Vous êtes sur la page 1sur 26

Centro de Altos Estudos de Segurana (CAES) da Polcia Militar do Estado de So Paulo DOUTORADO DA PM Frei David Santos, OFM out

de 2012

Dados disponibilizados pelo Sistema de Informaes sobre Mortalidade evidenciam que a violncia no Brasil tem cor, idade, nvel de escolaridade e regio:

Em 2010, morreram no Brasil 49.932 pessoas vtimas de homicdios, ou seja, 26,2%. De cada 100 mil habitantes , 70,6% das vtimas eram negras. Em 2010, 26.854 jovens entre 15 e 29 anos foram vtimas de homicdio. Do total, 74,6% dos jovens assassinados eram negros. 91,3%s das vtimas de homicdio eram do sexo masculino.

Em 1995, por conta da ao de grupos de extermnio contra meninos e meninas pobres e em situao de rua, na maioria negros como a que resultou na chacina da Candelria - a Coordenao Nacional de Entidades Negras (Conen) organizou uma campanha, chamada "No matem nossas crianas", para denunciar a onda de violncia e exigir que o quadro fosse modificado..

Mais de uma dcada depois, a situao no melhorou; s o foco mudou. "Essas crianas cresceram e hoje so jovens, justamente as atuais vtimas do genocdio realizado pelo aparato policial e criminal - denuncia Snia Leite, da Executiva do Frum Estadual de Mulheres Negras.

Conclamamos os Alunos do Centro de Altos Estudos de Segurana (CAES) da Polcia Militar do Estado de So Paulo a assumir, como trabalho de CONCLUSO DE CURSO, este tema. Estamos tristes, pois tais dados no so liberados para a SOCIEDADE. J os solicitamos at ao Governador Alckmin, mas estes dados no aparecem. Por qu?

Se levarmos em conta o conceito de genocdio, tal qual definido pela Resoluo de 9 de dezembro de 1948, da Assembleia Geral das Naes Unidas, o termo diz respeito a todo ato que visa destruir, matar, limitar a reproduo fsica, cultural e social de um determinado grupo tnico-racial. A resoluo vai ainda mais longe, e configura como genocdio as polticas que visam infringir condies de vida que pem o grupo em desvantagem social em relao a outros grupos em determinada sociedade.

Tema: Genocdio contra a Juventude Negra no Brasil O CASO DE SO PAULO.

Um estudo de caso: por que o Estado de So Paulo esconde os dados? A tese a ser defendida a de que o Estado o que menos combate a violncia contra a Juventude Negra. Como brasileiro, e acolhido por este Estado h 14 anos, gostaria de colaborar e tirar So Paulo do foco. Conto com um de Vocs abraando este tema, pesquisando e revelando a verdade. Julgo que Alagoas, Esprito Santo e Pernambuco cujos dados so considerados verdicos estariam frente dos dados reais de So Paulo, no NO COMBATE. No revelar os dados gera a impresso de que So Paulo O QUE MENOS COMBATE.

AS TRS CIDADES NUMERICAMENTE COM MAIOR POPULAO NEGRA SO: 3 lugar Salvador 2,7 milhes 2 lugar - Rio de Janeiro 3,0 milhes 1 lugar So Paulo 4,2 milhes

Como elas foram planejadas para evitar Injustia contra a Populao Negra? Nossa misso como cidados cobrar. No obtendo resultados, somos obrigados a denunciar! Nossa misso como Igreja dizer, confirmar e defender que a diversidade tnica DOM de DEUS!

Pedir socorro! Renovar nossa confiana na Polcia Militar e Civil. Conclamar por Polticas Pblicas! Perguntar: Como podemos ajudar?

Problema: Violncia e altas taxas de homicdios contra a

Juventude Negra.

Objetivo: Reduzir a vunerabilidade da Juventude Negra violncia e prevenir a ocorrncia de homicdios. Meta: Chegar ao nvel dos Eurodescendentes. Plano: Sugerir a promoo e integrao de aes de preveno violncia, com foco no enfrentamento ao racismo nas Instituies, na transformao de territrios vulnerveis e na criao de oportunidades de incluso social dos Jovens.

Selecionar os 150 Municpios que concentram 70% dos homicdios cometidos contra Jovens Negros com idade entre 15 e 29 anos, em 2010. Todas as Capitais esto a incluidas. Selecionar os 30 Municipios que mais matam Negros no Estado de So Paulo. Integrar aes dos Governos Municipais, Estaduais e Federal com foco nos territrios selecionados. Definir como a PM quer a participao da sociedade civil nestas estratgias.

Firmar parcerias com Judicirio, Ministrio Pblico e Defensorias. Aes: empreender tanto aes caracterizadas como polticas universais, destinadas a incidir em problemas relativos populao em situao de vulnerabilidade social de maneira geral, quanto aes FOCADAS, destinadas a incidir em problemas relativos exclusiva ou preponderantemente populao Jovem Negra.

1)

2)

Que os 150 Municipios, que mais matam Jovens Negros, s recebam alguma verba Estadual ou Federal depois que lanarem programas de combate ao extermnio da Juventude Negra. Que os 150 Municpios, que mais matam Jovens Negros, sejam obrigados a pagar indenizao aos Familiares das vtimas em 30 dias! Isto vai fazer o Poder Municipal descobrir que mais econmico Empreender Polticas do que pagar indenizaes.

Sobre matana da Juventude Negra: a Educafro participou de uma grande reunio com Representantes de vrios movimentos negros e decidiu abrir aes civis pblicas contra os Governos dos Estados que mais matam negros. Nessa reunio, os Representantes do Esprito Santo aceitaram receber a primeira ACP da Educafro no Brasil. Foi contra o Governo do Espirto Santo, porque dos 10 Municpios, que mais matavam negros no Brasil, 4 estavam no prprio Estado do Eprito Santo.

O que me assusta no a violncia de poucos, mas a omisso de muitos. Temos aprendido a voar como os pssaros, a nadar como os peixes, mas no aprendemos a sensvel arte de viver como Irmos.
Martin Luther King

http://www.geledes.org.br/em-debate/colunistas/9121-a-rota-deexterminio-da-juventude-negra-brasileira http://bandeiranegrarep.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html http://jus.com.br/revista/texto/18646/homicidios-no-brasil-temnaturalidade-idade-cor-e-sexo http://mapadaviolencia.org.br/pdf2011/MapaViolencia2011.pdf http://www.palmares.gov.br/observatorio-afro-latino/ www.educafro.org.br/ http://pensador.uol.com.br/frases_de_martin_luther_king/ http://www.datasus.gov.br/catalogo/sim.htm

educafro@franciscanos.org.br www.educafro.org.br

Vous aimerez peut-être aussi