Vous êtes sur la page 1sur 2

CIDO KJICO

Ao Teraputica: despigmentante. Nome qumico: 2-hydroxymethyl-5-hydroxy- g -pyrone 1. Propriedades: as hiperpigmentaes so, em geral, distrbios caracterizados pelo aumento de melanina e outros pigmentantes na pele. Os principais desencadeadores so as radiaes solares, os hormnios sexuais e agentes externos, fontes de radicais livres. O cido Kjico um dos despigmentantes naturais mais eficientes do mercado, por isso tem sido muito usado com excelentes resultados; tem ocupado posio de destaque entre as substncias usadas para o clareamento de vrios tipos de hipercromias cutneas. O cido Kjico uma substncia produzida por um cogumelo japons chamado Koji, que usado tambm na fermentao do arroz para produo de saque. A vantagem desse produto est na suavidade de ao sobre a pele; o cido Kjico no causa irritao nem fotossensibilizao no usurio, possibilitando seu uso at mesmo durante o dia. Alm disso, o cido Kjico no oxida como muitos clareadores cutneos e pode ser associado ao cido Gliclico.

2. Indicaes: Alm do seu efeito despigmentante, o cido kjico tambm atua como antisptico impedindo a proliferao de fungos e bactrias na pele. Ele tambm tem ao anti-oxidante ajudando na preveno do envelhecimento cutneo e pode ser usado em formulaes junto com cido gliclico, vitamina C, entre outros ativos.

3. Mecanismo de ao: cido Kjico age inibindo a formao da melanina. Ele quela os ons cobre e bloqueia a ao da tirosinase, acabando com as manchas. O efeito do cido Kjico ocorrer aps 2 a 4 semanas de uso contnuo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais, especialmente aquelas com pele oleosa ou muito espessa. Os resultados vo melhorando medida que se continua a aplicao por at 6 meses.

4. Vantagens: a vantagem desse produto est na suavidade de ao sobre a pele. O cido Kjico no causa irritao nem fotossensibilizao no usurio, possibilitando seu uso at mesmo durante o dia. Alm disso, o cido Kjico no oxida como muitos clareadores cutneos e pode ser associado ao cido Gliclico.

-1It_cido kjico_09/04/09

5. Propriedades e precaues: indicado de 1% e a 3% em cremes e emulses fluidas no inicas, gis, gis-creme e loes aquosas. Para a eficcia do tratamento necessria que a pele se encontre, limpa e hidratada, para uma boa ao do despigmentante; no aplicar este em grandes extenses da pele, em crianas com idade inferior a 12 anos ou durante a gravidez ou amamentao. No aplicar o despigmentante sobre a pele irritada ou inflamada em em queimaduras solares.; no colocar o produto em contato direto com os olhos e lavar sempre as mos aps a sua aplicao. Cumprir o tempo de tratamento, pois o resultado nem sempre imediato, mas sim gradual. 6. Sugestes de frmulas Gel despigmentante cido Kjico.......................2% cido Gliclico...................6% Alfa Bisabolol.....................1% Gel............qsp................... 30g Loo despigmentante Arbutin ...............................2% cido Kjico..................... 1% Loo qsp ........................30ml Observao: as formulaes acima descritas apresentam o cido kjico nas suas dosagens mais usuais, mas pode sofrer alteraes de acordo com o quadro clnico de cada paciente.

Referncias bibliogrficas: BATISTUZZO, J.A.O.; ITAYA, M.; ETO, Yukiko. Formulrio Mdico Farmacutico, 2 edio, So Paulo, Tecnopress, 2002.

-2It_cido kjico_09/04/09

Vous aimerez peut-être aussi