Vous êtes sur la page 1sur 25

1

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA DO PROJETO CIDADE DA JUSTIA

ntroduo

Este caderno estabelece as condies e requisitos tcnicos que devero ser obedecidos pela Construtora na execuo dos servios e, em conjunto com todos os projetos, Normas Tcnicas Brasileiras aqui citadas ou ainda aquelas que porventura venham a substitu-las, servir de documento hbil a ao da Fiscalizao. A Construtora, antes do incio de qualquer uma das atividades relacionadas com a obra deve ter, obrigatoriamente, conhecimento total e perfeito de todos os projetos com respectivos memoriais, deste caderno de especificaes e das condies locais onde sero implantadas as edificaes. Qualquer dvida sobre este caderno de especificaes, ou ainda, sobre os detalhes dos projetos, dever ser discutida com o proprietrio ou com os arquitetos, autores do projeto e coordenadores dos demais projetos complementares, com antecedncia mnima de 10 (dez) dias sobre a data prevista no cronograma contratual. A Construtora, nos termos da legislao vigente, assume integral responsabilidade tcnica e civil sobre todos os materiais e servios adotados na execuo da obra. A Construtora fornecer todos os materiais, mo-de-obra, e as mquinas necessrias para a realizao dos trabalhos previstos em detalhes constantes do presente memorial, isto , servios

preliminares, fundaes, estruturas, alvenarias, impermeabilizaes etc. Para execuo das obras projetadas, o presente Memorial no limita a aplicao da boa tcnica e experincia por parte da Construtora, indicando apenas as condies mnimas necessrias as quais devero obrigatoriamente atender s normas e especificaes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT),quanto a sua execuo e aos materiais empregados

Consideraes preliminares

A execuo dos servios obedecer rigorosamente aos projetos e estas especificaes, no podendo ser inserida qualquer modificao sem o consentimento por escrito da fiscalizao. Os projetos e especificaes so elementos que se completam, devendo as eventuais discordncias serem resolvidas pela fiscalizao com a seguinte ordem de prevalncia: projetos e especificaes. Nessas especificaes fica esclarecido que s ser permitido o uso de materiais ou equipamentos similares aos especificados, se rigorosamente equivalentes, isto , desempenharem idnticas funes construtivas e apresentarem as mesmas caractersticas formais e tcnicas.

De modo algum a atuao da fiscalizao eximir ou atenuar a responsabilidade pela perfeio da obra em todos os seus detalhes. Os servios e materiais obedecero sempre s normas e mtodos pertinentes da ABNT.

Os quantitativos das planilhas anexos aos projetos so apenas indicativos, devendo a Construtora orar a obra, levando em conta todos os servios, materiais e quantitativos necessrios perfeita execuo dos servios definidos em projeto e especificaes tcnicas.

Os materiais a serem empregados na obra devero ser novos, de primeira qualidade e obedecero as especificaes do presente memorial, s normas da ABNT no que couber e, na falta destas, ter suas caractersticas reconhecidas em certificados ou laudos emitidos por laboratrios tecnolgicos idneos. Caber Construtora a elaborao dos desenhos as built incidentes sobre todas as reas e projetos relacionados neste memorial.

Limpeza do Terreno

Em toda a rea destinada implantao dos edifcios, bem como naquelas adjacentes em que haja trabalhos auxiliares, dever ser procedida a limpeza geral: Qualquer ocorrncia em Obra que comprovadamente impossibilite a execuo das fundaes dever ser imediatamente comunicado a Fiscalizao. Merecem maior destaque, entre outras:- Fundaes remanescentes das edificaes demolidas; - Canalizaes no indicadas no levantamento; - Vazios de subsolo causados por formigueiros ou poos das edificaes anteriores; -Troncos e razes de difcil remoo; Somente com comprovao previa e comprovada impossibilidade executiva podero ser realizadas modificaes no Projeto de Fundaes. Para perfeita verificao do comportamento das fundaes poder ser exigida prova de carga. As despesas decorrentes sero de responsabilidade da Construtora. Ficaro sob inteira responsabilidade da Construtora as providncias e medidas necessrias para providenciar os locais para onde sero removidos os detritos e terra imprpria, procedentes da limpeza do terreno, ficando, portanto, proibido o uso desses elementos para qualquer finalidade dentro do recinto da obra ou reas adjacentes.

Locao das Obras

Concludos os trabalhos de limpeza, a Construtora dever proceder a locao planialtimtrica das reas trabalhadas, definir os eixos das edificaes e dos vrios elementos da obra como plats e etc., conforme implantao do projeto de arquitetura e confirmado pelos projetos complementares. As marcaes devem ser feitas por meio de quadros de madeira, que dever ser aprovada pela Fiscalizao. Escavao Manual Devero ser executadas as escavaes necessrias para a realizao da Obra. A terra escavada dever ser amontoada no mnimo a 50 cm da borda e quando necessrio sobre pranchas de madeira, de preferncia de um s lado, liberando o outro para acessos e armazenamento de materiais e tomando-se os cuidados devidos no tocante ao carregamento por guas. Escavao Mecnica

Os equipamentos bsicos necessrios aos servios de escavao para implantao de dispositivos de escavao compreendem: a) caminho basculante; b) escavadeira hidrulica; c) compressores; d) outros equipamentos tais como p, enxada, martelo e etc. Qualquer alterao com relao ao comprimento das escavaes, durante sua fase de execuo, a Construtora deve informar imediatamente a fiscalizao. As operaes necessrias execuo das escavaes para implantao dos dispositivos de drenagem compreendem: a) limpeza do terreno deve atender ao disposto na ET-DE-Q00/001; b) escavao e carga do material devem atender ao disposto na ET-DE-Q00/002; c) depsito do material excedente deve atender ao disposto na ET-DE-Q00/005. A escavao deve ser manual somente quando as dimenses ou a localizao da obra no permitirem a escavao mecnica. As valas devem ser abertas com as dimenses e nas posies estabelecidas no projeto, no sentido de jusante para montante, com declividade longitudinal mnima do fundo de 1%, exceto quando indicada em projeto. O material escavado pode, a critrio da fiscalizao, ser reservado, no todo ou em parte, para posterior aproveitamento. Quando no ocorrer a reserva, o material deve ser transportado para um depsito de material excedente. A fiscalizao deve ser avisada com antecedncia quando houver a necessidade de empregar explosivos para a execuo da escavao.

Movimento de terra A Construtora executar todo o movimento de terra necessrio e indispensvel para o nivelamento

do terreno nas cotas fixadas no projeto de arquitetura. Na execuo da terraplanagem, de cortes e de aterros devero ser obedecidas as normas tcnicas da ABNT para tais servios. As reas externas devero ser niveladas de forma a permitir sempre fcil acesso e escoamento das guas superficiais

Barraces e Banheiros

Os barraces para alojamento, refeitrio, escritrio de obra, guarda de ferramentas e guarda de materiais devero ser locados de forma a no prejudicar o desenvolvimento da obra. Os barraces destinados guarda de materiais devem se localizar de forma a ser facilmente acessvel tanto para o recebimento de materiais como para a utilizao destes na obra.

Os banheiros, bem como os chuveiros, devem ser ligados rede provisria de esgotos que encaminhar os dejetos para as fossas spticas projetadas que devero ser construdas logo no incio das obras no local definido em projeto.

Tapumes e Segurana A obra dever ser cercada por tapumes para evitar transtornos. Sero de uso obrigatrio os

equipamentos de proteo individual como: capacetes, protetores faciais, culos de segurana, equipamentos para proteo nos ps, pernas, mos e braos, cintos de segurana, equipamentos de proteo auditiva e etc., conforme o caso.

Tratamento do Solo

Nas reas que recebero aterro, situados acima do nvel original do terreno, dever ser feito tratamento do solo com produto com persistncia residual prolongada comprovada em solo de padro argiloarenoso, a base do princpio ativo Clorpirifs, na concentrao de aplicao de 1% de princpio ativo, utilizando como solvente gua. A calda deve ser aplicada quando o aterramento estiver completo, nivelado e pronto para receber o contrapiso. Aps o tratamento deve ser instalado o contrapiso, sem novas adies de aterro ou manipulaes do local. Denominao do produto comercial: DURSBAN 4EBR 480CE
R

Caso ocorram manipulaes com substituio de solo nas reas j tratadas, as mesmas devero receber reforo do tratamento acima descrito. A execuo do contrapiso poder ser iniciada assim que o odor diminuir, quando ocorre o secamento do solo. As rvores localizadas no entorno prximo das edificaes a serem construdas (at a distncia de 10 a 15m) devem ser inspecionadas quanto presena de ninhos de cupins arborcolas. Esses cupins nativos so comuns em reas de clima quente. Embora pouco agressivos, podem penetrar nas edificaes em busca de madeira. Caso ninhos sejam encontrados, a simples remoo mecnica da totalidade da construo termtica ser eficiente para eliminar o problema sem tratamento qumico. rvores cujo tronco esteja oco ou mostre sinais de maior comprometimento por ataque de cupins devem ser removidas, incluindo razes.

Fundaes

Qualquer ocorrncia em obra que comprovadamente impossibilite a execuo das fundaes dever ser comunicada fiscalizao. Entre outras, merecem maior destaque: fundaes remanescentes das edificaes existentes a serem demolidas. A execuo das fundaes dever seguir criteriosamente as especificaes das empresas responsveis pelo projeto de fundaes, bem como as normas tcnicas especficas. Os servios somente devero ser iniciados aps a aprovao pela fiscalizao e da locao da obra.

Estrutura em Concreto Armado

A estrutura de concreto dever ser executada em estrita obedincia ao projeto arquitetnico, ao projeto estrutural e s normas da ABNT. Nenhum elemento estrutural dever ser concretado sem autorizao da fiscalizao. Qualquer divergncia entre o projeto de estrutura e os demais projetos dever ser comunicada fiscalizao. Dever ser tomado especial cuidado para que o recobrimento da armao obedea ao especificado no projeto estrutural, a fim de evitar que o concreto seja danificado ao longo do tempo pelo meio agressivo. Para garantir o recobrimento da ferragem devem ser utilizados afastador de concreto (pastilhas) moldados previamente, sendo a eles incorporado um amarril de arame recozido que os fixar ferragem. Antes da concretagem (por ocasio da verificao da ferragem) devem ser retirados do fundo das formas com um im na ponta de uma vareta todas as pontas de arame, pregos e pontas de ferro. As formas devem ser copiosamente molhadas (encharcadas) antes da concretagem, mesmo que se utilize desmoldante. A construtora dever elaborar projeto das formas a serem utilizadas, bem como do seu escoramento, com as placas dispostas harmoniosamente e levando-se em considerao os nveis de concretagem com distribuio uniforme das amarraes, evitando a deformao das formas, assim como manter os afastamentos convenientes das armaes em relao superfcie do concreto. A execuo das formas, escoramentos e cimbramentos dever garantir o nivelamento, prumo, esquadro e alinhamento das peas, devendo a verificao ser feita por aparelho. Devero ser dimensionadas de acordo com os esforos a que sero submetidas. As cotas e nveis devero obedecer rigorosamente ao projeto de estruturas. Os furos para passagem de tubulaes em elementos estruturais devem ser assegurados com a colocao de caixas ou pedaos de tubos nas formas, de acordo com os projetos de estruturas e de instalaes. No podero ser feitas furaes nas peas estruturais seno aquelas previstas no projeto. As furaes para escoamento de gua, mesmo que eventual, devero ser feitas com tubos de PVC que ficaro incorporados s peas de concreto. As formas muito altas e ou largas devero ser "amarradas" com ferro de 3/16" passante pelos dois lados da forma atravs de mangueira (tubo de PVC rgido) para que seja evitado o "embarrigamento" da forma.

10 Lajes

No projeto esto previstas lajes: - Laje de piso dos blocos trreo, primeiro segundo ,terceiro e quarto pavimentos.

11 Pilares

12 Pilares da edificao so concreto armqdo. A locao e dimenso, previstas no projeto estrutural, no podem ser alteradas

13 Cobertura

As estruturas das coberturas das edificaes devero ser executadas segundo as seguintes especificaes: Tesouras e teras em perfis metlicos, espaadas de acordo com o tamanho das telhas As telhas de toda a edificao sero do tipo Termoacstica marca Galvalume Trapzio AT40/1020 com PU 30mm, e as cumeeiras prprias para esta finalidade. Ver Prancha 05/20.

14 Impermeabilizaes

Devero ser impermeabilizados todos os locais e elementos arquitetnicos ou estruturais que tiverem contato permanente ou temporrio com umidade, a fim de impedir a passagem da mesma para o interior do edifcio ou de um ambiente para o outro, mesmo que no indicados no projeto ou neste memorial, mas que se faa necessrio impermeabilizao. Os servios de impermeabilizao somente sero iniciados aps colocao de todos os elementos fixos, tais como ralos, tubulaes diversas, antenas, caixas de passagem, etc. Os servios de

impermeabilizao devero ser feitos com as superfcies a serem impermeabilizadas perfeitamente limpas e secas. A Construtora ser a nica responsvel pela garantia de qualidade das impermeabilizaes executadas, no mnimo, pelo espao de tempo estabelecido no Cdigo Civil Brasileiro, devendo refazer inteiramente as impermeabilizaes que apresentarem defeitos ou imperfeies. Para a execuo das impermeabilizaes devero ser obedecidas as Normas da ABNT.

15 Calhas de concreto

As guas pluviais cairo dos telhados em calhas de concreto armado impermeabilizadas com manta asfltica e ou calhas metlicas, e cairo em caixas de drenagem pluviais que fazem a rede de drenagem superficial. 16 Alvenarias

Na execuo das alvenarias a Construtora dever obedecer as Normas Tcnicas pertinentes e as seguintes recomendaes: As alvenarias sero executadas em obedincia ao determinado no projeto arquitetnico .Poderam ser executadas em tijolos cermicos,vidro e gesso acartonado com revestimento acstico.

17 Argamassa

As argamassas de assentamento podero ser preparadas mecnica ou manualmente e devero ser confeccionadas com areia mdia lavada, cimento portland . A dosagem das argamassas dever ser determinada de acordo com o tipo de alvenaria e local de sua aplicao com o trao bsico de 1:4 - cimento e areia mdia. Qualquer argamassa em cuja composio houver cimento, somente poder ser utilizada at no mximo 1 hora aps a adio de gua.

Condies Especiais de Execuo

As fiadas devero estar perfeitamente niveladas, alinhadas, aprumadas e as juntas no podero ter espessura superior a 1,4 cm para tijolos de barro. Para perfeita aderncia das alvenarias de tijolos, as superfcies de concreto a que se devam justapor, devem ser previamente chapiscadas com argamassa de cimento e areia trao 1:3. A amarrao das paredes de alvenaria nos pilares dever ser executada atravs de barras de ao de 1/4" fixadas no concreto e projetadas no interior da alvenaria. O encunhamento das alvenarias junto ao fundo de vigas ou lajes, s ser feito aps oito dias da execuo das mesmas, e devero ser interrompidas 20cm abaixo do concreto para posterior complementao das fiadas. A fiscalizao poder exigir a correo dos servios que no satisfaam as condies estipuladas neste captulo, bem como a total demolio e reconstruo das alvenarias que apresentem defeitos visveis de execuo, e a sua reconstruo ser efetuada a expensas da Construtora. Os materiais a serem utilizados nestes servios devero ser submetidos aprovao da fiscalizao antes de sua utilizao na obra.

18 Peitoris

Sero executados de acordo com projeto arquitetnico.

19 Revestimento de paredes

Todos os servios a seguir especificados devero ser executados empregando-se materiais de 1a.qualidade, mo-de-obra especializada, ferramentas e equipamentos apropriados. Antes de ser iniciado qualquer servio de revestimento de paredes, devero ser testadas as canalizaes ou redes condutoras de fluidos em geral. As superfcies a revestir devero ser limpas e molhadas antes de qualquer revestimento. A limpeza dever eliminar gorduras, vestgios orgnicos e outras impurezas que possam acarretar futuros desprendimentos. A recomposio parcial de qualquer revestimento dever ser executada com perfeio, a fim de no apresentar diferenas ou descontinuidades. Ser substitudo qualquer elemento que, por percusso, soar chocho, demonstrando assim deslocamento ou vazios.

20 Revestimento com Argamassa

Os revestimentos com argamassa no devero ultrapassar a espessura total de 2,5cm e obedecero as seguintes etapas: chapisco, emboo e reboco.

Chapisco

Executado com emprego de argamassa de cimento e areia grossa trao 1:3, lanada com jatos seguidos e fortes sobre as superfcies a serem revestidas para a perfeita aderncia.

Emboo

A execuo ser feita com o emprego de argamassa de cimento e areia mdia com o trao bsico de 1:5. Nos locais com paredes revestidas com azulejos o emboo ser do trao 1:4 cimento e areia mdia lavadas; para as reas externas o trao ser de 1:4 cimento e areia mdia lavada e 1:5 para locais revestidos com materiais cermicos. Este servio s dever ser iniciado aps a colocao dos batentes e as tubulaes embutidas. A espessura mdia do emboo dever ser de 1,5cm. Em caso de se tornar necessria uma maior espessura, deve-se empregar argamassa mista, como a utilizada para revestimentos externos.

Reboco

O revestimento em reboco ser executado de preferncia com argamassa pronta, de boa procedncia e aprovada pela fiscalizao. Dever ter a espessura mxima de 0,5cm e acabamento desempenado com desempenadeira de feltro. O emboo deve estar previamente umedecido antes do incio dos servios de colocao de reboco.

10

Caso seja utilizado argamassa mista executada na obra esta deve ser de cal hidratada e areia no trao de 1:4 para paredes internas pintadas e 1:3 para paredes externas desde que as pinturas a serem empregadas no sejam afetadas pelo cal. Notas: 1. Todos os andaimes para a execuo dos servios de revestimentos devero ser construdos independentes das paredes a revestir, de forma a no apresentar manchas de retoques dos furos das travessas. 2. O reboco final liso s dever ser executado aps a colocao de peitoris e marcos (batentes), antes da colocao de guarnies e rodaps.

21 Revestimento com porcelanato

Ser utilizado Porcelanato LOFT WH 60x60cm PORTINARI (ou similar), colocados com junta a prumo, do piso ao teto. O assentamento dever ser executado por mo-de-obra especializada, em junta prumo com todas as peas devendo ser bitoladas a fim de se manter o mesmo tamanho. A massa de assentamento poder ser pr-fabricada, a critrio da fiscalizao. Caso seja elaborada na obra o trao ser de 1:1:5 de cimento, cal hidratada e areia mdia lavada. Todas as peas devero ser da mesma procedncia e partida para garantir sua uniformidade. As juntas devero ser perfeitamente alinhadas, tanto horizontal como verticalmente. Aps o assentamento das peas, se decorridas 72 horas, as paredes sero rejuntadas com massa de rejuntamento comercial e perfeitamente limpas. .

22 Revestimento de piso

Os pisos s podero ser executados aps estarem concludos todas as canalizaes que devem ficar embutidas, bem como aps a concluso dos revestimentos das paredes e tetos. Os contrapisos devero ser executados de forma a garantir superfcies contnuas, planas, sem falhas e perfeitamente niveladas. Os pisos lavveis devero ter declividade mnima de 0,5% em direo a ralos ou portas externas. No caso de pisos em ambientes de diferente nveis, a soleira dever ser em granito.

11

Os pisos externos devero ser executados com caimento de 0,5% e acabamento necessrio para o escoamento de guas pluviais e de lavagem.

Pisos dos banheiros, lavabos, copa e rea de servio

Os pisos sero executados em porcelanato LOFT WH 60x60cm PORTINARI (ou similar), conforme detalhado no projeto arquitetnico. No sero aceitos peas empenadas ou com dimenses irregulares. A colocao dever ser feita com o emprego de argamassa colante, cimentcola ou similar, sobre argamassa de regularizao. Antes da colocao do porcelanato, deve ser verificado se todos os elementos a serem chumbados no piso j se encontram colocados, os caimentos para escoamento de guas devem ser verificados para se certificar se esto garantidos. Antes da colocao dever tambm ser verificada a perfeita limpeza na base, e seu umedecimento. Devem ser tomadas as precaues para evitar o trnsito sobre o piso antes de decorridos pelo menos 48 horas, quando ser procedida a calafetagem das juntas, em seguida limpos os ladrilhos.

Piso de estacionamento descoberto

O piso para estacionamento descoberto conforme projeto arquitetnico, dever ser executado em pavimentao asfaltica.

Canaletas para escoamento de guas pluviais

As canaletas para escoamento das guas pluviais sero executadas em tijolos de barro macios assentados sobre base de concreto. A canaleta receber internamente revestimento em argamassa com impermeabilizante.

23 Soleiras

As soleiras de granito sero necessrias entre pisos de porcelanato e carpete, tendo a largura da parede em que o vo est localizado. Onde houver encontro entre piso de alta resistncia e porcelanato haver apenas um frizo de metal.

24 Forros

12

Os forros sero executados de gesso acartonado e forro mineral removvel fine fissured lay-in branco 625x625x16mm Amstrong ou similar, conforme projeto arquitetnico. 25 Instalaes Eltricas

As instalaes eltricas sero executadas conforme o projeto eltrico e memorial descritivo especfico e em obedincia s posturas legais e Normas Tcnicas pertinentes.

Luminrias

13

14

15

16

17

18

Espelhos para Interruptores e tomadas

Os espelhos, placas, interruptores e tomadas sero todos da linha Pial Plus da PialLegrand ou similar.

Modelos de espelho e placa de tomada

As tomadas de piso tambm da Pial Legrand em termoplstico de alta resistncia com tampa retrtil na cor branca modelo 543 02 ou similar.

19

26 Instalaes Hidrulicas

As instalaes hidrulicas sero executadas conforme o projeto executivo e memorial descritivo especficos e em obedincia as posturas legais e Normas Tcnicas pertinentes. As tubulaes sero embutidas nas paredes e testadas antes do revestimento final, todas as peas especificadas sero de fabricante de alta qualidade, podendo ser substitudas apenas por peas similares desde que a qualidade comprovadamente seja a mesma.

Registros de presso e os registros de gaveta sero DECA ou similar, com acabamento com canopla cromado.

Metais e Louas Sanitrias

Sero de fabricao Deca ou similar na cor branca. Ver detalhes no projeto arquitetnico.

Figura 31 - Sifo para lavatrio, pia e tanque em metal cromado modelo 1680 C 112

Figura 32 - Tubo de ligao para bacia modelo 1968 C

Figura 33 - Ligao flexvel (30cm e 40cm) modelo 4606 D;

20

Figura 34 Vlvula para lavatrio modelo 1602 C

Figura 35 - Vlvula para tanque modelo 1606 C;

Figura 36 - Vlvula para pia de Cozinha americana modelo 1623 C

27 Esquadrias de Madeira

Devero ser obedecidos os detalhes constantes no projeto arquitetnico. As madeiras empregadas devero ser de Lei, bem secas, isentas de carunchos, sem ns, buracos ou fendas que venham a comprometer sua esttica ou durabilidade. Se houver qualquer modificao no projeto dos caixilhos, todos os desenhos de fabricao, dever ser previamente aprovados pelos autores do projeto.

Portas e Batentes

As portas e batentes devero seguir as dimenses do projeto. As folhas sero lisas em compensado semi-oca de Samauma de boa procedncia, preparadas para receber pintura esmalte, montadas em batentes de cedro com 5 cm de espessura e largura de 14 cm e 24 cm de acordo com as paredes em que iro ser instalados.

21

As guarnies em cedro tero 10cm e sero colocadas de forma que 2,5cm fiquem sobre o batente e o restante fique sobre a parede. Os batentes e as guarnies devero ser pintados com tinta esmalte sinttico branco fosco marca Suvinil ou similar. Aps a colocao dos batentes os mesmos sero protegidos a fim de evitar danos com movimento normal da obra.

Ferragens para Esquadrias de Madeira

As ferragens sero de fabricao Papaiz, em lato com acabamento cromo acetinado. Portas com dobradia mdia em lato cromoacetinado 3 x 2 ref. 1296 da Papaiz. Maanetas de lato cromo acetinado tipo alavanca ref. Elite 340 da Papaiz

28 Ferragens para Esquadrias de vidro temperado

Ferragens para portas de vidro temperado fum com espessura de 10mm do fabricante Blindex ou similar, linha SM, marca Dorma ou similar. Os cortes e perfuraes sero realizados na fbrica, antes da operao da tmpera. As arestas sero polidas.

Puxador

Puxadores tubulares em alumnio, com acabamentos acetinado, para portas de vidro temperado de 10mm

Fechadura

Fechadura tipo bico de papagaio, tamanho compacto com capacidade de atraque correspondente a 50kgf, podendo manter a porta aberta ou fechada.

22

29 Esquadrias Metlicas e Serralheria

Todos os projetos executivos das esquadrias metlicas e serralheria devero ser obrigatoriamente aprovados previamente pelos arquitetos e pelo contratante.

30 Vidros

Vidros temperados As esquadrias sero de vidro temperado cor fum, de no mnimo 8mm de espessura, ver quadro de esquadrias no projeto arquitetnico. Os vidros devem ser de primeira qualidade e no devero apresentar bolhas, deformaes ou qualquer outro defeito que o prejudique esttica ou funcionalidade. Portas externas recebero vidro temperado cor fum de 10mm.

Espelhos Os espelhos sero de cristal nacional, com espessura mnima de 4mm e bizotados 25mm nos 4(quatro) lados. Para os banheiros e lavabos um nico espelho, no sanitrio especial o espelho colocado sobre o lavatrio ser inclinado 10 .
o

31 Bancadas

Todas as bancadas dos lavabos e banheiros sero em granito de boa qualidade, devendo a fiscalizao optar pelo tipo disponvel na regio que atenda aos requisitos estticos. Ver detalhes no projeto arquitetnico.

23

32 Pinturas As superfcies que recebero pintura devero se apresentar firmes, curadas no caso de rebocos, sem partculas soltas completamente secas, isentas de graxas, leos, poeira, mofo, etc. Todas as superfcies recebero antes das tintas de acabamento, uma demo de fundo preparador de superfcie apropriado s caractersticas da pintura de acabamento e do fundo.

Paredes Externas e internas

Pintura com tinta acrlica fosco cor A 152 marca Suvinil ou Coral, com aditivo antimofo, sobre massa fina, aplicada onde indicado no projeto. a). Passar lixa grossa no reboco novo para retirar as partes soltas e escovar bem para remover a poeira. b). Aplicar a tinta com rolo, diluda com at 1 (um) litro de gua por galo, em vrias demos quanto forem necessrias para um perfeito recobrimento da superfcie base, com um intervalo mnimo de 4 (quatro horas entre elas).

Brise de concreto (casca),ser executado no canteiro de obras, em formas de Madeirit resinado, bem vibrado, conforme projeto estrutural e ter acabamento com resina hidrofugante incolor.

Superfcies Metlicas

Todas as peas metlicas devero receber base antioxidante e pintura em esmalte sinttico fosco. Com exceo da estrutura os procedimentos para pintura sero os seguintes: 1. Lixar e desoxidar completamente a superfcie, eliminando graxa, leo, ferrugem ou outros contaminantes. Caso a corroso tenha se desenvolvido em profundidade, aplicar desoxidante, lavar, enxugar bem antes da aplicao do zarco. 2. Aplicar uma ou duas demos de zarco da "Internacional". 3. Lixar, levemente, o fundo aps 24 horas de secagem; 4. Aplicar duas demos do esmalte sinttico, como acabamento, com intervalo de 24 horas entre as demos. A aplicao ser a pincel e revolver de ar comprimido. Estrutura metlica

Toda a estrutura metlica dever receber tratamento anticorrosivo, com primer base de xido de zinco ou similar.

Estacionamento Pintura das vagas de estacionamento

As vagas para estacionamento coberto e descoberto para carros e motos sero demarcadas com tinta para demarcao de vagas cor amarelo fluorescente.

24

33 Limpeza e Entrega dos Servios

A construtora dever ao longo da obra procurar manter o canteiro e os locais em obra organizados e na medida do possvel limpos. Concludos os servios em cada rea, estas devero ser limpas para facilitar a verificao por parte da fiscalizao e, sempre que possvel, vedado o acesso. Antes da entrega da obra dever ser elaborada a limpeza geral dos pisos, parede, vidros, equipamentos e reas externas. Para a limpeza, dever ser usado de um modo geral gua e sabo neutro. O uso de detergentes, solventes e removedores qumicos dever ser restrito e feito de modo a no causar danos s superfcies e peas. Devero ser utilizados apenas os produtos especificados pelos fabricantes dos materiais e componentes empregados na obra. Os pisos de cermica sero limpos com produtos adequados, no sendo permitido o uso de soda custica. Antes de ser utilizado material de limpeza especfico as superfcies devero ser limpas de respingos de tinta, manchas ou argamassa. O entulho, restos de materiais, andaimes e outros equipamentos de obra, devero ser totalmente removidos

TECNOLAJES ENGENHARIA E CONSTRUES LTDA


CNPJ: 03.748.743/0001.32 Inscrio Estadual: 01.012. 1!/001"#4 Rua Cel. Jos Galdino n 364, Bairro Bosque Rio Branco-AC - CEP.: 69.909-760 Tel: 3224-9074/ 8402-0481/8401-3042 - E-mail: aepac@uol.com.br

Rio Branco, 29 de agosto de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi