Vous êtes sur la page 1sur 2

Texto A Portugus devolve a americana passaporte perdido h mais de 60 anos

Um jovem portugus comprou numa feira de antiguidades em Paris o passaporte de Betty Werther, uma americana de 85 anos, que perdeu o documento h mais de 60 anos. Aps oito meses de pesquisas, Nuno Fonseca conseguiu devolver o comprovativo de uma vida de viagens e aventuras, escreve o The Huffington Post. A americana saiu da Universidade da Califrnia em 1949 rumo a Paris, onde comeou uma vida de viagens, romances e aventuras. Pelo caminho perdeu o passaporte. Passaram mais de seis dcadas at Nuno Fonseca, que passou o vero a estudar numa universidade francesa, encontrar o documento numa feira. A curiosidade pelo nmero de carimbos e pelo facto de a americana ter estudado na mesma residncia universitria onde se encontrava levou o aluno de 23 anos a dedicar oito meses de pesquisas a encontrar Betty, recorrendo mesmo ajuda de habitantes da cidade natal da americana nos Estados Unidos. O jovem de 23 anos cumpriu a misso e Betty, que continua a viver em Paris, disse estar agradecida por esta ao importante, pois trata-se do seu primeiro passaporte, com registo de viagens ao Egito, Jordnia, Sria, Israel, Turquia, China, Mxico, Costa Rica e Arglia, entre outros. Eu tinha de comprar o passaporte de algum que, 60 anos antes de mim, embarcou na mesma aventura de ir para Paris estudar e que esteve a viver na mesma morada que eu, disse Nuno Fonseca, aluno de Medicina no Porto. E claro, tambm queria sentir a emoo de encontrar a dona do passaporte.
Semanrio SOL, 9 de fevereiro de 2012 (adaptado)

1. Seleciona, para responderes a cada item (1.1. a 1.4.), a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. 1.1. Esta notcia foi divulgada a) por meios de comunicao estrangeiros e portugueses. b) unicamente por um meio de comunicao de lngua inglesa. 1.3. O interesse desta notcia deve-se sobretudo c) apenas pelos meios de comunicao a) atualidade da mesma. portugueses. b) proximidade do tema. d) exclusivamente por um jornal portugus c) importncia dos intervenientes. d) ao inesperado da situao. 1.2. Um dos motivos que levou o portugus a dedicar-se a encontrar a dona do passaporte foi: a) a insistncia dos seus pais. b) ter passado por uma experincia semelhante c) o prmio da recompensa que este iria receber d) Betty ter estudado no mesmo local que o jovem 1.4. Entre o acontecimento que deu origem notcia e a descoberta da dona do passaporte a) passaram mais de 6 dcadas. b) decorreram diversos meses. c) passaram 23 anos. d) decorreram alguns dias.

3.) L o seguinte excerto e completa o quadro que se segue, com as formas corretas dos tempos compostos nele apresentados.

MODOS Presente Indicativo Conjuntivo Condicional

TEMPOS COMPOSTOS Pret.perfeito Pret.mais que perfeito

Futuro

4) Identifica as subclasses dos pronomes destacados nas frases: 4.1- Eu tive poucas ideias para o trabalho, mas tu no tiveste nenhuma. 4.2) Quem os poder criticar? 4.3) E se o recado fosse para a Joana? Alguns achavam que seria um engano. 4.4) Aquilo que vs dentro da piscina pertence-me. 4.14.24.24.34.44.4-

Vous aimerez peut-être aussi