Vous êtes sur la page 1sur 54

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

AULA 6
RECEITAS E DESPESAS

INTRODUO
Ol amigos! Como bom estar aqui! A palavra Receita utilizada em todo o mundo pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Por esse enfoque, a receita pode ser classificada em: Receitas Pblicas: aquelas auferidas pelos entes pblicos; Receitas Privadas: aquelas auferidas pelas entidades privadas. O oramento instrumento de planejamento de qualquer entidade, pblica ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicao de recursos em determinado perodo. Dessa forma, despesa oramentria fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial. A despesa pode ser classificada quanto entidade que apropria a despesa: Despesa Pblica: aquela efetuada por entidade pblica. Despesa Privada: aquela efetuada pela entidade privada. O estudo de AFO abrange as Receitas e Despesas Pblicas e estes sero os temas desta nossa aula, na qual estudaremos especialmente os conceitos e classificaes da receita e da despesa oramentria brasileira. No processo oramentrio, notvel a relevncia da Receita Pblica, cuja previso dimensiona a capacidade governamental em fixar a Despesa Pblica e, no momento da sua arrecadao, torna-se instrumento condicionante da execuo oramentria da despesa. As Receitas e Despesas esto envolvidas em situaes singulares na Administrao Pblica, como a sua distribuio e destinao entre as esferas governamentais e o estabelecimento de limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, assume fundamental importncia ao permitir estudos e anlises acerca da carga tributria suportada pelos diversos segmentos da sociedade e anlises acerca da qualidade do gasto pblico e do equilbrio fiscal das contas pblicas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

O conhecimento dos conceitos e das classificaes da receita e da despesa possibilita a cidadania no processo de fiscalizao da arrecadao, bem como o efetivo controle social sobre as Contas dos Governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Da mesma forma, do lado dos servidores pblicos, o conhecimento das Receitas e Despesas Pblicas, principalmente em face LRF, contribui para a transparncia das contas pblicas e para o fornecimento de informaes de melhor qualidade aos diversos usurios, bem como permite estudos comportamentais no tempo e no espao. As classificaes oramentrias de receitas e despesas so de fundamental importncia para a transparncia das operaes constantes de um oramento. Toda a informao oramentria organizada e veiculada segundo um tipo de classificao. Ademais, atravs das vrias classificaes, ainda, que se implementam planos, os quais explicitam os objetivos e prioridades da ao pblica, oramento e gesto das organizaes do setor pblico, ilustrando, desse modo, sobre o direcionamento poltico da ao governamental. As receitas esto classificadas, segundo a Lei 4320/64, em dois segmentos: Receitas Correntes e Receitas de Capital, diviso essa que obedece a um critrio econmico, dentro da idia de demonstrar a origem das diversas fontes, conforme derivem do exerccio de poder prprio do Estado, de tributar as pessoas e agentes econmicos ou do exerccio de atividade econmica. Essas so as Receitas Correntes, sendo Receitas de Capital aquelas que procedem do endividamento ou da transformao de ativos fsicos ou financeiros em moeda. Cabe ressaltar, entretanto, que com o advento da Lei complementar n 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) as informaes de receita assumiram uma importncia fundamental. Vrios procedimentos e mecanismos de controle foram estabelecidos nessa lei com base em previso e arrecadao de receita, o que impe a necessidade de um cuidado especial no que se refere qualidade dessas informaes. No tocante s despesas, as classificaes, basicamente, respondem as principais indagaes que habitualmente surgem quando o assunto gasto oramentrio. Essas informaes permitiro a mensurao de desempenho e o controle oramentrio: a cada uma dessas indagaes, corresponde um tipo de classificao. Ou seja, quando a pergunta para que sero gastos os recursos alocados, a resposta ser encontrada na classificao programtica ou, mais adequadamente, de acordo com a portaria n 42/99, na ESTRUTURA PROGRAMTICA; em que sero gastos os recursos, a resposta consta da classificao FUNCIONAL; o que ser adquirido ou o que ser pago, na classificao por elemento de despesa; quem o responsvel pela programao a ser realizada, a resposta encontrada na classificao INSTITUCIONAL (rgo e unidade oramentria); qual o efeito ECONMICO da realizao da despesa, na classificao por categoria econmica; e qual a origem dos
www.pontodosconcursos.com.br
2

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

recursos, na classificao por fonte de recursos. J para Rezende, a classificao dos gastos pblicos so trs: segundo sua finalidade, sua natureza e quanto a seu agente encarregado da execuo do gasto. No entanto tem significado semelhante: a finalidade observada na estrutura programtica assim determinada pela Portaria n 42/99, a natureza na classificao por natureza da despesa e o agente encarregado do gasto pode ser observado na classificao institucional. Dessa forma, so as caractersticas bsicas de sistemas oramentrios modernos: estrutura programtica, econmica e organizacional para alocao de recursos, denominadas de classificaes oramentrias da despesa. A legislao orienta que a classificao da despesa no oramento pblico deve ser desdobrada de acordo com os seguintes critrios: institucional (rgo e unidade oramentria), funcional (funo e subfuno), por programas (programa, projeto, atividade e operaes especiais) e segundo a natureza (categorias econmicas, grupos, modalidades de aplicao e elementos). Pelo estudo delas compreenderemos todo o contedo de nossa prova. Segundo Fabiano Core, ainda com base nas classificaes utilizadas em um determinado processo oramentrio, possvel identificar o estgio da tcnica adotada. Assim, um oramento que se estrutura apenas com a informao de elemento de despesa ou objeto de gasto (o que ser gasto ou adquirido), alm, naturalmente, do aspecto institucional, caracteriza um oramento tradicional ou clssico. Por apresentar somente uma dimenso, isto , o objeto de gasto, tambm conhecido como um oramento unidimensional; j o oramento em que, alm do objeto de gasto, encontra-se presente a explicitao do programa de trabalho, representado pelas aes desenvolvidas (em que sero gastos os recursos), corresponderia a um oramento bidimensional, tambm conhecido como oramento de desempenho ou funcional; e o oramento tridimensional seria aquele que agregaria ao tipo anterior uma outra dimenso, que seria o objetivo da ao governamental (para que sero gastos os recursos), o que tipifica um oramento-programa.

PARTE I RECEITAS PBLICAS


1. CLASSIFICAO QUANTO FORMA DE INGRESSO Com o objetivo de atender s necessidades pblicas, o Estado possui meios de financiar suas atividades por intermdio dos ingressos pblicos: Ingresso pblico: So considerados ingressos todas as entradas de bens ou direitos, em um certo perodo de tempo, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou no se incorporar ao seu patrimnio.
www.pontodosconcursos.com.br
3

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Quanto forma de ingresso ou tambm por natureza segundo alguns autores, a receita pode ser oramentria, extraoramentria ou intraoramentria. 1.1 RECEITAS ORAMENTRIAS So entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Segundo o art. 57 da Lei 4320/64, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Ateno: A receita pblica pode ser considerada oramentria mesmo se no estiver includa na lei oramentria anual. So chamadas tambm de ingressos oramentrios. Podem, ainda, ser classificadas de acordo com a coercitividade: I) Receitas Pblicas Originrias: So aquelas que provm do prprio patrimnio do Estado. So os rendimentos que os governos auferem, utilizando os seus prprios recursos patrimoniais ou empresariais, no entendidos como tributos. As receitas originrias correspondem s rendas, como os foros, laudmios, aluguis, dividendos, participaes (se patrimoniais) e em tarifas (se empresariais). Podem ser: Patrimoniais: So as receitas que provm das rendas geradas pelo patrimnio do prprio Estado (mobilirio e imobilirio), tais como as rendas de aluguis, as receitas decorrentes das vendas de bens, dividendos e participaes. Entram ainda neste conceito as receitas decorrentes de pagamento de royalties pela explorao do seu patrimnio por delegatrios (concessionrios e permissionrios) de servios pblicos. Empresariais: So aquelas provenientes das atividades realizadas pelo Estado como empresrio, seja no mbito comercial, industrial ou de prestao de servios. II) Receitas Pblicas Derivadas: So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Dessa forma, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas, exigindo-as de forma compulsria. Procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo; so devidas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, que desenvolvam atividades econmicas, exceto as que desfrutem de imunidade ou iseno. Segundo o MTO-2010, so receitas pblicas derivadas: Tributos: Impostos, Taxas e Contribuio de Melhoria. Contribuies: Sociais, Interesse Econmico e Interesse de Categorias. Emprstimos Compulsrios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Vamos agora aprofundar no estudo das receitas oramentrias, especificamente nas receitas derivadas. Veremos agora as receitas tributrias, as receitas de contribuies e os emprstimos compulsrios. 1.1.1 RECEITAS TRIBUTRIAS Para que o Estado possa custear suas atividades, so necessrios recursos financeiros. Uma de suas fontes o tributo, o qual definido pelo Cdigo Tributrio Nacional - CTN: Art. 3 "Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada". Independentemente do nome ou da destinao, o que vai caracterizar o tributo o seu fato gerador, o qual a situao definida em lei como necessria e suficiente a sua ocorrncia. Assim, irrelevante sua denominao e a destinao legal do produto de sua arrecadao. Nosso estudo de AFO coerente com o art. 5 do CTN, o qual define que as espcies de tributos so impostos, taxas e contribuies de melhorias: Imposto: conforme o art. 16, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. Taxa: de acordo com o art. 77, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. Contribuio de Melhoria: segundo o art. 81, a contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. 1.1.2 RECEITAS DE CONTRIBUIES:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Apesar da controvrsia doutrinria sobre o tema, suas espcies podem ser definidas da seguinte forma: Contribuies Sociais: destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdncia social, a sade e a assistncia social; Contribuies de Interveno no Domnio Econmico: derivam da contraprestao atuao estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade. Exemplo de contribuio de interveno no domnio econmico o Adicional sobre Tarifas de Passagens Areas Domsticas, que so voltadas suplementao tarifria de linhas areas regionais de passageiros, de baixo e mdio potencial de trfego. Contribuies de Interesse das Categorias Profissionais ou Econmicas: destinadas ao fornecimento de recursos aos rgos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados. Estas contribuies so destinadas ao custeio das organizaes de interesse de grupos profissionais como, por exemplo, a OAB, o CREA, o CRM e assim por diante. Visam tambm ao custeio dos servios sociais autnomos prestados no interesse das categorias, como o SESI, o SESC e o SENAI. Ateno: h a previso constitucional de uma contribuio confederativa, fixada pela assemblia geral da categoria, e uma outra contribuio prevista em lei, que a contribuio sindical. A primeira no tributo uma vez que ser instituda pela assemblia geral e no por lei. J a segunda instituda por lei, compulsria e encontra sua regra matriz no art. 149 da Constituio Federal, possuindo assim natureza de tributo.

1.1.3 EMPRSTIMOS COMPULSRIOS De acordo com a Constituio Federal, a competncia para instituio de emprstimos compulsrios da Unio, sendo tais tributos temporrios e restituveis, cabendo sua instituio e disciplina dependente de lei complementar. Consiste na tomada compulsria de uma certa importncia do particular, a ttulo de emprstimo, com promessa de resgate em certo prazo, e em determinadas condies prefixadas em Lei, para atender situaes excepcionais ali estabelecidas. Os recursos arrecadados com os mesmos tero sua aplicao vinculada despesa que fundamentou sua instituio. De acordo com o STF, a restituio do emprstimo compulsrio dever ser feita em moeda corrente. Segundo o art. 148 da CF/88, a Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; No caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o princpio tributrio da anterioridade, o qual veda a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Caiu na prova: (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios. As Receitas Pblicas Derivadas procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo; so devidas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, que desenvolvam atividades econmicas, exceto as que desfrutem de imunidade ou iseno. So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Segundo o MTO-2010, so receitas pblicas derivadas: Tributos: Impostos, Taxas e Contribuio de Melhoria. Contribuies: Sociais, Interesse Econmico e Interesse de Categorias. Emprstimos Compulsrios. Logo, classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas de tributos e contribuies. Resposta: Letra D 1.1.4 DISTINO ENTRE TAXA E PREO PBLICO (TARIFA) Vamos a uma distino muito cobrada em prova entre Taxa e Preo Pblico: Smula n 545 do Supremo Tribunal Federal: Preos de servios pblicos e taxas no se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria, em relao lei que a instituiu. A tarifa uma receita originria empresarial, pois proveniente da interveno do Estado na atividade econmica. Por meio de empresas associadas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos federais estaduais e municipais, so cobradas para permitir o melhoramento e a expanso dos servios, a justa remunerao do capital e assegurar o equilbrio econmico e financeiro do contrato. A tarifa uma contraprestao de servios de natureza comercial ou industrial, cujo pagamento deve ocorrer somente se existir a
www.pontodosconcursos.com.br
7

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

utilizao do servio. Por essa tica o pagamento considerado voluntrio e facultativo. A tarifa visa ao lucro. De acordo com o art. 77 do CTN, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A taxa uma receita pblica derivada, pois se integra em definitivo ao patrimnio do Estado aps ser retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. A taxa visa ao ressarcimento. Vamos transcrever o que cita o MTO-2010, o qual faz muito bem essa distino e assim que cobrado nas provas. Assim, conforme afirmado anteriormente, o preo pblico decorre da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. A taxa decorre de estipulao legal e serve para custear, naquilo que no forem cobertos pelos impostos, os servios pblicos essenciais soberania do Estado (a lei no autoriza que outros prestem alternativamente esses servios) e divisveis prestados ou colocados disposio diretamente pelo Estado. O tema regido pelas normas de direito pblico. H casos em que no simples estabelecer se um servio remunerado por taxa ou por preo pblico. Como exemplo, podemos citar o caso do fornecimento de energia eltrica. Em localidades onde estes servios forem colocados disposio do usurio, pelo Estado, mas cuja utilizao seja de uso obrigatrio, compulsrio (por exemplo, a lei no permite que se coloque um gerador de energia eltrica) a remunerao destes servios feita mediante taxa e sofrer as limitaes impostas pelos princpios gerais de tributao (legalidade, anterioridade,...). Por outro lado, se a lei permite o uso de gerador prprio para obteno de energia eltrica, o servio estatal oferecido pelo ente pblico, ou por seus delegados, no teria natureza obrigatria, seria facultativo e, portanto, seria remunerado mediante preo pblico. As taxas podem ser: Taxas de Fiscalizao ou de Poder de Polcia: so aquelas que tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia administrativa, tratando-se de um poder disciplinador atravs do qual o Estado pode intervir nas atividades dos seus cidados para garantir a ordem e a segurana. Taxas de servio: so as que tm como fato gerador a utilizao de determinados servios pblicos.
www.pontodosconcursos.com.br
8

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Distino entre servio pblico e servio privado, segundo o MTO/2010. essa que cai em prova de AFO: Servio pblico aquele que s pode ser desenvolvido pelo regime de direito pblico, estabelecido por lei e tendo natureza obrigatria de sua prestao, sendo esse servio essencial sociedade. A relao jurdica, nesse tipo de servio, de verticalidade, ou seja, o Estado atua com supremacia sobre o particular. receita derivada. Servio privado aquele que o Estado exerce, como se particular fosse. A relao jurdica de horizontalidade, no existindo supremacia do interesse pblico sobre o particular. o Estado exercendo sua atividade como um particular, regulado pelo direito privado. Alm disso, os servios pblicos tm que ser especficos e divisveis. receita originria. Caiu na prova: (CESPE Procurador PGE/AL 2008) A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de: A) taxa pela prestao de servio pblico. B) taxa pelo poder de polcia. C) preo pblico. D) imposto. E) tarifa pblica. A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de taxa pela prestao de servio pblico, pois s pode ser desenvolvido pelo regime de direito pblico, estabelecido por lei e essencial sociedade, tendo natureza obrigatria de sua prestao. Resposta: Letra A 1.2 RECEITAS EXTRAORAMENTRIAS Tais receitas no integram o oramento pblico e constituem passivos exigveis do ente, de tal forma que o seu pagamento no est sujeito autorizao legislativa. Isso ocorre porque possuem carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. So chamadas de ingressos extraoramentrios. So exemplos de receitas extraoramentrias: Depsito em cauo; Antecipao de Receitas Oramentrias ARO; Cancelamento de restos a pagar; Emisso de Moeda; Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros. No conceito de receita oramentria, esto compreendidas as entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Sero classificadas como receita oramentria, sob
www.pontodosconcursos.com.br
9

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. So extraoramentrias, portanto excludas do conceito de receitas oramentrias, as operaes de crdito por antecipao de receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

1.3 RECEITAS INTRAORAMENTRIAS So receitas oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. So chamadas tambm de Ingressos Intraoramentrios. Tm a finalidade de discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. O elemento motivador da criao dessas receitas foi a incluso, na Portaria Interministerial STN/SOF n 163, de 4 de maio de 2001, da modalidade de aplicao 91 Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social. Caiu na prova: (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Por ingressos intraoramentrios devem-se entender aqueles constitudos por receitas de operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. So ingressos intraoramentrios ou receitas intraoramentrias aqueles cuja finalidade seja discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Resposta: Certa.

2. CLASSIFICAO DA RECEITA POR NATUREZA As naturezas de receitas oramentrias procuram refletir o fato gerador que ocasionou o ingresso dos recursos aos cofres pblicos. a menor clula de informao no contexto oramentrio para as receitas pblicas, devendo, portanto conter todas as informaes necessrias para as devidas vinculaes. Face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o esquema inicial de classificao foi desdobrado em seis nveis, que formam o cdigo identificador da natureza de receita: 1 Nvel: Categoria Econmica
www.pontodosconcursos.com.br
10

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

2 Nvel: Origem 3 Nvel: Espcie 4 Nvel: Rubrica 5 Nvel: Alnea 6 Nvel: Subalnea

X
Categoria Econmica

Y
Origem

Z
Espcie

W
Rubrica

TT
Alnea

KK
Subalnea

1 nvel: Categoria Econmica da Receita Este nvel da classificao por natureza obedece ao critrio econmico. utilizado para mensurar o impacto das decises do Governo na economia nacional (formao de capital, custeio, investimentos, etc.). codificada e subdividida da seguinte forma: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias. Vamos a elas: I) Receitas Correntes: classificam-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes. II) Receitas de Capital: so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. Essas receitas so representadas por mutaes patrimoniais que nada acrescentam ao patrimnio pblico, s ocorrendo uma troca de elementos patrimoniais, isto , um aumento no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma baixa no sistema patrimonial (sada do patrimnio em troca de recursos financeiros). III) Receitas Intraoramentrias: J estudamos em tpicos anteriores. O que acrescentaremos neste tpico que as novas naturezas de receita
www.pontodosconcursos.com.br
11

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

intraoramentrias so constitudas substituindo-se o 1 nvel (categoria econmica 1 ou 2) pelos dgitos 7, se receita corrente intraoramentria e 8, se receita de capital intraoramentria, mantendo-se o restante da codificao. Ateno: As classificaes includas no constituem novas categorias econmicas de receita, mas sim meras especificaes das categorias corrente e de capital, a fim de possibilitar a identificao das respectivas operaes intraoramentrias e, dessa forma, evitar a dupla contagem de tais receitas. 2 nvel: Origem a subdiviso das Categorias Econmicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimnio pblico. Identifica a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas (derivada, originria, transferncias e outras). No caso das receitas correntes, tal classificao serve para identificar se as receitas so compulsrias (tributos e contribuies), provenientes das atividades em que o Estado atua diretamente na produo (agropecurias, industriais ou de prestao de servios), da explorao do seu prprio patrimnio (patrimoniais), se provenientes de transferncias destinadas ao atendimento de despesas correntes, ou ainda, de outros ingressos. No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operaes de crdito, da alienao de bens, da amortizao dos emprstimos, das transferncias destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou ainda, de outros ingressos de capital. Os cdigos da origem para as receitas correntes e de capital so: QUADRO ORIGENS DAS RECEITAS RECEITAS CORRENTES 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes Veremos cada uma delas. I) Origens da Receitas Correntes:
www.pontodosconcursos.com.br
12

RECEITAS DE CAPITAL

1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Receita Tributria: so os impostos, taxas e contribuies de melhoria. Fizemos um estudo mais aprofundamento nos tpicos anteriores. Receita de Contribuies: Tambm fizemos um estudo mais aprofundamento nos tpicos anteriores. o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Receita Patrimonial: o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Por exemplo, temos as receitas de arrendamentos de terrenos da Unio, que o Poder Pblico concede outra parte o gozo temporrio de um terreno mediante retribuio, a qual se torna receita patrimonial. Receita Agropecuria: o ingresso proveniente da atividade ou da explorao agropecuria de origem vegetal ou animal. Incluem-se nessa classificao as receitas advindas da explorao da agricultura (cultivo do solo), da pecuria (criao, recriao ou engorda de gado e de animais de pequeno porte) e das atividades de beneficiamento ou transformao de produtos agropecurios em instalaes existentes nos prprios estabelecimentos. Receita Industrial: o ingresso proveniente da atividade industrial de extrao mineral, de transformao, de construo e outras, provenientes das atividades industriais definidas como tal pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Receita de Servios: o ingresso proveniente da prestao de servios de transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirio, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes atividade da entidade e outros servios. Transferncia Corrente: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas correntes. Outras Receitas Correntes: So os ingressos correntes provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores. II) Origens das Receitas de Capital: Operaes de Crdito: So os ingressos provenientes da colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas. Alienao de Bens: o ingresso proveniente da alienao de componentes do ativo permanente.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Amortizao de Emprstimos: o ingresso proveniente da amortizao, ou seja, referente ao recebimento de parcelas de emprstimos ou financiamentos concedidos em ttulos ou contratos. Transferncias de Capital: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas de capital. Outras Receitas de Capital: So os ingressos de capital provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores.

3 nvel: Espcie o nvel de classificao vinculado Origem, composto por ttulos que permitem qualificar com maior detalhe o fato gerador dos ingressos de tais receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos), podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na Constituio Federal de 1988 e no Cdigo Tributrio Nacional), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais.

4 nvel: Rubrica o detalhamento das espcies de receita. A rubrica busca identificar dentro de cada espcie de receita uma qualificao mais especfica. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. 5 nvel: Alnea Funciona como uma qualificao da rubrica. A alnea o nvel que apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros. 6 nvel: Subalnea: Constitui o nvel mais analtico da receita, o qual recebe o registro de valor, pela entrada do recurso financeiro, quando houver necessidade de maior detalhamento da alnea. Caiu na prova: (ESAF APO/MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento - 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica. b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea. A nossa questo trata do MTO/2008, porm podemos resolv-la pelo MTO/2010. O examinador pede a alternativa que no faz parte dos desdobramentos da classificao da receita por natureza. Os nveis so categoria econmica, origem, espcie, rubrica, alnea e subalnea. Logo, no h previso de sub-rubrica. Resposta: Letra A.

PARTE II DESPESAS PBLICAS


1. ESTRUTURA DA PROGRAMAO ORAMENTRIA DA DESPESA A compreenso do oramento exige o conhecimento de sua estrutura e organizao, as quais so implementadas por meio de um sistema de classificao estruturado com o propsito de atender s exigncias de informao demandadas por todos os interessados nas questes de finanas pblicas, como os poderes pblicos, as organizaes pblicas e privadas e os cidados em geral. A estrutura da programao oramentria da despesa divida em: Programao qualitativa: O Programa de Trabalho define qualitativamente a programao oramentria e deve responder, de maneira clara e objetiva, s perguntas clssicas que caracterizam o ato de orar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informao: Classificao por Esfera, Classificao Institucional, Classificao Funcional e Estrutura Programtica. Programao quantitativa: compreende a programao fsica e financeira. A programao fsica define quanto se pretende desenvolver do produto por meio da meta fsica. J a programao financeira define o que adquirir e com quais recursos, por meio da natureza da despesa, identificador de uso, fonte de recursos, identificador de operaes de crdito, identificador de resultado primrio, dotao e justificativa.

2. CLASSIFICAO POR ESFERA ORAMENTRIA A primeira classificao da programao qualitativa a classificao por esfera oramentria. A esfera oramentria tem por finalidade identificar se o
www.pontodosconcursos.com.br
15

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

oramento fiscal, da seguridade social ou de investimento das empresas estatais, conforme disposto no 5 do art. 165 da CF/88: Oramento Fiscal: referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; Oramento de Investimento: oramento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e Oramento da Seguridade Social: abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. A classificao por esfera aponta em qual oramento ser alocada a despesa. Na base do Sistema de Oramento o campo destinado esfera oramentria composto de dois dgitos e ser associado ao oramentria, com os seguintes cdigos: CDIGO 10 20 30 ESFERA ORAMENTRIA Oramento Fiscal Oramento da Seguridade Social Oramento de Investimentos

Caiu na prova: (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Entre os componentes da programao qualitativa do oramento est a classificao por esfera oramentria, que pode ser dividida em oramento fiscal, oramento de investimento, oramento da seguridade social e oramento monetrio. A classificao por esfera oramentria est entre os componentes da programao qualitativa do oramento. Ela divida em oramento fiscal (10), oramento da seguridade social (20) e oramento de investimentos (30). No existe mais oramento monetrio. Resposta: Errada. 3. CLASSIFICAO INSTITUCIONAL A classificao institucional reflete a estrutura organizacional de alocao dos crditos oramentrios, e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. Assim, o agente encarregado do gasto pode ser identificado na classificao institucional.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Segundo o art. 14 da Lei 4320/64, constitui unidade oramentria o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias. As dotaes oramentrias, especificadas por categoria de programao em seu menor nvel, so consignadas s unidades oramentrias, que so as estruturas administrativas responsveis pelos recursos financeiros (dotaes) e pela realizao das aes. rgo Oramentrio o agrupamento de unidades oramentrias. A classificao institucional aponta quem faz a despesa. Ela permite comparar imediatamente as dotaes recebidas por cada rgo ou unidade oramentria, identificando o agente responsvel pelas dotaes autorizadas pelo Legislativo, para dado programa Um rgo ou uma unidade oramentria no corresponde necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com os rgos Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios, Encargos Financeiros da Unio, Operaes Oficiais de Crdito, Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal e Reserva de Contingncia. No entanto, so um conjunto de dotaes que so administradas por rgos do governo que tambm tm suas prprias dotaes. O cdigo da classificao institucional compe-se de cinco dgitos, sendo os dois primeiros reservados identificao do rgo e os demais unidade oramentria: 1 2 3 4 Unidade Oramentria 5

rgo Oramentrio

Exemplos: O rgo 02000 SENADO FEDERAL tem as seguintes Unidades Oramentrias: 02101 Senado Federal, 02103 Secretaria Especial de Informtica - Prodasen, 02104 Secretaria Especial de Editorao e Publicao. Todas essas correspondem a uma estrutura administrativa, com pessoal, espao fsico, etc. Mas tambm tem as seguintes Unidades Oramentrias: 02901 Fundo Especial do Senado Federal; 02903 Fundo de Informtica e Processamento de Dados do Senado Federal, 02904 Fundo da Secretaria Especial de Editorao e Publicao. So Unidades Oramentrias, mas no correspondem a uma estrutura administrativa, so somente fundos que gerem recursos. Outro exemplo: rgo: 25000 MINISTRIO DA FAZENDA Unidades Oramentrias: 25101 Ministrio da Fazenda 25103 Secretaria da Receita Federal do Brasil 25104 Procuradoria Geral da Fazenda Nacional 25201 Banco Central do Brasil
www.pontodosconcursos.com.br
17

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

25203 Comisso de Valores Mobilirios 25208 Superintendncia de Seguros Privados 25903 Fundo de Compensao e Variaes Salariais* 25904 Fundo de Estabilidade do Seguro Rural* 25913 Fundo Especial de Treinamento e Desenvolvimento* 25914 Fundo de Garantia Exportao FGE* * So Unidades Oramentrias, porm no correspondem a uma estrutura administrativa. Caiu na prova: (ESAF AFC/CGU Auditoria e Fiscalizao - 2006) A classificao institucional da despesa um critrio indispensvel para a fixao de responsabilidades e os consequentes controles e avaliaes. Aponte a nica opo que no pode ser considerada vantagem do critrio institucional. a) Permite comparar imediatamente os vrios rgos, em termos de dotaes recebidas. b) Usado de forma predominante, impede que se tenha uma viso global das finalidades dos gastos do governo, em termos das funes precpuas que deve cumprir. c) Permite identificar o agente responsvel pelas dotaes autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. d) Serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilizao de custos dos vrios servios ou unidades administrativas. e) Quando combinado com a classificao funcional, permite focalizar num nico ponto a responsabilidade pela execuo de determinado programa. a) Correta. A classificao institucional permite comparar imediatamente as dotaes recebidas por cada rgo ou unidade oramentria. b) a incorreta. Trata-se de uma desvantagem. Na classificao institucional temos o agente encarregado do gasto, ou seja, o rgo e a unidade oramentria. Para que se tenha uma viso global das finalidades dos gastos do governo, necessrio combin-la com outras classificaes, como com a estrutura programtica assim determinada pela Portaria n 42/99 e com a classificao por natureza da despesa. c) Correta. A classificao institucional aponta quem faz a despesa, permitindo identificar o agente responsvel pelas dotaes autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. d) Correta. um ponto de partida importante, pois a classificao institucional nos leva ao agente encarregado do gasto, fundamental para a implantao de um sistema de custos no nvel servio, rgo ou unidade. e) Correta. Combinada com outras, a classificao institucional nos permite chegar a diversas informaes, como focalizar dentro de um programa a responsabilidade por sua execuo. Resposta: Letra B
www.pontodosconcursos.com.br
18

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

4. CLASSIFICAO FUNCIONAL A classificao funcional, por funes e subfunes, busca responder basicamente indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada. A atual classificao funcional foi instituda pela Portaria n 42, de 14 de abril de 1999, do ento Ministrio do Oramento e Gesto, e composta de um rol de funes e subfunes prefixadas, que servem como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental nas trs esferas de Governo. A Portaria 42/99 atualiza a discriminao da despesa por funes de que trata a Lei 4.320/64; estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais, e d outras providncias. Trata-se de uma classificao independente dos programas e de aplicao comum e obrigatria, no mbito dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio, o que permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico. A classificao funcional representada por cinco dgitos. Os dois primeiros referem-se funo, enquanto que os trs ltimos dgitos representam a subfuno, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas reas de atuao do setor pblico, nas esferas legislativa, executiva e judiciria. 1 Funo 2 3 4 Subfuno 5

A funo pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Est relacionada com a misso institucional do rgo, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que guarda relao com os respectivos Ministrios. No entanto, tem-se a funo Encargos Especiais, a qual engloba as despesas em relao s quais no se pode associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra. Nesse caso, as aes estaro associadas aos programas do tipo "Operaes Especiais" que constaro apenas do oramento, no integrando o PPA. Segundo o art.1 da Lei 11653/08 (Lei do PPA 2008-2011): 2o No integram o Plano Plurianual os programas destinados exclusivamente a operaes especiais.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. As subfunes podem ser combinadas com funes diferentes daquelas s quais esto relacionadas na Portaria 42/99. As aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. Existe a possibilidade de matricialidade na conexo entre funo e subfuno, ou seja, combinar qualquer funo com qualquer subfuno, mas no na relao entre ao e subfuno. Deve-se adotar como funo aquela que tpica ou principal do rgo. Assim, a programao de um rgo, via de regra, classificada em uma nica funo, ao passo que a subfuno escolhida de acordo com a especificidade de cada ao. A exceo matricialidade encontra-se na funo 28 Encargos Especiais e suas subfunes tpicas que s podem ser utilizadas conjugadas. Ateno: Muito cobrado em provas! As subfunes podero ser combinadas com funes diferentes daquelas s quais estejam vinculadas. Caiu na prova: (CESPE - Analista Judicirio STJ - 2008) A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A subfuno identifica a natureza bsica dos projetos que se aglutinam em torno da unidade oramentria e no pode ser combinada com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas. A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. Porm, a subfuno pode ser combinada com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas. Resposta: Errada.

5. ESTRUTURA PROGRAMTICA Toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do Plano Plurianual PPA, que de quatro anos. O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no plano, visando soluo de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.
www.pontodosconcursos.com.br
20

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A estrutura programtica tambm tem previso na Portaria 42/99. A finalidade essencial da classificao programtica demonstrar as realizaes do Governo e a efetividade de seu trabalho em prol da populao. a mais moderna das classificaes oramentrias da despesa, tendo surgido visando permitir a representao do programa de trabalho. A organizao das aes do Governo sob a forma de programas visa proporcionar maior racionalidade e eficincia na administrao pblica e ampliar a visibilidade dos resultados e benefcios gerados para a sociedade, bem como elevar a transparncia na aplicao dos recursos pblicos. O programa o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento. Em termos de estruturao, na concepo inicial da reforma oramentria de 2000, o plano deveria terminar no programa e o oramento comear no programa, o que confere a esses instrumentos uma integrao desde a origem. O programa, como mdulo integrador, e as aes, como instrumentos de realizao dos programas. Essa concepo inicial foi modificada nos PPAs 2000/2003 e 2004/2007, elaborados com nvel de detalhamento de ao. Os Programas so classificados em dois tipos: Programas Finalsticos: dos quais resultam bens ou servios ofertados diretamente sociedade, cujos resultados sejam passveis de mensurao; Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: so programas voltados aos servios tpicos de Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos, resultando em bens ou servios ofertados ao prprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativas. Cuidado: Essa a classificao atual! Alguns livros ainda trazem a antiga classificao em 4 tipos que no existe mais! Cada programa deve conter objetivo, indicador que quantifica a situao que o programa tenha como finalidade modificar e os produtos (bens e servios) necessrios para atingir o objetivo. A partir do programa so identificadas as aes sob a forma de atividades, projetos ou operaes especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades oramentrias responsveis pela realizao da ao. A cada projeto ou atividade s poder estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dar origem meta. A finalidade do gasto pode ser observada na estrutura programtica. As aes so operaes das quais resultam produtos (bens ou servios), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se tambm no
www.pontodosconcursos.com.br
21

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

conceito de ao as transferncias obrigatrias ou voluntrias a outros entes da federao e a pessoas fsicas e jurdicas, na forma de subsdios, subvenes, auxlios, contribuies, etc, e os financiamentos. As aes, conforme suas caractersticas, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operaes especiais, segundo a Portaria 42/99: Atividade: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade. Projeto: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Exemplo: Implantao da rede nacional de bancos de leite humano. Operao Especial: Despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Consoante o art. 4 da referida Portaria, as aes sero identificadas em termos de funes, subfunes, programas, projetos, atividades e operaes especiais nas leis oramentrias e nos balanos. SUBTTULOS (localizador do gasto): Segundo o MTO/2010, as atividades, projetos e operaes especiais sero detalhados, ainda, em subttulos, utilizados especialmente para especificar a localizao fsica da ao, no podendo haver, por conseguinte, alterao da finalidade da ao, do produto e das metas estabelecidas. A adequada localizao do gasto permite maior controle governamental e social sobre a implantao das polticas pblicas adotadas, alm de evidenciar a focalizao, os custos e os impactos da ao governamental. A localizao do gasto poder ser de abrangncia nacional, no exterior, por Regio (NO, NE, CO, SD, SL), por Estado ou Municpio ou, excepcionalmente, por um critrio especfico, quando necessrio. A LDO da Unio veda que na especificao do subttulo haja referncia a mais de uma localidade, rea geogrfica ou beneficirio, se determinados. Exemplos de Subttulos:
www.pontodosconcursos.com.br
22

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Localizaes Padronizadas (uso SOF): 0001 Nacional NA 0002 No Exterior EX Regies Geogrficas (baseada no padro IBGE): 0010 Na Regio Norte NO 0020 Na Regio Nordeste NE 0030 Na Regio Sudeste SD 0040 Na Regio Sul SL 0050 Na Regio Centro-Oeste CO Estados da Federao (baseada no padro IBGE): 0011 No Estado de Rondnia RO 0012 No Estado do Acre AC 0013 No Estado do Amazonas AM 0014 No Estado de Roraima RR 0015 No Estado do Par PA 0016 No Estado do Amap AP Etc. Na Unio, o subttulo representa o menor nvel de categoria de programao e ser detalhado por esfera oramentria, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicao, identificador de uso e fonte de recursos, sendo o produto e a unidade de medida os mesmos da ao oramentria. Na base do Sistema, o campo que identifica o Programa contm quatro (4) dgitos. 1 2 3 4

Programa J a Ao identificada por um cdigo alfanumrico de 8 dgitos:

Ao

Subttulo

Ao observar o 1 dgito do cdigo pode-se identificar o tipo de ao: 1 Dgito Tipo de Ao

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

1, 3, 5 ou 7 2, 4, 6 ou 8 0 9

Projeto Atividade Operao Especial Ao no Oramentria (ao sem dotao nos oramentos na Unio, mas que participa dos programas do PPA)

Repare que os nmeros mpares so projetos (exceto 9) e os pares so atividades (exceto 0). A Portaria 42/99 do MPOG atualiza a discriminao da despesa por funes de que tratam o inciso I do 1 do art. 2 e 2 do art. 8, ambos da Lei 4320/64; estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais; e d outras providncias. Essa Portaria dispe que: Art. 4 Nas leis oramentrias e nos balanos, as aes sero identificadas em termos de funes, subfunes, programas, projetos, atividades e operaes especiais. Caiu na prova: (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) A Classificao Funcional da Despesa Pblica no Brasil substituiu a Classificao FuncionalProgramtica dos dispndios pblicos. Segundo a nova estrutura Funcional, identifique a nica resposta falsa. a) A subfuno representa um segmento da funo, visando a agregar determinado subconjunto de despesas. b) O subprograma representa uma agregao do programa. c) O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes concorrentes para um objetivo comum. d) A funo representa o nvel mais elevado de agregao de informaes sobre as diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. e) A atividade um instrumento de programao que envolve um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente. a) Correta. A subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. b) a incorreta. No h previso de subprogramas, tampouco seriam maiores que os programas. c) Correta. O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por
www.pontodosconcursos.com.br
24

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

indicadores institudos no plano, visando soluo de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. d) Correta. A funo pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Est relacionada com a misso institucional do rgo, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que guarda relao com os respectivos Ministrios. e) Correta. A atividade um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Resposta: Letra B 6. CLASSIFICAO POR NATUREZA DA DESPESA A Lei 4.320/64 trata da classificao da despesa por categoria econmica e elementos nos artigos 12 e 13. Assim como no caso da receita, o art. 8 estabelece que os itens da discriminao da despesa mencionados no art. 13 sero identificados por nmeros de cdigo decimal, na forma de anexos dessa Lei. No entanto, atualmente, devemos seguir o que est consubstanciado no Anexo II da Portaria Interministerial SOF/STN 163/01. O conjunto de informaes que formam o cdigo conhecido como classificao por natureza de despesa e informa a categoria econmica, o grupo a que pertence, a modalidade de aplicao e o elemento. Temos ainda o desdobramento facultativo do elemento da despesa.

1
Categoria Econmica

2
Grupo de natureza

Desdobramento Modalidade Elemento facultativo do de Aplicao de despesa elemento

1 Nvel: Categoria Econmica Assim como a receita, este nvel da classificao por natureza obedece ao critrio econmico. A despesa classificada em duas categorias econmicas, com os seguintes cdigos: 3 Despesas Oramentrias Correntes; 4 - Despesas Oramentrias de Capital. Despesas Oramentrias Correntes: classificam-se nessa categoria todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital;
www.pontodosconcursos.com.br
25

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Despesas Oramentrias de Capital: classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

2 Nvel: Grupo de natureza da despesa um agregador de elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir:

QUADRO GRUPO DE NATUREZA DA DESPESA 1 - Pessoal e Encargos Sociais 2 - Juros e Encargos da Dvida 3 - Outras Despesas Correntes 4 - Investimentos 5 - Inverses financeiras 6 - Amortizao da Dvida 9 - Reserva de Contingncia DESPESAS CORRENTES: Pessoal e Encargos Sociais: Despesas de natureza remuneratria decorrente do efetivo exerccio de cargo, emprego ou funo de confiana no setor pblico, do pagamento dos proventos de aposentadorias, reformas e penses, das obrigaes trabalhistas de responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de salrios, contribuio a entidades fechadas de previdncia, outros benefcios assistenciais classificveis neste grupo de despesa, bem como soldo, gratificaes, adicionais e outros direitos remuneratrios, pertinentes a este grupo de despesa, previstos na estrutura remuneratria dos militares, e ainda, despesas com o ressarcimento de pessoal requisitado, despesas com a contratao temporria para atender a necessidade de excepcional interesse pblico e despesas com contratos de terceirizao de mo-de-obra que se refiram substituio de servidores e empregados pblicos, em atendimento ao disposto no art. 18, 1, da LRF. Juros e Encargos da Dvida: Despesas com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas contratadas, bem como da dvida pblica mobiliria. Outras Despesas Correntes: Despesas com aquisio de material de consumo, pagamento de dirias, contribuies, subvenes, auxlioalimentao, auxlio-transporte, alm de outras despesas da categoria
www.pontodosconcursos.com.br
26

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

econmica "Despesas Correntes" no classificveis nos demais grupos de natureza de despesa. DESPESAS DE CAPITAL: Investimentos: Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. Inverses Financeiras: Despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas. Amortizao da Dvida: Despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna e externa, contratual ou mobiliria. A Reserva de Contingncia est parte, variando com sua destinao. Compreende o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos. Essa reserva poder ser utilizada para abertura de crditos adicionais, desde que definida na LDO. Os Passivos Contingentes so representados por demandas judiciais, dvidas em processo de reconhecimento e operaes de aval e garantias dadas pelo Poder Pblico. Os outros riscos a que se refere o 3 do artigo 4 da LRF so classificados em duas categorias: - Riscos Fiscais Oramentrios; - Riscos Fiscais de Dvida. Riscos Fiscais Oramentrios: esto relacionados possibilidade das receitas e despesas projetadas na elaborao do projeto de lei oramentria anual no se confirmarem durante o exerccio financeiro. Com relao receita oramentria, algumas variveis macroeconmicas podem influenciar no montante de recursos arrecadados, dentre as quais podem-se destacar: o nvel de atividade da economia e as taxas de inflao, cmbio e juros. A reduo do Produto Interno Bruto PIB, por exemplo, provoca queda na arrecadao de tributos por todos os entes da federao. No que diz respeito despesa oramentria, a criao ou ampliao de obrigaes decorrentes de modificaes na legislao, por exemplo, requer alterao na programao original constante da Lei Oramentria. Riscos Fiscais da Dvida: esto diretamente relacionados s flutuaes de variveis macroeconmicas, tais como taxa bsica de juros, variao cambial e inflao. Para a dvida indexada ao Sistema Especial de Liquidao e Custdia
www.pontodosconcursos.com.br
27

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

SELIC, por exemplo, um aumento sobre a taxa de juros estabelecido pelo Comit de Poltica Monetria do Banco Central do Brasil elevaria o nvel de endividamento do governo. Cuidado: Muito cobrado em provas! Consoante a natureza da despesa, o grupo amortizao da dvida dever ser classificado na categoria econmica de despesas de capital. No entanto, o grupo juros e encargos da dvida dever ser classificado na categoria econmica de despesas correntes. Ateno: diferenas entre investimentos e inverses financeiras: Os investimentos so despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. J inverses financeiras so despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas. O Produto Interno Bruto (PIB) se refere ao valor agregado de todos os bens e servios finais produzidos dentro do territrio econmico do pas, independentemente da nacionalidade dos proprietrios das unidades produtoras desses bens e servios. Podemos concluir dos conceitos de investimentos e inverses financeiras que as despesas do grupo investimento contribuem para a formao do Produto Interno Bruto. A inverso financeira a despesa de capital que, ao contrrio de investimentos, no gera servios e incremento ao PIB. Por exemplo, a aquisio de um prdio j pronto para instalao de um servio pblico inverso financeira, pois se mudou a estrutura de propriedade do bem, mas no a composio do PIB. Investimentos so as despesas de capital que geram servios e, em consequncia, acrscimos ao PIB. Por exemplo, a construo de um novo edifcio um investimento, pois alm de gerar servios provoca incremento no PIB. 3 Nvel: Modalidade de Aplicao A modalidade de aplicao destina-se a indicar se os recursos sero aplicados mediante transferncia financeira, inclusive a decorrente de descentralizao oramentria para outras esferas de Governo, seus rgos ou entidades, ou diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituies; ou, ento, diretamente pela unidade detentora do crdito oramentrio, ou por outro rgo ou entidade no mbito do mesmo nvel de Governo. Tambm indica se tais
www.pontodosconcursos.com.br
28

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

recursos so aplicados mediante transferncia para entidades privadas sem fins lucrativos, outras instituies ou ao exterior. A modalidade de aplicao objetiva, principalmente, eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados. Observa-se que o termo transferncias, utilizado nos artigos 16 e 21 da Lei 4.320/64 compreende as subvenes, auxlios e contribuies que atualmente so identificados em nvel de elementos na classificao econmica da despesa. No se confundem com as transferncias que tm por finalidade indicar se os recursos so aplicados diretamente por rgos ou entidades no mbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federao e suas respectivas entidades e que so registradas na modalidade de aplicao constante da atual codificao:

Modalidades de Aplicao 20 transferncias unio 30 transferncias a estados e ao distrito federal 40 transferncias a municpios 50 transferncias a instituies privadas sem fins lucrativos 60 transferncias a instituies privadas com fins lucrativos 70 transferncias a instituies multigovernamentais 71 transferncias a consrcios pblicos 80 transferncias ao exterior 90 aplicaes diretas 91 aplicao direta decorrente de operao entre rgos, fundos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social 99 a definir

4 Nvel: Elemento de Despesa Tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, material de consumo, servios de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenes sociais, obras e instalaes, equipamentos e material permanente, auxlios, amortizao e outros que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. Os cdigos dos elementos de despesa esto definidos no Anexo II da Portaria Interministerial n 163, de 2001. vedada a utilizao em projetos e atividades dos elementos de despesa 41-Contribuies, 42-Auxlios e 43-Subvenes Sociais, o que pode ocorrer apenas em operaes especiais.

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

tambm vedada a utilizao de elementos de despesa que representem gastos efetivos (ex: 30, 35, 36, 39, 51, 52, etc) em operaes especiais. 5 Nvel: Desdobramento Facultativo do Elemento da Despesa Conforme as necessidades de escriturao contbil e controle da execuo oramentria, fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa. Caiu na prova: (ESAF AFCE TCU 2006) Identifique a opo falsa com relao classificao da despesa pblica segundo a natureza, contida na Portaria Interministerial n. 163, de 4 de maio de 2001, a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de governo. a) Categoria econmica. b) Grupo de natureza da despesa. c) Elemento de despesa. d) Modalidade de aplicao. e) Desdobramento obrigatrio do elemento de despesa. Atualmente, devemos seguir o que est consubstanciado no Anexo II da Portaria Interministerial SOF/STN 163/01. O conjunto de informaes que formam o cdigo conhecido como classificao por natureza de despesa e informa a categoria econmica, o grupo a que pertence, a modalidade de aplicao e o elemento. Temos ainda o desdobramento facultativo do elemento da despesa. Logo, no h desdobramento obrigatrio do elemento da despesa. Resposta: Letra E 7. ESTRUTURA COMPLETA DA PROGRAMAO ORAMENTRIA: Em nosso edital no constam as classificaes por Identificador de Doao e de Operao de Crdito (IDOC), por Identificador de uso (IDUSO), por Fonte e por identificador de resultado primrio, as quais completam a programao oramentria. No entanto, por via das dvidas, no memento ao final da aula h tambm um resumo dessas classificaes, para o estudante no ser surpreendido com algum desses termos na prova. Segue a estrutura completa da programao oramentria.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Exemplo:

Fonte: MTO/2010

Caiu na prova:

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(ESAF AFC/CGU - 2008) A classificao funcional e a estrutura programtica visam ao fornecimento de informaes das realizaes do governo e considerada a mais moderna das classificaes oramentrias da despesa. A juno das duas, quando da execuo da despesa no SIAFI , forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura: Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE Com relao ao assunto, indique a opo correta. a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificao CCCC representa o Programa e a codificao EEEE a ao governamental. b) A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codificao BBB, estabelecendo uma relao nica. c) A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, em razo da competncia do rgo responsvel pelo programa. d) Quando o primeiro dgito da codificao DDDD for um nmero mpar significa que a ao uma atividade. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identificadas pelo primeiro dgito da codificao EEEE. A parte da estrutura programtica extrada pela questo a seguinte:

B B B C C C C D D D D E E E E
Subfuno Programa Ao Subttulo

Funo

a) Errada. Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificao CCCC representa o Programa e a codificao EEEE o Subttulo. b) Correta. A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codificao BBB, estabelecendo uma relao nica. As aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. c) Errada. A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, mesmo que diferentes daquelas s quais esto relacionadas na Portaria 42/99. No entanto, trata-se de uma classificao independente dos programas. Cuidado ainda com a exceo matricialidade, a funo 28 Encargos Especiais e suas subfunes tpicas que s podem ser utilizadas conjugadas. d) Quando o primeiro dgito da codificao DDDD for um nmero mpar significa que a ao um projeto, com exceo do dgito 9, o qual corresponde s aes no-oramentrias. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identificadas pelo primeiro dgito (zero) da codificao DDDD. Resposta: Letra B
www.pontodosconcursos.com.br
32

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

EXERCCIOS
1) (ESAF APO/MPOG - 2008) Identifique o conceito de receita oramentria que no pertinente sua definio. a) Receita patrimonial uma receita derivada, oriunda da explorao indireta, por parte do Estado das rendas obtidas na aplicao de recursos. b) Receita tributria uma receita derivada que o Estado arrecada, mediante o emprego de sua soberania, sem contraprestao diretamente equivalente e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou especficas que lhe so prprias. c) Receitas de capital so receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos da constituio de dvida; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. d) Receita de servio uma receita originria, segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana pela venda de bens e servios. e) Outras receitas correntes so receitas originrias, provenientes de multas, cobranas da dvida ativa, restituies e indenizaes. a) a incorreta. As receitas patrimoniais so originrias. So as receitas que provm das rendas geradas pelo patrimnio do prprio Estado (mobilirio e imobilirio), tais como as rendas de aluguis, as receitas decorrentes das vendas de bens, dividendos, participaes e royalties. b) Correta. As receitas tributrias so derivadas, pois so obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. c) Correta. As receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente, so denominadas receitas de capital. d) Correta. As receitas de servio so originrias e compreendem ingressos provenientes da prestao de servios de transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirio, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes atividade da entidade e outros servios. e) Correta. Outras receitas correntes so os ingressos correntes provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores, como multas, dvida ativa, etc. Resposta: Letra A 2) (FCC ACE - TCE/AM 2008) A reteno das contribuies previdencirias, valores descontados da folha de pagamentos dos servidores pblicos, corresponde a uma: (A) receita extraoramentria.
www.pontodosconcursos.com.br
33

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(B) despesa extraoramentria. (C) receita oramentria de contribuies. (D) receita oramentria tributria. (E) despesa oramentria de transferncias a instituies privadas. O que caracteriza uma receita extraoramentria seu carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. exatamente o que ocorre com as retenes previdencirias dos servidores pblicos, as quais no pertencem em definitivo ao Estado e no se incorporam ao patrimnio pblico. Resposta: Letra A 3) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Em relao receita pblica, assinale a afirmativa incorreta. (A) Atualmente, segundo a doutrina moderna, ingresso e receita so expresses sinnimas. (B) A receita se classificar nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. (C) As operaes de crdito so consideradas receitas de capital. (D) A receita tributria considerada como receita corrente. (E) O supervit do oramento constitui receita corrente. a) Correta. A banca seguiu autores como Joo Anglico, que afirma: a receita pblica, em seu sentido mais amplo, o recolhimento de bens aos cofres pblicos. Ingresso, entrada ou receita pblica so, na verdade, expresses sinnimas na terminologia de finanas pblicas. Os estudiosos da matria divergem na conceituao de receita pblica por esbarrarem em sutilezas de ordem abstrata que h longo tempo o uso e o costume eliminaram. Ingresso, entrada ou receita, de qualquer espcie j esto, na prtica, consagrados pela expresso comum: receita pblica. b) Correta. So as categorias econmicas da receita: corrente e de capital. c) Correta. As operaes de crdito so uma das origens das receitas de capital. d) Correta. A receita tributria uma das origens das receitas correntes. e) a incorreta. O supervit do oramento constitui receita de capital. Resposta: Letra E 4) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que: a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica. a) Errada. A taxa uma receita pblica derivada, isto , retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares, vindo a se integrar ao patrimnio do Estado. b) Errada. A tarifa visa ao lucro, a taxa visa ao ressarcimento c) Errada. A tarifa ou preo pblico uma receita originria decorrente da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. d) Errada. As taxas podem ser cobradas em razo do Poder de Polcia. So aquelas que tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia administrativa, tratando-se de um poder disciplinador atravs do qual o Estado pode intervir nas atividades dos seus cidados para garantir a ordem e a segurana. e) Correta. A tarifa receita originria empresarial, ou seja, uma receita proveniente da interveno do Estado, atravs dos seus associados, permissionrios ou concessionrios, na atividade econmica. Resposta: Letra E 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. As receitas intraoramentrias, as quais se contrapem s despesas intraoramentrias, so oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. Tm a finalidade de discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. Resposta: Certa. 6) (FCC ACE/TI - TCE/AM 2008) A categoria econmica Receitas Correntes contm, entre outras, uma receita pblica oramentria denominada: (A) alienao de bens. (B) receita patrimonial. (C) amortizao de emprstimos. (D) operao de crdito. (E) transferncia de capital.
www.pontodosconcursos.com.br
35

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

O examinador pede a alternativa que traz uma receita que pertena a categoria econmica receitas correntes. J sabemos que a receita patrimonial. Alienao de bens, amortizao de emprstimos, operaes de crdito e transferncia de capital so receitas de capital. A receita patrimonial uma das mais cobradas em provas. Isso ocorre pela confuso que os estudantes normalmente fazem porque o termo patrimnio nos fazer pensar em bens de capital, como terrenos, casas, carros, etc. Ateno: receita patrimonial receita corrente. Resposta: Letra B 7) (ESAF APO/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos. e) taxas. A tarifa e o preo pblico so receitas no-tributrias e originrias. Todas as outras alternativas so modalidades de receita derivada, pois so obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva e procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo. Resposta: Letra D (CESPE AFCE - TCU 2008)

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A partir da figura acima, que apresenta o esquema de identificao dos recursos que ingressam nos cofres pblicos, o qual desdobrado em seis nveis, relacionados ao cdigo identificador da natureza de receita, julgue o item seguinte, acerca das receitas pblicas. 8) No esquema apresentado, a espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei n. 4.320/1964, mas, sim, classificao discricionria adotada pela Secretaria de Oramento Federal e pela Secretaria do Tesouro Nacional. No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. A espcie constitui um maior detalhamento da origem e est vinculado a ela. A Lei 4.320/64 no traz previso dessa classificao, sendo ela adotada por SOF/STN de forma discricionria. No nosso exemplo, vimos que no caso da origem receitas tributrias, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. Resposta: Certa. 9) (FCC ACE - TCE/AM 2008) No mbito da receita pblica: (A) as receitas correntes nunca podem superar as despesas correntes. (B) as receitas de capital so integradas por operaes de crdito, receitas patrimoniais e receitas agropecurias. (C) as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies a outros nveis de governo. (D) os rendimentos de aplicao financeira so classificados como receita patrimonial. (E) a receita da dvida ativa jamais se desdobra nas categorias tributria e notributria. a) Errada. O princpio do equilbrio visa assegurar que as despesas no sero superiores previso das receitas. E ainda, so includas as despesas/receitas correntes e de capital. b) Errada. Receitas patrimoniais e agropecurias so receitas correntes. c) Errada. Mais uma vez: as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies de melhoria. d) Correta. A receita patrimonial novamente responde a questo. As receitas patrimoniais so provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. e) Errada. As receitas da dvida ativa so os crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Resposta: Letra D
www.pontodosconcursos.com.br
37

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

10) (ESAF APO/SP - 2009) Assinale a opo verdadeira a respeito dos programas de governo. a) Programa um mdulo integrador entre o plano e o oramento e tem como instrumento de sua realizao as aes de governo. b) Programa o conjunto de aes de uma unidade oramentria e visa integrao do plano de governo do ente ao oramento. c) Um programa, do ponto de vista oramentrio, o conjunto de atividades e projetos relacionados a uma determinada funo de governo com vistas ao cumprimento da finalidade do Estado. d) o conjunto de aes de carter continuado com vista prestao de servios sociedade. e) Os programas de governo so considerados temporrios e permanentes, dependendo das condies de perenidade das aes desenvolvidas pelo ente pblico. O programa o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento. Em termos de estruturao, na concepo inicial da reforma oramentria de 2000, o plano deveria terminar no programa e o oramento comear no programa, o que confere a esses instrumentos uma integrao desde a origem. O programa, como mdulo integrador, e as aes, como instrumentos de realizao dos programas. Essa concepo inicial foi modificada nos PPAs 2000/2003 e 2004/2007, elaborados com nvel de detalhamento de ao. Resposta: Letra A 11) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) A classificao por esfera aponta em qual oramento ser alocada a despesa, ao passo que a classificao institucional aponta em que rea da despesa a ao governamental ser realizada. A classificao por esfera aponta em qual oramento ser alocada a despesa, ao passo que a classificao institucional aponta quem faz a despesa. A classificao funcional que aponta em que rea da despesa a ao governamental ser realizada. Resposta: Errada. 12) (FCC ACE - TCE/CE 2008) Em relao ao oramento pblico no Brasil, de acordo com Portaria da STN - Secretaria Tesouro Nacional, o instrumento de organizao da ao governamental que visa a concretizao dos objetivos pretendidos pela administrao, sendo mensurado pelos seus indicadores, denomina-se: (A) Projeto de Governo. (B) Atividade de Governo. (C) Programa governamental. (D) Operao Especial. (E) Funo de Governo.
www.pontodosconcursos.com.br
38

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

O instrumento de organizao da ao governamental que visa a concretizao dos objetivos pretendidos pela administrao, sendo mensurado pelos seus indicadores, denomina-se programa governamental. Resposta: Letra C. 13) (ESAF APO/MPOG - 2008) Com base no Manual Tcnico do Oramento 2008, a despesa classificada em duas categorias econmicas: despesas correntes e despesas de capital. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito Despesa. a) Classificam-se em despesas correntes todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. b) Investimentos so despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. c) Agrupam-se em amortizao da dvida as despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna ou externa. d) So includas em inverses financeiras as despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. e) Classificam-se em despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital, incluindo-se as despesas com o pagamento de juros e comisses de operaes de crdito internas. Vamos resolver a questo pelo MTO/2010. O examinador pede a alternativa incorreta: a) Correta. Classificam-se como despesas correntes todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. b) Correta. Classificam-se como investimentos as despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. c) Correta. Classificam-se como amortizao da dvida as despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna e externa, contratual ou mobiliria. d) Correta. Classificam-se como inverses financeiras as despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas. e) a incorreta. Classificam-se como despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. Porm, novamente: o grupo juros e encargos da dvida dever ser
www.pontodosconcursos.com.br
39

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

classificado na categoria econmica de despesas correntes. Tal grupo corresponde s despesas com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas contratadas, bem como da dvida pblica mobiliria. Resposta: Letra E 14) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 18 Regio-2008) classificado como despesa corrente o gasto com (A) aquisio de imveis que j estejam sendo utilizados pelo Poder Pblico. (B) amortizao da dvida pblica interna e externa. (C) aumento de capital em empresas estatais. (D) aquisio de aes de empresas em geral. (E) juros e encargos da dvida pblica. Cuidado: Muito cobrado em provas! Consoante a natureza da despesa, o grupo amortizao da dvida dever ser classificado na categoria econmica de despesas de capital. No entanto, o grupo juros e encargos da dvida dever ser classificado na categoria econmica de despesas correntes. Resposta: Letra E 15) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Na classificao institucional h rgos setoriais e unidades oramentrias que no correspondem aos rgos e entidades que compem a administrao pblica. Essas unidades oramentrias, todavia, so um conjunto de dotaes que so administradas por rgos do governo que tambm tm suas prprias dotaes. Um rgo ou uma unidade oramentria no corresponde necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com os rgos Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios, Encargos Financeiros da Unio, Operaes Oficiais de Crdito, Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal e Reserva de Contingncia. No entanto, so um conjunto de dotaes que so administradas por rgos do governo que tambm tm suas prprias dotaes. Resposta: Certa. 16) (ESAF APO/MPOG - 2008) De acordo com a Portaria n. 42, de 14 de abril de 1999, entende-se por Atividade: a) o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos. b) o maior nvel de agregao das diversas reas da despesa que competem ao setor pblico. c) as despesas que no contribuem para a manuteno das aes do governo. d) um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

permanente das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo. e) as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. a) Errada. Segundo o art. 2 da Portaria 42/99, entende-se por programa, o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no PPA. b) Errada. Consoante o 1 do art.1, como funo deve entender-se o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. c) Errada. Segundo o art. 2, entende-se por operaes especiais as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. d) Correta. Conforme o art. 2, entende-se por atividade um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo. e) Errada. Consoante o 2 do art. 1, a funo "Encargos Especiais" engloba as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra. Resposta: Letra D 17) (CESPE Analista - INMETRO 2009) Cada ao oramentria do INMETRO, entendida como a atividade, o projeto ou a operao especial, deve identificar a funo e a subfuno s quais se vincula. Nesse sentido, a operao especial refere-se s despesas do rgo diretamente relacionadas ao aperfeioamento das aes do governo federal. A operao especial refere-se s despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo. Tambm no resulta um produto e no gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Resposta: Errada. 18) (ESAF APO/MPOG - 2008) De acordo com o Manual Tcnico do Oramento - 2008, assinale a nica opo incorreta quanto a elemento de despesa. a) Tem por finalidade identificar os objetos de gastos que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. b) Os cdigos dos elementos de despesa esto definidos no Anexo II da Portaria Interministerial 163, de 2001. c) vedada a utilizao em projetos e atividades dos elementos de despesa 41-Contribuies, 42-Auxlios e 43-Subvenes Sociais, o que pode ocorrer apenas em operaes especiais.
www.pontodosconcursos.com.br
41

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

d) No vedada a utilizao de elementos de despesa que representem gastos efetivos em operaes especiais. e) So elementos de despesa vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, entre outros. Vamos resolver a questo pelo MTO/2010. O examinador pede a alternativa incorreta: a) Correta. O elemento da despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto e outros que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. b) Correta. As classificaes da despesa por categoria econmica, por grupo de natureza, por modalidade de aplicao e por elemento de despesa, e respectivos conceitos e/ou especificaes, constam do Anexo II da Portaria Interministerial 163, de 2001. c) Correta. A utilizao dos elementos de despesa 41- Contribuies, 42-Auxlios e 43-Subvenes Sociais pode ocorrer apenas em operaes especiais. vedada a utilizao em projetos e atividades desses elementos. d) a incorreta. vedada a utilizao de elementos de despesa que representem gastos efetivos (ex: 30, 35, 36, 39, 51, 52, etc) em operaes especiais. e) Correta. So elementos de despesa vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, material de consumo, servios de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenes sociais, obras e instalaes, equipamentos e material permanente, auxlios, amortizao e outros que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. Resposta: Letra D E assim terminamos nossa aula 6. Na prxima e ltima aula estudaremos a Lei 11.653/08, a qual institui e dispe sobre o PPA 2008-2011. Trataremos exatamente dos pontos da Lei exigidos no edital: Elaborao, Gesto e Avaliao Anual do PPA. O estudo da referida Lei tambm importante para a compreenso do tpico seguinte: Decreto 6.601/2008, o qual dispe sobre a Gesto do PPA 2008-2011 e de seus programas. Estudaremos o Decreto 6.601/08 e os tpicos relacionados avaliao de Polticas Pblicas e Programas Governamentais. Vamos terminar o estudo do Decreto ao mesmo tempo em que comearemos o estudo dos Projetos de Grande Vulto, cuja parte inicial do contedo compe tambm a referida legislao. Forte abrao! Srgio Mendes

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

MEMENTO AULA 6
I) CLASSIFICAES DA RECEITA:
QUANTO FORMA DE INGRESSO: Receitas Oramentrias Receitas Extraoramentrias: Depsito em cauo; Antecipao de Receitas Oramentrias ARO; Cancelamento de restos a pagar; Emisso de Moeda; Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros Receitas Intraoramentrias. CLASSIFICAO DA RECEITA POR NATUREZA 1 nvel: Categoria Econmica da Receita: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias. 2 nvel: Origens Receitas Correntes 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes 3 nvel: Espcie 4 nvel: Rubrica 5 nvel: Alnea 6 nvel: Subalnea CLASSIFICAO POR FONTES:
www.pontodosconcursos.com.br
43

Receitas de Capital 1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

1 DGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS 1 - Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 - Recursos de Outras Fontes - Exerccio Corrente 3 - Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 - Recursos de Outras Fontes - Exerccios Anteriores 9 - Recursos Condicionados CLASSIFICAO DA RECEITA POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMRIO Primria e Financeira

II) CLASSIFICAES DA DESPESA:


CLASSIFICAO POR ESFERA ORAMENTRIA 10 - Oramento Fiscal 20 - Oramento da Seguridade Social 30 - Oramento de Investimentos CLASSIFICAO INSTITUCIONAL 1 e 2 dgitos: rgo oramentrio 3, 4 e 5 dgitos: Unidade oramentria Um rgo ou uma unidade oramentria no corresponde necessariamente a uma estrutura administrativa. As dotaes oramentrias, especificadas por categoria de programao em seu menor nvel, so consignadas s unidades oramentrias, que so as estruturas administrativas responsveis pelos recursos financeiros (dotaes) e pela realizao das aes. CLASSIFICAO FUNCIONAL 1 e 2 dgitos: Funo 3, 4 e 5 dgitos: Subfuno A funo pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. Est relacionada com a misso institucional do rgo. A subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. As subfunes podem ser combinadas com funes diferentes daquelas s quais esto relacionadas.
www.pontodosconcursos.com.br
44

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

As aes devem estar sempre conectadas s subfunes que representam sua rea especfica. ESTRUTURA PROGRAMTICA Os Programas so classificados em dois tipos: Programas Finalsticos: dos quais resultam bens ou servios ofertados diretamente sociedade, cujos resultados sejam passveis de mensurao; Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: so programas voltados aos servios tpicos de Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos, resultando em bens ou servios ofertados ao prprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativas. Tipos de aes: Atividade: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Projeto: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Operao Especial: despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Subttulo (localizador do gasto): As atividades, projetos e operaes especiais sero detalhados, ainda, em subttulos, utilizados especialmente para especificar a localizao fsica da ao, no podendo haver, por conseguinte, alterao da finalidade da ao, do produto e das metas estabelecidas. CLASSIFICAO DA DESPESA POR NATUREZA 1 nvel: Categoria Econmica 3. Despesas Correntes; 4. Despesas de Capital. 2 nvel: Grupo de natureza da despesa

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

1 - Pessoal e Encargos Sociais 2 - Juros e Encargos da Dvida 3 - Outras Despesas Correntes 4 - Investimentos 5 - Inverses financeiras 6 - Amortizao da Dvida 9 - Reserva de Contingncia 3 nvel: Modalidade de Aplicao 4 nvel: Elemento da Despesa 5 nvel: Desdobramento facultativo do Elemento da Despesa CLASSIFICAO POR IDENTIFICADOR DE USO - IDUSO Esse cdigo vem completar a informao concernente aplicao dos recursos e destina-se a indicar se os recursos compem contrapartida nacional de emprstimos ou de doaes ou destinam-se a outras aplicaes, constando da lei oramentria e de seus crditos adicionais. CLASSIFICAO POR IDENTIFICADOR DE DOAO E DE OPERAO DE CRDITO - IDOC O IDOC identifica as doaes de entidades internacionais ou operaes de crdito contratuais alocadas nas aes oramentrias, com ou sem contrapartida de recursos da Unio. CLASSIFICAO POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMRIO O identificador de resultado primrio, de carter indicativo, tem como finalidade auxiliar a apurao do resultado primrio previsto na LDO e na LOA.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA


I) QUESTES APRESENTADAS DURANTE A AULA
1) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios. 2) (CESPE Procurador PGE/AL 2008) A cobrana de emolumentos pelo Poder Judicirio enquadra-se na definio jurdica de: A) taxa pela prestao de servio pblico. B) taxa pelo poder de polcia. C) preo pblico. D) imposto. E) tarifa pblica. 3) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Por ingressos intraoramentrios devem-se entender aqueles constitudos por receitas de operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 4) (ESAF APO/MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica. b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea. 5) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Entre os componentes da programao qualitativa do oramento est a classificao por esfera oramentria, que pode ser dividida em oramento fiscal, oramento de investimento, oramento da seguridade social e oramento monetrio. 6) (ESAF AFC/CGU Auditoria e Fiscalizao - 2006) A classificao institucional da despesa um critrio indispensvel para a fixao de
www.pontodosconcursos.com.br
47

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

responsabilidades e os consequentes controles e avaliaes. Aponte a nica opo que no pode ser considerada vantagem do critrio institucional. a) Permite comparar imediatamente os vrios rgos, em termos de dotaes recebidas. b) Usado de forma predominante, impede que se tenha uma viso global das finalidades dos gastos do governo, em termos das funes precpuas que deve cumprir. c) Permite identificar o agente responsvel pelas dotaes autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. d) Serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilizao de custos dos vrios servios ou unidades administrativas. e) Quando combinado com a classificao funcional, permite focalizar num nico ponto a responsabilidade pela execuo de determinado programa. 7) (CESPE - Analista Judicirio STJ - 2008) A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A subfuno identifica a natureza bsica dos projetos que se aglutinam em torno da unidade oramentria e no pode ser combinada com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas. 8) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) A Classificao Funcional da Despesa Pblica no Brasil substituiu a Classificao FuncionalProgramtica dos dispndios pblicos. Segundo a nova estrutura Funcional, identifique a nica resposta falsa. a) A subfuno representa um segmento da funo, visando a agregar determinado subconjunto de despesas. b) O subprograma representa uma agregao do programa. c) O programa o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes concorrentes para um objetivo comum. d) A funo representa o nvel mais elevado de agregao de informaes sobre as diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. e) A atividade um instrumento de programao que envolve um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente. 9) (ESAF AFCE TCU 2006) Identifique a opo falsa com relao classificao da despesa pblica segundo a natureza, contida na Portaria Interministerial n. 163, de 4 de maio de 2001, a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de governo. a) Categoria econmica. b) Grupo de natureza da despesa. c) Elemento de despesa. d) Modalidade de aplicao. e) Desdobramento obrigatrio do elemento de despesa.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

10) (ESAF AFC/CGU - 2008) A classificao funcional e a estrutura programtica visam ao fornecimento de informaes das realizaes do governo e considerada a mais moderna das classificaes oramentrias da despesa. A juno das duas, quando da execuo da despesa no SIAFI , forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura: Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE Com relao ao assunto, indique a opo correta. a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificao CCCC representa o Programa e a codificao EEEE a ao governamental. b) A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codificao BBB, estabelecendo uma relao nica. c) A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, em razo da competncia do rgo responsvel pelo programa. d) Quando o primeiro dgito da codificao DDDD for um nmero mpar significa que a ao uma atividade. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identificadas pelo primeiro dgito da codificao EEEE.

II) QUESTES APRESENTADAS NOS EXERCCIOS


1) (ESAF APO/MPOG - 2008) Identifique o conceito de receita oramentria que no pertinente sua definio. a) Receita patrimonial uma receita derivada, oriunda da explorao indireta, por parte do Estado das rendas obtidas na aplicao de recursos. b) Receita tributria uma receita derivada que o Estado arrecada, mediante o emprego de sua soberania, sem contraprestao diretamente equivalente e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou especficas que lhe so prprias. c) Receitas de capital so receitas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos da constituio de dvida; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. d) Receita de servio uma receita originria, segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana pela venda de bens e servios. e) Outras receitas correntes so receitas originrias, provenientes de multas, cobranas da dvida ativa, restituies e indenizaes. 2) (FCC ACE - TCE/AM 2008) A reteno das contribuies previdencirias, valores descontados da folha de pagamentos dos servidores pblicos, corresponde a uma: (A) receita extraoramentria. (B) despesa extraoramentria.
www.pontodosconcursos.com.br
49

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

(C) receita oramentria de contribuies. (D) receita oramentria tributria. (E) despesa oramentria de transferncias a instituies privadas. 3) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Em relao receita pblica, assinale a afirmativa incorreta. (A) Atualmente, segundo a doutrina moderna, ingresso e receita so expresses sinnimas. (B) A receita se classificar nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. (C) As operaes de crdito so consideradas receitas de capital. (D) A receita tributria considerada como receita corrente. (E) O supervit do oramento constitui receita corrente. 4) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que: a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia. e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica. 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. 6) (FCC ACE/TI - TCE/AM 2008) A categoria econmica Receitas Correntes contm, entre outras, uma receita pblica oramentria denominada: (A) alienao de bens. (B) receita patrimonial. (C) amortizao de emprstimos. (D) operao de crdito. (E) transferncia de capital. 7) (ESAF APO/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos. e) taxas. (CESPE AFCE - TCU 2008)
www.pontodosconcursos.com.br
50

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A partir da figura acima, que apresenta o esquema de identificao dos recursos que ingressam nos cofres pblicos, o qual desdobrado em seis nveis, relacionados ao cdigo identificador da natureza de receita, julgue o item seguinte, acerca das receitas pblicas. 8) No esquema apresentado, a espcie constitui um maior detalhamento da categoria anterior (origem). Essa classificao no est relacionada Lei n. 4.320/1964, mas, sim, classificao discricionria adotada pela Secretaria de Oramento Federal e pela Secretaria do Tesouro Nacional. No caso dos tributos, a espcie relaciona os tipos de tributos previstos na Constituio Federal. 9) (FCC ACE - TCE/AM 2008) No mbito da receita pblica: (A) as receitas correntes nunca podem superar as despesas correntes. (B) as receitas de capital so integradas por operaes de crdito, receitas patrimoniais e receitas agropecurias. (C) as receitas tributrias so compostas por impostos, taxas e contribuies a outros nveis de governo. (D) os rendimentos de aplicao financeira so classificados como receita patrimonial. (E) a receita da dvida ativa jamais se desdobra nas categorias tributria e notributria. 10) (ESAF APO/SP - 2009) Assinale a opo verdadeira a respeito dos programas de governo. a) Programa um mdulo integrador entre o plano e o oramento e tem como instrumento de sua realizao as aes de governo.
www.pontodosconcursos.com.br
51

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

b) Programa o conjunto de aes de uma unidade oramentria e visa integrao do plano de governo do ente ao oramento. c) Um programa, do ponto de vista oramentrio, o conjunto de atividades e projetos relacionados a uma determinada funo de governo com vistas ao cumprimento da finalidade do Estado. d) o conjunto de aes de carter continuado com vista prestao de servios sociedade. e) Os programas de governo so considerados temporrios e permanentes, dependendo das condies de perenidade das aes desenvolvidas pelo ente pblico. 11) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) A classificao por esfera aponta em qual oramento ser alocada a despesa, ao passo que a classificao institucional aponta em que rea da despesa a ao governamental ser realizada. 12) (FCC ACE - TCE/CE 2008) Em relao ao oramento pblico no Brasil, de acordo com Portaria da STN - Secretaria Tesouro Nacional, o instrumento de organizao da ao governamental que visa a concretizao dos objetivos pretendidos pela administrao, sendo mensurado pelos seus indicadores, denomina-se: (A) Projeto de Governo. (B) Atividade de Governo. (C) Programa governamental. (D) Operao Especial. (E) Funo de Governo. 13) (ESAF APO/MPOG - 2008) Com base no Manual Tcnico do Oramento 2008, a despesa classificada em duas categorias econmicas: despesas correntes e despesas de capital. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito Despesa. a) Classificam-se em despesas correntes todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. b) Investimentos so despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. c) Agrupam-se em amortizao da dvida as despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna ou externa. d) So includas em inverses financeiras as despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. e) Classificam-se em despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital, incluindo-se as despesas com o pagamento de juros e comisses de operaes de crdito internas.

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

14) (FCC - Analista Judicirio Administrativo - TRT- 18 Regio-2008) classificado como despesa corrente o gasto com (A) aquisio de imveis que j estejam sendo utilizados pelo Poder Pblico. (B) amortizao da dvida pblica interna e externa. (C) aumento de capital em empresas estatais. (D) aquisio de aes de empresas em geral. (E) juros e encargos da dvida pblica. 15) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Na classificao institucional h rgos setoriais e unidades oramentrias que no correspondem aos rgos e entidades que compem a administrao pblica. Essas unidades oramentrias, todavia, so um conjunto de dotaes que so administradas por rgos do governo que tambm tm suas prprias dotaes. 16) (ESAF APO/MPOG - 2008) De acordo com a Portaria n. 42, de 14 de abril de 1999, entende-se por Atividade: a) o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos. b) o maior nvel de agregao das diversas reas da despesa que competem ao setor pblico. c) as despesas que no contribuem para a manuteno das aes do governo. d) um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo. e) as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. 17) (CESPE Analista - INMETRO 2009) Cada ao oramentria do INMETRO, entendida como a atividade, o projeto ou a operao especial, deve identificar a funo e a subfuno s quais se vincula. Nesse sentido, a operao especial refere-se s despesas do rgo diretamente relacionadas ao aperfeioamento das aes do governo federal. 18) (ESAF APO/MPOG - 2008) De acordo com o Manual Tcnico do Oramento - 2008, assinale a nica opo incorreta quanto a elemento de despesa. a) Tem por finalidade identificar os objetos de gastos que a administrao pblica utiliza para a consecuo de seus fins. b) Os cdigos dos elementos de despesa esto definidos no Anexo II da Portaria Interministerial 163, de 2001. c) vedada a utilizao em projetos e atividades dos elementos de despesa 41Contribuies, 42-Auxlios e 43-Subvenes Sociais, o que pode ocorrer apenas em operaes especiais.

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE FINANCAS PBLICAS P/ AFRFB - 2009 PROFESSORES: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

d) No vedada a utilizao de elementos de despesa que representem gastos efetivos em operaes especiais. e) So elementos de despesa vencimentos e vantagens fixas, juros, dirias, entre outros.

GABARITO I
1 D 2 A 3 C 4 A 5 E 6 B 7 E 8 B 9 E 10 B

GABARITO II
1 A 10 A 2 A 11 E 3 E 12 C 4 E 13 E 5 C 14 E 6 B 15 C 7 D 16 D 8 C 17 E 9 D 18 D

www.pontodosconcursos.com.br

54

Vous aimerez peut-être aussi