Vous êtes sur la page 1sur 9

1

Municpio de Bom Jesus do Oeste Estado de Santa Catarina


CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO 001/2013

CARGO: PROFESSOR PARA ENSINO FUNDAMENTAL - SRIES INICIAIS


INSTRUES AO CANDIDATO
01 Este caderno contm 30 (trinta) questes. Se no estiver completo, exija outro do fiscal da sala. 02 - Alm deste caderno, voc dever ter recebido o carto j identificado, destinado s respostas das questes formuladas na prova. Caso no tenha recebido o carto, pea-o ao fiscal. 03 Ao receber o carto resposta confira seus dados. 04 Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, com cinco alternativas, apresentando como resposta correta somente uma alternativa. 05 O carto resposta nico e insubstituvel, portanto, a marcao definitiva, no admitindo rasuras. 06 A durao da prova de 03 (trs) horas. S ser permitido ao candidato entregar sua prova aps transcorrido, no mnimo, 01 (uma) hora do seu incio. Os trs ltimos candidatos a terminar a prova devero retirar-se da sala simultaneamente. 07 Quando terminar, entregue ao fiscal o caderno de questes e o carto de resposta. 08 A tarefa do candidato consiste em analisar o contedo de cada questo e assinalar a resposta que julgar correta. A interpretao das questes, bem como das instrues, faz parte da prova.

MODELO DE PREENCHIMENTO DO CARTO RESPOSTA:


Questo 1 alternativa correta = D 1 A B C D E

* Marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o crculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra, conforme o exemplo acima. No faa um X ou qualquer outra marca. * Para a marcao das respostas somente ser permitido o uso de caneta esferogrfica nas cores azul ou preta. * A correo do carto resposta ser atravs de leitura ptica, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos das marcaes feitas incorretamente. BOA PROVA!

CNPJ: 09.441.229/0001-36 - Rua Duque de Caxias, n 340 sala 204 2 andar Edifcio IP centro Maravilha SC. Site: www.icap.net.br / fone: (49) 3664-3670

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS
PORTUGUS 01) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de regncia nominal e verbal: a) Quanto a amigos, prefiro Joo a Paulo, por quem tenho menos simpatia. b) Quanto a amigos, prefiro Joo do que Paulo, por quem tenho menos simpatia. c) Quanto a amigos, prefiro Joo a Paulo, para quem tenho menas simpatia. d) Quanto a amigos, prefiro Joo do que Paulo, com quem tenho menas simpatia. e) Quanto a amigos, prefiro Joo do que Paulo, para quem tenho menos simpatia. 02) Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego da concordncia verbal: a) Fui eu que fiz aquela compra de livros. b) Preocupaes so coisas que ele nunca teve. c) Cada um de ns seremos nomeados para o cargo. d) Dez anos sempre alguma coisa na vida profissional. e) Eu com minha me sustentamos a casa. 03) Assinale a alternativa que no contm erro ortogrfico: a) A solido um retiro de descano, mas ningum vive sempre em trgua, tampouco s, exceto o preguioso, eternamente em repouso. b) A solido um retiro de descanso, mas ningum vive sempre em trgua, topouco s, exceto o preguioso, eternamente em repouso. c) A solido um retiro de descano, mas ningum vive sempre em trgua, to pouco s, esceto o preguioso, eternamente em repouso. d) A solido um retiro de descanso, mas ningum vive sempre em trgua, tampouco s, exceto o preguioso, eternamente em repouso. e) A solido um retiro de descanso, mas ningum vive sempre em trgua, to pouco s, esceto o preguioso, eternamente em repouso. 04) No perodo: Sem dvida, esta menina toca piano muito bem, as palavras sublinhadas so: a) Adjetivos. b) Substantivos. c) Numerais. d) Verbos. e) Artigos. 05) No perodo: O homem andava triste porque no conseguiu que seu irmo lhe desse apoio naquela difcil empresa., as palavras sublinhadas so: a) Artigos. b) Substantivos. c) Verbos. d) Adjetivos. e) Numerais.

www.pciconcursos.com.br

3 06) Assinale a alternativa que contm erro de separao de slabas: a) Subs-cre-ver. b) Zo-o-tec-nia. c) Pers-pec-ti-va. d) Rit-mo. e) Ex-ces-so. 07) Das palavras abaixo a que deve ser acentuada graficamente est na alternativa: a) Ideia. b) Heroico. c) Magoo. d) Assembleia. e) Tedio. MATEMTICA 08) Em uma P.A., o quinto termo igual a 19, assim como o dcimo termo igual a 34. Assim, a razo e o primeiro termo so respectivamente: a) 2 e 3. b) 3 e 6. c) 4 e 5. d) 3 e 7. e) 4 e 8. 09) Certa cidade tem 6.480 habitantes residentes, desses 3.888 so mulheres. Qual a taxa percentual de mulheres residentes nessa cidade? a) 55,6% b) 48,5% c) 40% d) 58,6% e) 60% 10) Um grupo de operrios, trabalhando 6 horas por dia, fez uma obra em 25 dias. Se reduzissem a jornada diria de trabalho para 5 horas por dia, teriam levado quantos dias para fazer a obra? a) 26. b) 28. c) 30. d) 31. e) 32.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11) De acordo com a Lei 8.069/1990, Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a alternativa correta: a) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de: maus-tratos envolvendo seus alunos, reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares, e elevados nveis de repetncia. b) Considera-se criana a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre dezesseis e dezoito anos de idade. c) Em caso de maus-tratos envolvendo seus alunos, no compete aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar. d) proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condio de aprendiz. e) No assegurado ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, os direitos trabalhistas e previdencirios. 12) De acordo com a Lei 8.069/1990, Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta: a) A autorizao judicial para viagem no ser necessria se a criana estiver acompanhada de ascendente ou colateral maior, at o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco. b) As crianas menores de doze anos somente podero ingressar e permanecer nos locais de apresentao ou exibio quando acompanhadas dos pais ou responsvel. c) As revistas e publicaes contendo material imprprio ou inadequado a crianas e adolescentes devero ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertncia de seu contedo. d) proibida a hospedagem de criana ou adolescente em hotel, motel, penso ou estabelecimento congnere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsvel. e) A medida socioeducativa aplicada ao adolescente levar em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao. 13) Com base na Lei 9.394/96, assinale a alternativa incorreta: a) Em todas as esferas administrativas, o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio, nos termos do artigo 5, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. b) Qualquer das partes mencionadas no caput do artigo 5 tem legitimidade para peticionar no Poder Judicirio, na hiptese do 2 do art. 208 da Constituio Federal, sendo gratuita e de rito sumrio a ao judicial correspondente. c) Comprovada a negligncia da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. d) Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Pblico criar formas alternativas de acesso aos diferentes nveis de ensino, independentemente da escolarizao anterior. e) dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.

www.pciconcursos.com.br

5 14) Assinale a alternativa incorreta quanto ao Art. 4 da Lei 9.394: O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: a) Ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. b) Progressiva extenso da obrigatoriedade ao ensino mdio. c) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. d) Atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade. e) Oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando. 15) Analise as afirmativas sobre o Art. 68 que trata dos recursos financeiros. Coloque C para Certo e E para errado: Sero recursos pblicos destinados educao os originrios de: ( ) Receita de impostos prprios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. ( ) Receita de transferncias constitucionais e outras transferncias. ( ) Receita do salrio-educao e de outras contribuies sociais. ( ) Receita de incentivos fiscais. ( ) Outros recursos previstos em lei. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta: a) C, C, C, C, C. b) C, E, E, C, C. c) E, C, E, C, E. d) E, E, E, E, E. e) C, C, C, E, E. 16) De acordo com as Tendncia Pedaggicas, assinale V p ara verdadeiro e F para falso: ( ) A aprendizagem na Tendncia Liberal Tradicional receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade. ( ) Na Tendncia Liberal Tecnicista a aprendizagem baseada no desempenho. ( ) Na Tendncia Liberal Renovada Progressista o papel da escola o de que a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. Assinale a alternativa correta: a) F, V, V. b) V, F, V. c) V, V, V. d) V, V, F. e) V, F, F.

www.pciconcursos.com.br

6 17) O mtodo na Tendncia Liberal Tradicional : a) Por meio de experincias, pesquisas e mtodos de soluo de problemas. b) Baseado na facilitao da aprendizagem. c) Grupos de discusso. d) Exposio e demonstrao verbal da matria e/ou por meio de modelos. e) Procedimentos e tcnicas para a transmisso e recepo de informaes. 18) Marco Tebaldi o nome do atual: a) Secretrio Municipal de Educao. b) Secretrio Estadual da Sade. c) Secretrio Municipal de Assistncia Social. d) Secretrio Estadual de Educao. e) Secretrio Municipal de Esportes. 19) Aloizio Mercadante, o nome do atual: a) Ministro da Educao. b) Secretrio Municipal de Educao. c) Secretrio Estadual da Educao. d) Secretrio Municipal de Habitao. e) Ministro da Sade. 20) Segundo o artigo ________. Diretrizes e Bases da Educao Especial; Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assinale a alternativa que preencha corretamente o espao em branco: a) 30. b) 58. c) 36. d) 40. e) 47. 21) Incluso : O processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papis na sociedade. A incluso social constitui, ento, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excludas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre solues e efetivar a equiparao de oportunidades para todos. A afirmao acima de: a) Paulo Freire. b) Emlia Ferrero. c) Sassaki, (1997, p.3). d) Vygotski. e) Freud. www.pciconcursos.com.br

7 22) A Lei n 11. 274, de 06 de fevereiro de 2006, alterou de 8 (oito) anos para ________, a durao do ensino fundamental obrigatrio. Assinale a alternativa que preencha corretamente o espao em branco: a) 7 (sete). b) 9 (nove). c) 6 (seis). d) 10 (dez). e) 11 (onze). 23) A sigla PNE significa: a) Plano Nacional da Educao. b) Planejamento Nacional da Educao. c) Planejamento da Nao Educativa. d) Planto Nacional de Educao. e) Plano Pluri Anual. 24) Ao propor uma educao comprometida com a cidadania, os Parmetros Curriculares Nacionais elegeram alguns princpios. Assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Dignidade da pessoa humana. ( ) Igualdade de direitos. ( ) Participao. ( ) Corresponsabilidade pela vida social. Assinale a alternativa correta: a) F, V, V, V. b) V, F, V, V. c) V, V, V, V. d) V, V, F, V. e) V, V, V, F. 25) Poderiam ser eleitas diversas questes sociais como temas transversais para o trabalho escolar. Para definir, foram estabelecidos alguns critrios, que so: I. Urgncia social; II. Abrangncia nacional; III. Possibilidade de ensino aprendizagem no ensino fundamental; IV. Favorecer a compreenso da realidade e a participao social. Assinale a alternativa correta: a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item II est correto. c) Apenas o item III est correto. d) Apenas o item IV est correto. e) Todos os itens esto corretos.

www.pciconcursos.com.br

8 26) Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto aos itens que se referem ao Tema tica: ( ) A tica diz respeito s reflexes sobre as condutas humanas. ( ) A tica traz a proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condio para a reflexo tica. ( ) Na escola, o tem tica encontra-se, em 1 lugar, nas prprias relaes entre os agentes que constituem essa instituio: alunos, professores, funcionrios e pais. ( ) O Tema tica encontra-se nas disciplinas do currculo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento no neutro, nem impermevel a valores de todo tipo. Assinale a alternativa correta: a) V, V, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, V. d) V, F, V, V. e) V, V, V, F.

27) Existe um documento para cada Tema Transversal; no qual so aprofundados e apresentados os contedos, objetivos e orientaes didticas. Os temas transversais, de acordo com os PCNs so: a) Meio Ambiente, Sade e Temas Locais. b) Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Sade. c) Sade, tica e Pluralidade Cultural. d) tica, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Sade, Orientao Sexual, Temas Locais. e) Orientao Sexual, Etiqueta e tica.

28) O calendrio da Educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser com a Carga horria mnima anual de ___________________ horas, distribudas por um mnimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espao em branco acima: a) 750 (setecentas e cinquenta). b) 800 (oitocentas). c) 780 (setecentas e oitenta). d) 820 (oitocentas e vinte). e) 805 (oitocentas e cinco).

www.pciconcursos.com.br

9 29) Avaliar na perspectiva formativa, serve para: ( ( ( ( ) Identificar as facilidades na aprendizagem dos alunos; ) Identificar as dificuldades na aprendizagem dos alunos; ) Envolver os alunos no processo; ) Tomar decises para redirecionar o planejamento, quando necessrio.

Assinale a alternativa correta: a) V, V, V, F. b) F, V, V, V. c) V, F, V, V. d) V, V, F, V. e) V, V, V, V. 30) Leia atentamente alguns dos itens das atribuies do cargo Professor de Ensino Fundamental Sries Iniciais: ( ) Demonstrar profissionalismo e comprometimento; ( ) Participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento; ( ) Seguir as diretrizes educacionais do Estabelecimento e da Secretaria Municipal de Educao, comprometendo-se em integrar a ao pedaggica na consecuo dos fins e objetivos; ( ) Executar o trabalho dirio, de forma a se vivenciar um clima de respeito mtuo e de relaes que conduzam aprendizagem; ( ) Avaliar o desempenho dos alunos, atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados; ( ) Manter com os colegas o esprito de colaborao; Assinale a alternativa correta: a) F, V, V, V, V, V. b) V, V, F, V, V, V. c) V, V, V, V, F, V. d) V, F, V, V, V, V. e) V, V, V, V, V, V.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi