de pessoas aos bichos mas no sabe bem a tabuada. Quatro vezes quatro? perguntava o CamaradaMudo quando ainda dava explicaes de matemtica. No sei, mas por exemplo, o gafanhoto SamoraMachel gosta mais das plantas da casa do tio Rui, e s come antes das onze. Se est muito sol, vai-se esconder. Ns ramos daquela maluquice dela, ainda perguntvamos mais. Seis vezes trs? No sei, mas a lesma Senghor muito estranha porque anda a fazer uma casa com pedrinhas que vai buscar no fundo do quintal e um dia destes pode ser pisada. A Isaura, como vizinha do tio Rui, tem boas informaes. O tio Rui, tarde, fica na varanda dele a escrever. Primeiro pensa, depois fala em voz alta e depois que escreve. Como que sabes que ele t a pensar?
16

A BICICLETA QUE TINHA BIGODES

s burro ou qu? a Isaura olhou para mim espantada. No sabes que quando os mais velhos coam muito tempo o bigode porque esto a pensar? A Isaura d nomes de presidentes aos bichos do quintal dela, e porque so muitos bichos, ela sabe nomes de muitos presidentes. Podem ser nomes tambm de alguns que j morreram ou mesmo outros que no foram presidentes mas pessoas assim importantes. O gato dela se chama Ghandi, acho que era um senhor tipo indiano ou qu. O co se chama AmlcarCabral, at lhe chamamos de AmlcarCobral. A lesma Senghor, os gafanhotos so Samora, Mobutu e Khadafi, os sapos se chamam Ral e Fidel. Parece que tambm deu nomes aos passarinhos mas nunca consegui decorar a lista toda. Agora que me lembrei, h um papagaio chamado JooPauloTerceiro, filho do falecido jac JooPauloSegundo que tinha morrido na boca do prprio Ghandi. que o Ghandi, antes no se chamava Ghandi, se chamava Ttecher! S depois de comer os papagaios que lhe cortaram os tmbalos e ficou mais calmo a miar devagarinho e a no arranhar ningum. Mas eu no posso dizer tmbalos,
17

ONDJAKI

nem mesmo timbalides, porque a minha AvDezanove no gosta que eu diga disparates.

18

Vous aimerez peut-être aussi