Vous êtes sur la page 1sur 127

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Concordncias
Sintaxe Vontade

O Teatro Mgico
Sem horas e sem dores, Respeitvel pblico pago, Bem-vindos ao teatro magico. A partir de sempre Toda cura pertence a ns. Toda resposta e dvida. Todo sujeito livre para conjugar o verbo que quiser, Todo verbo livre para ser direto ou indireto. Nenhum predicado ser prejudicado, Nem tampouco a frase, nem a crase, nem a vrgula e ponto final! Afinal, a m gramtica da vida nos pe entre pausas, entre vrgulas, E estar entre vrgulas pode ser aposto, E eu aposto o oposto: que vou cativar a todos Sendo apenas um sujeito simples. Um sujeito e sua orao, Sua pressa, e sua verdade, sua f, Que a regncia da paz sirva a todos ns.

Cegos ou no, Que enxerguemos o fato De termos acessrios para nossa orao. Separados ou adjuntos, nominais ou no, Faamos parte do contexto da crnica E de todas as capas de edio especial. Sejamos tambm o anncio da contra-capa, Pois ser a capa e ser contra a capa a beleza da contradio. negar a si mesmo. E negar a si mesmo muitas vezes Encontrar-se com Deus. Com o teu Deus. Sem horas e sem dores, Que nesse momento que cada um se encontra aqui e agora, Um possa se encontrar no outro, E o outro no um... At por que, tem horas que a gente se pergunta: Por que que no se junta Tudo numa coisa s?

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 1

Mdulo de Portugus Intermedirio


CONCORDNCIA VERBAL 1. Regra Geral O sujeito sendo simples, com ele concordar o verbo em nmero e pessoa. A turma
3 p. Singular

Prof. Zambeli

escutava

3 p. Singular

uma msica estranha.

Outras regras 2. Expresses partitivas Quando o sujeito formado por uma expresso partitiva (parte de, uma poro de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural. facultativo. Ex.: A maioria dos convidados saiu. A maioria dos convidados saram.

Metade dos candidatos no apresentou/ apresentaram uma proposta boa. 3. Quantidade aproximada Quando o sujeito formado por expresso que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de...) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Cerca de duzentas mulheres participaram da passeata. Perto de mil concurseiros fizeram a prova no domingo. Mais de um aluno sonhou com isso! "mais de um" + verbo recproco = o plural obrigatrio: Mais de um torcedor se ofenderam durante o jogo. (ofenderam um ao outro)

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 2

Mdulo de Portugus Intermedirio


4. Expresso que indica porcentagem O verbo concorda com o substantivo. 25% do oramento do pas deve destinar-se Educao. 85% dos entrevistados no aprovam a administrao do prefeito. 1% do grupo aceita a mudana. 1% dos concurseiros faltaram prova.

Prof. Zambeli

Quando a expresso que indica porcentagem no seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o nmero. 25% querem a mudana. 1% conhece o edital. 5. Que O sujeito o pronome relativo "que"? Ento a concordncia em nmero e pessoa feita com o antecedente do pronome. Fui eu que fiz a receita. Fomos ns que sonhamos com o projeto. s tu que me fazes ver o sentido da vida. Ainda existem mulheres que ficam revoltadas com isso. 6. Quem Quando o sujeito o pronome relativo "quem", pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou em concordncia com o antecedente do pronome. Fui eu quem saiu logo. / Fui eu quem sa logo. Fomos ns quem sonhou com isso. / Fomos ns quem sonhamos com isso. Foste tu quem redigiu a redao. / Foste tu quem redigiste a redao.

7. Um dos que O verbo deve assumir a forma plural. Zambeli foi um dos professores que vieram ao curso no dia da prova. Se voc um dos que fizeram a prova no domingo, fique atento!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 3

Mdulo de Portugus Intermedirio


8. Pronomes de tratamento O verbo fica na 3 pessoa do singular ou plural. Vossa Excelncia muito honesto? Vossas Excelncias vo ao evento?

Prof. Zambeli

9. Nomes prprios no plural Sem artigo, o verbo deve ficar no singular. Quando h artigo no plural, o verbo deve ficar o plural. Os Estados Unidos reviram suas economias. Alagoas convida voc para a feira do artesanato. As Minas Gerais so inesquecveis. Minas Gerais tem o melhor queijo do pas. Os Sertes imortalizaram Euclides da Cunha. 10. Verbos impessoais (orao sem sujeito) haver significando existir, ocorrer, acontecer ou indicando tempo decorrido. Ex.: Haver mais concursos neste ano. Deve haver mais interessados naquela vaga. H meses no vou fao testes de portugus. fazer indicando tempo ou temperatura. Ex.: Amanh far dois dias que me inscrevi no curso. Ir fazer quatro meses que terminamos o namoro. Faz dias muito quentes no ms de maro. estar indicando clima. Ex.: Estava muito quente no dia da prova. ser indicando hora, data ou distncia. Ex.: Agora so 13 horas. Hoje so 20 de junho. Daqui a minha colega so quatro quadras. verbos que indicam fenmenos meteorolgicos. Ex.: Choveu bastante no vero passado. Est anoitecendo. Obs.: quando empregados em sentido conotativo, haver sujeito. Ex.: Choveram gritos naquela sesso de votao.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 4

Mdulo de Portugus Intermedirio


11. Concordncia na PASSIVA SINTTICA

Prof. Zambeli

Quando o verbo vier acompanhado da partcula se (VTD ou VTDI), haver sujeito e com ele ser feita a concordncia, se for passiva sinttica ou pronominal. Fazem-se consertos . Vende-se um carro novo. Vendem-se cinco carros novos. Contratam-se funcionrios. Construram-se estes prdios aqui. 12. ndice de indeterminao do sujeito - No haver concordncia, se o termo que acompanha o verbo for preposicionado (objeto indireto), se for verbo de ligao ou se o verbo for intransitivo. Nesses casos, temos o sujeito indeterminado. Vive-se mal nesta cidade. Necessita-se de pedreiros bons. Precisa-se de professores qualificados. Obedece-se s regras. 13. Sujeito composto ligado por OU

H duas possibilidades: Quando representa a ideia de excluso, o verbo fica no singular Vini ou Alessandra ser a representante de sala. Rio de Janeiro ou Salvador sediar a final da Copa do mundo. Quando no representa a ideia de excluso, ele ficar no plural. O livro ou computador so excelentes recursos de pesquisa. Um ano ou a vida inteira na passam disso: poeira de ideias.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 5

Mdulo de Portugus Intermedirio


EXERCCIOS 1. Sublinhe a opo correta que completa as lacunas: a) ...-se em projetos novos. (Fala Falam) b) ...-se por serventes. (Procurava Procuravam) c) ...-se pouco no curso. (Discute Discutem) d) ...-se feliz . (era eram) e) ... alguns alunos aqui. (Basta Bastam) f) ... trinta anos que fugi daqui. (Faz Fazem) g) ... solues melhores. (haver havero) h) ... cinco questes nesta prova (H Ho) i) ... duzentos protestantes nesta avenida (Havia Haviam) j) ... fazer trs dias que ela fugiu. (Vai Vo) k) ... para trs meses que voltou. (Vai Vo) l) ... muitos torcedores l. (Havia Haviam) m) ... muitas mulheres tambm. (Existia Existiam) n) ... existir muitas sadas. (Deve Devem) o) ... haver muitas sadas. (Deve Devem) p) ... muito nas frias. (Chovia Choviam) q) ... flores no casamento. (Chovia Choviam) r) ...-se a eleio para os cargos (realizou- realizaram) s) ...-se de editores experientes. (precisa precisam) t) ...-se erros gramaticais neste trabalho. (verificou- verificaram) u) ...-se de novo acordo poltico. (depende dependem)

Prof. Zambeli

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 6

Mdulo de Portugus Intermedirio


2) Corrija as frases quanto concordncia verbal, se for o caso. 01. Ainda no se conhece____ os lindos parques. 02. No mais se obedece____ aos apelos do corao. 03. necessrio que se aplique _____ as regras da paixo. 04. H muito no se assista____ a cenas de amor. 05. L no se admite____ jeans ou saias. 06. No questionrio, gostaria que se respondesse____ a todas as questes. 07. Quando se avaliar___ os resultado, vers que eu tinha razo. 08. Antes de assinar o contrato, leia___-se suas clusulas. 09. Voc no sabe como se preenche___ estes formulrios? 10. No meu pensamento, onde melhor se trata___ as lembranas de voc. QUESTES

Prof. Zambeli

1. (IBGE) Indique a opo correta, no que se refere concordncia verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaos de granizo na serra gacha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE no vem aqui. d) Bateu trs horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. 2. Assinale a frase em que h erro de concordncia verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) No poderia haver dvidas sobre a necessidade da imigrao. c) Faz mais de cem anos que a Lei urea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papis picados nos comcios. 3. Assinale a opo em que h concordncia inadequada: a) A maioria dos estudiosos acha difcil uma soluo para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa. d) De casa escola trs quilmetros. e) Nem uma nem outra questo difcil.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 7

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

4. A nica frase que NO apresenta desvio em relao concordncia verbal : a) A lista brasileira de stios arqueolgicos, uma vez aceita pela Unesco, aumenta as chances de preservao e sustentao por meio do ecoturismo. b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos ltimos dias inscreveramse para falar durante os trabalhos de ontem. c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexo para outros Estados foram alojados em hotis de Campinas. d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender. e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena Reino das Sombras, o ponto mais alto desse trabalho. 5. Assinale a frase em que o verbo no obedece s normas da boa concordncia: a) Fomos ns quem primeiramente lecionamos esta matria. b) Fomos ns quem primeiramente lecionou esta matria. c) Fomos ns os que primeiramente lecionamos esta matria. d) Fomos ns que primeiramente lecionamos esta matria. e) Fomos ns que primeiramente lecionaram esta matria. 6. No _______ ter ocorrido estas intransigncias, porque as crticas, ________ de onde ______, sempre ________ ser assimiladas. a) poderiam venham vierem devem b) poderiam venha vier deve c) poderia venham vier deve d) poderia venha vier devem e) poderiam venham vier devem 7. ________ haver muitas vagas, pois ________ chegando candidatos que ________ de mltiplos lugares. a) deve esto provm b) deve esto proveem c) devem esto provm d) devem esto provem e) devem est proveem

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 8

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

8. ________ valendo as determinaes antigas, naquilo em que no ________ com as que se ________ amanh. a) continua colidirem divulgar b) continua colidir divulgar c) continuam colidirem divulgaro d) continuam colidir divulgaro e) continuam colidir divulgar 9. No sei a quem ________ os mritos pelo sucesso desse projeto.Em sua execuo no ________ falhas. a) cabe encontraram-se b) cabe se encontraram c) cabem se encontrou d) cabem se encontraram e) cabem encontrou-se 10. (FAURGS) Caso a palavra olhos (linha XX) fosse passada para o singular, quantas outras palavras do mesmo perodo teriam de sofrer ajustes para fins de concordncia? Os olhos de vidro muito pretos e o focinho de plst ico, tambm preto, davam ao boneco um ar meigo. (A) 1 GABARITO 1-C 2-D (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

3D

4-A

5-E

6-A

7-A

8-C

9-D

10 - B

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 9

Mdulo de Portugus Intermedirio


Questes de Concurso 1. Esto inteiramente respeitadas as normas de concordncia verbal na frase:

Prof. Zambeli

(A) Acabou por causar m impresso no autor as palavras que lhe dirigiu o motorista. (B)) Deve-se aos sonegadores de impostos uma boa parcela do desequilbrio econmico. (C) As trs morais com que finalizam o texto no so muito animadoras. (D) No costumam haver entre os corruptos quem admita a prtica da corrupo. (E) Tanto as altas como as baixas esferas da poltica tem-se mostrado corruptas. 2. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na seguinte frase: (A)) uma tolice imaginar-se que no se devam satisfaes queles que no pertenam ao mbito do nosso prprio grupo social. (B) No nos cabem, nos dias que correm, ignorar o fato de que novas atitudes so absolutamente necessrias a uma nova ordem social. (C) A base da cidadania se firmam nos princpios que postulam a inviolabilidade dos direitos bsicos de todo cidado. (D) Assim como nas dos outros pases, encontram-se em nossa Constituio, em palavras que no deixam dvida, o princpio democrtico da igualdade. (E) As duas formas em que se apresentam para ns o desafio de acreditar na igualdade so a abertura para os outros e a vigilncia quanto s funes do Estado. 3. O verbo indicado entre parnteses adotar obrigatoriamente uma forma do plural ao se flexionar na seguinte frase: (A) irrisrio o que nas empresas se (oferecer) aos jovens estagirios. (B) Os terrenos novos nos quais (dever) se aventurar o jovem de hoje so seu grande desafio. (C) Se no (haver) outras razes, a juventude e o entusiasmo deveriam bastar para se valorizar o jovem. (D)) Como no se (valorizar), num jovem, as qualidades naturais da mocidade, ele sai prejudicado. (E) Quanto aos adolescentes, nenhuma poca lhes (parecer) to injusta quanto a nossa. 4. preciso corrigir a forma do plural de uma das palavras da frase: (A) Quaisquer que sejam nossas opes, ser difcil tomarmos uma deciso. (B) Nenhum desses salvo-condutos os livrar da deteno. (C) Os distintos caracteres das personagens de um romance devem ser bem definidos. (D) Esto correndo vrios abaixo-assinados contra as ltimas demisses. (E) Encontrei muitos senes nos documentos que os dois tabelies expediram.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 10

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

5. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas SOMENTE na frase: (A) Quando se fatigam os corpos, as almas restam mais sossegadas e limpas. (B) O que aflige o autor os compromissos e os ofcios vos, com os quais se envolvem permanentemente. (C) No dura seno um rpido instante os vislumbres de uma vida mais simples. (D) Todas as coisas que se sonha nascem de carncias reais. (E) Se houvessem mais coisas simples em nossa vida, no sonharamos tanto com elas. 6. Para preencher de modo correto a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: (A)) As normas que num cdigo legal se ...... (estipular) devem acompanhar a prtica das aes sociais. (B) As recentes alteraes que ...... (haver) no Cdigo Civil brasileiro so elogiveis em muitos aspectos. (C) No nos ...... (dizer) respeito definir o que ou no legtimo, se no distinguimos entre o que e o que no um fato social. (D) Se dos postulados dos cdigos ...... (nascer) todo direito, a justia humana seria uma simples conveno. (E) Ao longo das lutas feministas tanta coisa se ...... (conquistar) que muitos dispositivos legais se tornaram imediatamente obsoletos. 7. A frase que est inteiramente de acordo com as normas da concordncia verbal : (A) A corrupo dos povos que saem da infncia e da juventude parecem fazer parte do nosso destino histrico, segundo o pessimista Rousseau. (B)) Constituem os males da humanidade um desafio invencvel para qualquer providncia de natureza jurdica. (C) De acordo com Rousseau, devem-se discriminar o que a vontade geral, diante do que a vontade de todos. (D) Quanto mais contra-sensos houverem na interpretao de Rousseau, menos compreendido ser o filsofo. (E) Nas teses de Rousseau, a reforma dos costumes sempre tiveram mais importncia do que quaisquer remdios jurdicos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 11

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

8. Para preencher corretamente a lacuna, o verbo indicado entre parnteses dever ser flexionado numa forma do plural na seguinte frase: (A)) A menos que se ...... (perder) no tempo, essas imagens higienizadas testemunharo para sempre a insensibilidade de nossa poca. (B) Uma das marcas dessas transmisses jornalsticas ...... (estar) nas semelhanas que guardam com as imagens de um jogo eletrnico. (C) Mesmo que no ...... (criar) outros efeitos, esse tipo de transmisso j seria nocivo por implicar a banalizao da violncia. (D) Se tudo o que as cmeras captassem ...... (chegar) at ns, sem uma edio maliciosa, nossas reaes seriam bem outras. (E) As pessoas a quem se ...... (dirigir) esse tipo de telejornalismo so vistas mais como consumidores de entretenimento do que como cidados. 9. Para completar corretamente a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: (A) No se ........ (dever) atribuir s ideias de Rousseau qualquer grau de ingenuidade. (B) Quando se......... (administrar) aos males da humanidade apenas um remdio jurdico, os efeitos so insignificantes. (C) Nunca ....... (faltar) s teorias de Rousseau a preocupao com o destino dos povos. (D)) O moralismo e o desejo de justia social de Rousseau sempre o ......... (estimular) a pensar criticamente. (E) Foram muitos os pensadores a quem Rousseau ......... (influenciar) com suas preocupaes morais. 10. Esto inteiramente respeitadas as normas de concordncia verbal na frase: (A)) Caso no haja meios ticos para que avancemos por um caminho, cada um dos nossos passos haver de ser ilegtimo. (B) Caso no seja possvel meios ticos para que avancemos por um caminho, cada um dos nossos passos havero de ser ilegtimos. (C) Caso se contem apenas com meios ilegtimos, no haver como se possa trilhar caminhos indiscutivelmente ticos. (D) Para que se atendam a finalidades ticas, so imprescindveis que se contem apenas com meios ticos. (E) Para que se considerem como ticas as aes, pressupem-se que os meios utilizados sejam legtimos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 12

Mdulo de Portugus Intermedirio


11. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase:

Prof. Zambeli

(A) Deduz-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidado que agem com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, constituem um dever do Estado. (B)) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados que age com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, constitui um dever do Estado. (C) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados quem agem com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, devem constituir um dos deveres do Estado. (D) Deduz-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados age com racionalidade; cabe ao Estado cuidar da formao dos adolescentes, tratem-se de infratores ou no. (E) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados que agem com racionalidade; quanto ao Estado, esto entre os seus deveres a formao dos adolescentes, infratores ou no. 12. A frase em que se respeitam plenamente as regras de concordncia verbal : (A)) Raposas dos tribunais a expresso com a qual muitos identificam os advogados matreiros, que se valem da tortuosidade dos ritos processuais. (B) Costuma valer-se de algum desprezvel detalhe tcnico os causdicos que sabem tirar proveito da burocracia judicial. (C) A tortuosidade dos caminhos judiciais acabam por ensejar um sem-nmero de distores no andamento de um processo. (D) Falhas nos julgamentos sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. (E) No cabem aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos. 13. Ambos os verbos indicados entre parnteses adotaro obrigatoriamente uma forma do plural para preencherem, de modo correto, as lacunas da frase: (A) No se ...... (dever) esperar das autoridades policiais qualquer medida que combata na raiz as causas que qualquer um de ns ...... (poder) atribuir s omisses da sociedade. (B) Para fatos brutais, como o assassinato do casal de namorados, no ...... (concorrer) causa isolada, ou aleatria; o que os ...... (motivar) um conjunto de fatores sociais. (C) Quando a todos ...... (convir) eliminar de vez a violncia, a todos ...... (sensibilizar) a adoo de reformas profundas na vida social. (D)) Mesmo se ...... (vir) a se reduzir pela metade, os ndices de violncia ...... (haver) de refletir um quadro absolutamente escandaloso. (E) Parece que j no nos ...... (impressionar), a ns todos, tal estatstica de violncias banalizadas; ser preciso que nos ...... (alcanar), a cada um de ns, a dor da tragdia?

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 13

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

14. Para que se estabelea a concordncia verbal adequada, preciso flexionar no plural a forma verbal sublinhada na seguinte frase: (A) A inteira observncia de preceitos estabelecidos no implica renncia ao sentido maior da liberdade. (B) Toda aquela gente que se anima nas arquibancadas conhece muito bem as regras que disciplinam o desfile. (C) Quem, entre os brasileiros, cometeria a tolice de afirmar que um desfile de carnaval dispensa todo e qualquer tipo de regra? (D) Cada um dos estrangeiros que os acompanham se deslumbra, intimamente, com nossos desfiles de carnaval. (E)) Se a autoridade e o autoritarismo constitusse um par inseparvel, no haveria como distinguir entre a democracia e a ditadura. 15. A frase em que h pleno atendimento s normas de concordncia verbal : (A)) Deve espantar-nos que sejam consideradas crimes, na Nigria, atitudes que, entre ns, so passveis de uma simples censura moral? (B) possvel que venha a ocorrer, imediatamente aps o caso de Amina Lawall, julgamentos relativos mesma infringncia das leis muulmanas. (C) Muitos acreditam que no se deveriam admitir, em nome dos direitos humanos, a aplicao da pena mxima contra desvios de ordem moral. (D) polmica a proposta de que se confira a um tribunal internacional poderes para intervir em normas jurdico-religiosas estabelecidas em culturas milenares. (E) Caberiam aos cidados ocidentais, cujas leis se estabeleceram em sua prpria tradio cultural, o direito de intervirem nos cdigos de outros povos? 16. O verbo indicado entre parnteses adotar uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase: (A) Agissem os membros do tribunal de acordo com os cnones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina. (B)) de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relao ao adultrio masculino. (C) Por mais razes que (poder) haver para se condenar moralmente um adultrio, nenhuma delas tem fora para torn-lo um crime. (D) Acreditam os observadores que um conflito de interpretaes entre juizes muulmanos e juzes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil. (E) Aos fanticos religiosos no (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo poltico, concessivo, conciliatrio. 17. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) O pessoal que no quiserem malhar tem agora mais razes para ficar acomodado num sof. (B) Comprovaram-se que os efeitos dos exerccios fsicos e das drogas tm algo em comum. (C) A privao de endorfina e dopamina podem levar a estados depressivos. (D) Existem, alm das complicaes fsicas, a possibilidade de alteraes no plano social. (E)) Sempre haver atletas compulsivos, pois sempre existiro pessoas ansiosas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 14

Mdulo de Portugus Intermedirio


18. Est de acordo com as normas de concordncia verbal a seguinte frase:

Prof. Zambeli

(A) Aos editores preocupados com o perigo do simplismo cabem recorrer aos expedientes que o evitam. (B) Um daqueles famosos petardos, frequentes na pgina de opinio, acabaram sendo disparados no dia seguinte. (C) O respeito aos direitos adquiridos constituem uma das clusulas ptreas da Constituio. (D) Quando se recorrem a manchetes com duas ideias, permitem-se manifestar-se as contradies. (E)) Fatos ou afirmaes divergentes, numa mesma manchete, ho de traduzir mais fielmente a complexidade de uma questo. 19. O verbo indicado entre parnteses ser obrigatoriamente flexionado numa forma do plural para integrar, de modo correto, a frase: (A) (caber) ...... aos representantes da Assembleia Geral da ONU ponderar as palavras de Einstein. (B) Desde que ...... (impor) s potncias do Eixo uma dura derrota, o outro lado buscou unificar seus interesses por meio da ONU. (C) No se ...... (dever) imputar a nenhum dos pases, individualmente, a responsabilidade pelos malogros da ONU. (D) Einstein acredita que se ...... (reservar) aos pases da ONU a misso de viabilizar o estabelecimento de um poder supranacional. (E)) Uma vez que ...... (presumir) a proximidade de novos conflitos, os lderes dos governos acabam entrando numa corrida armamentista. 20. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) No se ...... (atribuir) s lagartas a crueldade dos humanos, por depositarem os ovos no interior das vespas. (B) O que ...... (impelir) os animais a agirem como agem so seus instintos herdados, e no uma inteno cruel. (C) No se ...... (equiparar) s violncias dos machos, competindo na vida selvagem, a radicalidade de que capaz um homem enciumado. (D) ...... (caracterizar-se), em algumas espcies animais, uma modalidade de violncia que interpretamos como crueldade. (E)) ...... (ocultar-se) na ao de uma nica vespa os ditames de um cdigo gentico comum a toda a espcie. Gabarito 1B 2-A 11 - B 12 - A 3-D 13 - D 4-C 14 - E 5A 15 - A 6-A 16 - B 7-B 17 - E 8-A 18 - E 9-D 19 - E 10 - A 20 - E

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 15

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

CONCORDNCIA NOMINAL Regra geral - O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem. Sof Outras Regras 1) O adjetivo concorda em gnero e nmero quando se refere a um nico substantivo. As alunas trmulas denunciavam o frio intenso da sala. 2) Quando o adjetivo se refere a vrios substantivos, a concordncia pode variar. a) Adjetivo anteposto aos substantivos concorda com o mais prximo. Achei cadas as calas e os tnis. Achei cada a cala e os tnis. Achei cado o casaco e a cala. Referindo-se a pessoas, o adjetivo vai para o plural.

As simpticas Ana e Vanessa estudaram aqui. Sempre me refiro aos queridos Vini e Alessandra na aula. b) Adjetivo posposto aos substantivos: O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo ou com todos eles (assumindo a forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino). O curso oferece apostila e simulado gratuito. O curso oferece simulado e apostila gratuita. O curso oferece apostila e simulado gratuitos. O curso oferece simulado e apostila gratuitos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 16

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Caso o sentido da frase exigir, o adjetivo, mesmo posposto ao substantivo, s concordar com o mais prximo. Ex.: cavalo e casa destelhada.

3. Nas expresses bom, preciso, proibido, necessrio, o adjetivo ficar invarivel, quando o sujeito no estiver determinado. Cerveja bom no inverno e no vero. necessrio tranquilidade nos concursos. Entrada proibido. Caso o sujeito estiver determinado, haver flexo normal do adjetivo. A cerveja boa. A entrada proibida. Muita prudncia necessria. As bebidas alcolicas so proibidas para menores!

4. Anexo, obrigado, quite, mesmo, prprio, incluso concordam com o termo a que se referem. Seguem anexas as regras do concurso. Minha colega agradeceu: - Muito obrigada. Muito obrigadas, disseram as professoras homenageadas, ns mesmas faremos isso. Seguem inclusos os emails solicitados. J lhe paguei o que estava devendo: estamos quites.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 17

Mdulo de Portugus Intermedirio


5. Em anexo, menos e alerta so invariveis. Em anexo, remetemos os comprovantes. Tinha menos iniciativa do que eu. Todos estavam alerta.

Prof. Zambeli

6. Bastante, Caro, Barato, Longe so invariveis quando funcionam como advrbios. Concordam com o nome a que se referem quando funcionam como adjetivos, pronomes adjetivos, ou numerais. As concurseiras estavam bastante cansadas. (advrbio) Existem bastantes pessoas aqui. (pronome adjetivo) Nunca pensei que o estudo fosse to caro. (advrbio) As frutas esto caras. (adjetivo) Achei barato este apartamento.(advrbio) As frutas custam barato. (advrbio) Hoje as frutas esto baratas. (adjetivo) "Vais ficando longe de mim como o sono (advrbio) "Levai-me a esses longes verdes, cavalos de vento!" (adjetivo) 7. Meio adjetivo = metade Pedi meia cerveja e meia poro de polentas. Ouvi meias verdades. Era meio-dia e meia. advrbio = +ou A noiva est meio nervosa. Ela est meio atrasada. Meio enterradas, viam-se as ferramentas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 18

Mdulo de Portugus Intermedirio


8. Todo, toda - ( sem artigo ) significa qualquer Todo ser humano merece respeito. Toda escola tem responsabilidade com o aluno. Todo o e toda a - (com artigo) significa inteiro Percorri toda a cidade. Todo o prdio soube do fato.

Prof. Zambeli

No plural (todos/todas),deve-se colocar o artigo depois. Todos os dias ele volta. Refiro-me a todas as cidades.

9. Dado, visto e outros particpios. Concordam com o substantivo que acompanham. Dadas as circunstncias, no haver reunio. Feitos os clculos, nada sobrou para o Zambeli. 10. Nomes de cor - O nome de cor, quando originado de um substantivo, no varia, quer se trate de uma palavra simples, quer se trate de uma palavra composta (nome de cor + substantivo) Tapetes vinho Cortinas areia Lenis rosa Camisas amarelo-limo Olhos verde-mar Ternos cinza O nome de cor, quando adjetivo, varia, quer seja uma palavra simples, quer seja o segundo elemento de uma palavra composta. Faixas azuis Cales brancos Paredes amarelas Calas pretas Sapatos verde-escuros Olhos azul-claros Colcha amarelo-esverdeada Bandeiras rubro-negras

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 19

Mdulo de Portugus Intermedirio


Dica zambeliana As palavras azul-marinho e azul-celeste so invariveis. Ex.: Ela ganhou casacos azul-marinho e comprou luvas azul-celeste.

Prof. Zambeli

11. S adjetivo = sozinho Ele est s. Isso, por si s, explica. Eles esto ss. Essas coisas, por si ss, explicam. Dica zambeliana

advrbio = apenas/ somente Eles s sairo amanh cedo. Elas s queriam entender a questo.

O advrbio s tem valor restritivo, o que torna relevante a posio em que se encontra na frase. 1. Eles s traro os exerccios amanh. (no faro mais nada). 2. Eles traro s os exerccios amanh (no traro mais nada). 3. Eles traro os exerccios s amanh (no hoje).

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 20

Mdulo de Portugus Intermedirio


EXERCCIOS 1) Utilize as palavras entre parnteses, flexionando-as, se necessrio. 01. Vini ficar a [ss / s]. 02. Bebida alcolica [boa / bom] para o fgado. 03. V. Exa. est [enganada / enganado], senhor prefeito. 04. Est [incluso / inclusa] o debate nesta aula. 05. Tenho um colega, o Vini, que [meia / meio] dorminhoco. 06. As velhinhas ficaram [meia / meio] gripadas. 07. Nunca fui pessoa de [meio / meia] palavra. 08. A casa estava [meia / meio] velha. 09. Fiquem [alerta / alertas] meninas. 10. Alessandra e Vini estudam [junto / juntos]. 11. As viagens ao Paran esto [caro / caras]. 12. Segue [anexo / anexa] a foto que pediu. 13. Est [inclusas / inclusa] na nota a taxa. 14. gua de coco muito [bom / boa]. 15. Mais amor [menas / menos] confiana. 16. As meninas viajaro [junto / juntas]. 17. O frio e a chuva [torrencial / torrenciais]. 18. Eles so [mesmos / mesmo] irresponsveis.

Prof. Zambeli

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 21

Mdulo de Portugus Intermedirio


2) Sublinhe a opo correta!

Prof. Zambeli

01. Tenho [bastante / bastantes] razes para am-lo. 02. Estavam [bastante / bastantes] exaustos. 03. Acolheu-me com palavras [meio / meias] falsas. 04. Os processos esto [incluso / inclusos] no arquivo. 05. Estas apostilas custam [caras / caro]. 06. Seguem [anexa /anexas] as faturas. 07. [proibido / proibida] fumar na aula do Zambeli. 08. Vocs esto [quite / quites] com a mensalidade? 09. Hoje temos [menas / menos] lies. 10. gua [boa / bom] para o corpo. 11. Ela caiu e ficou [meio / meia] machucada. 12. Elas ficaro em [alerta / alertas]. 13. As duplicatas [anexa / anexas] j foram pagas. 14. Quando cheguei era meio-dia e [meia / meio]. 15. A fidelidade [necessria / necessrio]. 16. O jantar me custou muito [caro /cara]. 17. A torneira ficou [meia / meio] aberta. 18. Em [anexo / anexos] vo os arquivos. 19. [permitido / permitida] entrada de cachorros. 20. [necessrio / necessria] a ao da polcia. 21. A banana [boa / bom] para curas cimbras. 22. [Excetos / Exceto] os dois menores, todos entram no recinto. 23. Esta sala tinha [bastante / bastantes] cardeiras.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 22

Mdulo de Portugus Intermedirio


Questes

Prof. Zambeli

1. ________ a professora e as auxiliares, as dificuldades que se ________ sendo vencidas. a) b) c) d) e) Treinadas enfrentavam foram Treinada enfrentavam foi Treinada enfrentava estavam Treinada enfrentavam estava Treinadas enfrentava foram

2. Os ervais ____ coloriam as encostas dos morros que ao longe se desenhavam ______. a) b) c) d) e) verde-mata azul-plidos verde-matas azul-plidos verde-mata azuis-plidos verdes-mata azuis-plido verde-mata azul-plido

3. Ficou _______ aos dois meninos a condio de legtimos herdeiros do rei e, como ______ deviam ser reconhecidos. a) b) c) d) e) assegurados tal assegurado tais assegurada tais assegurado tal asseguradas tal

4. Os convites vieram impressos em cartes ________, e a programao vinha ________. a) b) c) d) e) azul-claros anexa azuis-claros anexo azuis-claro anexa azul-claro anexa azul-claro anexo

5. A ocorrncia de influncias ________ a concluir que nem o indivduo nem a sociedade ________ dispensar um ao outro. ________ razes para se acreditar nisso. a) b) c) d) e) levam-nos podem Existem bastantes leva-nos pode Existem bastante leva-nos podem Existem bastantes leva-nos podem Existe bastantes levam-nos podem Existem bastante

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 23

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

6. Os juzes resolveram deixar ________, no dia seguinte, s oito horas, uma parte das solenidades. Temia-se que surgissem protestos e reaes ________ j que se ________ de pessoas pouco habituadas ao dilogo aberto e realista. a) b) c) d) e) suspenso inesperadas tratava suspensa inesperados tratavam suspensas inesperados tratava suspensas inesperados tratavam suspensa inesperadas tratava

7. ________ as circunstncias, ns, ________, solicitamos a V.S a reviso do processo ________ estvamos indiciados. a) b) c) d) e) Dado abaixo-assinados ao que Dado abaixos-assinados no qual Dadas abaixo-assinado de que Dadas abaixo-assinados em que Dado abaixo-assinados em que

8. Utilizando a norma culta da lngua, a opo correta seria a seguinte: a) b) c) d) e) No No No No No entendi. Houveram modificaes em seu comportamento. entendi Verificou-se modificaes em seu comportamento. entendi. Existiu modificaes em seu comportamento. entendi. Ocorreram modificaes em seu comportamento. entendi. Aconteceu modificaes em seu comportamento.

9. Ela ________ nos confessou que a discusso entre os dois estava ________ spera, por isso, quando nos viu, saiu ________ constrangida. a) mesma meia todo b) mesma meio toda c) mesma meio todo d) mesmo meia toda e) mesmo meio todo 10. Observando o emprego da expresso de si mesmo, assinale a frase gramaticalmente incorreta. a) b) c) d) e) As pessoas tm conhecimento de si mesmas. Tu tens conhecimento de si mesmo. Ela tem conhecimento de si mesma. Eu tenho conhecimento de mim mesma. Ns temos conhecimentos de ns mesmos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 24

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

11. Preencha as lacunas do texto abaixo com base nas alternativas propostas. No princpio, estvamos ________ temerosas, mas depois recebemos ________ encomendas de ________ cidade, por isso ficamos muito ________ a todos que nos prestigiaram. a) meio bastante toda obrigadas b) meias bastantes toda a obrigado c) meio bastantes toda a - obrigadas d) meia bastante toda obrigada e) meia bastante toda a obrigadas 12. H pessoas ________ apreensivas com a crise atual. Elas ________ devem lutar para que as transformaes necessrias aconteam. a) meia mesmas b) meias mesmas c) meia mesmo d) meio mesmas e) meio mesmo 13. Os privilgios e interesses ilegtimos esto arraigados. Das seguintes alteraes da frase, aquela em que a concordncia nominal est em desacordo com a norma culta : a) b) c) d) e) Esto arraigados as vantagens e os privilgios ilegtimos. Os privilgios e as vantagens ilegtimas esto arraigados. Esto arraigados a vantagem e o privilgio ilegtimos. A vantagem e o privilgio ilegtimo esto arraigados. O privilgio e a vantagem ilegtima esto arraigados.

14. Esto inteiramente respeitadas as normas de concordncia verbal na frase: a) Acabou por causar m impresso no autor as palavras que lhe dirigiu o motorista. b) Deve-se aos sonegadores de impostos uma boa parcela do desequilbrio econmico. c) As trs morais com que finalizam o texto no so muito animadoras. d) No costumam haver entre os corruptos quem admita a prtica da corrupo. e) Tanto as altas como as baixas esferas da poltica tem-se mostrado corruptas. 15. A concordncia est totalmente de acordo com a norma padro da lngua escrita em: a) Naquela hora, o advogado chegou a insinuar que algumas das reivindicaes de seu cliente j no lhe parecia to justas como pensava que o fosse. b) Situaes de crianas em risco, em quaisquer que seja os contextos considerados, devem ser levados a srio, sob pena de os possveis responsveis serem julgados omissos. c) Quando percebeu que j havia passado dez dias do recebimento das notas fiscais, lembrou que delas dependia, naquele momento, o envio do projeto em tempo hbil. d) necessrio, sempre e a todo momento, as mais severas medidas contra os que, imunes aos direitos alheios, atentam contra os bens pblicos. e) Se eles houvessem manifestado interesse, nada impediria que lhes fosse oferecido, dentro das normas legais, o mesmo prazo que a outros foi concedido.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 25

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

16. A concordncia nas frases adaptadas do texto est feita em desrespeito norma culta na frase: a) Esses tipos de organizao eram mais conhecidos nos presdios do Rio de Janeiro. b) So fenmenos que no causam surpresa, pois resultam da concentrao de criminosos num s lugar. c) Tratam-se de organizaes de criminosos, que atuam livremente nos presdios paulistas. d)) necessrio controlar a atuao dessas organizaes, contra as quais nada se pode fazer. e) Espera-se que no ocorram mais essas rebelies, organizadas por criminosos, dentro dos presdios. 17. Surgiram ...... de criminosos, que transformaram os presdios em ...... do crime organizado. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas por: a) faces - quartis-general b) faces - quartis-generais c) faces - quartel-generais d) facos - quartis-generais e))facos - quartel-generais 18. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na seguinte frase: a)) uma tolice imaginar-se que no se devam satisfaes queles que no pertenam ao mbito do nosso prprio grupo social. b) No nos cabem, nos dias que correm, ignorar o fato de que novas atitudes so absolutamente necessrias a uma nova ordem social. c) A base da cidadania se firmam nos princpios que postulam a inviolabilidade dos direitos bsicos de todo cidado. d) Assim como nas dos outros pases, encontram-se em nossa Constituio, em palavras que no deixam dvida, o princpio democrtico da igualdade. e) As duas formas em que se apresentam para ns o desafio de acreditar na igualdade so a abertura para os outros e a vigilncia quanto s funes do Estado. 19. O verbo indicado entre parnteses adotar obrigatoriamente uma forma do plural ao se flexionar na seguinte frase: a) irrisrio o que nas empresas se (oferecer) aos jovens estagirios. b) Os terrenos novos nos quais (dever) se aventurar o jovem de hoje so seu grande desafio. c) Se no (haver) outras razes, a juventude e o entusiasmo deveriam bastar para se valorizar o jovem. d)) Como no se (valorizar), num jovem, as qualidades naturais da mocidade, ele sai prejudicado. e) Quanto aos adolescentes, nenhuma poca lhes (parecer) to injusta quanto a nossa.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 26

Mdulo de Portugus Intermedirio


20. preciso corrigir a forma do plural de uma das palavras da frase:

Prof. Zambeli

a) Quaisquer que sejam nossas opes, ser difcil tomarmos uma deciso. b) Nenhum desses salvo-condutos os livrar da deteno. c)) Os distintos carteres das personagens de um romance devem ser bem definidos. d) Esto correndo vrios abaixo-assinados contra as ltimas demisses. e) Encontrei muitos senes nos documentos que os dois tabelies expediram. 21. Quanto s normas de concordncia verbal e nominal, a frase inteiramente correta : a) A onda de exploses e atentados deixaram assustadios toda a populao da metrpole. b)) A nica das alegaes suas com a qual concordo a mesma que foi acolhida pelos meus scios. c) Quem tem de se fazer merecedor da minha confiana eles, para que eu lhes d meu voto com toda a convico. d) Muita gente, com o passar dos anos, vo modificando a opinio e tornando-se cada vez mais pessimistas. e) No lhes parecem estranho que todo mundo se mostrem nossos aliados, assim, de repente? 22. A frase em que so levadas em conta as normas de concordncia previstas pela gramtica normativa : a) Aquela especfica forma cultural de que falvamos, associada a qualquer outra da mesma regio, revelam que se pode esperar muito de grupos a que at agora no foi dado ateno. b) Tudo indica que deve existirem tcnicas as mais variadas para se fazer publicidade de produtos da indstria cultural, passvel, alis, de serem descritas. c)) Elas tinham conscincia de ter disposio s objetos padronizados, mas acreditavam que haveria situaes que lhes favoreceriam a criatividade ou que as obrigassem a t-la. d) inevitvel, em qualquer contexto, as conjecturas sobre aquilo que poder ser feito, mas, nesse caso, a dificuldade est em se definirem quais os pontos mais relevantes. e) Atualmente, seja quais forem os produtos culturais disposio, o que se vende um consenso geral e acrtico, impostos pela publicidade macia. 23. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas SOMENTE na frase: a)) Quando se fatigam os corpos, as almas restam mais sossegadas e limpas. b) O que aflige o autor os compromissos e os ofcios vos, com os quais se envolvem permanentemente. c) No dura seno um rpido instante os vislumbres de uma vida mais simples. d) Todas as coisas que se sonha nascem de carncias reais. e) Se houvessem mais coisas simples em nossa vida, no sonharamos tanto com elas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 27

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

24. Para preencher de modo correto a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: a)) As normas que num cdigo legal se ...... (estipular) devem acompanhar a prtica das aes sociais. b) As recentes alteraes que ...... ( haver) no Cdigo Civil brasileiro so elogiveis em muitos aspectos. c) No nos ...... (dizer) respeito definir o que ou no legtimo, se no distinguimos entre o que e o que no um fato social. d) Se dos postulados dos cdigos ...... (nascer) todo direito, a justia humana seria uma simples conveno. e) Ao longo das lutas feministas tanta coisa se ...... (conquistar) que muitos dispositivos legais se tornaram imediatamente obsoletos. 25. A nica frase corretamente construda : a) Espero que Vossa Excelncia aprecieis o novo cdigo. b) Se o senhor preferir, aguardarei que termines a leitura integral do cdigo. c) Se passares os olhos pela nova redao, poder ver que so pequenas as alteraes. d) Conserva contigo esse exemplar do novo cdigo; no v perd-lo, por favor. e)) Se Vossa Senhoria no fizer objeo, levo-lhe ainda hoje a nova redao do cdigo. 26. Com a autoridade que ...... cabe, V.Sa ...... inspecionar os trabalhos da usina que est sob ...... responsabilidade. a) vos - deve - sua b) vos - deveis - vossa c) lhe - deve - vossa d) vos - deveis - sua e)) lhe - deve sua 27. As listas de pessoal admitido ...... ser ......, mas penso que no se ...... novos auxiliares. a) vo - revistos - contratar b) vai - revisto - contrataro c) vo - revistos - contrataro d) vai - revista - contratar e)) vo - revistas contrataro 28. A frase que est inteiramente de acordo com as normas da concordncia verbal : a) A corrupo dos povos que saem da infncia e da juventude parecem fazer parte do nosso destino histrico, segundo o pessimista Rousseau. b)) Constituem os males da humanidade um desafio invencvel para qualquer providncia de natureza jurdica. c) De acordo com Rousseau, devem-se discriminar o que a vontade geral, diante do que a vontade de todos. d) Quanto mais contra-sensos houverem na interpretao de Rousseau, menos compreendido ser o filsofo. e) Nas teses de Rousseau, a reforma dos costumes sempre tiveram mais importncia do que quaisquer remdios jurdicos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 28

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

29. Para completar corretamente a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: a) No se ........ (dever) atribuir s idias de Rousseau qualquer grau de ingenuidade. b) Quando se......... (administrar) aos males da humanidade apenas um remdio jurdico, os efeitos so insignificantes. c) Nunca ....... (faltar) s teorias de Rousseau a preocupao com o destino dos povos. d)) O moralismo e o desejo de justia social de Rousseau sempre o ......... (estimular) a pensar criticamente. e) Foram muitos os pensadores a quem Rousseau ......... (influenciar) com suas preocupaes morais. 30. Esto inteiramente respeitadas as normas de concordncia verbal na frase: a)) Caso no haja meios ticos para que avancemos por um caminho, cada um dos nossos passos haver de ser ilegtimo. b) Caso no seja possvel meios ticos para que avancemos por um caminho, cada um dos nossos passos havero de ser ilegtimos. c) Caso se contem apenas com meios ilegtimos, no haver como se possa trilhar caminhos indiscutivelmente ticos. d) Para que se atendam a finalidades ticas, so imprescindveis que se contem apenas com meios ticos. e) Para que se considerem como ticas as aes, pressupem-se que os meios utilizados sejam legtimos. 31. Para preencher corretamente a lacuna, o verbo indicado entre parnteses dever ser flexionado numa forma do plural na seguinte frase: a)) A menos que se ...... (perder) no tempo, essas imagens higienizadas testemunharo para sempre a insensibilidade de nossa poca. b) Uma das marcas dessas transmisses jornalsticas ...... (estar) nas semelhanas que guardam com as imagens de um jogo eletrnico. c) Mesmo que no ...... (criar) outros efeitos, esse tipo de transmisso j seria nocivo por implicar a banalizao da violncia. d) Se tudo o que as cmeras captassem ...... (chegar) at ns, sem uma edio maliciosa, nossas reaes seriam bem outras. e) As pessoas a quem se ...... (dirigir) esse tipo de telejornalismo so vistas mais como consumidores de entretenimento do que como cidados.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 29

Mdulo de Portugus Intermedirio


32. Quanto concordncia, est inteiramente correta a frase:

Prof. Zambeli

a) No ocorrem aos cientistas imaginar que as explicaes dos fenmenos naturais possam ser dadas pelas prticas esotricas. b) Se conviessem aos charlates demonstrar suas crenas em experimentos de laboratrio, eles seriam os primeiros a faz-lo. c) A todo cientista, seguindo os passos de seus antecessores e submetendo-se aos procedimentos prprios da cincia, cumprem desmascarar as malcias dos charlates. d) desejvel que se oponham s "provas" oferecidas pelos charlates a prtica das experincias controladas nos laboratrios. e) No se recorra s prticas esotricas para que se "provem", sem nenhum rigor, "fatos" que no passam de construes da fantasia e da especulao. 33. A concordncia est feita corretamente na frase: a) Divergem as opinies dos ecologistas a respeito do verdadeiro papel que as comunidades indgenas da Amaznia precisa assumir. b) bastante variado os conhecimentos indgenas sobre o uso medicinal de vrias plantas da floresta amaznica. c) Grupos ambientalistas do mundo todo considera objetivo prioritrio a preservao da floresta amaznica e de seus recursos naturais. d)) Deve haver garantias de que os costumes tradicionais indgenas sejam preservados, bem como seu conhecimento prtico de medicamentos. e) Polticas desenvolvimentistas precisa serem compatveis com o uso sustentvel da floresta amaznica, pois dela dependem, por exemplo, o ciclo das chuvas. 34. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: a) Deduz-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidado que agem com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, constituem um dever do Estado. b)) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados que age com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, constitui um dever do Estado. c) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados quem agem com racionalidade; a formao dos adolescentes, infratores ou no, devem constituir um dos deveres do Estado. d) Deduz-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados age com racionalidade; cabe ao Estado cuidar da formao dos adolescentes, tratem-se de infratores ou no. e) Deduzem-se do texto duas afirmaes: a minoria dos cidados que agem com racionalidade; quanto ao Estado, esto entre os seus deveres a formao dos adolescentes, infratores ou no.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 30

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

35. Ambos os verbos indicados entre parnteses adotaro obrigatoriamente uma forma do plural para preencherem, de modo correto, as lacunas da frase: a) No se ...... (dever) esperar das autoridades policiais qualquer medida que combata na raiz as causas que qualquer um de ns ...... (poder) atribuir s omisses da sociedade. b) Para fatos brutais, como o assassinato do casal de namorados, no ...... (concorrer) causa isolada, ou aleatria; o que os ...... (motivar) um conjunto de fatores sociais. c) Quando a todos ...... (convir) eliminar de vez a violncia, a todos ...... (sensibilizar) a adoo de reformas profundas na vida social. d)) Mesmo se ...... (vir) a se reduzir pela metade, os ndices de violncia ...... ( haver) de refletir um quadro absolutamente escandaloso. e) Parece que j no nos ...... (impressionar), a ns todos, tal estatstica de violncias banalizadas; ser preciso que nos ...... (alcanar), a cada um de ns, a dor da tragdia? 36. A concordncia est correta na frase: a) Respeitar os direitos civis so importantes para o aperfeioamento do processo democrtico de uma nao. b) Crimes contra a humanidade, que despertam horror, deve ser totalmente banido da ordem mundial. c)) Parte dos conflitos que surgiram no sculo passado foi controlada com brutalidade por regimes militares autoritrios. d) Nem sempre a soluo que algumas instituies capaz de oferecer apresentam-se realmente adequadas aos problemas existentes. e) A nica soluo possvel para resolver conflitos entre naes encontram-se no processo de transformao da ordem mundial. 37. A frase em que se respeitam plenamente as regras de concordncia verbal : a)) Raposas dos tribunais a expresso com a qual muitos identificam os advogados matreiros, que se valem da tortuosidade dos ritos processuais. b) Costuma valer-se de algum desprezvel detalhe tcnico os causdicos que sabem tirar proveito da burocracia judicial. c) A tortuosidade dos caminhos judiciais acabam por ensejar um sem-nmero de distores no andamento de um processo. d) Falhas nos julgamentos sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. e) No cabem aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 31

Mdulo de Portugus Intermedirio


38. (CESPE) Julgo o item (C ou E)

Prof. Zambeli

Vale a apena rever certas crenas que se tm multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. Diferentemente do que alguns autores propem, sublim-las no gera benefcios para a pessoa essa atitude, alis, tende mais a trazer-lhe prejuzos sade. Pergunta: A substituio de se tm (em negrito e sublinhado) por tem altera as relaes entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerncia e correo gramatical. 39. A frase em que h pleno atendimento s normas de concordncia verbal : a)) Deve espantar-nos que sejam consideradas crimes, na Nigria, atitudes que, entre ns, so passveis de uma simples censura moral? b) possvel que venha a ocorrer, imediatamente aps o caso de Amina Lawall, julgamentos relativos mesma infringncia das leis muulmanas. c) Muitos acreditam que no se deveriam admitir, em nome dos direitos humanos, a aplicao da pena mxima contra desvios de ordem moral. d) polmica a proposta de que se confira a um tribunal internacional poderes para intervir em normas jurdico-religiosas estabelecidas em culturas milenares. e) Caberiam aos cidados ocidentais, cujas leis se estabeleceram em sua prpria tradio cultural, o direito de intervirem nos cdigos de outros povos? 40. O verbo indicado entre parnteses adotar uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase: a) Agissem os membros do tribunal de acordo com os cnones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina. b)) de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relao ao adultrio masculino. c) Por mais razes que (poder) haver para se condenar moralmente um adultrio, nenhuma delas tem fora para torn-lo um crime. d) Acreditam os observadores que um conflito de interpretaes entre juizes muulmanos e juzes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil. e) Aos fanticos religiosos no (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo poltico, concessivo, conciliatrio. 41. Est de acordo com as normas de concordncia verbal a seguinte frase: a) Aos editores preocupados com o perigo do simplismo cabem recorrer aos expedientes que o evitam. b) Um daqueles famosos petardos, freqentes na pgina de opinio, acabaram sendo disparados no dia seguinte. c) O respeito aos direitos adquiridos constituem uma das clusulas ptreas da Constituio. d) Quando se recorrem a manchetes com duas idias, permitem-se manifestar-se as contradies. e)) Fatos ou afirmaes divergentes, numa mesma manchete, ho de traduzir mais fielmente a complexidade de uma questo.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 32

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

GABARITO 1-C 6-E 11 - C 16 C 21 B 26 E 31 A 36 C 41 E

2A 7D 12 D 17 B 22 C 27 E 32 E 37 A

3C 8D 13 A 18 A 23 A 28 B 33 D 38 Errado

4-A 9-B 14 B 19 D 24 A 29 D 34 B 39 A

5-C 10 - B 15 E 20 C 25 E 30 A 35 D 40 B

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 33

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Pontuao

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 34

Mdulo de Portugus Intermedirio


PONTUAO

Prof. Zambeli

Para

compreender pontuao, voc precisa lembrar-se de alguns conceitos bsicos: Frase: enunciado de sentido completo; Orao: toda declarao que se faz por meio de um verbo; Sujeito: o ser sobre o qual se faz uma declarao; Predicado: tudo aquilo que se diz sobre o sujeito; Complementos: VERBO Intransitivo Transitivo Direto VTD Transitivo Indireto VTI Transitivo Direto e Indireto VTDI De Ligao VL COMPLEMENTO No necessita de complemento. Objeto Direto OD (sem preposio) Objeto Indireto OI (com preposio) Objeto Direto e Objeto Indireto OD e OI Predicativo do sujeito

Adjunto adverbial: indica, geralmente, alguma circunstncia (tempo, modo, lugar,...) do fato expresso pelo verbo; Ordem direta da orao: Sujeito + verbo + complemento(s) + adjunto adverbial (se houver) Todos os alunos enviaram dicas ao Zambeli no trmino da aula. Todos os alunos entregaram ao Zambeli as dicas no trmino da aula. Ao Zambeli todos os alunos entregaram as dicas no trmino da aula. As dicas entregaram todos os alunos ao Zambeli no trmino da aula.

Vrgula ( , )

A vrgula indica uma pausa pequena. Geralmente usada: 1) para separar termos de uma mesma funo sinttica.(enumerao) A casa tem dois quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Um avio, um nibus ou um automvel no tm o mesmo charme de um trem. Precisa-se de arquitetos, de engenheiros , de vendedores.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 35

Mdulo de Portugus Intermedirio


2) Para isolar predicativo do sujeito deslocado Os alunos dedicados fizeram os temas. Os alunos, dedicados, fizeram os temas. Os alunos fizeram dedicados os temas. A concurseira, angustiada, correu em seu socorro. Angustiada , a concurseira correu em seu socorro. A concurseira angustiada correu em seu socorro.

Prof. Zambeli

3) Para isolar os objetos pleonsticos: Haver objeto pleonstico quando um verbo possuir dois complementos que se referem a um elemento s. Por exemplo: Os meus amigos, sempre os respeito. Aos devedores, perdoe-lhes as dvidas. 4) Para isolar o aposto explicativo: Ex. Vini, o nosso garoto, est sempre acordado! 5) Para isolar o vocativo: Ex. Alessandra, no faa a chamada hoje! Estudem mais, concurseiros! 6) para assinalar supresso de um verbo. Ele prefere cinema; eu, teatro. Gosto de chocolate preto; Edgar, de chocolate ao leite!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 36

Mdulo de Portugus Intermedirio


7) Para isolar adjuntos adverbiais deslocados: Estas gurias, com certeza, sero aprovadas. A maioria dos concurseiros, durante as aulas, dorme. Desde o ano passado, estudo com o Zambeli.

Prof. Zambeli

Obs. Adjunto adverbial pequeno Ontem revisei crase! 8) Para separar expresses retificativas, explicativas, continuativas, conclusivas ou enfticas. Ex.: Com efeito, o caminho de um concurseiro longo e rduo. Por exemplo, grande parte do seu tempo livre dedicada a estudos, ou seja, a vida social pode ficar um pouco comprometida, ou melhor, abandonada. Alm disso, necessrio disciplina e esforo, mas, enfim, vale a pena: o concurseiro pode alcanar estabilidade financeira, isto , jamais conhecer a palavra desemprego, em suma, o sonho de todos. Vrgula entre oraes! 1) para separar oraes coordenadas assindticas. O tempo no para no porto, no apita na curva, no espera ningum. Apita o juiz, os jogadores se renem, comea o jogo. 2) para separar oraes coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas oraes alternativas. Esforou-se muito, porm no conseguiu a aprovao. Ela queria muito aquele rapaz, portanto investiu muito em simpatia.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 37

Mdulo de Portugus Intermedirio


DICA ZAMBELIANA H trs casos em que se usa a vrgula antes da conjuno e aditiva: 1) Quando as oraes coordenadas tiverem sujeitos diferentes.

Prof. Zambeli

O homem vendeu a casa, e a mulher protestou.


2) Quando a conjuno "e" vier repetida com a finalidade de dar nfase (polissndeto).

E chora, e ri, e grita, e pula de felicidade.


3) Quando a conjuno "e" assumir valores que no sejam de adio (adversidade, consequncia, por exemplo) Coitada! Estudou muito, e ainda assim no foi aprovada.

3) para separar oraes subordinadas adverbiais deslocadas Quando cheguei, lembrei que no havia estudado para a prova. Os meninos jogaram bem, pois, como fora combinado, dariam tudo de si.
4) para isolar as oraes subordinadas adjetivas explicativas.

A professora, que ainda estava na faculdade, dominava todo o contedo. As mulheres que so mes tm trabalho dobrado. As mulheres, que so mes, tm trabalho dobrado. Os homens que no trabalham so muito criticados. Os homens, que no trabalham, so muito criticados.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 38

Mdulo de Portugus Intermedirio


Ponto e vrgula ( ; ) Emprega-se nos seguintes casos:

Prof. Zambeli

O rio est poludo; os peixes esto mortos.

1) para separar oraes coordenadas no unidas por conjuno, que guardem relao entre si.

2) para separar oraes coordenadas, quando j separadas por vrgula. (omisso do verbo) O resultado foi o seguinte: quinze funcionrios votaram a favor da greve; dezoito, contra. 3) para separar itens de uma enumerao. No curso, os alunos encontram: material de boa qualidade; professores capacitados; ambiente climatizado. 4) para separar oraes coordenadas adversativas e conclusivas deslocadas. Esperava encontrar todos os itens da receita no mercado; obtive, entretanto, apenas a metade. Sem dvida, jogaram bem; conseguiram, portanto, a vitria.
Dois-pontos ( : ) 1) para anunciar uma citao. Lembrando um poema de Vincius de Moraes: "Tristeza no tem fim, Felicidade sim." 2) para anunciar uma enumerao. Compramos canetas coloridas para as crianas: azul, verde e rosa. 3) antes de oraes apositivas. S aceito com uma condio: Irs ao teatro comigo. 4) para indicar um esclarecimento do que se disse. Vivia naquele dilema: trabalhar ou estudar.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 39

Mdulo de Portugus Intermedirio


Parnteses ( )

Prof. Zambeli

1) para separar uma indicao de ordem explicativa, comentrio ou reflexo. Estudaste muito (fizeste uma tima prova) e por isso foste aprovada. 2) para isolar oraes intercaladas com verbos declarativos, em substituio vrgula e aos travesses. Afirma-se (no se prova) que muito comum o recebimento de propina para que os carros apreendidos sejam liberados sem o recolhimento das multas.
Reticncias ( ... )

A vida passa...

1) para indicar continuidade de uma ao ou fato.

2) para indicar suspenso ou interrupo do pensamento. Veio at aqui pensando que... 3) para representar, na escrita, hesitaes comuns na lngua falada. No quero jantar... porque... porque no estou com vontade. 4) para realar uma palavra ou expresso. No h motivo para tanto... mistrio.

"Deitado eternamente em bero esplndido..."


Aspas ( " " )

5) para realizar citaes incompletas.

1) antes e depois de citaes ou transcries textuais. Como disse Machado de Assis: "A melhor definio do amor no vale um beijo de moa namorada." 2) para representar nomes de livros ou legendas. Cames escreveu "Os Lusadas" no sculo XVI. 3) para assinalar estrangeirismos, neologismos, grias, expresses populares, ironia. Que "maravilha": Camila tirou zero na prova!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 40

Mdulo de Portugus Intermedirio


EXERCCIOS

Prof. Zambeli

1) Coloque virgula( s) nos lugares adequados. 01) O guincho acaba de levar um nibus um caro e uma moto. 02) Depois do jogo um galeto foi oferecido. 03) Bem que eu gostaria de ir ao churrasco mas no tenho dinheiro. 04) Queres o casaco assim mesmo ou preferes que eu embrulhe para presente? 05) Preciso falar com o Vini filho do Eike Batista 06) melhor ns nos encontrarmos pois a noite esta chegando. 07) O sargento mandou distribuir revlveres a todos e a populao ficou desesperada. 08) No consigo esquecer o Vini meu cmera. 09) Antes que diga alguma coisa escuta a minha historia. 10) Ela no lembra onde nasceu nem consegue recordar o seu nome. 11) Espere-me na segunda-feira prxima s seis horas da tarde na Redeno. 12) A linda Florianpolis capital de Santa Catarina est ameaada com a enchente. 13) Os diretores decidiram pela manh anunciar o fechamento do contrato. 2) Coloque vrgula, se necessrio! 01. A vida assim mesmo Vini 02. O Zambeli alis de nada sabia 03. Eu carrego o gelo. Tu a bebida 04. No podero acredito ganhar na loteria. 05. No creio amiga que tudo esteja perdido 06. Eles exportam caf. Ns arroz. 07. Ningum verdade poderia prever essa alegria. 08. O Vini terminou entrando na agencia central do banco que ainda estava aberta.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 41

Mdulo de Portugus Intermedirio


09. Espero meus amigos t-los convencidos. 10. O Brasil ningum duvida disso tem potencial para crescer 11. Em cada homem h um tigre um porco um gato e um asno

Prof. Zambeli

12. As rvores vo perdendo as folhas os ramos os galhos o tronco tudo morrem. 13. Vini venha c! 14. Acorda Brasil acordai brasileiros! Papa essa Brasil! 15. O sol estrela de quinta grandeza est perdendo calor e energia 16. Foi voc Alessandra que disse uma besteira dessas? 17. Queremos justia ou seja que os criminosos sejam punidos 18. Eles ficaram envergonhados alis muito envergonhados por isso. 19. Vini chegou e cumprimentou a todos conversou comigo e foi dormir. 20. Minha namorada no veio no telefonou no deu a mnima ateno para mim. 21. A felicidade se faz no se acha. 22. Todos os homens envelhecem mas poucos se tornam maduros. 23. J me desculpei portanto quero que me perdoe!. 24. Cumpri minha obrigao por isso estou tranquilo. 25. O Grmio perdeu digo melhor foi arrasado pelo Inter. 3) Coloque virgula, ponto- e- vrgula e dois pontos onde convier: 1) O ar anda muito pesado devemos trabalhar mais rpido. 2) Ele vem lutando h muitos anos boxe julga portanto estar preparado para enfrentar o campeo mundial. 3) Devemos comprar o seguinte: duas meias uma cala jeans duas saias 4) Tudo estava indo bem portanto no teria do que reclamar 5) Os erros eram grandes no poderia entretanto perder a pose. 6) O talento se forja na solido o carter na sociedade ( Goet he).

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 42

Mdulo de Portugus Intermedirio


Questes

Prof. Zambeli

1. O uso de sinais (aspas e travesso) est adequado norma-padro, que deve ser observada em uma correspondncia oficial, na seguinte frase: a) O artigo sobre o processo de desregulamentao foi publicado na Follha de So Paulo. b) As chuvas de vero fenmenos que se repetem desde h muito tempo podem ser previstas. c) Mutatis mutandis, as novas diretrizes da direo em nada alteram as antigas. d) O cuidado com a sade meta prioritria do governo, ser ainda maior. e) O diretor disse: Demita-se o funcionrio. 2. As reticncias podem ser usadas com diferentes finalidades. No trecho Dorme... dorme... meu..., encontrado no Texto III, as reticncias foram usadas para a) marcar um aumento de emoo. b) apontar maior tenso nos fatos apresentados. c) indicar traos que so suprimidos do texto. d) deixar uma fala em aberto. e) assinalar a interrupo do pensamento. 3. E, s vezes, a nica alternativa possvel ... (L. 54-55). A justificativa para o uso das vrgulas na passagem acima a mesma que explica o seu uso na frase: a) preciso perseverana, disse ele, para continuar a caminhada. b) O empreendedor, que no aceitava o fracasso, resolveu reagir. c) Quando resolveu agir, j era tarde demais. d) Voc fez o que podia, portanto, no se lamente. e) Os pesquisadores, durante a reunio, expuseram os resultados. 4. A vrgula pode ser retirada sem prejuzo para o significado e mantendo a norma-padro na seguinte sentena: a) Mrio, vem falar comigo depois do expediente. b) Amanh, apresentaremos a proposta de trabalho. c) Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe. d) Encomendei canetas, blocos e crachs para a reunio. e) Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso. 5. H ERRO quanto ao emprego dos sinais de pontuao em: a) Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunio. b) Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta? c) Na infncia, era levada e teimosa; na juventude, tornou-se tmida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo. d) Perdida no tempo, vinham-lhe lembrana a imagem muito branca da me, as brincadeiras no quintal, tarde, com os irmos e o mundo mgico dos brinquedos. e) Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si prpria que da prxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, no acontecia.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 43

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

6. A mudana na pontuao mantm o sentido da frase original, preservando a norma-padro da lngua, em: a) (...) realizada efetivamente h uns quatro ou cinco anos, (L. 14) / realizada efetivamente h uns quatro, ou cinco anos, b) (...) analisa o impacto da criao do telgrafo (surgido em 1837). (L. 16 -17) / analisa o impacto da criao do telgrafo: surgido em 1837. c) Romances floresceram sob impacto do telgrafo. Cdigos secretos foram inventados (...) (L. 21 -22) / Romances floresceram sob impacto do telgrafo, cdigos secretos foram inventados d) Igual impacto teve a Internet. (L. 27) / Igual impacto, teve a Internet. e) (...) no se ouviam notcias delas durante anos. (L. 30) / no se ouviam notcias, delas, durante anos. 7. Observe os trechos abaixo. I - inevitvel: um deles pe o celular (...) em cima da mesa. (L. 25-26) II - ...s tem uma soluo: engolir (...) um tranquilizante tarja preta. (L. 27-28) III - Do carro j me livrei: h cinco anos no procuro vaga. (L. 61-62) O sinal de dois pontos pode ter vrios empregos na lngua e um deles mostrar que o que vem aps os dois pontos expande a palavra que vem imediatamente antes. Isso acontece APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. 8. H ERRO quanto ao emprego dos sinais de pontuao em: a) Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunio. b) Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta? c) Na infncia, era levada e teimosa; na juventude, tornou-se tmida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo. d) erdida no tempo, vinham-lhe lembrana a imagem muito branca da me, as brincadeiras no quintal, tarde, com os irmos e o mundo mgico dos brinquedos. e) Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si prpria que da prxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, no acontecia. 9.Em que frase, dentre as apresentadas abaixo, em DESACORDO com o registro culto e formal da lngua? o(s) sinal(is) de pontuao est(o)

a) Esperava por novas oportunidades, mas, se no desse o primeiro passo, seu objetivo no seria alcanado. b) As frases famosas do fsico alemo, despertaram o interesse do conferencista, e do pblico presente. c) Quem, at ento, diria que suas aes fossem causar tamanho impacto? d) Por iniciativa prpria, resolveu, finalmente, descobrir alternativas que solucionassem o impasse. e) Hoje, para se chegar ao sucesso, preciso enxergar o que os outros no veem.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 44

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

10. A retirada da vrgula s NO modifica o sentido de uma das sentenas abaixo. Qual? a) O jornal entrevistou cientistas, polticos e agricultores. b) Os profetas recebem apelidos pitorescos, de acordo com o mtodo de observao. c) Ontem conhecemos aquele profeta da chuva, que nasceu em Quixad. d) Erasmo, diz se vai chover no prximo ms. e) Existem profetas dos animais, das guas e das estrelas. 11. "Em meados de junho, a nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos, esteve no Brasil pela primeira vez." As opes abaixo reestruturam a sentena acima, mantendo o mesmo sentido e pontuao adequada, EXCETO uma. Assinale-a. a) Em meados de junho, pela primeira vez, a nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos, esteve no Brasil. b) Esteve no Brasil pela primeira vez, em meados de junho, a nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos. c) A nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos, esteve, pela primeira vez, em meados de junho, no Brasil. d) A nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos, esteve no Brasil em meados de junho, pela primeira vez. e) A nova-iorquina Rebecca Moore, 52 anos pela primeira vez, esteve no Brasil em meados de junho. 12. Em Mas no havia engano. Passei pelo porto apreensivo quanto ao que meus sentidos me mostravam, voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das rvores e no precisei procurar muito. o sinal de pontuao que NO pode substituir o ponto (.) a) ponto e vrgula ( ; ) b) vrgula ( , ) c) dois pontos ( : ) d) travesso ( - ) e) reticncias ( ... ) 13. Em "O psiclogo Timothy Butler, professor da Harvard Business School, acredita..." (l. 6-8), empregam-se as vrgulas para separar o(s) a) juzo de valor do narrador. b) adjunto adverbial deslocado. c) aposto. d) vocativo. e) elementos de um sujeito composto. 14. Assinale a opo em que o comentrio sobre a justificativa do uso da(s) vrgula(s) IMPROCEDENTE. a) "Vencedores so pessoas que, pelo compromisso com uma viso ou uma f," (l. 5-6) - separam o agente da passiva deslocado. b) "...e, suportando frustrao aps frustrao," (l. 7-8) - separam orao adverbial deslocada. c) "Pode parecer contraditrio, mas a chave do sucesso est na frustrao macia." (l. 9-10) - separa oraes coordenadas ligadas pela conjuno "mas". d) "...houve muitas frustraes, muitos fracassos." (l. 14) - separa termos coordenados. e) "...que o mapa da infncia, que foi vlido para chegar at aqui," (l. 37-38) - separam uma orao subordinada adjetiva de valor explicativo.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 45

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

15. Das frases a seguir, retiradas de correspondncias oficiais, s uma est corretamente pontuada. Qual? a) Comunico que a funcionria, teve de suspender as frias. b) Agradecendo a pronta resposta, enviamos cordiais saudaes. c) Nesta oportunidade; encaminhamos o material solicitado. d) Vimos solicitar, que nos informe, a data da reunio. e) O documento em anexo, deve ser analisado pelo Sr. Gerente.

16. Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Da o escndalo do sarau de d. Nair de Tef. Primeira-dama, ela prpria artista, afrontou a conspcua Velha Repblica.
Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redao alternativa para as frases acima, em que se respeitam as regras de pontuao, : a) Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo, um estigma. Da o escndalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tef, ela prpria artista, que, afrontou a conspcua Velha Repblica. b) Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma. Da o escndalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tef, ela prpria artista, que afrontou a conspcua Velha Repblica. c) Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo: um estigma. Da o escndalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tef ela prpria artista, que afrontou a conspcua, Velha Repblica. d) Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma, da o escndalo do sarau da primeira-dama d. Nair de Tef ela prpria, artista que afrontou a conspcua Velha Repblica. e) Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo um estigma; da o escndalo do sarau, da primeira-dama d. Nair de Tef, ela prpria, artista que afrontou, a conspcua Velha Repblica. 17. Est plenamente correta a pontuao do seguinte perodo: a) Confessando no sem ironia, que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gnero prope uma receita de casa, em que o poro, rea frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistrio. b) Confessando, no sem ironia, que entende de arquitetura o cronista, Rubem Braga, mestre do gnero, prope uma receita de casa, em que, o poro, rea frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistrio. c) Confessando no sem ironia que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gnero, prope: uma receita de casa em que, o poro rea frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade, e mistrio. d) Confessando, no sem ironia que, entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga mestre do gnero prope uma receita, de casa, em que o poro (rea frequentemente desprezada), ganha ares de profundidade e mistrio. e) Confessando, no sem ironia, que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gnero, prope uma receita de casa em que o poro, rea frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistrio.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 46

Mdulo de Portugus Intermedirio


18. Atente para as afirmaes abaixo.

Prof. Zambeli

I. Uma tal atitude, cheia de consequncias para a poesia brasileira, tinha enormes implicaes . As vrgulas poderiam ser substitudas por travesses, sem prejuzo para a correo e a lgica. II. O poeta j no o ser exclusivamente voltado para si mesmo, na busca da expresso da pura subjetividade, mas antes um sujeito que se abre ao mundo. As vrgulas poderiam ser suprimidas, sem prejuzo para a correo e a lgica. III. A fratura da antiga conveno potica coincidia com a brecha do novo, por onde os fatos do dia penetravam no universo da arte, exigindo um tratamento artstico igualmente renovado . A vrgula colocada imediatamente depois de arte poderia ser substituda por dois-pontos, sem prejuzo para a correo e a lgica. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) I e II. c) II e III. d) I. e) III. 19. Atente para as afirmaes seguintes sobre a pontuao empregada nas frases transcritas: I. ... e, em alguns lugares, dr. Ulysses - era assim que se referiam a ele - fazia questo de anunciar

minha presena no palanque.

Os travesses isolam um segmento explicativo e, sem prejuzo para a correo e a lgica da frase, poderiam ser substitudos por parnteses. II. ... o incansvel Ulysses, que na Constituinte de 1987 passaria horas presidindo a sesso sem levantar

sequer para ir ao banheiro, transmudara-se num palanqueiro de primeira.

A retirada simultnea das duas vrgulas no causaria prejuzo para a correo, a lgica e o sentido da frase. III. "Fica calmo, meu caro jornalista, avio comigo no cai", procurava me tranquilizar dr. Ulysses, com seu jeito formal de falar at em momentos descontrados. As aspas poderiam ter sido dispensadas, pois seu emprego facultativo quando no h dvida de que o autor transcreve a fala de outrem. Est correto SOMENTE o que consta em a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 47

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

20. Constante de correspondncia oficial enviada a um Ministro de Estado, a frase redigida de modo correto e adequado : a) Solicitamos a Sua Excelncia, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para reunio ordinria, que enviamos anexo esse documento. b) Solicitamos a Sua Excelncia, Senhor Ministro, que avalies a proposta de pauta para reunio ordinria, que enviamos anexada a este documento. c) Solicitamos a Vossa Excelncia, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para reunio ordinria, que enviamos anexa a este documento. d) Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para reunio ordinria, que enviamos anexado este documento. e) Solicitamos a Vossa Excelncia, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para reunio ordinria, que enviamos em anexo a esse documento. 21. Est inteiramente correta e adequada a pontuao da seguinte frase: a) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. b) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo, ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou, de acentuar. c) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso: conquista, que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. d) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer, a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que, Mrio de Andrade, no se cansou de acentuar. e) Mesmo nas obras modernistas que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca para a busca da liberdade de criao e expresso; conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. a prxima a prxima a prxima a prxima a prxima

22. Esta cidade que est acabando, que j acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga, Adoniran no a deixar acabar...
Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redao alternativa para a frase acima, em que se respeitam as regras de pontuao, : a) Adoniran no deixar acabar, a cidade que est acabando, e que j acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga... b) Adoniran no deixar acabar a cidade, que est acabando e que j acabou, com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga... c) Adoniran, no deixar acabar a cidade, que est acabando - e que j acabou - com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga... d) Adoniran no deixar acabar a cidade que est acabando e que j acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga... e) Adoniran, no deixar acabar a cidade que est acabando e que, j acabou, com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 48

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

23. ... e a desenvolver aquilo que nos diferencia dos animais: a racionalidade . (1o pargrafo)
Os dois-pontos assinalam, considerando-se o contexto, a) finalidade. b) retificao. c) restrio. d) condio. e) especificao.

24. A maioria desses usos nobre, j que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa sade.
Considere as afirmativas seguintes sobre o emprego das vrgulas no segmento acima. I. A vrgula colocada aps nobre pode ser retirada, sem prejuzo da correo. II. A vrgula que separa as expresses o nosso bem- estar, a nossa sade pode ser corretamente substituda por um e. III. A vrgula aps a expresso o nosso conforto pode ser substituda por dois-pontos, sem prejuzo da correo e do sentido original. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 25. Considere as observaes seguintes, a respeito do emprego de sinais de pontuao nos segmentos constantes do 4o pargrafo: I. Alguns programas de iniciativa dos governos, tanto federal quanto estaduais, se voltam para um

desenvolvimento constante ...

As vrgulas poderiam ser corretamente substitudas por travesses, sem alterao da estrutura da frase e do sentido original. II. ... e, muitas vezes, acabam incentivando direta ou indiretamente o desmatamento ... O segmento grifado poderia ser isolado por parnteses, mantendo-se a correo do perodo e o sentido original. III. Essas atividades econmicas so importantes, mas ampliam a demanda por recursos naturais, que

so sempre limitados.

A vrgula colocada aps a expresso recursos naturais estaria corretamente substituda por dois-pontos, sem prejuzo para o sentido original. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) III. c) I e II. d) I e III. e) II e III.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 49

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

26. Considere o que se diz a respeito do emprego dos sinais de pontuao nas frases abaixo: I. Para isso, ter dois caminhos: incorporar novas reas ou ampliar a produtividade . (1 pargrafo) Os dois-pontos assinalam o sentido especificativo e explicativo do segmento introduzido por eles. II. "sem derrubar uma nica rvore" (4 pargrafo) As aspas isolam a afirmativa que constitui a ideia principal, em torno da qual se desenvolve o texto. III. ele opta pela expanso da rea, que muito mais barata (final do texto) A vrgula pode ser retirada do perodo, que permanece correto, porm com alterao do sentido original. Est correto o que consta APENAS em . a) I. b) II. c) I e II. d) I e III e) II e III.

27. O perodo redigido de forma clara e correta : a) Sugeriu que os privilgios concedidos a alguns do setor tivessem aplicao ampla e restrita, pois o sucesso era de todos, que nunca se degladiavam pelo servio mais leve. b) Quizeram mediar as pessoas da comunidade atingi- da junto aos rgos pblicos que lhe pudessem conceder ajuda imediata, para o qu foram inca- pazes. c) Esse problema social tem carter difuso, que impossibilita quem est fora o reconhecimento de suas vertentes, o que faz com que no podemos solucion-lo logo. d) Sua idoneidade inconteste, por isso suas reivindicaes so sempre analisadas com respeito, apreo comprovado pelo modo como o tratam sua chegada no ministrio. e) Decidi resolutamente atrelar o meu trabalho a partir daquilo em que acredito ser verdade, o que me custou muito suor e lgrimas naquele excntrico instituto.

28. Mas, embora alguns mantivessem ligaes com escolas, a base de lanamento de quase todos foi um bloco, o Cacique de Ramos. E a visibilidade por eles alcanada no veio da "avenida", e sim de uma manifestao no carnavalesca do ambiente musical carioca: o pagode de mesa. (2 pargrafo)
Considere as afirmativas seguintes, a respeito dos sinais de pontuao constantes do segmento acima transcrito. I. As vrgulas que isolam o segmento embora alguns mantivessem ligaes com escolas poderiam ser corretamente substitudas por travesses, sem alterao do sentido original. II. As aspas na palavra "avenida" indicam que ela est empregada com o sentido especfico de carnaval das escolas de samba. III. Os dois pontos introduzem uma especificao, com o emprego da expresso o pagode de mesa, que conclui o pensamento anterior. Est correto o que consta em a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II, apenas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 50

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

29. Os pais do estudante na matrcula devem apresentar seus documentos, e que as fotos devem, obrigatoriamente, estarem ntidas. A redao que torna o aviso acima claro e correto : a) Os pais do estudante, no ato da matrcula, devem apresentar seus documentos cujas fotos devem obrigatoriamente, estar ntidas. b) Ao fazer a matrcula do estudante, os pais devem apresentar seus documentos, cujas as fotos devem ser ntidas, obrigatoriamente. c) No ato da matrcula, os pais devem apresentar os documentos do estudante, obrigatoriamente com fotos ntidas. d) As fotos que devem ser ntidas, devem ser apresentadas pelos pais do estudante ao fazer a matrcula. e) obrigatrio tanto que os pais do estudante, na matrcula, apresentem os documentos dele e tambm com fotos ntidas.

Houve promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza. As desigualdades econmicas se mantm. A cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres.

30. As frases acima articulam-se em um nico perodo com correo, clareza e lgica, em: a) Houve promessas para que o crescimento do PIB seria importante em reduzir a pobreza, como as desigualdades econmicas que se mantm, sendo que a cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres. b) As desigualdades econmicas se mantm a cada US$ 160 produzidos no mundo, onde s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres, sem dvida que as promessas do crescimento do PIB seriam importantes para reduzir a pobreza. c) A cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres, com as promessas em que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza, cujas desigualdades econmicas se mantm. d) Apesar das promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza, as desigualdades econmicas se mantm, tendo em vista que a cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres. e) As desigualdades econmicas se mantm, por que em cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam com efeito aos mais pobres, diante das promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza GABARITO 1-C 2-E 11 - E 12 - B 21 - A 22 - D

3-E 13 - C 23 - E

4-B 14 - A 24 - B

5-E 15 - B 25 - C

6-C 16 - B 26 - D

7-B 17 - E 27 - D

8-E 18 - D 28 - A

9-B 19 A 29 - C

10 B 20 C 30 D

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 51

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Vozes verbais

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 52

Mdulo de Portugus Intermedirio


VOZES VERBAIS

Prof. Zambeli

Voz a forma assumida pelo verbo para indicar a relao entre ele e seu sujeito. Voz Ativa Ex.: O sapateiro conserta sapatos femininos. O professor abriu a gramtica. Na frase acima, o sapateiro pratica a ao expressa pelo verbo. um sujeito agente. Sapatos femininos recebe a ao expressa pelo verbo. um objeto direto. Para passar uma orao da voz ativa para a voz analtica, necessrio que haja objeto direto, pois esse termo ser o sujeito da voz passiva. Dica zambeliana

Voz Passiva A voz passiva marcada principalmente pela circunstncia de que o sujeito passa a sofrer a ao. Como construda tanto com o auxlio verbo ser (passiva analtica ou com auxiliar), como com o pronome se (passiva sinttica ou pronominal), suas nuances de emprego textual devem ser observadas com ateno. Ex.: Sapatos femininos so consertados pelo sapateiro. Os sapatos femininos sofrem a ao expressa pelo verbo. Trata-se de um sujeito paciente. O sapateiro o elemento que pratica a ao de ferir. o agente da passiva. A voz passiva pode ser: a) Analtica: formada pelo verbo ser + o particpio do verbo principal. O tema foi feito pelos alunos deste curso! b) Sinttica ou pronominal formada pelo verbo principal na 3o. pessoa, seguido do pronome

se
Fizeram-se os temas!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 53

Mdulo de Portugus Intermedirio


Passiva Analtica Ex.: Os edifcios arrojados foram construdos por uma empresa multinacional. As notas seriam entregues pelo prprio diretor. As cadeiras de praia eram alugadas pela tia do quiosque. Os cartes foram escritos por uma aluna que sabia escrever muito bem.

Prof. Zambeli

TRANSFORMAES Para ser passado para voz passiva, o verbo deve ter objeto direto (nico complemento que tem a mesma estrutura do sujeito) e fazer as seguintes transformaes: 1) O objeto direto da voz ativa passa a sujeito da voz passiva analtica. 2) O tempo do verbo principal transferido para o verbo auxiliar ser, ao passo que o principal vai para o particpio. 3) A preposio por se junta ao sujeito da voz ativa para formar o agente da passiva. 4) O verbo, na voz passiva, concorda com o sujeito paciente. Passiva Sinttica Ex.: Consertam-se aparelhos eltricos. Entregam-se encomendas. Alugaram-se toalhas. Compravam-se roupas usadas. Formada por um verbo transitivo na terceira pessoa (singular ou plural, concorda com o sujeito) mais o pronome apassivador se: Observaes: 1) na voz passiva sinttica nunca h agente da passiva. 2) o sujeito fica posposto ao verbo.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 54

Mdulo de Portugus Intermedirio


Voz Reflexiva Ex.: Me e filha abraaram-se. Eu me afastei constrangido.

Prof. Zambeli

O sujeito pratica e recebe a ao, ou seja. Ele , ao mesmo tempo, agente e paciente da ao. Alessandra machucou-se. Vini cortou-se com a tesourinha. Pedro e Srgio, os filhos da Ins se amam, mas vivem brigando! Os jovens agrediram-se durante a festa. Os nibus chocaram-se violentamente. Exerccios 1) Passe as frases abaixo, que esto na passiva analtica, para a ativa.

a) Esta aula realizada pelo nosso professor paraninfo. b) Esta casa poder ser atingida pelos desabamentos de terras. c) O Vini e a Alessandra sero enviados a Londres pelo curso. d)O campo tinha sido invadido pelo torcedor fantico . e)As provas do concurso foram organizadas a tempo. f) As roupas eram levadas pelas mulheres da casa g) A crise financeira foi estudada pelas autoridades internacionais h) Os bebs de fralda eram mimados pela tia da creche. i) Os exerccios esto sendo feitos pelos alunos Zambelianos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 55

Mdulo de Portugus Intermedirio


2)Passe as frases a seguir de uma voz para a outra.

Prof. Zambeli

1 Os concurseiros promoveram debates sobre as questes de crase das provas.

2 As doenas e as guerras ceifam milhares de vida.

3 O professor corrigiu as redaes do concurso em vinte dias.

4 - A experincia ensina-nos muitas coisas.

5 Ns j lhes demos todos os dados importantes.

6 - Eu o considerava honesto.

7 - Quem pagar essa conta?

8 - Sem a minha interveno, o ministro no te nomearia.

9 - Que o governo no nos imponha sacrifcios.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 56

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

10 As plantaes podem ser examinadas, neste ms, pelos consumidores exigentes.

11 Por quem foram escritas essas redaes?

12 Um bom texto, ainda hoje, apreciado por leitores de jornais dirios.

13 Enquanto os alunos liam as provas, os fiscais iam lendo as regras do concurso.

14 Este mdico sempre assiste pessoas carentes.

15 - Por quem foi realizado este concurso?

16 - Foste alguma vez ofendido por mim?

17- Os alunos podem comprar, na feira do livro de Porto Alegre, diversos livros.

18- Este escritor tem publicado poucos livros.

19- O ministro teria falado aquelas informaes na rdio.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 57

Mdulo de Portugus Intermedirio


20- Alguma vez eu j te magoei?

Prof. Zambeli

21- A mudana da prova gerou insegurana aos alunos.

3) Passe as oraes da voz passiva analtica para a sinttica e vice-versa. a) Ainda no se decidiram os rumos da empresa. b) Eram ouvidas vozes ao longe. c) Talvez ainda se refaa aquele clculo d) Os alunos estudiosos eram procurados. e) Os debates polticos no devem ser esquecidos. f) Convm que sejam criadas novas rotas de fuga. g) preciso que sejam feitas as ligaes. h) Novas ligaes podem ser feitas. i) Casacos usados so encontrados nos brechs. j) Os casacos foram comprados no brech. 4) Classifique as seguintes frases quando as vozes verbais: a) Vini sentiu-se largado da vida. b) Tu jamais te contentaste aqui. c) O pblico aplaudiu o cantor. d) Analisar-se-o os recursos do concurso.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 58

Mdulo de Portugus Intermedirio


e) Reformam-se os tapetes da sala. f) Deram-se as mos e caminharam lado a lado. g) Os namorados insultavam-se. h) Sua filha no se penteia para os homens. i) O ladro foi perdoado pela vtima. j) Arrombaram a porta da casa. Questes

Prof. Zambeli

1) S no possvel a voz passiva em: (A) Os brasileiros defendem a idia de uma democracia social. (B) Conflitos sociais no transpem os abismos estratificados. (C) Esse abismo no conduz a conflitos tendentes transposio dos estragos sociais. (D) Os privilegiados ignoram ou ocultam as mazelas sociais. (E) Os brasileiros raramente percebem os profundos abismos cruciais a seu desenvolvimento. 2) Talvez o governo adote outras medidas de combate inflao. Mudando a orao acima para a voz passiva, sem alterar tempo e modo do verbo, obtm-se a forma verbal: (A) so adotadas (B) fossem adotadas (C) sejam adotadas (D) seja adotada (E) ser adotada. 3) A forma passiva correta da orao ... a fuga para as maiores cidades criou um quadro de misria urbana sem precedentes. : (A) Um quadro de misria urbana foi criado pela fuga sem precedentes para as maiores cidades. (B) Um quadro de misria urbana sem precedentes foi criado pela fuga para as maiores cidades. (C) Foram criados, pela fuga as maiores cidades, precedentes de misria urbana. (D) Criaram-se precedentes de misria urbana a partir da fuga das grandes cidades. (E) Criou-se um quadro de misria urbana pelos precedentes de fuga para as grandes cidades. 4) Assinale a forma passiva correta da frase Freud declarou a inutilidade de ambos os procedimentos interpretativos populares. (A) Freud declarou inteis ambos os procedimentos interpretativos populares (B) Foram declarados inteis por Freud ambos os procedimentos interpretativos populares. (C) Ambos os procedimentos interpretativos populares foram declarados por Freud inteis. (D) A inutilidade de ambos os procedimentos interpretativos populares foi declarada por Freud. (E) Declarou-se a inutilidade de ambos os procedimentos interpretativos populares por Freud

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 59

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

5) Esta questo refere-se frase abaixo, constituda por algumas palavras que, apesar de inventadas, respeitam as regras da lngua portuguesa. Se as blugadites olvassem trunfides apocolinas ento groncemente predimaramos os xinlofannes de frelhes. Se a primeira orao da frase for passada para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) se olvasse (B) fossem olvadas (C) sejam olvadas (D) so olvadas (E) forem olvadas 6) Os clubes de futebol alugam estdios est na voz ativa. O verbo dessa orao, na voz passiva, fica: (A) so alugados (B)tm sido alugados (C) sero alugados (D) foram alugados (E) seriam alugados

7) Assinale a alternativa que apresenta a forma passiva correta da frase: Os governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos podero incentivar as pessoas reproduo. (A) As pessoas podero ser incentivadas reproduo pelos governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos. (B) A reproduo ser incentivada pelos governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos. (C) A reproduo das pessoas poder ser incentivada pelos governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos. (D) As pessoas sero incentivadas reproduo pelos governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos. (E) O incentivo reproduo ser dado s pessoas pelos governos de todo o mundo presumivelmente todos democrticos. 8) A transformao da frase: Quem poderia t-lo denunciado? : (A) Ele poderia ser denunciado por quem? (B) Quem poderia ter sido denunciado por ele? (C) Ele poderia ter sido denunciado por quem? (D) Por quem teria ele sido denunciado? (E) Quem o poderia ter denunciado? 9) A alternativa que melhor corresponde passagem que esperamos se desencadeiem mediante nossos esforos : (A) que esperamos sejam desencadeados atravs de nossos esforos. (B) que se espera desencadear pelos esforos. (C) que esperamos serem desencadeadas com os nossos esforos. (D) que esperamos fossem desencadeadas por intermdio de nossos esforos. (E) que os nossos esforos esperaram desencadear.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 60

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

10) Se o perodo A Casa Branca poder julgar membros do Taleban e da Al Qaeda for reescrito em voz passiva, receber a seguinte forma. (A) Membros do Taleban e da Al Qaeda podero ser julgados pela Casa Branca. (B) Membros do Taleban e da Al Qaeda podem ser julgados pela Casa Branca. (C) A Casa Branca poder ser julgadora dos membros do Taleban e da Al Qaeda. (D) Membros do Taleban da Al Qaeda podero ter sido julgados pela Casa Branca. (E) A Casa Branca ser julgada pelos membros do Taleban e da Al Qaeda. 11) Observe as oraes sublinhadas abaixo: A proposta seria que os pivetes fossem convidados pelas escolas para ouvir palestras educativas. o que faria qualquer pai ou me nessa situao. O autor sugere que sejam oferecidos aos pivetes tnis, brinquedos e revistas. As oraes sublinhadas tm os verbos, respectivamente, nas vozes: (A) ativa, passiva e passiva (B) passiva, ativa e ativa (C) ativa, passiva e ativa (D) passiva, passiva e ativa (E) passiva, ativa e passiva

12) Transpondo para a voz ativa a frase os livros seriam postos em um liquido desinfetante, obtm-se a forma verbal: (A) vo por (B) amos por (C) pem-se (D) vo ser postos (E) poriam 13) Como fica o verbo apresentar da orao ...assim se apresentou no baile de formatura... na voz passiva? (A) fora apresentada. (D) era apresentada. (B) tinha sido apresentada. (E) foi apresentada. (C) seria apresentada. 14) A frase Dessa forma, a Igreja permitia a continuidade da cultura e a sobrevivncia da filosofia antiga . e pag pode ser passada para a voz passiva, caso em que todos os segmentos abaixo estariam presentes, exceo de um. Assinale-o. (A) pela (B) foram (C) sobrevivncia (D) continuidade (E) permitidas 15) Os meninos so detidos pelos policiais. A construo passiva sinttica correspondente expresso sublinhada : (A) detm-se os meninos (B) detm-se os meninos (C) detiveram-se os meninos (D) deter-se-o os meninos (E) detm-se aos meninos

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 61

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

16) Transpondo para a voz ativa a frase Os projetos estavam sendo revistos por um grupo de arquitetos, obtm-se a forma verbal: (A) seriam revistos (B) estava revendo (C) esto a rever (D) devem rever (E) iam rever 17) (FCC) Transpondo-se para a voz passiva a frase Os velhinhos viam muito pouca coisa, a forma verbal resultante ser (A) era vista. (B) eram vistos. (C) fora visto. (D) tinham visto. (E) tinha sido vista. 18) (FCC) A construo que admite transposio para a voz passiva : (A) So inmeras as conseqncias dessa idolatria. (B) As leis do mercado favorecem esse culto da juventude. (C) A juventude deixou de ser uma fase da vida. (D) Resulta disso tudo uma espcie de cdigo comportamental. (E) Cresce a olhos vistos a oferta de produtos associados juventude.

19) (FCC) A floresta de 4,2 milhes de quilmetros quadrados habitada por centenas de milhares de plantas ...

Transpondo para a voz ativa a frase acima, a forma verbal grifada passar a ser, corretamente: (A) habitam. (B) habitou. (C) habitava. (D) tinha habitado. (E) eram habitadas. 20) (FCC) Transpondo-se para a voz passiva o segmento sublinhado em importante reconhecer essa diversidade, a forma verbal resultante ser (A) tenha reconhecido. (B) tenha sido reconhecida. (C) reconhecida. (D)) ser reconhecida. (E) tenhamos reconhecido. 21) (FCC) Transpondo para a voz ativa a frase As propostas de mudana seriam apresentadas por um dos diretores da empresa, obtm-se a forma verbal: (A) foram apresentadas (B) apresentou (C) eram apresentadas (D) apresentaria (E) apresentariam

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 62

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

22) (FDRH) Considere as seqncias abaixo que contm ocorrncias de voz passiva. I (...) muitos esportistas ou treinadores bem sucedidos so chamados para dar palestras em empresas (linhas 08 e 09) II (...) os atletas (...) so escolhidos para serem garotos-propaganda de muitas empresas (linhas 10 e 11) III O sucesso, hoje, definido principalmente pela competio (linha 29) Quais delas apresentam agente da passiva? a) Apenas a I. b) Apenas a II. c) Apenas a III. d) Apenas a I e a II. e) Apenas a II e a III. 23) Isto, por sua vez, converte as pessoas em funcionrios de turno do sistema ... . (final do texto) Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal passa a ser, corretamente, (A) converteu-se. (B) convertido. (C) tinham convertido. (D) so convertidas. (E) deveriam ser convertidas. 24) A captura ilegal de animais silvestres s superada pelo trfico de drogas e de armas. Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a forma verbal passa a ser (A) supera. (B) superaram. (C) est superando. (D) tinha superado. (E) vai estar sendo superada.

Gabarito 1-C 2-C 3- B 4-D 5B 6-A 7-A 8-C 9-A 10 A 11 E 12 E 13 E 14 - B 15 B 16 - B 17- A 18- B 19- A 20- D 21- D 22- C 23 D 24 A

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 63

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Os porqus & Os parnimos

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 64

Mdulo de Portugus Intermedirio


Os porqus

Prof. Zambeli

1) Por que Usa-se por que nas interrogativas diretas e indiretas. Nesse caso classificado como advrbio interrogativo. Em outro caso, pronome relativo. Por qual motivo Por qual razo O motivo pelo qual Pela qual Por que voc faltou ontem, Vini?

2) por qu = por que Mas sempre bate em algum sinal de pontuao! Voc no veio, Vini, por qu? No sei por qu. Ele me traiu, mas jamais saberei por qu!

Por qu? Vou explicar-lhe por que no voltei l. Saiba por que seu dinheiro desvalorizou tanto. A vitria por que lutamos est prxima. So humilhantes as situaes por que ele passa.

4) porqu = substantivo Equivale a causa, motivo, razo Usado com artigos, pronomes adjetivos ou numerais.

Ele sabe o porqu de tudo isso.


3) porque = introduz uma causa ou explicao. classificado conjuno subordinada ou conjuno coordenada. pois Ele foi embora porque foi demitido daqui. No v porque voc til aqui. Venha porque no fique s.

Este porqu um substantivo. Quantos porqus existem na Lngua Portuguesa?

Existem quatro porqus.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 65

Mdulo de Portugus Intermedirio


Exerccio 01. Queria saber ________ voc est aqui. 02. Foi reprovado e no sabe ________. 03. ________ voc est com pouca fome? 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. No vai aula ________? Reagi briga _____________ no sou covarde. Ignora-se o _____________ da sua violncia. So speros os caminhos _____________ passamos. No sa de casa, _____________ estava gripado. No foi festa, _____________ no tinha roupa. Quero saber _____________ no me disse sobre ela.

Prof. Zambeli

11. Quero saber _____________ foi reprovado. 12. A ponte _____________ deveramos passar desabou ontem. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. Quero saber o _____________ de escolher essa mulher, Vini? _____________sinais o reconheceram? No sei _____________ motivo ela desistiu dele. Ele no a namorou _____________? Ester a mulher _____________ vivo. Eis _____________ o trnsito est congestionado. Ele chegou _____________ foi chamado para a reunio. As causa _____________ lutamos se baseiam em justia social. Ele deve estar em casa _____________ no veio no jogo. _____________ voc no faz o tema, quando o Zambeli pede? Aquele o rapaz _____________ ela se apaixonou. A namorada quer um _____________ para tudo isso. Voc a favor ou contra? _____________? Estava triste sem saber _____________. Alessandra no anota nada na aula _____________ no tem caderno. No sei _____________ no quero mais voc. Muitos protestaram, mas no havia _____________.

30. Vocs brigaram, meu Deus, _____________? 31. Chegue cedo _____________ o estdio vai ficar lotado. 32. A aula foi cancelado _____________ chovia muito. 33 As causas _____________ discuti com ele so particulares. 34. Ele no casou _____________ estava doente. 35. Abra a janela _____________ o calor est insuportvel.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 66

Mdulo de Portugus Intermedirio


36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. _____________ parou? Parou _____________? Se ele mentiu, eu queria saber _____________? _____________ voc o ama tanto? Gostaria de saber _____________ voc no foi. S eu sei as esquina _____________ passei. A situao se agravou _____________ ela descobriu tudo. D-me ao menos um _____________ para sair de casa. Voc tem coragem de perguntar _____________?! _____________ voc agiu daquela maneira? Indaguei o _____________ do seu mau humor. No se sabe _____________ decidiram se separar. No sei _____________? No julgues _____________ te quero. Creio que os _____________ mais uma vez no vieram luz. fcil encontrar o _____________ de todo esse amor.

Prof. Zambeli

Homnimos e parnimos
Definies
- Homnimos: vocbulos que se pronunciam da mesma forma, e que diferem no sentido. - Homnimos perfeitos: vocbulos com pronncia e grafia idnticas (homfonos e homgrafos). Ex.: So: 3 p. p. do verbo ser. - Eles so inteligentes. So: sadio. - O menino, felizmente, est so. So: forma reduzida de santo. - So Jos meu santo protetor. - Homnimos imperfeitos: vocbulos com pronncia igual (homfonos), mas com grafia diferente (hetergrafos). Ex.: Cesso: ato de ceder, cedncia Seo ou seco: corte, subdiviso, parte de um todo Sesso: espao de tempo em que se realiza uma reunio

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 67

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

- Parnimos: vocbulos ou expresses que apresentam semelhana de grafia e pronncia, mas que diferem no sentido. Ex.: Cavaleiro: homem a cavalo Cavalheiro: homem gentil Lista de Homnimos e Parnimos Acender - pr fogo a Ascender - elevar-se, subir Acento - inflexo de voz, tom de voz, acento Assento - base, lugar de sentar-se Acessrio - pertences de qualquer instrumento ou mquina; que no principal Assessrio - diz respeito a assistente, adjunto ou assessor Ao - ferro temperado Asso - do v. assar Caado - apanhado na caa Cassado - anulado Censo - recenseamento Senso - juzo Cerra - do verbo cerrar (fechar) Serra - instrumento cortante; montanha; do v. serrar (cortar) Cerrao - nevoeiro denso Serrao - ato de serrar Cesso - ato de ceder Sesso - tempo que dura uma assemblia Seco ou seo - corte, diviso Cheque - ordem de pagamento Xeque - perigo; lance de jogo de xadrez; chefe de tribo rabe Comprimento - extenso Cumprimento - ato de cumprir, saudao

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 68

Mdulo de Portugus Intermedirio


Concerto - sesso musical; harmonia Conserto - remendo, reparao Conjetura - suposio Conjuntura - momento Decente - decoroso Descente - que desce

Prof. Zambeli

Deferir - atender, conceder Diferir - distinguir-se; posicionar-se contrariamente; adiar (um compromisso marcado) Descrio - ato de descrever Discrio - qualidade de discreto Descriminar - inocentar Discriminar - distinguir, diferenciar Despensa - copa Dispensa - ato de dispensar Despercebido - no notado Desapercebido - desprevenido Emergir - sair de onde estava mergulhado Imergir - mergulhar Emerso - que emergiu Imerso - mergulhado Emigrao - ato de emigrar Imigrao - ato de imigrar Eminente - excelente Iminente - sobranceiro; que est por acontecer Emisso - ato de emitir, pr em circulao Imisso - ato de imitir, fazer entrar Empossar - dar posse Empoar - formar poa Espectador - o que observa um ato Expectador - o que tem expectativa

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 69

Mdulo de Portugus Intermedirio


Flagrante - evidente Fragrante - perfumado Infligir - aplicar castigo ou pena Infringir - transgredir Incipiente - que est em comeo, iniciante Insipiente - ignorante Mandado - ordem judicial Mandato - perodo de permanncia em cargo Ratificar - confirmar Retificar - corrigir Recreao - recreio Recriao - ato de recriar Ruo - grave, insustentvel Russo - da Rssia Sesta - hora do descanso Sexta - reduo de sexta-feira; hora cannica; intervalo musical Tacha - tipo de prego; defeito; mancha moral Taxa - imposto Tachar - censurar, notar defeito em; pr prego em Taxar - determinar a taxa de Trfego - trnsito Trfico - negcio ilcito Viagem - jornada Viajem - do verbo viajar Vultoso - volumoso Vultuoso - inchado

Prof. Zambeli

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 70

Mdulo de Portugus Intermedirio


SAIBA MAIS

Prof. Zambeli

Existem tambm expresses que apresentam semelhanas entre si, e tm significao diferente. Tal semelhana pode levar os falantes da lngua a usar uma expresso uma em vez de outra.

Acerca de: sobre, a respeito de. Fala acerca de alguma coisa. A cerca de: a uma distncia aproximada de. Mora a cerca de dez quadras do centro. H cerca de: faz aproximadamente. Trabalha h cerca de cinco anos.

Ao encontro de: a favor, para junto de. Ir ao encontro dos anseios do povo. Ir ao encontro dos familiares. De encontro a: contra. As medidas vm de encontro aos interesses do povo. Ao invs de: ao contrrio de A empresa de cobrana ao invs de enviar o boleto, optou pelo dbito em conta. Ao invs de protestar seu nome, conceder-lhe-ei uma nova chance. Em vez de: em lugar de. Usar uma expresso em vez de outra. A mulher assistiu novela em vez de filme. ( no poder ser usado ao invs de, pois no h oposio de termos). A esposa, em vez de diminuir a conta do marido, aumentou-a (a expresso em vez de poderia ser substituda por ao invs de, pois temos termos contrrios diminuir e aumentou).

A par: ciente. Estou a par do assunto. Ao par: de acordo com a conveno legal, sem gio, sem abatimentos (cmbio, aes, ttulos, etc.).

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 71

Mdulo de Portugus Intermedirio


Prof. Zambeli

-toa (adjetivo): ordinrio, imprestvel. Vida -toa. toa (advrbio): sem rumo. Andar toa.

1) Preencha as lacunas corretamente. a) Essas novidades _________ das notcias virtuais. (emergem - imergem) ; b) Sempre o vejo na _________ em que trabalha (sesso - seo) c) Quero assistir _______ da tarde.(sesso seo); d) Ela viu o namorado em ______________ (flagrante fragrante) e) A crise econmica mundial faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem); f) Antes de ser promulgada, a Constituio j pedia muitos ________ (consertos - concertos); g) A ditadura _________ muitos polticos de oposio; (caou - cassou); h) No local do crime, o rapaz foi preso em___________ (flagrante - fragrante); i) O recado foi fixado com algumas ________ (tachas-taxas) no mural; j) Zambeli foi na _________ das 19h do cinema (seo- sesso) l) Para impedir a corrente de ar, Pedro _______ a porta (cerrou-serrou); m) Srgio ________ pelo buraco da fechadura da sua vizinha. (expiava-espiava); n) Quem respondeu ao ltimo ________ ? (censo-senso). o) Precisamos combater o _________ de cocana (trfego-trfico); p) No Brasil, vedada a ________ social. (discriminao-descriminao); q) Voc precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso); O atacante aproveitou a jogada distrada e deu o ___________ no adversrio. (cheque/xeque) b O visitante ps a _____________ no cavalo, despediu-se e partiu. (cela/sela) No presdio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 72

Mdulo de Portugus Intermedirio


1) Assinale o item em que a palavra destacada est incorretamente aplicada: a) Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes. b) A justia infligiu pena merecida aos desordeiros. c) H um bar acerca de dois minutos daqui. d) Devemos ser fieis aos cumprimentos do dever. e) A cesso de terras compete ao Estado.

Prof. Zambeli

2) Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem

entre parnteses: a) Essas hipteses _________ das circunstncias (emergem - imergem) ; b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sesso - seo); c) Slvio _________ na floresta para caar macacos (emergiu-imergiu); d) O prazo j estava _______ (prescrito - proscrito); e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido). 3) Em o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte, o termo grifado poderia perfeitamente ser substitudo por: a) apreciou; b) arquivou; c) despachou favoravelmente; d) invalidou; e) despachou negativamente. 4) O __________ (eminente-iminente) delegado ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminncia-iminncia) de escapar da priso: a) eminente delatou iminncia; b) iminente dilatou eminncia; c) eminente dilatou iminncia; d) iminente delatou iminncia; e) eminente dilatou eminncia. 5) O ________ (extrato-estrato) da conta bancria , por si s, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (despercebido desapercebido). a) extrato xeque despercebido; b) estrato cheque desapercebido; c) extrato cheque despercebido; d) estrato xeque despercebido; e) extrato xeque desapercebido.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 73

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

6) Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau): Pedro e Joo ____ entraram em casa, perceberam que as coisas no iam bem,pois sua irm caula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que viajaria nas frias; _____ seus dois irmos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com a tia. a) mau - mal - mais - mas; b) mal - mal - mais - mais; c) mal - mau - mas - mais; d) mal - mau -mas - mas; e) mau - mau - mas - mais. 7) Observe as oraes seguintes: I - Por que no apontas a vendedora por que foste ludibriado? II - A secretria no informa por que linha de nibus chega-se ao escritrio. III - Por que ser que o governo no divulga o porqu da inflao. H erro na grafia: a) na I apenas; b) em duas apenas; c) na II apenas; d) na III apenas; e) em nenhuma. 8) Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde): _______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preo da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir noite. a) aonde estadia estada onde; b) onde estada estadia aonde; c) onde estadia estada aonde; d) aonde estada estadia onde; e) onde estadia estadia aonde. 9) Leia as frases abaixo: 1 - Assisti ao ________ do bal Bolshoi; 2 - Daqui ______ pouco vo dizer que ______ vida em Marte. 3 - As _________ da cmara so verdadeiros programas de humor. 4 - ___________ dias que no falo com Alfredo. Escolha a alternativa que oferece a seqncia correta de vocbulos para as lacunas existentes: a) concerto h a cesses h; b) conserto a h sesses h; c) concerto a h sees a; d) concerto a h sesses h; e) conserto h a sesses a .

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 74

Mdulo de Portugus Intermedirio


10) Complete corretamente as lacunas:

Prof. Zambeli

O _______ de veculos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trnsito; forando acidentes graves que muitas vezes no podem ser _________ ; a) trfico infraes concertados; b) trfego infraes concertados; c) trfego inflaes consertados; d) trfego infraes consertados; e) trfico infraes consertados.
GABARITO

1- C

2A

3C

4A

5C

6C

7E

8B

9D

10 D

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 75

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Formao de palavras
Governo, desgoverno, governa, desgovernado, governadores, ingovernabilidade, ingovernvel Estrutura das palavras Uma palavra pode ser dividida em partes menores, chamadas de morfemas. Os morfemas so responsveis por nos informar o gnero (masculino/feminino), o nmero (singular/plural), o tempo, o modo, o nmero e a pessoa de um verbo e a classe gramatical de uma palavra. Os elementos mrficos so: Radical, Tema, Vogal Temtica, Desinncias, Afixos e Vogais e Consoantes de Ligao. Raiz/radical o elemento bsico, originrio e irredutvel de uma palavra. quem d a base de significado mesma famlia de palavras. Exemplo: pedra, pedreiro, pedregulho, pedrada, apedrejar. Vogal Temtica a que se junta ao radical de um verbo ou nome para que ele receba outros morfemas (rosa, carro). Nos verbos indica a conjugao (estudar 1 conjugao; ler 2 conjugao; partir 3 conjugao). Tema Radical + vogal temtica. Pedra, amar. Desinncias Nominais Indicam gnero e nmero de substantivos e adjetivos. Exemplo: Gato, gata desinncia de gnero. Gatos, gatas desinncia de nmero. Desinncias Verbais Indicam o modo, tempo, nmero e pessoa. Exemplo: amava (desinncia modo-temporal). Amavas (desinncia modo-pessoal). Vogais e Consoantes de Ligao Aparecem no interior das palavras para facilitar a pronncia ou ligar morfemas. No so morfemas porque no modificam o radical. Exemplo de vogal de ligao: gasmetro, cafeicultura. Exemplo de consoante de ligao: mamadeira, chaleira. DICA ZAMBELIANA Muitas vezes fazemos confuso ao distinguir a vogal temtica, a vogal de ligao e a desinncia de gnero. - Tente flexionar em gnero: criada, criado. Se marcar uma oposio, desinncia de gnero. Se no marcar, vogal temtica. A vogal de ligao aparece entre dois termos (radical+radical, radical+afixos).

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 76

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Afixos Elementos que se juntam ao radical e modificam seu significado formando novas palavras. No constituem a parte fixa do vocbulo. So dois: prefixos e sufixos. Prefixos: so afixos que vm antes do radical e a fim de modificar o significado.
Principais Prefixos IN Negao (injusto) Pode assumir outras formas: IM (impossvel) IR (irregular) I (ilegal) IN Movimento para dentro (infiltrar) Observao: Injusto e infiltrar tm prefixos diferentes porque cada um tem um significado. Quando muda o sentido, mesmo que a grafia seja idntica, o prefixo DIFERENTE!

DES Significado negativo (desrespeito). Em verbos indica ao contrria (desamarrar) EX- Algo que j no (com hfen) (ex-presidente) EX/E Movimento para fora (exportar, emigrar) RE Repetio (refazer), movimento para trs (recuar, retornar) ANTE Indica anterioridade (antecedente) ANTI Indica contrariedade (antiinflamatrio) HIPER Indica posio acima de, superior (hipermercado), excesso (hipertenso) HIPO Indica posio inferior (hiptese), falta (hipotenso) PRE Indica preconceito (preocupao ocupao que voc nem tem ainda) PR- - (Com acento e com hfen) Ideia de anterioridade (pr-escola, pr-histria) EU/EV Indica algo bom (eufonia (bom som), eutansia (boa morte), evangelho (bom anjo)) SUB Indica posio inferior (sub-reitor), falta (subnutrido), movimento de baixo para cima (subir) VICE Em lugar de (vice-presidente) SUPER Mesmo sentido do hiper. Posio superior (supermercado porm, hipermercado d ideia de maior), excesso (superpovoado)

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 77

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Sufixos: So afixos que adicionamos ao final de um morfema ou palavra e responsvel pelo surgimento das palavras derivadas.
Principais Sufixos ANTE/ENTE aquele que... (combatente aquele que combate/ navegante aquele que navega) DOR/TOR/SOR ideia de agente... (contador) O substantivo se forma a partir de um verbo. O/DOURO/MENTO/NCIA Indica ato ou efeito de... (traio, suadouro, ferimento, concorrncia) IZAR Ato ou efeito de... (civilizar) EIRO Lugar, origem, ofcio (brasileiro, barbeiro)

FORMAO DAS PALAVRAS As palavras podem ser formadas atravs de dois processos: por derivao e por composio. Derivao - o processo pelo qual se obtm uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra j existente, chamada primitiva. Exemplo: piche pichar, pichao Mar marinheiro, marujo, marinha

Derivao prefixal - Resulta do acrscimo de um prefixo palavra primitiva com alterao do seu significado. Exemplo: crer descrer; feliz infeliz ; apoltico; desligar Derivao sufixal - Resulta do acrscimo de um sufixo palavra primitiva podendo ter seu significado alterado ou mudana de classe gramatical. Exemplo: alfabetizao , unhada, ideiazinha, A derivao sufixal pode ser:

Nominal Forma substantivos e adjetivos. Papel papelaria (subst.) Riso risonho (adj.)

Verbal Forma verbos. Atual atualizar

Adverbial Forma advrbios de modo. Feliz - felizmente

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 78

Mdulo de Portugus Intermedirio


Derivao Prefixal e Sufixal

Prof. Zambeli

Acrscimo de um prefixo e de um sufixo, em tempos diferentes; tambm chamado de prefixao e sufixao. Por exemplo: infelizmente, desigualdade, reflorescer, inutilizar, inutilmente Derivao Parassinttica - Ocorre quando a palavra derivada resulta do acrscimo simultneo de prefixo e sufixo palavra primitiva. Por exemplo: envernizar, enrijecer, anoitecer, entardecer, engordurar, apodrecer, endurecer Derivao Regressiva a retirada da parte final da palavra primitiva, obtendo, por essa reduo, a palavra derivada. Por exemplo: do verbo debater - debate, atacar ataque, revisar reviso

Derivao Imprpria a formao de uma nova palavra pela mudana de classe gramatical. Por exemplo: A camisa gelo. fumar ( verbo) --> o fumar ( substantivo) claro ( adjetivo) --> ela fala claro ( advrbio) Composio Formao de novas palavras a partir de dois ou mais radicais. 1) Composio por justaposio Os radicais no sofrem qualquer alterao em sua estrutura, pode hfen. Por exemplo: pontap, mandachuva, passatempo, guarda-p, couve-flor , girassol , cachorroquente, p-de-galinha 2) Composio por aglutinao Pelo menos um dos radicais sofre alterao em sua estrutura, no pode hfen. Por exemplo: aguardente, embora (em boa hora), planalto (plano alto), petrleo (petra + leo); fidalgo (filho + de + algo), vinagre, pernilongo.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 79

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Outros processos 1) Hibridismo Ocorre quando os elementos que formam a palavra so de idiomas diferentes. Exemplos: automvel (auto= grego, mvel= latim), televiso (tele= grego, viso=latim).
2)

Onomatopeia Acontece nas palavras que simbolizam a reproduo de determinados sons. Exemplos: tique-taque, zunzum, tiquetaque, blablabl

3) Reduo ou Abreviao Esse processo se manifesta quando uma palavra muito longa, pois forma novas palavras a partir da reduo ou abreviao de palavras j existentes. Exemplos: porn (pornogrfico), moto (motocicleta), pneu (pneumtico). 4) Neologismo a criao de novas palavras para atender s necessidades dos falantes em contextos especficos. Exemplos: zambeliano, antenado, mensalo 5) Sigla Formada pelas letras iniciais das palavras que compem um nome. ONU Organizao das Naes Unidas. IPVA Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores. OAB Ordem dos Advogados do Brasil

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 80

Mdulo de Portugus Intermedirio


Exerccios

Prof. Zambeli

1) Usando o processo de sufixao, forme substantivos abstratos dos seguintes adjetivos: a) b) c) d) e) f) g) infeliz gentil cruel covarde lento valente hbil

2) Indique o processo de formao utilizado nas palavras abaixo.


a) desgraa b) pernilongo c) tranquilamente d) endoidecer e) surdez f) show g) a censura h) envergonhar i) tev j) anormalidade l) deter m) peixaria n) livro-texto questes 1. Assinale a nica alternativa em que os vocbulos so resultado apenas do processo de derivao por prefixao. a) reproduo submetida b) desigual requer c) excludos comercializar d) impossibilidade contempla e) transformadora determinada 2. Assinale a alternativa em que as palavras seguem o mesmo processo de formao verificado em passageiros e rotineiro a) enriquecer e maquinaria b) amigdalite e sarampo c) infelizmente e desleal d) fogoso e planalto e) bebedouro e maldade

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 81

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

3. Em que alternativa a palavra em destaque resulta de derivao imprpria? a) b) c) d) e) s sete horas da manh comeou o trabalho principal: a votao Pereirinha estava com a razo. Sigilo...Voto secreto... Bobagens, bobagens! Sem a radical reforma da lei eleitoral, as eleies continuariam sendo uma farsa! No chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam. Dr. Osmrio andaria desorientado, seno bufando de raiva.

4. Entre as opes abaixo, qual contm duas palavras que no pertencem mesma famlia? a) b) c) d) e) ciso cindir desiguais designao linear alinhado gerando gerador polarizao polo

5. Em qual dos exemplos abaixo est presente um caso de derivao parassinttica? a) L vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, v plantar batatas! c) Comeou o ataque. d) Assustado, continuou a se distanciar do animal. e) No vou mais me entristecer, vou cantar. 6. Abaixo so feitas trs afirmaes sobre a formao de palavras no texto. I. As palavras parturientes, partos e parteiras tm o mesmo radical. II. Em histria e em obrigatrio encontramos o mesmo sufixo, que admite flexo de gnero. III. As palavras estupidez, manipulao e obscurantismo so formadas por sufixao. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III 7. Considere as seguintes afirmaes acerca da estrutura de palavras do texto. I. As palavras precondio e antemo so formadas pela adio de prefixos cujo significado est relacionado a prvio. II. Os adjetivos cultural e artstica so formados a partir de substantivos, por sufixao. III. Os verbos massificar e banalizar apresentam sufixos equivalentes em termos de significado.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 82

Mdulo de Portugus Intermedirio


Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III

Prof. Zambeli

8. Nas palavras incomunicvel e pertubvel temos, respectivamente, um processo de: a) prefixao e sufixao / sufixao b) parassntese / sufixao c)justaposio / aglutinao d)aglutinao / prefixao e)prefixao / parassntese 9. A formao do vocbulo destacado na expresso "o canto das sereias" : a) b) c) d) e) composio por justaposio derivao regressiva derivao sufixal palavra primitiva derivao prefixal

10. Assinale a opo em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical: a) noite, anoitecer, noitada; b) luz, luzeiro, alumiar; c) incrvel, crente, crer; d) festa, festeiro, festejar; e) riqueza, ricao, enriquecer.
11. Vocbulo onde existe desinncia de gnero: a) segredo; b) curiosidade; c) fora; d) verbo; e) alheia.

12. Assinale a classificao errada do processo de formao indicado: a) o porqu - converso ou derivao imprpria b) desleal - derivao prefixal c) impedimento - derivao parassinttica d) anoitecer - derivao parassinttica e) borboleta primitivo

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 83

Mdulo de Portugus Intermedirio


13. Todos os verbos seguintes so formados por parassntese , exceto: a) endireitar b) atormentar c) enlouquecer d) desvalorizar e) soterrar 14. A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formao de: a) embalanar b) abstrair c) encaixotar d) encobrir e) perfurar

Prof. Zambeli

15. Considere as seguintes afirmaes sobre a formao de palavras no texto. O prefixo contido na palavra invencvel o mesmo que se encontra, em formas variantes, nas palavras inferir, irromper, irrigar. II. A palavra hiprboles contm o mesmo prefixo que a palavra hipermercado. III. As palavras melodioso e meldica so adjetivos derivados de um mesmo substantivo, como o tambm a palavra melodista.
I.

a) b) c) d) e)

Apenas Apenas Apenas Apenas Apenas

I. II. III. I e II. II e III. 4B 5E 6-C 7E 8A 9B 10 B 11 E 12 C 13 D 14 C 15 E

1B 2E 3D

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 84

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Colocao pronominal
o estudo da colocao dos pronomes oblquos tonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relao ao verbo. Os pronomes tonos podem ocupar 3 posies: antes do verbo (prclise), no meio do verbo (mesclise) e depois do verbo (nclise). PRCLISE Usamos a prclise nos seguintes casos: 1) Com palavras ou expresses negativas: no, nunca, jamais, nada, ningum, nem, de modo algum. - Nada me desconcentrava. - Ningum se retirou. - De modo algum me desesperarei. - Ela nem se importou comigo. 2) Com conjunes subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que. - Quando se trata de concurso, s estudo neste curso. - necessrio que a procurem. - Fazia a lista de chamada, conforme me lembrava dos alunos. 3) Advrbios - Aqui se tem paz. - Sempre me dediquei aos estudos. - Talvez o veja na escola. Dica zambeliana

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 85

Mdulo de Portugus Intermedirio


4) Pronomes (relativos, demonstrativos , indefinidos, interrogativos...) Algum me ligou? A pessoa que me ligou era minha amiga. Isso me incomoda. No vou deixar de estudar os contedos que me falaram. Quanto me cobrar pela traduo? Quem me disse isso? Todos se comoveram durante o discurso de despedida. Dica zambeliana

Prof. Zambeli

5) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo). - Deus o abenoe! - Macacos me mordam! - Os anjos te abenoem, meu filho! 6) Com verbo no gerndio antecedido de preposio EM. - Em se plantando tudo d. - Em se tratando de beleza, ele campeo. MESCLISE S usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer amarei, amars, ) ou no futuro do pretrito (iria acontecer amaria, amarias, ) Convidar-me-o para a aula. Convidar-me-iam para a aula. A prova realizar-se- neste domingo. Far-lhe-ei uma proposta irrecusvel.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 86

Mdulo de Portugus Intermedirio


Dica zambeliana

Prof. Zambeli

NCLISE 1) Com o verbo no incio da frase: Entregaram-me as apostilas . Entregar-lhe. 2) Com o verbo no imperativo afirmativo: Alunos, comportem-se.

COLOCAO PRONOMINAL NAS LOCUES VERBAIS Locues verbais so formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerndio ou particpio. AUX + PARTICPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome dever ficar antes do verbo auxiliar. - Havia-lhe contado isso. - No lhe havia contado isso. AUX + GERNDIO OU INFINITIVO: se no houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar ou do verbo principal.

Infinitivo
- Quero-lhe dizer isso. - Quero dizer-lhe isso.

Gerndio
- Ia-lhe dizendo isso. - Ia dizendo-lhe isso. Se houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

Infinitivo
- No lhe quero dizer isso. - No quero dizer-lhe isso.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 87

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Gerndio
- No lhe ia dizendo isso. - No ia dizendo-lhe isso. Exerccios Coloque V ou F 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) ( ) Quando se estudaram as matrias, descobriram- se todos os macetes. ( ) Segundo informaram- me na secretaria, Vini j se encontrava na sala. ( ) Os papis que remeteram-me esto guardados, ainda hoje devolv-los-ei como ( ) Os professores haviam-nos instrudo para as provas. ( ) Nada chegava a impression-la em sua passividade. ( ) Que Deus te acompanhe por toda a vida. ( ) Quando lhes entregariam as provas, ... ( ) A respeito daquelas fraudes, os auditores j haviam prevenido-os h muito tempo. ( ) Os amigos entreolharam- se, mas no lhes deram mais nenhuma informao. ( ) Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admirao. ( ) Admirou-me a despesa porque no havias-me dito a verdade. ( ) Ainda no me havias falado essas injrias. ( ) J de p, banhando-me, ouo-lhe os passos no corredor. ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos. ( ) Os alunos no tm preocupado-se com as provas. ( ) Quem te perguntou alguma coisa? ( ) Causava-me admirao ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos. ( ) Enquanto outros no se esforavam nem um pouco, eu ia estudando... ( ) Nada se faria, se ficassem de braos cruzados. ( ) No caso de no cumprirem o prometido, rompero-se os contratos. ( ) Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos. ( ) ai se eu te pego...

havia prometido-lhes.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 88

Mdulo de Portugus Intermedirio


2) a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Coloque corretamente o pronome que est entre parnteses. Isso o gabarito que ____ deram ____. (me) Ele disse algo que ____ pode ____ magoar_____ (te) Deus ____ abenoe _____ (te) Tudo ____ parecia _____ bem. (me) Nunca ____ contaram _____ tudo. (nos) Pessoal, ____ digam _____ os fatos. (me) Algum _____ contou _____ as novidades. (me) Na aula, muito _____ aproveita _____ (se) O arquivo j ____ foi ____ enviado _____ por ele. (me) Somente ____ acordava _____ depois de muitas chamadas. (se) O Gambrinus um restaurante onde _____ almoa _____ bem. (se) Deve tirar uma boa nota, porque ____ esforou ____. (se)

Prof. Zambeli

Questes 1. (IBGE) Assinale a opo correta do pronome, de acordo com a norma culta: a) O diretor mandou eu entrar na sala. b) Preciso falar consigo o mais rpido possvel. c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei. d) Ele s sabe elogiar a si mesmo. e) Aps a prova, os candidatos conversaram entre eles. 2. (IBGE) Assinale a opo com erro no emprego do pronome pessoal. a) Ele entregou um texto para mim corrigir. b) Para mim, a leitura est fcil. c) Isto para eu fazer agora . d) No saia sem mim. e) Entre mim e ele h uma grande diferena. 3. (BB) Colocao incorreta: a) Preciso que venhas ver-me. b) Procure desapont-lo c) O certo faz-los sair. d) Sempre negaram-me tudo. e) As espcies se atraem.

4. (EPCAR) Imagine o pronome entre parnteses no lugar devido e aponte onde no deve haver prclise: a) No entristeas. (te) b) Deus favorea. (o) c) Espero que faa justia. (se) d) Meus amigos, apresentem em posio de sentido. (se) e) Ningum faa de rogado. (se)

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 89

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

5. (FFC) A substituio do segmento grifado pelo pronome correspondente est INCORRETA em: (A) enganavam a sede = enganavam-na. (B) que forma uma camada de proteo = que a forma. (C) para consertar seus instrumentos = para consert-los. (D) usavam o material = usavam-lhe. (E) adicionando ao chicle o alcauz = adicionando-o. 6. (FTU) A frase em que a colocao do pronome tono est em desacordo com as normas vigentes no portugus padro do Brasil : a) A ferrovia integrar-se- nos demais sistemas virios. b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas virios. c) A ferrovia no tem se integrado nos demais sistemas virios. d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas virios. e) A ferrovia no consegue integrar-se nos demais sistemas virios. 7. (FFCL-SANTO ANDR) Assinale a alternativa correta: a) A soluo agradou-lhe. b) Darei-te o que quiseres. c) Eles diriam-se injuriados. d) Quem contou-te isso? e) Ningum conhece-me bem. 8. (FCC) Os usurios de celular utilizam o celular atribuindo ao celular funes irrelevantes, o que significa reduzir o celular a um meio de comunicao de valor banalizado. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados por, respectivamente: (A) utilizam-no - atribuindo-lhe - reduzi-lo (B) utilizam ele - atribuem a ele - reduzir a ele (C) utilizam-no - atribuindo-o - reduzir-lhe (D) utilizam-lhe - atribuindo-lhe - reduzi-lo (E) utilizam este - atribuindo-lhe - reduzir-lhe 9. (FFC) O pronome que substitui a expresso grifada est INCORRETO na alternativa: (A) produzir hidrognio = produzir-lhe (B) substituiria as atividades extrativistas = substitu-las-ia (C) taxar atividades industriais = tax-las (D) tornam a adoo da economia = tornam-na (E) no constituem uma soluo = no a constituem

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 90

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

10. (MACK) Assinale a alternativa que apresenta erro de colocao pronominal: a) Voc no devia calar-se. b) No lhe darei qualquer informao. c) O filho no o atendeu. d) Se apresentar-lhe os psames, seja discreto e) Ningum quer aconselh-lo. 11. (TFT-MA) "O individualismo no a alcana." A colocao do pronome tono est em desacordo com a norma culta da lngua, na seguinte alterao da passagem acima: a) O individualismo no a consegue alcanar. b) O individualismo no est alcanando-a. c) O individualismo no a teria alcanado. d) O individualismo no tem alcanado-a. e) O individualismo no pode alcan-la. 12. (SANTA CASA) H um erro de colocao pronominal em: a) "Sempre a quis como namorada." b) "Os soldados no lhe obedeceram as ordens." c) "Todos me disseram o mesmo." d) "Recusei a idia que apresentaram-me." e) "Quando a cumprimentaram, ela desmaiou." 13. (BB) Pronome empregado incorretamente: a) Nada existe entre eu e voc. b) Deixaram-me fazer o servio. c) Fez tudo para eu viajar. d) Hoje, Maria ir sem mim. e) Meus conselhos fizeram-no refletir.

14. . (MACK) A nica frase em que h erro no emprego do pronome oblquo : a) Eu o conheo muito bem. b) Devemos preveni-lo do perigo. c) Faltava-lhe experincia. d) A me amava-a muito. e) Farei tudo para livrar-lhe desta situao.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 91

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

15. (FCC) Os velhinhos iam para as janelas, abriam as janelas, instalavam-se nas janelas e transformavam as janelas em postos de observao. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por (A) abriam-lhes - instalavam-se-lhes - transformavam-lhes (B) as abriam - lhes instalavam-se - transformavam-nas (C) abriam-nas - instalavam-se nelas - transformavam-nas (D) lhes abriam - instalavam-se nelas - transformavam-lhes (E) abriam-nas - nelas se instalavam - lhes transformavam

1D 6B 11 D

2A 7A 12 D

3D 8A 13 A

4D 9A 14 E

5D 10 D 15 C

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 92

Mdulo de Portugus Intermedirio


REGNCIA VERBAL

Prof. Zambeli

A regncia verbal estuda a relao que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou as circunstncias (adjuntos adverbiais). Um verbo pode assumir valor semntico diferente com a simples mudana ou retirada de uma preposio. Observe: A mulher agradou o namorado. -> agradar significa acariciar, contentar. Os polticos agradam ao povo. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer. Logo, "agradar algum" diferente de "agradar a algum". Observe sempre a transitividade do verbo. Entretanto a transitividade no um fato absoluto: um mesmo verbo pode atuar de diferentes formas em frases distintas. Verbos Intransitivos Os verbos intransitivos no possuem complemento. So verbos significativos, capazes de constituir o predicado sozinhos. Sua semntica completa. Ex: O balo subiu. O co desapareceu desde ontem. Aquela geleira derreteu no inverno passado.

Verbos Transitivos Diretos Os verbos transitivos diretos so complementados por objetos diretos. Isso significa que no exigem preposio para o estabelecimento da relao de regncia. Ao empregar esses verbos, devemos lembrar que os pronomes oblquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (aps formas verbais terminadas em -r, -s ou -z) ou no, na, nos, nas (aps formas verbais terminadas em sons nasais). Lembre-se: Apenas os VTD tm passiva! Ex: Zambeli comprou livros nesta loja. Pedro ama Ktia.

Verbos Transitivos Indiretos Os verbos transitivos indiretos so complementados por objetos indiretos. Isso significa que esses verbos exigem uma preposio para o estabelecimento da relao de regncia. Os pronomes pessoais do caso oblquo de terceira pessoa que podem atuar como objetos indiretos so o "lhe", o "lhes", para substituir pessoas. Lembre-se: esses verbos no tm voz passiva! Ex: Zambeli necessita de livros nesta semana. Pedro confia em Ktia sempre!

Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos H verbos que admitem duas construes: uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique modificaes de sentido. Ou seja, possuem dois complementos: um OD e um OI. Ex: Tereza ofereceu livros a Zambeli. O professor deste curso emprestou aos alunos desta turma alguns livros novos.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 93

Mdulo de Portugus Intermedirio


Verbos de Ligao

Prof. Zambeli

Esse tipo de verbo tem a funo de ligar o sujeito a um estado, a uma caracterstica. A caracterstica atribuda ao sujeito por intermdio do verbo de ligao chama-se predicativo do sujeito.

Uma maneira prtica de se identificar o verbo de ligao exclu-lo da orao e observar se nesta continua a existir uma unidade significativa: Minha professora est atrasada. => Minha professora atrasada.
So, habitualmente, verbos de ligao: ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar, tornar-se, achar-se, acabar...

Regncia de alguns verbos: 1) Aspirar VTD - respirar Ex.: Naquele lugar, ele aspirou o perfume dela. VTI - desejar, pretender Ex.: Alexandre aspira ao sucesso nos concursos! 2) Assistir VTI ver, enxergar - Ex.: Eu assisto ao filme na televiso. VTD - socorrer Ex.: Assistimos o rapaz acidentado na rua! 3) Esquecer / lembrar VTD - quando desacompanhados de pronome oblquo. Ex.: Esqueceste os faris acesos. Lembramos o recado do professor

VTI- quando acompanhado de pronome oblquo. Ex.: Tu te esqueceste do compromisso. Eu me lembrei de voc ontem! 4) Implicar VTD = acarretar Ex.: Esta deciso implica novos cortes do governo. VTI = embirrar, ter implicncia. Ex.: Implicas muito com tua sogra ? 5) Pagar/perdoar VTD - Paga-se o que se deve. Perdoa-se alguma coisa. Ex.: Paguei o emprstimo. Perdoa nosso erros. VTI - Paga-se a quem se deve. Perdoa-se a algum. Ex.: Ana jamais perdoar ao seu namorado! Zambeli pagou ao banco sua dvida. 6) Obedecer/ desobedecer VTI = prep. A Ex.: Zambeli nunca obedece ao sinal de trnsito.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 94

Mdulo de Portugus Intermedirio


7) Constar (A) No sentido de ser composto de, constri-se com a preposio DE: Ex.: A prova do concurso constar de trinta questes objetivas. (B) No sentido de estar includo, registrado, constri -se com a preposio EM: Ex.: Seu nome consta na lista de aprovados do concurso! 8) Preferir - VTDI Prefere-se A a B ( no mais A do que B) Ex.: Prefiro concursos estaduais a concursos federais. 9) Responder VTI = responde-se A alguma coisa. Ex.: Respondi ao questionamento do policial. 10) Simpatizar/ antipatizar Ex.: Eu simpatizei com ela 11) Obedecer VTI Ex.: Obedea ao patro. = obedea-lhe. 12) Querer VTD - no sentido de desejar Ex.: Quero meus direitos agora! VTI - no sentido de gostar de, amar, querer bem Ex.: Eu quero muito ao amor da minha vida! 13) Namorar VTD Ex.: Namoro Ana h cinco anos! 14) Usufruir VTD- Ex.: Usufrua os benefcios da fama! 15) Atender VTD quando se refere a pessoas Ex.: Atenda o cliente, Pedro! VTI- quando se refere a pessoas ou coisas Ex.: Atenda ao telefone!

Prof. Zambeli

16) Chegar/ ir VI no precisa de complemento; exigem a preposio A introduzindo adjunto adverbial de lugar. Ex.: Na hora marcada, chegue ao local combinado!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 95

Mdulo de Portugus Intermedirio


17) Visar VTD quando significa mirar Ex.: O atirador visou o alvo certo! VTD- quando significa assinar Ex.: Voc j visou o chegue? VTI quando significar almejar, ter por objetivo Ex.: Visamos ao sucesso no vestibular de vero! 18) Proceder VTI (a) iniciar, dar andamento. Ex.: Logo procederemos reunio. VTI (de) originar-se. Ex.: Ele procede de boa famlia. VI ter lgica. Ex.: Teus argumentos no procedem. EXERCCIOS

Prof. Zambeli

1) Complete as lacunas das frases a seguir com a opo mais adequada: 1. A deciso do tcnico no agradou _____ (os OU aos) torcedores. 2. A loja agradava _____ (as OU s) consumidoras com descontos bons. 3. Os concurseiros aspiram _____ (um OU a um) cargo pblico. 4. Os morados das grandes cidades aspiram _____ (o OU ao) ar muito poludo. 5. O mdico assistia _______ (seus OU a seus) pacientes neste hospital. 6. Assista ______ (os OU aos) jogos olmpicos pelo canal campeo. 7. O INSS deve atender _____ (os OU aos) apelos dos aposentados. 8. Devemos atender ______ (os OU aos) clientes imediatamente. 9. Contratamos dez meninas para atender ____ (o OU ao) telefone. 10. Ela foi atender ______ (a OU ) porta. 11. Ele respondeu ____ (que OU a que) no fez isso. 12. Ele respondeu ____ (o OU ao) fiscal. 13. Ele respondeu ____ (o OU ao) questionrio de satisfao. 14. Ele est respondendo ____ (trs OU a trs) inquritos. 15. O garom serviu ____ (os OU aos) docinhos. 16. Ele serviu _____ (a OU ) ptria. 17. O advogado visou _____ (todos OU a todos) os processos. 18. O policial visava _____ (o OU ao) alvo. 19. Muitos concurseiros visam _____ (este OU a este) cargo. 20. Muitos polticos visam __________ (chegar OU a chegar) ao poder.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 96

Mdulo de Portugus Intermedirio


parnteses:

Prof. Zambeli

2) Complete as lacunas das frases abaixo com uma das opes que esto entre

1. A banca do concurso avisou _______ (os OU aos) alunos ______ (que OU de que) a prova foi adiada. 2. A empresa deveria ter avisado ______ (os OU aos) empregados _______ (todas OU de todas) as alteraes ocorridas no plano de trabalho. 3. Ele certificou ______(o OU do) fato ______ (o OU ao) gerente. 4. O gerente vai cientificar _____ (as OU das) mudanas _____ (os OU aos) subordinados. 5. Os moradores comunicaram _____ (a OU ) polcia _______ (o OU do OU sobre o) assalto. 6. O resultado s foi comunicado _____ (a OU ) populao na noite posterior. 7. O concurseiro ainda no informou ______ (o OU ao) colega _____ (a OU da) resposta da questo. 8. Venho informar _____ (os OU aos) senhores _____ (que OU de que) vamos viajar amanh. 9. O mdico informou _____ (que OU de que) o resultado foi negativo. 10. A polcia apenas foi informada _____ (o OU do) crime ontem. 11. Encarregamos _____ (o OU do) trabalho _____ (o OU ao) aluno. 12. A noiva incumbia ____ (o OU ao) rapaz _____ (levar OU de levar) a felicidade da relao. 13. O diretor impediu ____ (o OU ao) aluno _____ (sair OU de sair) mais cedo. 14. A lei probe _____ (os OU aos) brasileiros _____ (beber OU de beber) antes de dirigir. 15. Ensinava _____ (o OU ao) marido _____ (usar OU a usar) a mquina de lavar louas.
1. A frase em que a presena ou ausncia da preposio est de acordo com a norma-padro : a) A certeza que a sorte chegar para mim grande. b) Preciso de que me arranjem um emprego. c) Convidei Maria para vir ao escritrio. d) A necessidade que ele viesse me ajudar me fez cham-lo. e) s dez horas em ponto, estarei sua casa. 2. Em qual das sentenas abaixo, a regncia verbal est em DESACORDO com a norma-padro? a) Esqueci-me dos livros hoje. b) Sempre devemos aspirar a coisas boas. c) Sinto que o livro no agradou aos alunos. d) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza. e) Fomos no cinema ontem assistir o filme.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 97

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

3. Substituindo o verbo destacado por outro, a frase, quanto regncia verbal, tornase INCORRETA em: a) O lder da equipe, finalmente, viu a apresentao do projeto. / O lder da equipe, finalmente, assistiu apresentao do projeto. b) Mesmo no concordando, ele acatou as ordens do seu superior. / Mesmo no concordando, ele obedeceu s ordens do seu superior. c) Gostava de recordar os fatos de sua infncia. / Gostava de lembrar dos fatos de sua infncia. d) O candidato desejava uma melhor colocao no ranking. / O candidato aspirava a uma melhor colocao no ranking. e) Naquele momento, o empresrio trocou a famlia pela carreira. / Naquele momento, o empresrio preferiu a carreira famlia. 4. Em relao regncia nominal, empregada NO est ADEQUADA? em qual das frases a seguir a preposio

a) A partir da, estava apto para ajudar algum. b) Ele, ento, estava sedento por um futuro melhor. c) No seja inconstante em suas decises. d) Na vida, todos ns somos passveis a equvocos. e) Temeroso de um resultado negativo, no seguiu sua intuio. 5. mais do que suficiente o vocabulrio _____ dispomos. O termo _______ o autor se refere surfar. Tendo em vista a regncia verbal, completam-se corretamente as frases com: a) de que - a que. b) com que - de que. c) que - de que d) a que - que. e) a que - com que. 6. A imprensa internacional foi convidada para assistir os debates em Copenhague. De acordo com a norma escrita padro da lngua, na frase acima h um DESVIO de a) regncia nominal. b) regncia verbal. c) concordncia nominal. d) concordncia verbal. e) pontuao. 7. A situao ___________ se deparou o surpreendeu. Tendo em vista a regncia verbal, a opo que completa corretamente a frase acima : a) a que. b) com que. c) de que. d) para que. e) sobre a qual.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 98

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

8. "Um tiroteio de mensagens escritas tende catstrofe." (l. 16-17) A forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque, mantendo a mesma regncia, : a) causa. b) provoca. c) traz. d) convida. e) prenuncia. 9. ... de modo que ele prprio o anunciou no oramento de 1925. Considerando-se o contexto, o verbo grifado acima est empregado como a) transitivo indireto pronominal. b) transitivo indireto. c) bitransitivo. d) transitivo direto. e) intransitivo. 10. ... procurava incorporar escrita o ritmo da fala... O verbo empregado no texto com a mesma regncia do grifado acima est em: a) ... consagrar literariamente o vocabulrio usual. b) ... dar estado de literatura aos fatos da civilizao moderna. c) No Brasil, ele significou principalmente libertao dos modelos acadmicos... d) ... que a sua contribuio maior foi a liberdade de criao e expresso. e) ... os modernistas promoveram uma valorizao diferente do lxico... 11. A vasta reflexo dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade ... Nas frases seguintes, considere o emprego do verbo grifado acima: I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatrio entre as partes. II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unnime, para dirigir a empresa. III. O Presidente, diante da insatisfao gerada por medidas impopulares, apontou frente dos manifestantes, tentando acalmar os nimos. Est correta a regncia do verbo apontar em a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 99

Mdulo de Portugus Intermedirio


12. Para enfrentar os inimigos, ou deles fugir com honra... (1o pargrafo) O verbo empregado com a mesma regncia do grifado acima est em: a) Os jogos preservam o aspecto mais sutil da cultura. b) Penso na torcida e nos scios dos clubes. c) S Deus joga com absoluta certeza. d) ... pois ali residem a segurana e a sobrevivncia para seu povo. e) Tais pontos so primrios.

Prof. Zambeli

13. Preos mais altos proporcionam aos agricultores incentivos ... (incio do 2o pargrafo) A regncia verbal assinalada acima est reproduzida em: a) ... mudanas relativamente pequenas nos mercados de alimentos desencadearam fortes altas

nos preos. b) ... esses gigantes no importam muitos alimentos. c) ... o que torna mais fcil a tarefa ... d) Mas eles tambm impem custos aos consumidores ... e) ... quase dobrar os preos mundiais dos alimentos duas vezes em quatro anos ...

14. ... beleza criada pelo domnio de forma e cor de que dispunha o O verbo empregado no texto com a mesma regncia do grifado acima est em:

pintor.

a) A ideia de uma dimenso humana da arte repousa numa concepo de humanidade... b) A paisagem e a natureza morta tambm incorporavam a percepo emotiva do artista... c) Com o tempo tornou-se claro que uma cena da vida cotidiana... d) ... que havia alguns valores profundos na representao de um motivo... e) ... na relao com aquilo que o rodeia, nos seus artefatos... 15. ... as casas de Portugal enviaram ramos para o ultramar ... O verbo que tambm empregado com a mesma regncia do grifado acima est em: a) Observa Oliveira Martins que a populao colonial no Brasil ... b) ... iniciaram os portugueses a colonizao em larga escala dos trpicos ... c) ... importou numa nova fase e num novo tipo de colonizao ... d) ... perverso de instinto econmico que cedo desviou o portugus da atividade ... e) O colonizador portugus do Brasil foi o primeiro, dentre ... 16. Os anos 60 registraram um dramtico fluxo migratrio ... (incio do texto) A mesma relao de regncia entre verbo e complemento, grifados acima, est na frase: a) Em 1968, s a capital paulista recebia dez mil novos moradores a cada ms. b) O fluxo Nordeste-Sudeste (...), atualmente, insignificante. c) Esse nmero estar na casa dos 90% at 2020. d) As novas rotas migratrias apontam para o Par, ao Norte, Santa Catarina, ao Sul, e para os trs estados do Centro-Oeste ... e) Pela primeira vez as riquezas e as oportunidades brotam por todo o territrio nacional.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 100

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

17. Dos verbos utilizados ao longo do texto, correto afirmar que possuem a mesma regncia: a) imigram e lutam. b) lutam e mostra. c) marcar e conquistar. d) e conquistar. e) imigram e mostra. 18. A busca por explicaes para os diversos matizes da personalidade ... (incio do texto) A mesma regncia assinalada acima NO est caracterizada na expresso: a) na formao da personalidade. b) produto apenas do ambiente. c) uma reao srie de barbaridades. d) em vrios pases da Europa. e) a influncia dos hbitos e do estilo de vida. 19. O melhor recorrer ao bom senso. A mesma regncia exigida pelo verbo grifado acima est na frase: a) Estuda seus movimentos e pontos fracos. b) No ostentar jias nem outros objetos de valor. c) que coisas ruins s acontecem com os outros. d) e andar com bolsas e sacolas junto ao corpo. e) A observao do movimento tambm ajuda. 20. ... que vivem em reas urbanas ... (1o pargrafo) O mesmo tipo de regncia que caracteriza o verbo grifado acima est na orao: a) ... ultrapassar o de moradores do campo. b) ... todo o crescimento populacional do planeta ocorrer nas cidades ... c) ... porque elas atraem diferentes tipos de moradores ... d) ... e dependem de normas comuns de comportamento. e) ... a criar os filhos sob um controle extenuante.

21. Quanto ao amigos, prefiro Joo............Pedro, ......... quem sinto..........simpatia. a) a por menos b) do que por menos c) a para menas d) do que com menos e) do que para - menas

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 101

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

22. As preposies sublinhadas na seqncia a impossibilidade de depender de uma s carreira s vezes aquela da qual mais se gosta. So exigidas, respectivamente, por: a) impossibilidade e aquela b) depender e gosta c) impossibilidade e gosta d) depender e carreira e) depender e aquela. 23. Eis o livro...... a crtica faz elogios e ...... o estudante pode retirar informaes vlidas. a) a que do qual b) a que o qual c) de que no qual d) em que do qual e) que no qual 24. Regncia imprpria:

a) No o via desde o ano passado. b) Fomos cidade pela manh. c) Informou ao cliente que o aviso chegara. d) Respondeu carta no mesmo dia. e) Avisamos-lhe de que o cheque foi pago. 25. A frase que no apresenta problema(s) de regncia, levando-se em considerao a lngua escrita, : a) Prefiro sair antes do que ficar at o fim da pea. b) O cargo a que todos visavam j foi preenchido. c) Lembrou de que precisava voltar ao trabalho. d) As informaes que dispomos no so suficientes para esclarecer o caso. e) No tenho duvidas que ele chegar em breve. 26. Apontar a frase com erro de regncia verbal.

a) Eu visitei a casa que voc morou. b) Eu visitei a casa de que voc foi desapropriada. c) Eu visitei a casa que voc comprou. d) Eu visitei a casa a que voc se referia. e) Eu visitei a casa em que ocorreu a assinatura do contrato.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 102

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

27. Sempre ...... desobedeceu, embora..... quisesse muito, porque no suportava que ningum .......orientasse. a) o o o b) lhe- lhe lhe c) lhe o o d) lhe lhe - o e) o lhe o 28. Assinale a opo que apresenta a regncia verbal incorreta, de acordo com a norma culta da lngua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortvel. b) Obedeceu rigorosamente ao horrio de trabalho do corte de cana. c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros. d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade. e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido. 29. O Departamento Pessoal ...... que julgou suficientes os conhecimentos ....o candidato dispe. a) informa-lhe de que b) informa-o a que c) informa-lhe de que d) informa-o de a que e) informa-lhe de de que 30. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas das frases: I. O lugar ____ moro muito pequeno. II. Esse foi o nmero ____ gostei mais. III. O filme ____ enredo fraco, tem dado grande prejuzo. a) onde que cujo b) em que de que cujo o c) que que cujo o d) em que de que cujo e) no qual do qual cujo o
GABARITO 1-B 2-E 11 - E 12 - B 21 - A 22 - B

3-C 13 - D 23 - A

4-D 14 - A 24 - E

5-A 15 - D 25 - B

6-B 16 - A 26 - A

7-B 17 - C 27 - D

8-D 18 - D 28 - D

9-D 19 - C 29 - A

10 - B 20 - B 30 D

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 103

Mdulo de Portugus Intermedirio


CRASE

Prof. Zambeli

A palavra crase significa "fuso", "mistura". Ocorre a crase da preposio "a" com o artigo feminino"a" (s), com o pronome demonstrativo "a" (s), com o "a" inicial dos pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo e com o "a" do relativo a qual (as quais). fundamental ainda, para o entendimento da crase, dominar a regncia dos verbos e nomes que exigem a preposio "a". Aprender a usar a crase, portanto, consiste em aprender a verificar a ocorrncia simultnea de uma preposio e um artigo ou pronome. Dica zambeliana : revisar regncia verbal!
Classes do A a. Artigo Definido b. Pronome Pessoal Oblquo c. Pronome Demonstrativo d. Preposio

Uma boa maneira de verificar a existncia de um artigo feminino "a" (s) ou de um pronome demonstrativo "a" (s) aps uma preposio "a": Colocar um termo masculino no lugar do termo feminino. Se surgir a forma ao, ocorrer crase antes do termo feminino. Revisei "a" matria. / Revisei o contedo. Refiro-me ao livro. / Refiro-me apostila.

Veja os principais casos em que a crase NO ocorre: 1) diante de substantivos masculinos: Andamos a cavalo. Fomos a p. Passou a cala a ferro. Fazer a redao a lpis. Compramos os livros a prazo. Assistimos a espetculos magnficos. 2) diante de verbos no infinitivo: A professora comeou a debater. Ana no tem nada a dizer. Estavam a correr pelo corredor. Estou disposto a negociar. Continuamos a observar os problemas. Voltamos a escrever e-mails para a empresa.

Nestes casos A =

Nestes casos A =

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 104

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

3) diante da maioria dos pronomes e das expresses de tratamento, com exceo das formas senhora, senhorita e dona: Peo a Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos. Diga a ela que no irei aula Entreguei a todos as fotos do evento. Mostrarei a vocs as nossas fotos. Aonde voc pretende ir a esta hora? Quero informar a algumas pessoas o que eu vi na sala. Seu problema no interessa a nenhum de ns. Ele fez referncia a Vossa Excelncia no discurso de formatura. A crase com alguns pronomes pode existir! Basta que voc masculina, caso na nova construo surgir ao, ocorrer crase. troque a palavra feminina por uma

Nestes casos A =

Refiro-me mesma professora. (Refiro-me ao mesmo professor.) Informei o telefone senhora. (Informei o telefone ao senhor.) Pea prpria Ana que fique aqui. (Pea ao prprio Vladimir que fique aqui.) 4) diante de numerais cardinais: Chegou a duzentos o nmero de desabrigados . Daqui a uma semana farei o concurso. Nestes casos A =

5) antes de artigo indefinido Levou o assunto a uma diretora da empresa.


Atirou o buqu de flores a uma amiga da escola. Nestes casos A =

6) quando o a estiver no singular e a palavra seguinte no plural Refiro-me a convidadas do casamento.


Ofereceu um jantar s a pessoas conhecidas. Nestes casos A =

7) depois de preposies Compareceu perante a famlia do noivo.


Nestes casos A =

O casamento foi marcado para as sete horas. A festa ser aps as 21h. Exceo:
Foi at a festa, ou foi at festa.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 105

Mdulo de Portugus Intermedirio


8) Palavras repetidas Ficamos cara a cara. Sempre jogamos gol a gol. Frente a frente ningum mente! 9) Diante da palavra casa quando esta no estiver especificada: Foi a casa. Voltou a casa.

Prof. Zambeli

Detalhe importante: Se a palavra casa vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui casa de meus avs ou Voltei casa de meus pais.

Casos em que a crase SEMPRE ocorre:

1) diante de palavras femininas: Amanh iremos festa de casamento de minha colega. Sempre vamos praia no vero. Ela disse irm o que havia escutado no salo. Sou grata famlia dele. Fumar prejudicial sade. Este casamento ser posterior formatura dele. 2) diante da palavra "moda", com o sentido de " moda de" (mesmo que a xpresso moda de fique subentendida): O jogador fez um gol (moda de) Pel. Usava sapatos (moda de) Lus XV. Estava com vontade de comer frango (moda de) passarinho. O menino resolveu vestir-se (moda de) Fidel Castro. 3) na indicao de horas: Estudarei s nove horas da manh. Elas chegaram s dez horas. Foram danar meia-noite.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 106

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

4) em locues adverbiais, prepositivas e conjuntivas de que participam palavras femininas. Por exemplo:
tarde noite vontade s avessas esquerda direita luz semelhana de s ocultas s claras bea revelia s turras procura sombra de s ordens s pressas s escondidas larga exceo de s vezes deriva frente de beira de medida que fora escuta imitao de chave toa proporo que

5) diante de Nomes de Lugar


Vai A volta DA = Vai A volta DE = A Vou Frana. (Vim da Frana. Estou na Frana.) Cheguei Grcia. (Vim da Grcia. Estou na Grcia.) Retornarei Itlia. (Vim da Itlia. Estou na Itlia) Vou a Porto Alegre. (Vim de Porto Alegre. Estou em Porto Alegre.) Cheguei a Pernambuco. (Vim de Pernambuco. Estou em Pernambuco.) Retornarei a So Paulo. (Vim de So Paulo. Estou em So Paulo.) Dica zambeliana: quando o nome de lugar estiver especificado, ocorrer crase. Veja: Retornarei So Paulo dos bons restaurantes. Irei Salvador de Jorge Amado.

6) Crase diante dos Pronomes Demonstrativos Aquele (s), Aquela (s), Aquilo
Haver crase diante desses pronomes sempre que o termo regente exigir a preposio "a". Refiro-me A
Preposio

aquele
Pronome

casamento. = Refiro- me quele casamento.

Exemplo: Aluguei aquela roupa. Dediquei quela mulher todo o meu amor. Quero agradecer queles que vieram aqui. Refiro-me quilo que aconteceu no passado. No obedecerei quele tio bbado. Assisti quele DVD. Espero aquele dia. Fiz aquilo que disseram. Revisarei aquela matria.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 107

Mdulo de Portugus Intermedirio


7) Crase com os Pronomes Relativos A Qual, As Quais

Prof. Zambeli

A igreja qual me refiro fica aqui. So normas s quais todos os casais devem obedecer. Esta foi a concluso qual ele chegou. Vrias mulheres s quais ele fez perguntas no souberam dizer o motivo de tanto desespero. A sesso qual assistirei ser s 21h.

8) Crase com o Pronome Demonstrativo "a"


Minha revolta ligada do meu pas. As oraes so semelhantes s de antes. Aquela rua transversal que vai dar na minha casa. Suas perguntas so superiores s dele. Sua blusa idntica de minha colega.

9) A Palavra Distncia
Se a palavra distncia estiver especificada, determinada, a crase deve ocorrer. Por exemplo: Aquele curso fica distncia de 100 Km daqui. Todos devem ficar distncia de 50 metros do crime. Os grevistas ficaram a distncia. Gostava de fotografar a distncia. Ensinou a distncia.

Dica zambeliana Por motivo de clareza, para evitar ambiguidade, pode-se usar a crase. Veja: Gostava de fotografar distncia. Ensinou distncia. Dizem que aquele jovem estuda distncia!

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 108

Mdulo de Portugus Intermedirio


Casos em que a ocorrncia da crase FACULTATIVA
1) diante de nomes prprios femininos:

Prof. Zambeli

Paula estuda aqui. Laura estuda aqui. A Paula estuda aqui. A Laura estuda aqui.

Entreguei o carto a Juliana. Entreguei o carto Juliana. Contei a Juliana o que havia estudado na aula. Contei Juliana o que havia estudado na aula. 2) diante de pronome possessivo feminino: Minha turma tem vinte pessoas. A minha turma tem vinte pessoas. Cedi o lugar a minha av. Cedi o lugar minha av. Diga a sua irm que estou esperando por ela. Diga sua irm que estou esperando por ela.

3) depois da preposio at:


Fui at a praia. Acompanhe-o at a porta. A aula vai at as cinco horas. ou ou ou Fui at praia. Acompanhe-o at porta. A aula vai at s cinco horas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 109

Mdulo de Portugus Intermedirio


EXERCCIOS 1) Coloque o acento da crase onde for necessrio: 1. Ele fez referncia a tarefa feita no grupo. 2. Traou uma reta oblqua a do centro. 3. No conheo as que saram. 4. Ela se referia as que saram. 5. Apresentou-lhe a esposa. 6. Apresentou-o a esposa. 7. Era uma camisa semelhante a que o noivo usava. 8. Ele desconhecia aquele casamento. 9. Ele no obedecia aquele regulamento. 10. No me refiro aquilo. 11. No mencionei aquilo. 12. Esta a mulher a qual fiz aluso. 13. Esta a lei a qual desconhecia. 14. Esta a mulher a quem fiz referncia. 15. Esta a mulher a qual fiz referncia. 16. Ela se dedica a noiva e obedece as regras. 17. No compareceu as reunies que eram teis as pesquisas. 18. O juiz, indiferente as splicas, condenou o ru a forca. 19. Iremos a Blgica, a Sucia e a Portugal. 20. Viajaremos a Londres e a Roma do Coliseu.

Prof. Zambeli

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 110

Mdulo de Portugus Intermedirio


21. J fomos a Paraba, a Pernambuco e a Gois. 22. Tambm fomos a Santa Catarina e a encantadora Florianpolis. 23. As vezes, o pessoal sai as escondidas. 24. A reunio vai das cicno as seis horas. 25. A reunio vai durar de cinco a seis horas. 2) Agora mais um reforo de crase! 01 O plano do casamento saiu as avessas. 02 No chegaram a saber quem era a vtima. 03 Encontramos os noivos as margens do rio. 04 Fui a casa, mas voltei logo. 05 No fui aquela festa. 06 Entregamos o convite aquele casal. 07 Submeterei aqueles padrinhos a uma prova. 08 Reprovo aquela atitude. 09 Encontrei-o a porta da igreja. 10 A noite, se reuniam para ouvi-lo. 11 Sua averso a casamentos era censurada. 12 - As dez e meia todos jantaram. 13 - Enviei as flores a Juliana. 14 Voc vai a aula hoje? 15 No desobedea a ningum. 16 Os guardas ficaram a uma grande distncia. 17 - Os padrinhos chegaram a uma hora. 18 Voc entregou a caixa a Dona Ins? 19 Voc deu parabns a Sua Alteza? 20 Ofereci um presente a Ana? 21 Ela foi a Paraba. 22 A meia-noite, os fantasmas aparecem. 23 Ele no se prendia a nenhuma garota. 24 - Tomou o remdio gota a gota. 25 - Levou a encomenda a sua tia.

Prof. Zambeli

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 111

Mdulo de Portugus Intermedirio


Questes
1. O sinal indicativo de crase est adequadamente usado em:

Prof. Zambeli

a) Os pesquisadores dedicaram um estudo sobre games um conjunto de pessoas idosas. b) Daqui alguns anos, os pesquisadores pretendem verificar por que os games so viciantes para os jovens. c) Muitos dos idosos pesquisados obtiveram resultados positivos e passaram se comportar de nova maneira. d) A escolha de um determinado game se deveu preocupao dos pesquisadores com as caractersticas que tal jogo apresentava. e) Os estudos dos efeitos dos jogos eletrnicos sobre os idosos vm sendo realizados vrios anos. 2. O sinal indicativo de crase necessrio em: a) A venda de computadores chegou a reduzir o preo do equipamento. b) Os atendentes devem vir a ter novo treinamento. c) possvel ir as aulas sem levar o notebook. d) No desejo a ningum uma vida infeliz. e) A instrutora chegou a tempo para a prova. 3. A corrida dos atletas em busca de medalhas deu ____ todas as pessoas muita emoo. ____ muito tempo, eles se referem ____ prova que foi ganha na Itlia como ____ mais difcil. Assinale a opo que preenche adequadamente as lacunas do texto acima. a) - - a - a b) a - - - a c) - H - a - a d) - H - - e) a - H - - a 4. Em "...inerentes a minha condio," (L. 15), segundo o registro culto e formal da lngua, o acento grave indicativo da crase facultativo. A crase tambm facultativa na frase a) A ningum interessam os meus erros. b) Contou os seus problemas a um profissional especializado. c) Ele estava disposto a tentar de novo. d) Correu at a amiga para pedir desculpas. e) Fez, de caso pensado, crticas a ela. 5. Observe as frases. I - Dedicou-se s artes e ao estudo da lngua portuguesa. II - O texto faz referncia s importaes estrangeiras desnecessrias. III - Compete ns zelar pelo nosso vocabulrio. O acento indicativo da crase foi corretamente empregado APENAS na(s) frase(s) a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 112

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

6. Assinale a opo em que falta o acento indicativo da crase na palavra destacada. a) O Google incentiva os funcionrios a desenvolver idias inovadoras. b) O Google Earth Solidrio nasceu a partir de um projeto de Rebecca. c) Rebecca tinha uma tarefa voluntria, a qual dedicava parte de seu tempo. d) De 2005 a 2007, Rebecca enviou sugestes para o Google. e) Em 2007, o Google aceitou a proposta de criao do Solidrio. 7. O sinal indicativo da crase deve ser aplicado em qual das sentenas abaixo? a) Estarei na ilha a partir de amanh. b) Ele um cavalheiro a moda antiga. c) O sabi admirado devido a seu belo canto. d) Daqui a uma hora se iniciar o recital. e) O pomar fica prximo a uma horta. 8. Leia as frases abaixo A Inglaterra aprovou uma lei pela qual o pas ter de cortar em 80% ____ suas emisses de carbono. O fato de as cifras virem ____ tona antes da conferncia outro sinal alentador. Esse cipoal de nmeros torna complexa _____ discusso em Copenhague, mas no a inviabiliza. O Presidente Barack Obama anunciou que vai _____ Copenhague e que se compromete com um corte de 17% at 2020. As palavras que, na sequncia, preenchem as lacunas acima corretamente so a) as - - a - a. b) s - - a - a c) s - a - - . d) as - a - a - . e) as - a - a - a. 9. Considere as frases a seguir. Procurava acostumar-se ________ vida. Retratos ocupavam a parede de ponta _________ ponta. Algumas ferramentas ficavam expostas _________ chuva e ao sol. A srie que completa corretamente as frases a) aquela - - a b) aquela - a - c) quela - - a d) quela - a - e) quela - a - a 10. Assinale a frase em que h uso INADEQUADO do acento grave, indicativo da crase. a) O piazinho chegou cidade rapidamente. b) Foi, s pressas, contar o que tinha visto. c) Todos ficaram beira da estrada para ouvi-lo. d) Ento ele deu todas as informaes quelas pessoas espantadas. e) A multido quase mata o motorista porretadas.

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 113

Mdulo de Portugus Intermedirio


11. Assinale a nica frase em que o a deve receber acento indicativo de crase. a) Dedicava-se a crnica semanal com prazer. b) Pegou um lpis e ps-se a trabalhar. c) Leu o texto de ponta a ponta. d) A crnica fazia referncia a pessoas comuns. e) Algumas vezes dirigia-se a seu computador. 12. Considere as seguintes afirmaes sobre o emprego da crase no texto.

Prof. Zambeli

I - Caso substitussemos o verbo invocava (L. 14) por recorria, seriam criadas, no contexto da orao, as condies para o uso da crase. II - Na seqncia manifestava sua volta (L. 28) a crase obrigatria. III - Caso substitussemos o verbo refletir (L. 62) pelo substantivo reflexo, seriam criadas, no contexto da orao, condies para uso de crase. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 13. A vida urbana ofereceu ...... condies ideais para o surgimento do detetive particular, personagem dedicado ...... elucidao dos mais variados mistrios, propenso ...... investigar delitos de todos os tipos. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) as - - a b) s - a - c) as - a - d) as - - e) s - - a 14. A pesquisa, feita em terras destinadas ...... agricultura, teve por objetivo estudar ...... reas que permitissem condies favorveis de sobrevivncia ...... aves. a) - s - as b) - as - as c) - as - s d) a - as - as e) a - s s

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 114

Mdulo de Portugus Intermedirio


15. Atente para as afirmaes abaixo.

Prof. Zambeli

I. No segmento fazia as vezes de agente literrio da amiga, nem sempre bem-sucedido, a falta do sinal de crase no trecho grifado indica que seu uso facultativo nessa expresso. II. Em quem sabe das dificuldades que Clarice enfrentou v com alegria o reconhecimento que seu nome alcana e sua irradiao pelo mundo, o pronome grifado pode se referir tanto a Clarice como a nome. III. Em j no faz sentido manter o erro por simples respeito a uma faceirice momentnea, o segmento grifado pode ser substitudo, sem prejuzo para a correo e o sentido original, por um breve ardil. Est correto o que se afirma APENAS em a) II e III. b) I e II. c) I e III. d) II. e) III. 16. ... os modernistas promoveram uma valorizao diferente do lxico, paralela renovao dos assuntos. O sinal indicativo de crase presente na frase acima deve ser mantido em caso de substituio do segmento grifado por: a) muita inovao no repertrio. b) uma grande reformulao dos temas. c) toda sorte de revigoramento do repertrio. d) profundas mudanas temticas. e) inevitvel transformao temtica. 17. Considere as frases seguintes: I. As inovaes no ramo da esttica permitem ...... um grande nmero de pessoas se sentirem mais belas. II. Sempre existiu preocupao com a beleza, embora mudem os critrios ...... que ela obedece. III. A beleza, ...... parte alguns exageros, deve ser buscada at mesmo com intervenes cirrgicas. As lacunas das frases acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) - a - b) a - a - a c) a - - d) - - a e) a - a

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 115

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

18. Orientao espiritual ...... todas as pessoas um dos propsitos ...... que escritores e pensadores vm se dedicando, porque a perplexidade e a dvida so inevitveis ...... condio humana. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) b) c) d) e) 19. Quanto necessidade do uso do sinal de crase, a frase inteiramente correta : a) No se sabe partir de quando as janelas perderam a sua condio de posto de observao do mundo. b) J no interessa muita gente ficar olhando a vida a partir da janela de uma casa. c) Os velhinhos ficavam assistindo tudo das janelas, para onde levavam as almofadas. d) Das janelas assistia-se vontade movimentao das pessoas na rua. e) Antigamente, despeito de no haver muito o que fazer, as pessoas pareciam mais dispostas observar os detalhes do mundo. 20. Sem nada perguntar ...... ningum, o rapaz dirigiu-se ...... um canto da sala, ...... espera de ser chamado pela atendente. a) a - a - a b) a - a - c) a - - d) - - a e) - a - a 21. A fidelidade ...... msica e ...... fala do povo permitiram ...... Adoniran exprimir a sua cidade de modo completo e perfeito. (Antonio Candido. Op. cit.) Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a - a - b) a - - c) - - a d) - a - a e) a - - a 22. Consta que, durante o vero, em meio ...... beleza das montanhas dos Alpes, Mahler buscava ...... inspirao necessria para compor sinfonias que, felizmente, foram legadas ...... geraes futuras. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) - - as b) a - a - s c) - a - s d) a - - s e) - a as

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 116

Mdulo de Portugus Intermedirio


23. Considere:

Prof. Zambeli

As decises referentes ...... medidas que dizem respeito ...... toda a sociedade devem ser tomadas com sabedoria, cada uma ...... seu tempo. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) as - - b) s - a - a c) s - - a d) s - a - e) as - a - 24. Os esforos dos ambientalistas visam ...... conservar a grande e contnua rea de floresta, destinada ..... pesquisas cientficas voltadas, principalmente, ...... estudos sobre a biodiversidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) - s - a b) a - s - a c) - as - d) - as - a e) a - s - 25. a atividade de construo de que o artista dispe, o seu poder de imprimir ...... um trabalho sentimentos e sensaes, e a qualidade de pensamento que conferem humanidade ...... arte; e essa humanidade pode ser realizada com uma srie ilimitada de temas ou elementos formais. Tudo isso j foi repetido ...... exausto.
(Fragmento de Meyer Schapiro, A dimenso humana da pintura abstrata, p.9)

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) - - a b) a - - c) a - - a d) - a - e) - a - a 26. O avano rumo ...... um desenvolvimento sustentvel depende de diversos fatores, entre os quais esto o estmulo ...... novas tecnologias e o compromisso tico de empresas que tenham como prioridade o respeito ...... causas ambientais. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a - - as b) a - a - s c) - a - as d) a - - s e) - as

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 117

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

27. A transio rumo ...... economia sustentvel deve considerar uma produo limitada ...... necessidade de reposio dos itens, e o fabricante prestaria servios vinculados ...... bens alugados, como manuteno, recolhimento e reciclagem. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) - - a b) - - c) - a - a d) a - - e) a - a - a 28. Gabriel Garca Marquez cresceu em meio ... plantaes de banana de Arataca, situada ... poucos quilmetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ... retratar na obra Cem anos de solido. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) as - - a b) as - - c) s - a - a d) s - - e) as - a - 29. difcil ficar indiferente ...... causa defendida por algumas organizaes no governamentais que ajudam ...... captar recursos para preservar ...... cultura de tribos da floresta amaznica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a b) a a c) a d) a e) a a 30. H equvoco no uso do sinal de crase em: a) Muita gente se mantm margem da religio, mas no da meditao. b) O valor atribudo meditao , para alguns, indiscutvel. c) No cabe ningum desprezar os benefcios da espiritualidade. d) Quem assiste s manifestaes de f costuma sair impressionado. e) Deve-se prtica da meditao o efeito de um maior equilbrio. GABARITO 1D 2-C 11 A 12 - C 21 C 22 - C

3-E 13 - A 23 - B

4-D 14 - C 24 - B

5-D 15 - D 25 - B

6-C 16 - E 26 - B

7-B 17 - E 27 - A

8-A 18 - C 28 - C

9-D 19 - D 29 - B

10 - E 20 - B 30 - C

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 118

Mdulo de Portugus Intermedirio


Acentuao grfica REGRAS ANTIGAS Acentuam-se as todas PROPAROXTONAS

Prof. Zambeli

DITONGOS ABERTOS - I, I, U

Ex: aniversrio, timo, incmoda, podamos, correspondncia abbora, bssola, cntaro, dvida, lquido, mrito, nrdico, poltica, relmpago, EX.: pastis, Andria, proteico, chapu, Ilhus, fogaru, anzis, tmpora jibia, di

Devem ser acentuados PAROXTONOS terminado em -r, -x, -n, -l, -i(s), -uns, -um, -o,(s), -eis(s), -ps. Ex.:mbar, acar, carter, crtex, fnix, trax, abdmen, hfen, plen, amvel, solvel, beribri, jri, tnis, bnus, vrus, vnus, lbum, mdium, lbuns, mdiuns, rfo, stos, rf, m, afveis, jquei, frceps, bceps, etc.

Verbos dar, crer, ler, ver


Ele v Ele cr Ele l Ele v eles vem eles crem eles lem eles vem

PAROXTONOS terminados em DITONGO CRESCENTE


Ex.:urea, cdeas, errneo, terrqueos, nsia, bomia, calvcie, espcie, colgio, ginsio, amndoa, pscoa, gua, rgua, tnue, bilngue, rduo, contnuo, etc.

Hiatos I e U
Sozinha (ou com S) na slaba tnica; No venha seguida de NH; Forme hiato.

Egosta, pas, midos, razes, balastre, saste

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 119

Mdulo de Portugus Intermedirio

Prof. Zambeli

Acentuam-se as OXTONAS terminadas em A(S), E(S), O(S), EM, Formas verbais terminadas em "a", "e", "o" tnicos, seguidas de ENS lo, la, los, las. Ex.: Caj, caf, jacar, cip, tambm, parabns, metr, ingls, algum, respeit-lo perceb-lo comp-lo armazm, contns. Acentuam-se as palavras MONOSSLABAS TNICAS terminadas em A, E, O, (s) Ex.: j, f, ps, p, s, s. Hiatos O e E Vo, enjo, crem, dem, lem

Verbos ter e vir Ele tem Ele vem Eles tm Eles vm

O u dos grupos QUE, QUI, GUE, GUI Recebe trema quando pronunciado Cinqenta, tranqilo, pingim, Anhangera

Acentos diferencias
Pra (verbo) Pla (verbo) Plo (substantivo ) Pra (fruta) Pde (pretrito) Pr (verbo) para (preposio) pelo (prep.+art.) pode (presente) por ( preposio)

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 120

Mdulo de Portugus Intermedirio


REGRAS NOVAS 1) Acentuao dos ditongos das palavras paroxtonas 2) Acento circunflexo em letras dobradas circunflexo das

Prof. Zambeli

Desaparece o acento Some o acento dos ditongos (quando h duas vogais na mesma emem e o (ou os): slaba) abertos i e i das palavras paroxtonas (as que tm a penltima slaba mais forte): crem Idia ideia bia boia asteride asteroide Coria Coreia platia plateia assemblia assembleia herico heroico estria estreia parania paranoia Europia Europeia apio apoio jibia jiboia jia joia ATENO! As palavras oxtonas como heri, papis, trofu mantm o acento. 3) Acento agudo de paroxtonas Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (juno de duas vogais), em palavras paroxtonas: lem dem vem prevem enjo vos

palavras

terminadas

creem leem deem veem preveem enjoo voos

ATENO! Se o i e o u estiverem na ltima slaba, o acento continua como em: tuiui ou Piau

4) Acento diferencial Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres voclicos): plo pelo baica baiuca pra para bocaiva bocaiuva plo polo feira feiura pra pera ca coa ATENO! Se o i e o u estiverem na ltima slaba, o acento ATENO! No some o acento diferencial em pr (verbo) / por continua como em: tuiui ou Piau (preposio) e pde (pretrito) / pode (presente). Frma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo. Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Pgina 121

Mdulo de Portugus Intermedirio


5) Acento agudo no u forte

Prof. Zambeli

Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui,que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar: averige averigue apazige apazigue

ele argi ele argui enxage voc enxague voc ATENO! As demais regras de acentuao permanecem as mesmas.

Ateno! Regras antigas nestes exerccios! 1.(IBGE) Assinale a opo cuja palavra no deve ser acentuada: a) Todo ensino deveria ser gratuito. b) No ves que eu no tenho tempo? c) difcil lidar com pessoas sem carater. d) Saberias dizer o conteudo da carta? e) Veranpolis uma cidade que no para de crescer. 2. (TRE-MG) Ambas as palavras contm exemplo de hiato em: a) rduo / me b) rea / chapu c) dirio / quota d) pavio / moer e) luar / anzis

3. (EPCAR) Assinale a srie em que todos os vocbulos devem receber acento grfico: a) Troia, item, Venus b) hifen, estrategia, albuns c) apoio (subst.), reune, faisca d) nivel, orgo, tupi e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu 4. (BB) Opo correta: a) eclpse b) juz c) agsto d) sada e) intito

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 122

Mdulo de Portugus Intermedirio


5. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e avies". a) 5 acentos b) 4 acentos c) 3 acentos d) 2 acentos e) 1 acento 6. (BB) Monosslabo tnico: a) o b) lhe c) e d) luz e) com 7. (BB) Leva acento: a) pso b) pde c) ste d) tda e) cdo 8. (BB) No leva acento: a) atrai-la b) supo-la c) conduzi-la d) vende-la e) revista-la 9. (BB) Noite: a) hiato b) ditongo c) tritongo d) dgrafo Professor Carlos Zambeli

Prof. Zambeli

10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocbulos so acentuados por serem oxtonos: a) palet, av, paj, caf, jil b) parabns, vm, hfen, sa, osis c) voc, capil, Paran, lpis, rgua d) amm, amvel, fil, porm, alm e) ca, a, m, ip, abric 11. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro em um dos vocbulos : a) lpis - jri b) bnus - hfen c) nsia - srie d) razes - amvel e) Anhangaba - bamb 12. (OSEC) O plural de tem, d, v; , respectivamente: a) tm, dem, vm b) tem, dem, vem c) tm, dem, vem d) tem, dem, vm e) tem, dem, vem 13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases: I - Cada qual faz como melhor lhe ...... II - O que ....... estes frascos? III - Os tericos ....... os conceitos. IV - Eles ....... a casa do necessrio. a) convm, contm, revem, provem b) convm, contm, revem, provm c) convm, contm, revm, provm d) convm, contm, revem, provem Pgina 123

e) encontro consonantal www.acasadoconcurseiro.com.br

Mdulo de Portugus Intermedirio


14. (CESCEM) Sob um ..... de nuvens, atracou no ..... o navio que trazia o ..... . a) veu, porto, heroi b) veu, prto, heri c) vu, prto, heri d) vu, porto, heroi e) vu, porto, heri

Prof. Zambeli

e) convm, contm, revem, provem 18. (CESGRANRIO) Aponte a nica srie em que pelo menos um vocbulo apresente erro no que diz respeito acentuao grfica: a) pegada - sinonmia b) xodo - aperfeioe c) lbuns - atra-lo d) ritmo - itens e) redim-la - grtis

15. (CESGRANRIO) Assinale a opo em que os vocbulos obedecem mesma regra de acentuao grfica: a) ps, hspedes b) farmcia, distncia c) fosforescncia, provm d) ltimos, terrvel e) satnico, porm 16. (SANTA CASA) As palavras aps e rgos so acentuadas por serem respectivamente: a) paroxtona e proparoxtona b) oxtona terminada em o e paroxtona terminada em ditongo c) proparoxtona e paroxtona d) monosslabo tnico e oxtona terminada em o, seguida de s e) proparoxtona e proparoxtona 17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra acentuada graficamente: a) lapis, canoa, abacaxi, jovens b) ruim, sozinho, aquele, traiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) voo, legua, assim, tenis e) flores, aucar, album, virus Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br

19. (PUCC) Assinale a alternativa acentuada corretamente: a) hfen b) tem c) tens d) rtmo e) n.d.a 20) (FCC) As palavras que recebem acento grfico pela mesma razo que o justifica em agrria e pases so, respectivamente, a) sufrgio e possvel. b) mdia e obrigar. c) domnio e sado. d) constituda e salrio. e) histrico e torn-los. 21. (AMAN) Assinale a opo em que a diviso silbica no est corretamente feita: a) a-bai-xa-do b) si-me-tria c) es-fi-a-pa-da d) ba-i-nhas e) ha-vi-a Pgina 124

Mdulo de Portugus Intermedirio


22. (PUCC) A ltima reforma ortogrfica aboliu o acento grfico da slaba subtnica e o acento diferencial de timbre. Por isso, no h erro de acentuao na alternativa: a) surpresa, pelo (contrao), sozinho b) surprsa, pelo (contrao), szinho c) surprsa, plo (verbo), sozinho d) surpresa, plo (substantivo), szinho e) n.d.a 23. (FCC) A mesma regra que justifica a acentuao no vocbulo incio aplica-se em a) tcnica. b) idia. c) possvel. d) jurdica. e)vrios. 24.(FCC) As palavras acentuadas pela mesma razo que justifica os acentos na expresso domnio econmico, so a) histria notvel. b) trnsito difcil. c) prejuzo pblico. d)experincia poltica. e) herosmo extraordinrio. 25. (FAURGS) Considere as seguintes afirmaes acerca de acentuao. I A palavra nveis manteria o acento grfico caso fosse passada para o singular. II O emprego de acento grfico nas palavras experincia e nsia determinado pela mesma regra. III A mesma regra determina o emprego de acento grfico nas palavras contedos e Da. Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Quais esto corretas? (A)Apenas I. (B)Apenas II. (C)Apenas III. (D)Apenas I e II. (E)I, II e III.

Prof. Zambeli

26. (FCC) Palavras do texto que recebem acento grfico pela mesma razo que o justifica na palavra jacars esto reproduzidas em: a) negcios e nicos. b) municpio e amaznica. c) mantm e tamandus. d) tucunars e santurios. e) ecolgicos e tuiuis. 27. (PUC) Na palavra conseqncia o acento grfico se justifica em funo de ser: a) proparoxtona terminada em ditongo decrescente b) paroxtona terminada em ditongo crescente c) paroxtona terminada em ditongo decrescente d) proparoxtona terminada em ditongo e) paroxtona terminada em ditongo nasal 28. (OBJETIVO) Assinale a alternativa correta quanto acentuao: a) Eu plo o plo pelo prazer de pelar. b) macio o pelo do co. c) Comi a pera. d) o polo Norte. e) Os professores mandaram por este lbum sobre a mesa.

Pgina 125

Mdulo de Portugus Intermedirio


29. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases: I - Normalmente ela no ...em casa II - No sabamos onde ... os discos. III - De algum lugar .... essas idias. a) pra pr provm b) para pr provm c) pra por provem d) pra pr provm e) para por provm 30. Assinale a alternativa que apresenta duas palavras acentuadas devido mesma regra. a) Antnio proteg-lo b) estria - heri c) ningum frias d) Macunama inflexvel e) carter at 31. (OBJETIVO) Em que par s uma das palavras deveria receber o trema? a) cinqenta, agentar b) qinqnio, eloqente c) tranqilo, lingstica d) ungento, freqente e) lingia, gerra 32. (VIOSA) Todas as palavras abaixo obedecem mesma regra de acentuao, exceto: a) j b) ns c) ps d) di e) h Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Zambeli

33. (MACK) Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretas quanto acentuao grfica: a) Graja, balaustre, urubs b) rduo, lngua, raz c) razes, fteis, gua d) herico, assemblia, croa e) tneis, apio, equilbrio 34. (PUCC) Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve receber acento grfico: a) o governo, o juri, a garoa b) preto, fossil, seres c) itens, polens, erros d) item, polen, cedo e) n.d.a 35. (TRE-ES) "A" acentuada pelo mesmo motivo de: a) aqu b) d c) d) ba e) porm 36. (UFSCAR-SP) Assinale a srie em que todas as palavras esto acentuadas corretamente: a) idia, rubu, suno, nclise b) bceps, herico, tem, fssil c) tnis, fsseis, caiste, japonesa d) ftil, hfen, nsia, decado e) apia, tapte, rf, runa

Pgina 126

Mdulo de Portugus Intermedirio


37. (BB) Afirmativa falsa: a) Dce acentuada graficamente b) H acento indevido em raz c) Falta acento em ruina d) Tm est acentuada por indicar plural e) Funil no deve ser acentuada graficamente 38. (BB) nico segmento errado quanto acentuao grfica: Tens idia de quanto intil bancar o mrtir? Nesse rtmo, acabas perdendo o juzo. a) idia b) intil c) mrtir d) rtmo e) juzo 39. (ESAF) Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em: a) Eles tm muita coisa a dizer. b) Estude os primeiros tens do programa. c) Afinal, o que contm este embrulho? d) Foi agradvel ouvir aquele orador. e) Por favor, dem-lhe uma nova chance. 40. (FCC) - Por favor, ..... com esse ..... pois precisamos de .......... . a) para, rudo, tranqilidade b) para, ruido, tranquilidade c) para, rudo, tranquilidade d) pra, ruido, tranqilidade e) pra, rudo, tranqilidade

Prof. Zambeli

41. (FCC) Terminado o......., o........ recebeu .......... aplausos. a) vo - heri - veemntes b) voo - heroi - veemntes c) vo - heroi - veementes d) voo, heri, veemntes e) vo, heri, veementes 42.(FCC)...consolidou-se um polo petroqumico A frase cujas palavras grifadas recebem acento grfico pela mesma razo que justifica os acentos na expresso transcrita acima, respectivamente, : a) As belas praias nordestinas despertam considervel interesse turstico, ampliando o setor de servios. b) O desenvolvimento do algodo colorido imprimiu novo alento indstria txtil, especialmente na Paraba. c) A produo de frutas no Vale do Rio So Francisco no pra de registrar, cada vez mais, nmeros expressivos. d) A exportao de produtos agrcolas da regio Nordeste apresenta resultados econmicos extremamente favorveis. e) Frentes diversificadas de negcios abrandam os efeitos da misria decorrente das secas no Nordeste.

GABARITO ACENTUAO
1- A 8- C 15-B 22-A 29-D 36-D 2- D 9-B 16-B 23-E 30-B 37-A 3-B 10-A 17-B 24-D 31-E 38-D 4-D 11-E 18-E 25-E 32-D 39-B 5-A 12-C 19-A 26-C 33-C 40-E 6-C 13-A 20-C 27-B 34-C 41-E 7-B 14-E 21-B 28-A 35-D 42-C

Professor Carlos Zambeli

www.acasadoconcurseiro.com.br

Pgina 127

Vous aimerez peut-être aussi