Vous êtes sur la page 1sur 8

Nome:_________________________________________________________________

Na figura est esquematizada uma cadeia alimentar relativa a organismos de um habitat terrestre. Indica a(s) letra(s) da figura que assinala(m) seres autotrficos: Indica a(s) letra(s) da figura que assinala(m) seres heterotrficos: Indica a(s) letra(s) da figura que assinala(m) seres produtores: Indica a(s) letra(s) da figura que assinala(m) seres consumidores: Indica a(s) letra(s) da figura que assinala(m) seres decompositores:

III Considera que todos os organismos da espcie Cichlosoma bartoni desapareciam deste ecossistema. Algumas das alteraes que ocorreriam nas populaes deste ecossistema, seriam: (indica as opes correctas)

A B C D E F

Aumento da populao de algas verdes filamentosas. Diminuio da populao de Characinidae. Diminuio da populao de Tarpes. Aumento do fitoplncton. Diminuio da populao de gara-real. Aumento da populao de gara real.

O diagrama da figura representa as relaes alimentares entre os seres vivos de um ecossistema lagunar.

O diagrama da figura representa: (Indica a opo correcta)

A B C D

Uma teia alimentar. Um conjunto de populaes. Um ecossistema. Uma cadeia alimentar.

Relativamente ao diagrama da figura anteior, assinala as seguintes afirmaes de verdadeiras ou falsas:

A B C D E F G H I J K L

O Melaniris chagresi serve de alimento a mais de um organismo. Os produtores deste ecossistema so o zooplncton e as algas verdes filamentosas. A gara-real faz parte de uma cadeia alimentar em que ocupa o 5 nvel trfico. A andorinha-do-mar-preta e simultaneamente consumidora de 3 ordem e consumidora de 5 ordem. A energia entra no ecossistema sob a forma de energia luminosa. medida que a energia flui de um nvel trfico para outro nvel trfico, uma parte vai-se dissipando para o meio sob a forma de calor. Os seres herbvoros deste ecossistema so o fitoplncton e o zooplncton. Alimentam-se de insectos, trs das espcies de peixes representadas no diagrama. O Pica-peixe-anelado ocupa dois nveis trficos. A matria orgnica presente nas algas verdes filamentosas foi obtida absorvendo-a da gua. O Tarpo ocupa 4 nveis trficos. O zooplncton constitudo por seres vivos autotrficos.

Exerccio 1: A teia alimentar mostrada abaixo apresenta as relaes entre os diversos tipos de organismos. Sobre isso, incorreto afirmar:

A) B)

Existe apenas um representante dos organismos produtores Apenas dois organismos representados na teia podem ser considerados como consumidor secundrio e tercirio ao mesmo tempo. Fungos e bactrias representam os decompositores. Na teia, os consumidores primrios esto representados por dois organismos. Existe apenas um consumidor estritamente secundrio.

C) D) E)

Exerccio 2 Analise este grfico, em que esto representados dados obtidos num estudo sobre a cadeia alimentar presente numa determinada rea:

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populaes de:

A) B) C) D)

capim, gafanhotos e sapos. capim, sapos e gafanhotos. sapos, capim e gafanhotos. sapos, gafanhotos e capim.

Exerccio 3: Considere o esquema que mostra diversos nveis trficos ligados entre si formando uma teia alimentar na qual ocorre transferncia de matria e energia entre os organismos representados.

(Hickman, Roberts e Larson, Princpios integrados de zoologia. Adaptado) Ao destacar uma cadeia alimentar com cinco nveis trficos, dentre as vrias relaes, pode-se considerar que, nessa cadeia,

A)

a quantidade de energia disponvel no nvel trfico do gafanhoto maior que no nvel trfico do musaranho. a quantidade de energia disponvel nos nveis trficos dos camundongos e ratos equivalente. a quantidade de energia ao longo dessa cadeia sofre pequena variao devido participao de organismos provenientes de diferentes ecossistemas. a maior quantidade de energia disponvel ocorre no nvel trfico dos moluscos marinhos em relao ao nvel trfico das aves costeiras. a quantidade de energia pode aumentar ou diminuir, pois um mesmo animal pode participar de vrias cadeias alimentares simultaneamente como o tico tico.

B)

C)

D)

E)

Exerccio 4: Algumas populaes de humanos tm a sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populaes que vivem beira de rios poludos por mercrio, por exemplo, mais prejudicial comer peixes carnvoros do que peixes herbvoros porque: A) os peixes carnvoros se alimentam de qualquer tipo de organismo, aumentando a chance de contaminao por substncias txicas alm do mercrio. os peixes herbvoros no ficam expostos ao mercrio por muito tempo, diminuindo as chances de contaminar os humanos. os peixes carnvoros ficam expostos tambm ao mercrio presente no ar. os peixes carnvoros acumulam o mercrio em seu organismo quando se alimentam de outros organismos, inclusive os peixes herbvoros. os peixes herbvoros no acumulam mercrio em seus tecidos.

B)

C) D)

E)

Energia no Ecossistema
1. UFMS Quanto aos ecossistemas, correto afirmar que; 01. se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente biticos; 02. produtores, consumidores e decompositores so as trs categorias de seus componentes abiticos; 04. se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente abiticos; 08. um aqurio, um lago e uma floresta so exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes; 16. se referem ao conjunto dos componentes biticos e abiticos; 32. sua extenso no percorrida por um fluxo de energia e matria, no estabelecendo diferentes nveis trficos; 64. pode ser definido como biocenose + bitopo, sendo b iocenose sua comunidade e bitopo o conjunto de elementos abiticos do ambiente. D, como resposta, a soma dos itens corretos. 2. UFRN Observe o cartaz afixado na entrada da rea. A partir do cartaz, *Ribossomildo comenta que, sem energia, no h vida. Utiliza os elementos ilustrados (I, II, III e IV) para informar que a energia : a) introduzida na comunidade bitica por I, sendo ransferida, sob a forma qumica, aos demais seres vivos; b) obtida do ambiente fsico e passa de ser vivo a ser vivo, retorn ando integralmente ao ecossistema, pela ao de III; c) originada em II, sendo fixada, sob a forma qumica, diretamente por IV; d) utilizada por III, a partir de compostos orgnicos, quando ele realiza a fotossntese. *Ribossomildo = personagem fictcio

= experiente pesquisador. 3. FUVEST SP Qual das alternativas distingue organismos heterotrficos de organismos autotrficos? a) Somente organismos heterotrficos necessitam de substncias qumicas do ambiente. b) Somente organismos heterotrficos fazem re spirao celular. c) Somente organismos heterotrficos possuem m itocndrias. d) Somente organismos autotrficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgnicos. e) Somente organismos autotrficos no requerem gs oxignio. 4. U.F. Uberlndia MG Assinale a alternativa correta. a) Os hetertrofos so organismos fotossintetizantes que se utilizam dos auttrofos, decompositores e detritvoros para sua alimentao, reciclando o sistema. b) As plantas constituem a base das cadeias alimentares, so cons umidores primrios, que se utilizam de gua e sais minerais para produzir tecidos atravs da fotossntese. c) Predador de topo o animal que se instala no alto de uma regio, sendo, em geral, um bom caador, pois possui uma viso privilegiada da rea de c aa. d) Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, considerado um consumidor tercirio, pois a planta o primrio e a lagarta o secundrio. e) A base das cadeias alimentares formada pelos organismos produtores, seres auttrofos, fotossintetiza ntes, muito abundantes na Terra. 5. U.E. Ponta Grossa PR Sobre conceitos ecolgicos, assinale o que for correto. 01. Biocenose o conjunto das diversas espcies que habitam uma mesma regio. 02. Bitopo o conjunto de componentes fsicos e qumicos do a mbiente onde vive uma comunidade

biolgica. 04. Ecossistema o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos e os fatores abiticos, em interao. 08. Nicho ecolgico o conjunto de relaes e atividades prprias de uma espcie. 16. Hbitat o local onde vive determinada espcie. D como resposta a soma das alternativas corretas. 6. Mackenzie SP Considere o esquema abaixo, que representa uma teia alimentar. I, II, III,

Vous aimerez peut-être aussi