Vous êtes sur la page 1sur 5

MTODOS E TCNICAS DE TRABALHO COM FAMLIAS

Aluno: _______________________________________ Matrcula: __________________ Curso: ___________________________ Unidade de Estudo: ______________________ Data Prova: _____/_____/_____

MTODOS E TCNICAS DE TRABALHO COM FAMLIAS AVP MDIA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

A CORREO ACONTECER SOMENTE PELO GABARITO


Instruo para prova presencial: Devolver a prova juntamente com o gabarito. Cada questo tem apenas 01(uma) alternativa correta. No pode ter rasura. Use caneta azul ou preta.

_________________________________________ ASSINATURA POR EXTENSO DO ALUNO

MTODOS E TCNICAS DE TRABALHO COM FAMLIAS


Aluno: _______________________________________ Matrcula: _________________ Curso: ___________________________ Unidade de Estudo: ______________________ Data Prova: _____/_____/_____

QUESTO 01 Marque com um (x) a alternativa CORRETA. Analisando as origens das polticas sociais traadas pelo Estado Capitalista contemporneo para a sociedade de classes, pode-se depreender que: a) O Estado atua como regulador das relaes de classe a servio da manuteno das relaes de trabalho em seu conjunto; b) O Estado atua especificamente a servio do interesse do capital para conhecer a dominao deste com as relaes sociais; c) O Estado atua como regulador das relaes sociais a servio da manuteno das relaes capitalistas em seu conjunto; d) O Estado no atua como regulador das relaes de classe a servio de classe a servio da manuteno das relaes de trabalho em conjunto; QUESTO 02 Marque com um (x) a alternativa CORRETA. A diviso ou transferncia das atribuies do Estado para o setor privado, trata-se de propostas de fundamentao: a) Neoliberal. b) Liberal. c) Conservadora. d) Contempornea.

QUESTO 03 Marque a questo CORRETA. A instituio do Programa de Garantia de Renda Mnima (PGRM) no Brasil, no qual todas as pessoas com 25 anos ou mais que no recebesse o equivalente ao salrio mnimo teria direito de 30% a 50% da diferena entre esta quantia e sua renda foi um benefcio conseguido por meio: a) A aprovao da lei do senado que protegia as maiorias scio-economicamente ativas, resultante da concentrao de renda na mo de minorias; b) De movimentos sociais, cujo auge ocorreu em 1991 e aprovou a implantao do projeto renda mnima aos participantes do movimento; c) Aprovao da bolsa-famlia, cujo benefcio atenderia a mais de 100.000 famlias; d) A aprovao da lei do senador Eduardo Suplicy em 1991, resultante da ascenso dos movimentos sociais;

QUESTO 04 Dentre as questes abaixo INCORRETO afirmar que: a) Um trao central do capitalismo a concentrao da posse de meios de distribuio e produto de mercadorias, pelos que venceram o jogo do mercado. b) O atributo central do capitalismo a perpetuao do exrcito industrial de reserva: uma massa trabalhadora que no consegue vender sua fora de trabalho. c) A expanso do capitalismo se deu pela concentrao dos meios de produo manual em detrimento dos meios automticos. d) A substituio da foras de trabalho humano pela trao animal ou energia eltrica levou a expanso do capitalismo. QUESTO 05 Todos os fatores abaixo contriburam para o aumento do desemprego, EXCETO: a) Exigncia de qualificao profissional e maior competitividade; b) Exigncia de maior escolaridade para cargos de baixa qualificao; c) Reduo drstica no nvel de emprego na dcada de 90; d) Oferta de vagas a trabalhadores pouco qualificados para a funo.

QUESTO 06 Nos anos 90, os termos da reforma do sistema brasileiro de proteo social foram redefinidos. Marque a opo que no faz parte da composio deste novo cenrio: a) Aprovao de leis de benefcio social; b) Maior estabilidade poltica e democrtica; c) Avano da hegemonia neoliberal; d) Queda do Estado de bem-estar social. QUESTO 07 A criao do PAB (Piso de Ateno Bsica), criado em 1998, em que os recursos seriam proporcionais populao municipal, permitiu que: a) Facilitasse a fiscalizao por parte do SUS. b) Tivessem mais estabilidade na elaborao de aes locais de sade. c) Democratizassem as aes do Estado sobre o municpio. d) Facilitasse o acesso aos dados dos municpios, sempre que necessrio. QUESTO 08 As ONGs, articuladas em torno de interesses pblicos, se constituem em esferas privadas e visam, EXCETO: a) Gerir necessidades pblicas especficas ou atuar sobre elas. b) Utilizar recursos advindos geralmente da fonte pblica. c) Uma administrao oficiosa de negcios pblicos. d) Utilizar de recursos prprios para beneficiar negcios pblicos. QUESTO 09 O trabalho de reintegrao familiar de crianas que vivem em abrigo pode-se afirmar, EXCETO: a) Origina-se na determinao judicial. b) preciso avaliar a motivao da famlia na desinstitucionalizao. c) Deve-se analisar as diferentes intervenes familiares. d) Desconsiderar o desejo da criana, uma vez que a famlia o principal responsvel.

QUESTO 10 Dentre as ferramentas de avaliao disponveis em ateno primria, h algumas particularmente teis. So elas: a) Genograma, Ciclo de Vida das Famlias, Rede Social. b) Genoma, Ciclo de Vida das Famlias, Rede Social. c) Genograma, Ciclo de Vida das Famlias, Relao Social. d) Genoma, Ciclo de Vida das Famlias, Relao Social.

Vous aimerez peut-être aussi