Vous êtes sur la page 1sur 2

Precisamos do calcio diariamente para proteger os nossos ossos e prevenir a osteoporose.

Para alm disso, o clcio tem um importante papel na sade cardiovascular e na nossa actividade cerebral. o mineral que mais abunda no nosso corpo, sobretudo nos ossos e nos dentes. Tambm se encontra no sangue, noutros lquidos e tecidos moles. O leite e seus derivados so as principais fontes de clcio. as ! mais" as espin!as dos pei#es a$uis de conserva, algumas !ortali%as &couve, repol!o, br'colos, cebolin!a, espinafres, al!o(franc)s e acelgas*, as leguminosas, os frutos secos e os cereais integrais.

Qual

quantidade

de

que

precisamos?

Os adultos devem ingerir uma mdia de +,, mg por dia. as este valor pode c!egar aos -..,, mg no caso de mul!eres com mais de /. anos, de grvidas, ou ainda de crian%as em idade de crescimento.

Quais

os

seus

benefcios

para

sade?

O mais con!ecido a sua rela%o com o crescimento e a boa sade dos ossos e dos dentes. 0ma ingesto adequada no incio da vida au#ilia a forma%o de um esqueleto saudvel, que, por sua ve$, minimi$a as perdas de massa 'ssea na vida adulta. Para alm disso, participa em vrias reac%1es org2nicas importantes, relacionadas com a contrac%o muscular, com a coagula%o sangunea, com o funcionamento do cora%o e com a actividade neuromuscular.

Pode-se

tomar

em

suplemento?

3empre que se4am prescritos por um mdico, pode(se recorrer aos suplementos. O caso mais comum o da mul!er p's(menopusica que no fa$ terapia !ormonal de substitui%o. Tambm podem ser necessrios durante a inf2ncia e na puberdade.

que

acontece

se

no

ingerirmos

suficiente?

5m crian%as e adolescentes, afecta o crescimento. 6os adultos provoca osteoporose, artrite e anemia. Tambm aumenta o risco de padecer de cancro e aterosclerose.

verdade

que

nem

sempre

assimilado?

7e facto, para que se4a absorvido no intestino, o clcio depende da ac%o da vitamina 7. Por isso, importante combinar alimentos com clcio com outros que incluam esta vitamina &pei#es gordos, ovos e so4a*. 8 as gorduras e a fibra dificultam a assimila%o deste mineral.

Qual

sua

relao

com

menopausa?

9uando a mul!er c!ega : menopausa, a assimila%o de clcio pelo organismo decresce. Por isso, o corpo recorre ao clcio arma$enado nos ossos e dentes, debilitando o sistema 'sseo e provocando osteoporose.

que

acontece

se

ingerirmos

em

e cesso?

O e#cesso de clcio &que raro* produ$ clculos renais, priso de ventre e fadiga fsica e psquica.

;rtigo publicado em !ttp"<<sade.sapo.pt com reviso cientfica pela 7ra. =lorbela endes &nutricionista*. >esponsabilidade editorial e cientfica da revista Prevenir.

Vous aimerez peut-être aussi