Vous êtes sur la page 1sur 7

ARTE MODERNA IMPRESSIONISMO NEO- IMPRESSIONISMO -PS-IMPRESSIONISMO

Surgido na Frana em 1874, o impressionismo foi um movimento artstico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominao impressionismo foi dada aps a declarao pejorativo do crtico de arte francs Louis Leroy (1812-1855) ao ver a tela Impression du Soleil Levant ( Impresso do Sol Nascente ) , de Monet. Segundo o critico analisou a pintura dizendo Selvagens obstinados, no querem, por preguia ou incapacidade, terminar seus quadros. Contentam-se com uns borres, que representam as suas impresses.Que farsantes! Impressionistas!.( Referncia do xerox)Obra exposta pela primeira vez em uma exposio coletiva nas salas do atelier do fotografo Felix Tournachon Nadar (1820-1910), no dia 15 de abril de 1874, em Paris. O sentido verdadeiramente renovador e revolucionrio dos impressionistas esta no fato de terem elaborado, base de suas observaes pessoais, novas concepes do desenho, da cor e da luz, que constituram a teoria impressionista da pintura. [1] O movimento foi um marco na arte moderna. Os autores impressionistas no mais se preocupavam com os ensinamentos do Realismo ou da academia, e mesmo se mantinham alguns aspectos do realismo, no se comprometiam com denncia social. Reproduziam paisagens urbanas e suburbanas. Os pintores impressionistas pesquisavam a produo pictrica, no se interessavam em temticas nobres ou no retrato fiel da realidade e sim na criao de novas formas de registrar a luz e as cores, decompondo-as, captando o instante em que a ao acontecia. As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontneas, inspiradas na natureza.

Origem do termo plein-air

Tomando por base as caractersticas enunciadas constata-se, ento, que uma das proposies estticas do impressionismo era a pintura a plein air, a cu aberto. Para se pintar de modo verdadeiro necessrio que se pinte o que se v, onde se v e da forma como se v. Utiliza-se o olho como fonte primordial de construo (Arruda de Menezes, 1997: 558)2.

Impressionismo d nova viso conceitual da natureza, baseada na experincia visual direta da natureza: ela o que vemos ou sentimos. No h mais uma hierarquia temtica, apenas um motivo. A unidade da obra est na linguagem da pintura, nos elementos que a compem. A arte alegre, vibrante e moderna dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. Eles no se preocupam em discutir em sua arte os dramas humanos, polticos e sociais da poca. Pode-se dizer que foram alienados polticos, inaugurando uma arte de carter decorativo. Prevalecem a luz e a cor natural, captura externamente e no mais nos interiores dos atelis. a presena da natureza, as transparncias luminosas, a claridade das cores, o plein-air. a sugesto de

felicidade e de vida harmoniosa que transparece nas imagens criadas pelos impressionistas. Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A nfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratao de uma imagem mais de uma vez, porm em horrios e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia.

A influncia da luz sobre a cor Os impressionistas procuravam retratar em suas telas os reflexos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Qualquer mudana no ngulo destes raios implicava uma alterao de cores e tons. Assim, os impressionistas adotaram uma concepo dinmica da cor. A luz solar ao incidir sobre os elementos coloridos da natureza, d a eles diferentes tonalidades, reflete estas tonalidades no espao ou sobre outros objetos coloridos, provocando reflexos simultneos e coloridos. Os impressionistas eliminaram os menores detalhes e sugeriram formas menos definidas. Eles preferiam corem primrias como o vermelho, amarelo e o azul e complementares - verde, prpura e laranja. Para realar a qualidade de cada uma das cores, usavam a justaposio das cores primarias, que quando vistas a uma certa distncia e contrastavam com uma cor complementar.
As tcnicas No mais misturavam as tintas antes de aplic-las, mas sim, aplicavam-nas puras, direto na tela para deixar que os olhos fizessem a composio. As pinceladas deixaram de ser contnuas. A luz e a cor se tornaram o personagem principal: no importa se numa moa, num jardim ou num prdo-sol. Monet se valeu dos efeitos da luz natural sobre as paisagens para reproduzir o mesmo tema em variados momentos do dia, na tentativa de registrar o breve e nico momento em que aquele espao se apresentaria com aquelas cores e aquela luminosidade. Assim, mostrou que mesmo o que parece estar parado pode estar mudana contnua, tal qual a prpria vida. A sombra no precisa ser necessariamente negra, o tempo s um instante que passa. Os temas Passaram a ser contemporneos, cotidianos, dedicados aos pequenos prazeres. E, do ponto vista compositivo, outra inovao: o tema do quadro no precisa estar necessariamente no centro influncia das gravuras japonesas que os artistas dessa poca descobriram. Alis, s vezes o tema no est em uma poro especfica do quadro: a pintura toda tem o mesmo valor.

Ruptura No toa. Os ideais impressionistas romperam com a tradio acadmica que j se mantinha no mesmo caminho desde o Trecento Renascentista, abrindo as portas para os movimentos seguintes, do fauvismo a Pollock. No mais pintava-se de acordo com cnones, regras de representao pr-estabelecidas que se baseavam nos mestres precedentes (claro-escuro, perspectiva matemtica, esquematizao do espao): agora,os artistas pintavam o que viam; eram fiis a seus olhos e a suas impresses pessoais.

Os principais pintores impressionistas Claude Monet (1840-1926), Eugne Boudin (1825-1898), Auguste Renoir (1841-1919), Camille Pissarro (1830-1903), Frdric Bazille (1841-1870), Berthe Morisot (18411895),Mary Cassat (1844-1927), Georges Seurat (1859-1891). Claude Monet um dos principais pintores impressionistas da poca, persistente pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vrias telas em diversos momentos do dia com a finalidade de estudar as diferenas que a luz produz no ambiente em diversos horrios.

Surgimento do Neo-impressionismo ou Pontilhismo De 1874 a 1886 os impressionista montam 8 exposies, mas sem sucesso comercial. O grupo se dispersa. Alguns deles, juntamente com artistas mais novos tentam superar as propostas bsicas do impressionismo, dando surgimento ao Neo- impressionismo e o posimpressionismo.

O Neo-Impressionismo tem incio na Frana no final do sculo XIX, nasce das tcnicas do Divisionismo e Pontilhismo, que trabalhosa, pois enquanto os impressionistas aplicavam o que viam de imediato, os neo-impressionistas estudavam sistematicamente os tons que seriam aplicados na tela ponto a ponto. Esse novo estilo foi criado por Seurat que tinha grande interesse nos fundamentos tericos da arte, por pesquisas cientficas quanto a observao de linhas, cores e imagens. Seurat trabalhou nessa nova tcnica considerada a evoluo do impressionismo, com a pesquisa cientfica do uso das cores, as manchas puras que so aplicadas na tela recompem-se pelo olhar do observador. Essa mistura de tica obtida pelos pontos que nunca se fundem, mas se misturam em funo do olhar distncia, respeitando a simetria, o ritmo e o contraste, a fragmentao da cor em pontos. Apesar do curto tempo de durao o neo-impressionismo teve influncia sobre Van Gogh, Gauguin, Henri Matisse e Toulouse-Lautrec Os pintores mais consagrados da poca foram: Georges Seurat (1859-1891), Paul Signac (1863-1935). Sugestionados pelo aperfeioamento e descobertas que faziam no campo da fsica e da qumica das cores, ampliaram e aprofundaram as pesquisas dos impressionistas aplicando mtodos e processos rigorosamente cientficos. Desenvolveram a tcnica de pincelar, que vinha sendo aplicada por alguns membros do grupo, especialmente Claude Monet e Camille Pissarro. Tcnica que recebeu a denominao de neo-impressionismo, divisionismo ou pontilhismo, e marcaram nova ousada etapa na evoluo do impressionismo. Principais caractersticas no neo- impressionismo: Tem origem no estudo cientfico da cor; - Utilizao de cores puras, fortes e brilhantes; - Respeito pelas leis das artes: simetria, ritmo e contraste;

- Aplicao de pequenos pontos que com a incidncia da luz se misturam e provocam um efeito de tica;

Nasceu em Paris,mas passou sua mocidade na Frana,onde encontrou considerado um dos percursores do impressionismo. Eugne Boudin inicia a pintura ao ar livre, dispertando interesses pelos estudos da luminosidade atmosfrica. Na Academia Sua em Paris, 1859, encontra Camille pissarro. Em 1862, vai para o atelier de Charles Gabriel Gleyre , Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Czanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot entre outros.

Ps- impressionismo Como o nome indica, o ps-impressionismo foi a expresso artstica utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando tambm o incio do cubismo, j no incio do sculo XX. O ps-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendncias para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores especficos a cor e bidimensionalidade.
A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo da para diversas tendncias distintas. Chamavam-se genericamente ps-impressionistas os artistas que no mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que no tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais alm, ultrapassar a Revoluo de Manet. A se encontra a gnese do novo movimento, que no buscava destruir os valores do grande mestre, e sim aprimor-los. Insurge-se contra o impressionismo devido sua superficialidade ilusionista da anlise realidade.

Toda essa nova tcnica e descobertas que os impressionistas deixaram marcados em seus quadros influenciaram toda a pintura moderna, comeando com seus precursores: Vincent Van Gogh, Paul Gauguin e Paul Czanne. Eles foram artistas inovadores e excntricos, sendo tambm parecidos, tanto em sua arte, como em sua historia de vida, esquecidos e isolados ganhando fama aps a morte. Seus valores so sentimento (Van Gogh), instinto (Gauguin) e razo (Czanne). Vincent Van Gogh teve desde cedo um humor variado. Decide inesperadamente ser pintor, se muda para paris, onde se maravilha com o clima artstico, conhecendo a pintura impressionista. Logo se muda para o interior da Frana, onde passa a pintar paisagens e manda

os quadros ao irmo que revendia. Comete suicdio por achar que atrapalhava o irmo e sua famlia.

Van Gogh realizou todas as suas obras num perodo de dez anos, que foi dividida (por outros) em duas fazes. A fase holandesa baseada no claro-escuro, por tons sombrios e terrosos, pinceladas instantneas e pastosas, tendo por tema paisagens, flagras da vida e trabalhadores. A fase francesa tem fortes princpios impressionistas, colocada em sua paleta cores mais fortes e claras, iluminando seus quadros, fascinando-se com os princpios impressionistas. Sua pintura conseguiu expressar o que ele gostaria, desse jeito, deu alma ao impressionismo. Foi com base em Van Gogh que os expressionistas retiraram a ideia de seu trabalho. Ele se distanciou do impressionismo, mesmo tendo tamanha luminosidade em seus quadros. Ele distorcia a realidade para falar de realidades interiores (sentimentos). As cores para ele eram a expresso do sentimento, devendo ser forte e expressivo. Sua pincelada era algo a parte, forte, nica, ondulante, cheia de tinta, generosa, e rpida. Inspirando-se em Van Gogh, na superao do emocional sobre o intelectual, nasce o expressionismo. Paul Gauguin nasceu em paris, filho de uma descendente peruana e de um jornalista francs, viveu sua infncia no Peru adolescncia como marinheiro conhecendo o mundo, comea a trabalhar como corretor. Decide ser pintor num subido de desejo, ento deixado pela famlia, decide viver isolado nas ilhas da Oceania. Sua arte comea totalmente intelectualizada, tornando-se aos poucos instintiva e brbara, levando ao surgimento do Fauvismo. Inspirado nos simbolistas, procurando simplificar as formas, mostrando suas ideias de modo mais resumido possvel. Segundo Gauguin, o artista no deve ser um olho que apenas registra o que v, mas deve-se recriar a natureza segundo o que sente. Segundo Gauguin: Atravs da sntese o artista deve exprimir o que existe de mais vital ou elementar nos homens, na mesma vitalidade ou elementarismo dos selvagens e das crianas. [3] Gauguin, ao falar, um grande intelectual,

e ao pintar um simples primitivo. Desse modo ele juntou contedo e forma, algo que ningum tinha feito. Ele deixou como contribuio o gosto pelo simples, rstico e excludo, como a arte primitiva e a popular, alm de deixar inspiraes s pinturas murais modernas. Paul Czanne. Filho de bancrio desistiu da faculdade de Direito para tentar entrar na Escola de Belas-Artes. No conseguindo, foi trabalhar junto com o pai, desistindo para pintar sozinho. Ele era sistemtico, geralmente pisoteava em seus quadros, deixava-o por dias, voltando a pint-los dias depois. Ganhou fama depois de falecido. Para Paul, os impressionistas, com sua preocupao com a luz e as cores, perderam a estrutura, peso e forma da matria representada. Por isso Czanne decide reformular o impressionismo, geometrizando tudo o que via e dando estrutura quilo que pintava dando forma atravs da cor. Sua preocupao em simplificar as formas e representar apenas o essencial levou, anos mais tarde, ao surgimento do cubismo. Exemplo: Czanne no via o tronco de arvora se transformar num cilindro, mas sabia que um tronco de arvore pode ser abstratamente transformado num cilindro. [4] Ao ver uma maa, ele no pensava em ideias psicolgicas, histricas, simblicas, etc., mas pensava plasticamente (forma) que a maa algo esfrico, e que iria representar com a cor sua forma e peso.

CONCLUSO Por fim, este trabalho nos permitiu a retratao de uma grande fatia da histria do impressionismo, neo-impressionismo e ps-impressionismo, visando suas caractersticas e autores. Abordando de forma cultural, intelectual e histrica a participao e contribuio de cada autor ao movimento artstico. Fazendo-nos observar o quo importante era o objetivo da expresso visual, emocional e distribuio das cores conforme a incidncia de luz em suas obras. Muitos dos artistas da poca s obtiveram fama aps a morte. Isso pode ter se dado pelo fato da concorrncia profissional. Onde muitos destes artistas que j eram consagrados e famosos excluam os demais do meio artstico. A partir destas observaes podemos concluir que o impressionismo foi uma importante etapa da arte moderna, pois ao longo da histria revelou grandes artistas que compactuavam de tcnicas e abordagens parecidas.

REFERNCIAS: [1]: CAVALCANTI, CARLOS. Histria das Artes. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Rio. 216 p.
2. Paulo Roberto Arruda de Menezes (1997). A Trama das Imagens: Manifestos e Pinturas no Comeo do Sculo XX. So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo. [2]: CAVALCANTI, CARLOS. Histria das Artes. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Rio. 247 p.

[4]: CAVALCANTI, CARLOS. Histria das Artes. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Rio. 247 p. [5]: CAVALCANTI, CARLOS. Histria das Artes. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Rio. 253 p Literatura de baudelair no impressionismo

Vous aimerez peut-être aussi