Vous êtes sur la page 1sur 2

NOES SOBRE LINGUAGEM, TEXTO E DISCURSO

2
CONTEDO PROGRAMTICO

PROF: EQUIPE
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!

01

LU 09/03/10 PROT: 3089

Signo Lingustico
NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br
Segundo Ferdinand Saussure, o signo lingustico formado pelo significado, a que corresponde um conceito e, pelo significante, a que corresponde uma imagem acstica ou grfica do conceito. Deste modo, podemos dizer que o signo e uma entidade de duas faces, o significado e o significante, intimamente ligadas, que se reclamam reciprocamente quando comunicamos.

O texto de Marilena, Chau, no box ao lado, atenta para o fato de que uma das maiores distines entre o ser humano e os demais seres o fato de que aquele possui a faculdade da linguagem. Observe que na tira acima uma das personagens observa e formula reflexes sobre os elementos observados. Se no possusse linguagem, o ser humano no teria a

Dizer que somos seres falantes significa dizer que temos e somos linguagem, que ela uma criao humana (uma instituio sociocultural), ao mesmo tempo que nos cria como humanos (seres sociais e culturais). A linguagem nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento [...]."
CHAUI, Marilena, convite Filosofia. So Paulo: Atica,1994.

TEXTO E DISCURSO o texto uma unidade lingustica concreta, percebida pela audio (na fala) ou pela viso (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa. J o discurso a atividade comunicativa geradora de sentido desenvolvida entre interlocutores. Um texto pode ser formado unicamente atravs do uso de imagens ou da associao de imagens e palavras.

Pode-se dizer que a linguagem um sistema de signos capaz de representar, atravs de sons, letras, cores, imagens etc, significados resultantes de uma interpretao da realidade e da construo de categorias mentais representativas dessa interpretao.

CONTEDO - 2011

Leitura e tipos de leitor

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Ler uma atividade bastante complexa e no se resume a juno e decodificao de sinais, vai muito alm: a leitura pressupe investigar, analisar, interpretar, decifrar e produzir sentidos. Por isso dizemos que h leitores e leitores. Explica-se. H os leitores competentes, aqueles que conseguem compreender o que est dito e o que est nas entrelinhas do texto, escondido em camadas e camadas de intenes e sugestes. Contudo, o que aqui buscamos um leitor que ainda consegue ir adiante: ele no apenas um construtor de sentidos, ele tambm consegue posicionar-se criticamente diante do que l, pois sua leitura de anlise do texto e das condies de produo (quem fala, para quem fala, em que contexto e momento histrico, em que meio ou suporte de divulgao, com qual inteno, etc.).

Para entender este texto, necessrio fazer uma srie de associaes entre o contedo do texto, o aspecto simblico das personagens, o gnero textual e suas intenes comunicativas. Interpretar Ativar Conhecimentos De Vrias Naturezas Para entender completamente um texto, o leitor/ouvinte precisa ativar uma srie de conhecimentos que possui sobre prticas interacionais diversas, histrica e culturalmente constitudas. Baseando-se neste conhecimento o leitor: Compreende o objetivo ou propsito pretendido no quadro interacional desenhado.

Neste texto, o produtor sinaliza que a produo uma homenagem ao cantor Michael Jackson, falecido em 2009. Compreende a escolha de uma dada variante lingustica, bem como a seleo lexical feita pelo produtor.

Este texto constitui o falar caracterstico da Regio Norte para falar dos problemas desta regio.
,

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

Vous aimerez peut-être aussi