Vous êtes sur la page 1sur 38

1

BEMP Banco Estadual de Mandados de Priso do TJMG


CARTILHA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
Elaborado por: Gerncia de Orientao aos Sistemas Judiciais Informatizados (GESCOM) e Gerncia de Sistemas Judiciais Informatizados (GEJUD). Atualizada em: 26/07/2012.

Sumrio
1) OBJETIVO DA SOLUO ..................................................................................................................................... 2 2) FLUXO BSICO DE FUNCIONAMENTO ................................................................................................................ 3 3) EXPEDIO/ATUALIZAO DOS MANDADOS DE PRISO NO SISTEMA SISCOM WINDOWS ................................ 4 4) ATUALIZAO (COMPLEMENTO) DAS INFORMAES NO SISTEMA BEMP ......................................................... 6 Acesso ao sistema BEMP .................................................................................................................................... 6 BEMP Tela para Alterao de Senha ................................................................................................................ 9 BEMP Tela Principal ...................................................................................................................................... 10 BEMP Tela de Importao de Mandados ....................................................................................................... 18 BEMP Telas de Edio de Mandado de Priso ................................................................................................ 19 Aba Dados ....................................................................................................... 19 Aba Destinatrio .............................................................................................. 22 Aba Assuntos ................................................................................................... 24 Aba Procedimentos de Origem ........................................................................ 26 Aba Documentos ............................................................................................. 28 Aba Comprovante de Envio .............................................................................. 32 Erro ao Preparar Envio de Mandado ao BNMP ................................................................................................. 33 Cumprindo um Mandado ................................................................................................................................. 34 Revogando ou Corrigindo um Mandado ........................................................................................................... 35 Envio de Mandado ao CNJ com Pendncias ...................................................................................................... 36 5) SUPORTE/ATENDIMENTO ................................................................................................................................ 37 6) OUTRAS INFORMAES RELEVANTES .............................................................................................................. 37

1) OBJETIVO DA SOLUO
O objetivo da criao do sistema informatizado, Banco Estadual de Mandados de Priso (BEMP), permitir o cumprimento da Resoluo n 137/2011 do Conselho Nacional de Justia (CNJ) que consiste em enviar eletronicamente os mandados de priso emitidos pelas comarcas ao Banco Nacional de Mandados de Priso (BNMP). Ressalta-se que alm do registro da informao, cabe aos Tribunais manterem atualizadas as informaes inseridas na base de dados do CNJ. A legislao que institui e regulamenta a matria composta pela Resoluo 137/CNJ/2011, Portaria 2087/CGJ/2012, Portaria 2124/CGC/2012 e Instruo de Servio 01/CGC/2012 e ofcio circular 046/CGJ/2012.

2) FLUXO BSICO DE FUNCIONAMENTO


O fluxo a seguir apresenta graficamente e de forma simplificada a lgica de trabalho estabelecida para a emisso e registro do mandado de priso nos sistemas do TJMG.

3) EXPEDIO/ATUALIZAO DOS MANDADOS DE PRISO NO SISTEMA SISCOM WINDOWS


Em caso de Mandado de Priso a ser cumprido por autoridade policial, o usurio dever acessar a tela emissora dos mandados de priso localizada na opo de menu: Impresso Documentos Mandado de Priso/Autoridade Policial. 1 TELA: entrada de dados (processo, partes, endereo da parte selecionada, documento a emitir). O acesso segunda tela para preenchimento dos dados complementares realizado por meio do boto despacho judicial .

Observao: Ao final da alimentao de todos os dados, haver a pergunta se deseja imprimir ou no. Dever ser impresso somente aqueles mandados expedidos anteriormente que no contenha data de validade e o dispositivo legal.

2 TELA: preenchimento dos dados complementares, de acordo com o documento escolhido e despacho judicial.

A emisso apresentar em tela as informaes do mandado. O usurio poder complementar os campos disponveis.

4) ATUALIZAO (COMPLEMENTO) DAS INFORMAES NO SISTEMA BEMP


Aps a emisso do mandado de priso ou apenas a gravao de suas informaes no sistema SISCOM WINDOWS, o usurio dever acessar o sistema BEMP para realizar o complemento das informaes necessrias para alimentao do BNMP. O BEMP um sistema web e centralizado, ou seja, permite a visualizao dos mandados de priso expedidos no TJMG, independentemente, dessa emisso ter ocorrido em outra vara ou comarca. IMPORTANTE: Para o correto funcionamento do sistema, utilize o navegador Mozilla Firefox verso 12.0 ou superior.

Acesso ao sistema BEMP


Para utilizar o sistema, deve-se acessar o Portal do TJMG em http://www.tjmg.jus.br e clicar no banner do BEMP, conforme apresentado na figura 1 a seguir.

Figura 1- Portal do TJMG

Em seguida, deve-se clicar no link Para acessar o sistema clique aqui, conforme ilustrado na figura 2.

Figura 2 - Tela de acesso ao BEMP

Na seqncia, o Sistema exibir a tela de Login do Sistema, conforme exemplificado abaixo na figura 3.

Figura 3 - Tela de Login

Digite o usurio e a senha, e em seguida, clique no boto Entrar para realizar o logon (autenticao) no sistema. NOTA: Para o primeiro acesso no Sistema, o usurio e a senha so os mesmos (iguais), ambos digitados em letra maiscula. Aps a realizao do logon, ser exibida uma tela com a mensagem de boas vindas informando que o usurio est no mdulo de Justia.

Figura 4 - Tela inicial do Mdulo de Justia

BEMP Tela para Alterao de Senha


Atravs do menu <Cadastro / Alterar Senha>, o usurio dever alterar a senha atual.

Figura 5 - Acesso tela para alterao de senha

O sistema exibir uma pgina a partir do qual o usurio dever cadastrar nova senha de acesso ao sistema. Para isso basta preencher o campo <Nova Senha>, repetir a nova senha informada em <Confirmao da Senha> e, em seguida, clicar no boto <Alterar>. Se ambos os campos foram preenchidos e <Confirmao da Senha> for igual a <Nova Senha>, o sistema ir alterar a senha do usurio logado para a nova que foi informada.

Figura 6 - Tela para alterao de senha

10

BEMP Tela Principal


Para acessar o BEMP, o usurio dever ir ao menu <Conselho Nacional de Justia / Banco Estadual de Mandados de Priso>.

Figura 7 - Acesso ao BEMP

Esse menu somente estar disponvel para os usurios que tiverem permisso para visualiz-lo. Caso o usurio precise acess-lo e no estiver disponvel, contatar GESCOM para a devida concesso do acesso.

11

A tela principal do BEMP permite ao usurio: visualizar a relao de mandados que compem o BEMP, aplicar filtros para pesquisar por mandados especficos, importar mandados cadastrados no SISCOM Windows, acessar mandados a serem complementados e marcar mandados a serem enviados ao CNJ.

Figura 8 - Tela principal - Relao de mandados de priso cadastrados

NOTA: A rea designada pelo ttulo Filtros Avanados tambm um link de acesso para uma tela de busca especializada de mandados. Veja na pgina 15 mais detalhes desta funcionalidade. No h importao automtica dos mandados de priso expedidos do SISCOM Windows para o BEMP. Ento, enquanto emisso do mandado de priso for funcionalidade exclusiva do SISCOM Windows, expea/registre esse tipo de mandado naquele sistema e, uma vez l cadastrado, importe-o para o BEMP. Assim, antes de importar, certifique-se que o mandado foi expedido/registrado no SISCOM Windows. O procedimento de importao ser melhor descrito nos prximos tpicos. A legenda a seguir apresenta o significado de cada cone e boto disponvel na tela principal do BEMP. O conhecimento da ao atribuda em cada boto permite agilizar a utilizao do sistema. Em caso de dvida, basta voc posicionar o cursor sobre o cone ou o boto que aparecer automaticamente uma mensagem informativa sobre o que ele significa.

12

Botes Funcionalidade Preparar envio Ao / Descrio Marca o conjunto de mandados de priso selecionado como preparado para envio ao BNMP. Essa funcionalidade dever ser acionada sempre aps a complementao do mandado pelo usurio, sob pena desse documento no ser enviado ao CNJ. Para que um mandado de priso seja considerado vlido para ser enviado ao BNMP ele dever: a) possuir todas as informaes obrigatrias contidas na aba Dados preenchidas; b) ter a data de validade maior do que a data de expedio do mandado; c) ter a data de expedio do mandado menor ou igual a data atual; d) se informada, ter a data do delito menor ou igual a data de expedio do mandado; e) pelo menos um dado de qualificao da pessoa a ser presa preenchido (nome, endereo, data de nascimento, sexo, profisso, filiao, documento de identificao, naturalidade); f) pelo menos um assunto do delito preenchido, sendo interessante definir aquele a ser considerado o principal, mesmo que seja nico; g) pelo menos um procedimento de origem preenchido; h) e pelo menos um documento que represente o mandado expedido importado. Uma vez preparado para envio, o mandado de priso deixa de constar dos mandados iniciais da lista do usurio logado, indicando que no cabe mais sobre ele intervenes promovidas pelo usurio. Contudo, o mandado permanece no BEMP, para acess-lo necessrio alterar o filtro <Situao Envio> para <Pendente de envio> e acionar o comando <Pesquisar> na rea de filtros avanados. Alternativamnte, outros filtros podero ser informados, como nmero do processo, do mandado ou nome da pessoa a ser presa. Uma rotina automtica identifica os mandados marcados como preparados para envio e os remete ao CNJ diariamente s 01:00. Cancela o envio do conjunto de mandados de priso selecionado, caso esses ainda no tenham sido enviados, mudando a situao de envio para No preparado novamente. Uma vez que o mandado se encontre preparado para envio ao BNMP (situao Envio Pendente), ele no poder ser mais editado. O objetivo dessa funcionalidade , portanto, restaurar a situao anterior do mandado, permitindo que ele ainda possa ser atualizado, antes de uma nova preparao e conseqente envio ao BNMP. Marca o conjunto de mandados de priso selecionado para que a situao

Cancelar preparao

Preparar sincronizao

13

desses (cumprido ou revogado) seja alterada no BNMP. Essa funcionalidade dever ser acionada sempre que o usurio alterar a situao do mandado para cumprido ou revogado, sob pena desse documento ficar em uma situao registrada no BEMP e uma outra diferente no BNMP. Importar Excluir Gerar arquivo Permite importar os mandados de priso expedidos no sistema SISCOM Windows para o BEMP, com o intuito de diminuir a redigitao. Permite excluir um mandado de priso no preparado. Gera um arquivo com os dados do mandado de priso que satisfaam os critrios de pesquisa informados. importante ressaltar que se for feita uma consulta ao BEMP, alterados os filtros, mantendo o resultado da consulta e acionada essa funcionalidade, ela se basear nos filtros alterados e no na consulta exibida. Permite editar dados do mandado de priso de tal forma a melhor qualificlo. Para isso as informaes so distribudas nas seguintes abas: Dados, Destinatrio (dados da pessoa a ser presa), Assuntos (do processo e/ou delito), Procedimento Origem e Documentos. Indica que o mandado de priso no poder ser editado pelo usurio por uma das seguintes informaes: a) Vara e/ou Comarca do processo do mandado ser diferente da lotao do usurio logado no sistema (restrio exclusiva para Magistrados e Serventurios); b) a situao atual do mandado de priso no permite que o mesmo seja editado, so elas: Envio Pendente, Envio Cumprimento Pendente e Envio Revogao Pendente. Permite visualizar todos os dados dos mandados de priso cadastrados no sistema independentemente da vara ou da comarca onde ele foi expedido ou da situao de envio que ele se encontra. cones Situao do Mandado cones Aguardando Cumprimento Cumprido Descrio Mandado de priso ainda no cumprido por um oficial de justia ou por uma autoridade policial. Mandado de priso cumprido por um oficial de justia ou por uma autoridade policial. Nessa situao, o usurio dever alterar a situao atual desse documento para Cumprido e informar a data de cumprimento. Mandado de priso revogado por um usurio da vara a qual o mandado est associado. Quando da revogao de um mandado de priso, o usurio dever alterar a situao atual desse documento para Revogado e informar a data e o motivo de revogao. Os motivos principais de revogao so por ordem

Editar

Editar (desabilitado)

Visualizar

Revogado

14

judicial (cancelamento do mandado de priso) ou para corrigir ou complementar informaes anteriormente encaminhadas ao BNMP. NOTA: O CNJ permite a correo de dados de mandados j enviados, desde que eles sejam previamente revogados. cones Situao de envio do Mandado Situao No preparado Descrio Mandado de priso cadastrado no BEMP e ainda no preparado (apto) para o envio ao BNMP. Por padro, essa a situao inicial de envio de um mandado, assim que ele for importado ou cadastrado no sistema. Alm disso, os mandados de priso que so exibidos ao usurio logado assim que ele acessa o BEMP ou que solicita a limpeza da tela sero aqueles que se encontrem nessa situao. O motivo disso destacar para o usurio quais os mandados de priso que se encontram aguardando que ele os complemente com os dados solicitados pela Resoluo n. 137/CNJ para envio ao BNMP, ou seja, destacar que h pendncias sobre aquele mandado para o usurio logado. Contudo, para localizar mandados de priso que se encontrem em situao de envio diferente de No preparado, basta selecionar a opo adequada na lista de possveis situaes constante na rea Filtros Avanados. Mandado de priso cadastrado no BEMP, preparado para o envio ao BNMP, mas ainda no enviado. A situao do envio do mandado de priso ao BNMP alterada para esse valor quando o usurio aciona a funcionalidade Preparar envio. Quando dessa alterao de situao, este mandado deixa de aparecer para o usurio logado, a fim de indicar que no se encontra mais pendente de complementao. Contudo, ele poder ser facilmente localizado, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Usurio lotado em vara e/ou comarca diferente da do mandado no poder prepar-lo para envio. Mandado de priso cadastrado no BEMP, enviado sem erros ao BNMP. O envio ocorre na madruga em horrio programado e de forma massiva. Os mandados nessa situao apresentam a aba Comprovante com o documento de protocolizao do envio gerado pelo CNJ. Alm disso, eles no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Embora o BEMP aceite mandados de priso criminais, somente os criminais podero ser enviados ao BNMP. Mandado de priso cadastrado no BEMP, enviado com erro(s) ao BNMP. O envio ocorre na madrugada em horrio programado e de forma massiva. Os mandados nessa situao apresentam a aba Comprovante com o documento de protocolizao do envio gerado pelo CNJ e a lista de inconsistncias identificadas pelo BNMP. Alm disso, eles no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros

Envio pendente

Enviado ao CNJ

Enviado ao CNJ com pendncias

15

adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Para corrigir o(s) erro(s) contido(s) no mandado e relacionado(s) na aba Comprovante, o usurio dever revog-lo (alterando a situao do mandado de priso para Revogado e preenchendo a data e o motivo de revogao), informar essa situao para o BNMP atravs da funcionalidade Preparar Sincronizao, aguardar o retorno do mandado do CNJ na situao de envio Revogao enviada ao CNJ, efetuar as correes necessrias e preparar novamente o mandado para envio ao BNMP nas situaes Aguardando Cumprimento ou Cumprido, conforme a situao atual do mandado, e aps isso acionar a funcionalidade Prepara Envio. Envio cumprimento pendente Mandado de priso cadastrado no BEMP e j enviado sem erros ao BNMP, que foram cumpridos posteriormente por uma autoridade policial ou oficial de justia, mas cuja informao desse cumprimento ainda no foi enviada ao BNMP. A situao do envio do mandado de priso ao BNMP alterada para esse valor quando o usurio edita o mandado alterando o status para Cumprido e informando a data de cumprimento, e depois aciona a funcionalidade Preparar sincronizao. Quando dessa alterao de situao, este mandado deixa de aparecer para o usurio logado, a fim de indicar que no se encontra mais pendente de sincronizao de dados do BEMP com o BNMP. Contudo, ele poder ser facilmente localizado, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Usurio lotado em vara e/ou comarca diferente da do mandado no poder prepar-lo para sincronizao. Mandado de priso cadastrado no BEMP e j enviado sem erros ao BNMP, que foram revogados posteriormente, mas cuja informao dessa revogao ainda no foi enviada ao BNMP. A situao do envio do mandado de priso ao BNMP alterada para esse valor quando o usurio edita o mandado alterando o status para Revogado e informando a data e o motivo de revogao, e depois aciona a funcionalidade Preparar sincronizao. Quando dessa alterao de situao, este mandado deixa de aparecer para o usurio logado, a fim de indicar que no se encontra mais pendente de sincronizao de dados do BEMP com o BNMP. Contudo, ele poder ser facilmente localizado, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Usurio lotado em vara e/ou comarca diferente da do mandado no poder prepar-lo para sincronizao. Mandado de priso cadastrado no BEMP e no BNMP, constando em ambos que o mandado foi cumprido, sem ter havido erros no procedimento de sincronizao. A sincronizao do status do mandado ocorre na madrugada em horrio programado e de forma massiva. gerado um novo protocolo de envio pelo BNMP que substitui o anteriormente disponibilizado na aba Comprovante. Os mandados nessa situao no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do

Envio revogao pendente

Cumprimento enviado ao CNJ

16

Envio. Revogao enviada ao CNJ Mandado de priso cadastrado no BEMP e no BNMP, constando em ambos que o mandado foi revogado, sem ter havido erros no procedimento de sincronizao. A sincronizao do status do mandado ocorre na madrugada em horrio programado e de forma massiva. gerado um novo protocolo de envio pelo BNMP que substitui o anteriormente disponibilizado na aba Comprovante. Os mandados nessa situao no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Mandado de priso cadastrado no BEMP e no BNMP, constando em ambos que o mandado foi cumprido, mas que houve erros no procedimento de sincronizao. A sincronizao do status do mandado ocorre na madrugada em horrio programado e de forma massiva. gerado um novo protocolo de envio pelo BNMP e uma lista dos erros ocorridos que substituiro os anteriormente apresentados na aba Comprovante. Os mandados nessa situao no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio. Mandado de priso cadastrado no BEMP e no BNMP, constando em ambos que o mandado foi revogado, mas que houve erros no procedimento de sincronizao. A sincronizao do status do mandado ocorre na madrugada em horrio programado e de forma massiva. gerado um novo protocolo de envio pelo BNMP e uma lista dos erros ocorridos que substituiro os anteriormente apresentados na aba Comprovante. Os mandados nessa situao no so exibidos por padro ao usurio logado, mas ele poder facilmente localiz-los, informando os filtros adequados na rea Filtros Avanados, em especial, a seleo de Situao do Envio.

Cumprimento enviado com pendncias

Revogao enviada com pendncias

17

Figura 9 - Tela principal - Filtros Avanados

IMPORTANTE: A tela vir com os campos Comarca e Vara j preenchidos, respectivamente, de acordo com os dados cadastrais do usurio logado. Se o usurio estiver associado a mais de uma Comarca e/ou Vara, a primeira encontrada pelo sistema ser selecionada. O campo <Situao Envio> tambm vir preenchido com a situao No preparado, indicando para quais mandados h pendncia de atuao pelo usurio logado.

18

BEMP Tela de Importao de Mandados


Esta funcionalidade permite a importao de mandados de priso expedidos no sistema SISCOM Windows para o sistema BEMP. Para isso, o usurio dever clicar no cone correspondente . Em seguida, o sistema exibir uma caixa de dilogo a ser preenchida com informaes do processo do mandado (vide figura abaixo).

Figura 10 - Tela para informar os dados de identificao do(s) mandado(s) a ser(em) importado(s)

No campo <Processo> informe o nmero do processo de cujo mandado se deseja importar, opcionalmente, informe no campo <Nmero> o nmero do mandado a ser importado e, por ltimo, acione a funcionalidade Importar. NOTAS: Os campos <Comarca/Processo> so de preenchimento obrigatrio. Usurio no pertencente comarca selecionada ou vara onde tramita o processo informado no conseguir proceder importao. O processo informado dever tramitar na comarca selecionada. Se o campo <Processo> ficar em branco, ao clicar em <Importar>, uma mensagem ser exibida informando-o sobre a obrigatoriedade do preenchimento. Preenchidos os campos <Comarca/Processo> e no preenchido o campo <Nmero>, todos os mandados pertencentes ao processo informado e ainda no enviados ao BEMP sero importados massivamente. Os mandados de priso importados estaro por padro na situao de envio No preparado. Para a importao, o usurio poder informar o nmero do processo no formato tradicional do TJMG ou de acordo com a numerao nica do CNJ (Resoluo n 65/2009 CNJ), com ou sem formatao.

19

BEMP Telas de Edio de Mandado de Priso


Se o usurio estiver lotado na vara a qual o mandado de priso estiver atrelado, ele poder editar as informaes desse documento, desde que este esteja em uma situao de envio ao BNMP diferente de Envio Pendente,

Envio Cumprimento Pendente e Envio Revogao Pendente.


Ao acionar a funcionalidade indicada pelo cone , o sistema exibir tela semelhante a da prxima figura. Essa tela composta por at 6 abas (Dados, Destinatrio, Assuntos, Procedimentos de Origem, Documentos e Comprovantes), sendo que, por padro, a aba Dados vir aberta.

Aba Dados
Permite ao usurio alterar/completar dados referentes ao mandado de priso expedido.

Figura 11 - Aba de dados de mandado de priso

Campo Comarca

Obrigatrio Sim

Descrio Comarca onde tramita o processo do mandado de priso, j retornada pela rotina de importao. Esse campo no deve ser alterado. rgo julgador onde tramita o processo do mandado de priso, j retornada pela rotina de importao. Esse campo no deve ser alterado. Processo do mandado de priso no formato da numerao nica, j retornado pela rotina de importao. Esse campo no deve ser alterado.

rgo Julgador

Sim

Processo

Sim

20

Nmero

Sim

Sequencial a partir de 1 do mandado no processo, j retornado pela rotina de importao. Esse campo no deve ser alterado. Nmero do mandado gerado automaticamente pela rotina de importao no formato definido pela Resoluo n 137/CNJ (no editvel). Nmero do mandado no sistema de expedio de mandado de priso de origem, caso haja. Indica se o mandado de priso deve ser cumprido com urgncia, j retornado pela rotina de importao. Tipo do modelo utilizado no SISCOM Windows para expedio do mandado de priso, j retornado pela rotina de importao. Situao atual do mandado: Aguardando cumprimento, Cumprido ou Revogado. Classe do processo do mandado de priso, j retornada pela rotina de importao. Data em que ocorreu o fato/delito. Data em que o mandado de priso foi expedido, j retornada pela rotina de importao. Data de prescrio do mandado de priso expedido. Nome da pessoa a ser presa, j retornado pela rotina de importao. Tipo do magistrado: Juiz de Direito, Desembargador, Juiz Federal ou Ministro. Nome do magistrado que assinou o mandado de priso. Artigo de lei em que o Magistrado se baseou para decretar a priso. Quantidade de anos para cumprimento da pena arbitrada ao sentenciado. Quantidade de meses para cumprimento da pena arbitrada ao sentenciado. Quantidade de dias para cumprimento da pena arbitrada ao sentenciado. Se ainda no houve uma sentena condenatria.

Nmero Mandado

Sim

Nmero Original

No

Urgente

No

Tipo

Sim

Situao

Sim

Classe

Sim

Delito Expedio

No Sim

Validade Destinatrio Magistrado Tipo

Sim Sim Sim

Magistrado Nome Dispositivo de Deciso Total Pena - Ano Total Pena Ms

Sim Sim No No

Total Pena Dias Data Limite Prescrio Abstrato Data Limite Prescrio Concreto Fiana Priso Decretada

No No

No

Quando h sentena condenatria, transitada em julgado.

No Sim

Se houve fiana arbitrada informar o valor. Tipo da priso decretada: Temporria, Preventiva, Preventiva determinada ou mantida por deciso recorrvel, Extradio, Deportao,

21

Expulso ou Definitiva. Tipo Regime Prazo Priso Preparao Sim No No Tipo de regime da pena: Aberto, Semiaberto, Fechado. Para os casos de priso temporria, por exemplo: 5 ou 30 dias Data em que o usurio indicou que o mandado de priso est preparado para ser enviado ao CNJ. Essa data preenchida automaticamente pelo sistema, uma vez que o usurio acione a funcionalidade Preparar envio, o mandado de priso selecionado esteja com todas as informaes mnimas exigidas pelo BNMP. Data em que o mandado de priso foi cumprido por uma autoridade policial ou por um oficial de justia. Essa informao deve ser obrigatoriamente preenchida, quando a situao do mandado for alterada para Cumprido. Data em que o mandado de priso foi revogado por ordem judicial (cancelamento do mandado, prescrio do crime ou expirao da validade do documento), para re-envio futuro de mandado recebido pelo BNMP com erros ou para correo/complementao de mandado j enviado. Essa informao deve ser obrigatoriamente preenchida, quando a situao do mandado for alterada para Revogado. Motivo pelo qual o mandado de priso foi revogado. Essa informao deve ser obrigatoriamente preenchida, quando a situao do mandado for alterada para Revogado.

Cumprimento

No

Revogao

No

Motivo de Revogao

No

22

Aba Destinatrio
Permite a qualificao da pessoa que ser(foi) presa.

Figura 12 - Aba de dados de qualificao da pessoa a ser presa (destinatrio)

A pessoa poder ser melhor qualificada atravs das seguintes informaes: Possveis Nomes (nomes reais e alcunhas), Possveis Endereos, Possveis Aspectos Fsicos, Possveis Sexos, Possveis Datas de Nascimento, Possveis Profisses, Possveis Filiaes, Possveis Documentos, Possveis Naturalidades e Fotografia. Com exceo de Possveis Aspectos Fsicos e Fotografia, todas as informaes acima so importadas do SISCOM. Porm importante conferir se os dados esto corretos ou se podem ser complementados, pois algumas vezes essas informaes existem nos autos, mas no foram cadastradas no SISCOM. Para o BNMP, no mnimo uma informao do destinatrio deve ser informada nessa aba, porm, quanto mais informaes forem fornecidas, melhor qualificada ficar a pessoa cadastrada e conseqentemente os dados armazenados no BEMP.

23

Para cada uma dessas informaes de qualificao da pessoa, haver as seguintes funcionalidades como mostradas na figura e na tabela abaixo:

Figura 13 - Tela de Edio Destinatrio

Botes Funcionalidades Novo Excluir Editar Ao / Descrio Permite a incluso de um novo registro. Permite a excluso de um registro gravado. Permite alterar um registro gravado.

24

Aba Assuntos
Permite o registro dos assuntos do processo e/ou delito.

Figura 14 - Aba de Assuntos

Os assuntos sero recuperados atravs da rotina de importao. Porm para os processos anteriores implantao da Resoluo n. 46/CNJ ou outros que no possurem essa informao, o usurio dever cadastrar obrigatoriamente pelo menos um assunto. recomendada a conferncia dos assuntos obtidos via importao e a definio de qual deles ser o assunto de delito principal, mesmo que essa informao no seja exigida pelo BNMP, para isso, utilize a funcionalidade

Botes Funcionalidades Novo Excluir Ao / Descrio Permite incluir mais um registro do tipo Assunto. Permite excluir um registro gravado.

Desmarcar como assunto do delito Indicativo grfico de que um assunto o assunto do delito principal principal. Marcar como assunto do delito Permite identificar entre os Assuntos cadastrados para a parte,

25

principal Editar

qual ser o principal. Permite alterar um dado cadastrado.

S pode haver um assunto de delito principal por mandado de priso. Assim ao acionar a funcionalidade

, o assunto que estiver anteriormente marcado como principal, ser automaticamente alterado para secundrio ou complementar.
correspondente ao cone

Figura 15 - Tela de Edio de Assuntos

Ao acionar a funcionalidade de editar, ser exibida a tela de edio de assunto semelhante a apresentada acima, onde o usurio poder selecionar o assunto a ser cadastrado. Podero ser cadastrados um ou mais assuntos e pelo menos um assunto deve ser informado.

26

Aba Procedimentos de Origem


Permite o registro do Auto Priso em Flagrante, Inqurito, Termo Circunstanciado de Ocorrncia ou outro tipo de procedimento que deu origem ao processo criminal ao qual o mandado de priso est vinculado. Podero ser cadastrados um ou mais procedimentos de origem e pelo menos um procedimento deve ser informado.

Figura 16 - Aba de Procedimentos Origem

Botes Funcionalidades Novo Excluir Editar Ao / Descrio Permite a incluso de um novo registro. Permite a excluso de um registro gravado. Permite alterar um registro gravado.

27

Ao acionar a funcionalidade de editar, ser exibida a tela de edio de procedimento de origem semelhante apresentada abaixo. O usurio dever informar o nmero e o tipo do procedimento de origem. Se no houver um tipo correspondente na lista de opes apresentadas pelo sistema, ele dever selecionar a opo Outros e preencher o campo <Nome livre> com uma descrio do tipo de procedimento adequado.

Figura 17 - Tela de Edio de Procedimentos Origem

28

Aba Documentos
Permite a incluso de cpia digitalizada do mandado de priso. Podero ser anexados um ou mais documentos e pelo menos um deve ser informado. Estaro disponveis para essa aba, as seguintes funcionalidades:

Botes Funcionalidades Novo Excluir Baixar Ao / Descrio Permite a incluso de um novo arquivo. Permite a excluso de um arquivo gravado. Permite baixar o arquivo gravado.

Figura 18 - Aba de Documentos

29

Ao incluir um mandado ir ser apresentada uma tela como a demonstrada abaixo:

Figura 19 - Tela de Edio de Documentos - Adicionar um documento

O boto Adicionar exibe uma caixa de dilogo para seleo do arquivo a ser anexado ao mandado de priso. O sistema s permite a incluso de arquivo no formato Portable Document Format (extenso pdf) do Adobe Acrobat Reader, por isso importante verificar se h instalados na vara escneres com a opo de salvamento em pdf ou multifuncionais com a opo de digitalizao funcionando. Recomendamos que o padro de nome do documento deva ser o nmero do mandado, conforme definido pela Resoluo n. 137/CNJ. Havendo mais de uma parte, de mesmo plo, no processo, sugerimos que seja acrescido o nome da parte.

30

Se o usurio desejar excluir o arquivo selecionado, ele poder utilizar-se da funcionalidade Excluir Tudo ou simplesmente Fechar a tela que est sendo exibida. Aps selecionar a cpia digitalizada do mandado de priso ser exibida a funcionalidade Enviar, conforme demonstrada na figura abaixo. Essa funcionalidade carrega o arquivo selecionado para o sistema (upload). Se o usurio desejar interromper a carga, basta clicar no boto Cancelar ao lado do nome do arquivo ou Fechar da tela que est sendo exibida.

Figura 20 - Tela de Edio de Documentos - Selecionar a cpia digitalizada do mandado de priso

Figura 21 - Tela de Edio de Documentos - Enviar a cpia digitalizada do mandado de priso para o sistema

31

Aps a carga do arquivo no sistema, o usurio dever acionar em Confirmar para que o arquivo carregado seja associado ao mandado que est sendo editado. Se o usurio no acionar essa funcionalidade, o arquivo ser perdido.

Figura 22 - Tela de Edio de Documentos - Associar a cpia digitalizada ao mandado de priso editado

32

Aba Comprovante de Envio


Permite a visualizao do comprovante gerado pelo BNMP (protocolo), quando do envio do mandado de priso ao CNJ ou da sincronizao da situao do mandado (revogado ou cumprido). Alm disso, em caso de erros durante a comunicao dos dois sistemas, exibida nessa aba a lista de pendncias ou inconsistncias identificadas pelo BNMP.

Figura 23 - Tela de Edio - Comprovante

Botes Funcionalidade Download do comprovante Ao / Descrio Permite baixar o comprovante de envio do BNMP.

33

Erro ao Preparar Envio de Mandado ao BNMP


Para que um mandado de priso seja considerado vlido para ser enviado ao BNMP, ele dever possuir todas as informaes obrigatrias contidas na aba Dados devidamente preenchidas e pelo menos um dado de qualificao da pessoa a ser presa, pelo menos um assunto do delito, pelo menos um procedimento de origem e pelo menos um documento que represente o mandado expedido. Se ao Preparar Envio de mandado ao BNMP a mensagem abaixo for exibida, o usurio dever verificar qual das abas, exemplificadas, ficou sem o preenchimento de dados.

Figura 24 - Tela de Edio - Abas do BEMP

Figura 25 - Mensagem de erro ao tentar preparar para envio mandado invlido

34

Cumprindo um Mandado
O usurio dever, primeiramente, pesquisar os mandados enviados ao BNMP, utilizando a funcionalidade: Filtros Avanados Situao Envio = Enviado. Localizado o processo desejado, o usurio dever clicar no cone Editar e na aba Dados preencher os campos: Situao e Cumprimento, conforme exemplificado na imagem abaixo. Em seguida, clicar no boto Salvar. Aps salvar a atualizao dos dados de cumprimento de mandado, o usurio dever selecionar o mandado cumprido e clicar no boto Preparar Sincronizao . O objetivo dessa funcionalidade informar ao BNMP do cumprimento do mandado no TJMG, atravs de uma rotina executada automaticamente na madrugada. NOTA: Um mandado cumprido no pode mais ser localizado nas pesquisas do BNMP.

Figura 26 - Tela de Edio - Cumprimento de Mandado

35

Revogando ou Corrigindo um Mandado


A revogao de um mandado de priso poder ser feita pelos motivos: Ordem judicial (cancelamento do mandado de priso); Correo ou complementao de informaes anteriormente encaminhadas ao BNMP; Outros (opo provisria, pois est lista ser implementada em breve). Vale lembrar que a revogao do mandado de priso somente permitida para o usurio da vara a qual o mandado est associado. Conforme exemplificado abaixo, na aba Dados o usurio dever selecionar os campos Situao, Data da Revogao e Motivo Revogao, em seguida, clicar no boto Salvar. Aps salvar a atualizao dos dados de revogao de mandado, o usurio dever selecionar o mandado revogado e clicar no boto Preparar Sincronizao . O objetivo dessa funcionalidade informar ao BNMP da revogao do mandado no TJMG, atravs de uma rotina executada automaticamente na madrugada. Os mandados revogados para correo de dados devero aguardar o retorno da sincronizao com o BNMP para realizar os ajustes no mandado anteriormente enviado. Aps o retorno do mandado, o usurio dever retornar a situao antiga do mandado antes da revogao (Aguardando Cumprimento ou Cumprido, sendo que neste caso dever informar a data de cumprimento), efetuar e salvar as adequaes desejadas e clicar no boto Preparar Envio . Na madrugada o mandado ser refeito no CNJ com as novas informaes fornecidas.

NOTA: Um mandado revogado no pode mais ser localizado nas pesquisas do BNMP.

Figura 27 - Tela de Edio - Revogao de Mandado

36

Envio de Mandado ao CNJ com Pendncias


Os mandados de priso na situao Envio com pendncias so os nicos que podem ser corrigidos e reenviados ao CNJ sem precisar serem revogados. Por padro, o Sistema no exibe de imediato os mandados enviados ao CNJ que se encontram nesta situao. Sendo assim, necessrio que o usurio pesquise regularmente se h mandados nesta situao. Para identificar estes mandados, o usurio dever utilizar a funcionalidade Filtros Avanados. Conforme exemplificado abaixo, o usurio dever selecionar no campo Situao Envio a opo Enviado com Pendncias. Identificado o mandado, o usurio dever selecion-lo e clicar no boto Editar , e na aba Comprovante estar o protocolo de envio gerado pelo CNJ contendo a lista de inconsistncias identificadas pelo Sistema BNMP. O usurio dever realizar as correes nos dados do mandado de priso, salv-las e acionar novamente a funcionalidade Preparar Envio correes efetuadas. . Na madrugada o mandado novamente encaminhado ao CNJ com as

Figura 28 - Mandados com pendncias no envio ao CNJ

37

5) SUPORTE/ATENDIMENTO
O suporte/atendimento aos usurios do BEMP pertencentes aos quadros do TJMG ser realizado da seguinte forma: 1) Orientao sobre a utilizao do sistema: em caso de esclarecimento de dvidas e demais orientaes sobre como utilizar o sistema, o usurio dever entrar em contato com a GESCOM Gerncia de Orientao dos Servios Judiciais Informatizados, por meio do telefone (31) 3339-7600 / 7601 / 7602 / 7603 / 7604 / 7605 / 7607 / 7728 / 7729 / 7770 / 7777 e do e-mail gescom@tjmg.jus.br 2) Falhas no funcionamento do sistema: em caso de falha no funcionamento do sistema, o usurio dever utilizar a Central de Servios de Informtica. Ela possibilita Diretoria Executiva de Informtica (DIRFOR) gerenciar o registro, a anlise, o diagnstico e a resoluo da demanda. Podem ser direcionadas central demandas como indisponibilidade ou problemas de equipamentos de informtica, aplicativos ou sistemas informatizados (BEMP). H dois canais de comunicao para acessar a Central de Servios de Informtica: 1) Ligao 0800 777-8564 ou 2) Portal de Servios de Informtica pelo endereo http://informatica.intra.tjmg.gov.br/ess.do Maiores informaes disponveis no Portal do TJMG.

6) OUTRAS INFORMAES RELEVANTES


Este tpico trata de outras informaes relevantes que auxiliam no entendimento e utilizao dos sistemas.

6.1 Usurio e senha


O campo Usurio dever ser o mesmo usurio (cdigo) cadastrado no SISCOM Caracter (com letra maiscula). Quanto senha, recomenda-se que o magistrado ou servidor ao acessar o Sistema pela primeira vez, realize a alterao da senha padro (primeiro acesso) para a senha que utiliza para acesso a Intranet ou outra de preferncia do usurio.

6.2 Regras para visualizao e complemento de mandados no BEMP


Os perfis de acesso disponveis permitem que um usurio lotado em determinada serventia visualize todos os mandados de priso existentes no BEMP. J para atualizao das informaes do mandado, bem como do envio para o BNMP, somente ter acesso s estas funcionalidades o usurio que estiver lotado na serventia em que o mandado de priso foi expedido. Exemplo: um servidor da 2 Vara Criminal de Belo Horizonte visualizar todos os mandados de priso cadastrados no BEMP, mas s poder atualizar o mandado de priso e enviar ao BNMP aquele que for expedido pela 2 Vara Criminal de Belo Horizonte.

38

6.3 Incluir o tratamento (situao) da Carta Precatria


No caso de cumprimento de mandado de priso em outra comarca, o mandado dever ser encaminhado ao juzo deprecado, por carta precatria. Para cumprimento do mandado de priso, o juzo deprecado dever expedir um mandado geral, de forma, a possibilitar a indenizao para o Oficial de Justia que ir cumprir o mandado de priso. Entretanto, quem dever fazer o lanamento do mandado de priso no BEMP o juzo deprecante, bem como lanar, posteriormente, o seu cumprimento, que dever ser comunicado ao juzo deprecante pelo juzo deprecado.

6.4 Digitalizao (formato PDF) e vinculao ao BEMP do Mandado de Priso


O BEMP est preparado para receber a cpia digitalizada do mandado de priso em formato PDF. Portanto, o usurio dever digitalizar o mandado de priso, colocando como nome do arquivo o nmero do mandado, e se necessrio, acrescido do nome da parte e incluindo-o no BEMP por meio da opo Aba Documentos (figuras 19/23 demonstradas acima).

Vous aimerez peut-être aussi