Vous êtes sur la page 1sur 18

1

A IMPORTNCIA DO COMPUTADOR, COMO FERRAMENTA PEDAGGICA, PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA METODOLOGIA CIENTFICA
Renata dos Santos MENDES Fundao Comunitria Educacional e Cultural de Joo Monlevade Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (campus Joo Monlevade)

RESUMO: O objetivo deste estudo apresentar uma pesquisa realizada em 2009 e 2010, com 38 graduandos de Cincias Contbeis de uma faculdade particular do interior de Minas Gerais, abordando a importncia de se utilizar o computador como ferramenta pedaggica para aprendizagem e aplicabilidade do contedo das aulas de Metodologia Cientfica. Nestas, o processo de pesquisa visto como uma forma sistematizada de adquirir informaes que, processadas, se transformam em conhecimento cientfico. Mostra-se, ainda, que o computador, usado como ferramenta pedaggica, contribui com uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa classificou-se como estudo de caso, bibliogrfica e de campo; quanto aos objetivos, como exploratria, com abordagem qualitativa, tendo, como tcnicas para coleta de dados, a observao e o questionrio. Conclui-se que a aprendizagem da Metodologia Cientfica mais significativa quando, ao utilizar o computador como ferramenta pedaggica, a teoria explicitada em sala de aula desenvolvida de forma contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia Cientfica; Computador; Aprendizagem significativa.

1. Introduo Em todas as reas da cincia (humanas, sociais dentre outras), o momento de vivncia da era do conhecimento, em especfico, da informao processada e transformada em conhecimento. Para isso ocorrer, primordial que o processo de pesquisa seja bem planejado e desenvolvido, cabendo, principalmente, Metodologia Cientfica (MC) apresentar as estratgias, mtodos e tcnicas que melhor contribuiro com o alcance dos resultados. Esta disciplina, alm de apresentar e desenvolver tcnicas e mtodos sistematizados de pesquisa, orienta o acadmico a formatar os gneros textuais que produz na universidade (resenhas,

trabalhos didticos/acadmicos, monografias, fichamentos, projetos de pesquisa, resumos dentre outros). A MC, enquanto disciplina acadmica que engloba a metodologia da pesquisa, na verdade, apresenta subsdios para que o pesquisador saiba organizar a informao e utilizar o conhecimento, ou seja, proporciona a reflexo sobre os mtodos e sua equivalncia com a produo do conhecimento em todas as cincias. Atualmente, corroborando efetivamente com esses subsdios, o computador tem sido uma das ferramentas mais utilizadas desde a busca das informaes iniciais at o processamento pormenorizado dos resultados de um estudo. Nesse intuito, apresenta-se um dos pontos principais deste artigo: o uso do computador, como ferramenta pedaggica para aquisio do conhecimento, em aulas que desenvolvem o aprimoramento e gosto pela pesquisa. Diante disso, expe-se a problemtica norteadora desta pesquisa: qual a importncia de se utilizar o computador, como ferramenta pedaggica, para aplicabilidade e aprendizagem do contedo, em aulas de MC para cursos superiores? Para responder a este questionamento, vrios autores renomados foram utilizados. Dentre eles, encontram-se: Salomon (2004), Goldenberg (2007), Severino (2007) e Lvy (2005; 1996). O estudo foi realizado, entre agosto de 2009 e maro de 2010, com 38 acadmicos do curso de Cincias Contbeis de uma faculdade particular do interior de Minas Gerais. As aulas, alvo do estudo, aconteceram no segundo semestre de 2009 (34 horas-aula) e no primeiro de 2010 (quatorze horas-aula). A abordagem metodolgica utilizada foi o estudo de caso, com embasamento terico que se formou a partir de pesquisas bibliogrfica e de campo, sendo os dados coletados por meio de observao (em 2009 e 2010) e por questionrio (em 2010). Quanto abordagem, foi uma pesquisa qualitativa, pois buscou explicar, interpretar os dados coletados. Por fim, quanto aos objetivos, classificou-se como exploratria. Prudente, ainda, mencionar que esta pesquisa se faz relevante a partir do momento que mostra a importncia de se lecionarem as aulas de MC com o uso do computador, pois todos os trabalhos acadmicos e cientficos so gerados e socializados com esta ferramenta. No obstante, a busca de informaes para a produo do conhecimento tem ocorrido efetivamente com o uso da internet e at de consultas on-line aos acervos disponveis, em meios fsicos e virtuais, de vrias bibliotecas. Por fim, quanto s partes que compem este artigo, citam-se: o desenvolvimento, que est distribudo em consideraes sobre a MC e sobre o computador como ferramenta pedaggica, na relao entre ambos e nos resultados obtidos com a coleta dos dados; e as consideraes finais.

2. Aspectos importantes sobre a MC Em anlise etimologia da palavra, o vocbulo metodologia oriundo do grego met (na direo de), hods (caminho) e logos (estudo). Seu objetivo principal analisar os diversos mtodos e tcnicas de pesquisa, a partir dos quais sero apontados novos mtodos para a eficcia do processamento de informaes que visa resoluo dos problemas em fase de investigao. Enquanto disciplina e prtica acadmicas, no curso superior, tendo em vista, principalmente, a estruturao de um profissional de alto nvel, a metodologia apresenta trs funes: metodologia do trabalho intelectual e cientfico (associa atos, atitudes e hbitos de pensar, ler e escrever), metodologia cientfica (metacincia que relaciona mtodo e conhecimento cientficos enquanto processo e produto) e metodologia da pesquisa cientfica (disciplina acadmica que defende a produo da cincia por meio da pesquisa). (SALOMON, 2004). Em especial terceira funo, parte do objeto deste artigo, ressalta-se que todo curso superior, que vise qualidade principalmente das produes cientficas, deve ter programada a referida disciplina em seu currculo. Reforando esse posicionamento, Salomon (2004, p. 9) expe que
[...] a indissociabilidade do ensino-pesquisa e extenso leva-a [a universidade] a formar cientificamente profissionais e fornecer recursos humanos de qualidade sociedade que mantm. Isso significa que o ncleo, o estofo de todo profissional qualificado de nvel universitrio, o cientista. Toda formao profissional , no fundo, uma transformao. No s do leigo em especialista, mas, sobretudo, do cientista em profissional. E esta metamorfose encontra na metodologia um grande agente de transformao.

importante destacar que a MC no objetiva a apropriao e armazenamento de conhecimento enquanto produto; pelo contrrio, ela mostra que o conhecimento deve ser adquirido pelo processo que abrange a capacidade de entendimento, anlise e reflexo dos fatos, dados e noes. Para isso, as instituies de ensino superior devem vislumbrar o processo de ensino-aprendizagem a partir dos parmetros estabelecidos por Severino (2007, p. 25-26), a saber:
Sendo o conhecimento construo do objeto que se conhece, a atividade de pesquisa torna-se elemento fundamental e imprescindvel no processo de ensino/aprendizagem. O professor precisa da prtica da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa para poder dispor de produtos do conhecimento; e a Universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educao.

Em relao ao papel do professor, no somente de MC, fator preponderante que a investigao cientfica esteja enraizada na prtica docente, por meio de atitudes sistemticas de pesquisa para a construo do conhecimento. A partir de um encaminhamento lgico, o

professor prope estratgias que permitam ao acadmico o incio do ato de pensar, a descoberta das vias de aprendizagem. Assim, aquele no deve ser apenas um grande especialista; ele deve agir como mestre e professor, inserido em um contexto histricocultural, que privilegie a pesquisa em sua prtica cotidiana. Complementando, o acadmico norteado pelos parmetros da MC deve se aprofundar na vida cientfica a qual exige postura autodidata, crtica e rigorosa. Alm disso, o contedo no deve ser assimilado de forma mecnica e passiva, mas pautado pelo processo investigativo, que prope atitudes sistemticas de pesquisa para a construo do conhecimento. Enfim, demonstrar atitude de inteligncia e racionalidade. Resgatando o exposto acerca da importncia da MC nos cursos de graduao, imprescindvel novamente citar Salomon (2004, p. 15):
A tese principal que estou h muito defendendo que o fundamental no curso de graduao criar uma mentalidade cientfica, condio necessria para se formar o profissional de nvel superior. Da formao dessa mentalidade faz parte integrante e insubstituvel a realizao pessoal do conhecimento cientfico. E para se conseguir produzir o prprio conhecimento cientfico, ou seja, para se adquirir ativamente a cincia necessria formao profissional, o caminho por excelncia o trabalho cientfico.

A MC deve, pois, ser percebida como parte salutar do ensino superior, uma vez que refora a trade ensino-pesquisa-extenso, incentiva sistematicamente a busca pelo conhecimento (ensino ativo) e prepara a atuao profissional, intelectual, social e instrumental do acadmico com foco na capacidade de resoluo de problemas, permeada pela proatividade e pela criatividade. 3. A importncia do computador no processo de pesquisa Goldenberg (2007, p. 14) apresenta que [...] s se escolhe o caminho quando se sabe aonde se quer chegar. E escolhido, os meios para se chegar ao final incidem diretamente no processo. Exemplo disso o computador que, atualmente, tem sido o recurso eletrnico mais utilizado para que o resultado de uma pesquisa seja socializado nacional e internacionalmente. O computador, para Lvy (1996, p. 41) um [...] operador de potencializao da informao. Durante o processo de pesquisa, permite uma infinidade de alternativas que corroboram com o processo de investigao. Dentre elas, citam-se: a) aquisio de gneros textuais (artigos e relatrios, por exemplo) que contribuiro com o referencial terico da pesquisa em questo; b) organizao do material coletado (em pastas, principalmente) e socializao com outros

usurios; c) formatao do registro da pesquisa de forma universal, principalmente atendendo aos preceitos normalizadores da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Certamente, o uso constante e adequado dessa ferramenta permitir ao acadmicopesquisador (e ao professor) elaborar outros recursos tcnicos que tero como foco a conquista do resultado da pesquisa. Alm disso, o computador proporcionar ao usurio resolver problemas, tomar iniciativas, comunicar-se e colaborar com a criao de um novo modelo de ambiente em que os recursos tecnolgicos sejam utilizados como auxiliares no processo de evoluo humana. Dessa forma, a prtica docente tem-se inovado, buscando mtodos e recursos que proporcionem aos envolvidos (professores e acadmicos, principalmente) um consumo consciente da principal mercadoria do sculo: a informao. Entretanto, tal prtica no ser efetiva se o computador no for trabalhado pedagogicamente. Quanto ao uso pedaggico, ressalta-se que isso ocorre quando tal equipamento utilizado como facilitador da aprendizagem proposta e no como um fim em si mesmo. Na verdade, seu papel principal, na escola, provocar mudanas pedaggicas, no intuito de preparar os alunos para que sejam capazes de trabalhar com tal recurso, e no de automatizar o ensino. Alis, voltar o foco da educao para a informao, permitindo que o acadmico aprenda a partir de atividades realizadas por meio do computador. (VALENTE; ALMEIDA, 1997). Em especfico nas aulas de MC, o computador um recurso de extrema importncia uma vez que permite um dos acessos informao (acesso on-line), tanto para busca quanto para divulgao. importante, ainda, mencionar que a parte de normalizao (normas da ABNT para formatao das publicaes) s realmente apreendida com o uso pedaggico do computador, que se refere empregabilidade desta ferramenta como principal instrumentalizador para se transformar informao em conhecimento. H tempos, pesquisadores demonstram que, bem fundamentadas, as aulas desenvolvidas em Laboratrios de Informtica (LIs) contribuem para que o processo de aprendizagem seja mais efetivo. Em aulas de MC, cujo foco seja a execuo de pesquisas e apresentao do resultado destas, nada melhor que as aulas serem desenvolvidas em LIs, o que permite a contextualizao da teoria ministrada em sala de aula e a sistematizao dos modos de investigao, como, por exemplo, a pesquisa bibliogrfica, de forma segura, utilizando-se fontes da internet. Quanto a estas, uma aula bem fundamentada no LI mostrar a forma adequada de se pesquisar, aceitando-se as fontes que forem seguras e refutando as que no possuem respaldo cientfico. primordial, tambm, mencionar que o professor de MC deve

ser um mediador do processo e, acima de tudo, saber que sua prtica educativa, bem fundamentada, contribuir com a aprendizagem em questo. No adianta uma aula desenvolvida no LI se o professor no sabe o objetivo pontual para isso, que utilizar o computador, como ferramenta pedaggica, para socializar o contedo da MC, promovendo, assim, a aprendizagem dos acadmicos. O professor passa a ter, pois, uma funo primordial, assim descrita por Lvy (2005, p. 171)
A partir da, a principal funo do professor no pode mais ser uma difuso dos conhecimentos, que agora feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competncia deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligncia coletiva dos grupos que esto a seu encargo. Sua atividade ser centrada no acompanhamento e na gesto das aprendizagens: o incitamento troca dos saberes, a mediao relacional e simblica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem etc. (Grifo do autor).

Pautando-se nesse aspecto, o professor aproveita todos os indcios para que os acadmicos possam conscientemente adentrar nesses ambientes, conquistando uma aprendizagem significativa e contribuindo para o desenvolvimento coletivo da inteligncia que se faz presente nesses grupos. Alm disso, essa atitude faz com que se aumente e modifique a inteligncia de cada um. Quanto a isso, Lvy (1996, p. 117) afirma que [...] o acesso ao processo intelectual do todo informa o de cada parte, indivduo ou grupo, e alimenta em troca o do conjunto. Passa-se ento da inteligncia coletiva ao coletivo inteligente. Enfim, importante destacar que o computador ser um aliado significativo pesquisa a partir do momento que proporcionar as seguintes situaes: acadmicos com autonomia nos trabalhos; mais motivao e criatividade, cuja curiosidade gerar pesquisa e consequente aprendizagem; comunicao voltada para a globalizao; desenvolvimento de habilidades (comunicao, raciocnio lgico entre outros); e uso da informao para solucionar a problemtica investigativa. 4. O percurso da pesquisa A pesquisa geradora deste artigo ocorreu em uma faculdade particular do interior de Minas Gerais, cujos sujeitos foram 38 acadmicos do curso de Cincias Contbeis, os quais, em 2010, se encontravam em fase final de curso. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2009 (34 horas-aula de 50 minutos cada) e no primeiro de 2010 (quatorze horasaula de 50 minutos cada; apenas quatro destas realizadas no LI).

Analisando os procedimentos metodolgicos da pesquisa, a primeira classificao em destaque o estudo de caso, por se tratar de uma pesquisa, cujos sujeitos se encontravam em uma nica instituio, mais especificamente em uma sala/turma, detalhando aspectos significativos do grupo em questo, com o objetivo de compreend-los em sua unidade social. Quanto a isso, Ldke e Andr (1986, p. 17) destacam que
[...] o caso sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos claramente definidos no desenrolar do estudo. O caso pode ser similar a outros, mas ao mesmo tempo distinto, pois tem um interesse prprio, singular. [...] O interesse, portanto, incide naquilo que ele tem de nico, de particular, mesmo que posteriormente venham a ficar evidentes certas semelhanas com outros casos ou situaes. Quando queremos estudar algo singular, que tenha um valor em si mesmo, devemos escolher o estudo de caso.

Por sua vez, Marconi e Lakatos (2010, p. 274) apontam que esse tipo de pesquisa agrega [...] o maior nmero de informaes detalhadas, valendo-se de diferentes tcnicas de pesquisa, visando apreender uma determinada situao e descrever a complexidade de um fato. Em relao aos objetivos, a pesquisa classificou-se como exploratria e, quanto aos procedimentos tcnicos/ obteno das informaes, pesquisas bibliogrfica e de campo, j que, respectivamente, foram utilizadas obras de fontes diversas (impressas e virtuais) e a pesquisadora foi buscar informaes onde se encontrava a problemtica. Quanto pesquisa bibliogrfica, Severino (2007, p. 122) sinaliza: Utiliza-se de dados ou de categorias tericas j trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. J em relao pesquisa de campo, nota-se que [...] o objeto/fonte abordado em seu meio ambiente prprio. A coleta de dados feita nas condies naturais em que os fenmenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem interveno e manuseio por parte do pesquisador. (SEVERINO, 2007, p. 123). Neste momento, foram efetuadas duas tcnicas para coleta dos dados: a observao (ocorrida em 2009 e 2010) e o questionrio (aplicado em 2010). Durante a observao, o principal objetivo era verificar como os acadmicos se comportavam durante as aulas no LI e em sala, ou seja, com e sem o uso do computador. Ressalta-se que o foco era analisar se o contedo da MC era melhor apreendido e aplicado no LI ou em sala de aula convencional. Essa tcnica foi escolhida porque
[...] ajuda o pesquisador na identificao e obteno de provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivduos no tm conscincia, mas que orientam seu comportamento. Desempenha papel importante nos processos observacionais, no contexto da descoberta, e obriga o investigador a um contato mais direto com a realidade. (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 275).

Na verdade, a observao proporcionou ver de perto o desenvolvimento das aulas no LI,

focando o uso pedaggico do computador. Em relao a esta tcnica, relata-se:


Tanto quanto a entrevista, a observao ocupa um lugar privilegiado nas novas abordagens de pesquisa educacional. Usada como o principal mtodo de investigao ou associada a outras tcnicas de coleta, a observao possibilita um contato pessoal e estreito do pesquisador com o fenmeno pesquisado, o que apresenta uma srie de vantagens. Em primeiro lugar, a experincia direta sem dvida o melhor teste de verificao da ocorrncia de um determinado fenmeno. Ver para crer, diz o ditado popular. [...] A observao direta permite tambm que o observador chegue mais perto da perspectiva dos sujeitos, um importante alvo nas abordagens qualitativas. Na medida em que o observador acompanha in loco as experincias dirias dos sujeitos, pode tentar apreender a sua viso de mundo, isto , o significado que eles atribuem realidade que os cerca e s suas prprias aes. (LUDKE; ANDR, 1986, p. 26-27).

Assim, procurando manter a tica e almejando informaes verdadeiras e confiveis, a observadora assumiu o papel participante, j que revelou, desde o incio, a sua identidade (professora e pesquisadora) bem como os objetivos de estudo. Em relao ao questionrio, o objetivo principal foi coletar dados referentes ao uso do computador nas aulas de MC bem como aplicabilidade da teoria arrolada durante as aulas. Para a adequada utilizao deste instrumento, algumas orientaes foram observadas, pautadas em recomendaes de Goldenberg (2007, p. 89-90). Dentre elas
Ao construir a entrevista ou questionrios, o pesquisador deve: 1. decidir que informao deve ser procurada (dados de histria pessoal: idade, educao, emprego; dados de comportamento; dados sobre outras pessoas; sentimentos, valores, razes, fatores objetivos e subjetivos); 2. decidir o contedo da pergunta ( necessria esta pergunta? qual a sua utilidade? as pessoas tm informao necessria para responder pergunta? deve a pergunta ser mais concreta, especfica e mais diretamente ligada experincia pessoal de quem responde?); 3. decidir como redigir a pergunta (a pergunta difcil? exprime com clareza as idias desejadas? deve ser mais direta?); 4. decidir o lugar na seqncia apresentada ( influenciada pelo contedo das perguntas anteriores? deve ser apresentada mais cedo ou mais tarde para despertar interesse e ateno?); 5. decidir que tipo de entrevista ou questionrio deve ser usado (aberto, fechado, aberto e fechado); 6. redigir um primeiro rascunho; 7. aps a crtica de outras pessoas, reexaminar e rever as perguntas; 8. aplicar e discutir com os entrevistados as dificuldades (pr-teste); 9. reelaborar a entrevista ou questionrio.

Foram, pois, utilizados, concomitantemente, mtodos qualitativos e quantitativos, os quais, harmoniosamente, permitem um dilogo, a saber pelas palavras de Richardson e outros (1999, p. 80)
O desejo de quantificar a todo custo tem levado as Cincias Sociais a investigarem algo que se quantifica mais facilmente, aumentando o nmero de pesquisas que, ao desprezarem elementos quantitativos, apresentam pobreza de resultados. Isto, necessariamente, no quer dizer que a pesquisa quantitativa seja intil. Significa, simplesmente, que h domnios quantificveis e outros qualificveis. A prioridade depende da natureza do fenmeno analisado e do material que os mtodos permitem coletar.

No obstante, j que se pretendeu garantir um resultado confivel, tendo em vista,

principalmente, a veracidade das informaes e a coerncia destas para o contedo da pesquisa, a anlise dos dados foi uma tarefa que implicou
[...] num primeiro momento, a organizao de todo o material, dividindo-o em partes, relacionando essas partes e procurando identificar nele tendncias e padres relevantes. Num segundo momento essas tendncias e padres so reavaliados, buscando-se relaes e inferncias num nvel de abstrao mais elevado. (LDKE; ANDR, 1986, p. 45)

Refora-se, ainda, a anlise de contedo ocorrida em duas questes abertas propostas no questionrio. Tal anlise uma tcnica que investiga por meio de descrio sistemtica objetiva e quantitativa do contedo das respostas dos acadmicos, tendo por finalidade interpretar as comunicaes manifestadas durante a investigao. Tal anlise definida por Bardin (2004, p. 37) como
[...] um conjunto de tcnicas de anlise das comunicaes, visando obter, por procedimentos sistemticos e objectivos de descrio do contedo das mensagens, indicadores (quantitativos ou no) que permitam a inferncia de conhecimentos relativos s condies de produo/recepo (variveis inferidas) destas mensagens.

Na verdade, novamente citando Bardin (2004, p. 25), esse mtodo de anlise apresenta dois objetivos cruciais, sendo eles:
- a superao da incerteza: o que eu julgo ver na mensagem estar l efectivamente contido, podendo esta <<viso>> muito pessoal, ser partilhada por outros? Por outras palavras, ser a minha leitura vlida e generalizvel? - e o enriquecimento da leitura: se um olhar imediato, espontneo, j fecundo, no poder uma leitura atenta aumentar a produtividade e a pertinncia? Pela descoberta de contedos e de estruturas que confirmam (ou infirmam) o que se procura demonstrar a propsito das mensagens, ou pelo esclarecimento de elementos de significaes susceptveis de conduzir a uma descrio de mecanismos de que a priori no detnhamos a compreenso. (grifo da autora).

Na seo seguinte, sero apresentados os resultados oriundos dos dados coletados pela observao e questionrio, levando-se em considerao que o alvo a verificao da importncia do computador, como ferramenta pedaggica, para a aprendizagem significativa da MC. 5. Anlise dos resultados Inicialmente, destaca-se que 100% dos acadmicos, ou seja, 38 pessoas (dezessete homens e 21 mulheres), responderam ao questionrio, aplicado em maro de 2010. Isso, certamente, mostrar o posicionamento real da turma e no uma probabilidade; esta acontece em vrias pesquisas porque ocorre [...] um ndice baixo de resposta [...]. (GOLDENBERG, 2007, p. 88). Para anlise das respostas e divulgao dos resultados, o questionrio foi dividido em duas partes: o bloco de questes fechadas e o de questes abertas. No primeiro, foram arroladas

10

oito questes e, no segundo, apenas duas, das quais uma era de resposta facultativa, a saber: Espao destinado a possveis observaes que voc queira fazer quanto ao tema em questo1. No decorrer da socializao dos dados do questionrio, sempre que necessrio, sero arrolados os obtidos com a observao, a fim de que uma informao complemente a outra, demonstrando, dessa forma, coerncia da pesquisa. Quanto ao primeiro bloco, o questionamento inicial indagou os acadmicos quanto ao significado da MC para eles. Enquanto 42,10% informaram que era conhecimento, 28,95% apresentaram ser sinnimo de regras. importante, ainda, relatar que apenas 18,42% entendiam a MC como correspondente direto de pesquisa, conforme apresentado pelo Grfico 1. Isso mostra que a referida disciplina ainda precisa ser mais evidente durante o curso, ou seja, nos momentos de observao das aulas, a pesquisadora pde perceber que a busca pelas informaes advindas da MC eram efetivas quando se aproximava o momento de um registro final do curso, o Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Na verdade, para melhor aproveitamento das estratgias de investigao, o como pesquisar deve ser papel de todos, e no somente do professor de MC, que, em alguns casos, tem quarenta horas-aula em um perodo (semestre) para apresentar a importncia da pesquisa bem como suas caractersticas, mtodos, tcnicas, e a relao entre teoria e prtica cientfica. Salomon (2008, p. 16) apresenta que
Solidariamente s demais disciplinas bsicas e introdutrias (tanto fixas como variveis, tanto obrigatrias como optativas), os alunos seriam paulatinamente introduzidos em atividades de extrao do conhecimento cientfico elaborado, em resumo de textos, fichamento e at em redao de dissertaes monogrficas de pouca envergadura individual e em grupo.

MC sinnimo de:

45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

42,10%

28,95% pesquisa 18,42% 10,53% formatao conhecimento regras

Grfico 1: Significado de MC para os acadmicos

A segunda questo solicitou dos acadmicos a meno quanto contribuio das aulas de

11

MC para a formao, cujas principais respostas foram: 55,26% informaram que as aulas mostravam a sistematizao da busca pelo conhecimento, enquanto 28,95%, que as aulas ensinavam a formatar os trabalhos acadmicos. Diante disso, ressalta-se o primeiro indcio sobre a importncia dessas aulas serem ministradas no LI. Os demais posicionamentos podem ser conferidos pelo Grfico 2.
Como as aulas de MC tm contribudo com a formao do acadmico:

60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

55,26%

mostram-me a sistematizar a busca pelo conhecimento ensinam-me somente a formatar os trabalhos acadmicos apuram o meu poder de observao 2,63% no contribuem para modificar minha postura

28,95%

13,16%

Grfico 2: Contribuio das aulas de MC para a formao do acadmico

Ao serem solicitados para que indicassem o instrumento que mais contribuiu significativamente com as aulas de MC (Grfico 3), 63,17% apontaram o computador, segundo indcio que mostra a importncia de se utilizar o computador durante o processo de explicao sobre a prtica investigativa. Resgatando as anotaes acerca da observao realizada em 2009, marcante a coerncia entre o observado pelas manifestaes dos acadmicos e o resultado desta questo. Durante vrias aulas, era notria a aprendizagem que eles demonstravam ao aplicarem a teoria para formatar o projeto de pesquisa que estavam elaborando. A troca de informaes entre eles e o questionamento que faziam professora mostravam a maturidade do conhecimento que estavam adquirindo.

12

Instrumento que mais contribui com as aulas de MC:

70% 60% 50% 40% 30% 18,42% 20% 10% 0%


7,89%

63,17%

data show

livro

computador 2,63% retroprojetor

Grfico 3: Instrumento que mais contribuiu com as aulas de MC

Corroborando com o resultado apontado pelo Grfico 3, principalmente no que tange ao uso do computador como ferramenta pedaggica para as aulas de MC, a quarta questo mostrou que 73,68% dos acadmicos perceberam que o objetivo principal de as aulas serem realizadas no LI era para relacionar teoria e prtica. Outros posicionamentos tambm foram evidenciados, conforme demonstrado pelo Grfico 4.

Quando as aulas de MC foram desenvolvidas no LI:

80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10,53% 5,26% 10% 0%

73,68%

aprendi do mesmo jeito que em sala de aula convencional no consegui entender o contedo, pois no aprendi, ainda, a utilizar o computador aprendi mais, j que consigo relacionar a teoria da metodologia prtica entendi o contedo da metodologia do mesmo jeito que em sala de aula convencional

10,53%

Grfico 4: Impresso dos acadmicos sobre as aulas desenvolvidas no LI

Por sua vez, quanto aprendizagem do contedo de MC, em aulas ministradas no LI, 73,68% apontaram ter ocorrido ampliao ao passo que 10,53% relataram ter mantido igual (Grfico 5).

13

A aprendizagem do contedo de MC durante as aulas ministradas no LI em 2009:

80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%


10,53%

73,68% manteve-se igual

ampliou

no sei responder 10,53% 5,26% o ambiente no fez diferena aprendizagem

Grfico 5: Consideraes sobre a aprendizagem do contedo de MC em aulas no LI

Sabe-se que, em relao ao item formatao e normalizao, as aulas de MC so carregadas de termos tcnicos, os quais, de acordo com 76,31% dos acadmicos (veja Grfico 6), ficam mais acessveis quando as aulas so desenvolvidas no LI. No perodo de observao ocorrido em 2010, um dos dados coletados que muito chamou a ateno da pesquisadora foram posicionamentos2 desta natureza: As aulas no Laboratrio seriam mais fceis de entender., professora, no tem jeito de usar o computador hoje? e at mesmo Sem o computador nesta aula, quando eu chegar em casa, j esqueci quase tudo.

Os termos tcnicos da MC ficam mais acessveis quando as aulas so desenvolvidas no LI?


76,31%

80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%


0,00% 23,69% No s vezes Sim

Grfico 6: Compreenso dos termos tcnicos da MC

14

Em relao questo sete, cujos resultados se encontram nos Grficos 7 e 8, os acadmicos tiveram que indicar o parmetro de habilidade com a formatao de trabalhos antes e depois das aulas de MC, desenvolvidas com o uso do computador. Coerente aos resultados apresentados pelos dados coletados com a observao ocorrida em 2009 e 2010, verificaram-se os seguintes saldos positivos para aumento das habilidades: a) c) insuficiente e regular: 55,27%; muito bom e timo: 36,83%. Acerca, ainda, da observao, percebeu-se grande avano nas habilidades com a formatao dos trabalhos acadmicos, tendo em vista as atividades que foram realizadas em 2009 e em 2010. O perodo era destinado elaborao e formatao dos projetos de pesquisa para a concluso do curso, os quais, em 2010, quase no apresentavam incorrees quanto normalizao da ABNT em comparao aos que foram apresentados em meados de outubro de 2009. b) bom: 18,43%;

Parmetro das habilidades com a formatao de trabalhos acadmicos antes das aulas de MC no LI

60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

50,01%

Insuficient e Regular

28,95% 18,42%

Bom Muito bom

2,63% 0%

timo

Grfico 7: Parmetro das habilidades com a formatao de trabalhos acadmicos antes das aulas de MC no LI

15

Parmetro das habilidades com a formatao de trabalhos acadmicos depois das aulas de MC no LI

50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 10,53% 15% 10% 2,63% 5% 0%

47,38% 36,80%

Insuficient e Regular Bom Muito bom 3% timo

Grfico 8: Parmetro das habilidades com a formatao de trabalhos acadmicos depois das aulas de MC no LI

Encerrando este primeiro bloco, a oitava questo pretendia reforar a viabilidade do uso do computador, em 2010, nas aulas de MC, principalmente em um perodo durante o qual os acadmicos demonstravam o poder investigativo: a estruturao do projeto de pesquisa, parte que validaria a posio de acadmicos/pesquisadores para a concluso do curso de Cincias Contbeis. A indagao foi: Em 2010, somente quatro aulas foram realizadas no Laboratrio de Informtica. Voc considera que isso pode prejudicar a parte referente aplicabilidade da Metodologia Cientfica durante a elaborao do Projeto de Pesquisa que est desenvolvendo?. Como resposta (veja Grfico 9), 60,52% indicaram que haveria prejuzo, outro indcio de que o computador uma ferramenta importante para a aplicabilidade da MC.
A aplicabilidade da MC pode ficar prejudicada se as aulas no forem, em 2010, estruturadas no LI?

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

60,52%

Sim 28,95% 10,53% No s vezes

Grfico 9: Prejuzo quanto aplicabilidade da MC sem o uso do computador

16

Recorrendo novamente a Salomon (2004, p. 11-12), as respostas evidenciaram a maturidade dos acadmicos frente pesquisa, principalmente quanto ao saber e ao saberfazer: Ser aluno universitrio no significa simplesmente matricular-se em um curso e estar apto a receber o conhecimento que j existe e lhe transmitido. [...] Cabe ao aluno [...] ser sujeito ativo da produo de seu conhecimento [...]. Partindo, agora, para o segundo bloco, realizou-se anlise de contedo das respostas apresentadas pelos acadmicos. Convm mencionar que houve absteno de resposta: 10,53% na primeira e 60,52% na segunda. Isso no prejudicou a pesquisa, uma vez que as informaes apenas complementariam os dados coletados no bloco 1 do questionrio e os da observao. Na primeira questo, os acadmicos deveriam explicitar em que o computador contribuiu para o desenvolvimento das aulas de MC. Arroladas em categorias, para facilitar a anlise, foram obtidos os seguintes resultados, dos quais houve mais de um posicionamento por acadmico: a) c) meio para obteno de fonte bibliogrfica pela internet: 2,63%; recurso essencial para a aprendizagem da MC: 2,63%; 7,89%; e) f) recurso que contribui com a aprendizagem significativa: 13,16%; recurso que proporciona o desenvolvimento de pesquisas: 7,89%. A segunda questo deste bloco possibilitou que os acadmicos manifestassem observaes aleatrias e espontneas quanto ao tema em questo. Categorizadas, obteve-se: a) as aulas de MC contriburam para a elaborao de relatrios e textos cientficos; b) no LI, foi possibilitada a leitura de artigos e outras fontes on-line; c) a relao entre teoria e prtica foi perceptvel nas aulas de MC; d) o uso de data show (projetor multimdia), no LI, contribui para melhor acompanhamento das explicaes; e) solicitou-se maior desenvolvimento da carga horria, no LI, em 2010; f) relatou-se a importncia do computador para os aprimoramentos profissional e acadmico; g) enfatizou-se que as aulas no LI contribuem com o desenvolvimento cientfico; h) solicitaram-se mais aulas com atividades de formatao no LI; i) manifestou-se que os acadmicos deveriam valorizar mais as aulas de MC. Aps anlise de todos os dados coletados, concluiu-se que a produo do conhecimento b) equipamento que permitiu relacionar a teoria prtica da MC: 63,15%; d) equipamento primordial para a formatao de trabalhos acadmicos e de referncias:

17

cientfico, principalmente durante as aulas de MC, deve ocorrer concomitante formao do esprito cientfico e que o computador um aliado importante para isso. 6. Consideraes Finais Desde o incio da pesquisa, em agosto de 2009, a principal preocupao foi verificar se o computador estava funcionando como um recurso pedaggico para a aprendizagem significativa do contedo da MC, em especial formao do acadmico-pesquisador. Durante a coleta e anlise dos dados, verificou-se que a aprendizagem da normalizao foi mais efetiva quando as aulas aconteciam no LI. Pela interpretao dos dados, percebeu-se que, em 2009, quando as aulas de MC eram totalmente desenvolvidas no LI, a aprendizagem tornou-se mais significativa. Os acadmicos conseguiam aplicar, no gnero projeto de pesquisa, a maioria das orientaes socializadas em sala de aula. Em 2010, a aplicabilidade da teoria referente normalizao (formatao dos gneros) foi menos efetiva, haja vista que as aulas no foram totalmente desenvolvidas no LI; houve apenas, no perodo compreendido entre fevereiro e maro de 2010, quatro aulas realizadas com o uso do computador. Concluiu-se, tambm, que, na instituio-alvo da pesquisa, em especfico na turma analisada, a MC continua sendo vista mais como sinnimo de formatao/normalizao do que de pesquisa. Possivelmente, assim como percebido em algumas aulas observadas, a instituio-alvo, apoiada pelos professores de MC, precise deixar claro o seu papel de criadora de mentalidade cientfica, o que incidir diretamente na formao de cientista e profissional de alto nvel.
Enfim, ciente de que outras abordagens investigativas complementaro as informaes expressas neste artigo, constatou-se que o processo de pesquisa visto como uma forma sistematizada de adquirir informaes que, processadas, se transformam em conhecimento cientfico. Para isso, os

acadmicos demonstraram saber relatar e registrar a sua investigao, o que ocorre pelo uso adequado de normas especficas da ABNT e, em especfico, do computador como meio para se empregar a normalizao.

REFERNCIAS BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. 3. ed. Traduo de Lus Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edies 70, 2004. GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Cincias Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.

18

LVY, Pierre. Cibercultura. Traduo de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005. (Coleo TRANS). ______. O que virtual? Traduo de Paulo Neves. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. (Coleo TRANS). LDKE, Menga; ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. (Temas Bsicos de Educao e Ensino). MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999. cap. 5, p.70-89. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. So Paulo: Martins Fontes, 2008. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. rev. e atual. So Paulo: Cortez, 2007. VALENTE, Jos Armando; ALMEIDA, Fernando Jos de. Viso analtica da informtica na educao no Brasil: a questo da formao do professor. Revista Brasileira de Informtica na Educao, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-28, nov. 1997. Disponvel em: <http://bibliotecadigital.sbc.org.br/?module=Public&action=SearchResult>. Acesso em: 12 fev. 2010.
1 2

Trecho extrado do questionrio utilizado para a coleta de dados desta pesquisa. Condensado de frases expostas pelos acadmicos durante aulas realizadas, em 2010, em sala de aula convencional.

Vous aimerez peut-être aussi