Vous êtes sur la page 1sur 12

ISSN 1517-2449

Doenas da Bananeira no Estado do Amazonas (3.a Edio Revisada)

20

Introduo
A banana a segunda fruta mais produzida no Brasil, com aproximadamente 6 milhes de toneladas por ano e uma rea em torno de 520 mil hectares, garantindo ao Pas o segundo lugar no mercado mundial. Desempenha papel relevante como elemento de fixao do homem no campo e como fonte de alimento e renda, por ser uma cultura que produz durante o ano todo. Semelhante s outras regies tropicais, onde predominam populaes socioeconomicamente carentes, na Amaznia a banana deixa de exercer o papel de fruta para constituir-se em alimento bsico. Embora a bananeira seja uma planta tipicamente tropical e no Estado do Amazonas no ocorram restries com relao a temperatura, precipitao, luminosidade, altitude, umidade relativa e vento, a produtividade dos bananais incipiente, obrigando o Estado a importaes freqentes para atender a demanda interna. Dentre os fatores que tm contribudo para a baixa produtividade dos bananais amazonenses, destaca-se a ocorrncia de doenas vasculares, tais como o moko ou murcha-bacteriana da bananeira e o mal-do-panam, e de doenas foliares, como a sigatoka-negra e a amarela.

Doenas Foliares
Manaus, AM Dezembro, 2003

Sigatoka-negra
Doena causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, cujo estdio anamrfico o fungo Paracercospora fijiensis (Morelet) Deighton.

Autores
Jos Clrio R. Pereira Eng. Agr., Dr., Rodovia AM 010, km 29,Caixa Postal 319 69011-970, Manaus-AM Luadir Gasparotto Eng. Agr., Dr., Rodovia AM 010, km 29,Caixa Postal 319 69011-970, Manaus-AM Ana Fabola S. Coelho Eng. Agr., Bolsista do CNPq/Embrapa Amaznia Ocidental Solange de Mello Vras Eng. Agr., Bolsista do CNPq/Embrapa Amaznia Ocidental

Em geral, a produo de condios (fase anamrfica) ocorre a partir dos primeiros estdios da leso, principalmente em leses localizadas na face abaxial. A fase teleomrfica ou sexuada considerada a mais importante na reproduo da doena, em decorrncia da alta produo de esporos (ascsporos), que pode ser at 100 vezes superior quando comparada com a produo de condios. O vento o principal meio de disseminao dos esporos, que so depositados nas folhas 1 e 2. Sob condies de clima favorvel, os esporos funcionaro como inculo inicial. As mudas obtidas em locais onde a doena ocorre outro importante meio de disseminao. As folhas de bananeiras colocadas entre os cachos para evitar o ferimento dos frutos durante o transporte tambm constituem um meio de transmisso do patgeno. A sigatoka-negra a doena mais destrutiva da bananeira, e nas regies onde ocorre, devido maior agressividade do seu agente etiolgico e tambm em razo da maior gama de cultivares suscetveis, supera a sigatoka-amarela. As perdas podem atingir 100% da produo para as bananas verdadeiras e 70% para os pltanos. No Panam, no perodo entre 1979 e 1984, a produo de pltanos foi reduzida de 109.910 toneladas para 31.134 toneladas. Alm de infectar os pltanos, que se constituem em fonte bsica de alimentao para populaes carentes das regies tropicais, a sigatoka-negra causa a elevao do custo de produo de banana, na medida em que, diante da necessidade de se efetuar o controle da doena, so necessrias, pelo menos, 40 pulverizaes com fungicidas durante o ano. O custo de quatro a cinco vezes mais do que o necessrio para o controle da sigatokaamarela. A doena foi descrita, pela primeira vez, em 1963, nas Ilhas Fiji. Em 1972 ocorreu o primeiro surto em Honduras. Em Costa Rica, foi identificada em 1979, e em 1981 na Colmbia. Atualmente est disseminada por toda a Amrica Central e em vrios pases da frica e da sia. Na Amrica do Sul, ocorre na Colmbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolvia. No Brasil, foi constatada no Amazonas, em fevereiro de 1989, nos Municpios de Tabatinga e Benjamin Constant. Est ocorrendo de forma severa em praticamente todo o Estado. J atingiu tambm os Estados do Acre, Rondnia, Amap, Roraima, Par e Mato Grosso.

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

Sintomas: inicialmente so observadas, na face abaxial,


pequenas pontuaes claras ou reas despigmentadas. Essas pontuaes progridem formando estrias de colorao marrom-clara, que podem atingir 2 a 3 mm de comprimento (Fig. 1). Com o progresso, as estrias expandem radial e longitudinalmente, e, ainda com colorao marrom-clara, podem ser visualizadas na face adaxial, podendo atingir at 3 cm de comprimento (Fig. 2).
Foto: Luadir Gasparotto

Fig. 3. Sintomas da sigatoka-negra, com coalescncia das leses e manchas escuras.

Fig. 1. Sintomas iniciais da sigatoka-negra, com estrias de colorao marrom-clara. Foto: Luadir Gasparotto

Fig. 4. Folha com reas necrticas e manchas escuras causadas pela sigatoka-negra.

Do ponto de vista didtico, o progresso dos sintomas da doena pode ser subdividido em seis estdios: ! descolorao ou pontos despigmentados na face abaxial; ! pequenas estrias marrom-claras;
Fig. 2. Estrias de colorao caf expandindo-se radial e longitudinalmente, causadas pela sigatoka-negra.

! expanso radial e longitudinal das estrias, que so visualizadas em ambas as faces da folha; ! a estria adquire colorao marrom-escura e formato de mancha; ! a mancha apresenta um halo de cor escura proeminente, circundado por um pequeno halo amarelo; ! As manchas se coalescem e na face superior do limbo foliar, onde iniciou a colonizao dos tecidos, o centro apresenta-se deprimido, de colorao cinza-palha e com pontuaes escuras, ou seja, os estromas com os peritcios da fase sexuada do patgeno. A partir do estdio de manchas, pode-se observar, prximo nervura principal, uma alta freqncia de infeces (nmero de leses por cm2 de rea foliar), caracterizando a agressividade da doena em relao sigatoka-amarela. Devido ao fato de a bananeira no mais emitir novas folhas aps o florescimento e, portanto, no haver compensao, a doena torna-se extremamente severa aps a emisso do

A partir desse estdio, as estrias somente expandem radialmente e adquirem colorao marrom-escura na face abaxial. Em estdio mais avanado da doena as estrias marrom-escuras assumem o formato de manchas escuras. Via de regra, ocorre o coalescimento de vrias manchas (Fig. 3), dando ao limbo foliar uma colorao prxima negra. Posteriormente, h a morte prematura do limbo foliar, que adquire colorao branco-palha (Fig. 4). Na rea necrosada, na face adaxial, surgem pontuaes escuras representadas pelas frutificaes, correspondendo fase sexuada do agente causal.

Foto: Luadir Gasparotto

Foto: Luadir Gasparotto

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

cacho, com reflexos na produtividade da planta. Cerca de 40 dias aps o florescimento, as plantas encontram-se com as folhas totalmente destrudas (Fig. 5); os frutos no se desenvolvem, ficam pequenos, com maturao precoce e desuniforme (Fig. 6).
Foto: Luadir Gasparotto

verdadeiras, utilizadas para frituras e/ou para consumo aps coco. Tabela 1. Reao de cultivares da bananeira s principais doenas. Cultivares Subgrupo Prata Prata Comum Prata An Pacov PA 03-22 PV 03-44 FHIA 01 FHIA 18 Prata Ken Subgrupo Cavendish FHIA 02 Bai ou Nanio Baiezinha ou Nanica Grande Naine Subgrupo Pltano Pacovi ou D'Angola Pacovan ou Terra Peruana ou Terrinha FHIA 20 FHIA 21 Subgrupo Bluggoe FHIA 03 Figo Pelipita Outros Caipira Ma Thap maeo Inaj ou Ouro Prata Zulu Sigatokanegra S* S S S* S R R R Sigatoka- Mal-doamarela panam S S S R R R S R S S S R R R S R Moko

S S S S S S S S

Fig. 5. Planta da cultivar Ma com as folhas totalmente destrudas pela sigatoka-negra.

R S S S

R S S S

R R R R

S S S S

Foto: Luadir Gasparotto

S S S R R

R R R R R

R R R R R

S S S S S

R R R

R R R

R R R

S S S

R S R R R

R MR*** R S R

R S R R S

S S S S S

Fig. 6. Cacho da cultivar Prata afetada pela sigatoka-negra, com bananas pequenas, maturao precoce e desuniforme.

*Suscetvel, ** Resistente, **** Moderadamente resistente, - no avaliado.

Controle qumico: a estratgia mais utilizada para o Controle: nos locais onde a doena ainda no ocorre,
deve-se observar os princpios da excluso, ou seja, regulamentar ou proibir o trnsito de materiais botnicos de hospedeiros suscetveis que possam introduzir o patgeno. No locais onde a doena j ocorre, so recomendados o controle gentico, cultural e/ou qumico. controle da doena. Em funo do custo, s deve ser implementado em bananais nos quais se adotam altos nveis de tecnologia e com retorno econmico. Os produtos recomendados para o controle da sigatoka-negra so: Mancozeb 1.500 g/ha, Trifloxistrobin 75 g/ha, Difenoconazole 100 ml/L, Imibenconazole 150 g/ha, Bitertanol 125 g/ha, Propiconazole 100 g/ha, Tebuconazole 100 g/ha, Tiofanato metlico 350 g/ha. Nas regies quentes, como a Amaznia, onde as temperaturas so elevadas e a umidade extremamente alta, as pulverizaes devem ser feitas durante o ano todo. Para a mxima eficincia do controle, o intervalo entre as aplicaes deve ser de uma semana, quando se utilizam fungicidas protetores, e de duas semanas com fungicidas sistmicos.

Controle gentico: estratgia ideal do ponto de vista econmico e de preservao do meio ambiente, principalmente para regies onde a bananicultura caracterizada pelo baixo nvel de adoo de tecnologias e/ou de baixo retorno econmico. As seguintes cultivares so recomendadas: Caipira, Thap Maeo, FHIA 01, FHIA 02, FHIA 18, FHIA 20, FHIA 21, Prata Ken, Prata Zulu, Figo, Ouro e Pelipita. As cultivares FHIA 20 e FHIA 21 so pltanos (semelhantes cultivar Pacovi ou banana da Terra) e as cultivares Figo e Pelipita so bananas

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

A eficincia do fungicida empregado tambm depende do equipamento utilizado. Como as pulverizaes tm que ser direcionadas para a folha vela ou cartucho e folhas 1, 2 e 3, as pulverizaes areas so mais eficientes que as com pulverizadores costais motorizados ou tratorizados. Tabela 2. Fungicidas recomendados para o controle das sigatokas negra e amarela.
Fig. 7. Folhas com leses necrticas elpticas e alongadas, causadas pela sigatoka-amarela. Foto: Luadir Gasparotto Fig. 8. Folhas com manchas necrticas causadas pela sigatoka-amarela apresentando o centro deprimido, com a parte central acinzentada.

Fungicida

Grupo Qumico

Modo de Ao Protetor Protetor Sistmico Sistmico Sistmico Sistmico Sistmico Sistmico

Dose ml ou g/ha 1.500 125 100 350 100 100 100 150

Mancozeb Bitertanol Trifloxistrobim Tiofanato metlico Tebuconazole Propiconazole Difenoconazole Imibenconazole

Ditiocarbanato Triazol Estrobilurina Benzimidazol Triazol Triazol Triazol Triazol

Adaptado de AROZCO SANTOS, M. (1998).

Sigatoka-amarela ou mal-de-sigatoka
Doena causada pelo fungo Mycosphaerella musicola Leach., cuja fase anamrfica o fungo Pseudocercospora musae (Zimm.) Deighton. Foi inicialmente descrita no Brasil, no Estado do Amazonas, em 1944. Atualmente ocorre em todos os estados brasileiros onde a banana cultivada. Assim como na sigatoka-negra, os prejuzos so devidos morte prematura das folhas e ao enfraquecimento das plantas, cujos reflexos na produo podem implicar reduo de at 50%. No Estado do Amazonas a doena s importante em plantios de banana Prata estabelecidos em ecossistema de terra firme.

Em geral, as leses concentram-se a partir do primeiro tero mdio, no sentido da bordadura no limbo, existindo, portanto, poucas leses prximas nervura principal. Embora a freqncia de infees seja menor (em relao observada para a sigatoka-negra), com o progresso da doena as leses tendem a coalescer, podendo causar a seca total da folha. A menor freqncia de infees (leses por centmetro quadrado de rea foliar) e as manchas de formato oval alongado (elptico), com halo amarelo proeminente, permitem distinguir a sigatoka- amarela da negra.

Sintomas: embora as infees ocorram nas folhas 1, 2


ou 3, a partir da folha bandeira ou vela, os sintomas s so observados a partir da quarta ou quinta folha. Inicialmente, so observados pontos apresentando uma leve descolorao entre as nervuras secundrias. Estas reas despigmentadas expandem-se e tomam o formato de estria de colorao marrom-escura. Com o progresso da doena, as estrias expandem-se radialmente e assumem o formato de manchas necrticas, elipticoalongadas e se dispem em paralelo s nervuras secundrias (Fig. 7). A partir desse estdio, a mancha apresenta o centro deprimido, com a parte central acinzentada e um halo amarelo proeminente (Fig. 8).

Controle: adotar as tecnologias recomendadas para o controle da sigatoka-negra. Vale ressaltar que a cv. FHIA 18, apesar de resistente sigatoka-negra, suscetvel sigatoka-amarela.
No controle qumico o intervalo entre aplicaes deve ser de duas a trs semanas, quando se utilizar leo mineral agrcola ou fungicidas isoladamente; e de trs a seis semanas, quando se utilizar aplicao simultnea de leo mineral e fungicidas.

Foto: Luadir Gasparotto

Recomenda-se a alternncia de fungicidas de grupos qumicos diferentes, pois o uso contnuo de um nico produto ou de produtos do mesmo grupo qumico facilita o aparecimento de populaes do patgeno resistentes aos fungicidas usados. A utilizao de dosagens abaixo das recomendadas tambm favorece a resistncia do M. fijiensis ao produto.

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

Mosaico-da-bananeira
causado pelo vrus-do-mosaico-do-pepino (Cucumber mosaic virus, CMV), que apresenta alta gama de hospedeiros, tais como: as cucurbitceas (pepino, maxixe, melo), o tomateiro, a bananeira, algumas gramneas, como Paspalum conjugatum, Digitaria sanguinalis, Commelina spp, Canna indica, e milho. Sua transmisso se d por mudas contaminadas e por pulges, sendo o Aphis gossipii o vetor mais importante. uma virose comumente encontrada na bananeira, que embora possa afetar as plantas em quaisquer estdios fenolgicos, apenas em plantas jovens induz danos econmicos. Apesar de apresentar, geralmente, incidncia menor que 10%, nas plantas infectadas, a reduo na produo pode atingir 100%. No Estado do Amazonas a doena ocorre, principalmente, em plantas da cultivar Prata.

Estrias-da-bananeira
Doena causada pelo vrus BSV (Banana streak virus), ou pelo vrus-da-estria-da-bananeira, transmitido, principalmente, por mudas infectadas e pela cochonilha Planococus citri. Embora no se disponha de dados sobre os danos induzidos pela doena, nas plantas infectadas h reduo de crescimento e produo de cachos de porte reduzido. No Estado do Amazonas a estria-da-bananeira est basicamente associada cultivar Mysore, no sendo at ento encontrada em outras cultivares.

Sintomas: os sintomas iniciais so constitudos por


estrias amarelo-claras (Fig. 10) e podem ser confundidos com o sintoma inicial do mosaico-da-bananeira. Contudo, as estrias evoluem para necrose e apresentam, com o progresso da doena, colorao escura em folhas velhas (Fig. 11). No h reduo do limbo foliar e as folhas no se mostram lanceoladas e distorcidas. Em geral, os sintomas no se expressam em todas as folhas. Nas plantas com infeco severa, ocorre reduo no seu tamanho e no tamanho do cacho, com eventual morte de plantas jovens.
Foto: Luadir Gasparotto Fig. 10. Folha afetada pela estria-da-bananeira, causada pelo BSV (Banana streak virus). Fig. 11. Folha velha de bananeira com estrias amarelas e escuras, causadas pelo BSV (Banana streak virus). Foto: Luadir Gasparotto

Sintomas: os sintomas variam desde a presena de estrias amarelo-claras nas folhas jovens, mosaico em folhas velhas (Fig. 9), nanismo e formao de roseta at severa necrose interna da gema apical, seguida de morte da planta. Quando a infeo ocorre em plantas jovens associada ao nanismo, formao de roseta e reduo significativa no limbo foliar, produzindo folhas de formato lanceolado e atrofiadas. As bainhas, geralmente, desprendem-se do pseudocaule. Controle: considerando-se que a doena transmitida por mudas e pulges e apresenta hospedeiros alternativos, as seguintes estratgias devem ser implementadas: ! utilizar mudas sadias; ! erradicar plantas com sintomas; ! eliminar hospedeiros alternativos; ! evitar consorciao ou proximidade do plantio de bananeira com os hospedeiros alternativos do vrus.
Foto: Luadir Gasparotto Fig. 9. Folha afetada pelo mosaico da bananeira, causado pelo vrus-domosaico-do-pepino (Cucumber mosaic virus, CMV ).

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

Controle: a doena no tem se constitudo em grave problema. Embora tenha sido descrita ocorrendo apenas na cultivar Mysore, o vrus pode infectar outras cultivares. As medidas de controle preconizadas so a utilizao de mudas sadias e a erradicao de plantas infectadas. A cultivar Mysore deve ser substituda pela Thap Maeo, que apresenta as mesmas caractersticas organolpticas e superior Mysore com relao s caractersticas fitotcnicas.

A linhagem D, isolada de Heliconias, apresenta baixa virulncia e induz distoro foliar e murcha lenta em bananeira. A linhagem B, provavelmente um mutante de linhagens D, apresenta alta virulncia, sendo mais agressiva, e induz murcha rpida. A linhagem H, aparentemente originria de heliconia sp. induz murcha em plantas de pltanos, mas no em bananeiras verdadeiras. A linhagem SFR, com colnias pequenas, fluidas e redondas, aparentemente originou a linhagem A, que ocorre na Regio Amaznica. Ambas so altamente virulentas e prevalecem em solos de vrzea, ao passo que as estirpes B e D tm sido encontradas em solos de terra firme. A identificao correta das linhagens ou estirpes importante para as estratgias de controle a serem adotadas, em razo do maior ao menor perodo de pousio dispensado ao solo, nos locais onde o moko ocorre. As estirpes A e SFR podem sobreviver no solo, na ausncia do hospedeiro, por at oito meses; e as estirpes B e D, por at 11 meses. O patgeno pode ser disseminado por meio de mudas infectadas, ferramentas utilizadas nos tratos culturais e colheita, manejo do solo, contato de razes, transporte de hospedeiros alternativos contaminados e por insetos, principalmente a abelha arapu (Trigona sp.). No Amazonas, a incidncia alta, atingindo 46% das touceiras plantadas, aproximadamente 330 mil touceiras. A reduo na produo est diretamente relacionada ao nmero de plantas ou touceiras infectadas, visto que as bananas de plantas doentes no se prestam ao consumo. Em geral, os bananais doentes so abandonados ou substitudos por outras culturas. Embora ocorra em bananais estabelecidos em reas de terra firme, a doena prevalece em reas de vrzea.

Mancha-de-cordana
Doena causada pelo fungo Cordana musae Zimm., patgeno fraco, normalmente associado a alguma forma de estresse na planta. Em regra, a mancha-de-cordana est associada a outra doena, principalmente sigatokaamarela, e/ou a deficincia mineral. Geralmente, a presena de manchas-de-cordana um indicativo de deficincia mineral.

Sintomas: no incio da doena, podem ser confundidos


com os da sigatoka-amarela. s vezes, ocorre superposio de leses de ambas as doenas. No caso especfico da mancha-de-cordana, as leses apresentam, devido ao maior crescimento radial, um formato piriforme, com zonas concntricas e circundadas por um halo amarelo (Fig. 12).
Foto: Luadir Gasparotto

Sintomas: o moko ou murcha-bacteriana da bananeira,


por ser uma doena vascular, pode atingir todas as partes da planta.
Fig. 12. Folhas com manchas piriformes, esbranquiadas e halo amarelo, causadas por Cordana musae.

Controle: plantio de cultivares resistentes e uso de


adubaes balanceadas. Em geral, as cultivares resistentes a doenas do tipo sigatoka tambm o so mancha-de-cordana.

Doenas Vasculares
Moko
Moko ou murcha-bacteriana da bananeira, uma das principais doenas dos bananais implantados nos solos do ecossistema de vrzea no Estado do Amazonas. causada pela bactria Ralstonia solanacearum raa 2, anteriormente denominada Pseudomonas solanacearum raa 2. A bactria apresenta vrias linhagens ou estirpes, que diferem em especificidade, agressividade e/ou virulncia.

Os sintomas da doena em plantas jovens caracterizam-se pela m formao foliar, necrose e murcha da folha cartucho ou vela, seguidos de amarelecimento das folhas baixeiras (Fig. 13). Em plantas adultas, ocorre o amarelecimento das folhas basais e murcha das folhas mais jovens, progredindo para as folhas mais velhas (Fig. 14). Em solos frteis, com bom teor de umidade, ocorre quebra dos pecolos junto ao pseudocaule, dando planta o aspecto de um guarda-chuva fechado. Alm desses, internamente, ocorrem os seguintes sintomas:

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

Foto: Luadir Gasparotto

! no pseudocaule: escurecimento vascular no localizado, de colorao pardo-avermelhada intensa, atingindo inclusive a regio central (Fig. 15);

Fig. 15. Pseudocaule de bananeira com escurecimento dos feixes vasculares, inclusive os localizados no cilindro central, causado pelo moko.

Fig. 13. Planta jovem afetada pelo moko, apresentando as folhas baixeiras murchas e o cartucho com necrose e murcha.

! no rizoma, alm do escurecimento vascular na regio central, ocorre tambm na regio de conexo rizoma principal com o rizoma das brotaes; ! nas rquis masculina e feminina pode ocorrer escurecimento vascular, na forma de pontos avermelhados dispostos uniformemente (Fig. 16);

Foto: Luadir Gasparotto

Fig. 16. Engao do cacho de banana com escurecimento dos feixes vasculares causados pelo moko.

! nos frutos, alm do amarelecimento precoce, observa-se o escurecimento da polpa, seguido de podrido seca (Fig. 17) ! exsudao de pus bacteriano de colorao prola clara, logo aps o corte de rgos infectados.

Fig. 14. Bananeira afetada pelo moko, com algumas folhas basais mortas, outras amarelas e apresentando colapso do pecolo.

Foto: Luadir Gasparotto

Foto: Luadir Gasparotto

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

Foto: Luadir Gasparotto

Mal-do-panam
Doena tambm conhecida como fusariose ou murcha-defusarium-da-bananeira. causada pelo fungo Fusarium oxysporum fsp. cubense, patgeno habitante do solo. O fungo produz estruturas de resistncia que lhe permitem sobreviver por at 40 anos no solo, mesmo na ausncia do hospedeiro. Apresenta quatro raas fisiolgicas, caracterizadas com base na reao de cultivares. A raa 1 infecta as cultivares Gross Michel, Ma e as do subgrupo Prata; a raa 2 atinge as cultivares Bluggoe e outros pltanos; a raa 3 afeta apenas Heliconias sp., enquanto que a raa 4, as cultivares do subgrupo Cavendish, como, por exemplo, a Nanica ou Baezinha e o Nanico ou Bai. Com base na reao de cultivares, em funo dos diversos levantamentos efetuados no Estado, apenas a raa 1 ocorre no Amazonas. No Estado do Amazonas, a doena prevalece nos bananais estabelecidos em reas de terra firme. Nas vrzeas, provavelmente por causa do longo perodo de inundao e das caractersticas fsico-qumicas destes solos, no se tem registrada, at ento, a ocorrncia da doena. A principal forma de disseminao do fungo por mudas infectadas, mas pode ser disseminado pela movimentao do solo, por meio das guas pluviais. A incidncia da doena no Amazonas alta, atingindo 15% das touceiras ou aproximadamente 109 mil touceiras. Semelhante ao moko, a importncia do mal-do-panam est diretamente relacionada com a sua incidncia, visto que, nas plantas infectadas, os cachos no apresentam valor comercial e/ou essas plantas morrem antes de completar o ciclo. Por se tratar de fungo habitante do solo, as alteraes fsico-qumicas no solo podem contribuir para maior ou menor incidncia da doena. Tem-se observado que, nos bananais conduzidos em solos com bom nvel de matria orgnica, clcio, magnsio, zinco e pH elevado, h menor incidncia da doena. No plantio de cultivares suscetveis recomendam-se estas medidas: ! utilizar mudas sadias, isentas do patgeno; ! instalar novos plantios em locais sem registro de ocorrncia da doena, preferencialmente onde no tenham sido cultivadas bananeiras; ! efetuar correo do pH do solo e utilizar adubaes balanceadas, principalmente com matria orgnica, clcio e magnsio; ! inspecionar periodicamente a rea cultivada e erradicar as plantas infectadas (a erradicao deve ser efetuada utilizando-se herbicidas injetados no pseudocaule, conforme recomendado para o moko) e proceder calagem na rea de cova das plantas erradicadas.

Fig. 17. Frutos de bananeira afetados pelo moko, apresentando polpa escurecida e podrido seca.

Controle: O controle do moko da bananeira consiste em:


! no introduzir material botnico doente em reas livres da doena; ! utilizar mudas sadias; ! inspecionar periodicamente o bananal e erradicar as touceiras infectadas. Alm das touceiras doentes devem ser erradicadas aquelas dispersas num raio de at 10 m em todas as direes. A erradicao das touceiras doentes pode ser realizada com a aplicao do herbicida glifosato, via injeo, no pseudocaule, na dosagem de 1 mL do produto comercial por planta. Cerca de 30 a 40 dias aps a aplicao, fazer um repasse nas plantas remanescentes; ! desinfectar as ferramentas utilizadas nos tratos culturais e na colheita, utilizando hipoclorito de sdio a 10%, formol a 5% ou, ainda, um germicida comercial (tipo pinho); ! substituir a capina mecnica pela aplicao de herbicidas, para evitar ferimento nas razes; ! eliminar a rquis floral masculina, para reduzir a disseminao via insetos; ! eliminar os hospedeiros alternativos como, por exemplo, Heliconia sp.; ! fazer rotao de cultura nos bananais estabelecidos em solos de terra firme. A rea poder ser reutilizada para o cultivo da bananeira aps um ano de cultivo com plantas no hospedeiras. Portanto, manter o solo livre de musceas e heliconiceas, por um perodo de pelo menos um ano aps a erradicao das touceiras doentes.

Sintomas: a doena manifesta-se, a partir do quarto ms,


em mudas do tipo chifro e/ou em plantas adultas prximas ao florescimento. Os sintomas externos so caracterizados pelo amarelecimento das folhas basais, seguidos de murcha e colapso do pecolo junto ao pseudocaule (Fig. 18). As folhas mais novas apresentam reduo ou paralisao do

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

crescimento no limbo foliar, adquirem colorao verdeplida e podem exibir deformaes. No pseudocaule podem ocorrer rachaduras nas bainhas, em maior ou menor proporo, em funo da rea do rizoma infectada e devido ao menor crescimento das bainhas externas (Fig. 19).
Foto: Luadir Gasparotto

Externamente, os sintomas do mal-do-panam podem ser confundidos com os do moko da bananeira. Contudo, no mal-do-panam, os sintomas internos so bastante especficos: o escurecimento vascular no rizoma e no pseudocaule localizado, ou seja, disposto em anis concntricos (Fig. 20), que podem coalescer; enquanto que no pseudocaule no atinge a regio central. No rizoma, no h escurecimento vascular na regio de conexo rizoma principal - rizoma das brotaes laterais. Diferentemente do moko, no ocorre escurecimento vascular na rquis masculina e/ou feminina e nem escurecimento e/ou podrido seca da polpa dos frutos.
Foto: Luadir Gasparotto

Fig. 18. Planta afetada pelo mal-do-panam, com amarelecimento das folhas, murcha e colapso do pecolo junto ao pseudocaule. Foto: Luadir Gasparotto

Fig. 20. Corte transversal do pseudocaule de bananeira, apresentando necrose dos tecidos disposta em anis concntricos, causada pelo mal-do-panam.

Controle: a utilizao de cultivares resistentes a melhor estratgia de controle. Existem vrias cultivares resistentes fusariose. Como no Amazonas ocorre a sigatoka-negra de forma extremamente severa, para o controle do mal-dopanam, recomenda-se o plantio das seguintes cultivares resistentes a essa doena que, ao mesmo tempo, so resistentes sigatoka-negra: Caipira, Thap Maeo, FHIA 01, FHIA 02, FHIA 20, FHIA 21, Pelipita, Prata Ken e Figo. As cultivares Prata Zulu e FHIA 18, apesar de resistentes sigatoka-negra, so suscetveis ao mal-do-panam. Assim, o plantio dessas cultivares visando ao controle da sigatokanegra s poder ser efetuado em reas sem histrico de ocorrncia do mal-do-panam.

Murcha-abitica da bananeira
Fig. 19. Parte do pseudocaule de bananeira afetada pelo mal-do-panam, apresentando rachaduras nas bainhas.

uma deficincia de potssio, freqentemente encontrada em bananais estabelecidos em solos de terra firme.

10

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

O potssio tem sido associado, em alguns casos, ao controle de certas doenas, pois atua na atividade de algumas enzimas envolvidas no mecanismo de resistncia das plantas; atua, tambm, na estrutura das paredes celulares, aumentando sua resistncia mecnica penetrao de patgenos, alm de proporcionar cicatrizao mais rpida dos tecidos. Esse mineral, em virtude dos elevados teores exportados pelos frutos, o elemento mais importante na nutrio da bananeira. Embora no possua funo estrutural, est envolvido em funes bsicas na planta como, por exemplo, na sntese de protena, na fotossntese, na abertura e fechamento dos estmatos, na respirao e crescimento celular, nos movimentos circadinos e no transporte de carboidratos. Na bananeira, o potssio tem grande importncia para a produo e resistncia dos frutos. Em geral, nveis baixos desse elemento retardam o desenvolvimento e a maturao dos frutos. A importncia econmica da murcha-abitica est diretamente relacionada com a sua incidncia. O cacho de uma planta deficiente apresenta-se raqutico, com frutos de qualidade inferior, com maturao desuniforme e no se presta comercializao e/ou ao consumo.

A nervura principal quebra-se a dois teros de seu comprimento, ocorrendo, em seguida, murcha e secamento rpido. A folha apresenta aspecto enrugado caracterstico antes de se curvar, podendo, nesse estdio, ser confundida com o mal-do-panam. Com o progresso da doena, as folhas mais novas so atingidas, o que, em regra, leva morte toda a superfcie foliar. Nos pseudocaules, internamente, h escurecimento e colorao ocre nas bordas das bainhas internas (Fig. 22), o que permite distinguir esses sintomas dos apresentados pelo mal-do-panam e/ou do moko, pelo fato de no ocorrer escurecimento vascular, de forma individualizada. Na murcha-abitica, o tecido que necrosa, e no os vasos individuais.
Foto: Luadir Gasparotto Fig. 22. Pseudocaule de bananeira com deficincia de potssio, com escurecimento e apodrecimento das bainhas externas.

Sintomas: os sintomas externos da murcha-abitica so


bastante semelhantes ao moko da bananeira e podem ser confundidos, principalmente, com os do mal-do-panam. Caracterizam-se pelo amarelecimento rpido das folhas mais velhas, que inicialmente se mostram com tonalidade amarelo-ouro (Fig. 21), depois de alguns dias inicia-se o processo de seca, adquirindo uma tonalidade alaranjada quase uniforme em todo o limbo foliar.
Foto: Luadir Gasparotto

O cilindro central do pseudocaule perde a rigidez, fica solto, separando-se com facilidade do conjunto de bainhas (Fig. 23). Nota-se, ainda, que a ndoa ou cica, presente em plantas sadias, substituda por um lquido fluido, sem viscocidade, semelhante gua. Os cachos de plantas com deficincia aguda de potssio ou murcha abitica apresentam-se raquticos, com frutos recurvados e maturao desuniforme (Fig.24).

Fig. 21. Planta com deficincia de potssio, apresentando folhas baixeiras com colorao amarelo-ouro.

Controle: semelhante s doenas biticas, o controle deve ser obrigatoriamente preventivo e iniciado antes do plantio do bananal. Deve-se efetuar a anlise fsico-qumica

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

11

do solo, para promover uma adubao balanceada em funo da disponibilidade de potssio no solo e, principalmente, complementar as necessidades da bananeira.
Foto: Luadir Gasparotto

Quando o agricultor estiver impossibilitado de obter a anlise fsico-qumica do solo e/ou at que consiga realizar a anlise, recomenda-se a aplicao de 450 g de cloreto de potssio por touceira (me, filha e neta), parcelada igualmente em trs vezes ao ano (incio, meio e fim do perodo chuvoso).

Referncias Bibliogrficas
BENDEZU, J. M.; GOMES, E. R. Solos, calagem e adubao. In: A cultura da bananeira. Informe Agropecurio, n. 6, p. 18-21, 1980. BERG, L. A. Weed hosts of SFR Strain of Pseudomonas solanacearum, causal organism of bacterial wilt of bananas. Phytopathology, v. 61, p. 1314-1315, 1971. BORGES, A. L. et al. O cultivo da banana. Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997. 109 p. (EMBRAPA-CNPMF. Circular Tcnica, 27). BUDDENHAGEN, I. W. Strains of Pseudomonas solanacearum in indigenous hosts in banana plantations of Costa Rica and their relationship to bacterial Wilt of bananas. Phytopathology, v. 50, p. 660-664, 1960. CORDEIRO, Z. J. M. Interrelaes entre o mal-do-Panam, caractersticas qumicas e fsicas do solo. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 10, p. 89-91, 1988. CORDEIRO, Z. J. M.; KIMATI, H. Doenas da bananeira (Musa spp). In: KIMATI, H. et al. (Ed.). Manual de fitopatologia: doenas das plantas cultivadas. 3. ed. So Paulo: Agronomica Ceres, 1997. p. 112-136. v. 2.

Fig. 23. Pseudocaule de bananeira com deficincia de potssio, apresentando necrose e putrefao do cilindro central. Foto: Luadir Gasparotto

CORDEIRO, Z. J. M. et al. Avaliao de resistncia ao maldo-Panam em hbridos de bananeira. Fitopatologia brasileira, v. 18, p. 478-487, 1993. FRENCH, E. R.; SEQUEIRA, L. Strains of Pseudomonas solanacearum from Central and South America: a comparative study. Phytopathology, v. 60, p. 506-512, 1970. GARCIA, V. et al. Desequilbrios potssicos - magnesicos en los cultivos de pltanos de Tenerife. Fruits, v. 33, p. 713, 1978. GASPAROTTO, L. et al. Thap Maeo e Caipira: cultivares de bananeira resistentes sigatoka-negra, para o Estado do Amazonas. Manaus: Embrapa-CPAA, 1999. 5 p. (EmbrapaCPAA. Comunicado Tcnico, 2).

Fig. 24. Planta com deficincia aguda de potssio com todas as folhas mortas e cacho raqutico, que no atingir a maturao.

GASPAROTTO, L. et al. Prata Ken: cultivar de bananeira resistente sigatoka-negra, para o Estado do Amazonas. Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2001. 4 p. (Embrapa Amaznia Ocidental. Comunicado Tcnico, 10). GASPAROTTO, L. et al. FHIA 18: cultivar de bananeira resistente sigatoka-negra, para o Estado do Amazonas. Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2001. 4 p. (Embrapa Amaznia Ocidental. Comunicado Tcnico, 12).

Em bananais novos, no primeiro ou no segundo ciclo de produo, possvel a recuperao quando estes apresentam sintomas da murcha-abitica. Neste caso, aps a anlise do solo e a reposio dos nveis necessrios de nutrientes, principalmente de potssio, promove-se o manejo do bananal, deixando apenas trs plantas por touceira (me, filha e neta).

12

Doenas da bananeira no Estado do Amazonas (3.a edio revisada)

MALAVOLTA, E. Nutrio e adubao da bananeira. Piracicaba: Potafos, 1993. p. 1-3. (Potafos. Informaes Agronmicas, 61). MATOS, A. P. M. et al. O mal-do-panam ou murcha de fusarium da bananeira. In: SIMPSIO NORTE MINEIRO SOBRE A CULTURA DA BANANA, 1., 2001, Nova Porteirinha, MG. Anais... Montes Claros: Unimontes, 2001. p. 38-50. MATOS, A. P.; SILVA, S. O.; PEREIRA, J. C. R. Doenas da bananeira no Mdio Solimes Amazonas: moko, maldo-Panam e sigatoka amarela. Informativo SBF, v. 15, n. 4, 1996. MOBAMBO, K. N. et al. Yield loss in plantain from black sigatoka leaf spot and field performance of resistant hybrids. Field Crops Research, v. 35, p. 35-42, 1993. MOBAMBO, K. N. et al. Effects of soil fertility on host response to black leaf streak of plantain (Musa spp., AAB group) under traditional farming systems in southeastern Nigeria. International Journal of Pest Managment, v. 40, p. 75-80, 1994. MURRAY, D. B. The effect of deficiences of the major nutrients on growth and leaf analysis of the banana. Tropical Agriculture, v. 37, p. 97-106, 1960. OROZCO SANTOS, M. Manejo integrado de la Sigatoka Negra del pltano. Mxico, DF : INIFAP, 1998. 96p. (INIFAP. Folheto Tcnico, 1). PEREIRA, J. C. R.; GASPAROTTO, L. Sigatoka negra da bananeira. In: SIMPSIO NORTE MINEIRO SOBRE A CULTURA DA BANANEIRA, 1., 2001, Nova Porteirinha, MG. Anais... Montes Claros: Unimontes, 2001. p. 102104. PEREIRA, J. C. R. et al. Ocorrncia da sigatoka negra no Brasil. Fitopatologia Brasileira, v. 23, p. 295, 1998. PEREIRA, J. C. R. et al. Doenas da bananeira no Estado do Amazonas. 2. ed. rev. Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2000. 27 p. (Embrapa Amaznia Ocidental. Circular Tcnica, 7).

PEREIRA, L. V.; NORMANDO, M. C. S. Sobrevivncia de Pseudomonas solanacearum raa 2 em solos de terra-firme no Estado do Amazonas. Fitopatologia Brasileira, v. 18, p. 137-142, 1993. PEREIRA, L. V. Efeito do controle de ervas daninhas na disseminao do moko da bananeira. Fitopatologia Brasileira, v. 15, p. 203-206, 1990. SIQUEIRA, L. Bacterial wilt of bananas: dissemination of the pathogen and control of the disease. Phytopathology, v. 48, p. 64-68, 1958. STOVER, R. H. Leaf spot of bananas causad by Mycosphaerella musicola: factors influencing production of frutifications and ascospores. Phytopathology, v. 54, p. 1320-1326, 1964. STOVER, R. H.; RICHARDISON, D. L. Pelipita and bluggoe type plantain resitant to bacterial and Fusarium wilts. Plant Disease, v. 52, p. 901-903, 1968. TOKESHI, H.; DUARTE, M. L. R. Moko da bananeira, no Territrio Federal do Amap. Summa Phytopathologica, v. 2, p. 224-229, 1976. VARGAS, V. M. M. Prevencion y manejo de la Sigatoka Negra. Caldas: ICA, 1996. 30 p.

PEREIRA, J. C. R. et al. Prata Zulu: cultivar de bananeira resistente sigatoka-negra, para o Estado do Amazonas. Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2002. 3 p. (Embrapa Amaznia Ocidental. Comunicado Tcnico, 13).

Circular Tcnica, 20

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Amaznia Ocidental Endereo: Rodovia AM 010, km 29 - Estrada Manaus/Itacoatiara Fone: (92) 621-0300 Fax: (92) 232-8101 e 622-1100 E-mail: sac@cpaa.embrapa.br 1 edio 1 impresso (2003): 300 exemplares

Comit de Publicaes

Presidente: Jos Jackson Bacelar Nunes Xavier Secretria: Gleise Maria Teles de Oliveira Membros: Adauto Maurcio Tavares, Cntia Rodrigues de Souza, Edsandra Campos Chagas, Gleise Maria Teles de Oliveira, Maria Augusta Abtibol Brito, Maria Perptua Beleza Pereira, Paula Cristina da Silva ngelo, Sebastio Eudes Lopes da Silva, Wenceslau Geraldes Teixeira.

Expediente

Reviso de texto: Maria Perptua Beleza Pereira Normalizao bibliogrfica: Maria Augusta Abtibol Brito Editorao eletrnica: Gleise Maria Teles de Oliveira

Vous aimerez peut-être aussi