Vous êtes sur la page 1sur 2

Criao lquida de postos de trabalho

Janeiro de 2014

CRIAO LQUIDA DE POSTOS DE TRABALHO


A criao lquida de postos de trabalho um dos benefcios mais importantes para diversas empresas que neste perodo de recuperao econmica apostam na contratao de novos recursos. Por forma a ajudar os nossos clientes na correta determinao deste benefcio, explicamos sucintamente o funcionamento deste regime, muito embora recomendemos uma leitura atenta do artigo 19. do Estatuto dos Benefcios Fiscais. Resumo do artigo 19.:

Encargos correspondentes com a CLPT para jovens e para desempregados de longa durao, admitidos por contrato por tempo indeterminado. Benefcio: Considerao do Gasto em 150%. Benefcio aplicvel por um perodo de 5 anos. Benefcio s pode ser concedido uma vez em relao ao mesmo trabalhador nessa ou noutra entidade com a qual existam relaes especiais. Benefcio no cumulvel com outros benefcios da mesma natureza (e.g. iseno de Segurana Social de 1 Emprego). De forma a termos a certeza de que todos os parmetros exigidos foram tidos em conta, construmos uma tabela de preenchimento em que por cada registo indicado se a entrada/sada em causa elegvel para efeitos da CLPT. Apuramento do benefcio A) Apuramento do saldo da Criao Lquida de Postos de Trabalho Saldo CLPT = Entradas Elegveis - Sadas Elegveis B) Majorao dos encargos elegveis.

A.1) Apuramento do saldo da CLPT: Entradas Elegveis Jovens: os trabalhadores com idade superior a 16 e inferior a 35 anos, inclusive, aferida na data da celebrao do contrato de trabalho, com exceo dos jovens com menos de 23 anos, que no tenham concludo o ensino secundrio, e que no estejam a frequentar uma oferta de educao formao que permita elevar o nvel de escolaridade ou qualificao profissional para assegurar a concluso desse nvel de ensino Desempregados de longa durao: os trabalhadores disponveis para o trabalho, nos termos do Decreto-Lei n. 220/2006, de 3 de Novembro, que se encontrem desempregados e inscritos nos centros de emprego h mais de 9 meses, sem prejuzo de terem sido celebrados, durante esse perodo, contratos a termo por perodo inferior a 6 meses, cuja durao conjunta no ultrapasse os 12 meses A.2) Apuramento do saldo da CLPT: Sadas Elegveis Se data de efetividade o colaborador reunia os requisitos para ser considerado como entrada elegvel. Sistematizao critrios para aferio de entradas elegveis ao longo do tempo. Perodos de Tributao 1998(*) 2006 2007 - 2008 2009 - 2011 Jovens Idade < 30 anos (inclusive) 16 - 30 anos 16 - 35 anos (inclusive) Escolaridade obrigatria Ensino secundrio, para < 23 anos Ensino secundrio, para < 23 anos Desempregados de Longa Durao Inscrio Centro de Emprego + 12 meses (**) + 9 meses (**)

L.A. Innovatis, Lda.

Criao lquida de postos de trabalho

Janeiro de 2014

(*)Aps Nov/98. (**) Ainda que realizem contratos a termo por perodo inferior a 6 meses, cuja durao conjunta no ultrapasse 12 meses. B) Majorao dos encargos elegveis Encargos elegveis

Os montantes suportados pela entidade empregadora com o trabalhador, a ttulo da remunerao fixa e das contribuies para a segurana social a cargo da mesma entidade. Limite mximo por colaborador: 14 * RMNG. --> 2013: 6.790 [485 * 14 meses] Passos a seguir para determinar o valor do benefcio:

1. 2. 3. 4. 5.

Determinar o nmero lquido de postos de trabalho (elegveis) criados. Ordenar as entradas elegveis por encargos totais de forma descendente. Selecionar as n entradas correspondentes ao nmero lquido de postos de trabalho criados. Determinar o benefcio por cada uma destas entradas: o mximo entre 50% dos encargos e 14*RMNG. Somar o total do valor elegvel apurado individualmente.

L.A. Innovatis, Lda.

Vous aimerez peut-être aussi