Vous êtes sur la page 1sur 8

Aula 3 - Como desenvolver habilidades e competncias (2/4)

| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |

Aprender a segmentar a Informao "O que temos que aprender a fazer, aprendemos fazendo". (Aristteles)

O emprego de estratgias e tcnicas de anlise da informao nos ajudar a segmentar e a organizar a informao, a identificar as idias principais e a interrelacionar os conceitos, melhorando a compreensso e a aprendizagem.

DEFINIES DE SEGMENTAO

Segmentar um texto consiste em decompor provisriamente em propores mais maleveis mediante a diviso de segmentos, geralmente pargrafos ou sinais grficos. uma tcnica que disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto, tal como as idias, expresses,..., para determinar seu valor e importncia. A segmentao uma ferramenta que nos permite filtrar a informao no relevante. Na hora de SEGMENTAR temos que analisar uma srie de fatores.

FATORES LINGSTICOS Fonolgicos: forma do texto Sintticos: estrutura do texto Semnticos: significado do texto

FATORES LINGSTICOS (contextuais, lgicos, psicolgicos) A segmentao depende tanto das caractersticas dos fragmentos a obter (pargrafos, oraes...), como da fonte da qual se obtm (texto marcado, texto plano...). Uma das mltiplas formas de fragmentar consiste em recopiar o texto com margem flutuante a direita mantendo em cada linha os conjuntos cuja coeso interna suficientemente forte. Isto leva a um desmembramento da informao explorando as partculas menores at que as partes pertinentes da estrutura caiam expostas e dispostas para serem compreendidas. A segmentao do texto permite sua anlise fracionada.

COMO SEGMENTAR? A segmentao requer a aplicao de uma srie de estratgias e tcnicas para adentrar no contedo do texto e conhecer tanto seu funcionamento como seu significado e poder assim selecionar as idias principais e determinar seu sentido global. Para afrontar a leitura de um texto de forma eficaz temos que ter em conta a estratgia a seguir que definir o objetivo que queremos conseguir e a tcnica utilizada para consegui-lo.

IDENTIFICACO DAS IDIAS PRINCIPAIS A idia principal de um texto aquela que expressa em sua essncia o que o autor quer transmitir. Constitue a causa principal do desenvolvimento das idias subsequentes e sua eliminao provocaria uma falta de sentido no resto do texto. Uma idia pode ser principal porque resume o que est sendo dito ou porque o provoca. Portanto, contm a mensagem global do texto, seu contedo mais importante e essencial, aquele que emana todos os demais.

Interessa aqui distinguir tema (aquele de que trata o texto e pode expressar-se mediante uma palavra ou uma sentena) e a idia principal (informada no enunciado ou enunciados mais importantes que o escritor utiliza para explicar o tema). As idias principais podem estar explcitas ou implcitas no texto, e no h uma forma clara para identific-las. Emprega-se aqui o processo de ABSTRACO, um procedimento dedutivo que permite perceber a essncia do texto, eliminando os detalhes. Um texto pode estar composto por algumas idias principais com distinto nvel de importncia: desde muito importante a muito pouco importante com matizes intermedirias. As idias principais representam-se na memria em um nvel superior frente as idias secundrias que ocupam uma posio inferior em uma estrutura hierrquica de armazenamento. Por esse motivo, a informao principal se recorda melhor que as informaes secundrias.

Como identific-la Nos artigos cientficos, a idia principal deve estar nos primeiros pargrafos, e as vezes a primeira frase. a que gera maiores conexes lgicas. a que tem maior carga informativa.

SELEO DA INFORMAO A estratgia da seleo opera de forma positiva extraindo do texto a informao necessria e relevante. Sua aplicao possibilita reduzir a complexidade da estrutura fsica dos textos sem que se perca a informao, e h de permitir deduzir a partir da informao selecionada.

RECOMENDAES Identificar a estrutura e posio dos pargrafos no texto. Identificar as frases que desenvolvem uma idia importante. Selecionar as palavras chaves representativas, geralmente substantivos, verbos, e expresses substantivas. Escrever as idias com palavras chave. Reconhecer adequadamente os vnculos lgicos entre os pargrafos e as palavras de ligao do texto.

COMPREENSO DA INFORMAO A estratgia de compreenso permite captar a estrutura do texto e integrar de forma coerente a informao nova aos prprios conhecimentos e esquemas de quem l. O leitor, para avaliar a compreenso utiliza trs referncias: REFERENCIA SINTTICA, considera o significado das frases individuais e sua relao lgica com o texto considerado como um todo. REFERENCIA SEMNTICA, agrupado em cinco categoras:

coeso proposicional comprova se a idia expressa nas proposies adjacentes podem ser integradas com lgica e sentido. coeso estrutural comprova que as idias expressam no texto so tematicamente compatveis. consistncia interna constata que as idias expressam no texto so consistentes entre si. consistncia externa constata que as idias do texto so coerentes com o que sabe o leitor. claridade informativa constata que as idias expressas no texto esto expressas com clareza.

TCNICAS DE SEGMENTAO

SUBLINHAR O sublinhado consiste em colocar um risco destacado em baixo da frase que queremos marcar, so idias ou dados fundamentais do tema que merecem serem destacados para serem assimilados e aprendidos. Esta tcnica facilita o estudo posterior j que permite que a ateno se concentre somente nos aspectos do texto que esto destacados com antecedncia. Sublinhar os textos possibilita: Fixar a ateno e selecionar as idias principais do texto. Economizar tempo. Ao realizar uma nova leitura onde fizemos a sublinhao somente as idias principais tero destaque, descartando dessa forma as partes do texto que no acrescentam informao. Com isso ganharemos tempo e teremos menos esforo. A elaborao de resumos, esquemas e mapas conceituais. Favorece a concentrao e facilita a compreenso da informao. A quantidade de informao a sublinhar depender do objetivo que tenhamos as estudar do tema, da estrutura do texto e do conhecimento que se tenha da matria.

RECOMENDACES No sublinhar na primeira leitura porque ainda no temos uma idia geral do tema. Sublinhar somente o essencial do texto (palavras chaves, idias principais ou dados importantes como datas e nomes). Destacar graficamente as idias secundrias das principais. O sublinhado deve ter sentido, pois devemos evitar sublinhar aqueles conceitos que no entendemos.

TIPOS DE SUBLINHADO: 1. SUBLINHADO LINEAR Traar distintos tipos de linhas (reta, dupla, descontinua...) para destacar a importncia da informao. Exemplo

2. SUBLINHADO LATERAL Assinalar com um risco vertical frases do texto ou pargrafos completos do mesmo. Exemplo

3. SUBLINHADO ESTRUTURAL Destacar a estrutura ou a organizao interna do texto. Pode fazer na margem esquerda utilizando nmeros, letras, datas ou palavras chaves. Esse tipo de sublinhado exige uma grande capacidade de sntese j que por meio de palavras tentamos expressar o contedo do texto. Exemplo:

SUBLINHADO DE REALCE Serve para destacar dvidas, esclarecimentos, pontos de interesse, chamadas de ateno.... Pode-se usar distintos sinais (datas, asteriscos, interrogaes, parentesis...) Exemplo:

CDIGOS DE SINALIZAO Para distinguir o ttulo, as idias principais, as idias secundrias, dados e datas, dvidas, explicaes... podemos utilizar diferentes tcnicas. Diferentes cores, de maneira que cada cor identifique algum desses aspectos.

Risque os smbolos que permitam associar cada um deles com um tipo diferentes de informao. Devemos utilizar aqueles elementos, smbolos e materiais (lpis, caneta, marcadores de texto colorido...) que melhor nos ajudem a visualizar e assinalar a informao principal do texto.

SEGMENTAO No h um procedimento de consenso para segmentar um texto, mas uma tcnica que pode ser til, diferenciar os pargrafos que compem o texto empregando uma margem flutuante direita para enumer-los e fazer anotaes. Eliminar aqueles cuja informao est repetida e no seja importante mantendo unidos aqueles pargrafos cuja coerncia interna seja significativa. As idias principais esto no princpio ou ao final do texto, se repetem vrias vezes e so as que maiores conexes lgicas geram. A facilidade para distinguir as idias principais das secundrias est na relao com a organizao da informao em categorias lgicas e em estruturas esquemticas, j que quanto maior a organizao menor ser a dificuldade.

O PARGRAFO COMO UNIDADE DE SEGMENTAO O conhecimento do tipo de pargrafo abre o caminho at a informao importante. Os pargrafos podem ser: EXPLICATIVOS: Suas primeiras frases proporcionam uma idia geral do que se vai dizer; as ltimas contm o resultado ou a concluso. So fceis de reconhecer e de compreender. DESCRITIVOS: Descrevem o ambiente ou a cena, e ampliam as idias introduzidas previamente. CONECTIVOS: unem alguns pargrafos com outros. Eles geralmente contm informaes fundamentais porque eles tendem a resumir o contedo do referido e o que segue.

LOCALIZAO DA INFORMAO Para localizar as idias principais devemos adotar os seguintes critrios: 1. Fixar-nos no local do texto: geralmente se situa nos primeiros e nos ltimos pargrafos. 2. Identificar o tema principal de cada pargrafo. 3. Formular perguntas especficas ao texto, como, o que, de quem fala, que ajudem a entender o contedo.

4. Buscar as palavras chaves mais importantes do texto. 5. Visualizar os recados, esquemas, grficos, ilustraes. 6. Prestar ateno grafia das palavras (cursivas, em negrito, assinaladas...) j nos indicando sua importncia.

INDICADORES TEMTICOS

1. Incio do texto: ttulos utilizados para subdividir informao em unidades menores. Informam sobre a estrutura do pargrafo e representam seu contedo. 2. Sinais: fazem referncia a microestrutura dos textos, so recursos utilizados para destacar a informao importante. 3. Ilustraes, Diagramas, Grficos, Tabelas: podem servir de complemento do texto, facilitando sua comprenso ou para transmitir informao nova. No texto podemos encontrar uma srie de palavras e ligaes lgicas que unem as diferentes idias. 4. Ao princpio do texto: Em primeiro lugar, Em princpio, Para comear... 5. Na argumentao: Para indicar idias de diferente importncia: portanto, assim, depois, em segundo lugar, agora temos. Para estabelecer comparaes: assim como, da mesma maneira, igualmente, o mesmo 6. Ao final do texto, na concluso: assim, deste modo, ento, portanto, em conseqncia, como concluso, para finalizar, em resumo So expresses que aparecem no texto e nos orientam at as idias principais.

INDICADORES LINGSTICOS: em resumo, concluindo. INDICADORES DE RELEVNCIA: expresses como o mais importante, advrbios ponderativos principalmente, especialmente, verbos como enfatizar, insistir, MARCADORES FORMAIS DO TEXTO: sumrio, resumo, concluses. INDICADORES DE ARGUMENTAO: consideramos que, esperamos que, para ser realmente efetivo

O aluno no momento de enfrentar-se com um texto deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:

Identificar as unidades de analise, tomando como unidade de segmentao o pargrafo e suas distintas modalidades. Identificar e discriminar as idias principais de um texto, pois est na base da compreenso. Dominar as tcnicas de comprenso, identificando as palavras fundamentais e formulando perguntas para determinar os temas principais e secundrio. Desenvolver destreza no reconhecimento das assinalizaes ou ajudas que se encontram no texto. Construir seu prprio conhecimento.

| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |

Vous aimerez peut-être aussi