Vous êtes sur la page 1sur 2

Atos Administrativos

1) Conceito de Ato Administrativo:


Ato emanado de rgo competente, no exerccio legal de suas funes e em razo destas, todo aquele que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. J os fatos administrativos no se preordenam produo de efeitos jurdicos. Quando revestido de todos os seus requisitos formais e materiais, o ato administrativo se diz eficaz; todavia, pode apresentar vcios ou defeitos, cuja gravidade enseja a seguinte classificao para os atos mal formados: inexistncia; nulidade; anulabilidade e irregularidade. Os requisitos dos atos administrativos so: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Quanto ao ato da administrao, o ato praticado pelos rgos e entes vinculados estrutura do poder executivo, o ato administrativo diferente, em comparao expressamente diverso. porm existem atos da administrao que so atos administrativos, entretanto a diferena entre os dois na grande maioria das vezes flagrante. Os elementos do ato administrativo se dividem em: Contedo, que a declarao de que o vnculo empregatcio est extinto, de se observar que aqui no est sendo questionado se o contedo licito ou ilcito. Forma, que por sua vez a maneira pela qual um ato se revela para o mundo jurdico. Da mesma forma no se discute se o ato vlido ou no, no se est discutindo validade e existncia, essa caracterstica independente. Pressupostos do ato administrativo se dividem em: Competncia, que por sua vez o conjunto de atribuies normativamente estabelecidas que autorizam a algum a expedio de um ato jurdico, as competncias so atribudas por territrio, hierarquia e por matria. Vontade, o ato administrativo espcie de ato jurdico, por sua vez o ato jurdico denota a mais clara expresso de vontade humana. Motivo, alguns doutrinadores chamam de motivo de fato. O motivo o acontecimento da realidade que autoriza ou determina a prtica de um ato administrativo, os motivos alegados ficam presos ao ato para fins de determinao de legalidade ou ilegalidade. Se o motivo for falso ou inexistente o ato ser considerado invlido.

2) Classificao dos Atos Administrativos:


Quanto natureza da atividade: atos da administrao ativa, atos da administrao consultiva, atos da administrao controladora, atos da administrao verificadora e atos da administrao contenciosa. Quanto estrutura do ato: atos concretos e atos abstratos. Quanto aos destinatrios dos atos: atos individuais e atos gerais. Quanto aos efeitos: atos constitutivos e atos declaratrios. Quanto posio jurdica da administrao: atos de imprio e atos de gesto. Quanto ao grau de liberdade da administrao em sua prtica: atos discricionrios e atos vinculados. Quanto funo da vontade administrativa: atos negociais ou negcios jurdicos e atos puros ou meros atos administrativos. Quanto aos resultados sobre a esfera jurdica dos administrados: atos ampliativos e atos restritivos. Quanto formao do ato: atos unilaterais e atos bilaterais.

7) Conceito de Anulao:
Anulao a forma de desfazimento do ato administrativo por motivo de ilegalidade do ato (invalidade), quem pode anular a administrao pblica (de ofcio ou provocado) e o Judicirio (provocado), atravs do princpio da isonomia da forma com a finalidade de restabelecimento da ordem (Princpio da legalidade).

Vous aimerez peut-être aussi