Vous êtes sur la page 1sur 16

GUIA DE EDIO

[Agosto 2008]

1. Aspectos gerais
CORRECO LINGUSTICA E ADEQUAO S NORMAS
Os manuscritos devero ser cuidadosamente revistos e respeitar os princpios gerais de edio indicados neste documento, bem como as convenes lingusticas portuguesas (aconselha-se o uso de correctores ortogrficos e gramaticais, dicionrios, pronturios, etc. para esclarecimento de dvidas). ainda desejvel que o texto, no seu todo, apresente o mximo de uniformidade e coerncia possvel. As normas de referncia bibliogrfica adoptadas pela ICS, expostas na seco seguinte, baseiam-se no modelo do Chicago Manual of Style, embora com algumas simplificaes e adaptaes lingusticas.

FOLHA DE ROSTO
Os manuscritos devem incluir uma folha de rosto com indicao do ttulo (e subttulo, se aplicvel) da obra e nome do autor ou organizador, para alm de outros elementos que se considere necessrios (nome de editor, tradutor, etc.).

NDICES
Deve ser includo um ndice geral da obra a publicar, no qual sejam claramente identificveis os vrios nveis de ttulos (de partes, captulos, seces e subseces de captulo, conforme aplicvel) e ainda os nomes dos autores correspondentes a cada parte do texto (se aplicvel). Devem ser includos, aps o ndice geral, ndices separados dos materiais includos na obra como complementos ao texto (extratextos como quadros, figuras, mapas, etc.). Excepto em casos de textos de dimenso reduzida, ser includo na obra publicada um ndice remissivo. Esse ndice dever ser elaborado pelos autores e s ser finalizado depois de o texto ter sido paginado e revisto. As entradas do ndice remissivo devem reflectir o contedo especfico de cada obra e abranger categorias como nomes ou designaes (de pessoas, povos, organismos, lugares, acidentes geogrficos, etc.), conceitos, acontecimentos histricos e outros termos que possam guiar os leitores, facilitando o seu contacto com a obra.

[1/16]

NUMERAO DAS PARTES DO TEXTO


Os captulos so numerados a rabe (Captulo 1, Captulo 2, etc.). Podem ser agrupados em partes numeradas a romano (Parte I, Parte II, etc.) e dividir-se em seces no numeradas, apenas com ttulos de diversos tamanhos de letra, conforme os nveis. Desaconselha-se o uso de mais de trs nveis de ttulos.

EXTRATEXTOS
Os extratextos como quadros e figuras devem ser numerados e apresentar um ttulo ou legenda. Se forem extrados ou adaptados de outros materiais, incluiro tambm a correcta referncia da fonte, de acordo com o sistema de referncia adoptado na obra. Se houver notas relativas aos extratextos, para referncia da fonte ou outros comentrios, aquelas faro parte dos prprios extratextos, sendo apresentadas na sua base (e no no fim da pgina como as restantes notas do corpo do texto).

NOTAS
As notas devem ser apresentadas no fim da pgina (em rodap ou p-de-pgina) e no no fim do texto. So sequenciais dentro de cada captulo (isto , em cada novo captulo recomeada a numerao) e usa-se a numerao rabe (1, 2, 3, etc.). A chamada de nota no corpo do texto colocada sempre aps o sinal de pontuao (excepto quando se trata de um travesso, caso em que a chamada de nota deve preced-lo) e preferencialmente no fim do perodo a que diz respeito. Uma mesma nota pode incluir vrios comentrios e referncias; no deve apresentar-se nunca duas chamadas de nota imediatas. Se houver notas de editor, tradutor ou outros intervenientes secundrios, estas devem ser intercaladas nas notas do autor, a chamada deve ser feita por meio de um sinal distintivo (como o asterisco), no havendo lugar a numerao, e deve ainda ser indicada a origem da nota no incio ou fim da mesma, em itlico e entre parnteses ex. * Note-se este uso do vocbulo pelo autor. (N do E.).

CITAES
As citaes no curso do texto devem ser colocadas entre aspas baixas () e grafadas em redondo (no itlico). As citaes com cinco ou mais linhas podero ser destacadas do texto, isto , constituir pargrafos autnomos, recolhidos e em corpo de letra menor, sem aspas. Em ambos os casos, imprescindvel a correcta referncia da fonte de qualquer citao. As citaes de textos em lngua estrangeira so traduzidas para portugus (excepto quando o texto discuta precisamente aspectos relacionados com a formulao na lngua original), acrescentando-se eventualmente essa indicao. Se houver escassas tradues de citaes, essa indicao pode complementar a referncia da fonte. Se houver muitos casos de citaes traduzidas, pode incluir-se uma nota de rodap na primeira ocorrncia, indicando que todas as citaes de textos em lnguas estrangeiras foram traduzidas pelo autor. Se parte do trecho citado for suprimida, a supresso deve ser indicada com reticncias entre parnteses rectos: []. A citao pode comear com letra maiscula ou minscula, reproduzindo o texto original.

[2/16]

ASPAS
Em citaes, so usadas aspas baixas e, dentro destas, meias aspas: (). Nos restantes casos, devero ser usadas apenas aspas baixas (). Para alm das citaes, so grafados entre aspas os ttulos de partes de volumes ou materiais inditos e, eventualmente, vocbulos ou expresses que se pretenda destacar.

ITLICOS
So grafados em itlico os ttulos de publicaes (volumes autnomos) ou de produes artsticas (filmes, peas de teatro, programas de televiso, etc.), bem como os vocbulos ou expresses em lnguas estrangeiras (com excepo dos nomes prprios de pessoas e nomes de organizaes), nomes de embarcaes e marcas, cognomes e apodos, etc. Pode usar-se o itlico para destacar conceitos relevantes ou termos de uso local, bem como partes de citaes (neste ltimo caso, essa interveno deve ser indicada).

ABREVIATURAS, SIGLAS E ACRNIMOS


Na primeira ocorrncia de siglas e acrnimos aconselha-se a indicao complementar das designaes completas a que correspondem ex.: Imprensa de Cincias Sociais (ICS). Se no texto se recorrer a numerosas siglas, acrnimos ou outras abreviaturas, recomenda-se ainda a incluso de uma lista das abreviaturas utilizadas e designaes completas a que correspondem. As iniciais de siglas no so seguidas de pontos (ex.: EUA, CPLP, ICS). Quando se apresenta apenas a inicial de um nome prprio, deve usar-se o ponto (ex.: M. C. da Silva). Nos acrnimos (quando a designao abreviada no corresponde precisamente s iniciais das vrias palavras), apenas a primeira letra maiscula (ex.: Deco, Prodep). As siglas e acrnimos no tm um plural diferenciado do singular (ex.: ONG, PALOP). Quando existe uma traduo de uso corrente para as siglas, deve usar-se a sigla correspondente traduo e no a sigla original (ex.: EUA e no USA, ONU e no UN).

NMEROS E PERCENTAGENS
Percentagens e permilagens devem ser escritas usando o sinal correspondente (ex.: 10% ou 10) e no por extenso. As casas decimais sero sempre separadas por vrgulas e no por pontos (ex.: 0,1). Em nmeros superiores dezena de milhar deve usar-se o espao como separador (ex.: 10 000). Usa-se a numerao para categorias como as seguintes: datas, idades, quantidades seguidas da unidade de medida, quantidades estatsticas, classificao numrica de documentos, etc.

[3/16]

2. Referncia a bibliografia e fontes


As obras a publicar devem seguir um de dois sistemas correntes de referncia a bibliografia, fontes ou outra documentao consultada e utilizada: o sistema de referncia entre parnteses ao apelido do autor e data de edio, no prprio corpo do texto (mais sinttico e aqui designado por sistema das cincias sociais), ou, em alternativa, o sistema de referncia em notas de rodap (mais adequado uma grande diversidade de fontes e documentao e aqui designado por sistema das humanidades). Em ambos os casos haver uma bibliografia final de que devem constar as referncias completas. Os autores devem escolher um ou outro sistema e aplic-lo rigorosamente, de acordo com as normas aqui descritas e exemplificadas.

A. Sistema das cincias sociais


A1. BIBLIOGRAFIA
Devem constar da referncia bibliogrfica todos os elementos necessrios para que o leitor possa identificar correctamente o texto em questo (nome do autor, data de edio, ttulo e subttulo, local, editora, etc.), de acordo com as normas aqui descritas e exemplificadas. Note-se que a referncia bibliogrfica neste sistema apresenta a data de edio logo aps o nome do autor, no que difere do sistema das humanidades. A bibliografia no dividida em seces e inclui as referncias de todas as obras citadas (e ainda, eventualmente, de outros textos que o autor julgue absolutamente necessrio incluir). A bibliografia final pode ainda ser complementada com listagens de arquivos, peridicos ou outros corpos documentais consultados; contudo, aconselha-se a utilizao do sistema das humanidades se as referncias no texto a esse tipo de fontes forem abundantes. Em colectneas de textos de vrios autores, cada artigo deve ter a sua prpria bibliografia final, mas deve optar-se por um dos sistemas de referncia para todo o volume. As entradas bibliogrficas so, por norma, apresentadas por ordem alfabtica (seguindo as convenes para a lngua portuguesa). A ordenao alfabtica automtica (feita por processadores de texto) deve ser ajustada de acordo com as especificaes que se seguem: quando para o mesmo autor h vrias entradas, estas devem seguir a ordem das datas, mesmo que em algumas delas seja organizador, compilador, etc. quando h entradas para um autor individualmente e entradas para esse autor conjuntamente com outros, estas ltimas vm depois, independentemente da data.

A1.1. AUTOR
O ltimo apelido do autor separado por vrgula dos restantes nomes [ex. 1]. Nos casos de nomes hispnicos com vrios apelidos, devero ser destacados os ltimos dois [ex. 2]. Pode optar-se por indicar apenas as iniciais dos nomes prprios ou outros que antecedam o apelido que termo de referncia; neste caso, a regra dever ser aplicada sistematicamente totalidade da bibliografia [ex. 3].

[4/16]

Em caso de a obra ser assinada conjuntamente por dois ou trs autores, mantm-se a ordem seguida na publicao e s para o primeiro autor o apelido precede os restantes nomes; os nomes dos autores so separados por vrgula e antes do ltimo acrescenta-se e [ex. 4 e ex. 5]. Em caso de a obra ser assinada conjuntamente por mais de trs autores [ex. 6], poder manter-se apenas o nome do primeiro seguido de et al., sendo esta expresso grafada em itlico e antecedida por vrgula [ex. 7]. Quando no se trata de um autor propriamente dito, mas de um organizador, coordenador ou compilador, por exemplo, essa indicao vem logo aps os nomes, abreviada (org., comp., coord., etc.) e antecedida por vrgula [ex. 5]. Poder optar-se pelo uso da expresso AAVV (autores vrios) em substituio dos nomes dos autores que assinam diferentes textos num mesmo volume, quando no h organizador(es) e aqueles so muito numerosos [ex. 8]. Em caso de texto no assinado, o autor pode ser indicado como Annimo [ex. 9]. Em caso de autoria colectiva ou institucional, a entrada bibliogrfica feita a partir do nome da organizao colectiva de autores, da entidade responsvel pela publicao ou mesmo do ttulo, como parecer mais facilmente identificvel pelo leitor [ex. 10]. Esse nome, em qualquer dos casos, pode ser abreviado por meio de sigla ou reduo (s) primeira(s) palavra(s) , de forma rigorosamente consistente com as referncias no texto [ex. 11].

A1.2. DATA
A data indicada a data de edio (ou da produo do texto quando se trata de materiais inditos) e separada das restantes informaes por pontos [ex. 1]. Se houver mais de uma entrada do mesmo autor/organizador para o mesmo ano, segue-se a ordem alfabtica dos ttulos (ignorando possveis artigos definidos no incio dos mesmos) e acrescenta-se data do primeiro texto a letra a, ao segundo, a letra b e assim sucessivamente [ex. 12]. Se for julgado conveniente, depois da data de edio indicada a data original, entre parnteses rectos [ex. 13]. Se a data de edio for desconhecida, deve indicar-se, em seu lugar, s. d.. [ex. 14].

A1.3. TTULO
Os ttulos a que se faz referncia so separados das restantes informaes por pontos [ex. 1]. Ttulo e subttulo so separados por dois pontos [ex. 2]. Ttulos de volumes autnomos (livros, peridicos) so grafados em itlico, com a primeira letra de cada palavra em maiscula [ex. 3]. De acordo com as normas para a lngua portuguesa, os artigos definidos e palavras invariveis (preposies, advrbios e conjunes) mantm a inicial minscula, excepto quando constituam a primeira palavra do ttulo ou do subttulo. Para ttulos noutras lnguas, dever seguir-se, sempre que possvel, as normas aplicveis s mesmas. Ttulos de partes de volumes ou materiais no publicados (artigos em peridicos, partes de livro, comunicaes orais, teses, etc.) so grafados em redondo (no itlico), entre aspas, s com a primeira letra da primeira palavra em maiscula [ex. 15]. Para ttulos noutras lnguas, dever seguir-se, sempre que possvel, as normas aplicveis s mesmas.

[5/16]

A1.4. ELEMENTOS COMPLEMENTARES


Aos ttulos de teses [ex. 16], partes de livro [ex. 15], comunicaes orais [ex. 17], etc. so acrescentados os elementos que permitam a sua localizao e correcta identificao, usando pontos como separadores anterior e posterior e vrgulas como separadores intermdios. Para artigos em publicaes peridicas, deve acrescentar-se o ttulo do peridico (em itlico), o nmero do volume anual (quando aplicvel) e, separado por vrgula quando h indicao do volume, o nmero sequencial [ex. 18]. Para teses e dissertaes, deve indicar-se o tipo de material e, eventualmente, a rea de estudos [ex. 16]. Para partes de livro ou outras publicaes, deve indicar-se essa dependncia com a expresso in, seguida do ttulo do volume e do nome (sem inverso do apelido) do autor da obra onde o texto est inserido (se for organizador ou equivalente deve ser acrescentada essa informao abreviada antes do nome) [ex. 15]. Aos ttulos de obras publicadas em vrios volumes pode ser acrescentada a indicao do nmero total de volumes [ex. 19]. Aos ttulos de obras que constituem volumes especficos de uma srie (no peridica) ser acrescentado o nmero de volume a que correspondem, o ttulo da srie, a indicao de eventuais coordenadores gerais, etc. [ex. 20 e ex. 21].

A1.5. LOCAL DE EDIO


De uma forma geral, para as publicaes peridicas no indicado o local de edio; exceptuam-se os casos de peridicos de difuso muito restrita e/ou com ttulos que no permitam a sua identificao sem ambiguidades. Nesses casos, essa informao surge aps o ttulo, entre parnteses [ex. 22]. Para os textos no publicados (teses, comunicaes em encontros, etc.), se h uma indicao de local ela feita como parte dos elementos complementares e separada por vrgulas [ex. 16]. Nos restantes casos, o local de edio surge depois de um ponto e separado da editora por dois pontos [ex. 1]. Deve ser indicado nome da cidade e no do pas [ex. 1], se necessrio seguido da indicao abreviada do estado a que pertence (sobretudo quando se trata de estados federados; neste caso, a separao feita por vrgula) [ex. 23]. Quando existe uma designao portuguesa comum para a cidade, esta que deve ser utilizada [ex. 24]. Quando a publicao indica dois locais de edio, so apresentados os dois, separados por e [ex. 24]. Quando a publicao indica trs ou mais cidades como local de edio, pode apresentar-se apenas o nome da primeira, seguido de e outras [ex. 25]. Quando o local de edio desconhecido, deve incluir-se, em seu lugar, a indicao s. l.. [ex. 26].

A1.6. EDITORA
De uma forma geral, para as publicaes peridicas no indicada a entidade editora; exceptuam-se os casos de peridicos de difuso muito restrita e/ou com ttulos que no permitam a sua identificao sem ambiguidades. Nestes casos, essa informao surge aps o local de edio, num mesmo parnteses [ex. 22].

[6/16]

Para os textos no publicados (teses, comunicaes em encontros, etc.), indica-se a instituio como parte dos elementos complementares, usando a vrgula como separador [ex. 16]. Nos restantes casos, a designao da entidade editora surge depois do local de edio, separada deste por dois pontos e seguida de ponto final [ex. 1]. Indica-se, de uma forma geral, a designao da editora (ou tipografia ou equivalente) indicada na obra [ex. 1 e ex. 9]. Quando a entidade editora desconhecida, deve incluir-se, em seu lugar, a indicao s/ed. [ex. 26].

A1.7. NMEROS DE PGINAS


Quando aplicvel (partes de livros, textos em peridicos, etc.), os nmeros das pginas do volume que correspondem ao texto a que se faz referncia so indicados. Em casos de partes de livro, so antecedidos por uma vrgula [ex. 15]; em casos de artigos em peridicos, o separador usado dois pontos [ex. 18]. Se a publicao no tem as pginas numeradas, deve indicar-se, em seu lugar, s. p.. [ex. 27].

A2. REFERNCIAS PARENTTICAS NO CORPO DO TEXTO


As normas relativas a estas referncias acompanham as que esto descritas para a bibliografia final, tendo em conta ainda as indicaes que se seguem. A referncia no texto feita entre parnteses curvos, por meio dos termos de referncia, isto , dos elementos que permitem a identificao do texto na bibliografia final sem margem para dvidas e que so, por norma, o apelido do autor e a data de edio do texto citado ou seus equivalentes, aos quais poder ser acrescentado o nmero da pgina para a qual se pretende remeter [ex. 28]. Quando a referncia parenttica surge aps meno do nome do autor no prprio curso do texto, deve ser-lhe imediata e incluir s a data e, eventualmente, o nmero de pgina [ex. 29]. Se h referncias sucessivas e abundantes ao mesmo texto pode omitir-se o nome do autor e indicar na referncia parenttica apenas a data e, eventualmente, o nmero de pgina [ex. 29]. Se a referncia surge j dentro de uma observao entre parnteses, deve ser separada do restante texto por ponto e vrgula [ex. 30]. As referncias a mais de um texto so separadas por ponto e vrgula [ex. 31]. Se a referncia parenttica coincidir com o final de um perodo, o sinal de pontuao que o encerra dever seguir-se-lhe [ex. 29]. Estas mesmas normas so vlidas para as referncias integradas em notas de rodap.

A2.1. AUTOR
Em caso de mais de trs autores, indicado o apelido do primeiro autor, seguido de et al. [ex. 31]. Se na bibliografia houver mais de um autor com o mesmo apelido, na referncia parenttica devem ser indicadas as iniciais do(s) primeiro(s) nome(s), sem inverso do apelido [ex. 32].

[7/16]

Organizadores, compiladores, coordenadores, etc. funcionam aqui como se de autores se tratasse, sem qualquer indicao suplementar [ex. 33].

A2.2. DATA
A data separada no nome do autor por espao [ex. 28]. Quando no curso do texto se julgar necessrio, pode ser acrescentada data de edio a data original de uma dada obra, sendo esta indicada entre parnteses rectos [ex. 34].

A2.3. NMEROS DE PGINAS


Se a referncia feita ao conjunto do texto, e no a uma ou mais pginas especficas, no so indicados quaisquer nmeros de pgina [ex. 33]. Se a referncia remeter para nmeros de pginas especficas (como acontecer obrigatoriamente em caso de citao), estes vm logo depois da data e so antecedidos por vrgula [ex. 29]. Em caso de se pretender remeter para uma ou mais pginas especficas de um texto sem nmeros de pginas, deve indicar-se, em seu lugar, s. p. ou indicar algum outro elemento que permita localizar o trecho em questo [ex. 35].

B. Sistema das Humanidades


B1. BIBLIOGRAFIA
Devem constar da referncia bibliogrfica todos os elementos necessrios para que o leitor possa identificar correctamente o texto em questo (nome do autor, ttulo e subttulo, local, editora, data de edio, etc.), de acordo com as normas aqui descritas e exemplificadas. Note-se que a referncia bibliogrfica neste sistema no apresenta a data de edio junto ao nome do autor, no que difere do sistema das cincias sociais. A bibliografia final pode, eventualmente, ser dividida em seces mutuamente exclusivas (por exemplo, Bibliografia e Fontes) e inclui as referncias de todas as obras e fontes citadas (e ainda, eventualmente, de outros textos que o autor julgue absolutamente necessrio incluir). A bibliografia final pode ainda ser complementada com listagens de arquivos, peridicos ou outros corpos documentais consultados. Em colectneas de textos de vrios autores, cada artigo deve ter a sua prpria bibliografia final, mas deve optar-se por um dos sistemas de referncia para todo o volume. As entradas bibliogrficas so, por norma, apresentadas por ordem alfabtica (segundo as convenes para a lngua portuguesa). A ordenao alfabtica automtica (feita por processadores de texto) deve ser ajustada de acordo com as especificaes que se seguem: quando para o mesmo autor h vrias entradas, estas devem seguir a ordem alfabtica dos ttulos, ignorando eventuais artigos definidos no incio dos mesmos; se a mesma pessoa for autor numa entrada e noutra for organizador, compilador, etc., essa indicao est presente mas ignora-se na ordenao, seguindo-se igualmente a ordem alfabtica dos ttulos; quando h entradas para um autor individualmente e entradas para esse autor conjuntamente com outros, estas ltimas vm depois.

[8/16]

B1.1. AUTOR
O ltimo apelido do autor separado por vrgula dos restantes nomes [ex. 36]. Nos casos de nomes hispnicos com vrios apelidos, devero ser destacados os ltimos dois [ex. 37]. Pode optar-se por indicar apenas as iniciais dos nomes prprios ou outros que antecedam o apelido que termo de referncia; neste caso, a regra dever ser aplicada sistematicamente totalidade da bibliografia [ex. 38]. Em caso de a obra ser assinada conjuntamente por dois ou trs autores, mantm-se a ordem seguida na publicao e s para o primeiro autor o apelido precede os restantes nomes; os nomes dos autores so separados por vrgula e antes do ltimo acrescenta-se e [ex. 39 e ex. 40]. Em caso de a obra ser assinada conjuntamente por mais de trs autores [ex. 41], poder manter-se apenas o nome do primeiro seguido de et al., sendo esta expresso grafada em itlico e antecedida por vrgula [ex. 42]. Quando no se trata de um autor propriamente dito, mas de um organizador, coordenador ou compilador, por exemplo, essa indicao vem logo aps os nomes, abreviada (org., comp., coord., etc.) e antecedida por vrgula [ex. 40]. Poder optar-se pelo uso da expresso AAVV (autores vrios) em substituio dos nomes dos autores que assinam diferentes textos num mesmo volume, quando no h organizador(es) e aqueles so muito numerosos [ex. 43]. Em caso de texto no assinado, o autor pode ser indicado como Annimo [ex. 44]. Em caso de autoria colectiva ou institucional, a entrada bibliogrfica feita a partir do nome da organizao colectiva de autores, da entidade responsvel pela publicao ou mesmo do ttulo, como parecer mais facilmente identificvel pelo leitor [ex. 45]. Esse nome, em qualquer dos casos, pode ser abreviado por meio de sigla ou reduo (s) primeira(s) palavra(s) , de forma rigorosamente consistente com as referncias nas notas de rodap [ex. 46].

B1.2. TTULO
Os ttulos a que se faz referncia so separados das restantes informaes por pontos [ex. 36]. Ttulo e subttulo so separados por dois pontos [ex. 37]. Ttulos de volumes autnomos (livros, peridicos) so grafados em itlico, com a primeira letra de cada palavra em maiscula [ex. 38]. De acordo com as normas para a lngua portuguesa, os artigos definidos e preposies mantm a inicial minscula, excepto quando constituam a primeira palavra do ttulo ou do subttulo. Para ttulos noutras lnguas, dever seguir-se, sempre que possvel, as normas aplicveis s mesmas. Ttulos de partes de volumes ou materiais no publicados (artigos em peridicos, partes de livro, comunicaes orais, teses, etc.) so grafados em redondo (no itlico), entre aspas, s com a primeira letra da primeira palavra em maiscula [ex. 47]. Para ttulos noutras lnguas, dever seguir-se, sempre que possvel, as normas aplicveis s mesmas.

B1.3. ELEMENTOS COMPLEMENTARES


Aos ttulos de teses [ex. 48], partes de livro [ex. 47], comunicaes orais [ex. 49], etc. so acrescentados os elementos que permitam a sua localizao e correcta identificao, usando o ponto como separador anterior e vrgulas como separadores intermdios.

[9/16]

Para artigos em publicaes peridicas, deve acrescentar-se o ttulo do peridico (em itlico), o nmero do volume anual (quando aplicvel) e, separado por vrgula quando h indicao do volume, o nmero sequencial [ex. 50]. Para teses e dissertaes, deve indicar-se o tipo de material e, eventualmente, a rea de estudos [ex. 48]. Para partes de livro ou outras publicaes, deve indicar-se essa dependncia com a expresso in, seguida do ttulo do volume e do nome (sem inverso do apelido) do autor da obra onde o texto est inserido (se for organizador ou equivalente deve ser acrescentada essa informao abreviada antes do nome) [ex. 47]. Aos ttulos de obras publicadas em vrios volumes pode ser acrescentada a indicao do nmero total de volumes [ex. 51]. Aos ttulos de obras que constituem volumes especficos de uma srie (no peridica) ser acrescentado o nmero de volume a que correspondem, o ttulo da srie, a indicao de eventuais coordenadores gerais, etc. [ex. 52 e ex. 53].

B1.4. LOCAL DE EDIO


De uma forma geral, para as publicaes peridicas no indicado o local de edio; exceptuam-se os casos de peridicos de difuso muito restrita e/ou com ttulos que no permitam a sua identificao sem ambiguidades. Nesses casos, essa informao surge aps o ttulo, entre parnteses [ex. 54]. Para os textos no publicados (teses, comunicaes em encontros, etc.), se h uma indicao de local ela feita como parte dos elementos complementares e separada por vrgulas [ex. 48]. Nos restantes casos, o local de edio surge depois de um ponto e separado da editora por dois pontos [ex. 36]. Deve ser indicado nome da cidade e no do pas [ex. 36], se necessrio seguido da indicao abreviada do estado a que pertence (sobretudo quando se trata de estados federados; neste caso, a separao feita por vrgula) [ex. 55]. Quando existe uma designao portuguesa comum para a cidade, esta que deve ser utilizada [ex. 56]. Quando a publicao indica dois locais de edio, so apresentados os dois, separados por e [ex. 56]. Quando a publicao indica trs ou mais cidades como local de edio, pode apresentar-se apenas o nome da primeira, seguido de e outras [ex. 57]. Quando o local de edio desconhecido, deve incluir-se, em seu lugar, a indicao s. l.. [ex. 58].

B1.5. EDITORA
De uma forma geral, para as publicaes peridicas no indicada a entidade editora; exceptuam -se os casos de peridicos de difuso muito restrita e/ou com ttulos que no permitam a sua identificao sem ambiguidades. Nestes casos, essa informao surge aps o local de edio, num mesmo parnteses antecedendo a data [ex. 54]. Para os textos no publicados (teses, comunicaes em encontros, etc.), indica-se a instituio como parte dos elementos complementares, usando a vrgula como separador [ex. 48]. Nos restantes casos, a designao da entidade editora surge depois do local de edio, separada deste por dois pontos e seguida de vrgula [ex. 36].

[10/16]

Indica-se, de uma forma geral, a designao da editora (ou tipografia ou equivalente) indicada na obra [ex. 36 e ex. 44]. Quando a entidade editora desconhecida, deve incluir-se, em seu lugar, a indicao s/ed. [ex. 58].

B1.6. DATA
A data indicada a data de edio (ou da produo do texto quando se trata de materiais inditos) e separada da informao precedente por vrgula [ex. 36], excepto quando diz respeito a uma publicao peridica; neste caso, o ano de edio colocado entre parnteses depois do nmero do peridico [ex. 50]. Se for julgado conveniente, depois da data de edio indicada a data original, com essa indicao abreviada e entre parnteses [ex. 59]. Se a data de edio for desconhecida, deve indicar-se, em seu lugar, s. d. [ex. 60].

B1.7. NMEROS DE PGINAS


Quando aplicvel (partes de livros, textos em peridicos, etc.), os nmeros das pginas do volume que correspondem ao texto a que se faz referncia so indicados. Em casos de partes de livro, so antecedidos por uma vrgula [ex. 47]; em casos de artigos em peridicos, o separador usado dois pontos [ex. 50]. Se a publicao no tem as pginas numeradas, deve indicar-se, em seu lugar, s. p. [ex. 61].

B2. REFERNCIAS EM NOTA DE RODAP


A referncia feita em nota de rodap, ou seja, no fim da pgina em que surge a chamada de nota. A primeira referncia a cada texto deve conter os elementos constantes da entrada da bibliografia a que diz respeito, embora com as seguintes alteraes de forma: no h inverso do apelido do primeiro autor [ex. 62] nem vrgula antes do nome do ltimo autor (quando aplicvel) [ex. 65]; as separaes feitas passam, em geral, a ser feitas por vrgulas, mantendo-se, contudo, os dois pontos a separar o local de edio e a editora [ex. 62] e ainda, tratando-se de peridicos, antes dos nmeros de pginas para que se remete [ex. 63]; os dados de edio (local, editora, data), quando aplicvel, so colocados entre parnteses [ex. 62]; desaparece o mbito total de pginas de partes de livros ou artigos em peridicos, remetendo-se sempre apenas para alguma(s) pgina(s) da publicao, conforme aplicvel [ex. 62]; note-se que, excepo dos textos de peridicos, em que se usa dois pontos [ex. 63], os nmeros de pginas para que se remete so antecedidos por vrgulas. As referncias subsequentes ao mesmo texto so abreviadas, incluindo apenas, por norma, o apelido do autor, as primeiras palavras do ttulo seguidas de reticncias e, eventualmente, o nmero da pgina para que se pretende remeter, sempre separados por vrgulas [ex. 64]. Se esta forma abreviada no for suficiente para distinguir vrias publicaes, pode acrescentar-se, entre o ttulo abreviado e o nmero de pgina para que se remete, o nmero de volume, a data ou outro elemento que permita desfazer a ambiguidade [ex. 65].

[11/16]

Se houver vrias referncias seguidas na mesma nota, devem ser separadas por ponto e vrgula [ex. 64]. As referncias podem ser includas numa nota de rodap com outros comentrios [ex. 65]. Em nenhum caso dever ser usada a expresses como op. cit. e tambm se dever evitar as expresses, idem, ibidem, a menos que se refira a uma obra citada na nota imediatamente anterior.
A. SISTEMA DAS CINCIAS SOCIAIS EXEMPLOS REFERIDOS [Ex. 1] [Ex. 2] [Ex. 3] [Ex. 4] [Ex. 5] [Ex. 6] [Ex. 7] [Ex. 8] [Ex. 9] [Ex. 10] [Ex. 11] [Ex. 12] Afonso, Joana. 2002. Os Circos No Existem. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Gmez Fortes, Braulio. 2008. O Controlo Poltico dos Processos Constituintes: Os Casos de Espanha e Portugal. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Rosa, M. J. V., e C. Vieira. 2003. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Rosa, Maria Joo Valente, e Cludia Vieira. 2003. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Bastos, Cristiana, Miguel Vale de Almeida, e Bela Feldman-Bianco, coord. 2002. Trnsitos Coloniais: Dilogos Crticos Luso-Brasileiros. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Freire, Andr, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhes, e Ana Esprito-Santo. 2003. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-Eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Freire, A., et al. 2003. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-Eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. AAVV. 1987. O Estado Novo: Das Origens ao Fim da Autarcia, 1926-1959. Vol. II. Lisboa: Editorial Fragmentos. Annimo. 1881. Banhos Sulpho-Alcalinos de Cabeo de Vide. Porto: Typographia Central. Imprensa Nacional. 1946. Secretariado Nacional da Informao, Cultura Popular e Turismo: Legislao. Lisboa: Imprensa Nacional. IN. 1946. Secretariado Nacional da Informao, Cultura Popular e Turismo: Legislao. Lisboa: Imprensa Nacional. Bonifcio, M. F. 2007a. Estudos de Histria Contempornea de Portugal. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Bonifcio, M. F. 2007b. O Sculo XIX Portugus. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. [Ex. 13] [Ex. 14] [Ex. 15] [Ex. 16] Bonifcio, M. F. 2007b [2002]. O Sculo XIX Portugus. 2. ed. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Chaves, Lus. S. d. Arte del Pueblo Portugus. Lisboa: SPN. Aboim, Sofia. 2005. As orientaes normativas da conjugalidade. In Famlias em Portugal, org. Karin Wall, Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais,169-230. Vasconcelos, Joo. 2007. Espritos atlnticos: um espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde. Tese de doutoramento em Cincias Sociais com especializao em Antropologia Social e Cultural, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa. Lechner, Elsa. 2005. Migrao e psiquiatria transcultural. Comunicao apresentada no Colquio Internacional A Priso, a Psiquiatria e a Rua, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 6-7 de Junho. Martins, Fernando. 2004. Historiografia, biografia e tica. Anlise Social, XXXIX, n. 171: 391-408. Lains, Pedro, e lvaro Ferreira da Silva, org. 2005. Histria Econmica de Portugal (1700-2000). 3 vols. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais.

[Ex. 17] [Ex. 18] [Ex. 19]

[12/16]

[Ex. 20] [Ex. 21]

Pedreira, Jorge. 2005. A indstria. In Histria Econmica de Portugal (1700-2000), org. Pedro Lains e lvaro Ferreira da Silva. Vol. I, O Sculo XVIII. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 177-208 Oliveira, Csar. 1992. A evoluo poltica. In Portugal e o Estado Novo (1930-1960), coord. Fernando Rosas. Vol. XII de Nova Histria de Portugal, dir. Joel Serro e A. H. Oliveira Marques. Lisboa: Editorial Presena, 21-85. Marta, M. Cardoso. margem de gulodices. Feira da Ladra (Lisboa: Gusmo Navarro, 1929), 1, n. 5: 159-162. Cox, T. F., ed. 1967. Risk Taking and Information Handling in Consumer Behavior. Cambridge, MA: Harvard University Press. Jardine, Lisa. 1996. Reading Shakespeare Historically. Londres e Nova Iorque: Routledge. Israel, M., e I. Hay. 2006. Research Ethics for Social Scientists. Londres e outras: Sage Publications. Magalhes, Gualberto. 1940. guas de So Pedro atravez da Imprensa. S. l.: s. ed. Chaves, Lus. 1948. O novo Museu de Arte Popular em Belm. Panorama, 35: s. p. O estudo foi realizado com base na informao recolhida e apresentada anteriormente (Silva 2005). Vale a pena destacar aqui o ltimo livro de Maria Silva (2002) e, em particular, a forma como esse conceito trabalhado pela autora (2002, 33-47). O fenmeno ganha novas dimenses de anlise por ser considerado um processo contnuo e pouco visvel (2002, 34). Chegou cidade (como relata numa das suas primeiras cartas; Martins 1954, 156) e procurou um primo. Vrios autores referem o problema (Afonso 2002, 33; Rosa e Vieira 2003, 56; Freire et al. 2003, 45-52). O autor afirma que esta prtica recente (M. Santos 2004, 45). Outros adiantam que no poderia ter surgido antes por razes de organizao geral (A. Santos 2004, 76). O volume Famlias em Portugal (Wall 2005) rene textos de vrios autores. Num texto anterior (Bonifcio 2007b [2002]), a autora considerava j este aspecto da maior importncia. Os valores apresentados pelo autor (Ferreira 1998, anexo A) corroboram a afirmao.

[Ex. 22] [Ex. 23] [Ex. 24] [Ex. 25] [Ex. 26] [Ex. 27] [Ex. 28] [Ex. 29]

[Ex. 30] [Ex. 31] [Ex. 32] [Ex. 33] [Ex. 34] [Ex. 35]

B. SISTEMA DAS HUMANIDADES EXEMPLOS REFERIDOS [Ex. 36] [Ex. 37] [Ex. 38] [Ex. 39] [Ex. 40] [Ex. 41] [Ex. 42] Afonso, Joana. Os Circos No Existem. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2002. Gmez Fortes, Braulio. O Controlo Poltico dos Processos Constituintes: Os Casos de Espanha e Portugal. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2008. Rosa, M. J. V., e C. Vieira. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003. Rosa, Maria Joo Valente, e Cludia Vieira. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003. Bastos, Cristiana, Miguel Vale de Almeida, e Bela Feldman-Bianco, coord. Trnsitos Coloniais: Dilogos Crticos Luso-Brasileiros. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2002. Freire, Andr, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhes, e Ana Esprito-Santo. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-Eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003. Freire, A., et al. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-Eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003.

[13/16]

[Ex. 43] [Ex. 44] [Ex. 45] [Ex. 46] [Ex. 47] [Ex. 48]

AAVV. O Estado Novo: Das Origens ao Fim da Autarcia, 1926-1959. Vol. II. Lisboa: Editorial Fragmentos, 1987. Annimo. Banhos Sulpho-Alcalinos de Cabeo de Vide. Porto: Typographia Central, 1881. Imprensa Nacional. Secretariado Nacional da Informao, Cultura Popular e Turismo: Legislao. Lisboa: Imprensa Nacional, 1946. IN. Secretariado Nacional da Informao, Cultura Popular e Turismo: Legislao. Lisboa: Imprensa Nacional, 1946. Aboim, Sofia. As orientaes normativas da conjugalidade. Em Famlias em Portugal, org. Karin Wall, 169-230. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005. Vasconcelos, Joo. Espritos atlnticos: um espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde. Tese de doutoramento em Cincias Sociais com especializao em Antropologia Social e Cultural, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, 2007. Lechner, Elsa. Migrao e psiquiatria transcultural. Comunicao apresentada no Colquio Internacional A Priso, a Psiquiatria e a Rua, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 6-7 de Junho, 2005. Martins, Fernando. Historiografia, biografia e tica. Anlise Social, XXXIX, n. 171 (2004): 391-408. Lains, Pedro, e lvaro Ferreira da Silva, org. Histria Econmica de Portugal (1700-2000). 3 vols. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005. Pedreira, Jorge. A indstria. In Histria Econmica de Portugal (1700-2000), org. Pedro Lains e lvaro Ferreira da Silva. Vol. I, O Sculo XVIII. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005, 177-208.. Oliveira, Csar. A evoluo poltica. In Portugal e o Estado Novo (1930-1960), coord. Fernando Rosas. Vol. XII de Nova Histria de Portugal, dir. Joel Serro e A. H. Oliveira Marques. Lisboa: Editorial Presena, 1992, 21-85. Marta, Manuel Cardoso. margem de gulodices. Feira da Ladra (Lisboa: Gusmo Navarro, 1929), 1, n. 5: 159-162. Cox, T. F., ed. Risk Taking and Information Handling in Consumer Behavior. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1967. Jardine, Lisa. Reading Shakespeare Historically. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1996. Israel, M., e I. Hay. Research Ethics for Social Scientists. Londres e outras: Sage Publications, 2006. Magalhes, Gualberto. guas de So Pedro atravez da Imprensa. S/l.: s/ed., 1940. Bonifcio, M. F. O Sculo XIX Portugus. 2. ed. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2007 (ed. or. 2002). Chaves, Lus. Arte del Pueblo Portugus. Lisboa: SPN, s/d. Chaves, Lus. O novo Museu de Arte Popular em Belm. Panorama, 35 (1948): s. p. Sofia Aboim, As orientaes normativas da conjugalidade, in Famlias em Portugal, org. Karin Wall (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005), 169.
1 1 1 1

[Ex. 49] [Ex. 50] [Ex. 51] [Ex. 52] [Ex. 53]

[Ex. 54] [Ex. 55] [Ex. 56] [Ex. 57] [Ex. 58] [Ex. 59] [Ex. 60] [Ex. 61] [Ex. 62] [Ex. 63] [Ex. 64] [Ex. 65]

Fernando Martins, Historiografia, biografia e tica, Anlise Social, XXXIX, n. 171 (2004): 391. Aboim, As orientaes, 169; Martins, Historiografia, 391.

Pedro Lains e lvaro Ferreira da Silva, org., Histria Econmica de Portugal (1700-2000), 3 vols. (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005). De acordo com os autores, esta perspectiva enriquecedora (Lains e Silva, org., Histria, vol. I, 33) e permite conhecer melhor o fenmeno (Lains e Silva, org., Histria, vol. II, 15).

[14/16]

A. SISTEMA DAS CINCIAS SOCIAIS [quadro-resumo]


Tipo de documento: Livro, um s autor Livro, dois ou trs autores Livro, mais de trs autores Livro com organizador/coordenador Captulo/parte de livro Artigo em revista acadmica Tese ou dissertao Comunicao em encontro Artigo em jornal/revista Recenso Texto em stio na Internet No texto (com n. de pg.): (Afonso 2002, 33) (Rosa e Vieira 2003, 33) (Freire et al. 2003, 33) (Barreto 2005) (Aboim 2005, 223) (Martins 2004, 395) (Vasconcelos 2007, 33) (Lechner 2005, 3) (Fernandes 1985) (Wiik 2005) (ICS s/d) Na bibliografia: Afonso, Joana. 2002. Os Circos No Existem. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Rosa, Maria Joo Valente, e Cludia Vieira. 2003. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Freire, Andr, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhes, e Ana Esprito-Santo. 2003. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-Eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Barreto, Antnio, org. 2005. Globalizao e Migraes. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Aboim, Sofia. 2005. As orientaes normativas da conjugalidade. In Famlias em Portugal, org. Karin Wall. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 169-230. Martins, Fernando. 2004. Historiografia, biografia e tica. Anlise Social, XXXIX, n. 171: 391-408. Vasconcelos, Joo. 2007. Espritos atlnticos: um espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde. Tese de doutoramento, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa. Lechner, Elsa. 2005. Migrao e psiquiatria transcultural. Comunicao apresentada no Colquio Internacional A Priso, a Psiquiatria e a Rua, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 6-7 de Junho. Fernandes, Jos Manuel. 1985. Lisboa: uma cidade sem projecto, Expresso, 19 de Outubro, Revista, 24r. Wiik, Flvio Braune. 2005. Recenso de Cincia, Poder, Aco: As Respostas SIDA, de Cristiana Bastos, Etnogrfica, IX, n.2: 409-410. ICS. S. d. Regulamento do Arquivo de Histria Social, Instituto de Cincias Sociais, http://www.ics.ul.pt/ahsocial/site.asp?doc=31809898714&ln=p&mm=3&mnid=4&ctmid=7.

[15/16]

B. SISTEMA DAS HUMANIDADES [quadro-resumo]


Tipo de documento: Livro, um s autor Livro, dois ou trs autores Livro, mais de trs autores Na nota, primeira ocorrncia (com n. de pg.):
1

Na bibliografia: Afonso, Joana. Os Circos No Existem. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2002. Rosa, Maria Joo Valente, e Cludia Vieira. A Populao Portuguesa no Sculo XX. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003. Freire, Andr, Marina Costa Lobo, Pedro Magalhes, e Ana Esprito-Santo. As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-eleitoral, Base de Dados. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003. Barreto, Antnio, org. Globalizao e Migraes. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005. Aboim, Sofia. As orientaes normativas da conjugalidade. Em Famlias em Portugal, org. Karin Wall, 169-230. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005. Martins, Fernando. Historiografia, biografia e tica. Anlise Social, XXXIX, n. 171 (2004): 391-408. Vasconcelos, Joo. Espritos atlnticos: um espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde. Tese de doutoramento, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, 2007. Lechner, Elsa. Migrao e psiquiatria transcultural. Comunicao apresentada no Colquio Internacional A Priso, a Psiquiatria e a Rua, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 6-7 de Junho, 2005. Fernandes, Jos Manuel. Lisboa: uma cidade sem Projecto, Expresso, 19 de Outubro, 1985, Revista, 24r. Wiik, Flvio Braune. Recenso de Cincia, Poder, Aco: As Respostas SIDA, de Cristiana Bastos, Etnogrfica, IX, n. 2 (2005): 409-410. ICS. Regulamento do Arquivo de Histria Social, Instituto de Cincias Sociais, http://www.ics.ul.pt/ahsocial/site.asp?doc=31809898714&ln=p& mm=3&mnid=4&ctmid=7, s/d.

Joana Afonso, Os Circos No Existem (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2002), 33.

Maria Joo Valente Rosa e Cludia Vieira, A Populao Portuguesa no Sculo XX (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003), 33.

Andr Freire et al., As Eleies Legislativas de 2002: Inqurito Ps-eleitoral, Base de Dados (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2003), 33. Antnio Barreto, org., Globalizao e Migraes (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005).
1 1

Livro com organizador/coordenador Captulo/parte de livro

Sofia Aboim, As orientaes normativas da conjugalidade, em Famlias em Portugal, org. Karin Wall (Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2005), 223.

Artigo em revista acadmica Tese ou dissertao

1 Fernando Martins, Historiografia, biografia e tica, Anlise Social, XXXIX, n. 171 (2004): 395. 1

Joo Vasconcelos, Espritos atlnticos: um espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde (tese de doutoramento, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, 2007), 33. Elsa Lechner, Migrao e psiquiatria transcultural (comunicao apresentada no Colquio Internacional A Priso, a Psiquiatria e a Rua, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 6-7 de Junho, 2005), 3. Jos Manuel Fernandes, Lisboa: uma cidade sem projecto, Expresso, 19 de Outubro, 1985, Revista, 24r.

Comunicao em encontro

Artigo em jornal/revista Recenso Texto em stio na Internet

Flvio Braune Wiik, recenso de Cincia, Poder, Aco: As Respostas SIDA, de Cristiana Bastos, Etnogrfica, IX, n. 2 (2005): 410. ICS, Regulamento do Arquivo de Histria Social, Instituto de Cincias Sociais, http://www.ics.ul.pt/ahsocial/site.asp?doc= 31809898714&ln=p&mm=3&mnid=4&ctmid=7, s/d.

[Referncias subsequentes]

Quando h mais de uma referncia ao mesmo material, aps a primeira ocorrncia deve usar-se a seguinte forma abreviada: 2 Afonso, Os Circos, 33. No caso de esta forma abreviada introduzir ambiguidade, ser acrescentado um elemento que a desfaa (data, nmero de volume, etc.): 2 Freire et al., As Eleies, vol. 1, 33.; Boaventura, Relatrio, 1934, 33.

[16/16]

Vous aimerez peut-être aussi