Vous êtes sur la page 1sur 10

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Bianca Bergamo Savietto, Marta Rezende Cardoso A drogadico na adolescncia contempornea Psicologia em Estudo, vol. 14, nm. 1, marzo, 2009, pp. 11-19, Universidade Estadual de Maring Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122120003

Psicologia em Estudo, ISSN (Verso impressa): 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maring Brasil

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

A DROGADICO NA ADOLESCNCIA CONTEMPORNEA1


Bianca Bergamo Savietto # Marta Rezende Cardoso
RESUMO. Este artigo, fundamentado na Psicanlise, visa analisar a questo da drogadico na adolescncia contempornea, mostrando quanto a dimenso de desamparo, com toda a complexidade que comporta, tem sido determinante no incremento deste fenmeno. Aborda o tema do desamparo tendo como pano de fundo uma instituio que, como outras instituies tradicionais, encontra-se hoje absolutamente enfraquecida e fragilizada: a famlia. neste campo que os sujeitos adolescentes emergem e vm a se desenvolver. Seria a drogadico uma das respostas defensivas possveis a essa situao de desamparo? Esta e uma das questes que norteiam o nosso percurso, no qual ser tambm realizado um estudo da noo de transmisso psquica, noo que nos permite estabelecer significativas relaes entre os diversos elementos envolvidos na questo que nos ocupa.
Palavras-chave: drogadico, adolescncia, desamparo.
*

DRUG ADDICTION IN CONTEMPORARY ADOLESCENCE


ABSTRACT. This paper, grounded on Psychoanalysis, aims at analyzing the issue of the addiction to drugs in contemporary adolescence, demonstrating how much the dimension of helplessness, with all its complexity, has been determinant in the current increase of this phenomenon. Well study the theme of helplessness on the background of the family, one of the institutions that, along with the other traditional institutions, is totally weakened and frail; the adolescent subjects emerge and develop in this field. Is the addiction to drugs one of the possible defensive responses in front of this situation of helplessness? These are some questions that guide our route, in which well discuss the notion of psychical transmission, a notion that allows us establishing significant relations between the many elements involved in the issue were studying.
Key words: Drug addiction, adolescence, helplessness..

LA DROGADICCIN EM LA ADOLESCENCIA CONTEMPORNEA


RESUMEN. Este artculo, fundamentado en el Psicoanlisis, busca analizar la cuestin de la drogadiccin en la adolescencia contempornea, mostrando hasta qu punto la dimensin de desamparo, con toda la complejidad que comporta, ha sido determinante en el incremento de este fenmeno. Abordaremos el tema del desamparo teniendo como teln de fondo una de las instituciones que, junto a las dems instituciones tradicionales, hoy se encuentra absolutamente debilitada y fragilizada: la familia; es en este campo que los sujetos adolescentes emergen y se desenvuelven. Podra ser la drogadiccin una de las respuestas defensivas posibles a esa situacin de desamparo? He una de las cuestiones que orientan nuestro precurso, en el cul tambin ser realizado un estudio de nocin de transmisin psquica, nocin que nos permite establecer significativas relaciones entre los diversos elementos involucrados en la cuestin que nos ocupa.
Palabras-clave: Drogadiccin, adolescncia, desamparo.

O presente artigo tem por objetivo analisar o tema da drogadico na adolescncia contempornea.
1

Diante de uma gerao de adolescentes na qual esse fenmeno se intensifica de forma assustadora, uma

Apoio: CAPES e CNPq. Psicloga, Mestre em Teoria Psicanaltica. Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Teoria Psicanaltica do Instituto de Psicologia da UFRJ. Psicanalista, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanlise, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UFRJ (Programa de Ps-Graduao em Teoria Psicanaltica); Membro da Associao Universitria de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora do CNPq.

*
#

12

Savietto e Cardoso

questo, para ns, ecoa: por que, entre esses adolescentes de hoje, o uso de drogas tornou-se to intenso? Certamente as respostas so mltiplas e complexas, e no pretendemos, evidentemente, esgotar a questo. Tampouco negamos o papel que certos aspectos da cultura contempornea nela representam, como, por exemplo, o privilgio da esfera da ao em detrimento da dos pensamentos e da satisfao imediata em relao espera. Vivemos numa cultura na qual o prazer especialmente consagrado, resultando numa incessante busca de supresso da dor, o que incita, dentre outras sadas de carter absoluto e imediatista, o uso abusivo de drogas. Sublinhemos, inclusive, que esta modalidade especfica de resposta est diretamente articulada procura incessante e ilimitada de prazer, diferentemente de outras situaes clnicas de limite, tambm marcantes na atualidade, nas quais, porm, a questo da busca de prazer no se coloca. Escolhemos centrar o foco deste artigo na problemtica da drogadico na adolescncia contempornea em sua confluncia com certos aspectos da estrutura familiar atual, campo no qual os sujeitos adolescentes emergem e vm a se desenvolver. Ao iniciarmos esta reflexo, uma condio j sobressai s demais, exigindo ateno de uma perspectiva tanto terica quanto clnica: a vivncia de desamparo. Ao longo deste trabalho, veremos quanto essa dimenso, com toda a complexidade que comporta, tem sido determinante no incremento do fenmeno da dependncia de drogas na atualidade. Analisaremos o tema do desamparo tendo como pano de fundo uma das instituies que, juntamente com as demais instituies tradicionais, encontra-se hoje absolutamente enfraquecida e fragilizada: a famlia. De que forma certas falhas e excessos que marcam a estrutura familiar contempornea poderiam estar contribuindo para a intensificao do sentimento de desamparo nos sujeitos? Seria a drogadico uma das respostas defensivas possveis a essa situao de desamparo? Eis algumas das questes que vo nortear o nosso percurso.
A NOO DE DESAMPARO

insuficincia psicomotora que seria prpria ao beb. Entender o desamparo sob uma tica exclusivamente biolgica significaria considerar o aparelho psquico a partir de um ponto de vista evolucionista segundo o qual o desenvolvimento do psiquismo caminharia de um estado de dependncia absoluta em relao a outrem para uma condio madura, na qual a situao de desamparo viria a ser superada. De acordo com esta viso reducionista, o desamparo no constituiria uma condio essencial e inevitvel para o funcionamento psquico. Se nos situamos, no entanto, numa abordagem psicanaltica, fundamentada na suposio de uma diviso psquica no sujeito, a noo de desamparo vem nos remeter, em ltima instncia, s possibilidades e aos limites da representao, de simbolizao da fora pulsional. O desamparo vincula-se, ento, de maneira intrnseca, idia de insuficincia: a princpio, insuficincia psicomotora do beb, mas, em primeiro lugar, insuficincia do aparelho psquico em dar conta do excesso de excitao (pulsional). O estado de desamparo o prottipo de toda situao traumtica, como Freud sustenta em Inibies, sintomas e ansiedade (1926 [1925]/1976a), mostrando que se trata de um estado no qual o sujeito se v inundado por um excesso de excitaes, o qual ultrapassa a sua capacidade de ligao. De acordo com Joel Birman (2004), o que vem a permitir ao sujeito lidar com o pulsional, represent-lo, realizando o trabalho de ligao, de simbolizao, situa-se no registro da ordem simblica, implicando possibilidades de mediao, de conteno daquela fora. O mundo contemporneo no se encontra especialmente amparado por essa ordem simblica, mas se caracteriza, preferencialmente, pela precariedade, instabilidade, vulnerabilidade, incerteza e insegurana (Bauman, 2001); estamos, portanto, diante de uma carncia de recursos de mediao. Do ponto de vista da constituio psquica, o desamparo inerente subjetividade humana, em razo dos prprios limites do aparelho psquico; mas de perguntar: na contemporaneidade, dada essa fragilidade da ordem simblica, no tenderia este estado a se impor na vida psquica de modo exacerbado?
O DESAMPARO NO SEIO DA FAMLIA CONTEMPORNEA

Mrio Costa Pereira dedica uma parte de seu livro Pnico e desamparo: um estudo psicanaltico (1999) noo de desamparo originrio. O autor afirma que, a partir do pensamento freudiano, a compreenso dessa noo ultrapassa em muito uma vertente biolgica, isto , no pode ser limitada idia de um estado de

Ao analisar o momento atual da sociedade ocidental, Zygmunt Bauman (2001) utiliza uma

Drogadico na adolescncia contempornea

13

brilhante metfora: a da fluidez, ou liquidez2. Enquanto os slidos possuem uma forma ntida, mantida com facilidade, os fluidos no apresentam dimenses espaciais rgidas, sendo ento propensos a constantes mudanas. Na modernidade, segundo o autor, teve lugar um processo de liquefao, de derretimento dos slidos j estabelecidos, no sentido de um rompimento com o passado e a tradio. Bauman ressalta que este derretimento no deveria eliminar os slidos de uma vez por todas, e sim, abrir espao para novos e aperfeioados slidos (Bauman, 2001, p. 9), dignos de confiana, que pudessem tornar o mundo previsvel e administrvel. No obstante, a substituio dos antigos slidos por novos que poderiam vir a constituir uma solidez duradoura (Bauman, 2001, p. 10) jamais se concretizou. Nesse processo de derretimento, a nica ordem que parece ter se mantido foi a econmica. Pode-se dizer que instituies tradicionais como o Estado e a famlia, assim como padres e configuraes institucionalizados, liquefizeram-se, adquirindo um carter fluido, instvel, volvel, com forte tendncia mutabilidade. Em relao famlia, pode-se afirmar que o igualitarismo a ideologia reguladora das novas relaes familiares. Assim, de acordo com Srvulo A. Figueira (1987)3, autor atento s transformaes ocorridas no seio da famlia, a tradicional famlia hierrquica na qual os indivduos so definidos a partir de sua posio, sexo e idade, havendo numerosas idias sobre o certo e o errado vai ceder o espao (a partir da dcada de sessenta) para a nova famlia igualitria. Sobre a identidade sustentada no mbito da famlia igualitria, acrescenta Figueira que
homem e mulher se percebem como diferentes, pessoal e idiossincraticamente, mas como iguais porque indivduos. As diferenas pessoais subordinam (e so percebidas como mais importantes que) as
2

diferenas sexuais, etrias e posicionais. Os sinais estereotipados da diferena homem / mulher tendem a desaparecer, se confundir ou se multiplicar, e os marcadores visveis da diferena tendem, na medida do possvel, a ser expresses do gosto pessoal. As noes bem delineadas de certo e errado perdem suas fronteiras, a noo de desvio de comportamento, pensamento ou desejo perde a clareza, e instaura-se, aparentemente, o reino da pluralidade de escolhas, que s so limitadas pelo respeito individualidade do outro (Figueira, 1987, p. 16-17).

As idias de Bauman (2001) sobre o processo de liquefao ocorrido na modernidade tambm foram apreciadas no artigo Passagem ao ato e adolescncia contempornea: pais desmapeados, filhos desamparados, de Bianca Bergamo Savietto (no prelo da Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental). A anlise desenvolvida por Figueira (1987) no trabalho O moderno e o arcaico na nova famlia brasileira: notas sobre a dimenso invisvel da mudana social tambm foi contemplada no artigo Passagem ao ato e adolescncia contempornea: pais desmapeados, filhos desamparados, de Bianca Bergamo Savietto (no prelo da Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental).

Sem perder de vista a metfora da fluidez lanada por Bauman (2001), compreendemos que a solidez das posies ocupadas por cada membro da famlia, isto , sua firmeza e estabilidade, tambm foi afetada pelo processo de derretimento, de liquefao. Deste modo, tanto na esfera da vida pblica quanto na da vida privada, o sujeito contemporneo depara-se com a ausncia de autoridades rgidas, de regras e referenciais estveis, encontrando-se imerso num contexto em que nada mais est dado e no qual ele convocado a construir suas prprias referncias, a elaborar as normas que regulam a sua existncia. Segundo Alain Ehremberg (2000), socilogo francs que tambm se debrua sobre as implicaes do contexto cultural contemporneo na subjetividade, o fato de o indivduo no estar mais sendo conduzido por uma ordem exterior, em conformidade com a lei, sendo obrigado a julgar por si mesmo, a contar apenas com seus recursos internos, acaba por resultar numa doena da responsabilidade, em que a sensao que prevalece a da insuficincia. O sentimento contemporneo de insuficincia levantado por Ehremberg remete-nos, uma vez mais, noo de desamparo. Reiterando nosso objetivo de relacionar esse acirramento do vivido subjetivo de desamparo particularidade da estrutura familiar contempornea, faz-se necessrio explorarmos melhor esse processo de fragilidade do poder e da ordem simblica no contexto especfico da famlia. Para tal, passamos a analisar, com mais vagar, o j mencionado processo de transformao da tradicional famlia hierrquica e a emergncia da famlia igualitria. O modelo da famlia hierrquica, conforme esboado acima, aquele no qual existe, entre outros aspectos, uma relativa organizao, um mapeamento; onde homem e mulher percebem-se como intrinsecamente diferentes, agindo de acordo com o que tido como adequado a cada sexo. Pais e filhos tambm se relacionam ancorados na idia da existncia de diferenas intrnsecas. A identidade na famlia hierrquica definida por Figueira (1987)

14

Savietto e Cardoso

como posicional. Quanto s posies dos membros da famlia hierrquica, destacamos o lugar soberano que a figura de pai ocupa no indivduo homem, sendo que na mulher tende a imperar o lugar de me e dona de casa. Alm disto, vale tambm indicar outros aspectos prprios famlia hierrquica, tais como uma conjugalidade reduzida ao casamento, um noreconhecimento de crianas nascidas fora dele e uma economia baseada na transmisso do patrimnio. Em Gnalogie de la morale familiale, Remi Lenoir (2003) tambm descreve - e com extraordinria riqueza - as mudanas operadas no cenrio familiar. Dentre elas, o autor destaca as transformaes relacionadas escolarizao e profissionalizao das mulheres (situadas por ele, na Frana, entre os anos 60 e 80, continuando at os dias de hoje dados relativos a 1999) como geradoras de conseqncias mpares sobre as formas de vida familiar. A ampliao do acesso das mulheres ao sistema escolar e ao trabalho assalariado teria produzido, como mostra o autor, uma profunda modificao no modo de vida das mulheres, antes centrado essencialmente no trabalho de integrao familiar, considerado a partir de ento ultrapassado, alienante, limitado. A ordem simblica familiar vai sendo assim transformada, a repartio do trabalho de socializao, moralizao e educao das crianas sendo redefinida, assim como o cuidado com os parentes idosos. A atividade profissional da mulher significou o desvio do trabalho desta (em parte considervel) do interior para o exterior do lar. Isto tudo representou um deslocamento tanto da posio feminina quanto da masculina em relao aos lugares antes ocupados na famlia hierrquica. A prolongao da escolaridade trouxe tambm outros efeitos, como o adiamento de uma vida em casal estvel (isto apontado como sendo perceptvel, na Frana, a partir dos anos 70) e o do nascimento do primeiro filho. A escolarizao converteu-se na garantia de uma posio no espao social, de modo que a formao do patrimnio dos lares passa a depender cada vez mais dela e menos diretamente da herana. O crescimento da taxa de divrcios, de unies livres, de naissances naturelles (isto , nascimento de crianas fora do casamento), de famlias monoparentais, e a repartio dos papis na famlia, as transformaes das ligaes entre geraes e dos modos de solidariedade familiar, so alguns dos aspectos tomados por Lenoir como indicadores do que ele vai denominar renovao tica, reforma moral, obra de modernizao moral. Alguns fatores so por ele apontados como de especial importncia para a

ocorrncia dessa renovao tica: a obteno do direito de voto pela mulher, a reforma do divrcio, a afirmao (na Constituio) da igualdade entre os sexos e o reconhecimento do concubinato. O autor afirma, ainda, que os movimentos feministas, sem dvida, contriburam para dar visibilidade poltica e miditica s transformaes da famlia. Desenvolve-se, ento, uma nova moral domstica, fundada sobre o princpio da autonomia das geraes e dos prprios cnjuges (Lenoir, 2003). Este princpio generalizvel, portanto, a todas as relaes familiares, correspondendo evoluo dos modos de relao entre esposos, bem como entre pais e filhos. Pensamos que esta famlia eticamente renovada, apoiada no princpio da autonomia, a mesma famlia da qual fala Figueira (1987) quando se refere ao novo modelo familiar a famlia igualitria regulada pela ideologia do igualitarismo. Nesta famlia, que historicamente podemos considerar como contempornea, a questo da hierarquia no se coloca, pois o poder encontra-se descentralizado. No obstante, a existncia de novos ideais e identidades na famlia contempornea no exclui a permanncia de traos prprios famlia tradicional. A este respeito, Figueira (1987) sublinha que a velocidade acelerada do processo de modernizao da famlia acabou por resultar na aquisio de ideais e identidades que no vieram exatamente alterar os antigos, mas se sobrepuseram a eles. O autor utiliza o termo desmapeamento para descrever a presena simultnea de mapas distintos e contraditrios, asseverando e este um ponto que nos interessa especialmente que o desmapeamento gera desorientao e conflito. Levando em conta as modificaes que tiveram lugar no espao familiar, em particular a problemtica da atomizao do poder na famlia contempornea e a conflitante sobreposio de mapas ordenadores tendo-se em vista a ressonncia desses aspectos na subjetividade dos indivduos sob a forma de uma radicalizao da vivncia de desamparo levantamos a seguinte questo: tendo como pressuposto uma estreita articulao entre subjetividade e cultura, no poderamos considerar que essas mudanas estariam exercendo papel considervel no incremento de certas patologias, mais precisamente, nos chamados estadoslimites? Nesse sentido, no consistiria o fenmeno da drogadico, dentre muitas outras facetas, numa resposta extrema, por parte do sujeito, a um estadolimite de desamparo? Caberia, inclusive, ressaltar que a drogadico, ainda que situada no campo dos estados-limites, possui especial relevo nesse contexto,

Drogadico na adolescncia contempornea

15

na medida em que, ao implicar fortemente uma dimenso de transgresso da lei, vem revelar, de maneira bastante ntida, um processo de fragilidade do poder e da ordem simblica da famlia contempornea, de acordo com o que procuramos mostrar acima.
IMPASSES DE UMA TRANSMISSO PSQUICA

pontuaes apresentadas por Ren Kas a propsito dessa controvrsia:


Com efeito, como aceitar a diviso estrutural desta (psique), que por muito tempo foi pensada como uma espcie de entidade mondica, e que extenso dar a essa hiptese, cuja conseqncia extrema a alienao do Eu na psique de um outro, de mais-de-umoutro? Como estabelecer a medida e o ritmo dessa tenso entre o que da ordem do dentro dividido, e por isso constitutivo da realidade psquica, e o que se manifesta na produo intersubjetiva da psique como uma condio decisiva de sua formao? Como conceber e tratar o sujeito como sendo um fim para si mesmo, segundo a formulao de Freud, e herdeiro? (Kas, 2001, p. 9).

Visando aprofundar a idia da existncia de uma significativa imbricao entre certas caractersticas do modelo contemporneo da famlia e o incremento do fenmeno da drogadico entre os adolescentes, vamos nos deter neste momento num outro ponto que nos parece da mxima relevncia: alm da diluio das figuras de autoridade, a gerao dos pais dos adolescentes atuais (a gerao dos anos setenta e fins dos anos sessenta, isto , uma gerao que viveu sua prpria adolescncia nesse perodo) vivenciou um processo de mudanas sociais cujo carter foi particularmente radical. Essa gerao veio a questionar intensamente o tradicionalismo de instituies como o Estado e a famlia, tendo assistido ao rompimento progressivo da ordem, das regras e das referncias estabelecidas. Vale a pena esclarecer que este aspecto est estreitamente vinculado questo da diluio das figuras de autoridade. A vivncia, por parte dos pais dos adolescentes de hoje, desse momento crtico da histria da sociedade ocidental no qual teve lugar um profundo processo de desestabilizao provocou nessas futuras figuras parentais um processo interno/externo de desorientao, com importantes implicaes na assuno de seu papel de pais, tarefa que, para essa gerao, parece ter se mostrado particularmente rida. Vemo-nos, assim, diante de uma problemtica cuja dimenso de transmisso assimilao de valores, do ponto de vista prconsciente-consciente, mas, antes de tudo, diante de um processo de transmisso psquica, ou seja, transmisso, prioritariamente, de uma herana inconsciente. A fim de melhor instrumentalizarmos a elaborao da questo central que nos ocupa a drogadico na adolescncia contempornea e sua relao com a fragilizao do modelo da famlia passamos ao estudo de uma noo que difcil de apreender, mas que acreditamos ser de grande valia para a nossa reflexo. Trata-se da noo de transmisso psquica, que tem inegvel relevo na teoria psicanaltica mas, dada a sua dificuldade, no deixa de ser tambm objeto de controvrsia nesse campo. Assim, antes mesmo de nos dedicarmos a uma pequena apreciao da noo, vejamos algumas

Tratar do tema da transmisso psquica significa lidar com a questo da herana. Na introduo do livro Transmisso da vida psquica entre geraes, Kas lembra aos leitores o interesse de Freud por esta temtica. Em Totem e Tabu (1912-1913/1976b), a questo da herana arcaica da humanidade representada pela culpa e pelos interditos transmitidos como efeito do assassinato do pai da horda primeva. Em Sobre o narcisismo: uma introduo (1914/1976c), Freud demonstra que o narcisismo do sujeito apia-se no narcisismo da gerao que o precede, ou seja, na transmisso Sua majestade, o beb de todos os desejos e fantasias no satisfeitas por seus pais. A partir dessa herana, o sujeito dever subjetivar-se, isto , apropriar-se do sentido de seu desejo prprio, assumir seu lugar. Kas afirma que esta perspectiva permite que se considere o sujeito do inconsciente como sujeito da herana. A transmisso da vida psquica tambm objeto de anlise em Psicologia de grupo e a anlise do ego (1921/1976d), onde Freud explora a questo pela via dos processos de identificao. Kas considera que, em Psicologia de grupo e a anlise do ego, uma genealogia da psique construda a partir da idia de uma determinao, tanto intersubjetiva como intrapsquica. Freud j havia construdo o modelo da Segunda Tpica, e temos assim: o Id hereditrio, o Ego que deriva do Id, e o Superego herdeiro do complexo de dipo e, portanto, do Superego dos pais (Kas, 2001, p. 11). O sujeito do inconsciente, sujeito da psicanlise, no determinado por aquilo que se opera no espao intrapsquico; ele no , pois, um fim para si mesmo. O sujeito do qual estamos tratando tambm determinado por sua ligao com o campo da intersubjetividade, j que precedido por sua famlia e

16

Savietto e Cardoso

por seu grupo, nos quais no escolhe ser includo. O sujeito herda, portanto, uma bagagem da qual ser necessrio se apropriar. Aquilo que herdaste de teus pais, conquista-o para faz-lo teu. Pergunta-se, no obstante: seria possvel, para o sujeito, assimilar como prprio tudo aquilo que lhe implantado? Seria possvel metabolizar todos os elementos advindos do outro? Diversos autores vm afirmando a freqncia com que percebem, na clnica atual clnica marcada de maneira significativa pelos estados-limites a impossibilidade de apropriao (e de transformao, portanto) da herana no processo de transmisso, o que revela a existncia de uma dimenso, de uma espcie de identificao em negativo neste processo.4 Em nossa viso, a problemtica da drogadico na adolescncia contempornea tambm aponta - e de maneira particular - para uma dimenso em negativo no processo de transmisso, ou seja, para a impossibilidade de esses sujeitos integrarem, em seus psiquismos, a totalidade da herana recebida de seus pais. A presena de elementos irrepresentveis no interior do sujeito produz um efeito, alm de ruidoso, altamente intoxicante, do qual ele pode, paradoxalmente, buscar se defender por meio da intoxicao pela droga. Em relao a este potencial do objeto, poderamos considerar a drogadico como uma experincia de construo de um escudo, de conteno excitao desestruturante. De acordo com Kas (2001), a organizao da transmisso parte da falha e da falta, porquanto, conforme apontado anteriormente, o narcisismo do sujeito tem como apoio a no-satisfao dos desejos e sonhos dos seus pais, isto , do prprio narcisismo destes. No entanto, o aspecto que vem nos interessando destacar, em nossa busca de compreenso acerca do que vem sendo transmitido aos adolescentes atuais pela gerao que os precede, outro, de carter mais radical. Trata-se daquilo que escapa atividade de representao no processo de transmisso. Ou seja, algo transmitido, j que (...) nada do que foi retido poder permanecer totalmente inacessvel para a gerao seguinte (...) (Kas, 2001, p. 17), mas no capaz de fazer-se inscrever no psiquismo, sendo parte, desta forma, de uma herana intraduzvel (os elementos intraduzveis so aqueles que o psiquismo no capaz de metabolizar nem de recalcar. [Rezende Cardoso, 2002a, p. 87]), da qual no possvel apropriar-se. Esta parte permanece, ento, como estrangeira no interior do psiquismo.
4

Este ponto foi amplamente explorado por Rezende Cardoso (2002) no seu livro Superego.

Podemos considerar que a drogadico pressupe a existncia, no plano interno, de um objeto indiferenciado do eu, perigosamente alienante, intrusivo, dominador, intoxicante, do qual o adicto busca se defender por meio do apego a um pseudoobjeto controlvel, e, mais especificamente, do qual o drogadicto busca desintoxicar-se, paradoxalmente, por meio da intoxicao pelas drogas. Entendemos que os impasses ligados ao processo de transmisso psquica constituem a base do engendramento da presena deste objeto, responsvel por uma intoxicao primria, no interior do psiquismo do sujeito toxicmano. Aquilo que se constitui como intraduzvel no aparelho psquico nos remete, segundo Kas (2001), idia de um no-trabalho da transmisso psquica. A noo de trabalho psquico da transmisso, por sua vez, refere-se ao que recebido e transformado, tornando possvel para o sujeito o processo de apropriao da herana. As pesquisas acerca da negatividade na transmisso vm sendo desenvolvidas h cerca de 25 anos, instigadas justamente pela clnica dos casos ditos difceis. Dois autores de indiscutvel relevncia no desenvolvimento desse tema Nicolas Abraham e Maria Torok elaboraram estudos sobre os efeitos do atravessamento geracional de segredos de famlia (clnica do fantasma ou assombrao), abordando a impossibilidade do luto de um objeto significativo quando aliado a contedos indizveis, os quais tendem a permanecer encriptados poder-se-ia dizer, como enclaves no psiquismo. Os conceitos elaborados pelos dois autores so considerados (...) conceitos-chave na clnica psicanaltica contempornea (...) (Ruiz Correa, 2000, p. 9). So conceitos-chave tambm em nossa reflexo, uma vez que estamos tentando burilar a hiptese segundo a qual o incremento da drogadico na adolescncia contempornea poderia resultar do atravessamento geracional de um vivido traumtico, aliado a inmeros outros fatores. Abraham e Torok procuraram traar uma distino essencial entre introjeo e incorporao. O processo de introjeo aquele por meio do qual o sujeito faz passar, de um modo fantasstico, de fora para dentro, objetos e qualidades inerentes a esses objetos. (...) Est estreitamente relacionado com a identificao. (Laplanche & Pontalis, 1982/1998, p. 248). O processo de introjeo implica, portanto, a possibilidade de assimilao do objeto (ou de elementos dele), de integrao deste ao universo psquico do sujeito. Olga B. Ruiz Correa (2000) afirma ainda que uma das caractersticas do processo

Drogadico na adolescncia contempornea

17

de introjeo seria a de contribuir para o enriquecimento do eu. Essa autora tambm contribui para uma maior compreenso do conceito de incorporao descrito por M. Torok, indicando que este seria
(...) uma introjeo frustrada pela qual o objeto incorporado no lugar do objeto perdido; o mesmo no contribui, porm, para uma ampliao do eu. Esse mecanismo est na origem de mltiplas repeties, agindo como detonador de um trabalho psquico no deslocamento vinculado ao estado oral, j que o modelo de incorporao se origina na modalidade arcaica da ingesto (Ruiz Correa, 2000, p. 11).

exemplo, nos casos de bulimia, Philippe Jeammet vai pontuar que (...) o comportamento atuado vem, justamente, substituir o trabalho de elaborao psquica que sofre um curto-circuito. (Jeammet, 1999, p. 113). A partir de todas essas afirmaes, conclumos que, uma vez presentes no aparelho psquico, os elementos irrepresentveis, apesar de no simbolizados, produzem ruidosos efeitos.
DROGADICO E O INTRADUZVEL

A incorporao representa um processo no qual a mediao fantasstica falha, uma vez que se trata de tomar o objeto (ou elementos dele) por uma via direta, sem transformao; tratar-se-ia de ser o objeto. Constatamos que o mecanismo de incorporao est, assim, articulado existncia de uma dificuldade ao nvel do processo identificatrio, j que a identificao pressupe uma perda do objeto, um trabalho de luto que engendra a interiorizao e a assimilao do objeto, de maneira integrada, no psiquismo do sujeito. A ligao entre transmisso psquica e identificao evidente. Jean Jos Baranes (2001) designou o transgeracional (transmisso da vida psquica entre geraes) como o prprio princpio do processo de identificao (conforme mostra esse autor, isto se evidencia no caso do estabelecimento do superego). Sem a intermediao da fantasia e, conseqentemente, com uma no-transformao do objeto, o mecanismo de incorporao resulta numa interiorizao deste sem assimilao, integrao, propriedade sobre o objeto. Assim, o objeto assumir o estatuto de estranho no interior do aparelho psquico, que no consegue traduzi-lo, simboliz-lo, inclu-lo em sua esfera representacional. Trata-se de algo que advm do outro e que permanece sendo um outro radical em si; ou seja, trata-se de um contedo recebido, herdado, mas do qual no possvel apropriar-se. O sujeito, ento, herda-o, porm no o conquista a fim de faz-lo seu. A no-lembrana est articulada quilo que no possui representao, articulada - conseqentemente, falncia dos mecanismos psquicos mais elaborados. O que no lembrado (porque no est representado) pode ser, no entanto, atuado. Num estudo sobre as desregulaes narcsicas e objetais presentes, por

Conforme temos procurado indicar, a drogadico pode ser considerada, dentre outros aspectos, como uma possvel resposta do sujeito presena perturbadora, em seu psiquismo, de elementos intraduzveis, inassimilveis (um possvel efeito dessa presena que, no passvel de representao, demanda atuao). Estes elementos representariam uma dimenso em negativo do processo de transmisso, uma herana da qual o sujeito no se apropriaria. O psiquismo, submetido presso dessa herana maldita, da insistncia, desde o interior, do traumtico, de um excesso pulsional no dominvel estado de passividade, de desamparo, portanto pode tentar reverter tal situao por meio de uma atuao, geralmente, de carter transgressivo (no sentido fundamental de um atravessamento). O corpo tende a ser convocado registro do ato exatamente quando o psiquismo no consegue dar conta, no capaz de ligar o excesso pulsional. Ao analisar a questo da violncia, Marta Rezende Cardoso (2002b) utiliza uma metfora que em muito pode iluminar a compreenso das atuaes dentro dessa perspectiva de uma tentativa de domnio do excesso pulsional. No lugar de associar o termo transgresso diretamente a uma dimenso prpria lei e castrao, como freqentemente se tende a fazer, a autora inspira-se na expresso transgresso marinha que consiste no movimento das guas do mar, ao invadirem um trecho do continente (Rezende Cardoso, 2002b, p. 161) para analisar a invaso da fora pulsional, sua face no ligada, no territrio egico. O mecanismo da passagem ao ato consistiria, ento, numa resposta (por mais primria ou elementar que seja) a essa transgresso, a esse transbordamento pulsional no espao egico. No envolveria o fenmeno da drogadico essa dimenso de ato transgressivo (aqui tambm no que se refere lei) no sentido de uma tentativa de dominao do ataque pulsional? Muitas vezes, a impossibilidade de representao desse excesso faz-se sentir, paradoxalmente, como um vazio. Trata-se aqui da nossa tentativa de operar uma positivao da

18

Savietto e Cardoso

compreenso acerca desse sentimento de vazio, medida que este est referido, na verdade, a um cheio; um cheio pulsional, no sentido de uma impresso irrepresentvel. A sensao de vazio, por ser intolervel, pode levar o sujeito a uma tentativa de preenchimento com a droga. Nas palavras de Hugo Mayer:
A droga vem assim ocupar o lugar dos pais faltantes; da me em sua funo de sustentao que, ao menos momentaneamente, oferece a sensao de evitar cair num vazio abismal; do pai, como organizador central de uma cultura que concede um lugar de identificao, de pertencimento e de confronto. (Mayer, 1997, p. 87-88; Traduo nossa).

privilegiada da ao excessiva da pulso de morte. Afinal, como construir o novo sem destruir o j existente? legtimo que esperemos, portanto, que o caos atual no redunde no apocalipse, e sim, que possamos assistir ao incremento de uma to esperada ordem simblica.
REFERNCIAS
Baranes, J. J. (2001). Tornar-se si mesmo: avatares e lugar do transgeracional. Em R. Kas, H. Faimberg, M. Enriquez & J. J. Baranes, Transmisso da vida psquica entre geraes (pp. 191213). So Paulo: Casa do Psiclogo. Bauman, Z. (2001). Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Birman, J. (2004). Violence, sgrgation et formes de subjectivation. Ensaio escrito a partir das notas que orientaram a apresentao oral realizada na mesa redonda intitulada Temps et Mesure, no Congresso Internacional de Psicanlise do Espao Analtico, em 7 de Maro de 2004, em Paris. (Mimeografado). Costa Pereira, M. E. (1999). Pnico e desamparo: um estudo psicanaltico. So Paulo: Escuta. Ehremberg, A. (2000). La fatigue dtre soi. Paris: Odile Jacob. Figueira, S. A. (1987). O moderno e o arcaico na nova famlia brasileira: notas sobre a dimenso invisvel da mudana social. Em S. A. FIGUEIRA (Org.), Uma nova famlia? O moderno e o arcaico na famlia de classe mdia brasileira (pp. 11-30). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Freud, S. (1976a). Inibies, sintomas e ansiedade. Em Jaime Salomo (Ed. e Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud (Vol. XX, pp. 107-201). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1925-1926). Freud, S. (1976b). Totem e tabu. Em Jaime Salomo (Ed. e Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud (Vol. XIII, pp. 20-191). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1913-1914). Freud, S. (1976c). Sobre o narcisismo: uma introduo. Em Jaime Salomo (Ed. e Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud (Vol. XIV, pp. 89119). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1914). Freud, S. (1976d). Psicologia de grupo e a anlise do ego. Em Jaime Salomo (Ed. e Trad.), Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud (Vol. XVIII, pp. 91179). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1921). Jeammet, P. (1999). As condutas bulmicas como modalidade de acomodao das desregulaes narcisistas e objetais. Em R. Urribarri (Org.), Anorexia e bulimia (pp. 113-136). So Paulo: Escuta. Kas, R., Faimberg, H., Enriquez, M., & Baranes, J. J. (2001). Transmisso da vida psquica entre geraes. So Paulo: Casa do Psiclogo. Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (1982/1998). Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes. Lenoir, R. (2003). Gnalogie de la morale familiale. Paris: Seuil. Mayer, H. (1997) Adicciones: Un mal de la posmodernidad. Buenos Aires: Ediciones Corregidor.

Buscar-se-ia igualmente na droga uma sensao de bem-estar e proteo que no se poderia obter mais nas relaes familiares? Segundo Mayer, os modelos enfraquecidos de homem e mulher, de pai e me, dificultam em muito os caminhos identificatrios, alimentando a angstia, a incerteza e uma primarizao dos afetos, o que, a nosso ver, vem a conduzir o ego a fazer uso de defesas elementares, tais como as que esto em jogo no fenmeno da drogadico. Uma das possibilidades do ego diante da violncia psquica buscar reverter, tambm de forma violenta, a passividade em atividade, o que leva ao ato, dimenso claramente presente na clnica contempornea. As atuaes so quadros considerados limites justamente por apontarem as fronteiras de representabilidade de um conflito no espao psquico.
CONCLUSO

guisa de concluso, gostaramos de acrescentar que, diante dos aspectos aqui levantados, poder-se-ia pensar que o pessimismo o nico sentimento possvel. No entanto, abordando a intensificao da violncia na contemporaneidade, Birman (2004) nos lembra que, apesar de desejar a paz, Freud mostra que a guerra uma possibilidade sempre presente no horizonte social e histrico (Birman, 2004, p. 9). a qualidade das relaes entre pulso de vida e pulso de morte, no registro psquico, que vem delinear as condies de possibilidade da guerra e da paz no registro intersubjetivo. Ambas as pulses esto sempre presentes, variando a proporo e a organizao de sua relao. Lembremos, tambm, que o processo de criatividade no pode abdicar da participao

Drogadico na adolescncia contempornea

19

Rezende Cardoso, M. (2002a). Superego. So Paulo: Editora Escuta. Rezende Cardoso, M. (2002b). Violncia, domnio e transgresso. Psych, VI(10), 161-171. Ruiz Correa, O. B. (2000). Os avatares da transmisso psquica geracional. So Paulo: Escuta. Endereo para correspondncia :

Recebido em 14/05/2007 Aceito em 08/07/2008

Marta Rezende Cardoso, Rua Gustavo Sampaio, 710 / 1805, CEP 22010-010, Rio de JaneiroRJ, Brasil. E-mail: rezendecardoso@ig.com.br

Vous aimerez peut-être aussi