Vous êtes sur la page 1sur 6

ESTUDO DO PARGRAFO

a) O que um pargrafo? - uma srie de sentenas que desenvolve uma idia central. - Pargrafo: 1. Idia central. 2. Srie de sentenas que do suporte a ideia central. 3. Sentenas que representam a ideia central. 4. Que devem seguir a mesma ideia, o mesmo pensamento. Exemplo: No fcil aprender um novo idioma. Existe um extenso vocabulrio para ser aprendido. Cometemos uma poro de erros ao falar as novas palavras. Sentimos muitas dificuldades para entender os nativos falantes do idioma. A gramtica do novo idioma possui uma estrutura diferente daquela que conhecemos. necessrio muita prtica para escrevermos corretamente um texto no idioma que estamos aprendendo. Idia central: 1 No fcil aprender um novo idioma. Sentenas que do suporte a idia central: (Por que difcil aprender um novo idioma?/Aprender um novo idioma difcil por qu?) 2(Porque) Existe um extenso vocabulrio para ser aprendido. 3(Porque) Cometemos uma poro de erros ao falar as novas palavras. 4-(Porque) Sentimos muitas dificuldades para entender os nativos falantes do idioma. 5-(Porque)- A gramtica do novo idioma possui uma estrutura diferente daquela que conhecemos.

Essas sentenas do suporte ideia central Seguem a mesma linha de pensamento

Agora veja se voc inclusse no pargrafo a seguinte sentena: muito caro aprender um novo idioma. Voltemos pergunta: Por que difcil aprender um novo idioma? Porque caro. Essa resposta est fora do contexto da ideia central do pargrafo. No porque caro que difcil aprender um novo idioma.

Se voc inserir uma sentena fora do contexto da idia central na construo de um pargrafo o mesmo estar seriamente comprometido quando a COERNCIA.
Para fins de aperfeioamento da redao de pargrafos, recomendada a construo de um pargrafo-padro que um "modelo" que deve ser cultivado por bons redatores.

O pargrafo-padro apresenta a seguinte estrutura: a) introduo - tambm denominada tpico frasal, constituda de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sinttica, a idia principal do pargrafo, definindo seu objetivo; b) desenvolvimento - corresponde a uma ampliao do tpico frasal, com apresentao de idias secundrias que o fundamentam ou esclarecem; c) concluso - nem sempre presente, especialmente nos pargrafos mais curtos e simples, a concluso retoma a idia central, levando em considerao os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento
Observe o exemplo: O caso da priso de Suzane von Richthofen precisa ser discutido. Suzane no deveria ser mais mencionada e, sim, condenada pela sua frieza e pelo seu calculismo. Como no temos cadeira eltrica no Brasil, o contribuinte tambm ser condenado: ter de sustent-la na priso depois da barbaridade que cometeu. Seus comparsas deveriam ser igualmente condenados a uma morte dolorosa como a que causaram s suas vtimas. Dessa forma, talvez se poderia falar em justia no pas e condenao legtima. (Adaptado da revista Veja, 19 abr. 2006)

O pargrafo-padro apresenta
Introduo Desenvolvimento O caso da priso de Suzane von Richthofen precisa ser discutido. . Suzane no deveria ser mais mencionada e, sim, condenada pela sua frieza e pelo seu calculismo. Como no temos cadeira eltrica no Brasil, o contribuinte tambm ser condenado: ter de sustent-la na priso depois da barbaridade que cometeu. Seus comparsas deveriam ser igualmente condenados a uma morte dolorosa como a que causaram s suas vtimas. . Dessa forma, talvez se poderia falar em justia no pas e condenao legtima.

Concluso

FORMAS DE ELABORAO DA INTRODUO DO PARGRAFO H vrias formas de comear a redao de um pargrafo, de introduzir a idia central a ser desenvolvida. Os modos mais comuns de iniciar um pargrafo so: interrogao, declarao inicial e diviso. a) interrogao: o pargrafo comea com uma pergunta, seguindo-se o desenvolvimento sob forma de resposta ou de esclarecimento.

Ex.: De que maneira uma nao pode conciliar seu desenvolvimento com uma pesada dvida
externa?
b) declarao inicial: O autor afirma ou nega algo na abertura do pargrafo para, logo a seguir, desenvolver a proposio, justificando ou fundamentando o que afirmou. a forma mais tradicional de formular a introduo. Exemplo: O hbito de correr, benfico para o corao, os pulmes e a manuteno da forma fsica, tambm origina srios problemas, principalmente, ortopdicos. c) diviso: consiste em apresentar a idia-ncleo do pargrafo sob a forma de discriminao das idias a serem desenvolvidas. Duas realizaes se destacam do rico legado deixado por Betinho: a criao do Ibase e a campanha de Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida. O Ibase, Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas,

uma das mais atuantes organizaes no-governamentais do pas. (...) A campanha contra a fome, lanada em 1992, foi um obstinado trabalho em favor dos 32 milhes de brasileiros totalmente desamparados. (...)

FORMAS DE ELABORAO DO DESENVOLVIMENTO DO PARGRAFO O desenvolvimento do pargrafo pode ser feito de vrias formas. As principais maneiras de desenvolver a idia-chave da introduo so: a) comparao: consiste em desenvolver a idia-ncleo atravs de uma comparao que pode apontar semelhanas ou diferenas entre as idias apresentadas na introduo.

Exemplo:
A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Imagine o leitor, por exemplo, um automvel dirigido suavemente, com trocas de marcha em tempo exato, sem freadas bruscas ou curvas violentas. A vida til desse veculo tende a prolongar-se bastante. Imagine agora o contrrio: um automvel cujo proprietrio se satisfaz em arrancadas de cantar pneus, curvas no limite de aderncia, marchas esticadas e freadas violentas. A vida til deste ltimo tende a decair miseravelmente. O mesmo podemos fazer com o nosso corao. Podemos conduzi-lo com doura, em ritmo de alegria e de festa, ou podemos trat-lo agressivamente, exigindo-o fora de seu ritmo e de seu tempo de recuperao.

b) exemplificao: consiste na apresentao de casos, fatos, ocorrncias que ilustram o que se est tratando.

Exemplo:
Muitos poluidores qumicos contribuem para degradar os rios. Os resduos industriais so o exemplo mais dramtico do prejuzo causado s fontes naturais de gua, pois contm uma srie de elementos qumicos altamente prejudiciais vida aqutica, como o benzeno, o aldedo e vrias espcies de cidos. Os agrotxicos so tambm poluidores que alcanam os rios, envenenando e matando vrios organismos, principalmente os peixes. Alm desses, os esgotos residenciais transportam para os rios diversos tipo de poluidores qumicos, dentre os quais o mercrio. Assim, com vrios agentes nocivos, o rio tende a desaparecer, pois no h vida que suporte tanto mal

c) apresentao de causas e/ou efeito: consiste na apresentao de razes, motivao ou conseqncias relacionadas idia central anunciada na introduo.
A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. O trfego intenso, os rudos excessivos, as preocupaes geradas pela pressa, o almoo corrido, o horrio de entrar no trabalho, tudo isso abala as pessoas, produzindo o estresse que provoca os males cardacos.

d) apelo ao testemunho de autoridade: consiste na recorrncia a frases, citaes, relatos proferidos por um especialista ou uma autoridade para conferir ao texto maior credibilidade.
A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Somente na ltima dcada, segundo informaes da Secretaria da Sade do Estado de Minas Gerais, o mineiro sofreu vinte vezes mais infartos que no decnio anterior. O estresse causado pela vida intensa acelera os

batimentos cardacos, por intermdio da injeo exagerada de adrenalina, apressa o surgimento dos problemas do corao.

DESENVOLVIMENTO POR DEFINIO - nesse tipo de desenvolvimento, expande-se o tpico com as definies de seus elementos chave. A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. O tipo de vida em questo aquela agitada em que o indivduo no tem tempo para cuidar de si prprio, que fica a merc dos compromissos e do tempo exguo para cumpri-los. Entre as doenas cardacas a mais comum a que ataca as artrias coronrias, assim chamadas porque envolvem o corao como uma coroa, para irrig-lo em toda a sua extenso.
FORMA DE ELABORAO DE CONCLUSO DO PARGRAFO A redao da concluso de um pargrafo pode reorganizar enfaticamente as principais idias do desenvolvimento. Isso pode ser feito atravs da elaborao de uma frase expressiva, de uma frase que reafirma a tese do pargrafo, de uma frase interrogativa que deixa questes ao leitor, etc.

Exerccios 1. Identifique as partes (introduo, desenvolvimento e concluso) dos pargrafos a seguir: a) A realidade brasileira deixa claro que o pas palco de grandes contradies sociais, culturais e econmicas. A origem disso pode ser procurada e provavelmente ser encontrada na explorao do Brasil pelas grandes potncias, que contavam com o apoio de nossa elite e com a falta de voz ativa dos menos favorecidos. Alm disso, preciso considerar que o pas tem sido governado de maneira irresponsvel por alguns polticos. A atuao de Fernando Collor de Mello exemplar nesse sentido, pois permitiu que os "anes do oramento" desviassem verbas pblicas que poderiam minimizar os problemas sociais da grande maioria da populao em vez de aumentar os cofres de uns poucos privilegiados. Diante dessas contradies e dessas injustias, os brasileiros precisam encontrar uma forma de tornar o pas menos contraditrio e socialmente e economicamente mais justo. b) Hoje no se diz mais "cercou um frango", diz-se "engoliu um frango". H quem confunda uma coisa com outra e, confundindo-as, chegue a achar que noutros tempo o torcedor tinha mais graa. A expresso "cercou um frango" era realmente perfeita. Quando algum, na arquibancada, pela primeira vez, gritou "cercou um frango", todo mundo viu o frango, o gesto familiar de cercar um frango, o quper de braos abertos, acocorado, cerca a bola daqui, cerca a bola dali, a bola aos saltos, fugindo, como um frango. No se sente o mesmo no "engoliu um frango", embora o torcedor v ao ponto de, s vezes, medir ou pesar o frango. Este no foi frango, foi uma galinha, e das gordas. Ou este foi um peru, e argentino. A verdade que antes, muito antes de se dizer "cercou um frango", o torcedor, em relao ao gol, j pensava no verbo engolir ou comer, mais em comer do que engolir. A prova est no apelido de "Guloso" que se deu a um quper da Mangueira. (Mrio Filho, 1994, p. 150). 2. Analise o pargrafo abaixo. As frases de que se compem constituem o desenvolvimento de uma idia anterior. Escolha, entre as alternativas abaixo, a frase que contm a orientao bsica do pargrafo, isto , a introduo. .................................................................. Temos criado, nesse pas, uma gerao-tartaruga, uma gerao medrosa, recolhida para dentro de si. E estamos todos impregnados por esse esprito de tartaruga. No temos coragem para contestar nossos dirigentes, para nos opor s suas idias e criar solues alternativas. Agimos apenas de maneira reativa, negativa, covarde. a) Precisamos assumir o desafio de educar nossas crianas para desenvolver o instinto da guia. b) Com o atual sistema de ensino, estimulamos o esprito do medo e da covardia e dele nos contaminamos. c) Procuramos em nossas escolas fazer com que nossas crianas se recolham para dentro de si e percam a agressividade o instinto prprio do homem corajoso, capaz de vencer o perigo que se lhe apresenta. 3. Os dois pargrafos a seguir encontram-se fora da ordem dada pelos autores. Restitua a ordenao original, numerando, em ordem crescente, os perodos. a) ( ) O quebra-quebra dominou o centro da cidade, e o governo perdeu o controle da situao. ( ) No saldo final do protesto, 700 pessoas presas, 65 feridas e 20 mortas. ( ) Era a rebelio popular contra a vacinao antivarilica obrigatria. ( ) Arandelas de gs partidas, postes de iluminao vergados, fragmentos de vidro por toda parte, paraleleppedos arrancados, bondes virados e incendiados. ( ) Entre 11 e 14 de novembro de 1904, o Rio de Janeiro transformou-se em praa de guerra. ( ) A populao montou barricadas para enfrentar os vacinadores e os soldados, que foram agredidos com latas e pedras. b) ( ) No decorrer desse perodo, suas faturas conosco chegaram ao montante de centenas de milhares de cruzados. ( ) A nossa fbrica de cinzeiros Prudentina & Irmos, de Presidente Prudente, negocia com a empresa Comercial So Jos h 15 anos. ( ) Declaramos que as contas foram todas pagas at agora e to prontamente quanto as condies comerciais permitem. ( ) A Comercial So Jos nunca fez negcios conosco que no pudesse saldar e dela podemos afirmar que honesta e merecedora de crdito

Exerccio Identifique o tipo de introduo dos pargrafos a seguir: a) O caos se instalou no transporte coletivo. Acompanhando um estudante que embarca no nibus no centro e se desloca at o Campus, poderemos perceber a situao. Os nibus esto sucateados e os estudantes no tm onde sentar porque todos os bancos j esto ocupados por pessoas que moram em regies distantes do centro, nas quais a lotao passa antes. Os estudantes precisam fazer acrobacias para passar na roleta e manter consigo os materiais diante de batidas e pises dos outros passageiros. Ao final do trajeto, o estudante chega ao seu destino, mas est cansado e atrasado. b) O que violncia cotidiana? Os exemplos so muitos. a crescente concentrao de renda em privilgio dos 20% mais ricos, que aumentou no s entre 1960 e 1970, mas tambm entre esta data e 1976. a explorao do trabalho. Talvez o exemplo mais flagrante daquilo que pode ser chamado de violncia cotidiana pode ser encontrado no tempo de locomoo diria entre a residncia e o trabalho, que em mdia para quem mora nas zonas perifricas de So Paulo de 4 horas. A observao a um desses exemplo mostrar claramente a violncia por que passam aqueles que levam adiante as engrenagens produtivas. c) Para obter sucesso profissional, duas prticas devem ser seguidas risca: o estudo contnuo e seriedade. Um profissional que no mantm uma educao continuada pode perder espao no mercado de trabalho por ignorar teorias e aes recentes sobre determinada funo de seu ramo de atuao. Aquele sujeito que no mantm uma postura correta e brinca durante os exerccios de suas atividades demonstra aos seus superiores e colegas que no tem a seriedade necessria para o trabalho. Assim, estudar e manter seriedade so requisitos bsicos para quem quer alcanar xito profissional.

Exerccios 1. Leia os excertos a seguir e identifique como so desenvolvidos os pargrafos. a) A prtica de redao muito importante para a formao profissional. no apenas pela necessidade de redigir cartas, relatrios, ofcios que um administrador, por exemplo, precisa saber escrever. A prtica da redao fundamental porque um excelente treinamento para a organizao do raciocnio e para o desenvolvimento da capacidade de expresso. Nesse sentido, todos devem aperfeioar a competncia comunicativa. b) A violncia um dos problemas mais graves no Brasil e pode estar associada ao desnvel social, econmico e cultural da populao. Constantemente jovens, crianas e adultos so expostos a agresses, roubos e morte, por exemplo. Segundo a professora de Sociologia da Universidade de So Paulo, a violncia deve ser entendida como um fenmeno atrelado desigualdade social: quanto mais dificuldades maiores so as chances de se cometer violncia.. Nesse sentido, pode-se concluir que aes violentas so motivadas pro questes sociais, motivadas pelas pelo altos ndices de misria e injustia social. c) As estratgias que a sociedade adota para combater a violncia so diversas. Um exemplo dessas medidas so as baseadas na emoo, na ao impulsionada pelo sentimento. Outra forma encontrada busca resolver a violncia com base no conhecimento popular, j que o conhecimento cientfico sobre o tema raramente levado em considerao. Como reflexo, o tratamento das pessoas violentas evoluiu muito pouco no decorrer do sculo XX. Como se percebe, ainda no existem solues definitivas para acabar com a violncia

Questes sobre Pargrafo Padro

As questes foram formuladas para o ensino mdio ou superior, tomando como base um texto do gnero divulgao cientfica.

Vejo o que voc v So comuns os casos de fico cientfica que se transformam primeiro em cincia e depois em realidade. Jlio Verne mandou um foguete Lua em 1865, um sculo antes da Apolo 11. Outro escritor, Arthur Clarke, publicou artigo na revista Wireless World sobre funcionamento de satlites

geoestacionrios quase 20 anos antes de surgir o primeiro deles e 12 anos antes do prprio pioneiro Sputnik chegar ao espao. Agora, um artigo publicado nesta quinta-feira (6/3) no site da revista Nature descreve algo que poder se tornar real em alguns anos e que at ento s pertencia aos livros e ao cinema: um dispositivo capaz de escanear o crebro para reproduzir imagens do que o dono do rgo est vendo, imaginando ou at mesmo sonhando. Os autores do estudo, de trs departamentos da Universidade da Califrnia em Berkeley, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo que define a relao entre estmulos visuais e imagens obtidas por ressonncia magntica funcional. O resultado, afirmam, torna possvel identificar imagens especficas vistas por um observador. Imagine um dispositivo que l o crebro e capaz de reconstruir a imagem da experincia visual de uma pessoa em determinado momento. Esse decodificador visual teria usos cientfico e prtico enormes. Por exemplo, poderamos us-lo para investigar diferenas de percepo entre diversas pessoas e estudar processos mentais particulares, como a ateno. Poderamos, talvez, at mesmo acessar o contedo visual de fenmenos puramente mentais, como sonhos ou imaginao, descreve ram. (Agncia FAPESP, 06/03/2008)
QUESTO 1 Identifique a ideia central e as ideias secundrias do primeiro pargrafo do texto acima, colocando-as, respectivamente entre {chaves} e entre [colchetes]. QUESTO 2 Reescreva o primeiro e o segundo perodos do ltimo pargrafo desse texto, transformando-os num nico perodo, contendo a ideia central, de modo a configurar, juntamente com os perodos subsequentes (inalterados), um pargrafo padro. (Elimine palavras e faa as adequaes que julgar necessrias, lembrando que o pargrafo padro inicia-se com uma afirmao ou negao.) QUESTO 3 Desenvolva, em dois perodos, a ideia central dada a seguir: O que imaginamos somente a ns nos deveria pertencer. QUESTO 4 Escreva um pargrafo padro relacionado ao tema fico versusrealidade. Identifique a ideia central e as ideias secundrias do seu pargrafo, colocando-as, respectivamente entre {chaves} e entre [colchetes].

Vous aimerez peut-être aussi