Vous êtes sur la page 1sur 4

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

FIGURAS DO ESPAC O

1. No co es elementares Um s olido e uma gura do espa co a tr es dimens oes (gura tridimensional) que s ao: comprimento, largura e a altura. Por vezes referimo-nos ` as duas u ltimas dimens oes como espessura, profundidade ou altitude. A parte do s olido que o separa do espa co e a sua superf cie (fronteira) e esta tem apenas duas dimens oes. Uma superf cie diz-se plana quando sobre ela pode assentar, em toda a sua extens ao e em todos os seus sentidos, uma linha recta. A planica c ao de um s olido e a extens ao sobre um plano da sua superf cie externa. Um s olido ocupa uma certa por c ao do espa co e o espa co ocupado pelo s olido corresponde ao seu volume. Podemos medir o volume de um s olido de diferentes maneiras: a) Escolher uma unidade de volume e determinar quantas vezes essa unidade cabe no s olido em causa. Geralmente toma-se como unidade de volume um cubo, o qual se designa cubo unit ario (por deni c ao a medida de um cubo unit ario e 1). b) Colocando o s olido em causa dentro de um recipiente com um l quido (por exemplo, agua) constatamos que o volume do s olido corresponde ao volume do l quido deslocado. c) Por compara c ao com outros s olidos e por estima c ao. A capacidade de uma gura tridimensional e o espa co interior dessa gura quando vazia (volume interno). A medida da area da superf cie de um s olido ea area total das superf cies que a constituem. 2. Crit erios de classica c ao de s olidos 1o Crit erio Classica c ao de s olidos em convexos ou n ao convexos Um s olido e convexo se para quaisquer dois pontos da sua superf cie o segmento de recta que une esses pontos est a na sua superf cie ou no seu interior. Caso tal n ao se verique o s olido diz-se n ao convexo. Na gura seguinte s ao indicados alguns exemplos destes s olidos. 2o Crit erio Classica c ao de s olidos em poliedros ou n ao poliedros Um poliedro e um s olido cuja fronteira e constitu da exclusivamente por superf cies ` intersec planas. Estas superf cies s ao designadas faces do poliedro. As c oes entre duas faces d a-se o nome de aresta e ao ponto de encontro de tr es arestas designa-se v ertice do poliedro. 1

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

SLIDOS NO CONVEXOS

SLIDOS

SLIDOS CONVEXOS

Figura 1: Exemplos de s olidos convexos e de n ao convexos.

Na Figura 2 est ao representados alguns exemplos de poliedros e de n ao poliedros. Na Figura 3 apresentamos uma nova classica c ao dos mesmos s olidos mas usando os dois crit erios anteriores.

POLIEDROS

NO POLIEDROS SLIDOS

Figura 2: Exemplos de poliedros e de n ao poliedros.

POLIEDROS NO CONVEXOS SLIDOS NO CONVEXOS

NO POLIEDROS NO CONVEXOS SLIDOS

POLIEDROS

SLIDOS CONVEXOS POLIEDROS CONVEXOS NO POLIEDROS CONVEXOS

Figura 3: Exemplos de poliedros e n ao poliedros (convexos e n ao convexos).

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Para poliedros convexos e v alida a rela c ao de Euler: no de f aces + no v e rtices = no arestas + 2 Um poliedro pode ter um par de bases ou uma u nica base. No primeiro caso diz-se que duas faces de um poliedro s ao bases se estas forem paralelas entre si e tiverem uma fronteira comum com cada uma das outras faces do poliedro. No segundo caso, a base e uma face do poliedro que tem uma fronteira comum com cada uma das outras faces do poliedro. As restantes faces do poliedro designam-se faces laterais.

Figura 4: Exemplos de poliedros sem base. Um poliedro regular e um poliedro cujas faces s ao todas pol gonos regulares isom etricos, os angulos entre cada duas faces adjacentes t em a mesma amplitude e o n umero de faces concorrentes em cada v ertice e sempre o mesmo. Existem somente cinco poliedros regulares: tetraedro regular, cubo ou hexaedro, octaedro regular, dodecaedro regular e o icosaedro regular.

TETRAEDRO REGULAR

CUBO

OCTAEDRO REGULAR

DODECAEDRO REGULAR

ICOSAEDRO REGULAR

Figura 5: Os cinco poliedros regulares. No conjunto de s olidos que n ao s ao poliedros podemos identicar um conjunto espec co, os s olidos de revolu c ao. Estes s ao gerados pela rota c ao de uma superf cie plana em torno de um eixo. Designa-se superf cie de revolu c ao ` a fronteira lateral de um s olido de revolu c ao, a qual e gerada por uma linha (geratriz) que roda em torno de uma recta (eixo de revolu c ao).

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Figura 6: Exemplos de s olidos de revolu c ao.

POLIEDROS

SEM BASE

COM BASE (S)

PRISMA

NO PRISMA

PIRMIDE

PRISMA NO RECTO PRISMA RECTO

PIRMIDE NO RECTA

PIRMIDE RECTA

CASO GERAL PRISMA REGULAR PARALELEPPEDO RECTNGULO

PIRMIDE REGULAR

CASO GERAL

CASO GERAL

TETAEDRO REGULAR CUBO CASO GERAL CASO GERAL

POLIEDROS REGULARES NO LIMITE NO LIMITE

CILINDRO

CONE

Figura 7: S ntese de todos os Poliedros.

ncias Refere Roegiers, X. (1989). Guide mathematique de base. Bruxelas: De Boeck-Wesmael, s.a. 4

Vous aimerez peut-être aussi