Vous êtes sur la page 1sur 9

+ 10

anos

GUIA DE LEITURA
Filipa Didier
O pssaro em branco e outras histrias
Bruno Santos Ilustraes de Senhor de Si

Apresentao da obra
Trs contos singulares com histrias repletas de aventuras que nos conduzem ao universo dos pssaros, e que constituem uma metfora das vidas humanas. O primeiro conto relata-nos as peripcias de um pssaro branco que fica em branco (perde acidentalmente a memria). Na tentativa de recuperar a sua identidade, o pssaro branco vai passar por um conjunto de experincias inesperadas que conduziro a um desfecho tambm ele inesperado. Conseguir recuperar a sua identidade? O segundo conto apresenta-nos o drama de uma comunidade de pssaros que v a sua existncia e liberdade reduzidas a um pequeno livro, que h sculos no lido ou consultado. Para solucionar este problema, convocada uma assembleia e atribuda ao pardal uma misso especial: ir ao exterior e recolher informaes. Com o regresso do pardal, muitas revelaes surpreendentes vo deixar a comunidade incrdula. Conseguiro os pssaros ultrapassar mais esta barreira? O terceiro conto retrata o conflito que se instala entre uma catatua e uma arara, que disputam entre si as clientes que tm. O sonho de vencer da catatua e a ambio desmesurada da arara arrastam-nas para uma querela sem fim. Conseguiro as duas aves chegar a uma situao de compromisso?

Leitura da obra
Objectivos da leitura
Criar-se-o, com a leitura desta obra, condies para se atingirem os seguintes objectivos: 1. analisar ilustraes e estabelecer relaes entre a ilustrao e o texto; 2. participar em experincias de audio, leitura e dramatizao de textos; 3. aprender a organizar ideias com vista construo de produes orais e escritas; 4. identificar as categorias da narrativa; 5. aprender a questionar e a criticar; 6. rever o discurso directo, reproduzindo e criando dilogos; 7. trabalhar a palavra.

Previso do tempo e de sequncias-tipo para as sesses de leitura


Trs sesses de leitura integral de 90 minutos cada (uma por conto) e trs sesses de 45 minutos cada para as propostas de trabalho aps a leitura integral. Estas histrias podero ser lidas em voz alta, em voz alta dialogada ou silenciosamente. Dada a natureza dos contos, qualquer uma das trs histrias presta-se aos tipos de leitura propostos.

1. Antes da leitura
A capa desta obra vai constituir o ponto de partida para um percurso que, dado o carcter humorstico e lexicalmente rico dos contos, se pretende ldico e potenciador da descoberta de sentidos para alm do sentido primeiro do texto. Assim, a explorao da capa abrir-nos- as portas anlise, depois da leitura das histrias, de temas, de personagens e da trama narrativa, entre outros. A viagem ser circular: o guia terminar com um retorno capa, o que permitir que a criana se aproprie do percurso trilhado neste roteiro.

a) A criana observa a capa da obra, diz se a capa do seu agrado e responde a questes como: Quais as cores utilizadas? Que sentimentos provoca essa escala cromtica? Que elementos surgem na ilustrao? Esto representados locais, pessoas, animais ou aces? Trata-se de uma imagem simblica ou realista? Qual o ttulo do livro? Que outras informaes podemos colher desta capa? b) A criana antecipa o tema da obra, justificando a sua resposta (em que medida o ttulo do livro e a ilustrao da capa o ajudaram a formular a sua hiptese). c) Pedir criana que resuma, em dois ou trs pequenos pargrafos, as respostas que deu anteriormente (a) e b)).

2. Durante a leitura
Considerando o teor da narrativa e os objectivos a atingir, julgam-se pertinentes breves interrupes que permitam aos leitores i) esclarecer significados de vocbulos ou expresses que desconheam (que os preparar para a realizao da actividade de aquisio de vocabulrio, sugerida para depois da leitura mapa de palavras), ii) exprimir o seu ponto de vista acerca de determinadas situaes das histrias e iii) observar uma ilustrao, relacionando-a com o texto (a actividade de anlise da ilustrao poder ser orientada com questes como Qual [quais] a[s] parte[s] do texto ilustrada[s] com esta imagem? A ilustrao representa seres animados ou inanimados? (Explorar esta questo sobretudo a partir da ilustrao das pginas 34-35.) O que denota[m] a[s] expresso[es] da[s] personagem[ns] ilustrada[s]?)

3. Aps a leitura
Os exerccios de explorao de texto que em seguida se sugerem adequam-se a qualquer das trs histrias. Considerou-se que, no caso desta obra em particular, dada a extenso dos textos e o tipo de narrativa, deveria ser deixada ao educador a escolha entre i) distribuio das actividades propostas pelos vrios contos ou ii) leitura integral dos trs contos e anlise textual aprofundada (recorrendo, total ou parcialmente, s actividades sugeridas) em apenas uma das histrias.

a) Brainstorming em torno dos elementos mais importantes da histria. O educador prope criana o preenchimento conjunto do seguinte esquema:

Tema Tema []

Tipo de narrador (participante ou no participante) Tipo e nome da personagem 1. adjectivo 2. adjectivo 3. adjectivo []

1. sequncia 2. sequncia []

Tema(s) da histria

Narrador

Aco
(momentos da histria)

Personagens TTULO DA HISTRIA


(principal, secundrias e figurantes; identificao e caracterizao 3 adjectivos)

Tempo
1. referncia 2. referncia [] (referncias temporais)

Espao
(cenrios da histria) 1. referncia 2. referncia []

b) Discurso directo: i) O educador selecciona um dos dilogos da histria (por exemplo: 1. conto, O pssaro em branco p. 10, ll. 2-8; 2. conto, Um pequeno livro com pssaros p. 41, ll. 20-31; 3. conto , Passarola, Lda. p. 70, ll. 10-20). ii) Rel o dilogo em voz alta e pede criana que lhe d continuidade (sob a forma de produo escrita), atribuindo-lhe um desfecho diferente do do livro. iii) Quando a criana tiver terminado o seu trabalho, relembrar-lhe as caractersticas do discurso directo:

DISCURSO DIRECTO Transcrio da fala de uma personagem na 1. pessoa. Algumas marcas do discurso directo: Antes da fala da personagem:

Verbo declarativo ou interrogativo (perguntar, responder, dizer),


seguido de dois pontos (:), pargrafo, travesso () OU

Verbo declarativo ou interrogativo (perguntar, responder, dizer),


seguido de dois pontos (:) e aspas ( ou ). Na fala da personagem:

Advrbios de lugar como aqui, c Formas verbais do presente, pretrito perfeito, futuro do indicativo e
imperativo.

Advrbios de tempo como ontem, na vspera, agora, hoje,


amanh

1. ou 2. pessoa gramatical (verbos, pronomes pessoais, pronomes e


determinantes possessivos).

iv) A criana autocorrige o seu dilogo.

c) Mapa de palavras Sugerir criana: i) que escolha uma palavra do texto cujo significado desconhea, ou; ii) no caso de esta actividade ser relativa mesma histria que a alnea a), que escolha uma das palavras que tenha inserido nos campos Tema(s), Personagens (um dos adjectivos) ou Espao e que preencha, individualmente, o seguinte mapa, recorrendo a um dicionrio. Sinnimo Antnimo

Acepo da palavra tal como utilizada no texto

PALAVRA

Outras acepes da palavra

Exemplo(s) de frases do texto no(s) qual (quais) a palavra utilizada

Frases redigidas por mim que exemplificam as restantes acepes da palavra

d) Sugerir criana que elabore uma pequena histria de no mais de cinco pargrafos tendo por base uma das acepes da palavra que escolheu.

4. Fechar o ciclo
A anlise da capa da obra foi o ponto de partida deste percurso. Ser tambm, como anteriormente referido, o ponto de chegada. A criana est agora preparada para, retomando a capa, opinar acerca da sua adequao s histrias. Esta actividade poder ser acompanhada de questes como: Se pudesses repensar a capa deste livro, o que manterias e o que alterarias/acrescentarias? A forma como a ilustradora representou o pssaro em branco corresponde imagem que tu prprio construste dele? As histrias que leste corresponderam s tuas expectativas? Para terminar, e com base nas actividades sugeridas em Aps a leitura, a criana poder redesenhar a capa, recuperando elementos-chave da(s) histria(s) (esquema do exerccio 3. a)), um dos dilogos de que mais tenha gostado ou, simplesmente, uma palavra cuja acepo corresponda a uma ou totalidade das histrias da obra.

importante que a criana seja estimulada a guardar as suas memrias de leitura: comentrios a personagens, episdios, lugares; textos inspirados nas histrias lidas; descobertas motivadas pelas actividades realizadas; ilustraes A organizao, pela criana, de uma sequncia de registos e de documentos que considere interessantes permitir-lhe- construir um memorando de acontecimentos significativos na sua aventura pelo mundo da fico.

Vous aimerez peut-être aussi