Vous êtes sur la page 1sur 75

Cinemtica Relativstica

So Paulo, 2009 Matheus Ichimaru Bedendo

Referncias
[1] LANDAU, L. e LIFCHITZ, E. Teoria do Campo. So Paulo: Hemus, 2004. [2] BYCKLING, E. e KAJANTIE, K. Particle Kinematics. New York: John Wiley & Sons,1973. [3] HAGEDORN, R. Relativistic Kinematics. New York: W.A. Benjamin, Inc.,1963 [4] LANDAU, L. e LIFCHITZ, E. Mecnica. So Paulo: Hemus, 2004. [5] Cinemtica Relativstica. NOVAES, S. F. Instituto de Fsica Terica, Unesp. [6] Relativistic Kinematics. STERBERG, K. University of Helsinki.

1 Evento e intervalo

O u t l i n e

Elemento de linha invariante Intervalos do tipo temporal e espacial Cone de luz Tempo prprio

2 Transformao de Lorentz
Interpretao geomtrica da T.L. Quadrivetores Produto escalar Quadrivelocidade

3 Mecnica relativstica
Princpio de mnima ao Energia e momento Quadrimomento

4 Digresso sobre formalismo


Notao covariante e contravariante Sistema natural de unidades

5 Aplicaes da T.L.

O u t l i n e

Transformao de ngulos Rapidez

6 Sistemas de referncia
Sistemas Transformaes: LAB Funo cinemtica Uso de invariantes

CM

7 Decaimento de partculas
Decaimento em 2 corpos Decaimento em 3 corpos Referencial r

8 Espalhamento 22
Variveis de Mandelstam

Evento e intervalo
2 3 4 5 Transformao de Lorentz Mecnica relativstica Formalismo e notao Sistemas de referncia

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

Caracterizamos um evento em um referencial inercial R, como um ponto no espao-tempo, de coordenadas (t,x,y,z). Em outro referencial inercial R o mesmo ponto possui coordenadas (t,x,y,z). Consideremos agora dois eventos no referencial R: a emisso de um sinal com velocidade de propagao c do ponto (x1,y1,z1) no instante t1; e a chegada do sinal ao ponto (x2,y2,z2) no instante t2. Podemos calcular a distncia percorrida pelo sinal como sendo: (1.1) ou ento: (1.2)

igualando (1.1) e (1.2) obtemos o seguinte resultado para o referencial R: (1.3) e com raciocnio anlogo obteramos para o referencial R: (1.4)

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

Supondo agora que c tem o mesmo valor em ambos os referenciais podemos isol-lo nas equaes (1.3) e (1.4) de forma a encontrar uma expresso que relacione as coordenadas dos eventos nos dois referenciais considerados. (1.5) Agora sendo x1, y1, z1, t1 e x2, y2, z2, t2 as coordenadas de dois eventos quaisquer em um referencial inercial R, podemos definir a quantidade: (1.6) chamada de intervalo dos dois eventos. Para outro referencial inercial R o intervalo construdo teria a forma: (1.7)

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

Notemos agora que se o intervalo s12=0 obtemos a seguinte expresso para c: (1.8) que se substituirmos em (1.7) nos fornece a igualdade: (1.9) mas pelo resultado obtido em (1.5) vemos que s12 tambm deve se anular.

Notemos que o resultado de (1.5) foi obtido ao considerar-se c invariante, desta forma uma consequncia direta da invarincia da velocidade da luz que se o intervalo de dois eventos nulo em um referencial inercial ele tambm o ser em qualquer outro referencial igualmente inercial.

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

Introduzimos agora a varivel: (1.10) onde . Agora se considerarmos intervalos infinitesimais, podemos escrever a expresso de (1.6) como: (1.11) Como vimos anteriormente ds=0 em um referencial inercial acarreta ds=0 em qualquer outro referencial. Por serem ambos infinitsimos de mesma ordem devemos ter: (1.12) onde a um coeficiente que s deve depender do valor absoluto da velocidade relativa entre os dois referenciais, i.e. a=a(v). Imaginemos agora trs referenciais R, R1 e R2, onde v1 e v2 so as velocidades de R1 e R2 com relao R e v12 a velocidade de R2 com relao R1.

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

Nesse caso a igualdade de (1.12) se escreve:

Das duas primeiras igualdades obtemos:

que se comparada terceira nos fornece:

Notemos agora que v12 depende no somente dos mdulos de v1 e v2 mas tambm do ngulo formado entre eles. Todavia essa dependncia angular no existe no primeiro termo da equao acima, de forma que somos levados a concluir que a(v) deve ser constante e igual um.

Cinemtica Relativstica

Elemento de linha invariante

E considerando intervalos finitos teremos: (1.13) que expressa matematicamente o fato de o intervalo, assim como definido em (1.6), ser a quantidade invariante em relatividade restrita, i.e. qualquer observador em qualquer referencial inercial medir o mesmo valor para o intervalo entre dois eventos dados.

Cinemtica Relativstica

Intervalos do tipo temporal e espacial

Ainda sendo x1, y1, z1, t1 e x2, y2, z2, t2 as coordenadas de dois eventos quaisquer no referencial R, iremos procurar por um referencial no qual ambos os eventos tenham ocorrido num mesmo ponto do espao. Chamando (no referencial R) de t12 o intervalo de tempo decorrido entre os eventos, e de l12 a distncia entre as posies em que ocorreram temos que: (1.14) Da mesma forma, teremos para um referencial R: (1.15) Mas como queremos que os eventos tenham ocorrido num mesmo ponto do espao no referencial R devemos assumir l12=0. Como visto em (1.12) o intervalo invariante, desta forma temos que:

Cinemtica Relativstica

Intervalos do tipo temporal e espacial

mas c2t122 sempre positivo, portanto s122>0, o que quer dizer que o intervalo deve ser real. Intervalos reais so chamados de intervalos do tipo temporal. Se quisermos encontrar agora um referencial onde os eventos ocorreram simultaneamente, e fizermos consideraes anlogas s anteriores obteremos: (1.16) mas l122 sempre positivo, portanto s122<0, o que quer dizer que o intervalo deve ser imaginrio. Intervalos imaginrios so chamados de intervalos do tipo espacial. Vale ressaltar que por ser o intervalo invariante, sua classificao em do tipo temporal ou espacial absoluta, i.e. vale para qualquer referencial inercial que se escolha.

Cinemtica Relativstica

Cone de Luz

Seja agora um evento O que tomamos como origem de nossas coordenadas. E faamos uma representao simplista considerando apenas uma das coordenada espaciais, por exemplo x, como se v na figura a seguir. Os pontos das retas traadas na figura 1 satisfazem equao: (1.17) J os pontos das regies I e II satisfazem inequao: (1.18) enquanto que para os demais pontos: (1.19) Vemos por (1.18) que o intervalo entre eventos da regio I ou II e o evento O do tipo temporal.

Figura 1: Cone de luz considerando apenas a coordenada x.

Cinemtica Relativstica

Cone de Luz

E por (1.19) vemos que o intervalo entre eventos da regio III ou IV e o evento O do tipo espacial. Na regio I, porm, temos que t>0, o que resulta que todos os eventos dessa regio ocorrem depois de O, e portanto a chamamos de futuro absoluto. Contrariamente, temos que em II, t<0, e portanto todos os eventos nessa regio ocorrem antes de O, de forma que a chamamos de passado absoluto. J para as regies III e IV d-se o nome de regies absolutamente remotas em relao O, e para qualquer evento nelas contido possvel encontrar-se referenciais onde esse evento tenha ocorrido simultaneamente O, antes de O e depois de O. Se tivssemos considerado as trs coordenadas espaciais ao invs de somente uma, teramos na figura 1 ao invs de retas concorrentes um cone, se tomssemos as coordenadas espaciais da equao: (1.20) sempre aos pares, desprezando-se a coordenada restante.

Cinemtica Relativstica

Tempo prprio

Imaginemos agora uma situao envolvendo dois relgios; onde um permanece em repouso com relao ns e o outro realiza um movimento arbitrrio, que pode ser considerado uniforme a cada instante de tempo dt medido no nosso referencial, que chamaremos de referencial de repouso. Para o referencial em repouso em um itervalo de tempo dt o relgio em movimento percorre uma distncia: (1.21) para um referencial fixo esse relgio essa distncia nula e o intervalo decorrido dt. Em decorrncia da invariana do intervalo teremos: (1.22) e isolando os termos adequadamente chegamos : (1.23)

Cinemtica Relativstica

Tempo prprio

de onde podemos identificar o termo: (1.24) de forma a obter: (1.25) e por convenincia poderemos nos referir aos termos: (1.26) sendo o ltimo chamado na literatura de fator de Lorentz.

Evento e intervalo

Transformao de Lorentz
3 4 5 6 Mecnica relativstica Formalismo e notao Sistemas de referncia Decaimento

Cinemtica Relativstica

Interpretao geomtrica da T.L.

A transformao que exprime as coordenadas x, y, z, de um evento num referencial R em funo das coordenadas x, y, z, do mesmo evento num referencial R deve ser uma rotao do espao quadridimensional x, y, z, . Se considerarmos que R se move, com relao R, ao longo do eixo x com velocidade constante V, ento a transformao procurada no deve afetar as coordenadas y e z, e portanto deve ser somente uma rotao do plano x de um ngulo arbitrrio .

Nessas circunstncias (rotao de um plano) sabemos que a relao entre as coordenadas do plano inicial e as coordenadas do plano rotacionado dada por:

Cinemtica Relativstica

Interpretao geomtrica da T.L.

(2.1) Como o movimento considerado o da origem do referencial R com relao R temos que x=0. E a relao anterior reduz-se : (2.2) Lembrando da definio de podemos obter as seguintes relaes de (2.2): (2.3)

(2.4)

Cinemtica Relativstica

Interpretao geomtrica da T.L.

Substituindo agora as expresses de (2.3) e (2.4) na equao matricial de (2.1) obtemos: (2.5) o que implica nas seguintes transformaes: (2.6) (2.7) que so de fato as transformaes procuradas. De maneira sinttica podemos escrever as transformaes de Lorentz de R para R como: ; ; ; (2.8)

Cinemtica Relativstica

Interpretao geomtrica da T.L.

E as transformaes inversas (R para R) como: ; ; ; (2.9)

Exerccios 2.1 Mostre, explicitamente, que o intervalo entre dois eventos invariante ante transformaes de Lorentz. (bom pra treinar) Verifique que no limite que c>>V as transformaes de Lorentz se reduzem s j conhecidas transformaes de Galilei. (besta) Verifique que as transformaes de Galilei no preservam o intervalo entre dois eventos invariante. (interessante)

2.2

2.3

Cinemtica Relativstica

Quadrivetores

Denotaremos o quadrivetor posio de uma partcula em um dado referencial R pela qudrupla x , onde =1,2,3,4. (2.10) Como vimos em (2.5) as coordenadas do quadrivetor acima transformam-se, sob Lorentz, atravs das relaes: ; ; ; (2.11)

De uma forma genrica designaremos por quadrivetor a uma srie de 4 quantidades a1, a2, a3, a4 que quando duma mudana de coordenadas transforma-se como x . Desta forma sob uma T.L. teremos: ; ; ; (2.12)

Cinemtica Relativstica

Quadrivelocidade

Tomando o quadrivetor posio de (2.10) e derivando com relao ao tempo prprio obtemos: (2.15) mas da expresso obtida para o tempo prprio em (1.25): (2.16) vemos que a igualdade de (2.14) se reduz : (2.17) e construmos portanto a quadrivelocidade da partcula expressa por: (2.18)

Cinemtica Relativstica

Produto escalar

O produto escalar de dois 4-vetores, analogamente ao caso dos 3-vetores, ser dado por: (2.13) e vemos facilmente que um escalar. Exerccios 2.4 Mostre que duas transformaes de Lorentz paralelas e consecutivas (e.g. R1R2, R2R3) podem ser interpretadas como uma nica transformao, da forma apresentada em (2.8), com parmetros: (2.14) (2.15)

1 2

Evento e intervalo Transformao de Lorentz

Mecnica relativstica
4 5 6 7 Formalismo e notao Sistemas de referncia Decaimento Espalhamento 22

Cinemtica Relativstica

Princpio de mnima ao

Como ponto de partida devemos escrever a ao para uma partcula material livre, i.e. uma partcula de massa m na ausncia de foras externas. Tal ao deve ter a forma: (3.1) Em seguida usando a expresso para ds obtida em (3.1), reescrevemos a ao como: (3.2) de onde podemos identificar a lagrangiana do sistema como sendo: (3.3)

Cinemtica Relativstica

Princpio de mnima ao

Mas devemos agora especificar o valor da constante , e para isso iremos desenvolver a lagrangiana de (3.3) em sries de potncia de v/c, e em seguida tomar o limite quando c para compar-la com a expresso da lagrangiana clssica. Nesse regime temos:

desprezando a constante c obtemos uma lagrangiana que gera as mesmas equaes de movimento e , portanto, equivalente apresentada acima. Comparando ento a nova lagrangiana com a clssica obtemos o valor de .

clssica

nova

Cinemtica Relativstica

Princpio de mnima ao

Dessa forma podemos por fim escrever a lagrangiana e a ao para uma partcula material livre como sendo: (3.4) (3.5)

Cinemtica Relativstica

Energia e momento

Sabemos do formalismo lagrangiano da mecnica clssica, que dada a lagrangiana L do sistema, grandezas tais como a energia e o momento podem ser obtidas atravs das relaes que se seguem: (3.6) (3.7)

Portanto utilizando a lagrangiana de (3.5) escrita como funo das componentes do vetor velocidade, e procedendo os clculos sugeridos em (3.6) construmos o vetor momento da partcula.

(3.8)

Cinemtica Relativstica

Energia e momento

E dessa forma a expresso para a energia se torna:

(3.9) Interessante notar na expresso acima que mesmo em repouso (v=0 ou =1) a energia da partcula no se anula, tornando-se: (3.10) chamada de energia de repouso da partcula. Devemos atentar para o fato de que em nenhum momento tratamos a partcula em questo como elementar, de forma que todo o desenvolvimento realizado aplica-se igualmente um corpo complexo, constitudo por um grande nmero de partculas.

Cinemtica Relativstica

Energia e momento

Devemos tambm ter em mente que a energia de repouso de um corpo complexo compreende alm das energias de repouso de suas partculas constituintes, suas energias cinticas e de ligao. Isso quer dizer que mac2, onde ma so as massas das partculas constituintes, no igual mc2, ou ainda, que ma no igual massa total do objeto, de forma que em mecnica relativstica no mais existe a lei de conservao da massa. Agora quadremos as expresses de (3.8) e (3.9) e comparemos os termos de forma a obtermos uma expresso que relacione E e p.

(3.11)

Cinemtica Relativstica

Quadrimomento

Faamos agora uma variao da ao expressa em (3.4):

E lembremos que pelas definies feitas podemos escrever:

Dessa forma nossa expresso para a variao da ao fica:

realizando agora uma integrao por partes na ltima expresso temos:

Cinemtica Relativstica

Quadrimomento

(3.12) mas como os extremos a e b devem ser fixos o primeiro termo da expresso acima se anula. E como a variao da ao tambm deve ser um extremo devemos ter: (3.13) que a expresso matemtica para a constncia da velocidade de uma partcula livre. Agora queremos obter a variao da ao como funo das coordenadas da partcula, para isso devemos fixar a extremidade em a e tornar b varivel. Por simplicidade iremos chamar (x )b=x , e dessa forma a expresso de (3.12), juntamente com o resultado obtido em (3.13), se torna:

Cinemtica Relativstica

Quadrimomento

mas pela definio da notao , acima como:

podemos escrever a expresso (3.14)

agora batizando a quantidade mecnica que:

e lembrando dos conhecimentos de

obtemos o quadrivetor de coordenadas: (3.15)

Cinemtica Relativstica

Quadrimomento

chamado de quadrimomento da partcula e usualmente expresso na forma: (3.16)

1 2 3

Evento e intervalo Transformao de Lorentz Mecnica relativstica

Digresso sobre formalismo


5 6 7 8 Sistemas de referncia Decaimento Espalhamento 22 Ttulo oito

Cinemtica Relativstica

Notao covariante e contravariante

Outra forma, igualmente adequada, de denotar o quadrivetor posio a seguinte: (4.1) Nessa conveno, a quadrivelocidade se escreve como: (4.2) e o quadrimomento como: (4.3) E se realizarmos uma T.L. de um referencial R (que se move com velocidade constante V ao longo do eixo z) para um referencial R, as componentes de x transformar-se-o da seguinte forma: ; ; ; (4.4)

Cinemtica Relativstica

Notao covariante e contravariante

Como um 4-vetor genrico transforma-se como x , teremos que um a , sob a mesma T.L. transformar-se- como: ; Introduzindo agora o tensor mtrico: (4.6) temos que: (4.7) Onde a e a so chamadas de componentes covariantes e contravariantes, respectivamente. Vemos da identidade acima (4.7) que: ; ; ; (4.8) ; ; (4.5)

Cinemtica Relativstica

Notao covariante e contravariante

Com o uso dessa notao estabelecida denotaremos o produto escalar entre dois 4-vetores por: (4.9)

Exerccios 4.1 Mostre que o produto escalar entre quaisquer dois quadrivetores p1p2=E1E2 p1p2 invariante ante transformaes de Lorentz.

Cinemtica Relativstica

Sistema natural de unidades

De agora em diante iremos considerar c=1, de acordo com as convenes estabelecidas pelo sistema natural de unidades. Dessa forma os quadrivetores postos anteriormente se tornam: (4.10) E as expresses obtidas para o momento e a energia de uma partcula de massa m ficam: (4.11) e pela ltima expresso podemos ver que o quadrado do quadrimomento de uma partcula satisfaz: (4.12)

1 2 3 4

Evento e intervalo Transformao de Lorentz Mecnica relativstica Digresso sobre formalismo

Aplicaes da T.L.
6 7 8 9 Sistemas de referncia Decaimento Espalhamento 22 Ttulo nove

Cinemtica Relativstica

Transformao de ngulos

Como iremos tratar na maioria dos casos transformaes ao longo do eixo z, definiremos as componentes transversal e longitudinal do momento p da partcula, como: (5.1) Dessa forma a energia e o momento da partcula vistos num sistema que se move ao longo do eixo z com velocidade constante s sero dados por: (5.2) (5.3)

Cinemtica Relativstica

Transformao de ngulos

Com relao ao ngulo azimutal teremos a seguinte relao: (5.4) e vemos que o ngulo azimutal ao redor de um eixo invariante ante transformaes de Lorentz ao longo deste eixo. J para o ngulo zenital teremos: (5.5) mas pela transformao (5.3) obtemos: (5.6)

Cinemtica Relativstica

Transformao de ngulos

Multiplicando e dividindo o termo da direita na expresso por 1/p obtemos: (5.7)

de onde podemos identificar termos j conhecidos expressos pelas relaes (4.11) e (5.1), de forma a obter a seguinte transformao: (5.8) e sua inversa: (5.9)

Cinemtica Relativstica

Rapidez

Introduzimos agora o conceito de rapidez escrevendo a transformao (5.3) na seguinte forma: (5.10) de onde podemos identificar os termos: (5.11) Lembrando agora que valem as seguintes relaes:

(5.12)

Cinemtica Relativstica

Rapidez

podemos escrever a rapidez nas formas: (5.13) (5.14) Notemos que se a partcula estiver parada com relao ao sistema de referncia s=v e portanto =0. Lembrando ainda que vale a relao: (5.15) podemos escrever a rapidez expressa em (5.14) na seguinte forma: (5.16)

Cinemtica Relativstica

Rapidez

Pelo resultado (2.15) do exerccio 2.4 vemos que podemos escrever: (5.17) desta forma em termos da rapidez teremos:

(5.18) e vemos portanto que a rapidez aditiva sob transformaes de Lorentz paralelas.

2 3 4 5

Transformao de Lorentz Mecnica relativstica Digresso sobre formalismo Aplicaes da T.L.

Sistemas de referncia
7 8 9 10 Decaimento Espalhamento 22 Ttulo nove Ttulo dez

Cinemtica Relativstica

Sistemas

Consideraremos processos onde h a coliso de duas partculas a e b com respectivos quadrimomentos: (6.1) Na descrio destes processos os sistemas de referncia mais utilizados so:

Sistema do centro de massa

Sistema do alvo

Sistema do feixe Sistema do feixe de coliso

Cinemtica Relativstica

Sistemas

Alm destes, utilizamos tambm com frequncia, o sistema do laboratrio; aquele no qual so feitas as medidas. Em experimentos de alvo fixo o sistema do laboratrio coincide com o sistema do alvo. Nos experimentos de anis de coliso, onde feixes de partculas idnticas colidem em direes opostas, o sistema do laboratrio coincide com o sistema do centro de massa.

Sistema do laboratrio

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

Escolhendo o eixo z como a direo do movimento, os quadrimomentos das partculas, em relao ao CM, podem ser escritos como: (6.2) e em relao ao LAB: (6.3) assim as transformaes de Lorentz do LAB para o CM se escrevem:

(6.4)

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

Mas com relao ao CM pa*+ pb* = 0. Portanto teremos:

(6.5) Definamos agora a quantidade: (6.6) chamada de massa invariante do processo. Notemos que se trata realmente de uma grandeza invariante, uma vez que depende somente do produto dos quadrimomentos, que como visto no exerccio 4.1 invariante.

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

Abrindo a expresso de (6.6) obtemos: (6.7) notemos, entretanto, que o ltimo termo diz respeito :

(6.8)

e dessa forma (6.7) se reduz :

(6.9)

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

simplificando os termos chegamos, finalmente, : (6.10) Pela definio de massa invariante feita em (6.6), temos que para o LAB (com b em repouso) e para o CM: (6.11) aplicando as T.L. (6.4) aos termos direita da expresso anterior temos:

substituindo agora o valor de cm calculado em (6.5) obtemos: (6.12)

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

isolando cm ficamos com:

(6.13) Tendo calculado os valores de cm e cm podemos por fim expressar as energias e momentos (das partculas a e b) no referencial do CM em funo dos valores medidos no referencial do LAB.

(6.14)

Cinemtica Relativstica

Transformaes: LAB CM

Exerccios 6.1 Verifique as equaes (6.14) por mera substituio das expresses (6.13) e (6.5) nas equaes (6.4). (pura lgebra)

Cinemtica Relativstica

Funo cinemtica

Definimos a funo cinemtica como: (6.15) Formas absolutamente equivalentes expresso acima so: (6.16) e para determinados valores dos parmetros temos: (6.17) Exerccios 6.2 Verifique as igualdades expressas em (6.16) e (6.17). (+ lgebra)

Cinemtica Relativstica

Uso de invariantes

Encontremos agora expresses para as energias e momentos das partculas a e b, no referencial do CM, em funo de invariantes. Primeiro batizamos a grandeza: (6.18) e sabendo que: (6.19) podemos escrever: (6.20) elevando os dois lados ao quadrado ficamos com:

(6.21)

Cinemtica Relativstica

Uso de invariantes

Substituindo este resultado na equao (6.19) obtemos: (6.22) (6.23) Para o momento p* as contas so um pouco mais longas. Partimos de: (6.24) elevando ambos os lados ao quadrado ficamos com:

Cinemtica Relativstica

Uso de invariantes

Aps as simplificaes ficamos com: (6.25) abrindo o termo ao quadrado obtemos:


quadrado do 1 2 x 1 x 2 quadrado do 2

(6.26)

Cinemtica Relativstica

Uso de invariantes

Para expressar energia e momento (no referencial do LAB) em funo de invariantes, partamos da expresso (6.10) da massa invariante escrita para o LAB: (6.27) J o momento, sabemos que pode ser escrito como:

(6.28)

3 4 5 6

Mecnica relativstica Digresso sobre formalismo Aplicaes da T.L. Sistemas de referncia

Decaimento de partculas
8 9 10 11 Espalhamento 22 Ttulo nove Ttulo dez Ttulo onze

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 2 corpos

Consideraremos o caso de uma partcula de massa ma e quadrimomento Pa, decaindo em duas partculas de quadrimomentos P1 e P2. (7.1) No sistema fixo partcula a (sistema do feixe e tambm sistema CM) os quadrimomentos so dados por: (7.2) Pela conservao da energia e do momento temos, respectivamente, que: (7.3) da segunda igualdade obtemos podemos encontrar a seguinte relao:

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 2 corpos

(7.4) Substituindo agora este resultado na equao derivada da conservao da energia obtemos:

(7.5) Substituindo novamente este resultado na equao derivada da conservao da energia podemos encontrar a expresso para E2*.

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 2 corpos

(7.6) Em seguida podemos calcular o valor de p* atravs da relao: (7.7) onde substitumos a expresso obtida para E1* em (7.5), de forma a termos:

quadrado do 1

2 x 1 x 2

quadrado do 2

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 2 corpos

fazendo a distributiva e pondo os termos em evidncia chegamos :

e por fim escrevemos sinteticamente que: (7.8)

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

Analogamente ao caso anterior, teremos agora uma partcula de massa ma e quadrimomento Pa, decaindo em trs partculas de quadrimomentos P1, P2, P3. (7.9) Notemos que pela conservao da energia e do momento temos tambm a conservao do quadrimomento: (7.10) Definindo agora as seguintes grandezas: (7.11)

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

vemos que valem as seguintes igualdades:

(7.12)

ainda que fortuitamente podemos escrever o tensor simtrico sij como: (7.13) Das expresses de (7.12) vemos que: (7.14)

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

Que equivale exatamente : (7.15) onde i o ngulo que pi forma com pa. Arranjando os termos de (7.15) de forma mais conveniente temos: (7.16) Por fim abrindo a somatria teremos:

onde identificamos os termos Ea e pa, lembrando que pi cosi simplesmente a projeo de pi na direo de pa.

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

Como devemos ter a conservao do momento tanto na direo de pa quanto na direo transversa, valem as igualdades:

Portanto a expresso anterior se reduz :

(7.17) No sistema do CM teremos que: (7.18)

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

dessa forma a grandeza s12 se escreve:

e isolando E3* na ltima equao obtemos: (7.19) Utilizando um raciocnio anlogo, obteramos para E1* e E2*: (7.20)

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

Para calcularmos os momentos das partculas 1,2 e 3 no CM partiremos de:

abrindo o quadrado da expresso acima ficamos com:


quadrado do 1 2 x 1 x 2 quadrado do 2

rearranjando os termos e fazendo as simplificaes chegamos :

Cinemtica Relativstica

Decaimento em 3 corpos

onde mais uma vez identificamos a funo cinemtica. Por fim temos que: (7.21) de forma anloga obteramos para p1* e p2*: (7.22)

Exerccios 7.1 Verifique os pares de equaes de (7.20) e (7.22). mesma forma utilizada para E3* e p3*) (proceda da

Cinemtica Relativstica

Referencial r

Consideremos agora um referencial r localizado no centro de massa das partculas 2 e 3.

Vous aimerez peut-être aussi