Vous êtes sur la page 1sur 122

Fortalecimento da Capacidade Institucional da Fundao Joaquim Nabuco em processos de desenvolvimento de pesquisas na rea de avaliao de oltica pblicas e pesquisa-ao em Educao

Produto 1

Luiz Carlos Pinto da Costa Jnior

Novembro/2013

SUMRIO Apresentao ........................................................................ 3 Pinacoteca.................................................................................. 4 Fonoteca..................................................................................... 10 Iconografia................................................................................. 44 udiovisual................................................................................. 106 Referncias bibliogrficas......................................................... 110

APRESENTAO
Este o primeiro produto do projeto 'Fortalecimento da Capacidade Institucional da Fundao Joaquim Nabuco em processos de desenvolvimento de pesquisas ma rea de avaliao de polticas pblicas e pesquisa-ao em Educao. Para o levantamento, organizao e anlise que constitui esse trabalho foram considerados os acervos sob a guarda da Coordenao-Geral de Estudos da Histria Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra). Em funo das diferenas prprias das obras em cada um dos acervos, desenvolveu-se categorias e anlises direcionadas a essas especificidades e aos objetos mesmos, o que s foi possvel pela considerao amide de discos, letras, canes, desenhos, quadros, filmes. A classificao indicativa e embora as anlises se atenham s especificidades das colees e das obras, h uma unidade de fundo que buscou contedos com potencial didtico que pudesse ser til para a produo de documentrios em consonncia com a Lei 10.369. Essa unidade de anlise considera, alm disso, uma srie de reflexes tericas e polticas contemporneas que convergem na tese de que raa um conceito que no corresponde a uma realidade natural e que o racismo uma forma especfica de naturalizar a vida social. Com isso, considerou-se, necessariamente, a formao de uma problemtica especfica brasileira no campo das relaes raciais e os modos tambm especficos de tratar dessa problemtica produzida pela cincia social realizada no Brasil.

Pinacoteca As representaes das relaes raciais presentes nas obras abrem possibilidades de se problematizar diversos aspectos da histria da populao africana no Brasil e de seus descendentes, em especial regionalmente. Esto registradas instituies sociais (administrao pblica, igreja Catlica, famlia); prticas cotidianas que comunicam aspectos de vida urbana e rural; signos de estratificao social; manifestaes culturais (festas populares, folguedos, lendas, arquitetura, msica); infra-estrutura econmica do periodo colonial at o Sculo XX no Nordeste; regras, padres e hbitos sociais. Entretanto, a procura pela criao de narrativas documentais precisar observar que tais registros se exprimem num espectro muito largo de fidelidade e conexo a uma ideologia em que a cor das pessoas tem um significado.

Com isso se quer ressaltar o que uma evidncia histrica: as obras foram criadas sobretudo para um olhar branco, aristocrtico, nobre ou de classe mdia a depender do arranjo histricosocial em que foram produzidas. Mas que de uma forma ou de outra traduz o olhar do dominador e atribui posies sociais aos sujeitos retratados. De fidelidade canina a eco longquo s ideologias raciais, as obras do acervo foram criadas para olhares/interesses ou traduzem interesses por uma nacionalidade imaginada, nos termos empregados por Benedict Anderson (1992). Ou seja, uma nacionalidade composta por comunidades de indivduos que vinham de todas as partes do mundo.

Isso no significa que as mos que produziram as obras, que os afetos criativos e pessoais daqueles que as ensejaram sejam eles mesmos, racistas. O que se est argumentando por uma interpretao de fundo dessas obras que atende a uma ideologia que sustenta o preconceito de cor, no sentido a esse termo delegado por Florestan Fernandes - ou seja, forma particular de discriminao racial que oprime os negros brasileiros.

Alm de traduzirem essa noo de nacionalidade imaginada a que j se referiu, o padro de fundo que se pode depreender do acervo tambm reflete uma interpenetrao da cor - o cdigo cifrado para raa que emergiu com a mudana da ordem escravocrata para outra ordem hierrquica , o status e a classe, alimentando uma ordem oligrquica prpria nacional. 5

Com isso considera-se a pigmentocracia (Lipsctz) como arranjo hierrquico de fundo, um sistema racial

no qual a clareza da pela estava diretamente relacionada a maior status social e a maior honra; enquanto a cor mais escura estava associada tanto com o 'trabalho fsico dos escravos e dos ndios', quanto, visualmente, com a 'infnia dos conquistados'. (Oboler, 1995, p. 28)

Por fim, h uma outro fator que caracteriza as relaes raciais no Brasil e que serviu como base para a anlise das obras: a auto-imagem de uma nao mestia, formada harmoniosamente pela contribuio das matrizes culturais de trs raas. Como aponta Guimares (2009) o racismo colonial, fundado sobre a ideia de pureza do sangue dos colonizadores portugueses cedeu lugar, depois da independncia, a essa auto-imagem, na qual a cidadania passa a depender do lugar de nascimento (nossa naturalidade) e no de ancestralidade. O mito das trs raas, observe-se, o ncleo da poderosa construo ideolgica da democracia racial e do ideal do embranquecimento, que por sua vez estabeleceu uma mediao entre as teorias racistas em voga no final do sculo XIX e a realidade mestia da populao brasileira.

Como se pode depreender, uma base analtica que considera o carter heterofbico do racismo brasileiro apagamento e negao das diferenas e que idealiza homogeneidade foi considerada, a partir da realidade social em que se colocam as obras. Ou seja, procurou-se considerar as obras em face s caractersticas da sociedade que as produziu. A nao brasileira foi imaginada por elites (fazendeiros abastados, aliados a um nmero menor de comerciantes e a vrios tipos de profissionais liberais) o mesmo alis vale para as outras naes latinoamericanas (Anderson, 1992, p 48). E como tal, esse projeto elitista no cogitou a expanso da cidadania para todos os brasileiros ndios e negros, a no ser por um processo de incorporao, incluso miscigenao que frutificasse em branqueamento.

Assim, a histrica excluso a que amplas parcelas da populao brasileira foram submetidas expressa-se no estranhamento desse imaginrio nacionalista de diversas formas e inclusive de maneira pictrica. Imageticamente, esse estranhamento tambm pode expressar a metamorfose do escravo, processo lingustico cunhado por Florestan Fernandes para se referir ao emprego dos termos preto ou negro para designar brasileiros em condio perene de subalternidade. Imageticamente, a traduo desse processo pode ser identificado em formas de representao que pem em relevo tarefas, posies sociais, estados fsicos e movimentos corporais, maior ou menor presena em tela, roupas, calados, adereos, expresses faciais, tnus muscular.

Da mesma forma, representaes especficas do branco esto no bojo dessa imagem nacional e dessa heterofobia de fundo. Os brancos so os mestios e mulatos claros representados com elementos e smbolos que referenciam a civilizao europia: formao crist e educao formal. A expresso imagtica disso representada na figura do senhor branco, em obras produzidas durante o perodo colonial, em cores que destacam sua presena, mesmo quando cercado de outros sujeitos nas gravuras de cor negra. tambm evidenciada na associao entre o branco e a religiosidade catlica por meio de uma associao entre elementos da fenotipia (olhos claros, cabelo claro, pele clara) e imagens de santos.

Em face a esses aspectos, passo a analisar algumas das obras e conjuntos de peas do acervo da Pinacoteca.

Diferena e heterofobia O conjunto de quadros de Renan Padilha exprime praticamente todos os elementos desse racismo heterofbico que vimos pontuando. Mais uma vez, necessrio pontuar que a anlise no atribui ao artista posies racistas e sim uma destinao ideolgica das obras que parecem ter sido geradas em consonncia com a ordem predominante das relaes raciais No Brasil. Ou seja, a despeito e certamente em muitos casos, revelia dos artistas, expressam e refletem um padro de fundo das prprias dinmicas sociais brasileiras. Voltando a Renan Padilha...

Trata-se de um conjunto de 13 quadros, quase todos produzidos no ano de 1975. Neles, os 7

negros e negras so representados sempre em ato de trabalho, e tambm desassociados de qualquer prtica religiosa reservada s imagens de santos de olhos azuis e cabelos claros e s beatas brancas. Em Aguadeiras (35.232) em contramos uma expresso paradigmtica dessa interpretao. So seis mulheres, algumas delas crianas, de costas. Todas negras, a equilibrar potes de gua na cabea. Esto descalas, em uma regio rida, e a julgar pela tarefa que desempenham, no possuem gua encanada em casa, ou seja, o quadro uma representao de uma condio de subalternidade. No mesmo sentido, Casario/mulata com flores (35.225) retrata mulher negra trabalhando, levando cesto cabea.

A essa condio de subalternidade podem ser contrapostas as imagens de devotos e de santos e santas catlicos, todos brancos, cercados de flores, pssaros, ramos verdes e outros elementos coloridos. Os santos esto sempre descalos, assim como os negros pintados pelo artista. A associao entre o branco e a prtica religiosa catlica (na evrdade a nica prtica religiosa) est presente e quadros como So Sebastio (35.226) na figura do homem branco de olhos azuis crivado de ferimentos, coroas de frade no cho, mos atadas para trs; em tambm em Mulher de vu e tero na mo, (35.227) cercada de flores, a mulher de olhos azuis usa um vu transparente; Ado e eva, (35.230) brancos; Nossa Senhora dos anjos, (35.230) representado por mulher branca cercada de anjos e querubins, alguns deles negros; So Francisco, (35.231) imagem de homem branco com barba, segurando na mo esquerda miniestandarte com a palavra pax escrito. rodeado de pombas brancas, insetos, flores, relva verde. Anjos com balana, (35.233), no qual dois anjos de olhos azuis e cabelos claros, com tnicas azuis so separados pelo fiel de uma balana; Beata com criana e cajus (35.236),

Dois quadros especficos, produzidos em pocas diferentes e com motivaes especficas diversas, tambm exprimem essa heterofobia verificvel nas relaes raciais no Brasil, que em ltima instncia estabelecem condies de vida diferentes a estratod diferentes da sociedade. O rebotalho humano da guerra de Canudos, de autoria do Coronel Jos Fernando de Maya Pedroza e um quadro sem ttulo do artista plstico e poeta moambicano Malangatana Valente Ngwenya. As duas obras formam um mosaico de olhos tristes e recolhem o nus da subalternizao dos indivduos negros em diferentes realidades sociais. 8

O rebotalho humano da guerra de Canudos

Miscigenao brasileira, de Villa Chan (35.310) um quadro que mostra uma srie de elementos que compem o mito das trs raas. Imagens de negros trabalhando, frutas tropicais, engenhos, ndios, sambistas, senhores brancos comerciantes, ruas modernas e casares antigos, uma negra sendo aoitada no tronco. O painel dessas referncias dividido em trs partes. J a representao de Lula Cardoso Ayres para o Diabo, quadro pintado em 1945, negro (35.262)

Inrcia e movimento Outro aspecto geral do conjunto das obras listadas na temtica afro-brasileira a dicotomia entre a inrcia e movimento, este associado a tarefas, trabalho e pena com a qual artistas brancos representam negros, mulatos e tambm brancos pobres. Aos negros, descendentes mestios e populao geralmente subalternizada so reservadas situaes de labor fsico. Mais uma vez, no se trata da identificao duma viso racista que naturalize a associao entre trabalho manual e a raa negra por parte dos artistas, mas uma cristalizao das representaes e vivncias historicamente demarcadas no imaginrio.

Essa recorrente representao pode ser conferida Vicente do Rgo Monteiro (Aguardenteiro 35.152; Engenho Vrzea Grande - 35.68, Carro de Boi - 35.156; Burro de carga de telhas 35.164); Eudes Mota (Mulher vendendo bonecas, 35.61 a mulher negra vende bonecas brancas); Nerival Rodrigues (Os vaqueiros - 35.196, quadro com cena de corrida de vaqueiros negros atrs de boi solto); Ins Rangel (Engenho de rapadura - 35.188, desenho preto & branco de cabana onde dois negros trabalham na moagem de cana); Manoel Bandeira (Engenho Bom Recreio - 35.71, Engenho de rapadura 35.73); Luis Jardim (Escravido - 35.74, em que sao retratadas cenas de punio de escravos e de ambiente de trabalho); Alberto Thomazi (Engenho do perodo colonial - 35.83), Villa Chan (Casa-Grande do Engenho Massangana - 35.165, essa obra, alis, est entre as que tambm reproduzem cenas rurais nas quais a casa-grande figura de maneira destacada e central, como se ver mais frente); Firmino Monteiro (Vendedor de balas - 35.23).

Vendedor de balas

Burro com carga de telhas guiado por tipos humanos

Carro de Boi

O quadro Interior de residncia, de Marly Mota (35.217), pode ser visto como uma metfora interessante dessa realidade no sentido dado pela interpretao em curso: numa sala de paredes amarelas, um casal branco namora, observados por uma anci, que parece fazer sala, bordando. Poucos mveis, marrons, alguns quadros nas paredes. O nico movimento visvel, definido e evidente a de uma criana negra que caminha pela sala, no canto inferiro esquerdo do quadro, arrastando um carrinho de brinquedo.

10

A essas obras, nas quais ao sujeito negro e pardo est associado labor, tarefa e movimento em atividades cotidianas do trabalho, possvel contrapor uma outra linhagem de representao da cor e da raa, na qual o sujeito branco se encontra em posio de inrcia. O conjunto de obras de Baltazar da Cmara contribui com essa interpretao na medida em que diversas personalidades pblicas intelectuais, religiosos, polticos, negociantes e empreendedores, integrantes da famlia Nabuco e o prprio Joaquim Nabuco, personagens da Histria dos vencedores (Benjamin, 1987) como Maurcio de Nassau, Rui Barbosa, Duque de Caxias, General Abreu e Lima, a princesa Isabel, D. Pedro II, Assis Chateaubriand, Baro do Rio Branco, o presidente Eurico Gaspar Dutra , entre muitos outros so retratados. O padro desse conjunto de obras o do registro histrico pousado de sujeitos brancos, detentores de poder econmico, poltico ou cultural tambm de personagens menos conhecidos. No caso dos homens, a maioria tem meia-idade. De toda a extensa produo de Baltazar da Cmara, apenas um quadro de negro ou mulato: Tobias Barreto.

Tambm contribuem com essa reprsentao do branco Joo Cmara (Retrato de Renato Carneiro Campos, 35.175); Photo Piereck (Retrato de Joaquim Nabuco, 35.176); Otaclio Cear (Capistrano de Abreu, 35.153); Jos Joaquim de Carvalho Siqueira Varejo (Visconde e Viscondessa de Utinga); e ainda Daniel Berard, Mrio Tlio, Ferdinand Piereck, A. Novaes, Amaro Chrysostomo (Eraldo Gueiros, 35.22), NO IDENTIFICADO (Baro de Ouricuri Manoel Incio de Oliveira, 35.78); (NO IDENTIFICADO (Baronesa de Ouricuri Mariana Bernarda de Oliveira, 35.79); NO IDENTIFICADO (Teodenila Barros e Silva, 35.80); Daniel Brard (Florismundo Marques Lins Baro de Utinga, 35.82); Georges Andries Roth [Retrato masculino (membro da Ordem da Rosa), 35.298]; Retraro de Blanche Knopf (35.154)

O nico artista da Pinacoteca, na seleo de obras com temtica afro-brasileira,que retrata negros, mulatos e personagens populares em movimento sem que esteja em cena alguma relao com trabalho manual e servil Bajado. O conjunto de suas obras na Pinacoteca retrata, ao contrrio, cenas nas quais o movimento, as dinmicas de ao da populao pobre, negra e 11

mulata est vinculada a prazer e fruio. o caso em peas como Cavalo Marinho (35.41); Pastoril, natal de 1928 (35.42); O Maracat (35.46); Anunciando o circo (35.47); Cego tocando violo e recebendo dinheiro (35.49); Os seresteiros (35.50).

Rural escravocrata Nessa categoria podem ser compreendidas as representaes das habitaes e paisagens de engenhos. Nesse sentido, a Pinacoteca possui obras de Di Cavalcanti (Paisagem de engenho, 35.155); Mari S. Esteves (Engenho Massangana, 35.172); Villa Chan, j citado acima (CasaGrande do engenho Massangana, 35.165); autor desconhecido (Engenho guas Finas, 35.223); Teotnio Jos Ferreira Montiro (Engenho Massangana, 35.249); Maurcio Claudino de Oliveira (Engenho Massangana, 35.250), Elezier Xavier (Interior do solar de Apipucos, 35.314), Felicssimo (Paisagem Usina Bulhes), Manuel Santiago (Paisagem Fazenda Carahyba, 35.31), Rinaldo (Cana de acar, 35.67), lvaro Amorim [Casaro (Casa de engenho), 35.163]; Frans Post (Engenho de acar, moenda de farinha, 22.20).

As imagens podem ser teis como instrumentos descritivos do contexto habitacional e esttico da poca.

Negros, punies, escravismo A essas categorias filiam-se os quadros da Pinacoteca que registram aspectos do homem e da muher escravizados do Brasil colnia, recriando imageticamente aspectos e situaes cotidianas das relaes sociais entre senhores e escravos.

Assim, segue-se a importante presena das obras de Rugendas (Capito do Mato, 9.1; Negros novos, 9.2; Famille de Plauters, 9.3; Famille de Pauteur, 9.4; Messe Dans L'eflise de N.S. De Candelaria a Fernambouc, 9.5; Ngres a Found de Calle, 9.6; D Barquemente, 9.7; Transport D'un Convoi de Negres, 9.8; March Aux Ngres, 9.9; Habitacion de Ngres, 9.10; Prparation de La Racine de Mandiocca, 9.11; Chatimens Domestiques, 9.12; Danse Batuca, 9.14; Moulin or sucre, 9.15; Enterrement D'un Negre, 9.16; Fte de St. Rosalie, Patrone des Ngres, 9.17; Jogar capoeira ou danse de la 12

guerre, 9.18; Danse Landu, 9.19; Moulin Sucre, 9.22;) Victor Frond (Travailleurs a la roca, 11.1; Le Reps a La roca, 11.2; Le Dejeuner a La roca, 11.3; La cuisure a La Roca, 11.4; Le dpart pour la roca, 11.5; Encaissage et pesage du Sucre, 11.6; Intrieur de la fazenda du governo (Usines et cases a Ngres), 11.10; Cases Ngres, 11.11; Chars pourle transport du sucre et pou les voyageurs, 11.12); Manuel Bandeira (Suplcio do Negro, 16.11), Bernard Direxit (Sucrerie, Monliu m par une chute d'Eau, 21.28; Sucrerie, Monliu m des animaux, 21.29), John Ogilby (Fluvius Grandis, 22.5; Ostium luminus Paraybe, 22.7; Obsidio et Expugnatio Portus Calvi, 22.8, Siara, 22.9), Maria Carmem (Me preta amamentando duas crianas, emoldurada por cenas aucareiras, 26.103), Lus Jardim (Negros escravos, 29.9), Fdora Monteiro (Carregadores de acar, 35.18), Scrates (Me preta e seus amores, 35.32).

13

Fonoteca Levantamento e organizao O acervo fonogrfico da Fundao Joaquim Nabuco formado por midias no fomato LP (33 rpms e 78 rpms), fitas de rolo, Cds e fitas cassete. Por uma qusto de tempo considerouse apenas os LPs e Cds, o que j forma um universo no trivial de anlise.

Sistematizao e anlise Para efeito de anlise e em funo da bibliografia concernente ao tema cor e raa na sociabilidade brasileira, o acervo fonogrfico foi organizado em trs grandes categorias com as sub-categorias a seguir. A descrio e justificativa de cada uma delas explicitada mais frente.

A) Narrativas ritualsticas com as seguintes sub-categorias: 1A) Erudita; 2A)

Comunitrias; e 3A) Comercial.


B) Racismo e Discriminao com as seguintes sub-categorias: 1B) Mulata; 2B)

Malandro/malandragem; 3B) Natureza brasileira; 4B) Diferena Nacional; 5B) Moreno (a)/ Mestio (a)/ Mestiagem; 6B) Letra cotidiana.
C) Narrativas Histricas em que pese o fato de todas as narrativas serem histricas, essa categoria se debrua sobre composies musicais que tratam de temas e acontecimentos demarcados pela historiografia oficial do percurso e das experincias de africanos trazidos ao Brasil e de seus descendentes.

importante observar que nenhuma dessas categorias pura e isolada das outras. O que se procura nessa sistematizao um princpio organizativo que possa ser expandido de forma til tanto ao iminente processo de produo dos documentrios tambm objeto dessa consultoria , mas tambm ao fortalecimento do Laboratrio Acervos e Material Didtico (LabDidtica). Nesse sentido, possvel encontrar no acervo gravaes com aspectos da Narrativa Ritualstica Comercial (3A) e Discriminatria (1B, por exemplo). A escolha do contedo de cada uma dessas composies dever necessariamente ser feita em funo dos objetivos do realizador, a que essa sistematizao procura apoiar por meio de uma classificao simples, mas 14

fundamentada. Tal fundamentao considerou as letras das canes, o ritmo, o ano de gravao e lanamento do disco tendo em vista o tipo particular de racismo brasileiro e as diferentes nfases com que ele se manifesta nas canes. Tambm fez parte do processo de sistematizao e categorizao a observao dos registros fonogrficos de cnticos da ritualstica de matriz afrobrasileira ou da utilizao de seus elementos rtmicos e/ou textuais em canes que no necessariamente so usados nos ritos dos terreiros, mas que eventualmente foram incorporados em produes fonogrficas de cunho comercial. necessrio observar ainda aspectos do sistema de busca de que dispe hoje a Fundao Joaquim Nabuco sobre seu acervo. No caso dos discos de 78 rotaes, o sistema, digital, opera pela busca de palavras-chave entre os meta-dados associados a cada um das canes nos discos do acervo. Esse conjunto de meta-dados inclui o nome da gravadora, o gnero, o intrprete, o autor da composio, datas de gravao e lanamento, alm do registro propriamente dito na Fonoteca. Assim, o sistema de buscas varre os meta-dados por palavras-chaves que o usurio inserir. Assim, no seguinte arquivo,

Gravadora: CONTINENTAL Nmero: 15.542-B Repertrio: LAMENTO NEGRO Gnero: BATUQUE Matriz: 385 Intrprete: TRIO DE OURO Autor: CONSTANTINO SILVA-HUMBERTO PORTO Dt. Lanc.: JUN/1945 Reg. Fonoteca: D 307

O sistema de buscas varrer e o encontrar em funo da entrada de uma das seguintes palavras: CONTINENTAL, LAMENTO NEGRO, 15 BATUQUE, TRIO DE OURO,

CONSTANTINO SILVA-HUMBERTO PORTO ou do nmero registro na Fonoteca, no caso de o pesquisador j dispor dele. No caso do acervo de CDs e de LPs, as buscas incluem ainda observaes curtas na forma de notas (existncia de encartes sobre eventual pesquisa que levou produo do Cd ou LP, existncia das letras das msicas, se o Cd duplo, pequenas biografias de intrpretes, entre outros e o contedo o ttulo das msicas contidas nos respectivos discos). Exemplo:

Registro: L 238 Tipo: LP. Ttulo: BERIMBAUS DA BAHIA CAMAFEU DE OXOSSI. Intrprete: VRIOS. Gravadora: MUSICOLOR. Ano: 1967. Classificao: MUSICA AFRO BRASILEIRA Notas: RITMOS DE SO BENTO GRANDE, SO BENTO PEQUENO, ANGOLA Contedo: LADO A: QUEM QUIZER MOA BONITA (AIDEE), 2 PARANA, 3 SAMBA DO MAR, 4 ADEUS CORINA, 5 SOU EU MAITA, 6 VOU DIZR A MEU SINH QUE A MANTEIGA DERRAMOU, LADO B BABA MIXOR, 2 MORTO, 3 OJO MATIN DOLAIE, 4 AFOXE LONI, 5 ALA FILA LA, 6 ADABAO NO MAFE, 7 ALA LA LA E.

Alm disso, h meta-dados como os que seguem,

Gravadora: ODEON

16

Nmero: 12.060-A Repertrio: AFRICANA Gnero: MARCHA Matriz: 6785 Intrprete: ODETE AMARAL Autor: J. CASCATA HEITOR DOS PRAZERES Dt. Lanc.: 11.09.1941 Reg. Fonoteca: NOV/1941

Que, apesar de estarem no sistemas de busca no tem um correspondente disco no acervo. Ou seja, o acervo da Fundao tem esse disco catalogado, mas no o disco. Ressalto esses detalhes para explicitar a metodologia adotada. O uso de palavras-chave foi o canal de entrada para a apreciao do acervo. Por isso, a escolha dessas palavras precisou ser definida em funo de temas recorrentes no amplo panorama da cano popular brasileira, e que so apontados na bibliografia concernente como bons indicadores de aspectos importantes das relaes raciais no Brasil. Assim, termos que pudessem expressar as especificidades do racismo no Brasil; termos que indicassem interpretaes da identidade nacional e regional enquanto povo; do status da miscigenao; do carter assimilacionista dos processos de identificao; a noo de embranquecimento; os ecos da ordem hierrquica sobre a qual se fundou a sociedade escravocrata no Brasil (que no foi rompida nem com a Abolio nem com a Repblica, nem com a restaurao democrtica do ps-guerra ou com a Repblica Nova permanece no cancioneiro popular e pode ser til como elemento de sistematizao posterior mais acurada do acervo). Nesse sentido, o recurso s palavras-chave procurou, por um lado, minerar a formao social do racismo brasileiro em seu carter assimilacionista, a centralidade das noes de cor e de embranquecimento, sua inscrio numa ordem estamental que pressupe a desigualdede de tratamento. Por outro lado, procurou-se tambm a identificao de produes fonogrficas que fossem registros da ritualstica das religies afro-brasileiras includas at os anos de 1930 na categoria das religies tnicas, religies de preservao de patrimnios culturais dos antigos escravos 17

africanos e seus descendentes. Um terceiro campo de busca em termos de palavras-chave relacionou-se aos discos e canes que fossem narrativas de momentos registrados pela historiografia afro-brasileira. Essa classificao foi se formando em funo da busca realizada por palavras-chave mas resultado tambm de uma procura por identificar contedos que possam servir a processos didticos sobre a Histria e Cultura Afro-brasileira , nesse sentido, tambm o resultado de uma reflexo sobre a bibliografia sobre relaes raciais no Brasil. Isso denota um olhar

especfico sobre o acervo, mas tambm j procura contribuir com o uso que se vier a ser dado ao acervo, quando da produo dos documentrios. Uma fragilidade dessa busca fornecida pelo prprio sistema eletrnico, que no processa combinaes de palavras-chave nas letras e/ou ttulos das canes com outros tipos de dados associados s produes: ano, registro da msica em entidades cadastradas do ECAD; ritmo, gravadora, ano, entre outras. Essa possibilidade poderia gerar nveis de refino nas buscas, aumentando a qualidade dos resultados obtidos a partir da entrada de dados. Sabendo do processo em andamento de digitalizao do acervo, aproveito para recomendar a implementao de um sistema de buscas que permita esse cruzamento de metadados. Aliado a um acervo digital, de fcil acesso, o benefcio que futuros pesquisadores podem ter em termos de velocidade e de identificao de associaes possveis entre composies, autores, gravadoras, interpretes, mercados, temticas, etc., certamente dever crescer.

Arquivo 18

Literatura + observao

1) Narrativas ritualsticas

2) Narrativas sobre o racismo

3) Narrativas histricas

O levantamento das canes e discos baseada na entrada de palavras-chave foi seguida da audio de todos os discos listados a partir dessa busca, em ambos os lados (LPs). A classificao acima foi se formando em funo da procura de que as canes isoladamente e os lbuns, em seu conjunto de canes, pudessem ter potencial didtico especfico, para o ensino de Histria africana e afro-brasileira, na perspectiva dada pela Lei 10.639/2003. As palavras-chave escolhidas para a busca no sistema foram

NEGRO / NEGROS / AFRO / MACUMBA / BATUQUE / MALANDRO / MALANDRAGEM / MATUTO / BRASIL / BRASILEIRO / ORDEM / COR / RAA / MISTURA /

MESTIO / PARDO

A busca tambm se deu em termos de identificar canes e discos que permitissem, por suas caractersticas prprias, tratar ou remeter a debates em torno de aspectos daquilo que na identidade nacional brasileira advindo da frica. Ritmos, temas, lnguas e funo social das canes foram balisadores para considerar e enquadrar na classificao muitas msicas, como se ver mais frente. Mesmo canes que no podiam ser consideradas como parte de um legado 19

diretamente africano, foram incluidas por refletirem situaes de negao de relaes identitrias (e portanto culturais) dessas identidades sociais pautadas nos vnculos continentais. Ainda nesse sentido, e como meno a outro 'filtro' adotado, foram identificadas canes que expusessem o mito das trs raas e da democracia racial.

Categorias e sub-categorias s categorias acima, foram incorporadas as seguintes sub-categorias, que passo a comentar e justificar em seguida.

1) Narrativas ritualsticas

Subcategorias Tratamento erudito Produes comerciais Produes comunitrias

Como narrativas ritualsticas so aqui consideradas cnticos

e canes que possuem

alguma relao com as liturgias das religies afro-brasileiras, cuja importncia encontra-se na possibilidade de perpetuao e lembrana (junto com as danas e os rituais) de experincias histricas, religiosas e sociais na conscincia e na memria coletiva dos descendentes de africanos no Brasil e, hoje, de todos os brasileiros e estrangeiros de diversas origens que participam das religies afro-brasileiras. Foram identificados ao menos trs nveis mais evidentes de narrativas alinhadas com os elemtos das liturgias personagens, termos e palavras, ritmos que compem as sub-categorias acima. Essa classificao foi feita tendo em vista que a importncia de tais narrativas est tambm no fato de que os cultos afro-brasileiros desempenham papel de reorganizao da vida social, condio para a formao de identidade de descendentes de africanos no Brasil e, de forma mais geral, da prpria identidade nacional brasileira. As diferentes produes com base na matriz religiosa contribuem de formas diferenciadas com essa construo. Mais uma vez necessrio lembrar que a subdiviso esquemtica, deve funcionar como uma sistematizao e uma metodologia de busca e identificao geral no acervo de referncias afro-brasileiras e, no particular, servir como base inicial para escolha de material fonogrfico 20

para os trs documentrios. Se desde o Sculo XX a produo de livros, discos e filmes vem aos poucos convertendo a tradio oral do sistema religioso afro-brasileiro em um sistema mais e mais textual, tecnologizado, digital (izado) e hipertextual (izada), os tratamentos eruditos a cnticos, canes, chamados e saudaes da ritualstica reforam o impacto causado por aquelas produes em um caminho diferenciado. Isso porque em tais experincias as melodias transcritas so arranjadas em estruturas harmnicas e polifnicas estranhas ao rito que acontece no tereiro, e acompanhadas da polirritmia dos instrumentos sagrados de percusso usados tradicionalmente. comum nessa sub-categoria que o disco seja produzido a partir do financiamento de entidades pblicas fundaes e universidades. Destacam-se no acervo os seguintes trabalhos sob essa sub-categoria: a) CD Korin Orisha Sute afro-recifense, 2009, Registro: CD 575. b) LP Radams Gnattalli, 1976, Registro: L 720. c) Nordeste Histrico e Munumental temas nordestinos na msica erudita contempornea, Registro: L 718. d) Chants du Brsil par Aliece Ribeiro (Orchestre Jous la direction de Jos Joaquim). e) O canto da terra (L507)

As produes comerciais situam-se entre aquelas nas quais temas do imaginrio religioso afro-brasileiro, bem como ritmos e instrumentos prprios dos cultos so utilizados, sozinhos ou com outros instrumentos de corda e de sopro, em produes mais direcionadas ao mercado. Nestas, destaca-se a personalidade de um sujeito especfico em geral o intrprete ou grupo intrprete , termos e expresses usadas nos rituais em um resultado geral que foge ao padro de execues musicais adotadas nos terreiros. Os elementos ritualsticos so transformados, re-elaborados, re-processados a partir contribuies meldicas importantes. Em especial, comum camada percursiva um dos elementos chave da ritualstica vivenciada nos terreiros serem acrescentados trio de metais, instrumentos de corda (violo e cavaquinho), acordeo e at flautas. Em alguns casos, o prprio trio bsico que acompanha os cnticos e saudaes os atabaques de tamanhos diferentes "rum", "rumpi" e "le" - desaparece para serem substitudos por um conjunto de instrumentos 21

completamente alheios ao ritual. Nessa sub-categoria, comum que o referencial mgico seja usado desde o nvel mais cotidiano, em geral na expresso de recurso ao poder metafsico das entidades, como na cano 'Bonde Errado (D 5954), gravado em 27.04.1954, msica de Paquito e Romeu Gentil, interpretado por Violeta Cavalcanti, no qual vemos uma moa rechaar um pretendente, dizendo

Sua kimbanda no de nada Pode correr para a encruzilhada O cco da rua meu escravo Comigo voc no arranja nada.

Outra linha entre as produes comerciais nas narrativas ritualsticas lana mo da referncia religiosa de forma menos vulgar, saudando, apresentando ou apenas mencionando temas, personagens, divindades, saudaes, locais, do ritual afro-religiosos tambm usando de instrumentos e ritmos estranhos ao rito tradicional. Destacam-se no acervo os seguintes trabalhos nessa sub-categoria: Msicas em LPs 78 rpm - Ogum Nile (D2987) Cano dedicada a Ogu So Jorge, com arranjos muito

trabalhados, com instrumentos que vo alm do que comum em terreiros: violo e pfanos. uma das canes com forte potencial didtico para se apresentar a referida divindade. No por acaso, a cano foi composta por Joo da Baiana (abaixo).

O caso Joo da Baiana

- Lamento Negro (D307) Samba composto por Humberto Porto & Constantino Silva, performado pelo Trio de Ouro, lanado em 1945 com vrias palavras-chave oriundas dos ritos da umbanda e do candombl. A letra faz referncias a Ogum e Xang e outras palavras associadas a religies afro- brasileiras, como sarav. A designao de gnero adotada na etiqueta do disco macumba . 22

- Loanda (D4452) Lanado em 1956, em verso cantada pelo grupo Os Cancioneiros, a msica menciona elementos indgenas e afro-brasileiros, mas apesar disso o gnero registrado no acervo Afro-brasileiro. Beira Mar (D4207) Gravado por Deo Maia em 1954, tendo sido lanado em Abril de 1955. A produo muito rica e lana mo de cordas e metais elementos alheios roda de terreiro , ainda assim o gnero indicado macumba. Uso de referncias do Candombl/Umbanda como palavras ('demanda', 'capacete de Ogum'). Iaia da Bahia chegou (D6978) Composta por Clodoaldo Brito e Joo Melo, a msica foi lanada em maio de 1954 com interpretao de Araci Costa. A produo mais uma que usa referncias afro-brasileiras a que se acresce uma elementos externos ao culto cordas e metais. Embora tenha um coro, a msica no tem o carter responsorial como nos ritos. Mame-Emanj (D1971) De autoria de Guerra-Peixe, interpretada em Novembro de 1955 por Leny Eversong (Hilda Campos Soares da Silva), a cano no poderia ser classificada como gnero Ponto de Macumba, como est no acervo. Sobretudo porque muito semelhante s apresentaes do jazz de rua ouvido em vrias cidades do sul dos Estados Unidos, em especial de New Orleans. Mas na mesma cano esto presente da batida sincopada do Frevo sustentados pela percusso afro. Batuques e pontos de macumba (L845), Lamento Negro (D307)

LPs de 33 rotaes Os afro sambas (L321) Disco de composies de Vincius de Moraes de Baden Powell a partir de curta convivncia com ritmos ouvidos na Bahia, o disco tambm toma emprestado referncia do universo das religies afro-brasileiras. Grupo Bongar Cho Batido Cco Pisado (CD1986) Exemplo de produo de base comunitria com elementos de ordem comercial. A base comunitria que formou os indivduos e o carter da banda est fortemente presente na composio geral do disco. As canes uma coletnea de msicas, poesias e loas compostas mantm um forte vnculo com o cotidiano e a religiosidade do povo de Xamb, do quilombo urbano do Porto de Gelo. Apesar da relao com outros universos musivais, predomina a referncia comunitria e familiar j apontada. 23

Razes do Pel (L2289) Disco produzido em 1992 na Bahia, composto por temas relacionados s relaes raciais, incorpora uma noo afirmativa e uma posio orgulhosa de pertencimento e compartilhamento da cultura afro-brasileira. As msicas denunciam aspectos do racismo, defendem a necessidde de luta contra expresses da represso racial brasileira, faz referncias ao Quilombo dos Palmares. Ainda que sem grande variedade rtmica o disco pode ser compreendido como resultado dum esprito altivo de pertencimento cultura afro-brasileira e incorpora alguns dos posicionamentos e lutas do movimento negro. O disco pode ser usado como a expresso de uma produo negra com mercado prprio. Ou seja, no a msica negra feita para o pblico (os sales) branco prioritariamente, sendo resultado de um processo de conquista de autonomia e estrutura na cadeia da msica. Aparecida (L3286) Mais um exemplo deproduo comercial direcionada a um nicho especfico e vinculado ao mesmo tempo s narrativas comunitrias afro-religiosas. O disco incorpora temas, personagens, divindades, saudaes, faz referncias ao sacerdcio e a sacerdotes como homenagens a pais de santos, instrumentos rituais e sincretismo religioso e ainda menciona segredos e lendas do panteo afro-religioso. A produo prescinde de instrumentos eletrificados, sendo mais presentes a percusso bsica, instrumentos de corda e coro. Pequenino Ederaldo Gentil (L2299) Grande disco de sambas com a forte presena da referncia religiosa afro-brasileira em algumas de suas canes. Alm de temticas com referncias afro-religiosas, as canes tratam de questes amorosas, da relao do sujeito com o mundo, amizade. Embora o que pontue as melodias seja o violo e os solos de cavaquinho, as msicas A abahia vai bem, Dois de fevereiro, Brkt e In-l-in-l so introduzidas por atabaques e outros instrumentos percussivos, para em seguida serem acompanhados por cordas e demais instrumentos de roda de samba. Isso faz denotar o vnculo mais direto dessas canes com a base religiosa. Canto de F (L4146) Todas as msicas, cantadas em portugus, so dedicadas ao religioso, com saudao a dividades, referncia a terreiros, promessas, sincretismo religioso. A produo entretanto amplia o leque de arranjos e instrumentos utilizados, incluindo bateria, instrumentos de corda, com a linha percussiva de terreiro perpassando e costurando os arranjos. Bresil Bahia Group Odund (L578) Resultado de pesquisas realizadas por estudantes 24

e pesquisadores do Departamento de Dana da Escola de Msica e Artes Cnicas da UFBA, o disco ambiguamente aqui colocado entre uma produo comercial e lrica. A fonte original so os cnticos e referncias percussivas da ritualstica afro-religiosa, mas o tratamento estilizado e sugere um certo filtro de refinamento. O universo rtmico de GUEM (L582) Disco de msico argelino de Batna, regio do Nger, gravado no Brasil com outros percussionistas brasileiros. O disco inteiro percussivo. uma boa referncia de msica africana de rebatimento no Brasil realizada no Sculo XX. Quarteto Negro (L2293) Disco de 1987 de grande apuro tcnico tanto rtmico

quanto meldico. Referncias esparsas, ainda que importantes, a temas diretamente vinculados histria afro-brasileira e cultura de oeigem africana no Brasil. A produo vai bem alm da j rica fronteira percussiva presente nos ritos afro-brasileiros, incluindo assim sintetizadores, cordas (violo, guitarra, baixo), sopros. Algumas msicas so instrumentais.

CDs Pesquisa Musical Brasileira Marcelo Guima (CD575) Batuques e pontos de macumba Suss e Joo da Baiana (L8455) Rico na produo, tem vrios arranjos para violo e cavaquinho, instrumentos que no so presentes nos terreiros. Embora possua um pouco do carter comunitrio, o disco claramente direcionado para apresentaes.. Mais uma bom exemplo de produo com apresentao dos Orishs. Jorge Riba Meu recado (CD2049) Financiado pelo Funcultura, trata-se de um disco de samba. Das 15 msicas do trasbalho, 4 possuem alguma relao temtica direta com rituais afro-brasileiros. Faz parte do conjunto de discos realizados por pessoas vinculadas s prticas religiosas afro-brasileiras.

Nesses casos comum que a letra seja cantada em iorub, ainda que a produo, rica em arranjos, inclua solos de cavaquinho, violo, flauta e metais. de particular interesse as interpretaes J.B. de Carvalho (Joo Paulo Batista de Carvalho), ou Joo da Baiana, lder do Conjunto Tupi. Embora os meta-dados das canes por ele interpretados sejam referenciados no item Gnero como 'ponto de macumba', os ritmos das canes variam muito: so baies, xotes, forrs, maracatus. 25

O deslocamento dessas narrativas, que possuem um fundo religioso, a uma dimenso mercadolgica gera alguns cruzamentos e misturas que explicitam miscigenao. E, embora no sejam canes que incorporem o discurso que enaltece a mestiagem como elemento diferencial de uma civilizao nova a braslieira , desenvolvem na prtica uma costura de referncias que argumentam por si o cruzamento de culturas e o desenvolvimento de um carter afro-brasileiro por excelncia. Nesse sentido, as composies dessa sub-categoria (as listadas acima) e outras que possam vir a ser identificadas a partir dessa orientao, se prestam como boas alternativas para tratar do tema de mistura e miscigenao no Brasil e apresentar aspectos da cultura religiosa afro-brasileira. J aquilo que aqui est sendo nomeado de produes comunitrias so registros de repertrios praticados por terreiros, recolhidos de projetos de pesquisa realizados por instncias universitrias, ou associaes (como a Sociedade de Estudos da Cultura Negra do Brasil) ou ainda financiadas com recursos pblicos. Tambm se caracterizam e se diferenciam da subcategoria anterior por serem gravaes sonoras de rituais ou de cnticos performados em ocasies no ritualsticas com o objetivo especfico de registro. Alm disso, o principal artfice das apresentaes parece ser as comunidades no so produes em que se destaca um intrprete, ou arranjador, ou compositor na medida em que os registros fazem parte do acervo vivo do imaginrio coletivo de uma determinada comunidade. Destacam-se no acervo os seguintes trabalhos sob essa sub-categoria: Il Omolu Oxum Cantigas e toques para os Orixs (CD2463) O CD foi gravado no Terreiro Il Omolu Oxum, em So Joo do Mertiti, Rio de Janeiro. Tambm apresenta potencial didtico na medida em que faz uma coletnea de saudes bsicas a Exu, Ogum, Oxossi, Omolu, Oxumar, Nan, Oxum, Ians, Iemanj, Xang, Ob, Eu, Oxagui, Oxaluf. Drama e fetiche Vodum, Bumba-meu-boi e samba de Benim (CD441) Gravaes feitas no Benin pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura POpular que mostrm o fluxo e refluxo ocorrido entre Brasil e frica. O disco uma antologia com recorte no repertrio musical de comunidades culturalmente diversificadas, segundo o critrio da religio. Os ritmos fon evocam a fora e o simbolismo de crenas animistas, enquanto os demais registros identificam a presena de duas foras em expanso representadas pelo catolicismo e pelo islamismo. O objeto da 26

pesquisa a que as gravaes serviram era revelar o aspecto da cultura fon que se infiltrou nos elementos iorub na formao musical das naes de candombl que mais procuram manter a identidade africana. As evidncias apontadas pela pesquisa sobre a presena fon no candombl so de ordem lingustica ou organolgica: por exepmplo, o afixo 'hun', presente no nome dos tambores fon (hungan, zolinhun) e na dana agbehun, colaborou na formao dos nomes dos atabaques brasileiros run e runpi. Hn, em fon, significa sangue ou corao. Berimbaus da Bahia Camafeu de Oxossi (L238) O disco composto por loas entoadas em rodas de capoeira e como tal se destacam a percusso (atabaques e batida de mos) e berimbau. O primeiro lado todo em portugus e o segundo, todo em Iorub. Os temas passam pela favela, amor e capacidade de danar bem. Camafeu de Oxossi, cujo nome de batismo pio Patrocnio da Conceio, era mestre de capoeira nascido em Salvador, em 1915, e foi presidente do Afox Filhos de Gandhi no perodo de (1976 a 1982). Tinha trs barracas no Mercado Modelo da cidade. Camafeu de Oxssi tinha um cargo honorfico no Il Ax Op Afonj, onde era Ob de Xang. Egungun Ancestralidade Africana no Brasil (L587) O disco foi produzido em 1964 pela Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil e composto por registros de rituais na comunidade Il Agboula, no municpio de Itaparica. O culto ao Egungun um culto aos antepassados j iniciados no ritual dos Orixs ou Voduns ou ainda no prprio Egungun. Umbanda abertura e encerramento de trabalhos (L2.296) O disco uma reproduo de cnticos usados nas saudaes aos Orixs (Oxal, Oxce (sic), Ogun, Xang, Inhan, Exu, Ibeji e pretos velhos), sendo portanto portador de um contedo didtico interessante. A msica e o Par Vol 8 Ponto de Santo (CD1325) Produzido pela Secretaria de Cultura e Secretaria Especial de Promoo Social do Governo do Par. Cnticos da tradio Jej-Nag de culto (nina-nag). So dois discos: o primeiroc, com cnticos de rituais dedicados a Orixs, Voduns e Nobres (reis, rainhas, prncipes, princesas, ou com ttulo de nobreza). O segndo todo dedicado a cnticos de saudao aos Caboclos. Entre senhores (as primeiras entidades) e caboclos existe uma relao hierrquica traduzida na regra segundo a qual a primeira parte dos toques sempre destinada louvao dos senhores, seguindo-se s 23 horas da virada do caboclo, quando s ento se comeam os cnticos para estes. Os dois discos 27

segue essa regra. A seleo inclui ainda exemplos de cnticos em que se verifica o sincretismo Jej-nag e do afro-catlico (associao Orixs/voduns/cantos caticos) bem como das relaes de adorao (leia-se devoo) dos voduns e dos encantados para com os santos das igrejas. O conjunto um excelente apanhado com potencial didtico muito interessante. A msica e o Par Vol 7 A msica de culto afro-brasileiro na Amaznia (CD1324) So 23 cnticos dedicados aos Orishs e aos caboclos reverenciados na Jurema. As primeiras 12 canes so saudaes as Orishs e, seguindo a hierarquia do cultor da Jurema, se seguem s saudaes aos caboclos, emulando a organizao temporal de um culto. Em relao edio listada anteriormente, diferencia-se pela variao das saudaes tanto aos Orishas reconhecidos na Jurema quanto alternncia dos caboclos lembrados. Tambm uma produo com forte potencial didtico por explictar as multiplas influncias na constituio desta forma de

religiosidade popular, como os elementos de origem europia e o culto aos santos do catolicismo popular; o sacrifcio de animais advindos da matriz africana, como realizado entre os Xangs nordestinos, alm de algumas divindades do panteo Yorub. As mltiplas influncias presentes nessa canes podem figurar como boas alegorias das constantes ondas migratrias entre o interior e o litoral nordestino, que influenciaram nestes intercmbios de elementos simblicos no culto. Jurema ao vivo (CD2370) Um dos raros registros de cnticos entoados durante os encontros da Jurema Sagrada. As gravaes foram realizadas nos terreiro de Pai Tuca, Maria de Oxum e Roberto de Angola. O disco todo cantado em portugus e explicita elementos das cultura indgena, catlica, iorubana e banto. Cho batido cco pisado (CD 1986) Coletnea de msicas, poesias e loas comostas a partir do cotidiano e da religiosidade do povo de Xamb, do Quilombo urbano do Porto do Gelo, em Olinda. O ttulo do CD remete ao ritual coletivo do pisar o barro. Traz encarte com as letras das msicas. Foi produzido com apoio do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Educao do Governo do PErnambuco. Lembrar que a referncia ao pisar o barro tem uma relao muito direta com vrias atividades relacionada pesen da mo-de-obra africana no Brasil, bem como com tarefas realizadas em comunidades cujas casas so construes de pau a pique. O barro pisado forma a argamassa para as paredes dessas casas que em geral so construidas me regime comunitrio, ou seja, em mutiro. Len Hirzsman gravou um documentario em que faz o registro 28

dessa prtica, em Cantos de Trabalho Mutiro, em Ch Preta, municpio de Alagoas, em 1974. Afox filhos de Gandhi (L126) So canes ritualsticas para Exu, Ogum, Oxossi, Ossanh, Xang, Ians, Oxum e Oxal, Cnticos de eleveao, alm da patuscada de Gandhi, composta por Gilberto Gil para ser tocada nas sadas do bloco bahiano.

2) Narrativas sobre o racismo

Suncategorias A mulata Diferena nacional Moreno (a)/ mestio (a)/ mestiagem A letra cotidiana

Como narrativas sobre racismo foram aqui consideradas formas pelas quais o racismo brasileiro se expressa em suas especificidades no cancioneiro popular. A base interpretativa para a criao das subcategorias acima considerou que o racismo e o preconceito de cor so formas racializadas de naturalizar a segmentao da hieraquia social. Nesse sentido, considera-se a hiptese interpretativa segundo a qual os grupos de cor brasileiros representam, antes de tudo, a segmentao da sociedade brasileira em dois blocos contguos: elite e povo, ricos e pobres, cidados e excludos, brancos e negros (GUIMARES, 2009). Com esse ponto de partida, a categorizao acima se refere presena em canes produzidas por uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e na qual a democracia ainda no se consolidou, onde a cor se estabelece no cotidiano e o racismo se afirma basicamente de forma privada. Essa sub-categoria tambm precisa ser analisada em termos de um fator que caracteriza as relaes raciais no Brasil: o da heterofobia, corolrio da auto-imagem em que as diferenas so expostas, assinaladas, estranhadas. O produto da articulao nacional das elites gerou uma nacionalidade imaginada cuja expresso deveria ser a de conformidade cultural em termos de religio, raa, etnicidade e lngua. O racismo que se depreende desse carter procura aniquilar as diferenas e pressupe uma avaliao negativa de toda diferena, implicando um ideal (explcito ou no) de homogeneidade, (Taguieff, 1987, p.29). 29

Nestas condies, o tipo particular de racismo brasileiro aparece no cancioneiro (SCHMARCZ, 2012), com relao sexualidade da mulata extica, sensual e muito perigosa porque feiticeira, macumbeira; reafirmando (ou denunciando) formas de hierarquia arraigadas; indicando a raa como situao passageira e circunstancial (o embranquecimento); sinalizando para o preconceito reconhecido nas marcas de aparncia fsica

Na cano popular brasileira, at a era do rdio, alguns temas aparecem de maneira reiterada exaltao de uma certa diferena nacional, dada por alguns elementos de distino e particularidade: o elogio da natureza (o calor, o mar, os trpicos); a experincia brasileira das relaes raciais que inclua a gerao de mestios bonitos, saudveis, de hbitos alegres, por vezes exticos, harmoniosos; valorizao das cores branco, preto, anil, louro, bronze, escuro, moreno. A miscigenao assume feitio visual e o recurso s cores no cancioneiro pode servir como elemento desse sentido. Um tipo nacional, zombeteiro e realado pelo perfil irnico e sem compromisso dos personagens; a mestiagem como locus da identidade nacional e a mulata como acerto desse ideal a figura da mulata idealizada e exotizada, e emergia como promotara de um quilbrio precrio no qual as diferenas convivem de forma intensa e ambgua. A mulata se converte em cone de brasilidade; Ambiguidades que expressam a excluso social e assimilao cultural a que so submetidos os negros e mestios; o malandro e a malandragem cristalizam o preconceito com o trabalho, sobretudo manual. A averso ao labor, associado ao universo do preto se vincula mestiagem e vagabundagem, que condenada e reprimida.

Em funo disso e da audio realizada, as seguintes palavras-chave foram utilizadas 30

como entradas no sistema de busca. Mulata/Mulato Mistura Feitio/feiticeira Pardo Malandro/malandragem Vagabundo/vagabundagem Trabalho Chefe Negro/preto

Os resultados foram analisados em funo do contedo das letras, procurando-se identificar se estas contribuiam/refletiam com o discurso racialista especfico brasileiro. Associou-se ainda, eventualmente, ao perodo de gravao/lanamento do disco ou cano, sempre que essas informaes estavam disponveis e podiam contribuir com o desenho dos argumentos referidos nessa categoria. Na categoria A Mulata, identificou-se a existncia de canes que associam a essa fenotipia no somente a cristalizao do acerto nacional pela mestiagem. A ela tambm so conectados os sentidos do perigo, do risco, da traio, da paixo, volpia e do feitio, j referenciado. Na entrelinha, a noo de que a cor usado como mais que pigmentao usada tambm como forma de classificao que se valem de traos fsicos e marcas no diretamente corporais, como a vestimenta, modo de falar, suavidade, habilidade para danar, etc. o que se verifica, por exemplo, a cano Mulata no Sapateado.

Mulata no sapateado Quem tem mais balano no sapateado? Tem mais molejo, tem mais requebrado do que a mulata tem? Que mais faceira, mais apaixonada? Faz uma misria quando est gamada e mais feitio que a mulata tem?

Mulata do Sapateado est no disco A estrela do Brasil (L1164). Tem msica e letra de Ary Barroso e Vincius de Moraes e foi gravado n ano de 1996. Em que pese a gravao ser relativamente recente, a cano prdiga em elementos que comunicam uma imagem muito associada construo da diferena nacional baseada na 31

mestiagem e que so teis para a anlise em Quem que se mostra pro estrangeiro ver? curso e tambm passvel de uso nos Imperador, presidente ou todo crente que documentrios que se pretende produzir. vem? interessante ressaltar algumas palavras e termos, tais como sapateado, requebrado, Quem a mulata s porque ela sambou bem? apaixonada, gamada, feitio e remexer. Elas so ndices que indicam uma noo de Pra mexer assim precisa ter aquela cor sinuosidade, sensualidade, maleabilidade, tanto faz no samba de partido alto afetuosidade a que se colou a imagem da ou no puladinho na ponta do salto, mulata e que procura traduzir para ingls ver desenvolvendo seu sapateado. a virtuosidade de uma nao naturalmente Que prazer quando ela gira o mostrador amistosa e receptiva. Ainda nesse sentido a Mulata meu amor mulata tambm o objeto do amor e, mais mexe, remelexe e torna a remexer precisamente, da satisfao fsica. S preu ver. De Herv CLodovil e Paulo Netto de Freitas a marcha Mulata Fuzileira (L253), lanada no carnaval do ano de 1933.

Mulata Fuzileira Mulata brasileira fuzileira da orgia da nossa companhia No corao da gente entrando uma morena envenena, envenena Mas se mulata A coisa muda de figura Vale a pena, vale a pena

A cano est disponvel na coleo na coletnea Carnaval Sua histria, sua glria, Volume 16 (L253). A marcha foi lanada em 1933 e explicita ainda mais a conotao sexual e objetificante. de se observar ainda o vale a pena, vale a pena, a indicar que apesar do potencial envenenador da mulata, o preo a se pagar compensa o envolvimento degradativo que implica a orgia com a mulher de cor.

De Noel Rosa, Mulata Fuzarqueira, gravado em 1930 Mulata Fuzarqueira Artigo Raro que samba e d rasteira que passa a noite inteira em claro Mulata fuzarqueira da Gamboa S anda com tipo toa Embarca em qualquer canoa Nesta e na composio seguinte o desposamento/interesse pela mulata acompanhado da violncia e da submisso como caminho naturalizado para a elevao social da mulher de cor. A categoria no apenas expressa como representao externa, ou seja, para ingls ver, como cristalizao da autenticidade 32

No gosto de te ver Sempre a fazer certos papel A se passar pros coronel Nasceste com uma boa sina Se hoje andas bem no luxo passando a beiolina ... Aceita o meu brao e vem entrar nas comida

nacional e acerto desse ideal. Idealizada e exotizada, a Mulata tambm o locus onde a violncia se expressa com mais fora exceo, talvez ao universo homossexual e em particular ao homossexual negro.

Tambm de Noel Rosa, Nunca Jamais Nunca Jamais Meu bem, no me faa sofrer Tu queres ter liberdade demais Os homens tu conquistas um por um Sem amar nenhum No, no pode ser Nunca...jamais Em tempo algum Qualquer dia eu morro de um acesso S por ver o teu processo De iludir os coronis Qualquer dia eu perco a pacincia Digo uma inconvenincia E depois te meto os ps E vou pagar vinte mil ris Deste a todo mundo tua mo E teu pobre corao Mas parece uma estalagem Para salvao o que desejo mandar fazer o despejo Pra poder descer bagagem Mas preciso ter coragem Nada de ti posso aproveitar Nada tens para me dar 33 Nunca, Jamais de 1931. Est aqui listada pela proximidade com que a violncia se apresenta na cano acima, direcionada mulata. Mas tambm porque nessa cano anotada o duplo mecanismo segundo o qual os grupos de cor brasileiros representam segmentao da sociedade brasileira em dois blocos contguos, estranhados entre si: elite e povo, ricos e pobres, cidados e excludos, brancos e negros. A mulher objeto da atrao e da revolta/desprezo, na cano, no nem sangue nobre (no que pode ser interpretado, 'no branca') nem rica (Pra quem pobre a lei dura). E por isso concentra sobre si uma carga de desprezo ainda maior, considerando o machismo que se denuncia pelo rancor do sujeito que desprezado ou que compartilha a mulher a quem dedica afeto. A msica anota diversas matizes dessa relao tensa entre afeto, desejo, fidelidade, poder (S por ver o teu processo de iludir os coronis) e diferenciao social em articulao com essa diferenciao racial e de classe.

Nem tens nota pra pintura Todo mundo sabe que s pobre No herdaste o sangue nobre E abusaste da feira Pra quem pobre a lei dura Ainda na chave da violncia, Mulata Assanhada Ai meu Deus, que bom seria Se voltasse a escravido! Eu comprava essa mulata e prendia no meu corao e depois, a pretoria quem resolvia a questo Tambm de Ataulfo Alves Requebrado Da Mulata Esse gostoso requebrado da mulata Tira o sossego de qualquer um cidado Esse jeitinho que ela tem que me mata Nao ha quem possa resistir tentao (bis) Quando ela passa sorridente na avenida Toda faceira no seu modo de andar A gente chega a esquecer a prpria vida Essa mulata um caso a estudar Quando ela samba na pontinha da chinela Se requebrando no terreiro a noite inteira to bonito minha gente salve ela coisa nossa mulata brasileira to bonito minha gente salve ela coisa nossa mulata brasileira Na mesma linha de exaltao, Exaltao cor (samba) Voc que no gosta da cadncia Do tempero sensual Desta dana brasileira Saborosa e tropical Voc, voc no v Em Exaltao cor (D1752), de Ataulfo Alves e J. Audi, h uma identificao entre o prprio samba, dana brasileira por excelncia, nica 'saborosa e tropical' e o pisar da mulata, que apesar de ser uma pisada, no maltrata. H ainda uma ambiguidade na oposio entre os pares tristeza/alegria; cor da noite/cor do 34 A msica est no disco Ataulfo Tradio (L199) e foi composta em 1968. uma das canes que melhor exploram essa relao que se procurou construir entre a mulata e a nacionalidade mestia e nica, brasileira. Tambm a se destacar algumas palavras e termos, como 'gostoso', 'requebrado', 'jeitinho', 'tentao', 'faceira', 'coisa nossa' e 'mulata brasileira' como ndices de uma proximidade afetiva e cordial O trecho de Mulata Assanhada, de Ataulfo Alves (L625), composta de 1956.

Que o samba apenas O pisar de uma mulata Que pisando no maltrata Que machuca mas no mata O samba, meus senhores o samba Um pouquinho de tristeza Um cheirinho de alegria O samba, ai, o samba o canto de uma raa Cheia de melancolia Que tem a pele cor da noite Mas tem a alma cor do dia (bis)

dia e como no poderia deixar de ser anotado entre a pele (condio fsica que tambm expressa determinao social) e a alma (condio metafsica, livre e distante da contaminao que aquela -a pele- sofre). Em seu ttulo, a cano lembra que a cor est sendo exaltada, em fiel sintonia com o clima de diferenciao positiva que mestiagem se colaria desde os anos de 1930.

No mesmo sentido, temos Cor de Jambo. Cor de Jambo (Bolero/Mambo) Vem c meu bem, vem c, Vem c morena linda, cor de Jambo, Vem c meu bem, vem c, Vem c, danar comigo, Este Mambo. Vem c meu bem, vem c, Vem c morena linda, cor de Jambo, Vem c meu bem, vem c, Vem c, danar comigo, Este Mambo. Vem danar, agarradinho, assim ! Com o rosto coladinho, assim ! Chega mais um bocadinho, bem juntinho a mim ! Beija-me agora, enfim ! Ainda aqui, Ginga da Mulata (forr) Que a mulata entrou no samba com vontade de sambar De Joo Mello, cantado por Jackson do Pandeiro no disco Forr do Z Lagoa. Mais uma msica na qual a feitiaria asssociada mulata. De Armando Castro e Mrio Vieira, gravado pelo duo Maracuj (D6442). A msica mais uma que tem na cor um vetor de diferenciao, identificao e classificao.

35

A ginga da mulata tem feitiaria Pra fazer o samba amanhecer o dia

A Mulata a tal (marcha) Branca branca, preta preta Mas a mulata a tal, a tal! Quando ela bole com os seus quadris eu bato palmas e peo bis Ai, mulata, cor de canela Eu vou ficar, linda morena Eu Ficar, linda morena Pelas belezas de teus olhos Eu vou ficar Eu queria ficar Naquela praia de Olinda Pra ver as guas to lindas E os coqueiros a bailar Eu queria ficar pertinho da minha morena Eu quero ver a cena Naquele embalo do mar

De Joo de Barro e antnio de Almeida, no disco Carnaval sua histria, sua glria Volume 10 (L217), mais uma das canes que ressalta a mulata como ideal esttico e ontolgico nacional.

E de tanto ser homenageada, a mulata/morena tambm escanteada, mas lembrada Questo de Raa Adeus Mulata! Adeus morena! na batata! Hoje a loura quem ordena. Vejam que graa Tem a loura quando passa! Mostra mesmo que de raa e no quer se misturar. Diz a todos que rainha Tambm sabe governar De Zeca Ivo, com msica de J.F de Freitas executada por Pixinguinha e sua orquestra, a marcha Questo de Raa, na coletnea Carnaval Sua histria, sua glria, Volume 16. Interessante observar que a loura no quer se misturar donde se pode inferir uma separao entre a condio na qual a morena reinava, condio misturada, mestia pois a loura de raa. O sangue nobre, assim, o corolrio da condio de rainha da mulher branca loura.

A associao com a troca de favores sexuais com a morena/mulata O cinzeiro da Zaz Zaz tem um apartamento na Marcha gravada em 1953 por Joo Goulart, acompanhado por Severino Arajo e seu 36

Avenida Mendes S E vive, oi morena Mas dizem que no sabe amar Zaz no gosta de fumar Mas tem um cinzeiro na sala de jantar No seu apartamento tem tudo de primeira Tem rdio, kitnet, geladeira Todo mundo quer saber o que que h Com o cinzeiro de Zaz.

conjunto. A msica foi composta por Nssara e Wilson Batista (D2293). Faz parte da imagem da morena/mulata/mestia a noo historicamente construida da libertinagem, do desejo e da sensualidade.

Exaltao da mestiagem como diferena, natureza e vantagem nacional convivem no cancioneiro popular com as narrativas da diferena mas tambm com as reaes afirmativas vindas da periferia subalternizada. Histria da Favela O sino da capela est batendo Favela tambm tem religio Favela tem madame no bangal Favela tem cabrocha de p no cho Favela fica perto da Gamboa Favela de sete coroas Favela sempre teve tradio Eu moreli l no tempo de Lampio Minha cabrocha do lado Eu parecia um bom moo Tinha charlote chinel E meu leno no pescoo Favela! Gravada em 1953 por Joo Goulart com Severino Arajo e seu conjunto, a cano foi composta por Nssara e Wilson Batista (D2293).

Ainda na vertente instrumental, esto no acerovo as seguintes canes, que ao menos em seus ttulos, do prosseguimento ao arranjo que vimos tentando analisar at aqui: Da cor do pecado Morena, boca de ouro (D470), performado por Chuca Chuca e seu conjunto. Foi gravado em 1956. Idem

O potencial didtico dessas canes est precisamente em se explicitar a construo de uma imagem especfica e orientada a cerca da nacionalidade brasileira e de um fruto de sua mestiagem, a Mulata. Essa construo no somente aglutina o acerto de um ideal de mestiagem, mas tambm o locus de expresses (fsicas e retricas) da violncia a sujeitos 37

vulnerabilizados no somente pelo entrelaamento entre cor e condio social, mas tambm pelo gnero. Na sub-categoria Moreno (a)/ mestio (a)/ mestiagem, o carter realado o das expresses musicais que enaltecem a experincia brasileira com as relaes sociais e que celebra os mestios e mestias como cones da diferena e da promessa da nacionalidade brasileira. A referncia mulata pode ser entendida como tal, claro. Mas, por causa dos vrios vieses que permite atacar, tanto do ponto de vista udio-visual quanto do ponto didtico, e tambm pela grande quantidade de canes dedicadas mulata, resolvi manter as respectivas referncias em separado, apesar de sua evidente relao com essa sub-categoria de agora. Considerou-se a emergncia do enaltecimento do mestio no bojo dos ventos ditados pelo Estado Novo (o dia da raa, institudo em 30 de maio a partir de 1939 para celebrar a tolerncia da sociedade brasileira apesar do recrudescimento da perseguio policial aos terreiros de vrios estados da Federao, que a bibliografia anota; a associao da virtuosidade do futebol brasileiro ao negro, sobretudo a partir da aceitao de negros entre os atletas dos grandes times; a escolha de Nossa Senhora da Conceio Aparecida, padroeira do Brasil). Coincide com esse momento, associando-se construo dessa identidade mestia, a emergncia da figura do malandro, que apontava para a recusa de trabalhos regulares, a prtica de expedientes temporrios e eticamente condenveis como estratgia prefervel de sobrevivncia. Essa figura estava decantada em diversas canes que ressaltavam caractersticas especficas como a simpatia, a sorte, o poder de seduo, a malemolncia, a ginga, a esperteza, entre outras. Z Carioca, personagem de Walt Disney, uma interpretao ldica do malandro. Entretanto, esse personagem, evidentemente mestio, circula nas ruas e passa a ocupar uma posio desconfortvel na vida social de um pas que procura se inserir internacionalmente como Repblica civilizada. o que se pode interpretar da represso que o Estado passou a realizar, por meio do Departamento Nacional de Propaganda, a partir de 1938, sobre as formas de representao do trabalho e do trabalhador. Essa represso se intensifica em 1939 por meio de portaria que proibia em todo territrio nacional a exaltao da malandragem; e, a partir de 1940, o prprio Departamento de Imprensa e Propaganda passou a intervir junto aos compositores no sentido de produzirem temas de exaltao ao trabalho e de condenao boemia, com evidentes reflexos sobre a produo musical essa determinao fez surgir vrias composies 38

que, ironicamente, narram personagens ex-malandros, bem comportados, que questionam sua origem ou natureza malandra. comum o termo raa ser associado aos mecanismos de construo republicana e de representao nacional, sendo a mestiagem realada como trao positivo da singularidade nacional - e positivo porque a soluo para os desafios da integrao e de construo uma nova civilizao. Como se sabe o Estado Novo contribuiu com uma construo eufrica do Pas nessas bases, realando o ideal de mistura.

A cano Inspirao evoca esse pas da diferena: Inspirao Eu viajei o mundo inteiro, no encontrei Inspirao para fazer uma cano At que um dia nessa terra eu vim parar E os seus encantos agorva vou cantar Brasil! o dono da beleza Da mais linda natureza que me deu inspirao Brasil! Quem te v e te conhece Nunca mais de ti esquece e te traz no corao A mistura como ideal da diferena: Vamo mistur? (D1945) um baio composto por Valter Levita e Mary Monteiro, cantado em dueto com Maria Celeste em 1952. mais uma das canes a enaltecer a natureza mestia da nacionalidade brasileira. J a cano seguinte remete a uma defesa afirmativa da nacionalidade vinculada ao samba: Gente de bem tambm samba Samba que o samba belo verde e amarelo nosso afinal Samba que o samba novena da raa morena e nacional Samba que o samba samba Quem vive no samba no pensa no mal Hoje tem gente bacana Em Copacabana que samba legal Meu samba gente bem tambm samba Composta por Ataulfo Alves em 1967 (L199), a msica rica em elementos que nos interessam. Primeiro, uma tentativa de desmistificao da imagem que o samba carregou e ainda carrega, associando-o aos hbitos de 'gente de bem', que mora em Copacabana. Talvez sem perceber, a associao refora o preconceito que quer desconstruir. H ainda a lembrana de que a a raa morena nacional numa tentativa talvez intuitiva de combate heterofobia de fundo 39 De autoria de Bruno Marnet, a msica (L1164) foi gravada por ngela Maria. interessante observar que a perspectiva de quem narra a msica de algum que vem de fora, dum estrangeiro, que, encontrando o Brasil, resolve ficar pela capacidade da terra produzir inspirao locus, nessa construo, do ideal de singularidade. No por acaso, Bruno Marnet era italiano. A letra est sintonizada com a noo de representao nacional baseada em uma especificidade realada e celebrada.

No h preconceito de cor, no senhor No samba no h preconceito de cor Acho graa quando dizem Que meu samba quadrado Que est fora de moda Que coisa do passado Querem apanhar caf Numa roa de arroz O samba que eu fao agora Viver amanh e depois

que assola as relaes raciais no Brasil. Na msica, Ataulfo defende seu samba de quem diz que ele quadrado, fora de moda. O interessante que no samba de Ataulfo h uma cadncia que acabou por assimilar essa peculiaridade do ser brasileiro, que pode ser assim definida - cadncia: s. f. - latim cadentia que significa regularidade de movimentos da dana com o ritmo da msica; compasso (MICHAELIS, 1998, p. 383), como marca freqente na produo de Ataulfo, a ginga da brasilidade expressa na cadncia do samba. A cadncia, o compasso e a harmonia se mantm presentes nas construes de versos por Ataulfo, constituindo a brasilidade como a expresso racial distintiva do brasileiro e do Brasil

A conjuno de pas promissor, mestio e trabalhador virtuosamente contemplada em negcio casar negcio casar Veja s... A minha vida como est mudada No sou mais aquele Que entrava em casa alta madrugada Faa o que eu fiz Porque a vida do trabalhador Tenho um doce lar E sou feliz com meu amor O estado novo Veio para nos orientar No Brasil no falta nada Mas precisa trabalhar Tem caf petroleo e ouro Ninguem pode duvidar E quem for pai de 4 filhos O presidente manda premiar... [breque] negcio casar Composta em 1941 por Ataulfo ALves, a msica uma das canes de Taleno no tem idade (L625). Samba de breque que segue risca a orientao do Departamento de Imprensa e Propaganda e que ressalta o malandro convertido (no entra mais em casa de madrugada), que valoriza o lar, a estabilidade do trabalho e o bom andar da economia de um pas onde no falta nada.

As consequencias da mestiagem quando associada malandragem, cantada por Noel Rosa e J. Machado, em Que se dane! Que se dane! no sem ironia que Noel Rosa e J Machado,

40

Vivo contente embora esteja na misria Que se dane! Que se dane! Com essa crise levo a vida na pilhria Que se dane! Que se dane! No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola Fui despejado em minha casa no Caju Que se dane! Que se dane! O prestamista levou tudo e fiquei nu Que se dane! Que se dane! No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola Fui processado por andar na vadiagem Que se dane! Que se dane! Mas me soltaram pelo meio da viagem Que se dane! Que se dane! No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola No amola! No amola! No deixo o samba porque o samba me consola

em samba de 1931, deixa mostra a dualidade que contrape contentamento e misria. A sada um certo cinismo audo-indulgente, que poderia ser interpretada sociologicamente como a cordialidade que Srgio Buarque de Hollanda aponta. A precariedade est presente na indicao do despejo e na condio de vadiagem, causa do processo sofrido. Ainda que o prprio Noel no fosse negro ou mulato, o que se procura identificar nessa anlise elementos de uma construo de elementos nacionais reveladoras das condies e do percurso da populao afro-brasileira. Assim que tambm est em articulao o desenho daquele tipo nacional a que j se referiu, e que se cristaliza no malandro, mas antes e principalmente no mestio.

Ainda a represso malandragem, que nessa cano referenciada como vadiagem, numa composio pensada para o carnaval: Carnav t a Carnav ta (t mermo) Vamo vadi (vambora) Vamo vadi Se a polcia no atrapai Carnav o forguedo mas mi de se brinc, oi Quem no gosta do brinquedo A msica foi composta por Alfredo Vianna e Josu de Barros para o carnaval de 1930 e est na coletnea Carnaval sua Histria, sua Glria Vol 10 (L217). A letra d conta da vadiagem (malandragem) como caso de polcia. Tambm faz uma referncia ao carnaval como brinquedo, termo que muito comumente associado a folguedos relacionados s expresses das religies de matriz africana que 41

no sbe o que forg Carnav intigamente era festa popul Hoje preciso que a gente Pea us home pa brinc Mandei faz um estandarte com as c da nossa bandeira Todo enfeitado com arte Porque eu sou brasileiro

precisavam durante certo perodo recenete solicitar autorizao da polcia para acontecer. A referncia bandeira uma notvel associao entre a malandragem, a fruio mestia e catrtica e o carter tpico nacional. Interessante ainda observar que a forma com que as palavras so usadas, emulando a fala do sujeito da periferia, tambm se soma a essa construo.

A convergncia entre a referncia mulata, a represso policial e o estado de graa da malandragem: Mulata de ouro Sinh No bambeia no sinh Oh, no bambeia no O Sinh Quando a polcia chegar pai me Mas eu nunca peguei no alheio Quando a polcia chegar Tire mo meu nome do meio O abandono da condio de malandro: Quem malandro sou eu? Que malandro sou eu que trabalha o ano inteiro para sustentar meu lar? Companheira e cinco filho para criar Muita cara e pouca roupa para usar Ai, quem me dera viver bem sem trabalhar Ser bom chefe de famlia Cupridor de meus deveres Patriota e eleitor Sempre fui sacrificado Meu batente to pesado E ningum me d valor, meu senhor Apesar de ser a voz de um ex-malandro, est presente a averso ao trabalho regular, a valorizao da intimidade nas relaes sociais, a consincia de um percurso sacrificado e o pas, como identidade de pertencimento. A msica foi gravada em 1953 por Ernni Filho com orquestra e coro. A cano foi composta por Joo C. Da Silva e Alberto Oliveira (D4242). A msica faz parte do disco Samba de vio da Ilha do Massangano de 2008.

42

Idem Malandro granfino Malandro deixou o morro e foi morar l na cidade Tirou o leno ps gravata Ficou cheio de vaidade O negro ficou granfino e diz at que americano Deixou de tocar cuica e agora toca piano A favela ficou triste O Salgueiro at chorou Porque o malandro sem alma o seu bero abandonou No se alarme minha gente Quue o malandro voltar Pois quem nasceu para malandro S no morro morrer O reconhecimento da condio infantil (no sentido de jovem e promissora) da nacionalidade: Jardim da Infncia Ns somos todos do Jardim da Infncia Crianas lindas da cabea aos ps. . . Somos alegres, temos elegncia. . . Voltamos sempre s depois das dez. . . Nosso estandarte um "buqu" de flores Pois este bloco tem um ideal Quem vem na frente so os professores Anunciando o nosso carnaval. Ns j sabemos soletrar o B-A B Um B com A faz B-A BA. . . Ns j sabemos fazer conta de somar, De dividir e de multiplicar. . . Agora s nos falta aprender A conjugar o verbo amar. . . Nessa marcha de carnaval, composta por Nelson Ferreira, ainda em 1923 e presente no disco Carnaval sua histria, sua glria Vol. 10 (D217), tambm confluem alguns elementos at aqui assinalados. O Ns do Jardim da Infncia parece apontar para um entendimento da populao nacional, de uma nao jovem que sai em festa, uma festa nica como a prpria nao que se est a construir. interessante observar que na msica, ao menos, a soluo dada para os problemas da nao est na conjugao do verbo amar, uma sada ldica e afetiva, de uma racionalidade comunicativa (Habermas) e no uma racionalidade tcnica. Samba de Cacique e Urbano Reis, interpretado por Isaura Garcia (D3701), em 1943, a cano necessita ser considerada no contexto da represso do Estado Novo, mas por outro lado tambm indica o processo de branqueamento e portanto da possibilidade de o estado de negro/negra ser modificado a partir da subida na hierarquia social com base em educao e formao escolar.

E finalmente na sub-categoria A letra cotidiana foram enquadrados canes que narram aspectos cotidianos do processo heterofbico que assinalamos acima.

Lenda do Barbado uma msica classificada no acervo da Fundao como Jongo Afro-brasileiro. 43

Lenda do Barbado Encontrado estrangulado com catinga de barbado ...

Composta em 1958 por Beduino Filho, a msica foi gravada por Marita Luizi (D5282). Menciona o aparecimento de um homem negro encontrado na mata morto por estrangulamento. A letra, forte, adornada por uma melodia muito atraente e aponta para o aspecto fisicamente violento j que de violncia simblica algumas dessas canes so prdigas do racismo no Brasil, que vitima de forma intensa homens jovens e negros brasileiros. A referncia barba talvez se explique pelo fato de que os fios de cabelo do corpo ainda crescem durante um certo tempo aps a morte do indivduo.;

Outra cano que expressa alguma heterofobia, com final harmonioso. Negro velho A msica, de Zequinha e Ado Benatti de 1958 (D6043) e narra um caso dum negro velho que pede gua numa fazenda e enxotado pelo fazendeiro. A filha do fazendeiro picada por uma cobra e, correndo risco de vida, curada por aquele mesmo velho que fora mal tratado pelo senhor branco. Alm da lio de moral que a cano traz, ela ainda evidencia o aspecto da violncia costumeira e heterofbica, a relao contrastante entre oligarquia (o fazendeiro dono de terras, prestgio e poder) e povo (destitudo de direitos e recursos) no Brasil. Entretanto, a letra da cano soluciona esse choque por meio de uma convivncia pacfica ao final: o fazendeiro, o negro velho e a sinh curada passam a viver em harmonia na fazenda. O uso discriminatrio de palavras como negro expressa heterofobia e a noo de pigmentocracia: Negro-fim A msica de autoria de Alberto Jesus e Osvaldo Barcelos (D5057) e se destaca pelo uso preconceituoso e discriminatrio da palavra negro, associado a coisa ruim, degenerada e negativa. Na letra cotidiana, esse sentido para a palavra e para outras refora identidades e locais.

Histria triste Uma histria triste uma noite de luar luz dum violo A soluar Tudo tudo melancolia

um canto de mgoa escondida, dissimulada ou negada que todo o morro cone da condio subalterna estabelecida pelo regime de diferena sente. Portanto, um afeto coletivo por uma condio coletiva. O samba a senha de de processo inclusivo por onde o desfrute do ambiente do salo e por 44

Mas o morro cheio de ironia Em vez de chorar Vai cantar Mas a dor fala to alto Que at a luz pra no caminho para ver o fim chorar Quando o samba aparece nos sales com seu ritmo alegrando os coraes Esconde a sua mgoa Porque onde ele mora... sofre, chora.

proximidade, da cidadania negada desde a origem da histria do Pas. A msica tambm se d possibilidade de uma outra interpretao, que relaciona a mgoa a uma histria de amor. A cano (D1015) de Claudionor Cruz e Pedro Caetano e foi gravada por Coelhinho com o Regional de Claudionor Cruz em

3) Narrativas histricas

Histria do Brasil Quem foi que inventou o Brasil? Foi seu Cabral! Foi seu Cabral! No dia 21 de Abril Dois meses depois do Carnaval Depoi Ceci amou Peri Pery beijou Ceci, ao som Ao som do Guarani De Guarani ao guaran Surgiu a feijoada e mais tarde o Paraty Depois Ceci virou Iai Peri virou Ioi, de l Pra c tudo mudou Passou-se o tempo da vov Quem manda a Severa e o cavalo Mossor.

Composio de Lamartine Babo, foi gravada originalmente na RCA Victor em 1933, por Almirante acompanhado pelo Diabos do Cu e lanada em discos 78 rpm (L217). Nos versos finais, Lamartine faz referncia a dois grandes dolos do pblico na poca: a fadista portuguesa Severa e o cavalo Mossor, ganhador do I Grande Prmio de Hipismo do Brasil em 1933. No mesmo ano, Mossor venceu o Grande Prmio Cruzeiro do Sul, no mesmo. 'Paraty', na segunda estrofe, refere-se cachaa. No sentido da narrativa histrica mencionada acima, a msica um resumo bem humorado de um percurso que remete direta ou indiretamente a personagens importantes da memcia coletiva nacional: o Senhor (Ioi), a Senhora (Iai), o ndio, o negro (a feijoada) e o portugus: na figura imaginada do descobridor, Cabral.

Histria do Brasil atravs do Samba de Enredo O negro na cultura brasileira 45

LADO A: Navio negreiro; Leilo de escravos; Negro na senzala; Magia africana no Brasil e seus

mistrios; Palmares; Ganga Zumba; LADO B: Valongo; A festa dos deuses; Afro-brasileiros; Chico Rei; Xica da Silva; Sublime Pergaminho; Heris da liberdade
O disco A Histria do Brasil atravs do Samba Enredo O Negro na Cultura Brasileira (L719), de 1976, todo ele composto por narrativas de marcos histricos importantes para as relaes raciais no Brasil desde o sculo XVI. Sua importncia para este trabalho est na forma como tais sambas de enredo contriburam e contribuem com a renovao de discursos estabelecidos sobre a nacionalidade brasileira. Neste caso, o enfoque dado pela edio em relao s culturas trazidas da frica pelos negros escravizados, o encontro com a condio de expropriao e esravizao no Novo Mundo e personagens especficos como Zumbi de Palmares, Ganga Zumba, Xica da Silva e Chico Rei.

Diamante Negro Neste meu modesto samba Sem nenhuma pretenso No vou falar de amor Vou mostrar o campeo Vou falar de futebol No vou contar anedota Vou falar de um brasileiro Que o dono da pelota

A msica foi lanada em Julho de 1950, no mesmo ms em que ocorre no Brasil a final da Copa do Mundo daquele ano, na qual o Brasil perdeu para o Uruguai. O episdio uma das maiores traumas da mempria futebolstica brasileira. um samba composto por David Nasser e Marino Pinto (D5971). A importncia de seu destaque aqui variado. Lenidas da Silva, o Diamante Negro objeto da homenagem de David Nasser, um dos primeiros negros a se profissionalizarem no futebol brasileiro, tem uma trajetria de vida que pode ser lida a partir do cooneito de embranquecimento j mencionado Lenidas da Silva nesse relatrio. Lenidas, o acrobata e malabarista (inventor Bem cedo deixou a escola da bicicleta) era um dos homens mais clebres do Brasil na Porque seu claro caminho dcada de 1930, ao lado do prprio presidente Getlio Vargas Era o caminho da bola e do cantor das multides, Orlando Silva. Como salienta WISNICK (2008, p. 193): o presidente-ditador ladeado por Lenidas da Silva cresceu um msio popular e um jogador de futebol: estavam lanadas ganhou partidas, honras e lor as bases da imagem do Brasil moderno. H, nas entrelinhas a (sic) afirmao de que, apesar do claro caminho para o futebol (ou seja, no precisava ser letrado) e do fato de ser um negro, Eu s queria fazer com a cabea Lenidas (e outros negros) pde alar condio de cidado O que o Diamante Negro faz brasileiro, posto ter pago um preo por isso: ganhopu com os ps. partidas, honras e lor (no consegui identificar o sentido preciso dessa palavra). Considerando a importncia do futebol para o imaginrio e para o sentimento de nacionalidade brasileiros, h poucas msicas que tm no esporte seu objeto.

Brasil de caboclo Aqui a independncia

Tem aqui um deputado Que no teve o que fazer 46

A composio um repente includo na coleo Itinerrio

Ficou s naquele grito E o dito pelo no dito Acumulou mais carncia. Reformaram a previdncia Maltratando o ancio Tirando de uma penso Que j era muito pouco NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI JOO

Foi inventar de vender Alvar a condenado. Procurou um magistrado Pra garantir proteo E o tribunal sem viso Tambm t ficando mouco. NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI JOO

Aqui tem um senador Lugar que o ndio foi dono Com uma grosa de processo Mas hoje descriminado J lhe chamam no congresso Chega at a ser queimado De colecionador. Quando quer dormir um sono. E ainda tem eleitor Vive em total abandono Desprovido de noo Sem mandar mais no seu cho Que no dia da eleio Servindo de diverso Esquece de dar o troco. Para uma gangue de louco. NESSE BRASIL DE NESSE BRASIL DE CABOCLO CABOCLO DE ME PRETA E PAI DE ME PRETA E PAI JOO JOO Ou oito ou oitenta Foi aqui que um juiz Na regio do nordeste Por nome de Nicolau Se no chove vira peste Furtou at tribunal Se chove tudo arrebenta. E se mandou do pas. O governo no atenta Mas hoje vive feliz Pra tanta destruio Curtindo a sua manso E por conta da omisso E faz at gozao O nordeste fica oco. Do judicirio broco. NESSE BRASIL DE NESSE BRASIL DE CABOCLO CABOCLO DE ME PRETA E PAI DE ME PRETA E PAI JOO JOO Um americano zangado Foi aqui que um deputado Com raiva no sei de que Furtou merenda escolar, Jogou gua num beb Fez estudante chorar Que chorava do seu lado. E ainda no foi cassado. O pai ficou revoltado Foi manchete no estado Com a fria da agresso De rdio e televiso Sem entender a razo 47

Musical do Nordeste/Repentistas. O Brasil desenhado aquele da ltima estrofe: do sujeito nascido da me preta e do pai Joo. Joo um nome de ascedncia europia mais especificamente ibrica. Ento estamos falando que o Brasil dos mestios. O repente no tem a pretenso de contribuir com uma imagem da nacionalidade, nemnunca foi um gnero estimulado ou necessariamente perseguido, como acabou sendo o samba. Mas esse repente revela um panorama de excluses, privilgios e hierarquias distantes do interesse do povo, da coisa do povo (a res publica) que remete novamente comunidade nacional imaginada e o seu corolrio: a negao da cidadania a todos os brasileiros.

Mas no teve punio E ainda faz pouco NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI JOO

Da estupidez do louco. NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI JOO

aqui que o brasileiro Os anes do oramento Fala o idioma ingls Longe da branca de neve Esquecendo o portugus Fizeram furto de leve Querendo ser estrangeiro. Nas contas do parlamento. Aqui todo companheiro S no rendeu cem por cento Trata bem o cidado Porque tinha outro ladro Mas piloto de avio Sem ser da gangue de ano Chega aqui dando cotoco. Que tambm comia toco. NESSE BRASIL DE NESSE BRASIL DE CABOCLO CABOCLO DE ME PRETA E PAI DE ME PRETA E PAI JOO JOO Foi aqui que o Lula-l Elegeu-se presidente E foi at o oriente Pagar promessa a Al. Vive mais l do que c Passeando de avio E no vem c no serto Pra v como tem sufoco. NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI JOO Foi aqui que o P.T. Com o apoio da gente Elegeu um presidente Que mudou no sei porque. Chamou o P.M.D.B. Pra fazer composio E deu como gratido Um ministrio de troco. NESSE BRASIL DE CABOCLO DE ME PRETA E PAI 48

JOO

Em Olinda tem igreja Em Olinda tem igreja Feitra pelos holands Quando o missionrio vei A missa celebrar Das cidade do Recife Olinda a maior Inda tem um farol Clareando o alto-mar

Mais uma cano da coleo Itinerrio Musical do Nordeste/Ciranda.

49

Icononografia Colees Arnaldo Guedes Pereira

Os registros so de um centro da cidade do Recife no perodo com um perfil no qual a cidade enquandrada de forma distante. So fotos em preto e branco. O aspecto distanciada desse centro ainda sem o carter de cidade de prdios altos tambm aparece em fotos feitas ao rs do cho. H um distanciamento que tambm se expressa em algo que de oficial da cidade. So registrados alguns dos marcos arquitetnicos So Luiz, Teatro Santa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Av Guararapes, Rua da Aurora, Hotel Central, a praa da Independncia, as sedes do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco, o Palcio do Governo, o Largo do Carmo, outras igrejas antigas, a Livraria Colombo, a Faculdade de Direito, mas todas as fotos so feitas mais como peas de marketing do que de reportagem. Mais como peas de uma publicidade oficial do que com o narrativa do dia-a-dia. As falhas desses locais so, nesse sentido, escondidas pela distncia. Impe-se mais a autoridade, a imponncia, a arquitetura expresso de poder dados os ngulos; as escolhas dos aspectos a serem valorizados dos prdios, a distncia impeditiva de entrar nos lugares de poder e mando, da autoridade. So poucas as fotos em que o registro feito prximo do fato, do acontecimento. AGP_0230, AGP_0230b e AGP_0230c mostram uma obra num cais, com algumas pessoas e homem de roupa branca.

50

Bencio Dias Narrativa sobre a cidade e suas transformaes. reas do porto da cidade do Recife e cais variados que funcionavam intensamente no rio Capibaribe pelo centro da capital. A existncia de navegao a vapor. Registro da arquitetura neo-clssica. Construes: ancoradouro, cais da lingueta, cais do Porto do Recife, Arsenal da Marinha. FOT O: BD_ 0013 Regi stro de elem entos fsic os e hbit os que no fazem mais parte da cidade: o Arco da Conceio, o traado original da Ponte Sete de Setembro, lampies a gs e homem em escada fazendo possvel conserto (BD_0013), homem com tablado que lembra quebra-queixo/ outro afastando-se com o que parece ser um quebra queixo na mo (BD_0013), muito trabalho base de trao animal, Obelisco. BD_0050, BD_0054 (forte do Buraco), BD_0055 (forte do Buraco), BD_0056 (Cruz do Patro e prainha), BD_0057 (Cruz do Patro), BD_0132. Intensa atividade porturia Cais da Alfndega e Cais 22 de novembro (em desuso os dois), Cais do Apolo, Cais do Arsenal da Marinha (BD_0131, BD_0132); Cais 22 de Novembro (BD_0194). FOT O: BD_ 0131 Uma cida de conti nua ment e obsoleta e em desenvolvimento Demolies: obsolescncia acelerada da cidade. Esse aspecto possui uma ntima relao com os extratos negro e mesio da populao, que historicamente estiveram envolvidas na construo da urbanidade antes e depois do trfico negreiro ser extinto. Algumas fotos: BD_0032, BD_0037, BD_0038, BD_0039, BD_0040, BD_0041, BD_0042, BD_0043, BD_0044, BD_0045, BD_0058, BD_0059, BD_0060, BD_0061, BD_0062, BD_0061, BD_0063, BD_0064, BD_0065, BD_0066, BD_0067, BD_0068, BD_0073, BD_0074, BD_0075, BD_0077 ... BD_0086, BD_0088, ... BD_0091, BD_0092, ... BD_0097, BD_0098, BD_0100, BD_0105 ...BD_0115, BD_0130, BD_0399. Construo da Ponte Duarte Coelho: BD_0475. Abertura da Cd da Boa Vista: BD_0522 (novamente os negros no trabalho). FOT O: BD_ 51

0060 No relato visual de Bencio Dias as categorias acima convergem no sentido da contnua adaptao da cidade, pelas mos de descendentes de escravos, ex-escravos e libertos, necessidade contnua de modernizao. Representa isso o Estivador Nascimento (BD_0654), negro que trabalha no Porto carregando e descarregando o resultado do crescimento da cidade e da economia do Estado. Na medida em que essa necessidade est sempre em defasagem, dado o carter do desenvolvimento brasileiro ser precrio, oportunista (cf. Srgio Buarque de Hollanda, ) a cidade continuamente tambm obsoleta. A mo de obra brasileira e recifense est sob o desgnio dessa instabilidade de projetos, perspectivas, necessidades. Ao mesmo tempo o elemento de alienao muda, mas continua. Num processo de agudo apagamento da memria que a busca por superar esse estado de obsolescncia gera, a alienao do trabalho, do processo histrico como que se retroalimenta. Alguns dos possveis artfices do mando esto nas fotos. Caso no o sejam compartilham com estes elementos presentes na vestimenta, na postura, e as posies em que so enquandrados nas fotos atestam essa condio de mando e de diferenciao. Uma sequencia de fotos ilustra bem que a mo de obra que continuava a dar duro no projeto de cidade europeizada era negra: (BD_0300), (BD_0304). A foto BD_0300 em particular ainda mostra o chefe, que branco. O tempo no para na cidade que se transforma mas permanece tambm. A contradio do desenvolvimento sem etapas e no planejado. Homem da ostra: (BD_0657... 59). Trabalho Registro de negros, descendentes, mestios, excludos e semi-excludos na lida diria, geralmente em atividades de esforo fsico, numa certa continuidade da condio precria que sempre acompanhou no Brasil a vida as condies de vida da populao negra e mestia. Esses parecem ser registros da sua insero/participao na economia da cidade: BD_0023, BD_0015, BD_0006, BD_0025, BD_0029, BD_0048, BD_0046, BD_0050, BD_0084, BD_0091, BD_0120 ... BD_0124, BD_0149, ... BD_0153. FOT O: BD_ 0046 Regi stros de repre senta ntes da orde m do man do e de que m obed ece nessa cidade obsoleta: BD_0099, BD_0115, BD_0116, BD_0119.

52

FOT O: BD_ 0099 Nas fotos h a prese na de navios a vapor. A reconstruo do bairro do Recife, tambm registrado e as obras no Porto do Recife tambm testemunham as alteraes na economia do Estado alm da prpria dinmica da cidade, que circulava em torno das atividades ligadas aos rios e ao mar e do Porto. o momento em que o Porto transforma-se em grande atrao: onde a sociedade parava para assistir o embarque e desembarque de turistas, famlias de emigrantes, marinheiros, estivadores, vendedores, ambulantes e homens de negcios, e se divertir com a chegada dos primeiros navios a vapor, os transatlnticos e paquetes estrangeiros, todos enfeitados com bandeirolas, e que, quando cruzavam a barra, toda a cidade era avisada atravs de tiros de canhes emitidos pelo Forte QuebraPortas. Eles aportavam em ritmo de festa, ao som da Banda da Policia Militar, instalada em palanque armado no ptio do Arsenal da Marinha, (MACHADO). H navios de guerra alemes retratados, no ano de 1939, o que causa surpresa. Algumas sequencias (BD_0202...BD_209) ilustram a mistura de escolas arquitetnicas e a substituio de antigas construes por outras mais recentes. As sequencias de fotos datadas do incio mostram o ento centro da cidade com o horizonte descampado, com poucas construes verticais - que comeam a despontar a partiR da quarta dcada do sculo XX e que BD tende a registrar. Ainda nesse sentido, construo do Edf. Sulacap: BD_0399 (1940). Na cidade que avana e muda h bons registros de formas diferentes de vestir de pretos e brancos: (BD_0266) e (BD_0266). Moradias Sequencia de fotos que mostra reas perifricas onde moram famlais afro-descendentes: (BD_0418), (BD_0419), (BD_0420), (BD_814). FOT O: BD_ 0418 Para da milit ar Sequ encia de movi ment ao da cmera, que mostra parada militar em 1943 (auge da guerra): (BD_0562... BD_0566). Soldados negros: (BD_0583). Carregadores de piano: 1910 (BD_0738). O mestio vai s compras (no mercado): (BD_0739, ... 742) O negro trabalhando no Porto: BD_0748, (BD_0749). 53

Santo Elesbo (negro!!!): na igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem. (BD_0756). Peas decorao da burguesia: (BD_760... BD_768) Chave da cidade do Recife: (BD_0782) Troa carnavalesca (presena macia de negros e mestios): (BD_811) Feira Feira de Garanhuns. Forte aparncia de roupas mouras. Populao quase toda negra. As imagens das mulheres vendendo hortalias e frutas no cho, assim como a dos rapazes e homens nos barbeiros rua, contradizem a ideia do mito nacional, o mestio altaneiro. (BD_883...BD_897). FOT O: (BD _883 ) Tudo impr oviso e sobre viv ncia, adapt ao, os pouc os recur sos, a troca para a manuteno do dia. Poucas roupas, farta devoo. As frutas esparramdas pelo cho, nem banca para as frutas existe. A imagem do mestio glorioso e heroico no se aplica aqui. Tapioca (comida indgena), sendo feita por mulher com toca na cabea em balde usado para fazer fogo e carvo. (BD_ 910). Negro vendendo repolho de ps descaos: 918. Elegncia do vaqueiro (BD_ 0932). Convivem tipos populares (o vendedor de peixe, o vendedor de pele, a senhora com guardachuva e as mquinas que precisam dar conta com os homens da modernizao). (BD_660), (BD_661), (BD_662), (BD_663), ... (BD_668).

54

Brito Alves As representaes dos rtulos so de uma ampla variedade de estilos grficos e temticas, alm dos smbolos/estampas que esto presentes. Com isso, variam igualmente os personagens que ilustram os desenhos, confundindo-se, em alguns casos pela re-incidncia, com as prprias temticas. Tambm variam as procedncias da produo, com uma predominncia maior para o que era produzido no Estado de Pernambuco. Mas interessante observar que o negro quase no est presente nessa variedade de represantaes pictricas e temticas. O mestio sim, quase sempre na figura do caboclo, identificado ao ndio por palavras e imagens um resqucio da tradio indgena do hbito de fumar. Mas o negro e a negra praticamente esto ausentes da ampla variedade uma exceo que confirma a regra o arquivo BA_0598, abaixo. Quando presentes, as imagens de negros nos rtulos remetem a imagens negativas, preconceituosas e, em geral, heterofbicas. Nesse sentido, as referncias diretas a negros/negras e mestios/mestias fazem associaes com o diabo; ao trabalho e seduo (no caso das mulheres representadas nos desenhos).

FOTO: BA_0598 O referido arquivo tem como estampa do rtulo um casal de negros em roupas vermelhas e brancas, com estilo que sugere serem rabes. Os cigarros so produzidos por Jos Antnio Domingues de Figueiredo. O nome do cigarro Africanos.

55

56

57

Alguns poucos rtulos fazem referncia aos abolicionistas, com o sugestivo nome de Nova Esperana para a fbrica:

58

O rtulo acima faz referncia a um termo muito usado pelos negros escravizados a senhoras e moas brancas.

Uma outra imagem dos rtulos da coleo com alguma conexo mais evidente ccom a histria africana e afro-brasileira essa que segue abaixo. A pea deve ter sido confreccionada no perodo posterior Abolio.

59

Abaixo, uma tnue vinculao da imagem da morena/mulata sedutora, muito presente no cancioneiro.

60

Uma outra imagem que aponta para o trabalho braal do tipo que era e ainda desempenhado por amplas parcelas da populao brasileira negra. claro que nem todos os exgraxadores (ou engraxates) so negros, nem precisam ser. A imagem aqui anexada como elemento que possa vir a ilustrar situaes e trabalho de ordem subalterna que atinge boa parte da populao mestia e negra brasileira:

Rara imagem de um intelectual mestio a ilustrar qualquer produto comercial do Sculo XIX. No caso em questo, poeta Gonalves Dias. As posies sociais subalternizadas de mestios, negros e indgenas mais comum na coleo.

Um outro caso raro (na verdade

61

nico, na coleo) de ilustrao de rtulo com a imagem de um abolicionista

Abaixo, outra imagem rara de pessoa negra ou mestia na estampa do rtulo.

62

Curiosa imagem abaioxo, possivelmente inspirada em 'Otelo, o Mouro de Veneza', de Shakespeare.

Mais uma incomum pea com ilustrao de negro, abaixo. No caso em questo, o rtulo aparentemente rene alguns elementos de estereotipao e heterofobia. O negro, alm de elemento que rene diferenas em relao noo imaginada da nacionalidade, ainda cigano e pobre. So marcas de diferenciao e de subalternidade. interessante observar, entretanto, que a identificao de espritos ciganos comum na Umbanda. So andarilhos que viveram nos sculos XIII, XIV, XV e XVI e, no rtulo, o cigano Paulo um andarilho, com alforje de viagem. Dedicam-se caridade e orientao de pessoas ainda encarnadas, limpeza de ambientes. Neutralizao de ms intenes e envio de espritos ignorantes a lugares mais convenientes. O Cigano Paulo uma das entidades registradas e conhecidas para essa religio.

63

O rtulo acima faz nova referncia morena, discutida na anlise sobre o acervo fonogrfico, como cone da nacionalidade brasileira. Aquela imagem encontra nesta e nos outros rtulos com a mesma temtica sintonia. As outras imagens listadas abaixo fazem referncia direta no a negros ou afrodescendentes, e sim a ndios e caboclos, sejam em ttulos ou imagens de representao indgena (a maior parte).

64

65

66

67

68

69

70

71

Bruno Dourado De uma forma geral, as fotos da coleo Bruno Dourado trazem informaes visuais sobre a diferena de status e poder econmico entre a populao pobre visivelmente formada por negros e mestios e uma classe mdia ou rica detentora de bens de consumo. Essa diferena se evidencia, pelo lado da populao pobre, nas roupas e nas moradias. Por parte da classe mdia ou rica, se evidencia por roupas e por bens de consumo caros para a poca em que as fotos foram feitas veculos. Alm disso, a presena de carros, a ateno dispensada pelos moradores locais e a foto diante de um hotel permite concluir que so visitantes da cidade.

72

73

Carlos Lemos Conjunto de apenas 10 fotografias digitalizadas mas muito eloquentes de posies sociais destinadas a brancos, negros e mestios pelo longo percurso da escravatura no Brasil e pelo regime especfico que lhe acompanhou. Os registros tratam de basicamente duas famlias, uma branca e outra negra e de suas respectivas moradias. Nesse sentido, o conjunto se presta a uma narrativa de dicotomias relacionando vesturio, habitao, educao, sade e educao. Habitao

Trab alho

74

Sade

75

Eraldo Gueiros As fotos so dae presena do governador binico em Pernambuco, durante inaugurao da pedra fundamental do Porto de Suape. Uma das fotos com Pel e outra com Maluf. Observar que Pel representa em grande parte a imagem do negro conformado, civilizado, includo ou aceito. A foto dele particularmente interessante no sentido de poder servir quela ideia do negro embranquecido pela posio social e/ou pelo dinheiro que auferiu. Na companhia de um dos agentes mais importantes daquele trgico perodo de exceo, essa imagem se refora e se intensifica. Ao mesmo tempo se associa ideia do negro domesticado, usado pelo governo para atenuar o regime de represso que se vivia poca. A relao de Pel com a Ditadura tambm expressa questes de desequilbrio e excluso social apontados por Florestan Fernandes. Pel aqui o negro no mundo dos brancos no representa ameaa a absolutamente nada que sustenta o mundo (particularmente, nos anos 1960) repressor dos brancos.

76

Francisco Rodrigues A coleo Francisco Rodrigues prdiga em elementos visuais que atestam prticas sociais do perodo escravocrata do incio do sculo XIX no Brasil; a presena de escravos libertos; de escravos da lida domstica; de negros e mestios alistados nas foras militares que combateram na guerra do Paraguay; e diversos e variados registros de famlias brancas. No se verificam registros de famlias negras. possvel aventar que a busca pelo registro fotogrfico, por parte de negros e mestios, fosse uma estratgia de insero no mundo dos brancos. A esse respeito uma observao sobre o fotgrafo Alberto Henschel. Alemo, foi um dos principais empresrios do ramo da fotografia em atividade no Brasil durante o Sculo XIX e certamente o primeiro a instalar uma rede de estdios e laboratrios nas principais cidades do pas o Recife recebeu o primeiro de seus estdios/ateli. Por essa razo, as instalaes na capital pernambucana foram fundamentais para 77

a entrada no mercado brasileiro, at ento pouco ou nada explorado e por isso mesmo muito promissor. O estdio de Alberto Henschel fez registros de indivuos de variados extratos sociais da populao. Alm de ter possibilitado a vinda de outros fotgrafos, possvel que tenha tambm influenciado na disposio destes a fotografar sujeitos de cor negra e mestios. provvel, inclusive, que entre fotgrafos europeus no houvesse pruridos e seleo de clientela dessa natureza, uma vez que o regime escravocrata na Europa j havia sido extinto. Alberto Henschel & Cia a denominao de seu primeiro estdio no Brasil, localizado no nmero 38 da Rua do Imperador (algumas das fotos indicam esse endereo tambm), Recife Pernambuco. Entretanto, na coleo existem retratos seus de anos ainda anteriores a essa data 1813, 1821, 1834, 1842, 1847, 1858, 1860, 1863, 1864 e 1865. As fotografias So muitas as fotos de famlias brancas. Nestas, sejam elas grandes ou pequenas, no se v a presena dos negros. A no ser em casamentos e nas j bem conhecidas fotos de amas de leite. Tambm no se v fotos de famlias negras. Isso pode indicar que a fotografia era um instrumento de diferenciao e afirmao de identidade individual, que no se estendia famlia do negro inclusive porque provavelmente era mais caro. Tambm indica que o registro histrico de brancos e negros os igualava numa perspectiva dos brancos fotografados. E ser fotografados com o Outro somente se este Outro estiver numa condio subalterna bem visvel. A diferenciao na diferenciao, o expresso do sistema racial de carter heterofbico por excelncia verificvel no Brasil. A fotos da coleo Francisco Rodrigues analisadas cobrem os anos de 1813, 1821, 1834, 1842, 1847, 1858, 1860, 1863, 1864, 1865, 1866, 1867, 1868, 1872, 1874, 1877, 1878, 1879, 1880, 1881, 1882, 1883, 1884, 1885, 1886, 1887, 1898, 1891, 1892, 1893, 1894, 1895, 1896, 1897, 1898, 1899, 1900, 1901, 1902, 1905, 1906, 1907, 1908, 1909, 1910, 1911, 1912, 1913, 1914, 1915, 1916, 1917, 1920, 1921, 1923, 1927,

1869, 1889, 1903, 1918,

1870, 1890, 1904, 1919,

Alguns dos locais em que as fotos consideradas foram feitas: Recife/ Paris/ Rio de Janeiro/ Bahia (Cidade no identificada)/ Engenho Maravalha, Pilar, Paraba/ Engenho Guararapes, Jaboato/ Engenho Pindoba, Cabo/ Lisboa, Portugal/ Hamburgo, Alemanha/ Engenho Jundi, Vicncia, Pernambuco/ Engenho Merepe, Itamb, Pernambuco/ Engenho Jac, Goiana, Pernambuco/ Goyana, Pernambuco/ Timbaba, Pernambuco/ Corrientes, Paraguai/ Roma, Itlia/ Porto Alegre, RS/ Pesqueira, Pernambuco/ Par, Brasi/ Roma, Itlia/ Manaus, Amazonas / Londres, Inglaterra / Campins, SP/ Maranho/ Buenos Aires, Argentina/ Engenho Mussahiba, Jaboato/ Bruxelas / Torino, Itlia/ Macei, Alagoas/ Palmares, PE/ So Paulo, SP/ Zurique/ Cear / Berlim, Alemanha/ Goyana, Paraba/ Roma, Itlia/ Gnova, Itlia/ Porto, Portugal/ Povoa do Varzim, Portugal/ Algumas imagens recorrentes da coleo

78

Estdios/ Fotgrafos (que fizeram registros de negros libertos ou no):

- Amas de Leite de Fernando Simes Barbosa FR 550 Autor: Eugenio e Mauricio Carta de visita, sem data

- Ama de leite no passeio. As amas de leite formam um conjunto j bem vulgarizado. Mas essa foto de famlia em traje de passeio com duas empregadas negras carregando as crianas mais jovens trazem novas informaes. No possvel saber a data exata, mas a prtica de levar ao espao pblico as escravas atualizada, hodiernamente, na prtica de se levar babs e empregadas para as mais diversas atividades pblicas por pais e mes. Na foto em questo so seis as crianas duas delas nos braos das negras. FR 08004

Soldados mestios/negros. Muitas das fotos fraglam indivduos alistados na Guerra do Paraguay. Igarau [prenome no identificado]. Soldado mestio ou negro, portando espada embanhiada, segura pela mo esquerda. O soldado est de p com farda completa e ao lado de uma pequena coluna drica. A foto teria sido tirada na Rua da Imperatriz, que seria o endereo do estdio. O quepe est ligeiramente inclinado para a direita e o fotografado olha direto para a cmera, o que no muito comum. A expresso de tenso tambm, com alguma irritao ou raiva pois os lbios esto enrugados, pontuando um bico, tensos. Nas mangas, o soldado possui duas listas que podem indicar a patente. FR - 1797 Autor: Flsculo de Magalhes.

79

Antnia Alves Feitosa, Guerra do Paraguai. Soldada em duas poses com e sem rifle. Usa uma saia branca sobre cala branca (!!) e boina de soldado. Parece mestia ou negra. Autor: L. Chapelin. FR-01900 O interessante que so poucas as imagens de mulheres negras, a no ser quando enquadradas em determinada funo domstica. Neste caso, a funo de militar.

- Jos Baptista Pereira [ascendncia africana]. Foto curiosa de quatro soldados dois deles negros. A cena em estdio tem dois deles em p e dois sentados. Na beira da foro h informao de que se trata de cdula de identidade. FR 7269

Lordes - Tipo de foto em que negros/mestios so fotografados em fraque, bengala e cartola, num tipo de emulao da vestimenta/posio social burghuesa branca - Senhor muito velho no identificado. Veste terno com gravata borboleta clara e colete. Porta na mo direita uma bengala. Est sentado numa cadeira sobre um tapete estampado ao lado do

80

que parece ser uma grade protetora ou plataforma de escadaria. H uma cartola emborcada no cho contendo alguma coisa de cor clara. O fotografado no olha diretamente para a cmara, mas sim para o lado direito da fotografia. O palet parece muito grande para sua compleio e as calas, por outro lado, meio apertados. possvel que isso explique a fotografia ter sido feita com ele sentado. Por outro lado, a idade avanada do senhor tambm pode explicar essa posio. FR 1798 Autor: Alberto Henschel & Cia

- Escravo, porteiro em escritrio da famlia Comber. Interessante observar semelhanas de elementos com a foto FR 1798. O escravo nesse caso tambm veste terno de gala, porta um guarda-chuva na mo direita e h na foto uma cartola de cabea para baixo, em cima da cadeira onde o fotografado repousa a mo esquerda. Uma coisa interessante que o fotografado, ao contrrio do que pode-se v na foto FR 1798 est descalo. um carto de visita. No h data. Autor: A. W. Osborne FR - 1800

Trabalhadores jovens - Francisco Mendes, vendedor de jornal Autor: L. Jardim Carta de visita sem data. Parece um rapaz jovem, de terno e chapu na mo direita, ao lado de uma cadeira, olha para o lado direito da foto. O

81

terno claro est semi-aberto. O rapaz parece negro, embora a foto esteja um pouco esmaecida. Localizao: : FR-01785

Trabalhadores idosos Escrava lavadeira na famlia S e Albuquerque (Engenho Guararapes, Jaboato-PE). O que teria levado a escrava da famlia foto? A famlia de quem era propriedade? Ela mesma, como forma estratgica de consumir do hbito de representao fotogrfica? A fotografada parece ser bem velha. No parece estar vestida com vestidos ricos como outras negras tambepm fotografadas. Ao invs disso, usa uma vestimenta simples e parece circular no um tecido ou um leque, e sim uma trouxa de roupa. interessante observar tambm o cenrio onde a foto foi retirada. Embora possa ter sido feita num estdio, os elementos ao redor da fotografada fazem meno a um ambiente ao ar livre. Uma tora de madeira, quase da altura da fotografada, serve de apoio a seu brao direito. A fotografada olha para a cmara. FR 1807, carta de visita. Autor: Alberto Henschel & Cia

82

- Herculano [prenome no identificado]. Negro muito bem vestido com terno que tem gravata borboleta, colete e ala de relgio. Usa bigode e cavanhaque bem compridos e produzidos. Est com sentado e com o brao direito encostado no espaldar da cadeira. Olha diretamente para o fotgrafo e sua cmera. Tem o outro brao repousado sobre a perna esquerda, de modo que seu corpo est voltado para o lado esquerdo da fotografia. possvel ver suas pernas, no plano americano. FR-1802 Autor: Alberto Henschel & Cia. Carto de visita.

- Jos Cazuza Queirs [criado por Antnia Roma Cazuza Queirs]. Negro com certa idade (cabelos brancos indicam) vestido com terno claro de gravata borboleta escura. interessante que o escravo, nesse caso, foi como que adotado, o que indicado pelo sobrenome de sua senhora. O plano americano, de modo que s possvel ver seu peito e ombros. No possvel ver suas pernas. Tambm usa barba (bem branca) bem comprida e olha direita da foto. FR-1803 Carto de visita. Autor: A. Ducasble

- Escravo Belisrio. a foto de um senhor forte, de cabelos grisalhos, usando um blazer claro com camisa mais clara por baixo. O nome da foto indica que no um liberto. Usa na lapela esquerda um pingente metlico ou abotoadora que escorrega para o bolso do peito. Plano americano. FR 08005

83

Eventos sociais Casamento de Slon de Barros Corra no Engenho Bosque. Na foto, Judith Thereza Pontual Sampaio, Herclito Andrade Vaz de Oliveira, Maria Adalgisa Pontual Dias, Erasmo de Barros Correia Filho, Maria Thereza Pontual de Barros Guimares, Cludio Ribeiro, Davio Pon. Noivos e extensa famlia de brancos e convidados frente, ocupam parte de alpendre e cho de terra. Ao fundo alguns negros so captados pela lente, uns no mesmo alpendre e outros no interior da construo, na janela.

84

Ao afirmativa/ identitria - Mulher no identificada, usando turbante claro (talvez branco) com roupa clara (talvez branca). A foto fechada, tomando-lhe somente do peito para cima (plano americano). A mulher no parece estar usando roupas ocidentais semelhantes s que outras negras usam nessas fotos, o que em certa medida uma atitude afirmativa e identitria. O vestido remete a referncias africanas do vestir. O turbante particularmente um elementos diferenciado dentre os registros feitos dos negros 85

escravizados ou libertos registrados e tambm entre mulatos. A fotografada usa um colar claro e um brinco discreto. Est bem sria, olhando para a cmara, com um movimento leve da cabea para o lado esquerdo da foto. FR-1801 Carto de visita. Autor: Alberto Henschel & Cia

- Assinatura no identificada [Abolicionista do Clube do Cupim]. um negro com terno de gravata borboleta, guarda-chuva comprido numa mo e o que aparenta ser uma valise ou livros na outra. Usa uma cartola (diferentemente em relao s outras fotos de negros lordes, que no a usam, denotando ser a cartola mais um adereo de estdio do que propriamente um objeto prprio). Est num ambiente decorado com cadeiras, plantas e tapete. Parece olhar para a frente, para o fotgrafo. FR 05943.

- Tobias Barreto. Foto clssica do poeta. FR00069.

- Severino Arruda. Foto de um negro no que parece ser uma roupa de formatura. uma carta de visita sem

86

maiores informaes. Sem indicao do autor da foto. A foto merece uma investigao mais pormenorizadqa para verificar se se trata mesmo de um registro de formatura. Nesse caso, deduze-se que seja um liberto.

Foto no identificado. O sujeito parece ser negro, com batina. Sem maiores informaes de autor. No est no registro. FR 12558.

87

Crianas e adolescentes - Mulher negra jovem no identificada usando vestido claro justo no corpo. Tem o cabelo curto. Olha direita da foto, tendo o brao esquerdo sobre uma cadeira. Os dois braos esto ao longo do corpo. um carto de visita. FR 04427

- Menina negra no identificada. Tem vestido claro, usa botas e segura no mo direita um leque. O brao esquerdo est apoiado num ramo de madeira, embora a fotografia seja de estdio. A fotografia guarda semelhanas com a da escrava lavadeira na famlia S e Albuquerque (FR 1807). Sobretudo no que se refere ao apoio de madeira. Nenhuma branca, criana ou adulta, colocada no mesmo, o que pode indicar que mesmo usando a fotografia como elemento de diferenciao e de formao de identidade, h traos e elementos que diferenciam e se repetem para brancos e negros. FR - 6814

88

- Adolescente negro e criana branca no identificados em cenrio com alas de madeira. Os dois esto bem vestidos. O rapaz negro olha para o fotgrafo e parece muito senhor de si, acostumado com a roupa que lhe veste, algo que no transparece nas outras fotos semelhantes nas quais os negros esto vestidos com roupas burguesas. A foto pode indicar, sugerir ou pr em debate que algumas das fotografias da coleo se referem a amigos das crianas filhas dos senhores que de certa maneira so incluidos de forma subalterna no seio da famlia. FR 8214.

89

Belas mulheres negras H um conjunto distribudo de fotos de mulheres negras muito bonitas em fotos de estdio bem poduzidas: FR 12443 - Mulher no identificada. Vestido branco em estdio com ramo de folhagem sua frente. lbum Maria Tavares Gornares de Mello. Carte de visite. - Mulher no identificada Mulher negra de roupa branca sentada numa caldeira e levemente voltada para trs e com tronco o lado. O encarte indica foto feita no Cear. A mulher est bem adornada, com cabelo produzido, brincos e colar. Autor: N. Olsen - Mulher no identificada. Mulher negra com vestio escuro, apoia o brao que segura um leque num pedestal. Muito bem produzida. Olha de lado, cabelo preso atrs. Autor: Alberto Henschel & Cia FR 12979 Foto de jovem mulher ou adolescente negra com vestido e xale passado na frente do corpo. O vestido valoriza a parte de trs da moa. Ela esboa um leve sorriso. No parece ser foto de estdio. FR-07574 - Joana de Yayazinha. Mulher negra em vestido branco com colar curto com cruifixo. Pelo nome no liberta. Tem um coque alto em cabelo trabalhado. Autor: Monteiro & Cia FR-06084 - Josepha Pessoa Guerra, sobrenome no identificado - Autor: Louis Piereck,1926. Mulher muito bonita cabelos soltos, no d para saber se foto de estdio.

90

91

Franklin Figueiredo Recife A cidade retratada sem grandes inovaes. Chamam ateno as fotos de grandes multides no que parecem ser dias festivos. H diversos registros de meios de transporte variados, como avies, trens urbanos (maxambombas), carroas puxadas a cavalos, automveis e trens altricos. A cidade limpa no somente de sujeira nas ruas mas tambm de prdios ainda uma cidade no verticalizada. Praia As fotos FrF_080 e FrF_077 ilustram pessoas no litoral de Olinda. Os banhistas so brancos usam roupas para banho da poca. Ao lado do grupo, um negro de calas brancas, folgada, sem camisa, desgrenhado, olha para o fotgrafo. Tem os braos cruzados para trs. Lembra Macunama pelo porte e pela cor. No parece um banhista, condio reservada ao branco que toma banhos no mar. Parece mais um morador e trabalhador do local. A diferenciao novamente presente. A foto tambm pode ser usada para ilustrar essa condio diferenciada para as raas como resultado do processo escravocrata e mais recentemente do processo de extino do regime de escravido no Brasil: mesmo ambiente, mesma nacionalidade, diferentes e polarizadas condies de vida social. interessante observar ainda que as duas fotos formam e sugerem um movimento dos presentes, um grupo de pessoas que passa ao lado desse primeiro grupo formado por mulheres mais o sujeito negro.

92

Trabalho As fotos nessa categoria so prdigas e ricas em mostrar uma populao mestia e negra nas condies de habitao e de trabalho ruins, subalternizadas. Essas imagens mostram atividades variadas sobretudo de trabalho ao ar livre: mulheres lavando roupas, homens trabalhando na lida do porto, No campo, esses aspectos do trabalho e a presena mais evidente dos negros se d em rea alagada, no que parece ser um litoral sem evidenciar a faixa litornea propriamente. Uma das fotos mostra uma moradia ao longo da via frrea, ao lado de uma ponte para trem (FrF_052) .

93

Diferenas - A foto FrF_057 emblemtica de uma diferenciao social em que a questo de raa esta tambm posta: as roupas, sobretudo, indicam os brancos de um lado da foto e os negros e mestios da outra, numa praia. A diferena nas roupas de homens e de crianas (brancas e negras) indicam o lugar social ocupado por um grupo e outro, apesar de estarem presentes no mesmo lugar, sobre a mesma terra.

Moradia - Fotos de moradias de pau a pique em Afogados: FrF_060, 061, FrF_054, FrF_053, FrF_052 (ao longo de via frrea, perto de ponte), FrF_067. Essas imagens remetem ao local que, desde a libertao dos escravos em 1888, sobrou aos negros libertos. A precariedade da moradia um corolrio do processo de fim da escravatura, no qual no foram criadas de imediato polticas compensatrias ou que igualassem o negro ao branco na sociedade brasileira. As moradias registradas refletem esse processo. H uma clara disparidade delas com as fotos da cidade do recife, europeizada depois do processo de reconstruo do bairro do Recife no incio do Sculo XX.

94

95

Katarina Real As fotos dessa coleo se destacam e se diferenciam pelo acesso que fornecem a elementos de rituais do Candomblm que so mantidos em sigilo. Nessas fotos h registros de oferendas e do Peri. A coleo tambm rica no registro de Maracatus de Baque Solto da cidade do Recife e de Dona Santa, alm de festas comunitrias nas quais os principais protagonistas so populares, quase sempre negros.

96

Lula Cardos Ayres Algumas das imagens dessa coleo na Iconografia fornecem boas imagens do trabalho no eito da cana, realizado por negros e mestios. Uma comparao interessante, ilustrada abaixo, entre uma fotografia de Lula Cardoso Ayres e uma imagem produzida por Victor Frond. Trabalho

Comparao com Victor Frond ("LA DPART POUR LA ROA):

97

98

99

Manoel Tondella A coleo Manoel Tondella fornece registros que permitem a comparao entre condies de vida da populao branca de classes altas e a populao negra e mestia pobre em condies de subalternidade e despotencializadas. Esses aspectos podem ser problematizados ao menos no que se refere a trabalho, habitao e educao/sade e entretenimento. A coleo ainda possui fotos que mostram a cidade do Recife objeto de trabalho, sempre, da populao negra e mestia ainda sem o processo de verticalizao intensificado que se verifica a partir da dcada de 1960. Essas imagens tambm so boas referncias para uma abordagem que venha a tratar diretamente das transformaes pelas quais passa a capital pernambucana. Habitao

100

101

Trabalho

102

Educao, sade e entretenimen to

103

104

Revoluo de 30 A Revoluo de 1930 e a instituio da Repblica Nova teve refleos importantes para alguns aspectos das relaes raciais no Brasil. Tais mudanas podem ser objeto de reflexo didtica direcionada aos extratos negros e mestios da populao com relao s mudanas impostas sociedade brasileira pela Era Vargas, que deslocou o eixo do poder das oligarquias estaduais, estimulou a expanso das atividades urbanas, impulsionou a produo industrial, estabelecendo as bases da moderna economia brasileira, e implantou uma poltica trabalhista. No plano da cultura, como se sabe, o governo de Getlio Vargas implementou uma srie de medidas repressivas que atingiram a populao negra e mestia diretamente: a malandragem (evientemente mestia (Schwarcz, 2012)) passou a ser ferrenhamente perseguida, sob a justificativa oficial de se evitar a subverso da ordem social. O combate vadiagem relaciona-se ao iderio trabalhista, que vincula a cidadania ao trabalho. Assim, era considerado malandro ou vadio o indivduo de classes populares, sem condies de garantir o prprio sustento, que no se dedicasse atividade laboral. O cancio Para alm da ao policial, a represso malandragem tambm se dava pela via da propagao do discurso do Estado e pela censura s diverses pblicas, com a atuao do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Ao mesmo tempo, o Estado buscava difundir discursos de condenao da boemia e de exaltao do trabalho a partir de intervenes na produo cultural. Era este o caso dos chamados sambas da legalidade, como est ressaltado na anlise da Fonoteca com exemplos. As imagens da coleo Revoluo mostram reaes e confrontos pelas ruas do Recife, nos quais a maior parte dos militares registrados so negros. Por outro lado, so interessantes as imagens de populares, tambm negros, maio alheios do que exatamente estava a suceder, entre tiros e exploses. Essas imagens em especial remetem ao padro das revolues no Brasil, sempre pelo alto (Lnin) em sua especificidade brasileira, ou seja burguesa, autocrtica e alomngada no tempo (Viana, 1997), sem o carter popular que poderia colocar como prioridade as demandas populares.

105

106

Rtulos de cachaa Ao contrrio da coleo de rtulos de cigarro, a variedade de rtulos de cachaa com referncias diretas a negritude e mestiagem muito maior. Como se pode ver abaixo, possvel identificar ao menos cinco categorias nas quais a representao do negro/negra e mestios estampada. Mulata/creola/

SACI

107

CANDOMB L

108

NEGO/AFRICANO

FESTA/CELEBRAO

109

110

Rucker Vieira A coleo traz valiosas imagens de vrios aspectos do homem do campo Zona da Mata e Serto Pernambucano. Esse homem o popular o poeta popular, os homens e mulheres dos folguedos, comerciantes de feiras pblicas, cortadores de cana, oleiros. Em muitos casos, so homens e mulheres de cor negra e mestios com sinais de pobreza aguda e/ou indcios de subalternizao (despotencializados polticamente). Alm dessa categoria genrica, h imagens muito valiosas de rituais do candombl em que so retratadas possesses, sacrifcios de animais, ogans e filhas de santo. Essas imagens esto dispostas at a sub-pasta 22. Nessa segunda categoria, a maior parte dos fotografados tambm so homens e mulheres de cor negra ou pardos.

Categoria Produo de rapadura

Exemplos

Maracatu rural (Sub-pasta 27)

111

Criao de bodes no serto (Sub-pasta 52)

Ex-votos (Sub-pasta 30)

Bumba-meu-boi (Sub-pasta 33)

Forte de Itamarac (Sub-pasta 34)

112

Mulatos e mulatas sertanejos (Sub-pasta 44)

Eito da cana e usina (Sub-pasta 46 e 67)

Maracatu de baque solto (Sub-pasta 49)

Estandartes (Sub-pasta 50)

113

Transporte de gua em lombo de burro no serto (Sub-pasta 59)

Feira no serto (Sub-pasta 60 e 84)

Paisagens da zona da mata (Sub-pasta 63)

Artesanato (Sub-pasta 64)

Arquitetura do engenho (Sub-pastas 68 e 71)

114

Bacarmateiros (Sub-pasta 77)

Corrida da argolinha (sub-pasta 80) Trabalho em olaria (sub-pasta 85)

115

Rugendas Como se sabe, nas cenas urbanas ilustradas por Rugendas, os escravos so figuras elegantes, bem trajadas e com retoques de seduo. possvel identificar apuro no trajar e nos acessrios (colares, turbantes, xales, pulseiras). H ainda certo ar festivo na escolha das estampas, o que destoa da indumentria dos brancos na viso de Taunay: austera e sem extravagncias (Silva). Nas cenas retratadas no acervo esto disponveis imagens panormicas em que os cativos esto trabalhando em diferentes atividades: de ganho (transporte de mercadorias, de animais, secagem de gros, comrcio, e minerao); as atividades domsticas feitas pelos cativos escolhidos entre os que se mostravam mais socializveis e que eram os responsveis pelo funcionamento da casa grande; trabalho no campo (moagem da cana e do algodo). H ainda cenas mais amenas de dana de capoeira, de batuque e de convivncia com os senhores ao ar livre e em habitaes. Essas ilustraes permitem processos de ensino-aprendizagem que revelem as diferenas estabeleceidas entre os homens e muheres trazidos da frica, e o amlgama que permitiu a formao de identidades nacionais nas quais negros e mestios so alocados quase sempre em situao desfavorvel e subalternizada. As imagens do conta de um outro aspecto captado pelo artista holands, a pouca disposio dos homens da Colnia ao trabalho manual, com ntida preferncia administrao do trabalho dos cativos. As imagens so eloquentes em retratar o dia-a-dia da Colnia; a interseo e a convivncia entre negreos escravizados e os espaos dos senhores brancos; as diferentes atividades desempenhadas pelos cativos, mestios e ndios estes ltimos so fartamente ilustrados por Rugendas.

116

udio-visual O acervo de filmes na Filmoteca da Fundaj que possuem alguma produo direta ou indiretamente relacionada aos vieses do debate sobre relaes sociais no Brasil foram separados, para efeito desse relatrio, nas seguintes categorias: Trabalho, Cultura popular, Religio e Histria (fatos e cenas). Como salientado nas anlises da produo musical (Fonoteca) necessrio lembrar aqui que essas categorias no so puras. Elas se interpenetram e se relacionam e sua separao uma estratgia organizacional que possa cumprir o papel de informar os futuros realizadores dos trs documentrios, alm do fortalecimento do prprio Laboratrio de Acervos e Material Didtico (LabDidtica). Passo agora a comentar e analisar algumas dessas produes, separadas de forma indicativa nas categorias mencionadas. Trabalho um dos temas mais importantes do acervo. interessante observar que a maior parte dos ttulos focaliza o trabalho entre classes de menor prestgio, poder econmico, poltico e que em ltima instncia formam os extratos da populao negra e mestia: Nas terras do bem vir DVD208 Documentrio sobre o trabalho escravo no Par. Trata do fato de que os estados do Maranho e do Piau so os maiores fornecedores de mo-de-obra para trabalho em condies similares escravido hodiernamente. O documentrio expe uma re-edio do xodo forado da frica para o Brasil, sendo que hoje so os descendentes dos antigos africanos escravizados que repetem a sina. Cantos de trabalho DVD473 Mini-documentrio produzido e dirigido por Leon Hirzsman durante as filmagens de So Bernardo, sobre os cnticos entoados em mutires para lavrar a terra, no eito da cana e na colheita do cacau. O doc lana mo da tradio de se cantar coletivamente em trabalhos realizados em meios rurais a partir de influncias indgenas que se misturaram s dos europeus e africanos. Trabalho Censo cinematogrfico brasileiro DVD447 Dirigido por Carlos Roberto de Souza, traa um recorte de vrios contextos e locais de trabalho no Brasil nos Sculos XIX e XX em reas rurais e urbanas. So muitas e variadas tomadas costuradas dos seguintes filmes: No pas das Amazonas (1922)/ Silvino Santos e Agesilau De Araujo Sociedade annima Fbrica Votorantim (1922)/ SD Independncia Filme Brasil Pitoresco: viagens de Cornlio Pires (1925)/ Cornlio Pires Fbrica de Calados Jaguar Franca (1926)/ Rossi Film Companhia Paulista de Estradas de Ferro (1926)/ Rossi Film Administrao Pires do Rio (1926-1929)/ Rossi Film Fazenda Santa Catharina Pederneiras (1927) Alfredo Baumgarten (1927-1929)

117

Progresso do noroeste (1928)/ Guarany Film A era da renascena nacional (1929)/ Botelho & Neto Brasil maravilhoso (1928-30)/ Alfredo M. dos Santos Companhia Docas de Santos (anos 20) So Paulo em 24 horas (1934)/ Rossi Rex Film Cinquant'anni di Colonizzazione Italiana (1935) Vida de uma aldeia Boror (1935)/ Claude e Dida Lvi-Straus O algodo (1936)/ Braslia Film Algumas das realizaes em obras pblicas pela Adm Fbio Prado na Prefeitura de SP (1937)/ Rossi Film Um vespertino moderno (1940)/ Rossi-Rex Film Cine Jornal Brasileiro (1941)/ Depto. de Imprensa e Propaganda Excurso s nascentes do Xingu (1944)/ Nilo D'Oliveira e Heinz Forthmann Fazenda Velha (1944) (1944)/ Lima Barreto A pesquisa do petrleo na Bahia (1945)/ Ministrio da Agricultura Cidade de Pinhal (1947)/ Guarany Film Entre os ndios do Sul (1947)/ Heinz Forthmann Assistncia maternidade e infncia (1949)/ Leonor Mendes Barros Cortume Pedro Corsi (1940-50) Volta Redonda (1952)/ John Waterhouse Aboio e cantigas (1954)/ Humberto Mauro Um lenol de algodo (1954)/ B.J Duarte Engenhos e Usinas (1955)/ Humberto Mauro Cantos de trabalho (1955)/ Humberto Mauro A seca (1958)/ Csar Menolo Jr. Arraial do Cabo (1959)/ Paulo Csar Sarraceni e Mario Carneiro Velhas Fazendas (anos 1950)/ Humberto Mauro So Caetano (1973)/ Tania Savietto Brao Cruzados, mquinas paradas (1979)/ Srgio T. Segall e Roberto Gervitz Engenho Bang (DVD236) Documentrio descritivo de todas as etapas o corte da cana. As imagens so bem aproveitveis e mostram como a condio de trabalho no eito mudou pouco. A narrativa do documentrio, entretanto, no problematiza nem questiona nada do que apresentado em termos dnas imagens. Caadores de Ventura e Aventura (Massangana Multimdia) Imagem de garimpo onde trabalham em cidade do interior de Pernambuco brancos, negros e mestios. As imagens mostram as dificuldades e as pssimas condies de trabalho daquele sujeito, j mencionado nesse relatrio, para onde convergem as condies de excluso de brasileiros subalternizados pelas condies polticas, sociais e de raa tambm. Cultura popular O acervo dispe de produes que tratam o tema de formas muito variadas. Solano Trindade (DVD511)

118

Documentrio sobre o poeta negro, com depoimentos de filha, irm e representantes do movimento negro de Pernambuco. Cantador de chula (DVD521) Recortes da vida de 16 mestres de chula, uma modalidade de samba com repente que existe no interior da Bahia (Recncavo e Agreste), executado por negros e mestios. A chula se caracteriza por uma tcnica vocal especfica e pela improvisao. o resultado de uma pesquisa realizada durante dois anos e narra, pelos prprios mestres de chula, sua entrada no samna de roda, a forma como aconteceu a formao e a definio que cada um dos cantadores d para a chula. O documentrio mostra como o ritmo e a articulao das frases meldicas so executadas pelo machete (viola usada na chula e trazida da regio Ibrica). O documemntrio argumenta que esse estilo de samba pode ser comparado ao modo como os povos da lngua bantu expressam a sua musicalidade, ainda na atualidade. A chula se enquadraria entre os novos padres de rtmo e melodia criados no Brasil e so reproduzidos tambm por violeiros sambadores que as denominam 'toques'. O documentrio mostra o vnculo do samba chula com as expresses musicais bantu.

Partido alto (DVD476) Mais um mici-documentrio de Leon Hirzsman, foi concebido em estreita colaborao com Paulinho da Viola, Partido Alto um documento histrico e uma sincera homenagem expresso mais autntica do samba, como Candeia define o gnero. O Partido Alto guarda proximidade com o samba de chula e com o repente por causa da improvisao. Esse seria, na interpretao do documentrio, um momento de libertao dos constrangimentos que incidem sobre os msicos (negros e mestios) no dia-a-dia. DVD Poetas do repente (DVD297) So quatro episdios narrando a influncia africana nos diversos formatos onde o repente est presente (maracatu, cco de embolada, cantoria de viola, entre outros); a narrao dos cantores de repente por causa do xodo rural em direo ao sudeste e as atuais recriaes do improiviso e sua conexo com o hip-hop. Bacamarteiros e cco de roda (DVD149) Documentrio produzido pela TV Cultura e TVU narrando a histria do folguedo, com um percurso por Moreno, Caruaru, Bonito, Belm de Maria, cidades onde esto os grupos mais tradicionais. O doc mostra o vnculo da origem com a presena holandesa e sua expulso de territrio brasileiro Tambores, ritmos originais do Brasil (DVD550) Filmado em Salvador, com iamagens de casario e igrejas, o documentio traa as relaes dos tambores com o candombl e as naes negras que aportaram no Brasil. Depoimento de Bira Reis, que explica a presena da influncia sudanesa e bantu nos toques da ritualstica na Bahia. Depoimento de instrumentistas de grupos percussivos de Salvador.

119

Religio Me Beta e Axex - (Massangana Multimdia) O primeiro um documentrio sobre Me Beta de Iemanja que manteve at o ano de 2002 o mais antigo terreiro de Pernambuco, ate sua morte. Axex o primeiro e nico registro da cerimnia realizada quandoum sacerdote do Candomblm morre. Histria (fatos e cenas) Cenas do Recife antigo (DVD83) Cenas mudas de cidade ainda no verticalizada, buclica, mas em transformao com cenas da construa de pontes e edifcios). MOstra a cidade em movimento, com trnsito, pedestres e orto em atividade. Tomadas de convento, igrejas, vistas do telhado do Bairro de So Jos e do Recife antigo. visvel a presena negra e mestia nas ruas e nas atividades cotidianas. 100 anos de Repblica (DVD 191 e 192) Principais fatos histricos do periodo republicano com notcias sobre a vida poltica, futebol, tragdias, personalidades do mundo das artes, do esporte, da poltica. Revoluo de 1930 e 1932 Produzido pela Secretaria do Estado de Cultura do Governo de So Paulo, trata-se de uma explicao em formato udio-visual dos antecedentes do Golpe, dos dias de confronto entre as foras golpistas e o Governo e dos dias que se seguiram tomada do poder e emergncia de Getlio Vargas. Dada a importncia da Repbica Nova para o tema geral desse trabalho, j apontada anteriormente, o documentrio traz boas imagens e depoimentos dos acontecimentos daquela dcada que reverberam ainda hoje sobre as relaes sociais no Brasil.

120

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Anderson, Benedict. Imagined Communities. Londres: Verso, 1992 BENJAMIM, W. Magia e tcnica, Arte e Poltica. Ensaios sobre Literatura e histria da cultura. So Paulo: Editora Brasiliense, 1987. FERNANDES, Florestan. Cor e estrutura social em mudana, In: Bastide, R.; Fernandes, F (orgs). Relaes raciais entre negros e brancos em So Paulo. So Paulo: UNESCO/Anhembi _____________________. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1965. _____________________. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Difel. Frazier, Franklin. E. Some aspects of race relations in Brazil, Phylon, Bl III, no. 3, 1942. GUIMARES, Antonio Srgio A. Preconceito e discriminao: queixas de ofensas e tratamento desigual dos negros no Brasil. So Paulo: editora 34, 2009 __________________________. Racismo e Antirracismo no Brasil. So Paulo, Editora 34. 2009 MACHADO, Regina Coeli Vieira. Porto do Recife. Pesquisa Escolar Online, Fundao Joaquim Nabuco, Recife. Disponvel em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 01/10/2013 SCHMARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrrio, So Paulo: Claroenigma, 2012. SILVA , Emanuela Francisca Ferreira. Estampa chita: cesura e memria no descontnuo da histria dos vencedores. REVISTA SIGNOS DO CONSUMO V.2, N.1, 2010. P. 98-107.

121

122

Vous aimerez peut-être aussi