Vous êtes sur la page 1sur 6

INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS Campus: Campinas-Swift

Lista Termodinmica Bsica

1) Um gs comprimido de 1 = 0,3 m3, p1 = 1 bar at 2 = 0,1 m3, p2 = 2 bar. A presso e o volume possuem uma relao linear durante o processo. Calcule o trabalho para o gs, em kJ. Dica: use a expresso linear p = 4(bar) 10x105(bar/m3) .

2) Ar contido em um conjunto cilindro-pisto passa por trs processos em srie: Processo 1-2: compresso a presso constante de p1 = 10 lbf/in2 (68,9 kPa), 1 = 4,0 ft3 (0,11 m3) at o estado 2. Processo 2-3: aquecimento a volume constante at o estado 3, onde p 3 = 50 lbf/in2 (344,7 kPa). Processo 3-1: expanso at o estado inicial, durante a qual a relao presso volume p = constante. Determine o volume no estado 2, em ft3, e o trabalho para cada processo, em Btu.

3) Um gs em um conjunto cilindro-pisto percorre um ciclo termodinmico composto por trs processos em srie: Processo 1-2: compresso com U2 = U1. Processo 2-3: resfriamento a volume constante at p3 = 140 kPa, 3 = 0,028 m3. Processo 3-1: expanso a presso constante, com W 31 = 10,5 kJ. Para o ciclo, W ciclo = - 8,3 kJ. No h variaes na energia cintica e potencial. Determine: a) O volume no estado 1, em m3. b) O trabalho e a transferncia de calor para o processo 1-2, ambos em kJ. c) Este pode ser um ciclo de potncia? Pode ser um ciclo de refrigerao? Explique.

4) Um ciclo de bomba de calor cujo coeficiente de desempenho de 2,5 fornece energia por transferncia de calor para uma residncia a uma taxa de 20 kW. a) Determine a potncia lquida necessria para operar a bomba de calor, em kW. b) Calculando a eletricidade a $0,08 por kWh, determine o custo da eletricidade em um ms em que a bomba de calor opera por 200 horas.

5) Um tanque rgido de 1,8 m3 contm vapor dgua a 220C. Um tero do volume est na fase lquida e o restante sob a forma de vapor. Determine: a) a presso do vapor dgua, b) o ttulo da mistura saturada e c) a massa especfica da mistura.

6) Um arranjo cilindro-pisto contm 0,8 kg de vapor dgua a 300C e 1 MPa. O vapor resfriado a presso constante at que a metade da massa condense. a) Encontre a temperatura final. b) Determine a variao do volume.

7) Um sistema que consiste de 2 kg de amnia submetido a um ciclo composto dos seguintes processos: Processo 1-2: volume constante de p1 = 1003,2 kPa, x1 = 0,6 at vapor saturado. Processo 2-3: temperatura constante. Q23 = 228 kJ. Processo 3-1: presso constate. (aproximadamente 1000 kPa) Desprezando os efeitos das energias cintica e potencial, determine o trabalho lquido relativo ao ciclo e a quantidade de calor trocada para cada processo, todos em kJ.

8) O gs oxignio em um conjunto cilindro-pisto passa por uma expanso, indo de um volume 1 = 0,01 m3 at um volume 2 = 0,03 m3. A relao entre a presso e o volume durante o processo :

onde A = 6 kPa m3 e B = 300 kPa. Determine: a) A presso inicial e final, e b) o trabalho, em kJ.

9) Considere a gua como o fluido de trabalho e preencha a tabela abaixo


A B C D P (MPa) 1,0 0,5 145 60 T (C) v (m3/kg) 0,52256 60 Vapor Saturado u (kJ/kg) 761,67 h (kJ/kgK) Ttulo (%) Estado

10) As usinas de potncia (termoeltricas e nucleares) precisam retornar ao meio ambiente uma determinada quantidade de calor para o funcionamento do ciclo. O retorno de grande quantidade de gua aquecida para um rio ou lago pode afetar a capacidade de manter gases dissolvidos, o que inclui o oxignio necessrio para a vida aqutica local. Se a temperatura for maior que 35C, o oxignio dissolvido pode ser insuficiente para manter algumas espcies de peixes. Alm disso, se a diferena de temperatura entre o retorno e a gua presente no meio ambiente for muito grande, algumas espcies de peixes podem ficar estressadas causando um desequilbrio em diversas atividades, inclusive a reprodutora. Outro problema encontrado que espcies no nativas podem assumir o controle da regio por serem mais adaptadas a guas quentes e tambm h o favorecimento para o aparecimento e crescimento de algas e bactrias. Com base nos seus conhecimentos sobre energia para ciclos analise as seguintes afirmaes: a Os ciclos de potncia poderiam trabalhar sem a rejeio de energia trmica para um corpo frio na forma de calor desde que toda energia trmica que entra no ciclo fosse transformada em trabalho. b A eficincia trmica de um ciclo medida pela relao entre o trabalho do ciclo e o calor que nele adicionado. c Nos ciclos termodinmicos de potncia, a quantidade de energia trmica que entra no ciclo e igual a soma da quantidade de energia trmica que sai do ciclo mais o trabalho gerado pelo ciclo. Das afirmaes acima podemos dizer que esto corretas: a) b) c) d) e) Somente a afirmao b; Somente a afirmao c; As afirmaes a e c; As afirmaes b e c; Todas as afirmaes.

11) No de hoje que o vento vem sendo utilizado como um sistema de gerador de energia. Na verdade desde 4000 a.C. que vem se utilizando a energia dos ventos para se movimentar barcos, moinhos, bombear gua para cidades e regies de plantio de alimentos, porm somente recentemente que essa energia vem sendo convertida em eletricidade. Nos Estados Unidos a energia elica vem sendo utilizada desde os anos 1850 para o bombeio de gua por meio de pequenos cataventos, mas somente a partir de 1900 para gerar eletricidade. Contudo, o desenvolvimento de turbinas modernas s ocorreu nos anos de 1970. No mundo a capacidade de gerao de energia elica j ultrapassa 0s 40 GW de potncia, sendo que 75% dessa gerao encontram-se nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Diversos pases esto intensificando suas atividades na gerao de energia eltrica por meio de captao da energia elica. No Brasil, leiles de regies para a produo de energia elica esto sendo feitos desde 2009 a fim de promover a diversificao da matriz energtica do pas. Segundo diversos estudos a capacidade brasileira gira em torno de 143 GW, sendo que o governo pretende alcanar at 2020 uma capacidade implantada de 10 GW.

Se considerarmos que a vazo mssica de ar que ultrapassa uma turbina de 50000 kg/s e que essa turbina tenha uma eficincia de 30%. Determine qual a potncia por ela gerada se

o vento encontra-se a uma velocidade de 36000 m/h, e assumindo que s haja transformao de energia cintica apenas em trabalho. Dica: assim como a potncia a relao do trabalho pelo tempo a energia cintica ( pode ser relacionada com a vazo mssica se dividida pelo tempo. (1kJ/kg = 1000 m2/s2) a) b) c) d) e) 50 kW 750 kW 2500 kW 750000 kW 2500000 kW )

12) A figura abaixo (Temperatura x volume especfico) mostra, para uma dada presso, o comportamento da gua em suas fases de lquido comprimido a vapor superaquecido. So dados os pontos a, b, c e d sob a linha de presso constante.

Com base no diagrama apresentado, incorreto afirmar que: a) Os pontos a e c correspondem aos estados de lquido saturado e vapor saturado, respectivamente. b) O ponto d se encontra na regio de vapor superaquecido, com temperatura acima do ponto de ebulio para a presso de 300 kPa. c) Dado o ttulo de 70% para o ponto b, seu volume especfico de aproximadamente 0,42 m/kg. d) Os pontos a, b e c esto sob mesma temperatura de 133,6 C, a qual chamamos de temperatura de saturao (Tsat) para a presso de 300 kPa. e) O volume especfico do ponto d menor que o volume especfico do ponto c, j que, para maiores temperaturas, h um aumento na agitao trmica molecular e o vapor superaquecido apresenta tambm um aumento em sua densidade.

13) Ciclos termodinmicos de potncia possuem o seguinte diagrama esquemtico:

Figura adaptada (Moran e Shapiro, LTC 2010)

Uma central de energia de gerao de potencial fornece 100 MW de eletricidade para uma comunidade. Alm disso, uma parcela de 40 MW de energia trmica rejeitada reaproveitada para um processo de aquecimento secundrio de uma empresa instalada nas imediaes. Sendo a eficincia do processo a relao entre a energia trmica admitida no processo e o trabalho eltrico por ele gerado, e valendo 50%, determine: a)A taxa de energia trmica adicionada em forma de calor, em MW. b)A taxa de energia rejeitada para o meio ambiente, em MW. c) o valor de energia gerada em milhes de reais por ms, sabendo que a eletricidade vale R$ 0,10/kW.h 14) O trabalho realizado pelo sistema, devido ao movimento da fronteira, durante um processo quase esttico, pode ser determinado pela integrao W P.dV ou pela rea sob a curva de transformao. A integrao somente pode ser efetuada se conhecermos a relao entre P e V durante esse processo. Essa relao pode ser expressa na forma de equao ou na forma de um diagrama P x v. Para sistemas que se encontram no estado de mistura (regio bifsica, lquido-vapor), estes possuem os valores de suas propriedades listadas nas tabelas de saturao, que, atravs de dados de entrada de presso ou temperatura, nos apresentam valores especficos de volume de lquido saturado (vl) e vapor saturado (vv), e ainda energia interna (u), entalpia (h) e entropia (s) para ambos estados de saturao. Abaixo, uma parte da tabela de saturao para entrada de presso e tambm um diagrama P x v so apresentado.

Informaes: O sistema, no estado 1, possui ttulo de 10%. No estado final 2, o sistema est no ponto de vapor saturado.

Em todo o processo, a massa se mantm constante

De acordo com os dados fornecidos, pedem-se: (a) O trabalho total do sistema. (b) Justifique, com clculos, se podemos, atravs de um diagrama P x v, encontrar o trabalho total do estado 1 para 2 pela obteno da rea sob a curva de transformao. (c) A temperatura com que ocorre todo o processo.

Vous aimerez peut-être aussi