Vous êtes sur la page 1sur 3

Nome: Andr Felipe Alves Alencar Srie: 8B Matria: Geografia

Prof(): Joelita

A estrutura Geolgica da Terra (Caracterstica, Era e Tempo Geolgico) A Terra, desde que se formou, est em constante transformao, tanto em seu interior quanto na superfcie! Algumas mudanas de origem natural so:terremotos, erupes vulcnicas, afastamento dos continentes etc. Tempo Geolgico: As Eras Geolgicas:O seu incio no ainda definitivamente conhecido, ultrapassando, entretanto, a casa dos quatro bilhes de anos (estimativa baseada na radioatividade); o seu trmino deu-se aproximadamente h 500 milhes de anos. Designam-se comumente como pr-cambrianos os terrenos formados durante essa era. Constituem-se de rochas metamrficas (xistos) e rochas gneas (granitos). A sua importncia econmica muito grande, porque nos terrenos dessa era esto as maiores reservas de ferro conhecidas, mangans, etc., sem mencionar-se ouro, cobre, nquel, prata, pedras preciosas, material de construo, etc. Era Paleozoica: durou aproximadamente 380 milhes de anos. Nesta Era surgem os primeiros animais invertebrados.Tambm se pode destacar a formao da Pangea a partir de vrios blocos de rochas menores que se colidiram. Era Mesozoica: Tambm chamada de Era Secundria. Penltima das eras em que se divide a histria da Terra.. O nome vem do grego mesos que significa meio, e zo que indica vida, isto , vida intermediria. Dos rpteis mesozicos os dinossauros so os mais conhecidos. Atingiram tamanhos gigantescos e se extinguiram no fim da Era Mesozica. Era Cenozica: Iniciou a 60 milhes de anos. a mais recente das Eras, marca o surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeioamento das espcies j existentes. Observa-se a formao dos Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentao vulcnica e o grande nmero de mamferos que passam a dominar a Terra aps a extino dos dinossauros.

Tipos de Rochas: H cerca de 3,8 bilhes de anos, so rochas formadas pelo esfriamento e solidificao de elementos endgenos, no caso, o magma pastoso. So exemplos de rochas magmticas: granito e basalto, so chamadas de Magmticas ou gneas (fogo); Basalto Granito Outro tipo de rocha a Metamrfica, tem sua origem na transformao de outras rochas, em virtude da presso e da temperatura. So exemplos de rochas metamrficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardsia (originada da argila) e mrmore (formao calcria).As mais antigas rochas so as do tipo gneas e metamrficas, que surgiram respectivamente na era Pr-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas so denominadas de cristalinas, por causa da cristalizao dos minerais que as formaram. Alguns Exemplos de rochas Metamrficas: As rochas Sedimentares foram formadas ao longo de milhes de anos, atravs de partculas de rochas e solos erodidos, transportados pelo vento e gua, e

Estrutura da Terra: A Crosta Terrestre: a parte mais superficial da Litosfera; Est entre 6 e 75 km de espessura. Composta de rochas como arenitos, granitos, basaltos e mrmores. A crosta sob os oceanos menos espessa que sob os continentes. Manto: formado por magma, pastoso e denso; Est Abaixo da crosta e at 2 891 km de profundidade; Formada por rochas de consistncia viscosa, tem temperatura de 600 C (abaixo da crosta) a 3 500 C (na divisa com o ncleo). As lavas de vulces vm da. Ferro e nquel mais um elemento leve, como enxofre ou potssio, na forma 150 e 6 371 km de profundidade Uma bola metlica slida, formada por ferro e nquel. A temperatura atinge 4 900 C. O calor to alto que a radiao das molculas emitiria luz.

Vous aimerez peut-être aussi