Vous êtes sur la page 1sur 20

A NECESSIDADE DE CONTROLE INTERNO EFETIVO NA ADMINISTRAO PUBLICA MUNICIPAL COMO APOIO AO GESTOR

TEIXEIRA, Rogrio de Assis 1 ; SPINELI, Vera Vilma 2 RESUMO: Aps a criao de vrios dispositivos legais, tais como leis e instrues normativas que disciplinaram a implantao e funcionamento do Controle Interno, ainda possvel encontrar municpios em que a atuao do Controle Interno ocorre de maneira deficiente, muitas vezes apenas cumprindo a formalidade legal, ou seja, sem uma atuao efetiva. Diversos fatores contribuem para que esta situao ainda perdure, como por exemplo, o equivocado conceito que alguns prefeitos tm acerca da funo do controle interno, a estrutura organizacional inadequada, corpo tcnico de funcionrios sem qualificao, dentre outros. O presente estudo visa evidenciar a importncia do Controle Interno e como sua atuao de fundamental importncia para o sucesso da administrao, contribuindo para o alcance das metas estabelecidas com eficincia, eficcia e efetividade. A atuao eficaz do Controle Interno capaz de proporcionar ao gestor publico maior tranquilidade quanto aos atos de sua administrao e contribuir para que o controle externo no venha apontar falhas e problemas que, uma vez detectados pelo Controle Interno poderiam ser corrigidas ou at mesmo evitadas. Palavras-chave: Controle Interno Municipal, Estrutura Organizacional, Contabilidade. ABSTRACT: After the creation of several regulations which discipline the implantation and functioning of the Internal Control, It is still possible to find municipalities in which the actuation of the Internal Control occur in an efficient manner, most of the time accomplishing with the legal formality, it means, with no effective actuation. Many factors contribute for this situation to last, for instance, the misconception that some mayors have when it comes to the function of the Internal Control, the inadequate organizational structure, technical stuff without qualification, among others. The current study aims to highlight how important the Internal Control is and how its actuation is of utmost importance for the management to succeed, contributing to the achievement of goals established efficiently, with accuracy as well as effectivity. The efficient actuation of the Internal Control is capable of providing the public managers greater tranquility with regard to the acts of his administration and yes, contribute for the External Control not to display flaws and problems which, once detected by the Internal Control might be corrected or also avoided. Keywords: Municipal Internal Control, Organizational Structure, Accounting.

1 2

Rogrio de Assis Teixeira, Professor Mestre em Administrao Pblica. Vera Vilma Spineli, Acadmica da Especializao Latu-Sensu em Gesto Pblica pela AMOG/IF Sul de Minas, Graduada em Cincias Contbeis pela Fundao Educacional de Guaxup. Atuou por seis anos na Administrao Pblica e atualmente Gerente Administrativa de Cooperativa. Email: vera.spineli@hotmail.com.

INTRODUO

Assim como na iniciativa privada, no setor pblico tambm se nota uma premente necessidade de controle. E, como na rea pblica deve ser feito somente o que a lei permite, h uma forte sustentao para que a implantao do controle interno na administrao pblica no fique restrita formalidade, mas sim que contribua para o cumprimento da lei. A necessidade de controle vem sendo observada h bastante tempo, como pode ser observado nos artigos 75 a 82 da Lei n. 4.320, os quais apontam a necessidade de atuao do Controle Interno e Externo como responsveis por um conjunto de aes que devem ser exercidas com o objetivo de executar e fiscalizar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas e oramentos de governo, e tambm a avaliao do resultado da gesto pblica. Posteriormente reafirmado com no artigo 74 da Constituio Federal (CF) e mais recentemente com a Lei Complementar 101/00, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Este trabalho justifica-se no intuito de analisar a importncia de desenvolver o controle na administrao pblica e tambm da forma que pode implantar este sistema. Teve como objetivo principal analisar e interpretar as aes do controle, como o interno e o externo, e as ferramentas que so necessrias, para o desenvolvimento destes, no municpio. Tambm buscou narrar a estrutura organizacional e a formalizao profissional. Atualmente tem sido muito cobrado dos governantes uma melhor atuao no que se refere eficincia na gesto pblica brasileira, objetivando a busca de equilbrio fiscal e financeiro das contas pblicas. As determinantes contidas nas leis que exigem a existncia de controle com a finalidade de avaliar o cumprimento das metas, execuo de programas e oramentos; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial; exercer controle das operaes de crditos, avais e garantias; e apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Com isso a preocupao dos gestores com o Controle na Administrao Publica aumentou, reforando a importncia do papel do Controle Interno na Gesto Publica. Este trabalho utilizou-se da metodologia baseada em fontes bibliogrficas, com foco na administrao pblica municipal, busca evidenciar os benefcios tais como a tranquilidade

e o sucesso que o gestor pblico ter a partir do momento em que utilizar de forma gerencial para as tomadas de decises, as informaes contidas nos relatrios do Controle Interno.

2 O CONTROLE NA ADMINISTRAO PBLICA

Primeiramente precisamos entender o conceito de Administrao Pblica, que nos dizeres de Meirelles (2004, p.64): Administrao Pblica, portanto, a gesto de bens e interesses qualificados da comunidade no mbito federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum. A Administrao Pblica vem passando por diversos processos estando em constante evoluo. Atualmente tende a deixa o modelo burocrtico e migrar para um modelo mais gerencial, com analise de resultados e buscando gerenciar melhor os recursos disponveis e consequentemente ofertando a sociedade melhores servios pblicos. este o entendimento que os gestores pblicos municipais precisam ter quanto existncia de controle e no o conceito errneo de que o controle um ato de interferncia de profissionais com o objetivo de identificar falhas e irregularidades em sua administrao a fim de prejudic-lo. Nos dizeres de Machado e Reis (1997, p. 166) atravs do exerccio pleno do controle evitar que as entidades governamentais desperdicem os recursos que lhes so oferecidos pela sociedade, e se endividem mais do que o seu prprio lastro financeiro permite. Estudos demonstram que durante toda a histria da humanidade, sempre houve uma preocupao com o Controle na Administrao Pblica, porm a sua atuao tinha como nico propsito atender a legislao imposta. Para Ferreira (2004, p. 7) o conceito de Controle na Administrao Publica : controle o mesmo que ato ou poder de dominar, regular, guiar ou restringir fiscalizao exercida sobre as atividades de pessoas, rgos ou produtos para que tais atividades no desviem das normas preestabelecidas. A Lei 4.320/64 que estatui normas gerais de direito financeiro para a elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito

Federal, estabeleceu que o controle fosse exercido pelos poderes Legislativo e Executivo, mediante controle externo e interno, respectivamente. A exigncia de controle foi reafirmada pela CF de 1988 em seus artigos 31 e 70:

Art. 31. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

O artigo 31 aplica-se somente aos municpios, e o artigo 70 a todas as esferas de governo, visando uma gesto efetiva, baseada na economicidade, na eficcia e na legalidade.

2.1 Controle Externo

O artigo 70 da CF/88 define que o Controle Externo est a cargo do Poder Legislativo, com o auxilio do Tribunal de Contas. Trata-se do controle realizado por rgo ou Poder distinto daquele que executa a atividade administrativa, que a fiscalizao que os tribunais de contas realizam juntamente com o Poder Legislativo sobre os atos do Poder Executivo. Conforme afirma Meirelles:

(...) controle externo o que se realiza por um Poder ou rgo constitucional independente funcionalmente sobre a atividade administrativa de outro Poder estranho Administrao responsvel pelo ato controlado, como p. ex., a apreciao das contas do Executivo e do Judicirio pelo Legislativo; a auditoria do Tribunal de Contas sobre a efetivao de determinada despesa do Executivo; a anulao de um ato do Executivo por deciso do Judicirio (MEIRELLES, 2004, p.61).

O mesmo autor faz referncia a um controle externo popular, como aquele previsto no artigo 31, 3 da CF, (...) determinando que as contas do municpio fiquem por sessenta dias disposio dos cidados, para que possam examinar apreciar e at questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei (IBID, p.62).

A sociedade pode e deve fiscalizar a gesto dos recursos pblicos do seu municpio. o chamado controle social, que mais uma forma de controle externo, avanando para uma democracia participativa, exigindo uma atuao mais eficiente por parte dos governantes. O cidado exerce esse controle quando participa de audincias publicas, quando atua nos conselhos municipais, acompanhando, participando das discusses e das decises; atravs dos vereadores por eles escolhidos. Conforme afirma Silva (2005, p.752), quando diz que consiste, assim, na atuao fiscalizadora do povo, atravs de seus representantes, sobre a administrao financeira e oramentria, ou ainda quando denuncia irregularidades na aplicao dos recursos ao Tribunal de Contas do Estado, Ministrio Pblico entre outros. Para Flores e Cavalheiro (2007, p. 16) O controle externo tem como principal finalidade verificar a probidade da Administrao, a guarda, a administrao e o emprego legal do Errio e o cumprimento da Lei Oramentria. O resultado da atuao do Controle Externo est ligado atuao efetiva do Controle Interno na administrao pblica, pois este, por meio dos relatrios mensais e anuais dar informaes necessrias para a execuo do trabalho do Controle Externo.

2.2 Controle Interno

A implantao do controle interno possui uma ampla fundamentao legal. No mbito federal temos a Lei Federal 4.320/64, a CF de 1988 e a Lei Complementar 101/00 LRF. No mbito do estado de Minas Gerais, h a Lei Complementar 102/2008 Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a Resoluo 12/08 Regimento Interno do TCEMG e a Constituio Estadual de Minas Gerais. Na esfera municipal h ainda, a Lei Orgnica, que geralmente dedica alguns artigos ao funcionamento do Sistema de Controle Interno. A instituio do Controle Interno necessita de Lei, que dispor sobre sua criao, decreto que regulamente o seu funcionamento e a nomeao de seus agentes, que geralmente feita por meio de portaria.

O controle interno orientado para realizar a auto avaliao da administrao (com suas limitaes usuais); abrange preocupaes de ordem gerencial (eficincia e contributividade), programtica (eficcia e convergncia) e administrativo-legal (conformidade) (IBID, p.23).

O controle interno o trabalho realizado a partir de procedimentos e normas adotados pela organizao municipal, com o objetivo de avaliar as condutas administrativas produzidas dentro da prpria organizao, muitos at confundem o papel do Controle Interno com o da Auditoria Interna, mas esta uma viso equivocada, uma vez que auditoria interna trabalho organizado de reviso e apreciao dos controles interno, normalmente realizada por um departamento especializado. A Lei Federal 4.320/64 determina em seus artigos 76 e 77, que o Poder Executivo exera os trs tipos de controle:
Art. 76. O Poder Executivo exercer os trs tipos de controle a que se refere o artigo 75, sem prejuzo das atribuies do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. Art. 77. A verificao da legalidade dos atos de execuo oramentria ser prvia, concomitante e subsequente.

Conforme Citadini (1998, p.10):

O controle interno faz parte da Administrao, subordina-se ao Administrador, tendo por funo acompanhar a execuo dos atos, indicando, em carter opinativo, preventiva ou corretivamente, aes a serem desempenhadas com vistas ao atendimento da legislao.

Diante das novas legislaes aplicadas ao setor pblico, principalmente quanto s questes de transparncia, o Controle Interno se torna um rgo ainda mais imprescindvel, por isso implanta-lo de fato, de maneira efetiva, aperfeioar a alocao dos recursos pblicos, evitando fraudes, erros e desperdcios que prejudicam os resultados a serem alcanados. Nos dizeres de Flores e Cavalheiro (2007):

A mxima proibido gastar deveria ser trocada por proibido gastar mal. Sem generalizar, grande parte dos gastos pblicos excessivos fruto, dentre outros, da ausncia de planejamento adequado, da burocracia excessiva, de um foco distorcido do objetivo do Poder Pblico, de interesses pessoais sobrepondo-se aos interesses pblicos, de conflitos interpessoais e polticos dentro da instituio, do recrutamento e treinamento inadequado dos servidores, de meios informatizados obsoletos. possvel resumir todas as causas levantadas como a ausncia de um sistema de controle interno efetivo (IBID, p. 8).

Dentre as funes dos controles internos est o auxilio ao gestor, com o intuito de oferec-lo maior segurana e mant-lo informado da legalidade dos atos praticados pela sua administrao, permitindo a identificao e correo de desvios ou erros. Isso ajudar a viabilizar o cumprimento das metas estabelecidas nos planos e oramentos pblicos. Como sintetizado por Flores e Cavalheiro (2007, p.27): Os controles internos do a possibilidade de exercer, realmente, a funo de gestor dos negcios pblicos. E confirmado por Machado e Reis (1997, p.165), (...) representa uma ferramenta de grande valiosidade na detectao de falhas operacionais dos procedimentos adotados e na manuteno da integridade da entidade. Os objetivos do Controle Interno devem ser direcionados no sentido de melhorar a alocao dos recursos, obter informaes confiveis dos resultados atingidos, salvaguarda os ativos, cumprir com as normas legais que regem a administrao publica evitar riscos que possibilitem erros, desperdcios ou fraudes, e num sentido mais amplo, contribuir de maneira efetiva para que se possa alcanar as polticas da administrao, com segurana na efetivao das aes. As aes de controle podem ser preventivas, que so voltadas para a correo de eventuais desvios em relao s metas estabelecidas e aos procedimentos realizados, concomitante, que visa acompanhar a execuo dos atos, e posteriores, que procuram identificar erros e falhas cometidas no ato j praticado. de extrema importncia para os gestores municipais a existncia de um adequado sistema de controle interno, que a partir de uma organizao do funcionamento dos processos inerentes gesto pblica, possvel evitar erros, fraudes e desperdcios, alm identificar e produzir informaes importantes que podem auxiliar o gestor pblico na tomada de deciso. A atuao efetiva do controle interno, com identificao dos erros e correes durante a execuo dos procedimentos adotados pela administrao publica municipal, contribuem para que denncias quanto a irregularidade e ilegalidades sejam evitadas, que poderiam ser praticadas pelos gestores municipais, ainda que por equvoco. Isso contribui para resguardar o gestor pblico de punies administrativas e pessoais.

3 EXIGNCIAS DO TRIBUNAL DE CONTAS QUANTO A ATUAO DO CONTROLE INTERNO

Os sistemas de controle externo e interno se completam, uma vez que este ltimo instrumento necessrio para viabilizao do cumprimento da misso institucional do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas (TC) o qual tem o poder de condenar os responsveis por atos pblicos e at aplicar algumas sanes, como por exemplo, a aplicao ao agente pblico de multa proporcional ao valor do prejuzo causado ao errio, a aplicao de multa ao responsvel por contas julgadas irregulares, at o afastamento provisrio do cargo entre outros, ressaltamos ainda que alm das sanes aplicadas pelo TC, ainda tem a legislao eleitoral que prev a inelegibilidade por cinco anos, dos responsveis por contas julgadas irregulares. J o controle interno diante da vantagem de estar prximo de todos os processos que ocorrem durante a execuo das tarefas tem o objetivo de orientar, e desta forma identificar possveis desvios e antecipar a regularizao, alm de coibir que novos desvios de mesma natureza voltem a ocorrer. Para Bugarin (1995, p.47-57): Infelizmente, no Brasil o relacionamento entre os rgos de controle interno e os de controle externo no satisfatrio, carecendo ainda de uma atuao mais harmnica. Muito tem sido discutido entre a Secretaria Federal de Controle e os Tribunais de Contas sobre o aperfeioamento do sistema de controle. A principal concluso o quanto necessrio de se fazer funcionar o mecanismo de controle dos gastos. H anos estudiosos de controle no setor pblico clamam por avanos na eficincia da fiscalizao. Dentre as diversas exigncias que o TCMG, faz ao Controle Interno, merece destaque o dispositivo na Instruo Normativa (IN) n 16/08, que determina atribuies relacionadas com as contas anuais, conforme segue:

Art. 3. - As contas de exerccio devero ser submetidas ao respectivo rgo de controle interno, o qual emitir relatrio, contendo: I avaliao do cumprimento e da execuo das metas previstas no Plano Plurianual de Ao Governamental, na Lei de Diretrizes Oramentrias e na Lei Oramentria Anual;

II declarao de que foi verificada e comprovada a legalidade dos atos de gesto oramentria, financeira e patrimonial; III avaliao dos resultados quanto eficcia e eficincia da gesto oramentria, financeira e patrimonial; IV relao das auditorias contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial realizadas, indicando as providncias adotadas diante das falhas, irregularidades ou ilegalidades porventura constatadas; V avaliao das providncias adotadas pelo dirigente diante de danos causados ao errio, especificando, quando for o caso, as sindicncias, inquritos e processos administrativos ou tomadas de contas especiais instauradas no perodo e os respectivos resultados, indicando nmeros, causas, datas de instaurao e de comunicao ao Tribunal de Contas; VI indicao das auditorias realizadas pela Auditoria Geral do Estado AUGE, evidenciando as inconformidades apuradas em relatrios, os registros contbeis decorrentes da apurao, quando for o caso, bem como as medidas implementadas para saneamento de impropriedades ou irregularidades; VII parecer conclusivo sobre as contas de exerccio. 1. - Os esclarecimentos solicitados pelo controle interno ao dirigente da entidade, sobre as contas de exerccio, devero acompanhar o relatrio emitido. 2. - Verificada em inspeo ou auditoria, ou no julgamento das contas, irregularidade ou ilegalidade que no tenha sido comunicada tempestivamente ao Tribunal, e caracterizada a omisso, o dirigente do rgo de controle interno, na qualidade de responsvel solidrio, ficar sujeito s sanes previstas na Lei Complementar n. 102/2008, sem prejuzo das demais sanes legais cabveis.

de suma importncia atender o 2 acima citado, pois este demonstra a necessidade de um controle efetivo, que avalie e analise todos os procedimentos e processos ocorridos em todas as unidades da administrao, como tambm a importncia do papel do controle interno para que o Controle Externo consiga executar sua misso institucional. Este pargrafo tambm nos faz entender a necessidade do controle de ter uma autonomia dentro da estrutura organizacional. importante tambm que os profissionais de controle interno sejam parte do quadro de funcionrios efetivos. Esta exigncia foi instituda pela Constituio Federal de 1988, em seu artigo 74, inciso IV, pargrafo 1 e reforada por esta IN. A LRF traz em seu artigo 59 a questo da fiscalizao quanto ao cumprimento das normas, por esta estabelecida, as quais devero ser observadas e exercidas pelos controles Externo e Interno:
Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizaro o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com nfase no que se refere a: I atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias;

10

II limites e condies para realizao de operaes de crdito e inscrio em Restos a Pagar; III medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos arts. 22 e 23; IV providncias tomadas, conforme o disposto no art. 31, para reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria aos respectivos limites; V destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as desta Lei Complementar; VI cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver.

Cabe ao TC dentre as diversas funes averiguarem se a fiscalizao realizada pelo controle interno nos municpios efetiva, qual a periodicidade em que ocorre, como sua atuao acontece, ou seja, se tem planejamento, quando so apuradas as irregularidades e ou ilegalidades, quando o prefeito (chefe do Poder Executivo) e/ou Tribunal de Contas so informados. Cabe ressaltar que a falta de comunicao o Controle Interno ao gestor e em ltimo caso ao Controle Externo, deixar o controlador sujeito s sanes, como responsvel solidrio. Os Tribunais de Contas analisam a atuao do Controle Interno por meio de relatrios mensais e anuais e tambm quando visitam os municpios buscando informaes quanto efetividade do seu funcionamento. A existncia de harmonia entre os dois controles, exercendo suas funes concomitantemente e em parceria, contribuem para aperfeioar as aes dos gestores municipais, oferecendo-lhes a segurana quanto ao atendimento das exigncias legais.

4 FERRAMENTAS NECESSRIAS PARA O EFETIVO DESENVOLVIMENTO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL.

Existem vrias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do controle interno Municipal, juntas elas propiciam um melhor e maior desenvolvimento na Administrao Pblica.

11

4.1 Estrutura Funcional

O alcance de bons resultados do Controle Interno est intimamente ligado questo de que a entidade pblica tenha estrutura administrativa e funcional previamente definida com cargos e atribuies de cada funcionrio. Esta estrutura deve atender ao principio da segregao de funes, onde uma mesma pessoa no pode executar o procedimento e ao mesmo tempo, ser responsvel por conferi-lo. Os autores Flores e Cavalheiro deixam claro a necessidade de se ter uma estrutura administrativa:
Para que se organizem aes de controle, indispensvel que o ente pblico tenha uma estrutura administrativa organizada, com funes, atribuies se competncias claramente definidas e distribudas (FLORES E CAVALHEIRO, 2007, p. 28).

Estudiosos tm diferentes pontos de vista sobre a questo da estrutura administrativa funcional. Alguns defendem a subordinao. Outros, porm defende que se torna necessrio lembrar que o controle interno no desempenha sua funo nica e exclusivamente para o gestor municipal, mas tambm para o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo, e que quando so detectados irregulares e ilegalidades o Controle Interno tem o dever de comunicar o fato aos rgos que desempenham o controle externo sob a responsabilidade de responder por omisso. Para Citadini (1998):

O Controle Interno faz parte da Administrao, subordina-se ao Administrador, tendo por funo acompanhar a execuo dos atos, indicando, em carter opinativo, preventiva ou corretivamente, aes a serem desempenhadas com vistas ao atendimento da legislao (IBID, p. 13).

J para S, (2001, p.2): A controladoria, implantada com independncia funcional, sem nenhuma subordinao hierrquica, traz inmeros benefcios ao relacionamento entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Tribunal de Contas.

12

Alm de S, Siqueira tambm defende a independncia do sistema de controle interno dentro da estrutura organizacional do municpio e vai alm destacando a sociedade como controle externo:

(...) representar, dentro do Poder Executivo, uma entidade do Poder Executivo independente no Poder Executivo, capaz de levar, sociedade, informaes daquilo que est ocorrendo, inclusive daquilo que est errado. Este trabalho novo na rea e exige um jogo de cintura muito grande para levar sociedade informaes do controle, porque ela que paga, atravs dos tributos, os salrios de seus integrantes. Ou seja, se o governo no tem estrutura para fazer uma boa gesto, no deveria gerir dinheiro do contribuinte. No se deve dar dinheiro a quem no tem capacidade, porque o resultado certamente ser negativo, A Secretaria Federal do Controle deve buscar, junto sociedade organizada, um elo entre o governo e o cidado servindo como intermedirio entre quem paga e quem administra os gastos pblicos (SIQUEIRA, 2009, p.1).

4.2 Estrutura Organizacional

A cultura de cada municpio influencia na maneira de executar as atividades. Por isso torna-se necessrio que cada entidade pblica tenha uma cultura organizacional prpria, mas tambm uma estrutura que oferea condies de trabalho, tanto com recursos humanos quanto materiais, com softwares atualizados, equipamentos e mobilirios que permitam a boa execuo dos trabalhos. Nos dizeres de Cavalheiro (2001, p. 12):

O elemento humano o fator primordial para o sucesso da fiscalizao, pois dele depende a direo e o numero de variveis que podero, ou no, interferir na organizao do sistema e na operacionalizao interativa entre os setores, avaliandose o grau de conformidade com os objetivos propostos.

O sistema de informao e comunicao do municpio deve identificar armazenar e comunicar toda informao relevante, na forma e no perodo determinados, a fim de permitir a realizao dos procedimentos estabelecidos. Ainda deve orientar a tomada de deciso, permitir o monitoramento de aes e contribuir para a realizao de todos os objetivos de controle interno.

13

Outra grande importncia para a estrutura funcional do Controle Interno refere-se sua composio, que deve ser feita por servidores efetivos, a fim de garantir a continuidade dos trabalhos e melhor desempenho do planejamento e execuo dos procedimentos. Tambm imprescindvel que os profissionais que atuam no controle interno devem possuir autonomia profissional, com liberdade de acesso a documentos e informaes necessrias para o desempenho de suas funes, pois este acesso, torna-se praticamente impossvel desempenhar o papel que lhe atribudo. Flores e Cavalheiro (2007), defende o exerccio de cargo efetivo na Unidade de Controle Interno, pois em funo da necessria autonomia no defeso o exerccio de cargos em comisso na Unidade de Controle Interno, uma vez que o controle interno no serve apenas ao Prefeito ou ao Presidente do Legislativo ou s entidades da Administrao Indireta, mas ao Legislativo como controle externo, ao Tribunal de Contas e Sociedade. Os cargos em comisso sofrem constante rotatividade de pessoas o que prejudica a eficincia das operaes. Para atuar no Controle Interno o funcionrio de cargo efetivo precisa desenvolver habilidade e competncias, pois as exigncias so muitas, conforme afirma Pellini at all o Controle Interno deve ser exercido por pessoal devidamente habilitado, treinado e motivado, cujo ingresso na funo pblica se d exclusivamente pela via do concurso pblico (PELLINI, 2003, p.2).

4.3 Formao Profissional

A Lei Complementar 101/00 (LRF) estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade fiscal, considerada um grande avano para o Controle Interno. Diante desta exigncia legal que solicita verificao e analises de demonstraes contbeis torna-se importante e necessrio presena do profissional Bacharel em Cincias Contbeis com respectivo registro no Conselho Regional de Contabilidade atuando no Controle Interno. Isso importante para que as anlises e avaliaes que envolvem a verificao dos demonstrativos contbeis, reviso de balanos inclusive patrimoniais so matrias exclusivas do exerccio das atividades da profisso de contador.

14

Conforme Flores e Cavalheiro:

Observa-se, ainda que, mesmo em pequenos municpios deve-se realizar concurso, cuja formao seja a de contador (com situao regular no respectivo CRC), para atuar especificamente na Unidade de Controle e no para chefe de controle interno (at porque para chefe/responsvel no se realiza concurso; escolhe-se/indica-se) (IBID, p.63).

No que se refere formao profissional a funo de controle esta a cargo do profissional da contabilidade, tanto que o Conselho Federal de Contabilidade aprovou em 21 de novembro de 2008 a NBC T 16.8 que contem matria especifica de Controle Interno, atribuindo a este funo de suporte de informao contbil, no intuito de minimizar riscos e dar validade s informaes da contabilidade de maneira a atingir os objetivos estabelecidos pela Administrao. Cavalheiro (2001, p. 23) conclui que h a necessidade de haver um redesenho de como administrar o Setor Publico. Em suma, a Contabilidade Governamental cresceu em importncia com a edio das novas normas, reforando a necessidade preparao e profissionalizao dos servidores municipais. A profissionalizao dos servidores possui fundamentao legal, conforme artigo 5 da Emenda Constitucional n 19-98, que acrescenta o 2 ao artigo 39 da Constituio Federal de 1988:

2 A Unio, os Estados e o Distrito Federal mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados.

Para que a administrao pblica municipal consiga atender as diversas exigncias a ela impostas, os gestores e servidores pblicos precisam estar mais bem preparados. Servidores capacitados oferecem melhores rendimentos e minimizam custos.

15

CONTROLE

INTERNO

COMO

FERRAMENTA

GERENCIAL

NA

ADMINISTRAO PUBLICA

O controle interno na administrao publica municipal apresenta um ponto positivo quando exerce a funo de apoio gesto administrativa. Flores e Cavalheiro (2001, p. 21):

Os resultados da ao do Estado so considerados ruins, bons ou excelentes no porque os processos administrativos esto sob controle e so seguros (isso fundamental), mas porque as necessidades do cidado esto ou no sendo atendidas. Nota-se constante crescimento na demanda dos servios pblicos prestados com eficincia e neste contexto as normas e princpios legais, o acompanhamento das aes e as medidas corretivas a fim de garantir eficincia e economicidade dos recursos disponveis agregam qualidade a estes servios, neste caso o controle interno merece destaque.

Castro, (2008, p. 55), mostra:

A importncia do controle interno para os gestores: O controle interno importante para os gestores e os auditores. Razo pela qual, o principal papel de uma auditoria interna garantir, para os dirigentes da entidade, que os controles internos esto funcionando adequadamente. Quanto maior o risco e a incerteza, mais importante ser a verificao sobre o funcionamento adequado dos controles internos. Desta forma, no h como dissociar o controle interno da ao de administrar ou gerenciar.

O acompanhamento e avaliao do envolvimento das unidades da organizao no Controle Interno possibilitam ao gestor a tomada de deciso que resultem em maior eficincia. De acordo com Pires (2007, p.11):

(...) A aceitao do controle interno e sua proximidade com a realidade do rgo pblico correspondente so de fundamental importncia para o acompanhamento e anlise das aes do gestor e de toda a estrutura administrativa, que exercida de forma contnua e permanente. A atuao da controladoria, desenvolvida de forma coordenada e abrangente em nvel organizacional, dever gerar propostas ao administrador no sentido de alterar a prtica de determinado ato, contribuindo para a melhoria dos servios pblicos com a diminuio de erros e a verificao da relao custo/benefcio dos gastos, para garantir maior eficincia e efetiva transparncia na realizao das atividades pblicas.

16

O controle interno desempenha um papel to importante para a Administrao Pblica Municipal que a INTOSAI Organizao Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, apresenta a seguinte definio:

Todo o sistema de controles financeiros e de qualquer outra natureza da entidade aditada, incluindo a estrutura organizacional, os mtodos, os procedimentos e a auditoria interna, estabelecidos pelos administradores segundo os objetivos da entidade, que contribuem para que ela seja regularmente administrada de forma econmica, eficiente e eficaz, garantindo, assim, a observncia das polticas determinadas pela administrao, salvaguardando bens e recursos, assegurando a fidedignidade e integridade dos registros contbeis e produzindo informaes financeiras e gerenciais confiveis e tempestivas. (INTOSAI, 1993, p. 295).

Flores e Cavalheiro destacam a importncia de instrumentos de controle para a correta utilizao de recursos pblicos:
Nas organizaes pblicas, todos os que guardam e administram bens ou rendas tem o dever de prestar contas sobre essa responsabilidade. Forte , portanto, a necessidade de instrumentos de controle para aferir a correta utilizao dessa responsabilidade, analisada por unidade administrativa de governo, programa e aes de governo, bem como pelos seus gerentes. Mais do que uma necessidade, o controle sobre as prestaes de contas na Administrao Pblica um dever (FLORES E CAVALHEIRO, 2007, p. 34).

O gestor pblico responsvel pela organizao do Controle Interno em seu municpio, devendo oferecer todas as condies necessrias sua implantao e funcionamento de forma tcnica e independente. Deve avaliar qual a estrutura adequada para atender as necessidades da instituio e zelar para que todos os instrumentos necessrios ao pleno funcionamento do Controle Interno estejam disponveis. Cabe ressaltar tambm que cabe ao administrador manifestar sua vontade de regularizar os atos praticados com algum vicio ou irregularidade, que venha a ser levantadas durante a execuo do trabalho do Controle Interno. A atuao do Controle Interno capaz de proporciona ao gestor publico tranquilidade quanto aos atos de sua administrao evitando punies e sanes, pois as correes podem e devem ser tomadas antes do apontamento do Controle Externo.

17

6 CONSIDERAES FINAIS

A discusso realizada at aqui nos permite dizer que, apesar de toda legislao (federal, estadual e municipal) prever a implantao do Controle Interno nos municpios, atender a legislao no sentido de apenas se criar o Controle Interno no deve ser o nico objetivo, pois a finalidade de sua implantao gerar benefcios para gestor e a sociedade e, sua mera instituio no garante isso. A ineficincia do controle interno que pode ser observada nos municpios de pequeno porte se deve a vrios motivos. Dentre estes, podemos citar muitas vezes os prefeitos, que so eleitos para administrar estes municpios e com uma grande aceitao popular, mas poucos conhecem da Administrao Pblica e as exigncias legais que devem cumprir. Assim, para estes gestores o controle interno integra a estrutura da administrao que pode ser preenchida normalmente por cargos em comisso, o que pode significar um erro, pois este tipo de cargo requer acima de tudo, qualificao profissional. Contribuindo com esta situao tem tambm a viso deturpada quanto ao papel do Controle Interno. Pois, os gestores no os vem como aliados, como pea fundamental para fazer uma administrao pautada de conhecimentos, informaes tempestiva sem contar que estes aps cumprirem seus mandatos tero a conscincia tranquila quanto prestao de contas. de fundamental importncia que os gestores pblicos vejam o Controle Interno como aliados, como pea imprescindvel para que os atos praticados sejam pautados por respeito legislao, com o fornecimento de informaes tempestivas e fidedignas. O gestor responde pelos seus atos no apenas enquanto esto no exerccio do cargo, mas mesmo aps deixarem a funo, o que requer uma prestao de contas correta e amparada pelo Controle Interno. A ausncia de conhecimentos tcnicos por parte dos gestores pblicos pode ser amenizada se estes estiverem amparados por um controle interno composto por profissionais qualificados, selecionados por meio de concurso pblico. Uma das reas de grande importncia neste cenrio e que muito tem a agregar o profissional de Cincias Contbeis, devido escassez de recursos financeiros que os municpios pequenos enfrentam. Essa precariedade de recursos inviabiliza a implantao de uma grande equipe, composta por

18

diversos especialistas. Uma proposta interessante que todas as unidades da organizao tenham pessoas representantes da Unidade de Controle Interno, e que esta unidade tenha pelo menos um responsvel, que saiba avaliar e analisar os demonstrativos, balanos, relatrios e informaes que auxiliem no cumprimento das funes. O conhecimento sobre questes financeiro e o contbil, por parte do controlador se fazem necessrio, tendo em vista a necessidade de analisar balanos, indicadores e dados contbeis que revelam a situao da entidade pblica e que podero influenciar no alcance da efetividade das politicas pblicas, algo to esperado pela sociedade. Identificar os erros e corrigi-los por meio dos procedimentos de Controle Interno Efetivo, durante a execuo das atividades, so tarefas que auxiliam a resguardar o gestor pblico, evitando denncias de irregularidades e ou ilegalidades, que ainda que ocorram por equvoco, podero impor aos gestores pblicos as penalidades previstas em lei.

REFERNCIAS BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1998. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2001. ________. Resoluo CFC n 1.135, de 21 de novembro de 2008. Aprova a NBC T 16.8 Controle Interno. Disponvel em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em 21/05/2012. ________. Portaria Ministrio da Fazenda n 184, de 25 de agosto de 2008. Dispe sobre as diretrizes a serem observadas no setor pblico (pelos entes pblicos) quanto aos procedimentos, prticas, laborao e divulgao das demonstraes contbeis, de forma a torn-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. Disponvel em: <http://www.fazenda.gov.br>. Acesso em 21 de mai. de 2012.

BUGARIN, B. J. Controle das finanas pblicas: uma viso geral. Revista do tribunal de Contas da Unio. 1994. CAVALHEIRO, J. B.; FLORES, P. C. A Organizao do Sistema de Controle Interno Municipal. 4. ed. Porto Alegre: CRC/RS, 2001. CASTRO, D. P. de. Auditoria e controle interno na administrao pblica. So Paulo: Atlas, 2008 CAXIAS DO SUL. Controladoria Geral do Municpio. 2007. Disponvel em: <http://www.caxias.rs.gov.br/controladoria/controladoria.php4>. Acesso em: 20 mai. 2012.

19

CITADINI, A. R. Municpios Inviveis e Controle do Dficit Pblico, Jornal Dirio Comrcio e Indstria, p.4, Nov. 1998. CHAVES, R. S. Auditoria e Controladoria no Setor Pblico. 2007. Disponvel em: <www.contas.cnt.br>. Acesso em: 06 jun. 2012. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resoluo CFC n 750, de 29 de dezembro de 1993. Dispe sobre os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFC). Disponvel em:<http://www.cfc.org.br>. Acesso em 21 de mai. de 2012. CRUZ, F. da; GLOCK, J. O. Controle Interno nos Municpios: orientao para a implantao e relacionamento com os Tribunais de Contas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2005. FLORES, P. C. Auditoria Governamental no Controle Interno. In:InstitutoGamma de Assessoria a rgos Pblicos. Porto Alegre, 2006. FLORES, P. C. Controladoria na Gesto Governamental. XI Conveno de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Bento Gonalves, 12-14 set. 2007. KOHAMA, H. Contabilidade Pblica: teoria e prtica. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2003. INTOSAI International Organization of Supreme Audit Institutions. Guia para normas de Controle Interno. Trad. Helosa Garcia Vidal Pinto. Revista do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Braslia, v.19, 1993. MACHADO JUNIOR, J. T.; REIS, H. da C. A Lei 4320 comentada. 33. ed. Rio de Janeiro: IBAM, 2003. MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 16.ed. atual., 2.tir. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. PELLINI, A. M. Os sistemas de planejamento, execuo e controle na Gesto Pblica: uma nova proposta. Porto Alegre: Contexto, 2003. PIRES, V. C. Apostila do curso de especializao em formulao e gesto de polticas pblicas. Maring. 2007. REIS, H. da C. Sistema de controle interno e avaliao do desempenho governamental com utilizao das informaes contbeis. Instituto Brasileiro de Administrao IBAN. Escola Nacional de Servios Urbanos ENSUR, Rio de Janeiro, 2000. S, J. A. de. Contabilidade e Administrao Pblica. Boletim IOB. So Paulo: IOB,2001/2002. v. 1. SILVA, L. M. da. Contabilidade Governamental: um enforque administrativo. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005.

20

SIQUEIRA, F. R. de. Evoluo do Sistema Governamental de Controle. Braslia: Aturais da Universidade, 1999. Disponvel: www.impcon.com.br/evoluo-do-sistema-de-controle.htm. Acesso em 15 e junho de 2012.

SLOMSKI, V. Controladoria e governana na gesto pblica. So Paulo: Atlas, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi