Vous êtes sur la page 1sur 41

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Novena Milagrosa de

Santa Rita de Cssia

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

NIHIL OBSTAT Pe. Paulino Vieilledent s. j. IMPRIMA-SE. Mons. Otvio de Castro Vigrio Geral

Esta novena deve comear sempre no dia 13 de Maio de cada ano para terminar no dia 21, vspera do dia de Sta. Rita. Podendo tambm ser feita em qualquer poca do ano, conforme a necessidade de quem quiser recorrer a Sta. Rita.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

B REVE

NO TCIA

DA DE

VIDA

DE

SANTA RITA

CSSIA

Filha legtima de Antnio Mancini de Roca Porena e Amada Ferri, nasceu a B. Rita milagrosamente, em 1381. Milagrosamente porque sendo Amada Ferri j velha para ter fruto, manifestou-se a sua gravidez, aparecendo-lhe um anjo que lhe anunciou o fruto concebido e o nome de Rita que deveria ter. Foi batizada, no em Rcca Porena por no haver ali fonte batismal, mas sim em Santa Maria de Cssia, e no dia seguinte de seu batismo, viu-se o prodigioso enxame de abelhas brancas. Era o quinto dia de seu nascimento. Ainda hoje existem de doze a quinze abelhas que se chamam abelhas da Bem-aventurada, e em parte alguma do mundo conhece-se abelhas daquela qualidade e que se aninham nas paredes do muro, cada uma isoladamente em furos abertos por elas prprias, que renovam, quando de novo rebocam o muro. Conservam ali e sempre ali a sua perpetuidade sem nunca mudarem para outro ponto do muro, que fica entre a cela e o sepulcro de Santa Rita. Em sua meninice conseguiu de seus pais um quartinho onde levava dias e noites em transportes de amor com Jesus, desconhecendo tudo que estivesse fora de sua habitao paterna. Aos doze anos voltou companhia de seus pais sem desprezar as devoes desejando ardentemente entrar para o mosteiro de S. Maria Madalena, que seus pais se opunham pelo motivo de no se separarem dela e antes procuraram cas-la com um moo de

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

nome Fernando, moo impetuoso e colrico. Em obedincia, aceitou Rita o esposo, de cujo consrcio teve dois filhos Joo Lago e Paulo Maria que apesar da educao materna mostravam-se indceis. O marido de Rita assassinado e os filhos procuraram vingar-lhe a morte. A Beata Rita temendo que eles cometessem esse crime, pediu e obteve de Deus, que os levassem antes que isto se desse e assim sucedeu. Viva e sem companhia lutava por uma clausura no convento de Sta. Maria Madalena em Cssia, o que era impossvel, porque ali s eram admitidas donzelas. Mas os seus rogos e as suas acrisoladas virtudes a fizeram amanhecer milagrosamente no mesmo convento, que se conservava com as portas fechadas, ali aparecendo alta noite e j com o hbito dos demais religiosos. E sendo interrogada disse ela ter sido introduzida ali por S. Jo o Batista, S. Agostinho e S. Nicolau de Tolentino, que eram os seus trs advogados. Isto deu-se em 1413 quando ela contava mais ou menos 32 anos de idade. Durante o seu noviciado no Mosteiro ela j servia de modelo e exemplo para as outras religiosas. Em 1443 j estava ela no trigsimo ano de. sua profisso monstica e no sexagsimo segundo de sua idade. Um dia estava ela contemplando e orando com tanto ardor em presena da imagem do Crucificado e pedia-lhe um sinal de seu amor, quando viu desprender-se um espinho da coroa, que veio feri-la na parte esquerda da fronte e com tal mpeto que chegou a penetrar o osso, dando causa a crudelssimo espasmo. Viveu ainda, por espao de quinze anos sempre com essa chaga aberta, que se dilatou e apodreceu e ficou verminosa sendo causa de aumentar-lhe tormentos e oprbrios, que para Rita eram delcias. Quando lhe perguntaram o que eram aqueles vermes que lhes caam da fronte, respondia alegre e sorrindo: so meus anjinhos. Por causa daquela ferida repugnante e ftida, a superiora no consentia que Rita aparecesse. Aproxima-se um jubileu em Roma e Rita deseja assistir a essa grandiosa festa mas a superiora do Convento nega-lhe o seu consentimento, por causa da repugnante ferida. De repente mostra-se milagrosamente s. Vai Rita, assiste a grandiosa festa da Igreja e de volta, reaparece no mesmo ponto a milagrosa ferida. Sete anos depois do jubileu contava Rita setenta e dois anos de idade, quando adoece, e quatro anos se passam enferma, no fim dos quais (1497) entrega sua alma ao Criador ouvindo-se o sino do Convento tocar por mo invisvel, e logo aquela repugnante e ftida ferida da testa, transformou-se em uma espcie de rosa, que exalava flagrante e delicioso aroma. Em seguida comeou a se multiplicar uma srie sem fim de prodigiosos milagres como veremos no correr desta novena. Eis, pois, os tpicos mais salientes da feliz vida de Santa Rita de Cssia, a protetora das coisas impossveis e difceis.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Novena Milagrosa
INVOCAO AO ESPRITO SANTO
Vinde Esprito Santo; enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor. Aleluia. Senhor, enviai o vosso esprito e tudo ser criado. Aleluia. E renovareis a face da terra. Aleluia.

ORAO
Deus que instrustes os coraes dos vossos fiis com a ilustrao do Esprito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Esprito, e que gozemos sempre de sua consolao. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amm.

INVITATRIO
Celebremos a Rita, Esposa coroada, e adoremos o Cristo, seu Divino Esposo.

ORAO
Excitai, Senhor, as nossas potncias a confessarmos o vosso santo nome; purificai os nossos coraes, infundindo neles a vossa virtude e graa; iluminai o nosso entendimento, inclinai a nossa vontade, para que possamos fazer este pio exerccio, atenta e devotamente e mereamos ser ouvidos na presena de vossa Majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amm.

Saudao a Santa Rita


Sado-vos Rita Esposa, Que entre os espinhos da dor Nascestes; vaso e rosa De Cristo: Divino Amor Eia pois, fonte e registro Da flamante caridade, Fazei que o meu esprito No amor de Deus se abrase. Reza 4 Pai Nosso, 4 Ave Maria, 4 Glria Patri com as seguintes jaculatrias em honra dos 4 anos que Santa Rita passou sem tomar nenhum outro alimento mais do que o SS. Sacramento da Eucaristia.

JACULATRIAS
Rita Santa de Impossveis advogada: Socorrei a minha vida e a minha alma. Pai Nosso, Ave Maria, Glria Patri.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Rita, Santa, de Deus a esposa amada. Favorecei a minha vida e a minha alma. Pai Nosso, Ave Maria, Glria Patri. Rita, Santa, de impossveis advogada. Ajudai-me na espiritual batalha. Pai Nosso, Ave Maria, Glria Patri. Rita, Santa de impossveis advogada. Encaminhai-me na ltima jornada. Pai Nosso, Ave Maria, Glria Patri.

PRIMEIRO DIA
Neste primeiro dia consideremos a prerrogativa com que Deus privilegiou a Bem-aventurada S. Rita elegendo-a para vencedora das cousas impossveis e difceis quando sendo sua me de setenta e dois anos de idade, estril at esse tempo conheceu ter em si aquela prola; e turbada com a dvida deste impossvel, um Anjo lhe anunciou que no duvidasse porque ela daria a luz a uma filha, que encheria o Cu de glria e de refgio a terra. Ponderemos que sendo paradoxo este impossvel, porque aquilo, cuja rebeldia no cede as mesmas foras da Onipotncia, vemos que no Cu e na terra conseguiu Santa Rita esse triunfo, pois que alcanou dos poderes da Divina graa, obtendo as mais gloriosas vitrias. Daqui tiraremos o muito que devemos fazer, no caso de ser destinado por Deus porque ainda que o mundo louve as nossas aes e aplauda as nossas empresas, nada nos aproveitar sem aprovao de Deus a quem nada impossvel. COLQUIO A DEUS Meu Deus de meu corao, envergonhado da minha vida, no extremo da estimao do mundo em que at agora confiava, chego a vossa presena, remdio sagrado dos que em vs esperam. Aqui tendes j o meu corao contrito.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Bem sei que por indigno no mereo que nele entreis, porm, dai-me uma dor, com que rasgando o peito, arranque o corao para o por a vossos ps. Seja o meu arrependimento e o meu pesar os instrumentos que ponham pblicas as minhas lgrimas, de todo corao me doa, meu Deus, por serdes vs quem sois, de vos ter ofendido. Espero na vossa Misericrdia o perdo para alcanar uma feliz morte, pelo amor, que mostrastes gloriosa Santa Rita, fazendo-a vencedora dos impossveis, enchendo o Cu de glria e de refgio a terra. S em vs meu Deus, confio que me haveis de contar no nmero de vossos escolhidos. Amm!

COLOQUIO A SANTA RITA


Gloriosa Santa Rita vencedora dos impossveis, a quem o Cu tem por glria e refgio a terra, eu, pobre criatura vossa, necessitada do amparo e socorro divino; venho valer-me de vs; como minha especial advogada e protetora para que rogueis a Deus, que use comigo de sua misericrdia,-, dando-me contribuio das minhas culpas com o vosso auxlio para ir gozar da divina glria ao partir desta temporal vida, e depois conseguir o que pretendo para cujo fim comeo esta novena, confiando que me haveis de conceder o favor divino, abrindo-me as portas de sua sempre eterna e aspirada misericrdia. Assim seja. Senhor, que vos dignastes de conceder Bem-aventurada Rita a especial graa de ser vencedora de impossveis, pelos seus merecimentos e intercesso, pela vossa infinita misericrdia, eficazmente nos socorrei, para que sejamos livres de todos os males do corpo e da alma; consiga-nos tudo que humildemente vos pedimos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

HINO
A luz celestial. Resplandece serena e mais brilhante. Quando Rita imortal. Aparece majestosa e triunfante, Prncipes, reis, povos, gentios, Celebram e veneram reverentes. Toda gerao humana Aplaude em melodia a mais suprema A fronte majestosa e soberana Que cinge milagroso diadema O espinho que do esposo voa Forma ferida e oferece coroa. Aplaude, pois, em prosa e metro: Diz, repete, soleniza e canta Ao som de acorde preito, Quando e devido a Rita Grande Santa Que por mais augusta dita Teve o nome anunciado Pelo Anjo; o qual foi Rita.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

E, portanto, em sacro culto, Veneremos a Rita aqui prostrados, Para que com o seu indulto Sejamos dos males libertados, Todos ns, veem radiante Em dois sois risonhos do semblante, E vos, Padre Eterno, E ao Verbo de vs gerado, Por aquele fogo Ardente De um e doutro derivado, Sendo um s Deus assim vos veja nico louvor de vossa Igreja. Amm.

EXEMPLO
No Mosteiro de Sta. Maria Madalena em Cssia, da Ordem Fremtica de S. Agostinho, ainda se conserva intacto o glorioso corpo de Santa Rita, ali colocado desde sua morte. No ano de 1628, celebra-se a beatificao de Santa Rita, e tendo se originado um tumulto com perigo de vida dos assistentes, estando o corpo de S. Rita, no esquife cercado por um gradil de ferro, abriu ela os olhos e ergue-se milagrosamente e encostou-se ao gradil pelo que cessou imediatamente o tumulto e continuou a cerimnia em perfeita paz. Nesta mesma ocasio sentiu-se um cheiro de pasmar, uma fragrncia celestial. Todos os anos no dia de sua festa o corpo da Santa ergue-se e vem recostar-se ao gradil de ferro; sentindo-se nessas ocasies agradvel aroma.

LADAINHA DE SANTA RITA


Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, tende piedade de ns. Senhor ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Pai celestial, que sois Deus, tende misericrdia de ns. Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende misericrdia de ns. Esprito Santo, que sois Deus, tende misericrdia de ns. Trindade Santssima que sois um s Deus, tende misericrdia de ns. Madre Sta. Rita, Orai por ns Estrela de Cssia, Orai por ns Flor da Religio, Orai por ns Discpula de Agostinho, Orai por ns Norma dos bons costumes, Exemplo das casadas

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Esposa pacientssima Amante desprezada Peito mortificado Me prudentssima Viva exempladssima Freira penitente Pobre Voluntria Rita obediente Imitadora de Cristo Vtima dos cravos Insensvel s injrias Prestante Cultivadora Vaso de indulgncia Vaso de Virtudes Honra do sexo frgil! Rita vencedora Pensamento etreo Alma contemplativa Constante empreendedora Mstica vencedora Protegida do Batista Alegria dos anjos Serva da Virgem Maria Abenoada de Cristo Advogada das Empresas Luz contra dificuldades Consolo nas aflies Espelho da graa. Rita triunfadora Rita nossa esperana Rita junto ao trono de Deus Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais, os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de ns.

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

V. Rogai por ns Santa Me de Deus. R. Para que sejamos digno das promessas de Cristo.

ANTFONA
De impossveis sois triunfadora, Rita Esposa de Jesus, portanto em vs confiamos que pela vossa intercesso recebamos a coroa da eterna vida. Amm. Assinalastes, Senhor, a vossa serva Santa Rita com o sinal de vossa paixo e caridade.

SALVE
Salve, Rita de Cssia protetora, Dos bons cristos e devotos Me consoladora Em trs estados fostes refulgente Sendo santificada em dor pungente Tornai-nos as paixes inacessveis. A ns volvei vossos olhos compassivos Neste vale de lgrimas em que estamos Para sermos de Cristo redivivos Deus trs vezes santo bendigamos. Amm.

RESPONSO DE SANTA RITA


De Rita os milagres buscas? Febre, peste lutulenta. Chagas, morbus, dor, demnios, Troves, granizo afugenta. Cegos vem, surdos ouvem, Coxos andam, mudos falam, Filhos tem quem pede prole, Da campa mortos se abalam. Nem terremotos mal fazem, Nem fulmineas labaredas Incndios, perigos cessam Cadeias, incidias trdas. Cegos vem, etc. De santa dos impossveis A Rita chamam hispanos Milagres que estranhos narrem E apregoem Cassianos. Cegos vem, etc. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo Cegos vem, etc.

OREMOS
clementssimo Deus; que com os perptuos esplendores dos milagres ilustrais a Bem-aventurada Sta. Rita, concedei, benigno que pela sua interveno eficazmente

10

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

alcancemos o que cheios de confiana vos pedimos pelos seus merecimentos. Por Cristo Nosso Senhor. Amm.

ORAO
Gloriosa Sta. Rita de Cssia, eu vos peo pela segunda-feira em que nascestes, pela quinta-feira em que vos batizastes pela quinta-feira em que enviuvastes, pela quinta-feira em que entrastes no Convento, pelo prazer que tivestes quando pela manh vos vistes nele, sendo introduzida por S. Joo Batista, Sto. Agostinho e S. Nicolau de Tolentino, pela coroa de espinho em vossa testa, pela chaga que abriu, pelo nojo que as freiras tiveram de vs. Minha gloriosa Sta. Rita, assim como vs alcanastes de Meu Senhor Jesus Cristo tudo quanto desejastes eu vos peo que me alcanceis a graa que pretendo obter nesta novena, se for para maior glria vossa e bem da minha alma.

BENDITO DE SANTA RITA


Vs sois Rita Santa, Nossa protetora, Que dos impossveis Sois a vencedora. Salve rosa pura, Fragante cheirosa Que a graa orvalhou Para serdes ditosa Nascestes feliz Em Rocca Porena Sendo j do Cu. Cndida Aucena. Para o gosto nosso Deus vos fez nascer E o nome de Rita, A vs vos fez ter. Depois de trs dias Fostes Batizada, E a divina graa Em vs fez morada. Apenas seis anos Contveis de idade J em vs se via Toda Santidade.

11

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Por mestra tivestes Uma mulher Santa De cujas virtudes S Roma lhe canta. Vs a imitastes Com mais perfeio E fostes mais mestra Na santa orao Para casa fostes, Depois de aprendida Sendo j dos Cus Mui favorecida Tnheis vinte anos Completos, de idade, Quando vos casaram Mui contra a vontade Por obedincia Paterna aceitastes, E ento de Fernando Esposa ficastes. Num amargo dia O vistes sofrer Entregue aos tiranos E o vistes morrer. Sozinha ficastes Sem consolao S com dois filhinhos, Joo Lago e Paulo Maria Fostes inocentes Vossos filhos, Rita, No cu com os anjos Foram ter a dita. E vs procurastes A religio Para de Agostinho

12

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Tomardes lio Sofrestes as dores Do crucificado Com um dos espinhos Na testa cravado. Bem pobre e humilde To obediente Fostes entre todas A mais penitente. Quando a Roma fostes A um jubileu Ali de mil graas O cu vos encheu. Ao fim de quatro anos De mortal doena Fostes l no cu Ter a recompensa Fostes com os anjos Contando vitria: Fazei que cantemos Convosco na glria

SEGUNDO DIA
Invocao ao Esprito Santo, etc., como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste segundo dia consideremos a segunda prerrogativa de nossa protetora, em que

13

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

parece que Deus continuou a privilegi-la com especialidade para ser a Santa dos impossveis, desfazendo as dvidas em que seus pais estavam; pois, dilatando-lhe o Sacramento do Batismo com a indeciso do nome que haviam de ter, anunciou o anjo que o Cu j havia escolhido "O de Rita". . . nome que at aquele tempo no havia no mundo. Consideremos que se foi privilgio em Abrao e Sara, como a Zacarias e at a prpria Me Santssima do Redentor;' e se foi glria incomparvel ao Batista romper-se ao Profeta o impedimento da voz, para anunciar-lhe o nome que no mundo era conhecido quanto deve ser de admirar em S. Rita um nome novo na recepo do seu sacramento que a porta de todos o Batismo. Tiremos daqui o termos sempre uma lembrana da especial merc que recebemos na primeira graa do Batismo, em que ficamos filhos de Deus, livres do cativeiro e herdeiros da glria para que assim nos seja possvel vencer o mundo e triunfar do inferno.

COLQUIO A DEUS
Segunda vez humildemente Deus e Senhor meu, invoca a vossa misericrdia, atendei a este vosso servo que aflito e necessitado vos chama. Confesso que at aqui me esqueci da primeira graa que recebi no Batismo de ser filho vosso; mas agora me pesa de vos ter ofendido por serdes vs quem sois; proponho daqui por diante emendar-me de vida e j que me tendes mostrado serem grandes os motivos para me santificar pelo exemplo de S. Rita, aceitai os seus merecimentos em satisfao do que por sua intercesso vos peo com desejo de amar-vos e a graa para execut-lo. Amm.

COLQUIO A SANTA RITA


Beatssima Rita que com um novo nome no primeiro Sacramento destes que admirar ao mundo; eu vos tomo como minha protetora, de quem Deus confiou o seu poder, para vencer dificuldades e impossveis, rogo-vos que alcanceis de sua divina majestade o que desejo. . . ainda que encontre dificuldades porque no pode resistir o seu poder, nem as foras da vossa intercesso. Alcanai-me, poderosa Santa, esta graa se for conveniente minha alma e a glria de Deus. Amm.

EXEMP LO
Certa noite, uma senhora vendo apagada a lmpada, que ilumina o esquife da Bem-aventurada Rita avisou disto a Sacrist, que verificando ser verdade e voltando para buscar lume com que tornar acender, ao chegar de volta encontrou a lmpada acesa sem ningum a ter acendido! Com este muitos outros fatos encontram-se no livro da vida de S. Rita provados todos por numerosas testemunhas inconcussas. Ladainha at o fim do Bendito.

14

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

TERCEIRO DIA
Invocao ao Esprito Santo, etc., como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste terceiro dia consideremos o especial favor com que Deus dotou a Santa Rita no dia seguinte ao do seu Batismo, naquele enxame de abelhas brancas, que entravam e sam de sua purssima boca. Ponderemos que no tendo ainda Santa Rita a liberdade de exerccios, venceu a empenhos da divina graa que os demais conseguem por virtudes dos merecimentos prprios. Tiremos daqui um eficaz conhecimento da grandeza de Deus, pecamos perdo das nossas culpas, dando-lhes graas, pelos benefcios que por sua misericrdia obra nas almas, fazendo-as participantes dos dons do Esprito Santo.

COLQUIO A DEUS
Meu Deus de minh'alma, bendita e louvada seja a vossa infinita misericrdia e bondade. Bem vejo que a minha contrio frouxa mas vs sois, Senhor; infinitamente poderoso. Sois para dar calor a esses ossos frios que to pouco conhecem a vossa grandeza; fazei o benefcio e fazei o milagre. Ardam as cinzas do meu nada e arda o fogo do vosso amor; inflamai a minha vontade e o meu corao nesta fragua ardente. Purifiquem-se os meus erros, seja a minha contrio verdadeira, e os merecimentos da vossa amada Rita a norma para conseguir a graa que vos peo. Amm.

EXEMP LO
Um certo Batista d'Angelo de Col Giacone do Territrio de Cssia tendo perdido inteiramente a vista e ouvido contar os milagres, que nos primeiros dias consecutivos morte da B. Rita, Deus operara por intercesso dela; de repente sentiu-se animado de viva f, e com igual confiana se encomendou proteo da Bemaventurada e imediatamente' tornou a abrir os olhos luz do dia em 26 de Maio em que ela subir ao cu.

Ladainha at o fim do Bendito

15

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

QUARTO DIA
Invocao ao Esprito Santa, etc., como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste quarto dia consideremos a perfeio que Santa Rita, depois de estar em graa pelo Batismo logo no quarto dia observou o jejum das sextas-feiras, abstendo-se de tomar o peito e outros alimentos. Ponderemos que parecendo impossvel este exerccio, no estado, de inocncia, fez Deus possvel a Rita para nos mostrar que de seu agrado a penitncia; e de utilidade aos que viver nesta miservel vida. Daqui tiraremos um grande desejo de nos sacrificar a Deus, abraando as suas inspiraes com o propsito de o amar, fazendo penitncia pelas nossas culpas para nos ser possvel vencer o inferno e ir gozar no Cu. Amm.

COLQUIO A DEUS
Meu Deus de meu corao, eu me vejo em um mar de culpas e sem abraar a penitncia mas aqui estou j rendido aos vossos ps com o propsito de emendar de vida e castigar os meus erros. Peza-me de vos ter ofendido por serdes vs quem sois, digno de ser amado. Quizera ter a grande dor das minhas culpas e que a minha vida se acabasse com ela. Dai-me auxlios para vos amar que eu vos ofereo merecimentos de S. Rita e as lgrimas nascidas das minhas entranhas. No repareis em que deixei estar tanto tempo no leito do descuido e atendei s ao que proponho. Espero na vossa misericrdia me concedais o que vos peo se for para glria vossa. Amm.

COLQUIO A SANTA RITA


Amabilssima Santa Rita, que atenta sempre ao Celeste; foi o vosso cuidado amar a Deus ainda quando o uso da razo no vos obrigava a preceito algum. Quero seguir o vosso exemplo e no embaraar-me com as cousas desta vida.

16

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Alcanai-me auxlios para execut-lo e o favor que nesta novena vos peo. Dignai-vos de conduzir-me para a glria da Divina Majestade. Amm.

EXEMP LO
O dia 27 do mesmo ms que Rita foi gozar da eterna bem-aventurana, a senhora Lucrcia de Paulo de Col Forcela em territrio igualmente de Cssia a qual pelo peso dos anos e por uma espcie de hidropisia estava inchada e curvada aproxima-se do corpo da Bem-aventurada e depois de algumas oraes recitadas com f, partiu livre e s. Ladainha at o fim do Bendito

QUINTO DIA
Invocao ao Esprito Santo, etc., como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste quinto dia consideremos que estando Santa Rita empenhada em sacrificar a Deus sua pureza, e turbada com a determinao de seus pais em cas-la venceu o escndalo, que podia dar-lhe no os obedecendo, recorrendo orao, onde lhe foi inspirada que executasse a vontade dos seus maiores no obstante lhe parecer mais perfeito e que desejava. Ponderemos o que tem de eficaz a orao para vencer os impossveis de nossas paixes, e ainda que nos parea alguma cousa melhor, s o o que for da vontade de Deus. Tiremos daqui o que recorrer orao nas nossas dvidas e aflies, na qual acharemos possibilidade e remdio tendo somente em Deus a nossa esperana.

COLQUIO A DEUS
Deus amantssimo, que amastes as criaturas, sabedoria infinita que socorreis com a cincia e dispondes todas as cousas com suavidade, eu me sujeito vossa Providncia. S em vs vivem os ais de minha esperana. Bem conheo que so frouxos os meus suspiros, mas esta a ocasio em que me haveis de salvar por haver em vs confiado. Pesa-me de vos haver ofendido e proponho observar os vossos preceitos. Ouvi o vosso servo, Senhor: pelas virtudes de minha excelsa Santa Rita e pelos seus merecimentos, alcanai-me a graa que com inteira confiana vos peo. Amm.

17

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

COLOQUIO A SANTA RITA


Beatssima Rita, bem vejo que tem agradado a Deus o exerccio da orao; e quanto til para o nosso arrependimento; vejo que dele se tira o fruto das b oas obras e o remdio para as aflies, com tudo isto no tenho aprendido a excut-lo; mas espero pelos vossos merecimentos e intercesso que me assistais na execuo e recomendeis a Deus a presente splica se convier minha alma e honra vossa. Amm.

EXEMP LO
Ainda no dia 27 de maio outra senhora de nome Francisca de Antnio Forcelli de Cssia, surda havia j cinco anos, se apresenta suplicante quele venervel corpo, e admirvel foi que ficasse de todo curada em presena do povo que ali tinha afluido e que deu testemunho da verdade deste prodgio. Uma mulher de nome Francisca, do distrito de Norcia, muda de nascena fez uma visita ao milagroso corpo da Bemaventurada Rita e depois de se lhe haver calorosamente recomendado, praticando atos religiosos de que ora capaz uma muda de nascena, adquiriu de repente o uso da audio a que seguiu-se outra graa, a da.fala sendo as primeiras palavras que proferiu as da Ave-Maria; o que encheu de pasmo aos parentes e outras pessoas que estavam presentes.

Ladainha at o fim do Bendito

SEXTO DIA
Invocao ao Esprito Santo,etc, como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste sexto dia consideremos como se sujeita Rita ao vnculo do matrimnio; onde padeceu nele um quotidiano martrio, tolerando a cega ira e spera condio de seu consorte fragua em que purificou o esprito conservando entre as repetidas contradies a verdadeira paz. Ponderemos que parecendo impossvel viver em paz entre as pertubaes e trabalhos mil venceu Santa Rita este impossvel sem nunca apartar o seu Esprito do Cu, nem de observar os seus preceitos. Daqui tiraremos uma verdadeira confiana nos divinos preceitos sem nos apartar da presena de Deus, porque assim vencemos o mundo e conservaremos a paz por grandes

18

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

que sejam os trabalhos e contradies.

COLQUIO A DEUS
Meu amabilssimo Senhor, que poderei eu oferecer em honra de Santa Rita que no acha exemplo que nela me tendes mostrado? Eu miservel criatura, que conhecendo o p que sou, nem ainda, no p descanso para me conservar em paz nesta desgraada vida: antes pequei sem temor do cu, sem medo da morte, sem horror ao inferno, porm j meu Deus, se condensam as nvoas do meu pesar nos horizontes do meu arrependimento com protestos de amar-vos, o que espero executar, por vossa fiel serva Santa Rita; eu vos suplico, e esta pobre alma agradecida cantar sempre as vossas misericrdias. Amm.

COLQUIO A SANTA RITA


Advogada Rita, a vs recorro hoje para recuperar, pelo vosso patrocnio, a paz que tantas vezes rejeitei abraando a culpa e fugindo s divinas inspiraes, ponde amada protetora, na divina presena esta splica acompanhada de minha contrio, na aflio presente para que me ajude nela e me conserve em paz, se assim convier minha alma e vossa glria. Amm.

EXEMP LO
O Padre Nicolau Galli, confessor das monjas irms da Bem-aventurada e autor da vida desta obra que nos propusemos seguir neste captulo afirmando que do processo da beatificao, que lhe fora dado pelas mesmas religiosas, tirou a sua exposio dos milagres e refere-se, sob o n. 16, que um certo Joo de Rocca Porena, ressuscitou pelos merecimentos da Bem-aventurada; mas privou-nos das circunstncias de tamanho prodgio. Tempos depois, em meados de 1490, a senhora Flora, de Pedro Antnio, de Poggiodomo tinha um filho chamado Esprito, que padecia de loucura, a que os mdicos talvez chamariam "licantropia" e que o fazia vagar por montes e selvas e por vezes o punha em perigo de precipitar-se das janelas de casa. A aflita me viu a inutilidade dos remdios da cincia, apelou para a Bem-aventurada e esta consolou-a com a sade do filho. Ladainha at o fim do Bendito

19

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

STIMO DIA
Invocao ao Esprito Santo, etc., como no primeiro dia at o fim das 4 jaculatrias Neste stimo dia, consideremos que sendo opostos s leis das gentes, pedir-se a morte para os filhos; e contra a lei eclesistica serem recebidas religiosas, no Convento de Santa Maria Madalena de Cssia, mulheres que no fossem donzelas; um e outro impossveis venceu Santa Rita; o primeiro na morte que conseguiu para seus filhos, afim de que eles no executassem a vingana que pretendiam tomar contra quem lhes tinha morto seu pai. O segundo sendo introduzida, uma noite dentro do mesmo convento das religios as de Cssia com hbito dela, por S, Joo Batista, Santo Agostinho e S. Nicolau Tolentino. Ponderemos que do agrado de Deus a perfeita vocao e contnua splica que parece dispensar as leis eclesisticas, se no tambm as naturais para deferir Deus as nossas splicas. Tiremos daqui uma confiana em Deus que nos h de conceder o que lhe pedimos se for para bem de nossas almas ainda que ao nosso entender se faa possvel.

COLQUIO A DEUS
Meu Deus que por vossa infinita misericrdia vos dignastes de levantar-me do nada ao impossvel desta vida na vossa bondade confio que me haveis de salvar. Rendido estou aos vossos ps e no me apartarei. E j que no posso fazer o que devo, fao o que posso; pelo que me falta, apelo para os merecimentos de Santa Rita. Por serdes vs quem sois, pesa-me de vos haver ofendido, e proponho no vos ofender mais, espero e vos peo o indulto de vossa graa. Amm.

COLQUIO A SANTA RITA


Amada protetora, amorosa santa, que chamada do Divino Esposo, vencestes todos os impossveis, eu vos suplico que me alcanceis fervor para que buscando a divina voz, a minha alma se liquide em prantos e o meu corao se abrase em incndios. Levai-me Gloriosa Santa, a liberdade preciosa do verdadeiro filho de Deus e, conseguindo isto

20

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

peo-lhe concedeis a merc que solicito, se for do agrado de Deus. Amm.

EXEMP LO
Em 1595 uma criana de dez anos, de nome Antnia ao passar o rio Corno caiu nessas guas caudalosas que nos seus redemoinhos arrastaram-na a uma distncia de quase meia milha; antes de perder de todo os sentidos, enviou um suspiro e uma prece a Beata Rita, e eis que as guas impeliram margem e ela como que foi ressuscitada. Igualmente um menino filho de Antnio de Col era atormentado fortemente por um clculo e mediante a f materna, que o recomendara piedade da Bem-aventurada, ficou imediatamente curado. Ladainha at o fim do Bendito

OITAVO DIA
Invocao ao Esprito Santo etc., como no primeiro dia, at o fim das 4 jaculatrias Neste oitavo dia consideremos o ardor com que Deus amou a nossa amada Santa Rita, na noite de sua profisso, aparecendo-lhe no topo de uma escada por onde subiam e desciam os Anjos: parecendo-lhe impossvel perceber a viso ouvia esta voz: impossvel fugir aos teus rogos; e para teres comunicao com o Cu, hs de seres anjo na terra. Ponderemos a eficcia que tem para Deus os rogos de Santa Rita e a prontido com que executou a sua palavra, vivendo Rita como Anjo na terra. Tiremos daqui um grande desejo de imitar a nossa Santa Rita, amando a Deus e observando os preceitos na terra para vivermos alegremente no Cu.

COLQUIO A DEUS
Ajudai-me, meu Deus e Senhor que sem vosso auxlio no posso chegar a vs nem deste mar de culpas passar a este porto de graa. Bem sei que no labirinto de minhas culpas arriscado o despacho; mas no pode temer quem v a nossa misericrdia no patrocnio de S. Rita, a quem deixastes o remdio para nos facilitar o que pedimos.

21

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Pesa-me meu Deus, por serdes vs quem sois, de vos haver.ofendido, e vos suplico pelo muito agrado e singular favor com que dotastes a vossa serva Rita, me concedais o que vos peo com ajuda par vos amar na terra e a graa para vos ir buscar no Cu. Amm.

COLQUIO A SANTA RITA


Bem-aventurada Santa Rita, rocha inexpugnvel s tempestades do sculo, heroica vencedora dos impossveis, que inflamada do amor Divino, nos destes o exemplo para vencer o mundo e ir buscar e louvar a Deus no Cu aplicai uma fasca do vosso zelo ao meu arrependimento, com uma eficaz unio a Deus para o amor na terra e louvor no Cu, alcanando-me consolao nas necessidades em que estou, se for agradvel a Deus. Amm.

EXEMP LO
Certo homem, que tinha um dedo da mo aleijado e frio, j desde muitos anos, aproximou-se um dia do sagrado tmulo de Santa Rita e pediu-lhe para que ficasse bom, e quis com o dedo tocar aqueles benditos despojos e tanto lhe bastou para ficar so e curado. Uma mocinha que era cega de um olho havia quinze anos e tendo o outro defeituoso foi com sua me a visitar o corpo da Bem-aventurada e perseverou quinze dias em orao, e, ento ao lume da sua f ajuntou-se a almejada luz dos olhos. Um moo de nome Antnio, filho de Juliano, fora mortalmente ferido com quatorze golpes, um dos quais lhe havia quase decepado um brao e fora deixado morto. Sua me e uma irm de nome Maria tiveram logo o pensamento de se entregarem aos aux lios do Cu, e depositaram sua confiana na intercesso da Beata Rita de Cssia. Fizeram, pois, a promessa de visitar o venervel corpo e de levar-lhe uma imagem de cera e eis que apenas tinham feito a promessa, ficou o sobredito moo curado das feridas. Ladainha at o fim do Bendito

NONO DIA
Invocao ao Esprito Santo, etc., como no primeiro dia, at o fim das 4 jaculatrias Neste nono e ltimo dia consideremos que sendo impossvel aos corpos defuntos o

22

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

conservarem a cor exalando suave cheiro e moverem os olhos como se estivessem vivos, nada foi impossvel f e poder de S. Rita, como todos os anos se manifesta em Cssia, na vspera do dia, levantando-se do tmulo, em que com fragrncia respira abrindo e fechando os olhos. Ponderemos que se verificou com evidncia em Santa Rita, a palavra de Deus, que prometeu aos que tivessem f que nada lhe seria impossvel. Tiremos daqui uma viva constncia na f crist e felicidade a Deus com firme esperana na sua palavra e certeza firme, inabalvel da sua execuo, pois que Deus no pode enganar-se e nem enganar-vos a ns. Amm.

COLQUIO A DEUS
Supremo Senhor meu, este o ltimo dia do obsquio a vossa amada Rita; e esta a ltima hora em que me despeo desta vida mundana e vos busco firme na f como pai meu. Confesso-vos que para vos chamar meu Pai, perdi a posse pela minha culpa, perdi a graa; mas no perdi o direito, porque no perdi a filiao, ainda que prdigo, sou filho vosso e tambm vs sois pai liberal e de misericrdia. Se chegou tarde, quem limita o vosso perdo? Salvai-me, meu Deus, que o podeis, seja o triunfo vosso e a minha f neste hora, que vos fala o meu corao desfeito em lgrimas. Pesa-me Senhor, quanto me pode pesar de vos haver ofendido, por serdes vs quem sois digno de ser amado. Proponho firmemente nunca mais vos ofender, com f na vossa misericrdia e esperana pelos merecimentos de Santa Rita com o propsito de amar-vos, pois me haveis de salvar e assistir na necessidade presente, para cujo fim fiz esta novena.

COLQUIO A SANTA RITA


Soberana protetora, remdio dos que com f vos manifestais vencedora, seja eu mais uma testemunha das vossas maravilhas. Fazei amada Santa que com o vosso favor se ostente o vosso poder. Todos imploramos os vossos merecimentos com f e esperana para que no Tribunal divino reconhea o Cu, que subis do tmulo em que estais, abrindo os olhos para serdes advogada do que nesta novena vos pedimos, e se ainda necessrio purificar as nossas' culpas, vos rogamos que para plena satisfao nos inspireis o remdio que poder ter os nossos pecados. Amm.

EXEMPLO
No momento da morte da Bem-aventurada Rita, a' monja que lhe fora companheira em vida, viu o esprito da Bem-aventurada subindo aos Cus, acompanhado de Anjos e no mesmo instante ouviram-se repiques de todos os sinos, tangidos por mos invisveis e anglicas. Uma sua parenta prxima, que tinha um brao paraltico j desde muitos anos, chegando ao sagrado corpo e para desafogar a aflio e a 'dor, abraou-o sentindo que o antigo vigor lhe voltou no brao que ficou curado. No convento, a cela de Rita, para a qual entrara em 1403, resplandecia com inslitos

23

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

fulgores, e, ainda mais, a ferida da testa, o que at ento exalava mau cheiro desprendia agora esquisito aroma, revestindo-se aquele macerado corpo de aparncia sobre humanas, afigurando-se qual luzente rubi. Por este fato os religiosos e os fiis mudaram seu luto e tristeza em regozijos.

ROSRIO DE SANTA RITA


Em vez do Pai Nosso, diga-se o seguinte: Rita, sois dos impossveis, Sois de Deus muito estimada: Sejais minha protetora. Advogada, Rita Bem-aventurada. Em vez de Ave Maria, diga-se o seguinte: Sejais minha advogada, Rita Bem-aventurada. Repetindo dez vezes, volta ao: Rita sois dos impossveis etc. E assim por diante at completar o Rosrio que deve ter-se na mo e passando as contas at completar os quinze mistrios.

OFERECIMENTO
Minha Beata Santa Rita de Cssia, humildemente vos ofereo este Rosrio, em honra dos quatro anos que tiveste sem tomar nenhum alimento mais que o SS. Sacramento, pelo enxame de abelhas que entravam e saam de vossa boca, pelos quinze anos, que no amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, estivesse suportando as cruciantes dores da coroa de espinhos por ela vos peo (Aqui far a meno do que deseja .) Tambm vos peo pelo preciosssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais o remdio s minhas necessidades, o socorro na minha grande pobreza e lenitivo das minhas molstias o lavatrio- de todos os dios infundidos nos coraes das criaturas, que mal me quiseram um cordial afeto para que todos me desejem bem. Sede minha protetora diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que vossa intercesso eu alcance d'Ele, mesmo o que for impossvel e que por muita fragilidade eu no possa obter, alcanai-me conforto o meu ardente desejo se for para maior glria vossa e salvao de minha alma.

24

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Amm.

OFCIO DE SANTA RITA DE CSSIA


MATINAS
Vem Santo Esprito Meus lbios sanar, Para Rita Santa Hoje celebrar. Alcanai Rita O nosso favor Entre os impossveis Do divino amor. Trindade glria No celeste den, Da povo cristo, Sempre, sempre. Amm. HINO Numa bela aldeia De Cssia formosa Nasceu Rita Santa Qual fragrante rosa. Como Ana idosa Produziu Maria, Rita sai de um tronco, Que estril jazia Um anjo anuncia Esta prenda rara, Que j desde o bero Por Deus se declara. J lhe era amada A paixo do eterno, Deixa em sextas-feiras O leito Materno. Jurou ao inferno Dura inimizade Consagrando a Deus Sua virgindade Tem Rita clemente De ns compaixo,

25

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Leva ao Onipotente A nossa orao. ORAO Ouvi, Deus salutar, as nossas preces; e pela intercesso da Bem-aventurada Santa Rita vossa serva cuja festividade nos enche de prazer, fazei que sejamos instrudos no verdadeiro afeto de uma devoo pia; e alcancemos a eterna vida por Jesus Cristo Nosso Senhor, que convosco impera. Amm.

PRIMA
Alcanai Rita, O nosso favor, Entre os impossveis Do divino amor. Trindade glria No celeste den, Dai, povo cristo, Sempre, sempre. Amm. HINO Os pais no aprovam O voto de Rita; Entre o cu e a terra Ela geme aflita. Consigo medita O que h de fazer: Deus lhe diz que aos pais Deve obedecer. Eles com prazer De uma descendncia A um tirano hipcrita Do a inocncia. Com s pacincia Viu dezoito anos Esta eterna esposa Do consorte os danos. T que deshumanos, mpios assassinos. Matando o marido Mudam seus destinos. Tem, Rita clemente De ns compaixo, Leva ao Onipotente, A nossa orao.

26

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

ORAO Ouvi, Deus salutar, as nossas preces, etc.

Alcanai Rita, O nosso favor, Entre os impossveis Do divino amor. Trindade glria No celeste den, Dai, povo cristo, Sempre, sempre. Amm.

TERCIA

HINO Do n conjugal J desimpedida, Rita determina Seguir outra vida. O duro homicida Do pai desgraado Desejam seus filhos Que seja imolado. Mas j perdoada Pela esposa santa Ela no consente Em vingana tanta. Para os cus levanta Seus olhos chorosos Deus tirou do mundo Filhos impiedosos. Dias mais ditosos No claustro percebe, Porm seu convento S virgens recebe. Tem Rita clemente De ns compaixo: Leva ao Onipotente A nossa orao. ORAO Ouvi. Deus salutar, as nossas preces, etc.

SEXTA

27

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Alcanai Rita, O nosso favor, Entre os impossveis Do divino amor. Trindade glria No celeste den, Dai, povo cristo, Sempre, sempre. Amm. HINO No asilo das virgens Rita professou Por um grande milagre Que o Senhor obrou. No clausto ela entrou Com a porta fechada De santos vares Sendo acompanhada. Na nova morada S quis o tormento S o po e gua Foi o seu sustento. Foi l no convento To obediente Que um tronco regou Por lei da regente! Para vencer valente Satan que rugia, Toma disciplinas Trs vezes por dia. Tem, Rita clemente De ns compaixo: Leva ao Onipotente; A nossa orao. ORAO Ouvi, Deus salutar, etc.

NOA
Alcanai Rita, O nosso favor, Entre os impossveis Do divino amor.

28

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Trindade glria No celeste den, Dai povo cristo, Sempre, sempre. Amm. HINO De Cristo a paixo Tal dor lhe causava Que o espinho da coroa Na testa se crava! Ela quis jocunda Ir ao jubileu: A chaga secou E depois nasceu. Ali conservava A chaga profunda, Que por quinze anos Tornou Rita imunda. As santas donzelas Na sua clausura Um anjo contempla Nesta criatura. Na morte colheu As rosas mais belas, Rita as fez brotar Sem ser tempo delas! Tem, Rita clemente De ns compaixo: Leva ao Onipotente A nossa orao. ORAO Ouvi, Deus salutar, as nossas preces, etc.

VSPERAS
Alcanai Rita, O nosso favor, Entre os impossveis Do divino amor. Trindade glria No celeste den, Dai, povo cristo, Sempre, sempre. Amm. HINO

29

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Nos ltimos tempos Da sua agonia, Rita aparecem Jesus e Maria. Teu dia ditoso Enfim chegado: Passars s trs No mundo danado. Cheia de alegria Ouve um som mimoso De Deus que lhe diz Sou teu esposo. Com grande esplendor As nuvens arromba E entra nos cus. Em forma de pomba. No tempo aprazado Rita com amor Despede-se alegre E voa ao Senhor. Tem Rita clemente De ns compaixo Leva ao Onipotente A nossa orao. ORAO Ouvi, Deus salutar, as nossas preces, etc.

COMPLETAS
Salve grande Rita Na Santa Sio! De Deus impetrai Pro mundo perdo Alcanai Rita, O nosso favor Entre os impossveis Do divino amor. Sempre, sempre, Amm. Dai, povo cristo, No celeste den, Trindade glria. HINO

30

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Em torno de Rita Os anjos voaram De Cssia as Igrejas Por si repicaram. A coroa virente Da sua vitria Pela mo do Eterno Recebe na glria. As rosas coroaram O seu rosto no; Abrindo e fechando Seus olhos esto. No perde a memria Dos devotos caros; Impossveis obra, portentos raros. Pela intercesso Desta penitente Milagres sem conta Goza toda gente. Tem Rita clemente De ns compaixo, Leva ao Onipotente A nossa orao OFERECIMENTO Aceitai santa herona Estas nossas oraes, Que de gratos coraes, So a linguagem divina. Da magestade Una e Trina Alcanai-nos piedade Protegei vossa irmandade; Defendei vossos devotos, Que em tristes climas remotos Louvam vossa santidade. ORAO minha advogada e protetora Santa Rita, a minha angstia, o meu corao aflito, me dita que s a vossa intercesso como vencedora de impossveis poder por termo a meus males! Com f viva igual aos numerosos atribulados que vos tem implorado caridade e alvio, e que tem sido atendidos por vs, minha muito amada Santa Rita, em vs espero, apesar de indigna pecadora (ou indigno pecador) a proteo no merecida a meu pedido que longe de servir para aumento de minhas faltas, servir para continuao

31

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

de vos amar, servir e agradecer a futura felicidade que por vosso prod gio, espero receber. Sim, minha gloriosa Santa eu vos ofereo, todas as siceras expresses desta orao dedicada a vs, para obterdes de Jesus Cristo, meu to bom e amabilssimo Pai, a caridade que de vs exijo, vs o sabeis eu ter na minha idia.(Pede-se aqui o que deseja). Alegrai-me minha benfeitora, pondo em prtica mais um dos vossos milagres favorecendo-me com o que pretendo, no s neste mundo de engano mas tambm no da eternidade, gozando ento da vossa companhia e na do vosso Esposo, meu divino Salvador, os celestes bens de que no Cu gozam igualmente os Ajos. Quatro Padre Nosso, Ave Maria e Glria Patri.

SAGRADO TRDUO Em honra da BEM-AVENTURADA RITA DE CSSIA


que se pode rezar em qualquer tempo por inteno dos enfermos PRIMEIRO DIA Bem-aventurada Rita, por, todas as sublimes virtudes que praticastes no sculo, a comear do primeiro uso da razo at a vossa milagrosa entrada no claustro, mas especialmente pelo mrito da singularssima caridade com que costumveis assistir ao leito dos enfermos com toda a assiduidade e vigilncia, com toda a amenidade e afeio, com todo o esforo e pacincia, calorosamente vos suplicamos que tambm do Cu vos digneis, de tomar conta do enfermo que na presente aflio pe em vs toda sua esperana para que mediante a vossa eficacssima intercesso, obtenha de Deus a sade da alma e do corpo, em conformidade perfeita com a divina vontade. ! fazei-o Bem-aventurada Rita, fazei que no sejam baldadas as nossas oraes e esperanas para maior glria de Deus e exaltao do vosso nome. Padre Nosso, Ave Maria e Glria Patri. Responsrio, etc. Exultou o esprito de Rita em Deus seu Salvador, recebendo o esprito de Cristo seu 'esposo. No tempo pascoal acrescenta-se: Aleluia V) Assinalaste Senhor, a tua serva Rita. R) Com o sinal de tua caridade e paixo.

32

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

OREMOS Deus, que Bem-aventurada Rita, tamanha graa te dignastes de conferir que, havendo-te ela imitado no amor dos seus inimigos, trouxesse no corao e na fronte os sinais de tua caridade e sofrimento concede, ns te suplicamos, que amemos os nossos inimigos e, com os espinhos da compaixo, perenemente contemplemos as dores da tua paixo. Por Cristo Nosso Senhor. Amm. Padre Nosso, Ave Maria, Glria Patri. Responsrio, etc. SEGUNDO DIA Bem-aventurada Rita, por todos os abundantssimos merecimentos que granjeastes no decurso dos muitos anos em que vivestes nas ditosas sombras do claustro; mais sobretudo pelo augusto privilgio com que o Redentor crucificado vos quis distinguir, quando vos fez companheira de suas dores, enviando-vos de sua cabea um espinho para ferir-vos a fronte e por todas as dores, humilhaes e repugnncia que por amor d'Ele e pelo espao de quinze anos depois sofrestes - ns vos invocamos para que tenhais compaixo daquele enfermo que com plena confiana a vos recorre, afim de obter do Senhor, Doador de todos os bens, por meio da vossa poderosa intercesso, o restabelecimento da sade corporal, e especialmente da alma com todos os auxlios necessrios para perseverar no servio de Deus at ao termo desta peregrinao terrena e enquanto no chegue o dia de bendizer a virtude do vosso patrimnio na eterna bem-aventurana de que gozais. Padre Nosso, Ave Maria, Glria Patri. Responsrio, etc. Exultou o esprito de Rita em Deus, seu esposo. No tempo pascoal acrescenta-se Aleluia V) Assinalastes, Senhor, a tua serva Rita. R) Com o sinal da tua caridade e paixo. OREMOS clementssimo Deus; que com os perptuos esplendores dos milagres ilustrais a Bem-aventurada Rita concede benigno que pela sua interveno eficazmente alcancemos o que cheios de confiana te pedimos pelos seus merecimentos. Por Nosso Senhor. Amm. TERCEIRO DIA Bem-aventurada Rita por todos os merecimentos da vossa vida Santssima mas em particular pela invicta pacincia e heroica resignao que demonstrastes nos quatro anos da vossa ltima enfermidade, e tambm pelo desejo que tiveste de tragar com Jesus Cristo as ltimas gotas do clice da amargura, at que os seus divinos braos se exalou a vossa bela alma - por toda essa grande cpia de merecimentos vos pedimos que consolide nas suas penas aquele enfermo confia em vossa valiosa intercess o para alcanar a sade da alma e do corpo, que ns com o mais vivo afeto do corao vos pedimos para ele, para que Deus seja mormente glorificado nos seus Santos, e em vs tambm, e pelos sculos dos sculos. Assim seja.

33

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Padre Nosso, Ave Maria, Glria Patri. Responsrio, etc. Exultou o esprito de Rita em Deus seu Salvador, recebendo o espinho de Cristo seu esposo. No tempo pascoal acrescenta-se: Aleluia. V) Assinalastes Senhor, a tua serva Rita. R) Com o sinal da caridade e paixo. OREMOS Onipotente e sempre eterno Deus, salvao eterna dos que creem, ouve as nossas preces fim teno do teu servo enfermo, em favor do qual imploramos o auxlio da tua misericrdia, para que, sendo-lhe restituda a sade te renda aes de graas em tua igreja.

34

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Santa Rita de Cssia

O NASCIMENTO
Santa Rita nasceu num pequeno povoado chamado Roccaporena, a 5 km de Cssia, bem no alto do montes Apeninos, na provncia da mbria. A mbria, embora fosse na poca uma regio pouco povoada, se tornou bero de muitos filhos ilustres, entre eles So Francisco de Assis, So Bento e Santa Clara, alm de Santa Rita. Os pais de Santa Rita, Antonio Lotti e Amata Ferri, formavam um casal exemplar e eram conhecidos pelos seus amigos como pacificadores de Jesus Cristo. Gozavam de imenso prestgio e autoridade no meio daquela gente, por suas virtudes. Sua ocupao diria era visitar os vizinhos mais necessitados, levando a eles ajuda espiritual e material. Para que sua felicidade fosse completa, faltava ao casal um filho. Apesar da idade avanada de Amata (62 anos) Deus atendeu s suas preces: conta a histria que um anjo apareceu a ela e lhe revelou que daria luz uma menina que seria a admirao de todos, escolhida por Deus para manifestar os seus prodgios. Em 1381, nasceu esta admirvel criatura, que foi batizada em Santa Maria dos Pobres, em Cssia, porque o pequeno povoado de Roccaporena teve uma pia batismal somente em 1720. O nome de Rita, diminutivo de Margherita, foi revelado pelo anjo, com o qual a Santa se tornou conhecida para sempre. Quando Antonio e Amata iam trabalhar nos campos, colocavam sua filhinha num cesto de vime e abrigavam-na sombra das rvores. Um dia, a criana sonhava, com os olhos voltados para o cu azul, quando um grande enxame de abelhas brancas a envolveu, fazendo um zumbido especial.

35

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Muitas delas entravam em sua boca e a depositavam mel, sem a ferroar, como se no tivessem ferres. Nenhum gemido da criana para chamar seus pais; ao contrrio, dava gritinhos de alegria. Enquanto isso, um lavrador que estava prximo feriu -se com uma foice, dando um grande talho na mo direita. Dirigindo-se imediatamente para Cssia, a fim de receber os necessrios cuidados mdicos, ao passar perto da criana viu as abelhas que zumbiam ao redor de sua cabea. Parou e agitou as mos para livr-la do enxame. No mesmo instante, sua mo parou de sangrar e o ferimento se fechou. Gritou de surpresa, o que chamou a ateno de Antonio e Amata que acorreram ao local. O enxame, por alguns instantes disperso, voltou ao seu lugar e mais tarde, quando Rita foi para o mosteiro de Cssia, as abelhas ficaram nas paredes do jardim interno. Este fato relatado pelos bigrafos da santa e transmitido pelas tradies e pinturas que a ele se referem. A Igreja, to exigente para aceitar as tradies, insere esta circunstncia nas lies do Brevirio. Tendo atribudo o nascimento de Rita a um milagre, seus pais tambm atriburam este acontecimento a um prodgio divino.

A INFNCIA E A JUVENTUDE
Rita era para seus pais um precioso dom concedido sua f e oraes. Analfabetos, procuravam transmitir criana seus conhecimentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Santa Virgem Maria e dos santos populares. Apenas chegara idade da razo, apareceram em Rita os primeiros sinais de virtude que, sob influncia da graa divina, ia-se desenvolvendo em sua bela alma. Rita era um anjo, dcil, respeitosa e obediente para com seus velhos pais. Os ensinamentos que eles lhe davam levaram-na a decidir consagrar a sua virgindade a Jesus Cristo. Gostava tanto da vida retirada que seus pais lhe permitiram ter um oratrio dentro de casa; ali passava os dias meditando no amor de Jesus, castigando seu inocente corpo com duras penitncias. Aos 16 anos, pensava no modo de confirmar definitivamente sua consagrao a Jesus Cristo por meio dos votos perptuos. Rita chegou a pedir, de joelhos, licena para entrar no convento. Seus pais, porm, com a idade avanada e guiados pelo amor natural, no querendo deix-la s no mundo, resolveram cas-la com um jovem que pedira sua mo. Que lutas, que dores para o corao dessa jovem, entre o amor virgindade e a obedincia devida a seus pais! No tinha coragem de dar a um homem o corao que desde a infncia consagrara a Deus e, por outro lado, caus avam-lhe piedade seus velhos pais, muito idosos, aos quais se acostumara a obedecer nas mnimas coisas.

O CASAMENTO
O jovem que pedira a mo de Rita se chamava Paolo di Ferdinando Mancini, descrito como um homem pervertido, de carter feroz e sem temor a Deus, que seria capaz de provocar um verdadeiro escndalo se Rita e seus pais no aceitassem esse casamento. Assim, Rita se viu obrigada a se casar. Quanto padeceu ela no longo perodo de 18 anos que viveu com seu esposo! Injuriada sem motivo, no tinha uma palavra de ressentimento; espancada, no se queixava e era to obediente que nem Igreja ia sem a permisso de seu brutal marido. A mansido, a docilidade e prudncia da esposa, porm, suavizaram aquela rude impetuosidade, conseguindo transformar em manso cordeiro aquele leo furioso. Fernando no pde resistir a tanta abnegao e mudou

36

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

completamente de vida, tornando-se um marido respeitoso. Rita sentia-se muito feliz por ver o seu marido convertido ao bom caminho. Sentia-se feliz por educar nos princpios da religio os dois filhinhos que o cu lhe dera: Giovanni Tiago e Paolo Maria. Mas durou pouco tempo aquela felicidade de santa esposa e me! Quando menos esperava, seu marido foi ferozmente assassinado pelos inimigos que fez em sua vida de violncia. Rita tomou todas as providncias para um sepultamento digno para seu marido. Praticou, ainda, o supremo ato de perdoar os seus assassinos. Refeita da primeira dor causada pela morte do marido, a piedosa mulher concentrou toda sua ateno e solicitude em seus dois filhos. A me atenta percebia que os dois jovens apresentavam sintomas de desejos de vingana. Quando se viu em tal situao, ela tomou uma resoluo herica e pediu a Jesus Crucificado que levasse os seus filhos inocentes, se fosse humanamente impossvel evitar que se tornassem criminosos. Um aps outro, caram doentes os meninos e Rita os tratou com o mximo cuidado, velando para que nada lhes faltasse, procurando todos os remdios necessrios para lhes conservar a vida. Sabia que era seu dever socorr-los e queria cumprir generosamente esse dever. Os meninos morreram, com pequeno intervalo, um aps o outro, cerca de um ano depois da morte de seu pai. Rita depositou os corpos de seus filhos ao lado de seu marido e ficou s no mundo; s, mas com seu Deus.

EM BUSCA DO ANTIGO SONHO


Desligada dos laos do matrimnio e dos cuidados maternais pela morte do esposo e filhos, Rita passou a se dedicar com afinco prtica das virtudes, s obras de caridade e orao. A caridade para com o prximo era inesgotvel. No se contentando em dar o que tinha, trabalhava com suas prprias mos para poder dar mais. Tudo isto, porm, no bastava para aquela alma inflamada pelo amor divino. Quando ia cidade, ao passar diante das portas dos mosteiros onde teria podido s ervir a Deus com todas as suas foras, parecia-lhe que uma fora interior e poderosa a atraa. Rita encorajou-se e resolveu fazer uma tentativa. Bateu porta do convento das agostinianas de Santa Maria Madalena, s quais ela tinha profunda admirao pela devoo que tinha a Santo Agostinho e por ter sido Santa Mnica, me de Santo Agostinho, seu modelo nos diversos estados de vida e to parecida com ela no sofrimento. Exps superiora do convento o seu ardente desejo. Seu aspecto humilde e piedoso causou excelente impresso na religiosa; mas o convento, que somente recebia jovens solteiras, jamais havia aberto suas portas a uma viva, e a pobre mulher se viu rejeitada. Imaginem em que estado de alma Rita voltou a Roccaporena. Voltou s suas oraes e boas obras e, tendo retomado a confiana, voltou ainda por duas vezes porta do mosteiro de Santa Maria Madalena, sofrendo duas novas rejeies. Rita se abandonou vontade de Deus, recomendando-se mais do que nunca a seus santos protetores. Quando Deus a viu perfeitamente resignada e confiante, teve compaixo dela e, uma noite, quando estava em orao, ouviu chamar: Rita! Rita!. Ela no viu ningum e, pensando ter se enganado, voltou s suas oraes. Mas, pouco depois, ouviu novamente: Rita! Rita!. Levantando-se, abriu a porta e foi rua. Eram 3 homens e Rita no tardou a reconhec-los: eram seus protetores So Joo Batista, Santo Agostinho e So Nicolau de

37

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Tolentino, que a convidaram para segui-los. Em xtase, como num sonho, ela os seguiu e logo estava em Cssia, diante do convento de Santa Maria Madalena. As religiosas dormiam e a porta estava bem trancada. Era impossvel abri-la por meios humanos, mas os santos que Deus enviara para acompanh-la fizeram com que ela se encontrasse no interior do mosteiro. Quando as religiosas desceram para se reunir no coro, ficaram estupefatas ao encontrar a santa mulher que tinha sido insistentemente rejeitada. Como entrara ela, se o mosteiro estava completamente fechado e no havia sinal algum de abertura ou arrombamen to? Sou eu mesma - dizia, chorando - aquela que tantas vezes pediu para entrar aqui e no me aceitastes como digna de tanta felicidade! Santas esposas de Jesus; sabei como a divina Majestade me fez este singular favor, enviando na noite passada o Santo Precursor, acompanhado do glorioso Patriarca Santo Agostinho e S. Nicolau, meus protetores, que me trouxeram aqui de maneira milagrosa. Eu vos rogo, por aquele Senhor que to liberal foi comigo, que me recebais em vossa companhia. As freiras ficaram impressionadas com o relato que Rita fez do acontecido e, diante de um milagre to estupendo, reconheceram os desgnios de Deus e admitiram jubilosas em sua companhia aquela criatura mais angelical que humana.

A VIDA NO CONVENTO
A primeira coisa que Rita fez, ao ser admitida no convento, foi repartir entre os pobres todos os bens que possua. Para colocar prova a obedincia da novia, a superiora do convento ordenou-lhe que regasse de manh e tarde um ramo de videira ressequido e j destinado ao fogo. Rita no ofereceu dificuldade alguma e, de manh e de tarde, com admirvel simplicidade, cumpria essa tarefa, enquanto as irms a observavam com irnico sorriso. Isso durou cerca de um ano, segundo certas biografias da santa. Um belo dia, as irms se assombraram: a vida reapareceu naquele galho ressequido, surgiram brotos, apareceram folhas e uma bela videira se desenvolveu maravilhosamente, dando a seu tempo deliciosas uvas. E essa videira, velha de cinco sculos, ainda hoje est viosa no convento. Em 1443, veio a Cssia para pregar a Quaresma, So Tiago de La Marca. O sermo da paixo de Nosso Senhor sensibilizou profundamente Rita. Voltando ao convento, profundamente emocionada com o que ouvira, prostrou-se diante da imagem do crucifixo que se achava em uma capela interior, e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores. E eis que um espinho se destacou da coroa do crucifixo, veio a ela e entrou to profundamente em sua testa que a fez cair desmaiada e quase agonizante. Quando voltou a si, a ferida l estava, atestando o doloroso prodgio. Enquanto as chagas de So Francisco e de outros santos tinham a cor do sangue puro e no eram repugnantes, a de Rita se converteu numa ferida purulenta e ftida, de maneira que a pobre vtima, para no empestear a casa, teve de ser recolhida a uma cela distante, onde uma religiosa lhe levava o necessrio para viver. Ela suportou a ferida durante 15 anos. Em 1450 foi celebrado o jubileu em toda a Cristandade e como algumas irms estavam se preparando para ir a Roma, Rita manifestou um ardente desejo de as acompanhar, mas seu estado de sade estava se agravando devido a ferida que o espinho havia deixado em sua testa. As irms acharam que Rita no deveria ir, mas ela pedindo a Deus para a ferida desaparecer, foi mais uma vez atendida e conseguiu acompanhar as irms a

38

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

Roma, com grande proveito para sua alma. Mas logo que voltou da viagem a ferida reapareceu e tambm uma enfermidade incurvel que lhe causava um grande sofrimento. Em meio as dores, ela conservava a alegria do esprito e um sorriso encantador que brilhava em seu rosto.

A MORTE DE SANTA RITA

Na ltima enfermidade, que durou quatro anos, veio visit-la uma sua parenta; a Santa agradeceu-lhe a visita e, ao se despedir pediu: - V horta que fica perto de tua casa, por amor de Jesus, e traga-me uma rosa. Era o ms de janeiro, quando os campos esto cobertos de neve e a vegeta o morta. A parenta no deu crdito, pensando que a Santa delirasse; contudo, para ser agradvel, se disps a atend-la, certa porm de que no encontraria rosa alguma. Rita percebeu suas dvidas e lhe disse: - V, no duvides. Entrando na horta ela encontrou uma linda rosa. Cortou-a e levou enferma; Rita pediu-lhe que voltasse mesma horta e lhe trouxesse dois figos. Foram achados numa figueira que l havia. Esses fatos explicam o costume de se enfeitar a imagem da Santa com rosas, figos, cachos de uvas e abelhas. A Santa Igreja mesmo parece querer perpetuar o milagre das rosas, aprovando a Bno das Rosas que se faz no dia da Festa ou no dia 22 de cada ms, para alvio dos enfermos. A doena da Santa estava cada dia piorando e as dores tinham se torna do insuportveis. Com oraes e santas aspiraes ela se preparou para receber os sacramentos e entre expresses de amor a Jesus e Maria sua alma se libertou dos vnculos que a prendiam terra. Chegou o tempo, minhas queridas irms, de sair deste mundo. Deus assim o quer. Muito vos ofendi por no vos ter amado e obedecido como era de minha obrigao; com toda a minha alma vos peo perdo por todas as negligncias e descuidos; reconheo que vos tenho molestado por causa desta ferida da fronte; rogo -vos tenhais piedade das minhas fragilidades; perdoai minhas ignorncias e rogai a Deus por mim, para que minha alma alcance a paz e a misericrdia da clemncia divina

39

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

No convento s se ouviam os soluos das freiras. O rosto plido da enferma comeou a tomar viva cor: transformou-se de repente, voltando a recuperar a formosura dos anos juvenis. As freiras a contemplavam extasiadas. Ela abriu novamente os olhos e, olhando para as irms em volta com suavidade e doura, disse-lhes que a esperavam os Santos, seus protetores, e acrescentou: Amai a Deus, minhas irms, sobre todas as coisas, porque a sua bondade e formosura so inigualveis e s Ele deve merecer o vosso amor; observai a regra que haveis professado, venerai o nosso grande pai Santo Agostinho por nos ter dado nela um caminho real para a glria. Este foi o seu testamento; e, levantando as mos, assim prosseguia: Ficai com Deus, em paz e caridade fraterna. Sorriu, pareceu adormecer e acordou no cu entre os anjos. Finalmente, com 76 anos de idade e 40 de vida religiosa, faleceu Santa Rita em Cssia, no velho Convento das Agostinianas, no dia 22 de maio de 1457, depois de ter recebido com muita piedade os ltimos sacramentos. Neste momento mos invisveis tangeram os sinos do convento e da vila de Cssia, entoando um hino triunfal das esposas eternas, convidando a comunidade para fazer um coro na glorificao da alma daquela que viveu e morreu na santidade A morte de Rita foi acompanhada de muitos milagres. Na cela onde ela faleceu, apareceu uma luz de grande esplendor e um perfume especial se fez sentir em todo o mosteiro, e a ferida do espinho, antes de aspecto repugnante tornou-se brilhante, limpa, cor de rubi. Centenas de pessoas compareciam ao convento para ver a Santa, cujo cadver ficou em exposio alm do tempo legal. As freiras trataram de sepultar o corpo da Santa, mas eis que a providncia de Deus fez com que em toda a cidade no se achasse mais que um carpinteiro, e este to doente que estava no podia pegar nas ferramentas. - Que a Santa me cure - disse ele -, e eu farei o caixo. De fato, Francesco Barbari sentiu-se repentinamente curado e cumpriu a sua promessa. As irms entoavam hinos de agradecimento a Deus por ter exaltado no cu e na terra sua serva. Rita foi venerada como santa imediatamente aps a sua morte, como atestam o sarcfago e o Cdex Miraculorum, documentos de 1457 e 1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santurio, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. Quase 550 anos se passaram desde que a alma de Rita deixou de animar aquele corpo; no obstante, o poder de Deus ainda o conserva. As vestes que lhe serviam de mortalha esto to perfeitas como no dia em que a envolveram. Na foto a urna onde est Santa Rita em Cssia - Itlia Recentes exames mdicos afirmaram que sobre a testa, esquerda, existem traos de uma ferida ssea (osteomielite). O p direito apresenta sinais de uma doena sofrida nos ltimos anos, talvez uma inflamao no nervo citico. Sua altura era de 1,57m. O rosto, as mos e os ps esto mumificados, enquanto que sob o hbito de religiosa agostiniana existe, intacto, o seu esqueleto.

BEATIFICAO E CANONIZAO
40

Novena Milagrosa de Santa Rita de Cssia

O culto bem aventurada da vila de Cssia rapidamente se estendeu pela Itlia, Portugal e Espanha, onde devido aos milagres obtidos por sua intercesso o povo lhe deu o nome de Santa das causas impossveis. O papa Urbano 8, ento bispo de Espoleto, a cuja diocese pertence Cssia, presenciou vrios milagres. Assim que foi elevado ctedra de So Pedro, mandou iniciar o processo de beatificao. Em 1627 aprovou a reza e missa em honra da Santa. Muitos contratempos fizeram com que se protelasse a canonizao, que s aos 24 de Maio de 1900 se realizou sob o pontificado de Leo 13. Contudo, j em 1577 se erguia em Cssia uma igreja Santa das causa desesperadas e impossveis.

41

Vous aimerez peut-être aussi