Vous êtes sur la page 1sur 6

Fichamento 1 e 2 horas da aula de 6 de janeiro de 1982 do curso Hermenutica do Sujeito de Foulcault.

FOUCAULT, Michael. A hermenutica do sujeito. Trad. Mrcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. So Paulo: Martins Fontes, 2010. 506 p.

2-3 Introduo Foulcault introduz a problemtica em torno de qual sero ministradas as aulas: em que forma de histria foram tramadas no Ocidente, as relaes, que no esto suscitadas pela prtica ou pela anlise histrica habitual, entre este dois elementos, o sujeito e a verdade. (p. 3) Como ponto de partida ele ir tratar da questo do cuidado de si (epimleia heauto), sendo que nesta primeira hora do curso ele ir tratar da relao deste conceito com o preceito conhece-te a ti mesmo (gnti seautn) mais familiar filosofia por ser considerada a frmula fundadora das relaes entre sujeito e verdade.

4 O preceito Dlfico O autor nos mostra que de acordo com alguns estudos o preceito dlfico no tinha o sentido que recebeu posteriormente ao adentrar filosofia. Ele traz duas interpretaes. Uma de Roscher na qual a inscrio tratava-se de recomendaes rituais (culto a Apolo) vinculadas ao prprio ato de consulta ao orculo, somada a dois outros princpios aos quais se tem acesso: medn gan (nada em demasia) e enge (as caues, no comprometer-se com compromissos que no se pode honrar); segundo Roscher pretendia designar ou formular um princpio de tica e de medida para a conduta humana). Outra interpretao, de Defradas, v tais preceitos como imperativos gerais de prudncia.(p. 6) Conclui-se que ambas interpretaes propem que no h ligao entre o preceito como formulado originalmente e um princpio de conhecimento de si como entendido na filosofia.

5-7 A absoro do preceito dlfico pela filosofia socrtica A partir de Scrates (seja pelos escritos de Xenofonte ou de Plato), Foulcault nos mostra que como os conceitos cuidado de si e conhece-te a ti mesmo comeam a aparecer atrelados. Para demonstrar isto o autor seleciona alguns trechos da Apologia, e pela analise extrai os seguintes pontos:

1. A atividade socrtica (incitar os atenienses a ocuparem-se consigo mesmo) foi confiada pelos deuses, e Scrates exerce uma funo (txis); que eventualmente poderia ser ocupado por outro caso o deus queira. (p. 8) 2. Ao ocupar-se com os outros, Scrates negligencia outras atividades (fortunas, vantagens cvicas, carreira poltica). O problema, que ento se estabelecia era o da relao entre o ocupar-se consigo mesmo a que o filsofo incita e o que, para o filsofo, deve representar o fato de ocupar-se consigo mesmo, ou eventualmente de sacrificar a si mesmo: posio do mestre, pois na questo de ocupar-se consigo mesmo. (p.9) 3. O cuidado de si o momento do primeiro despertar. 4. O cuidado de si tambm um principio de permanente inquietude

8-10 Cuidado de si como fio condutor Em seguida o autor nos mostra que o cuidado de si no cessou de constituir um principio fundamental para caracterizar a atitude filosfica ao longo de toda a cultura grega, helenstica e romana. Ele cita o emprego therapeein (que significa cuidado mdico/ cuidado da alma/ servio de culto estatutrio e regular a um poder divino ou divindade) por Epicuro para referir-se a este ocupar-se, e tambm Demetrius que dizia ser intil especular fenmenos naturais, devendo-se, antes, dirigir o olhar a coisas para as coisas imediatas que concernem a ns mesmos e para certas regras pelas quais podemos nos controlar e conduzir o que fazemos. Desta forma este princpio tornou-se o principio de toda conduta racional, e tem reverberao at mesmo no nosso modo de ser de sujeito moderno. (p. 11) No limiar do cristianismo e mesmo nesse tambm o conceito de cuidado de si tem um desenvolvimento, passado por Flon, Plotino at o ascetismo cristo defendido por Gregrio de Nissa que encontrava na libertao do matrimnio uma forma de cuidado de si. Desta forma essa noo durante o curso da histria ampliou-se, multiplicou-se e deslocouse de sua significao. (14) Assim a noo de cuidado de si um possvel fio condutor para compreender a histria das representaes, historia das noes ou teorias, da subjetividade, das prticas da subjetividade.

11-13 Como entender o cuidado de si A noo de cuidado de si deve ser entendida como: (p.11) 1. Atitude, modo de estar no mundo, encarar as coisas, praticar aes

2. Ateno, olhar; converso do olhar para si mesmo. Estar atento ao que se passa no pensamento. (mlete = exerccio; meditao) 3. Aes de si para consigo (nos assumimos, nos modificamos, nos purificamos, nos transformamos).

15-22 e 1-5 da 2 hora O ocultamento do cuidado de si e o privilgio do conhece-te a ti mesmo. Foulcault coloca a questo: o que ocorreu para que se tenha privilegiado o conhece-te a ti mesmo e deixado na penumbra o cuidado de si? Para esta questo ele levanta alguns pontos: 1. As frmulas as quais podemos entender o cuidado de si, tais como: ocupar-se consigo mesmo, ter cuidado consigo, retirar-se em si mesmo, recolher-se em si mesmo, estar em si como numa fortaleza, ser amigo de si mesmo, prestar culto a si mesmo, respeitar-se; possuam sentido positivo no pensamento antigo e estavam ligadas a prticas espirituais de cultivo de si, e rigorosas, austeras restries morais no comeo de nossa era (moral estoica, moral cnica, e moral epicurista). No cristianismo e posteriormente esta noo foi lida esta tradio do cuidado de si encontra-se no interior de uma moral do no-egosmo que nos faz perceber de forma negativa os modos como podem ser entendidos o cuidado de si. (p. 13) 2. O momento cartesiano (que no se limita nem ao pensamento promovido por Descartes, nem a este momento histrico), instala a evidncia da origem, no ponto de partida do procedimento filosfico (Cogito). Ao colocar-se a evidncia da existncia do sujeito como fundamento de toda possibilidade de conhecimento; o conhece-te a ti mesmo torna-se valorizado como via do conhecimento, enquanto o conceito de cuidado de si mesmo desqualificado e excludo do campo do pensamento filosfico moderno.(p. 14) 3. Tomando a filosofia como forma de pensamento que se interroga sobre o que permite ao sujeito ter acesso verdade (p. 15), ela se vincula com uma espiritualidade que possui as seguintes caractersticas: (p. 17-16) a. [...] a verdade jamais dada de pleno direito ao sujeito. [...]. O sujeito enquanto tal no tem direito ou capacidade de ter acesso verdade. b. A verdade s dada ao sujeito a um preo que pe em jogo o ser do mesmo sujeito. Essa converso/movimento do sujeito pode ser pela forma do

movimento do ros (amor), ou pelo trabalho de si para consigo, skesis (ascese). c. [...] na verdade e no acesso verdade, h alguma coisa que completa o prprio sujeito, que completa o ser mesmo do sujeito e que o transfigura. 4. Em relao definio acima existe a exceo gnstica que sobrecarrega o ato de conhecimento e atribui-se a este a soberania ao acesso verdade. Embora em grande parte da antiguidade o vnculo entre como ter acesso a verdade e as prticas espirituais fossem inseparveis; temos um filsofo para o qual a espiritualidade foi o mesmo importante, Aristteles. Este que chamado por Aquino de o filsofo e que fundador da filosofia no sentido moderno do termo. O movimento cartesiano ento encontra suas razes no momento em que o que permite aceder ao verdadeiro o prprio conhecimento e somente ele. (p. 17) As condies para o conhecimento neste caso so diferentes da anterior, pois no mais implica a transformao do sujeito, mas so condies formais, condies objetivas, questes do mtodo, questes da estrutura do conhecimento, condies culturais, condies morais; todas de um ponto de vista externo ao sujeito e que no impliquem por em questo o sujeito do conhecimento. A partir deste ponto Foulcault sinaliza que entramos em uma outra histria das relaes entre subjetividade e verdade. O conhecimento se abre para uma dimenso de progresso que no conhece seu fim, mas se constri pelo acmulo de conhecimentos. O sujeito capaz de encontrar a verdade (oposto a premissa do item anterior), mas esta verdade no capaz de salvar o sujeito, pois esta verdade, diferente da exposta no item anterior, no capaz de modificar o sujeito. 5. Este vnculo entre o desenvolvimento autnomo do conhecimento e a exigncia da transformao do sujeito no se rompe bruscamente e totalmente. Para nos mostrar isto o autor nos diz que esta ciso no se inicia entre cincia e espiritualidade, como pode parecer, mas se trata de uma crise entre a teologia (que se pode dizer fundada em Aristteles) e a espiritualidade inicialmente. A correspondncia entre um Deus que tudo conhece e um sujeito que pode conhecer, sob o amparo da f claro, constitui sem dvida um dos principais elementos que fazem [fizeram] com que o pensamento ou as principais formas de reflexo ocidental e, em particular, o pensamento filosfico se tenha desprendido, liberado, separado das condies de espiritualidade que os haviam acompanhado at ento e cuja formulao mais geral era o princpio de epimleia heauto.(p. 26) Ele cita a alquimia como forma de saber que integrava cincia e espiritualidade, sendo prova de que a oposio inicial no era cincia e espiritualidade.

6. Como anteriormente dito, a ciso tambm no ocorre totalmente, para mostrar como a espiritualidade aparece mais modernamente o autor nos lembra a noo de Reforma do entendimento que aparece na modernidade. Tambm nas filosofias do sculo XIX o problema reaparece (Hegel, Schelling, Schopenhauer, Nietzsche, Husserl, Heidegger). Junto a questo da espiritualidade trabalhada por estes autores encontra-se implcita, no dita, a noo de cuidado de si 7. Embora a cincia considere como falsa cincia todo processo que implique uma converso do sujeito, h formas de conhecimento como o marxismo e a psicanlise que tratam de problemas que se passam com o sujeito. Estas formas de saber embora no sejam formas de espiritualidade reencontraram as questes da espiritualidade como condio de acesso verdade. Porm em nenhuma delas assume clara e corajosamente esse ponto de vista. O autor nos diz que apenas Lacan aps Freud se colocou a centralizar a questo da psicanlise nas relaes entre sujeito e verdade ao colocar a questo do preo que o sujeito tem a pagar para dizer o verdadeiro e a questo do efeito que tem sobre o sujeito o fato que ele disse, de que pode dizer e disse, a verdade sobre si prprio (p. 29)

7 (2 hora) Os trs momentos a serem estudados Foulcault ir delimitar o estudo do cuidado de si em trs momentos: Socrtico -platnico, Idade de ouro da cultura de si nos sculos I e II, passagem da ascese filosfica pag para o ascetismo cristo nos sculos IV e V.

8 (2 hora) Momento socrtico-platnico Para tratar deste momento o autor escolhe a anlise do dilogo platnico Alcibades. Nesta analise so observados os seguintes pontos: - O termo cuidado de si corrente no mundo grego, e aparece ligado a um princpio lacedemnio em que o cuidado de si era um privilgio poltico, econmico, cultural no necessariamente ligado filosofia. [ex. O espartano Alexndrides diz que os espartanos delegam as funes agrcolas aos hilotas para ocuparem-se de si, neste caso ocupar-se de si trata-se de um privilgio poltico] (p. 30) - Alcibades um jovem que tendo chegado a uma idade crtica (em que sua beleza comea a decair), demonstra interesse em governar a cidade. Ele conta com o benefcio de possuir grande fortuna e ter sido adotado por Pricles. Scrates coloca em questo estas vantagens, utilizando do termo gnthi seautn (indicando aqui prudncia) ele incita Alcibades a

refletir sobre seus rivais e sua inferioridade (na questo da riqueza, educao, e falta do saber tkhne - capaz de compensar estes defeitos). - Se no caso lacedemnio questo do cuidado de si era um aspecto de um privilgio estatutrio, em Alcibades aparece como condio de passagem deste privilegio para uma ao poltica definida, o governo da cidade. O ocupar-se consigo mesmo est porm implicado na vontade do indivduo de exercer o poder poltico sobre os outros e dela decorre. (p. 35) - Neste dilogo a questo do cuidado de si est vinculada a uma idade crtica: quando se sai das mos do pedagogo e se estar para adentrar no perodo de atividade poltica, sendo que aos 50 anos seria muito tarde. De certa forma esta noo entra em conflito com a ideia de cuidado de si da Apologia, na qual Scrates interpela a todos jovens e velhos, cidados ou no cidados para esta atividade. No Alcibades o cuidado de si aparece como uma necessidade dos jovens numa relao entre eles e seu mestre. - Alcebades toma conscincia do conflito entre seu desejo de governar a cidade e sua ignorncia do que seja um bom governo, desta percepo surgem duas questes: a. qual pois o eu de que preciso cuidar quando se diz que preciso cuidar de si? (p. 36). b. de que modo o cuidado de si, quando o desenvolvemos como convm, quando o levamos a srio, pode nos conduzir, e conduzir Alcibades ao que ele quer, isto , a conhecer a tkhne de que precisa para governar os outros, a arte que lhe permitir bem governar? (p. 37) Desta forma o cuidado de si que aparece como necessidade tanto para cobrir um dficit pedaggico, quanto para a realizao de um projeto poltico criando um circulo entre o eu como objeto de cuidado de si e o saber governar, como cuidado dos outros.

Vous aimerez peut-être aussi