Vous êtes sur la page 1sur 3

Filosofia

10 . Ano Isabel Bernardo Catarina Vale

UNIDADE II A AO HUMANA E OS VALORES


Dimenses da ao humana e dos valores

FICHA FORMATIVA
Nome: N .: Turma: Data:

GRUPO I
1. Clarifica os conceitos de: a) norma; b) conscincia moral; e) tica consequencialista. c) tica; d) tica deontolgica;

2. Estabelece a relao entre a noo de experincia convivencial e a de norma moral. 3. L o seguinte texto.
Viver eticamente pensar sobre as coisas que se encontram para alm dos nossos prprios interesses. Quando penso eticamente torno-me apenas um ser, com necessidades e desejos prprios, certamente, mas a viver no meio de outros que tambm tm necessidades e desejos. Quando agimos eticamente, devemos ser capazes de justificar o que estamos a fazer, e essa justificao deve ser tal que possa, em princpio, convencer qualquer ser razovel.
Peter Singer (2006). Como havemos de viver? A tica numa poca de individualismo. Lisboa: Dinalivro, p. 303

3.1 Clarifica o que o autor considera ser viver eticamente. 3.2 Explica porque que viver eticamente implica o desenvolvimento de uma conscincia tica.

GRUPO II
A teoria tica de Kant, e sobretudo a sua noo de universalizabilidade dos juzos morais, por vezes criticada por ser vazia. Isto significa que a sua teoria s nos oferece um enquadramento que revela a estrutura dos juzos morais sem ajudar em nada os que esto perante tomadas de deciso morais efetivas. D pouca ajuda s pessoas que tentam decidir o que devem fazer. Esta crtica negligencia a verso do imperativo categrico que nos ensina a tratar as pessoas como fins, e nunca como meios. Nesta ltima formulao, Kant d, sem dvida, algum contedo sua teoria moral. Mas, mesmo combinando a tese da universalizabilidade com a formulao dos meios e dos fins, a teoria de Kant no oferece solues satisfatrias para muitas questes morais. Por exemplo, a teoria de Kant no consegue dar facilmente conta dos conflitos entre deveres. Se, por exemplo, eu tenho o dever de dizer sempre a verdade e tambm o de pro-

EDIES ASA 2013

Dimenses da Ao Humana e dos Valores

teger os meus amigos, a teoria de Kant no me poder mostrar o que deverei fazer quando estes deveres entram em conflito. Se um louco com um machado me perguntasse onde est o meu amigo, a minha primeira reao seria mentir-lhe. Dizer a verdade seria fugir ao meu dever de proteger o meu amigo. Mas, por outro lado, segundo Kant, dizer uma mentira, mesmo numa situao-limite como esta, seria uma ao imoral: tenho o dever absoluto de nunca mentir.
N. Warburton (1998). Elementos bsicos de filosofia. Lisboa: Gradiva, pp. 77-78.

1. Clarifica em que consiste, segundo Kant, o imperativo categrico. 2. Explica o que quer dizer o autor do texto quando refere que uma das crticas tica kantiana a de no dizer aos agentes como agir em concreto. 3. Explicita porque que um mesmo ato como no mentir pode ser, para Kant, moralmente bom ou ausente de inteno tica. 4. Explica em que consiste a objeo, dirigida tica kantiana, presente no ltimo pargrafo do texto.

GRUPO III
1. Mostra porque a tica de Mill uma tica hedonista. 2. Enuncia as principais diferenas entre a tica kantiana e a tica de Mill. 3. Expe os dois princpios ticos que sustentam a tica utilitarista. 4. Clarifica qual a crtica que Rachels apresenta neste texto ao utilitarismo.
Suponha que est a caminho do teatro quando algum lhe lembra que o dinheiro que se prepara para gastar podia ser usado para providenciar comida a pessoas com fome ou vacinas a crianas do Terceiro Mundo. Certamente que essas pessoas precisam mais de comida e medicamentos do que o leitor precisa de ver uma pea de teatro. Por isso, desiste do seu entretenimento e d o dinheiro para uma organizao de caridade. Mas isso no pe fim ao caso. Pelo mesmo tipo de raciocnio, o leitor no pode comprar roupas novas, um carro, computador ou uma mquina fotogrfica. Provavelmente deveria mesmo mudar-se para um apartamento mais barato. Afinal de contas, o que mais importante ter estes luxos ou as crianas terem algo para comer?
J. Rachels (2004). Elementos de filosofia moral. Lisboa: Gradiva, p. 162.

EDIES ASA 2013

5. Explicita de que forma Mill responderia a esta objeo.

Vous aimerez peut-être aussi