Vous êtes sur la page 1sur 8

27/07/2009 - Como fazer tinta para impressora em casa

1) FORMULAES PARA PREPARO DAS TINTAS:

Composio Qumica: Todas as tintas tm via de regra trs componentes principais: Veculo, aditivos e tingentes. O veculo, para as tintas usadas, o qual via de regra gua (deionizada ou tri-destilada). Os aditivos ou sistemas solventes guardam atrs de si seus mistrios, e atravs deles que as principais caractersticas da tinta so controladas. E por fim, os tingentes, que vo dar a cor da t inta, podendo ser totalmente solveis em gua (Corantes) ou emulses (Disperso de pigmentos insolveis). O balanceamento correto dos componentes so muito importantes para a qualidade final das tintas.

Corante Recomendada: 81 % gua Deionizada 5 % Corante 2 % lcool Isoproplico 12 % Dietileno Glicol

Corante Alternativa I - Resina Acrlica : 10,0 15,0 Corante 6,0% Mowilith DM 760 2,0% Etanol 71,8 76,8% gua Deionizada 5,0 1,2% 1,2 Propileno Glicol

Corante Alternativa II Polivinilpirrolidone: 10,0 15,0% Corante 6,0% Polivinilpirrolidone 5,0 - 1,2% Propileno Glicol 75,8 80,8% gua Deionizada 0,2% Fongrabac IG

Tinta pigmentada 2,5 5,0 % Pigmento 68,5 66,0% gua Deionizada 18,0% Dietileno Glicol 0 4,6% Trietanolamina 3,6% Isopropanol 2,8% N-metil2-pirrolidone

2) FORMA DE PREPARO:

Preparao de aproximadamente 1 litro de tinta corante da frmula recomendada.

Para as outras formulaes utiliza-se o mesmo princpio.

1. Coloque num recipiente de plstico: 810ml de gua Deionizada Quente, 50g de Corante. Misture bem os dois componentes, at que a gua quente dissolver totalmente o corante.

2. Depois, coloque 20ml de lcool Isoproplico.

3. Misture os trs componentes at que no haja mais resduos e obtenha homogeneidade.

4. Depois dessa mistura pronta, coloque 120 ml de Dietileno Glicol. Misture de novo os componentes e deixe por aproximadamente 1 hora.

5. Filtrar essa tinta para um outro recipiente, usando um coador de tecido com uma camada de algodo.

6. Finalmente, a tinta j esta pronta para o uso.

3) ALGUNS DETALHES IMPORTANTES: 1. O corante deve ser colocado aos poucos (nunca de uma s vez), para que no forme grumos, o que ir dificultar na solubizao.

2. A gua e todos os componentes devem estar livre de bactrias ou fungos, para evitar a formao de colnias na tinta, uma vez que os pigmentos e corantes que foram utilizados na sua maioria so produtos orgnicos - um excelente meio de cultura.

3. A gua precisa ser deionizada, para no interferir na condutividade eltrica da tinta, alm de no apresentar quaisquer pontos de nucleaes de pigmentos e/ou corantes, que iro entupir o cartucho.

4. Deve-se ter filtragem para 0,05 microns, para evitar tambm nucleaes de futuros entupimentos.

4) DICAS PARA A FABRICAO DE TINTAS A BASE DE GUA:

- Se a viscosidade da tinta for muito alta, use Amnia. Isto vai fazer com que a tinta flua sem diminuir a intensidade de cor rapidamente. Ateno: A utilizao da amnia corretivo e no deve ser uma regra, pois o uso estendido da amnia danifica as cabeas de impresso, principalmente de impressoras da marca EPSON, que fica na impressora, diferente dos cartuchos HP que apenas reduzem a vida til diminuindo assim o nmero possvel de recargas.

- Para tornar melhor a performance de secagem, utilize uma mistura 50-50 de gua e lcool isoproplico. Tome muito cuidado para no aumentar a porcentagem de lcool. Acrescente aos poucos, faa o teste de secagem at obter o tempo adequado.

- Para elevar o PH das tintas, use Amnia. Uma ou duas tampas cheias j devem resolver isso. Vale a mesma recomendao feita no incio quanto a utilizao da amnia.

- Para atrasar a mdia de secagem e tornar mais fcil a limpeza da impressora, use Glicol Propileno. Acrescente em quantidades de 1% at a impresso ficar limpa.

- Filtros especiais para filtragem de tinta pode ser encontrado em www.techfilter.com.br, sendo extremamente recomendveis, pois a qualidade da tinta depende muito da filtragem e tambm do uso de corantes micro-filtrados.

- A cada acrscimo de algo tinta, deixe misturar por alguns minutos, para que todo o produto feito apresente caractersticas uniformes dentro do resultado esperado.

- Escreva em papel ou no computador, tudo que for acrescido, assim como as quantidades. No confie na memria. Isso pode evitar dores de cabea e garantir uma melhor qualidade do produto final.

- A validade das tintas de pelo menos 2 dois anos o chamado Off shell, tempo em que a tinta fica estocada sem perder a sua qualidade

- A forma de estocar e armazenar em frascos de plsticos em temperatura ambiente. Preservar os frascos da incidncia de calor e luz solar direta.

- Antes de comercializar o produto, faa muitos testes, para poder alcanar uma qualidade que seja aceitvel pelo mercado. No substitua componentes ao acaso e no use produtos inadequados a manufatura de tintas para impressoras, como por exemplo, corantes que no so especficos para tintas.

- Ao manipular produtos qumicos, use sempre equipamentos de proteo, tais como mscara facial, culos, luvas, touca e guarda-p e mantenha os ps com calados fechados. Mantenha tambm os produtos fora do alcance de crianas e animais. Por exemplo, o Dietileno Glicol provoca a morte se for ingerido. No caso de acidentes, siga as recomendaes do fabricante e procure logo um mdico. No adquira produtos qumicos sem a identificao do fabricante sobre composio, data de validade, peso, forma de armazenamento e indicaes do que deve ser feito em casos de acidentes.

5) PRODUTOS QUMICOS UTILIZADOS E SUAS FINALIDADES:

1. GUA - Baixa a Viscosidade das tintas base de gua. Tambm baixa o pH.

2. GLICOL PROPLICO - Retarda a mdia de secagem das tintas base de gua. Pode ainda ser utilizado para evitar a impresso suja. Deve-se acrescentar em quantidades pequenas.

3. LCOOL ISOPROPLICO (Isopropanol, 2-propanol, isopropil lcool) - Eleva a mdia de secagem das tintas base de gua. Acrescente em quantidades pequenas: de 1 a 4%. Deve ser armazenado em recipientes a prova de fogo e guardado em local bem ventilado.

4. TRIETANOLAMINA (Tri(2-hidroxietil)amina; TEA; Aminotrietanol etilamina; 2,2,2-Nitriloetanol) - Neutralizador, Retarda a mdia de secagem da tinta. Sua comercializao controlada pelo Exrcito Brasileiro, por ser um precursor do agente vesicante nitrognio mostarda.

5. N Metil-2-Pirrolidone - Dispersante e Homogenizador. 6. ETANOL (alcool etlico) Controle do tempo de secagem da tinta.

------------------------ mais -------------------------------3) DETALHES IMPORTANTES:

1. O corante deve ser adicionado aos poucos (nunca de uma s vez), para no provocar a formao de grumos, o que ir dificultar na solubizao.

2. A gua e todos os componentes devem ser isentos de bactrias ou fungos, a fim de evitar a formao de colnias na tinta, uma vez que os pigmentos e corantes utilizados na sua maioria so orgnicos - um excelente meio de cultura.

3. A gua deve ser deionizada, a fim de no interferir em nada a condutividade eltrica da tinta, alm de no oferecer quaisquer pontos de nucleaes de pigmentos e/ou corantes, que vo entupir o cartucho.

4. Deve-se ter filtragem para 0,05 microns, para que no haja tambm nucleaes de futuros entupimentos.

4) DICAS PARA A FABRICAO DE TINTAS A BASE DE GUA:

Se a viscosidade da tinta for muito alta, use Amnia. Isto far com que a tinta flua sem reduzir a intensidade de cor rapidamente. Ateno: O uso da amnia corretivo e no deve ser uma regra, pois o uso prolongado da amnia danifica as cabeas de impresso, principalmente de impressoras EPSON, que fica na impressora, diferente dos cartuchos HP que apenas diminuem a vida til reduzindo o nmero possvel de recargas.

Para melhorar a performance de secagem, utilize uma mistura 50-50 de gua e lcool isoproplico. Tome o mximo cuidado em no aumentar a porcentagem de lcool. Adicione aos poucos faa o teste de secagem at obter o tempo adequado.

Para aumentar o PH das tintas, utilize Amnia. Uma ou duas tampas cheias devem resolver o problema. Vale a mesma recomendao feita no incio quanto ao uso da amnia.

Para Retardar a mdia de secagem e facilitar a limpeza da impressora, utilize Glicol Propileno. Adicione em quantidades de 1% at a impresso tornar-se limpa.

Filtros especiais para para filtragem de tinta pode se encontrar em http://www.techfilter.com.br/ so extremamente recomendveis, pois a qualidade da tinta depende da filtragem e tambm do uso de corantes micro-filtrados.

A cada adio de algo tinta, deixe misturar por alguns minutos, para que todo o produto fabricado apresente caractersticas uniformes dentro do resultado esperado.

Registre em papel ou no computador, tudo que for adicionado, bem como suas quantidades. No confie na memria. Este procedimento pode poupar dores de cabea e garantir a qualidade do produto final.

A validade das tintas de 2 dois anos o chamado Off shell, tempo que a tinta fica estocada sem perder a qualidade

A forma de estocagem e armazenamento em frascos plsticos e temperatura de ambiente normal. Proteger os frascos da incidncia de calor e luz solar diretos.

Antes de comercializar seu produto, faa testes exaustivos, para poder obter uma qualidade aceitvel pelo mercado. No substitua componentes a esmo e no use produtos no adequados a fabricao de tintas para impressoras, como por exemplo corantes no especficos para tintas.

Ao manipular produtos qumicos, utilize sempre equipamentos de proteo, tais como culos, mscara facial, touca, luvas e

guarda-p e mantenha sempre os ps com calados fechados. Mantenha os produtos longe de crianas e animais. Por exemplo o Dietileno Glicol provoca a morte se ingerido. Em caso de acidentes, siga as recomendaes do fabricante do produto e procure um mdico . No compre produtos qumicos sem a correta identificao do fabricante sobre composio, peso, forma de armazenamento, data de validade e indicaes do que deve ser feito em casos de acidentes.

5) PRODUTOS QUMICOS USADOS E SUAS FINALIDADES:

1. GUA - Baixa a Viscosidade das tintas base de gua. Baixa tambm o pH.

2. GLICOL PROPLICO - Para retardar a mdia de secagem das tintas base de gua. Pode ainda ser usado para evitar a impresso suja. Deve-se adicionar em pequenas quantidades.

3. LCOOL ISOPROPLICO (Isopropanol, 2-propanol, isopropil lcool) - Aumenta a mdia de secagem das tintas base de gua. Adicione em pequenas quantidades: de 1 a 4%. Deve ser armazenado em recipientes a prova de fogo e guardado em local bem ventilado.

4. TRIETANOLAMINA (Tri(2-hidroxietil)amina; TEA; Aminotrietanol etilamina; 2,2,2-Nitriloetanol) - Neutralizador, Retarda a mdia de secagem da tinta. Sua comercializao controlada pelo Exrcito Brasileiro, por ser um precursor do agente vesicante nitrognio mostarda.

5. N Metil-2-Pirrolidone - Dispersante e Homogenizador. 6. ETANOL (alcool etlico) Controle do tempo de secagem da tinta.

6) FORNECEDORES DELAWARE Rua Morretes, 376 Porto Alegre - RS Fone: (0XX51) 3341-0812

Propileno Glicol 1L R$ 12,00

BENZOL Rua Faustolo, 1760 - Lapa 05041-001 So Paulo - SP PABX: (0xx11) 3865-3524 e-mail: benzol@benzol.com.br

Glicol 1l R$ 35,00 Neutralizante 1l R$ 35,00

RUDNIK http://www.rudnik.com.br/Qualidd.htm

011 4617-8400

Glicol Quant. Mnima 215 Kg R$ 2,30 Kg Trietanolamina Quant. Mnima 225 kg R$ 2,50 Kg

QUIMIDROL 0800 470255 ou (0xx47) 425-2696 email: televendas@quimidrol.com.br

A Quimidrol possui uma linha direta para atender seus clientes, tirar suas dvidas, fazer cotaes e efetuar seus pedidos.

Propileno Glicol 1 litro R$ 18,00

DIETILENO GLICOL

Best Qumica Ltda. Rua Jacu, 475 DIADEMA - SP (11)4091-7300 Web Site: http://www.bestquimica.com.br e-mail: bestquimica@bestquimica.copm.br

DIETILENO GLICOL

Carbono Qumica Ltda. Estr. Part. Eiji Kikuti, 391 - Cooperativa SO BERNARDO DO CAMPO - SP (11)4393-4600 Web Site: http://www.carbono.com.br e-mail: carbono@carbono.com.br

DIETILENO GLICOL PROPILENO GLICOL

COSMOQUIMICA IND. E COM. LTDA. Rua Bernardo Wrona, 389 - Limo SO BERNARDO DO CAMPO - SP 0800-116633 Web Site: http://www.carbono.com.br e-mail: carbono@carbono.com.br

PROPILENO GLICOL

CORANTES

Ricardo Alexandre Ramos Tomazoni Fone: (49) 224 - 2499 e-mail: alexandre12@timnet.com

CORANTE PRETO (Cristalizado) - 50 GRAMAS R$ 22,00 CORANTE COLORIDO ( Em P) - 50 GRAMAS R$ 25,00

PAINT JET DO BRASIL Ismael Cavalheiro Fone: (11) 5034 1332 / 9781 3876 e-mail: cavalheirojet@bol.com.br

AMARELO 250,00 O Kg, EM P. RENDE EM MEDIA 20 LITROS AZUL 280,00 O Kg EM P, RENDE EM MEDIA 20 LITROS MAGENTA 60,00 DLARES O Kg LQUIDO SUPER MICRO FILTRADO(NA COR EXATA PARA HP OU EPSON) RENDE EM MEDIA 7 LITROS.

FSM Com. e Rep. Ltda. (Representante Comercial) R. Aristarco Nogueira, 413 - Jardim Merci 13206-380 - Jundia - SP Fone/Fax: (0 xx 11) 4815-4123 e-mail: fsm@farkon.com.br

CORANTES EM GERAL

OROPLAST Rua Maria Aparecida Cardia, 330 - V. Friburgo 04781-010 So Paulo SP 011 5521-7366 Internet: http://www.oroplast.com.br/

Embalagens Plsticas diversos modelos e tamanhos.

EMPLAST Internet: http://www.chempak.com.br/emplas.htm Embalagens Plsticas diversos modelos e tamanhos.

Para outros produtos qumicos e alternativas aos fornecedores acima relacionados acesse http://www.guiaquimico.com.br que o site do GUIA QUMICO, onde voc encontrar uma relao completa de empresas que comercializam produtos qumicos e materiais correlatos.

LEITURA RECOMENDADA: TINTAS E VERNIZES Universidade de Caxias do Sul COMO ESCOLHER A TINTA CERTA Cssio A Rodrigues SOLVENTES O QUE VOC DEVE SABER MUITO BOM ACESSEM POIS ELE PRECISA DE PELO MENOS 60 POR MS

Fonte: http://www.guiailhabela.tur.br/artigos.asp?id=13 e http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=141975

Vous aimerez peut-être aussi