Vous êtes sur la page 1sur 4

A Bioremediao de Solos Contaminados

A contaminao de solos e guas uma realidade que urge combater. A Bioremediao oferece um conjunto de tecnologias para tal, que em comum tm a utilizao de seres vivos para a degradao dos poluentes, mantendo em equilbrio os ecossistemas. Nuno Quental

O desenvolvimento industrial trouxe uma vida melhor para muitas famlias mas, como em tudo, existe sempre o reverso da medalha. O esteiro da Ria de Aveiro, situado em Estarreja, recebeu durante cinquenta anos efluentes e todo o tipo de resduos provenientes do seu famoso complexo qumico industrial. A irresponsabilidade dos empresrios, a falta de solues de tratamento e deposio e o alheamento governamental relativamente gesto sustentada dos resduos explica como pde a situao chegar ao ponto em que se encontra: os solos esto altamente contaminados, inclusivamente com vrios metais pesados, contaminao essa que lixiviada e acaba por desaguar na Ria de Aveiro. Convm lembrar que a Ria habitat para inmeras espcies de aves, das quais so de destacar as aves migratrias, que aproveitam a passagem para descansar e se alimentar.

A urgncia de resoluo do problema criado induziu a procura de mtodos de recuperao ambiental. Actualmente, a bioremediao objecto de estudo de dois doutorandos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Catlica Portuguesa (ESB). Esta tcnica tem merecido uma grande ateno nos ltimos anos, devido s potencialidades que encerra. Em traos gerais, a bioremediao faz uso de seres vivos (normalmente bactrias ou fungos) para promover a degradao de poluentes. Uma variante da bioremediao a fitoremediao, onde so usadas plantas superiores. Na ESB ambas as tcnicas esto a ser investigadas.

A bioremediao permite a despoluio in situ, ou seja, no prprio local, evitando os normalmente incomportveis custos de remoo e posterior tratamento do solo contaminado (tal como aconteceu com os solos da Expo 98, que foram depositados em aterro). Por outro lado, o tempo necessrio para se atingir uma determinada degradao dos poluentes (90%,

por exemplo) normalmente superior que seria alcanada num reactor prprio, pois o inculo (os microrganismos que se pretende fazer reproduzir) pode usufruir das condies ideais para o seu crescimento.

Em termos de cintica microbiana, so vrias as situaes possveis. Os microrganismos podem usar como fonte de alimento o poluente, consumindo-o medida que crescem e transformando-o em tecido celular e em compostos, como o dixido de carbono. Se o processo ocorrer em anaerobiose (na ausncia de oxignio), forma-se ainda metano, composto que est presente no gs natural. O poluente a eliminar pode ainda ser cometabolisado pelos microrganismos, o que significa que no a principal fonte de alimento, mas que consumido juntamente com a fonte principal. Nestes casos, comum fornecer-selhes compostos de fcil degradao, estimulando assim o seu crescimento. Para assegurar que existem as condies mnimas para o processo, nas zonas de bioremediao instalamse sistemas de injeco de oxignio e nutrientes.

Pode acontecer que o composto resultante da decomposio microbiana seja to ou mais txico que o seu precursor. Este tipo de situao tem de ser evitada, pelo que devem ser realizados testes prvios em laboratrio e em campo (absolutamente essenciais na bioremediao). Contudo, a cintica microbiana de tal forma dinmica que os produtos libertados por algumas bactrias podem ser alimento para outras, sendo os poluentes transformados em compostos progressivamente mais simples. O objectivo da bioremediao mineralizar os poluentes, libertando apenas substncias inertes, como o dixido de carbono (ainda que seja um gs de estufa, mas o contributo da bioremediao insignificante para este efeito) e a gua.

Para o tratamento de aquferos, pode-se bombear a gua superfcie, e aplicar-lhe algum tipo de tratamento, sendo posteriormente injectada em profundidade.

Uma tcnica interessante consiste na seleco de estirpes de microrganismos adaptadas degradao de determinado composto, o que realizado ao longo de vrias geraes celulares. As bactrias possuem capacidades especiais de alterar o seu alimento predilecto: atravs da incorporao de plasmdios (pequenos pedaos de informao gentica), podem como que reprogramar o seu metabolismo. Exibem assim uma versatilidade, muito til nestes

casos. Repare-se que no se trata de uma modificao in vitro da informao gentica, logo no se produzem organismos geneticamente modificados, que tanta polmica tm levantado. Em termos comparativos, pode dizer-se que este processo de seleco bacteriana artificial mais semelhante ao praticado pelos agricultores de todo o mundo, responsveis pela existncia de milhares de variedades de culturas agrcolas, melhoradas de forma a realar determinadas caractersticas, como a produtividade e a resistncia aos factores climticos.

Curiosamente, mas no estranhamente, nos locais contaminados podem-se normalmente encontrar os organismos que so necessrios! esse tambm o caso da fitoremediao. No esteiro altamente contaminado que est a ser estudado na ESB, existem grandes manchas de canial (Fragmites australis). Estes juncos so dos principais responsveis pela capacidade depuradora das zonas hmidas, retendo, inclusivamente, poluentes altamente txicos, como os metais pesados. Tal deve-se ao efeito rizosfera das suas razes (associao destas com fungos; ver prximo pargrafo). Para avaliar a influncia do canial, prev-se escolher um elemento, como o mercrio, e comparar a sua concentrao em solos com e sem aquela vegetao, mas recebendo a mesma carga poluente. Os tecidos das plantas tambm sero analisados, de forma a avaliar a quantidade limite de poluentes que suportam. Sero realizados testes em laboratrio.

O outro projecto em curso na ESB centra-se precisamente no efeito rizosfera, responsvel pela captura de poluentes. As micorrizas so associaes de fungos com as razes de plantas, que cumprem importantes funes ecolgicas (constituem um prolongamento das razes, aumentando significativamente a sua rea de influncia e fornecendo nutrientes que de outra forma no estariam disponveis). Vai ser analisada a capacidade depuradora do canial com e sem efeito rizosfera. Est ainda a ser investigada a possibilidade de se utilizarem zonas hmidas artificiais para o tratamento de guas residuais domsticas e industriais.

Todos estes projectos podero contribuir para o desenvolvimento de uma rea de importncia crescente, considerando a grande quantidade de locais contaminados existente (a ttulo de exemplo, estima-se que existam mais de 5000 depsitos de combustveis enterrados sem qualquer proteco anti-corroso). Para que o meio ambiente e a sade das

populaes seja salvaguardada, urgente submeter tais locais a algum tipo de tratamento. A bioremediao , seguramente, uma das opes a considerar com maior entusiasmo.

Visitar: Informaes da Agncia de Proteco Ambiental Norte-Americana:

http://www.epa.gov/tio/remed.htm Recursos sobre bioremediao: http://www.nalusda.gov/bic/Biorem/biorem.htm

Vous aimerez peut-être aussi