Vous êtes sur la page 1sur 69

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO - TCC

TCC
REGULAMENTO
Art. 2 O Trabalho de Concluso de Curso consiste em uma Pesquisa Individual Orientada, relatada sob a forma de uma monografia indita e condio imprescindvel obteno do diploma de graduao no Curso de Engenharia Civil. A pesquisa poder ser Bibliogrfica, Experimental, de Campo, Documental ou Estudo de Caso e ser comunicada na forma escrita e na forma oral.

TCC
INCIO DO TCC Passos para o desenvolvimento inicial do TCC I (Prprojeto): 1. Escolha do tema; 2. Verificar junto Coordenao de TCC se a sua proposta j foi realizada na instituio; 3. Escolha do professor orientador relacionado linha de pesquisa escolhida; 4. Entregar o Aceite de Proposta do Orientador (Anexo 16), assinada pelo mesmo;

TCC
5. Entregar o Resumo da Proposta de TCC I (Anexo 17); 6. Entregar o Termo de Compromisso de Originalidade (Anexo 18); 7. Toda a documentao dever ser entregue at a data determinada em edital.

TCC
Passos para o desenvolvimento inicial do TCC II (monografia): A disciplina TCC II (monografia) consiste na concluso do trabalho.

TCC
- CONTROLE DA FREQUNCIA DO TCC AVALIAO PRELIMINAR DO TCC

O objetivo da etapa de Avaliao Preliminar do TCC I e TCC II a realizao de um diagnstico inicial do trabalho do acadmico. Essa avaliao realizada por uma banca externa que far recomendaes e sugestes para que o acadmico tenha cincia do desenvolvimento do seu trabalho.

TCC
TCC I PR-PROJETO O TCC I deve ter a seguinte estrutura: 1 Introduo 1.1.Objetivos 1.1.1. Objetivo geral 1.1.2. Objetivos especficos 1.2. Justificativa 1.3. Caracterizao do problema 1.4. Delimitao da pesquisa

TCC
TCC I PR-PROJETO 2. Reviso Bibliogrfica 3. Metodologia 4. Resultados Esperados 5. Cronograma da pesquisa contemplando o TCC I e TCC II Referncias Bibliografia Apndice (s) (opcional) Anexo (s) (opcional)

TCC
TCC II MONOGRAFIA O TCC II deve ter a seguinte estrutura: 1 Introduo 1.1.Objetivos 1.1.1. Objetivo geral 1.1.2. Objetivos especficos 1.2. Justificativa 1.3. Caracterizao do problema 1.4. Delimitao da pesquisa

TCC
TCC II MONOGRAFIA 2. Reviso Bibliogrfica 3. Metodologia 4. Resultados e Discusses 5. Consideraes Finais 6. Sugestes para Trabalhos Futuros Referncias Bibliografia Apndice (s) (opcional) Anexo (s) (opcional)

TCC
O QUE NO FAZER NO TCC
Ter um processo de trabalho desorganizado Desenvolver idias sem coloc-las no papel Esperar que outros faam o seu trabalho Acreditar que seu orientador tem a soluo do seu problema

TCC
O QUE NO FAZER NO TCC No acreditar na viso geral do seu orientador Tentar resolver todos os problemas do mundo num nico documento Achar que no h mais nada para ser investigado

TCC
O QUE NO FAZER NO TCC
Reduzir o trabalho a uma reviso bibliogrfica Desatualizada Reduzir o trabalho a pesquisa de artigos no GOOGLE No estabelecer um vnculo entre teoria e prtica

TCC
REGULAMENTO
V. No TCC I dever ser elaborada a proposta de trabalho, contendo introduo (justificativa, objetivo geral, objetivo especfico e limitao da pesquisa), reviso bibliogrfica, metodologia e resultados esperados.

TCC
O desenvolvimento da pesquisa quatro momentos marcantes: envolve

Etapa I - O projeto de Pesquisa (TCC I); Etapa II A Coleta de Dados; Etapa III A Anlise dos Dados; Etapa IV A elaborao da Escrita.

TCC
ESCOLHA DO TEMA
rea de interesse; rea de especializao do pesquisador; Relevncia, contribuio ao pesquisador; Aplicao prtica. Soluo de problemas.

TCC
ESCOLHA DO TEMA
Por que pesquisar? Qual a importncia do fenmeno a ser pesquisado? Que pessoas ou grupos se beneficiaro com os seus resultados?

TCC
ESCOLHA DO TEMA
Quais as reas do conhecimento dariam suporte para responder as perguntas formuladas? Quais tipos de anlise poderiam ser feitas para responder a pergunta formulada ? Das disciplinas que voc estudou ou ir estudar na graduao podem lhe dar suporte terico para responder as perguntas Apresente dois ttulos possveis para o seu trabalho

TCC

TIPOS DE PESQUISA

TCC
QUANTO A FINALIDADE DA PESQUISA
Quantitativa: traduz em nmeros opinies e informaes para classific-los e organiz-los. Utiliza mtodos estatsticos. Qualitativa: considera a existncia de uma relao dinmica entre mundo real e o sujeito. descritiva.

TCC
QUANTO AOS OBJETIVOS
Exploratria: aprimorar idias; levantar hipteses sobre assuntos pouco explorados. Descritiva: obter informaes e descrever caractersticas de um fenmeno; estabelecer relaes entre variveis. Explicativa: a razo dos fenmenos; identificar fatores que contribuem para a ocorrncia dos mesmos. uma pesquisa mais complexa.

TCC
QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TCNICOS Bibliogrfica Documental Experimental Levantamento Estudo de Caso

TCC
- PESQUISA BIBLIOGRFICA: pesquisa
fundamentada em bibliografias. Uso de material j elaborado (livros e artigos cientficos; peridicos; obras de referncia bibliografia o conjunto de obras derivadas sobre determinado assunto, escritas por vrios autores, em pocas diversas.

TCC
- PESQUISA DOCUMENTAL: aquela
realizada a partir de documentos, considerados cientificamente autnticos (no-fraudados), a fim de descrever/comparar fatos, estabelecendo suas caractersticas ou tendncias. Dados estatsticos elaborados por institutos especializados e considerados confiveis para a realizao da pesquisa.

TCC
- PESQUISA EXPERIMENTAL: o mais
tradicional meio de se realizar uma pesquisa, consiste em determinar um objeto de estudo e selecionar as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definindo as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto em condies determinadas. Ex.: pesquisa de laboratrio.

TCC
- LEVANTAMENTO:
Caracteriza-se pela interrogao direta das pessoas, cuja opinio se quer conhecer. Entrevistas Questionrios Observao

TCC
- ENTREVISTAS:
constituem um tcnica alternativa para se coletar dados no documentados sobre determinado tema.
Obs.: as entrevistas podem no dar as informaes de modo preciso ou o entrevistador pode avaliar de forma distorcida as informaes obtidas.

Podem ser anotados ou gravados e depois transcritos.

TCC
- QUESTIONRIOS : so instrumentos de
coleta de dados que so preenchidos pelos informantes, sem a presena do pesquisador. -Tempo mximo: 30 minutos. - Questes: ligar com os objetivos do trabalho.

TCC
- apresentar carta de apresentao: qual a finalidade do estudo, como preencher o questionrio, se h ou no a necessidade de identificao pessoal (nos casos necessrios garantir o anonimato), como devolver o questionrio.

TCC
- ordenar as perguntas das mais fceis para as mais difceis. - as questes devem possibilitar uma nica interpretao. - respeitar o nvel de conhecimento dos informantes. - fazer um pr-teste.

TCC
- ESTUDO DE CASO
Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.

TCC
PROJETO DE PESQUISA
1. INTRODUO
Texto elaborado pelo autor com o objetivo de apresentar os aspectos gerais do trabalho, como informaes sobre a natureza e importncia do tema, sua relao com outros estudos, as razes que o levaram a realizao do trabalho.

TCC
1.1. Objetivos
1.1.1. Objetivo Geral Explica-se o que se tem a inteno de pesquisar, o alvo, de maneira mais ampla, geral. Esse objetivo deve traduzir com exatido o que se quer com a pesquisa. O objetivo geral aponta o resultado que o pesquisador pretende com o seu trabalho. Para redigi-los necessrio usar verbos como: propor, analisar, comparar, avaliar, investigar, dentre outros.

TCC
1.1.2. Objetivos Especficos So os objetivos operacionais, aqueles que conduziro os trabalhos, aes para concretizao do Objetivo Geral.

TCC
1.2. Justificativa
Mostrar a importncia que a pesquisa trar em termos pessoal, social, cientfico e institucional. Isto , justifica-se a apresentao da pesquisa, discutindo as contribuies que adviro desse trabalho. A justificativa elaborada para indicar razes que tornam importante a realizao da pesquisa.

TCC
1.3. Caracterizao do Problema
Apresentar o problema atravs de um enunciado. Pode-se situ-lo, fazendo um breve comentrio e apresent-lo por meio de uma pergunta. necessrio ter em mente que sem problema no haver pesquisa, pois a busca da soluo para o problema se constitui no objeto da pesquisa. Deve-se indicar com clareza a lacuna do conhecimento que se pretende preencher.

TCC
O Problema:
O problema orienta a coleta de dados, determina os resultados da pesquisa. O problema surge de: Estudo realizado anteriormente; O pesquisador j se interessou por uma temtica e chegou a concluso que existe um problema que necessita de uma soluo

TCC
1.4. Delimitao da Pesquisa
Dizer o local onde a pesquisa ser realizada; o universo: descrevendo rapidamente o universo da populao (se pesquisa de campo); Amostra: apresentar a parte da populao que efetivamente participar da pesquisa; poca: dizer de quando a quando a pesquisa ser realizada

TCC

REVISO BIBLIOGRFICA

TCC
REVISO BIBLIOGRFICA
o contato do pesquisador com as referncias bibliogrficas j disponveis a respeito do tema escolhido. Elaborar uma primeira bibliografia sobre o assunto. Estabelecer uma viso global e crtica a respeito do problema. Este procedimento orienta a coleta de dados.

TCC
REVISO BIBLIOGRFICA
um texto dissertativo que aborda os principais fundamentos tericos do assunto, do tema. O proponente pode discutir idias, fazer interlocuo com autores, defender seus pontos de vista com embasamento cientfico com autores da rea.

TCC
REVISO BIBLIOGRFICA
CITAES INDIRETAS As idias so reformuladas sem alterar o sentido.

TCC
CITAES INDIRETAS Quando o autor aparece dentro da sentena. Losso (1995) define o processo de oramento como uma previso da receita e despesa, caracterizando-se pela descrio detalhada dos materiais e dos servios para realizao de uma obra.

TCC
CITAES INDIRETAS

Quando o autor aparece no final da sentena. O processo oramentrio busca a determinao dos gastos para realizao de um projeto, em funo de um plano prestabelecido (LIMA, 2000).

TCC
REVISO BIBLIOGRFICA
CITAES DIRETAS So aquelas apresentadas no trabalho com o texto de outros autores.

TCC
CITAES DIRETAS Citaes diretas curtas Nappi (1993) complementa esta definio afirmando que o oramento se refere a descrio pormenorizada dos materiais e das operaes necessrias para realizar uma obra

TCC
CITAES DIRETAS Citaes diretas longas Textos com mais de 3 linhas.

Atravs da fragmentao do custo total em parcelas menores, com a utilizao de direcionadores de custo especficos para cada uma delas, possvel se obter uma reduo do erro da estimativa. Desta forma, o ideal a determinao de um conjunto de relaes paramtricas direcionadas para diferentes parcelas do custo, formando a estrutura que denominamos modelo paramtrico de custo (ASSUMPO, 1996).

TCC
METODOLOGIA
1 CARACTERIZAO DA PESQUISA Apresentar o tipo de pesquisa (descritiva, exploratria, etc) Pode apresentar um fluxograma sobre a pesquisa (Estruturao do trabalho).

TCC
2. CARACTERIZAR O OBJETO DE ESTUDO Apresentar todas as informaes necessrias ao conhecimento do objeto de estudo: Ex.: Nmero, caractersticas e finalidade das obras analisadas. Pessoas a serem entrevistadas. Projeto a ser estudado, dentre outros.

TCC
3. COLETA DE DADOS Apresentar os recursos utilizados. Ex.: apresentar o questionrio, tcnicas de oramento utilizadas, mtodos de ensaio, dentre outros.

TCC
4. ANLISE DOS DADOS - Dizer sob que tica, conceitos, quadro terico, sero interpretados os dados. Citar programas - Grupos de anlises -Como ser a classificao dos dados - Anlises estatsticas: variveis

TCC

RESULTADOS E DISCUSSES

TCC
RESULTADOS E DISCUSSES
Anlise, classificao e interpretao das informaes coletadas.

TCC
RESULTADOS E DISCUSSES
No uma etapa que se realiza

automaticamente.

EXIGE CRIATIVIDADE

TCC
RESULTADOS E DISCUSSES
Caso contrrio o trabalho no passa de uma simples compilao de dados

TCC
RESULTADOS E DISCUSSES
Esta etapa consiste em: 1 Classificao e organizao das informaes coletadas. 2 Estabelecimento das relaes existentes entre os dados. pontos de divergncia, pontos de convergncia, tendncias, regularidades, dentre outros.

TCC
RESULTADOS E DISCUSSES
Esta etapa consiste em: 3 quando necessrio tratamento estatstico dos dados.

TCC

CONSIDERAES FINAIS

TCC
CONSIDERAES FINAIS
- a sntese interpretativa do trabalho. Ponto de chegada das dedues lgicas baseadas no desenvolvimento do trabalho.

TCC
CONSIDERAES FINAIS
- Correlacionar as hipteses levantadas com os resultados da pesquisa. -Ver se atingiu os objetivos do trabalho. - Sugerir trabalhos futuros.

TCC

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

TCC
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- Incluir apenas as referncias mencionada ao longo do corpo do texto. - Atentar para as normas de formatao.

TCC
DICAS IMPORTANTES - Impessoalidade
Efetuamos a anlise ERRADO Efetuou-se a anlise CORRETO Foi efetuada a anlise CORRETO

TCC
DICAS IMPORTANTES
- Objetividade No apresentar pontos de vista pessoais. Como eu penso Todo mundo sabe Parece ser

TCC
DICAS IMPORTANTES
- Estilo

Cientfico

A linguagem cientfica informativa e tcnica, firmada em dados concretos, a partir dos quais analisa, argumenta e conclui, distinguindo-se do estilo literrio, mais subjetivo.

TCC
DICAS IMPORTANTES
- Vocabulrio

Tcnico

TCC
DICAS IMPORTANTES
- Correo Frases curtas Uso de pargrafos cada vez que se d um passo a mais no desenvolvimento do raciocnio, muda-se o pargrafo.

gramatical

TCC
DICAS IMPORTANTES
Pargrafos com 5 a 6 linhas. Fazer ligao lgica entre pargrafos.

TCC
DICAS IMPORTANTES
- Recursos

ilustrativos

Devem ajudar o leitor. Indicar no texto. Explicar o que ser quer mostrar.

Vous aimerez peut-être aussi