Vous êtes sur la page 1sur 7

SUMRIO

1.

AULA 3 EQUIPAMENTOS DE HARDWARE E FERRAMENTAS: ......................................................................... 2 1.1 Diferenas entre Hub e Switch.......................................................................................................................... 2 Hub ............................................................................................................................................................ 2 Switch ........................................................................................................................................................ 2 Roteador ................................................................................................................................................... 3

1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.2

Equipamentos fora de uso ................................................................................................................................ 4 Repetidores ............................................................................................................................................... 4 Bridges....................................................................................................................................................... 4

1.2.1 1.2.2 1.3

Ferramentas usadas na implementao e manuteno de redes .................................................................... 5 Kit de ferramentas .................................................................................................................................... 5 Alicate Crimpador ..................................................................................................................................... 6 Decapador ................................................................................................................................................. 6 Testador de cabos ..................................................................................................................................... 6 Multmetro ................................................................................................................................................ 7

1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5

2 1. AULA 3 EQUIPAMENTOS DE HARDWARE E FERRAMENTAS:

1.1 Diferenas entre Hub e Switch 1.1.1 Hub

Nas redes modernas, o Hub foi o primeiro equipamento a utilizar os atuais conectores RJ-45 adaptados para trabalhar com cabos de par tranado blindados e sem blindagem, encerrando definitivamente a era dos cabos coaxiais. O funcionamento interno de um hub muito simples. Como a sua funo tratar apenas o sinal eltrico, o seu processamento muito rpido e em alguns casos mais veloz que o switch. Por isso, dizem que o hub um aparelho que no insere latncia (atrasos) na rede.

Existe em redes de computadores um conceito chamado de coliso. um fenmeno que ocorre tanto em redes baseadas em hub ou switch. No possvel duas ou mais mquinas usarem o mesmo meio fsico de comunicao para enviar e receber mensagens. Na maioria das vezes que as mquinas querem enviar dados pela rede, o cabo geralmente est livre. S que, em um determinado instante, pode acontecer que duas ou mais mquinas enviem dados ao mesmo tempo. onde ocorre a coliso entre os dados vindos das mquinas, que se misturam no cabo gerando informaes incompreensveis e erros. Nesse caso, a mquina que detectou a coliso envia um sinal para todas as mquinas esperem um tempo aleatrio e tentem transmitir novamente. O objetivo desse tempo para que a rede se descongestione. Se aps a dcima tentativa ainda ocorrer coliso, o processo de transmisso cancelado. Em Projetos de Rede de Computadores, esse assunto ser novamente discutido.

No hub o fenmeno da coliso altamente crtico devido ao fato dele usar a topologia em barramento, copiando os dados e enviando-os para todas as suas portas. Uma soluo barata para uma rede ao usar o hub pode gerar uma complicao sem tamanho se forem adicionados novos usurios de uma forma descontrolada. Quanto mais usurios, mais ser a disputa por acesso rede. Como a topologia do hub em barra, ele tende a replicar o sinal para todas as outras portas, mesmo para os PCs que no solicitou os dados. Um fato importante a ser observado que o hub no pode ter velocidades diferentes nas suas portas. Isso quer dizer se ele opera em uma das portas a 10 Mbps, significa que todas as outras devero trabalhar tambm a 10 Mbps. Outro ponto negativo para o uso do hub que ele facilita a ao de hackers, que usam softwares do tipo sniffer para coletar informaes na rede. Conheceremos um pouco dessa tcnica quando estudarmos Segurana em Redes de Computadores.

1.1.2

Switch

O switch um equipamento que trabalha na Camada de Enlace do modelo OSI, a mesma do hub e possuem praticamente a mesma construo fsica e aparncia. Entretanto, as semelhanas param por a. O switch trabalha de uma maneira mais inteligente porque consegue distinguir separadamente os dados de envio e destino que so jogados pelos PCs na rede.

O curioso que quando ligamos um switch, ele ainda no sabe os endereos das mquinas da rede. Nesse caso, ele opera igual um hub, mandando os dados para todos os PCs. medida que esses dados retornam dos PCs para o switch, ele comea a memorizar esses endereos. A prxima vez que um PC mandar dados para outro PC, o switch j ter memorizado o endereo dos PCs e mandar os dados diretamente para quem solicitou, diferentemente do hub que no possui essa capacidade.

Com o switch o fenmeno da coliso diminui bastante, mas no o elimina completamente. Isso depende de muitos outros fatores como a topologia usada, capacidade de processamento dos servidores, tipo de cabeamento, velocidade das interfaces e etc. Existem hoje variadas tcnicas de switching visando evitar ao mximo a coliso e queda de performance. 1.1.3 Roteador

O roteador um aparelho que trabalha na Camada de Rede do modelo OSI e fazem o que se chama de roteamento entre os diversos tipos de redes existentes. Sua funo principal, dentre vrias outras, encontrar o melhor caminho para que um pacote de dados chegue ao seu destino. Geralmente ele pode optar pela rota mais curta entre o emissor e receptor, s que s vezes o caminho, por ser mais curto, pode estar sofrendo de congestionamento em um determinado momento. Nesse caso, o caminho mais longo pode ser uma soluo, pois pode estar bem mais livre para transmitir ou receber.

Os roteadores garantem tambm a segurana das redes, alm de atuarem como uma espcie de filtro de pacotes. Os de ltima gerao contam com um Firewall Statefull Inspection, protegendo a rede de invasores. Tem a caracterstica de serem equipamentos Multiprotocolo, ou seja, permite que mquinas que no possuem determinados protocolos possam se comunicar, alm de efetuar converses.

Os roteadores atualmente executam uma funo importantssima que o NAT (Network Address Translation), ou simplesmente, Tradutor de Endereos de Rede. Essa capacidade permite ao roteador converter endereos IP vlidos (que so os endereos usados na Internet) em endereos IP invlidos (usados exclusivamente para a rede local). Isso ser explicado detalhadamente quando estudarmos Endereamento IP e na aula de Configurao de Redes ClienteServidor.

4 1.2 Equipamentos fora de uso Conforme as redes foram se aperfeioando, os seus equipamentos tambm tiveram que acompanhar esta evoluo. Na verdade, no mundo da computao, o que mais avana em termos de tecnologia o hardware. J com o software, essa evoluo mais lenta, mas necessria porque se deve ter em mos programas adequados aos novos recursos das placas e perifricos. Com isso, alguns itens deixaram de ser usados porque suas funes passaram a ser desempenhadas por outros mais novos. Vejamos alguns deles:

1.2.1

Repetidores

Um repetidor um equipamento que trabalha na Camada Fsica do modelo OSI. Eles recebem e amplificam o sinal proveniente de uma parte da rede e repetem esse mesmo sinal na outra parte, regenerando esses sinais. Eles so necessrios para fornecer corrente e para controlar cabos longos. Um repetidor permite interconectar dois trechos de redes locais de mesma tecnologia e eventualmente, opera entre meios fsicos de tipos diferentes de cabeamento (10base2 e 10base5 = maiores detalhes em Cabos e Conectores de Redes). Como resultado possvel aumentar a extenso de uma rede local, de forma que o conjunto de trechos interconectados se comporte como um nico trecho. Abaixo uma foto de um repetidor.

O uso de um repetidor muito restrito, devendo ser muito bem avaliadas as condies em que sero usadas. Hoje, nas redes locais modernas, a sua funo exercida pelo hub, que pode ser entendido como um repetidor multiporta, pelo fato de que tambm regenera o sinal sem trat-lo. S se justifica us-lo quando se usa cabeamentos de tipos diferentes e ainda assim, j reavaliada a questo do motivo de usar cabos de formatos diferentes. Quando as redes a serem unidas forem muito distantes entre si a ponto de ter que usar um repetidor, em vez de comprar um, deve ser avaliada a questo de trocar o tipo de cabo que uniria as redes. Isso ser discutido melhor em Projetos de Redes de Computadores.

1.2.2

Bridges

um equipamento que trabalha na Camada de Enlace do modelo OSI e serve para unir as redes de diferentes topologias, at mesmo com cabos diferentes e arquiteturas diversas. Desde que usem o mesmo protocolo, o bridge vai ser capaz de unir fisicamente a rede e a comunicao ser realizada. Veja abaixo um exemplo de bridge e uma aplicao simples.

Bridge

Ao passo de que os modelos mais baratos no possuem a capacidade de analisar pacotes, assemelhando o seu funcionamento um hub, os Bridges de modelos mais evoludos so capazes de tomar decises quanto ao encaminhamento dos dados da rede para as demais. Como essa caracterstica prpria do switch, que pode ser entendido como um Bridge Multiporta, o bridge s deve ser usado em situaes muito especficas, em que apenas um segmento de rede deve ser conectado, que no se justifica a aquisio de um switch e que haja incompatibilidade de topologias.

1.3 Ferramentas usadas na implementao e manuteno de redes No adianta nada um tcnico saber muita parte terica, ter uma prtica excelente se no momento que o cliente chega para contrat-lo ele no possui as ferramentas adequadas para instalar ou manter uma rede em perfeito estado. Por isso, vamos conhecer agora algumas ferramentas fsicas principais que o tcnico deve ter para uma instalao ou manuteno. Vejamos quais so:

1.3.1

Kit de ferramentas

Essas ferramentas so para uso geral, j que pode ser usadas tanto para redes quanto em manuteno de micros. evidente que um bom tcnico precisa de um acervo de ferramentas de qualidade e variedades, mas se no for possvel comprar boas ferramentas, um estojo bsico j d para fazer alguma coisa. Para o aluno ou iniciante na profisso, o kit da esquerda suficiente, pois dar experincia. Para o profissional, sem dvida o kit da direita e ainda faltam ferramentas, que pode ser completadas com as que iremos ver abaixo. Mesmo para o iniciante, recomendo adquirir o kit completo ainda que seja um pouco mais caro, mas as peas so de qualidade e de grande durabilidade. As ferramentas que esto relacionadas abaixo so obrigatrias para um tcnico de redes.

6 1.3.2 Alicate Crimpador

Esse sem dvida um dos itens mais importantes. A sua funo firmar os conectores RJ-45 (mais usados nas redes modernas) nos cabos de par tranado para que possam ser plugados nas placas de rede, switches e hubs. Existem vrios tipos de alicates crimpadores para os mais diferentes tipos de conectores (RJ-45, RJ-11, coaxial), sendo que o da foto da esquerda somente para conectores RJ-45 e o da direita para RJ-45 e RJ-11 (conector de fio de telefone).

1.3.3

Decapador

Essa ferramenta facilita e agiliza o trabalho de desencapar os cabos de rede, visto que uma tarefa difcil se for usar a lmina do alicate crimpador. O seu uso requer uma demonstrao prtica do professor. O da esquerda prprio para cabos de par tranado e o da direita para cabos coaxiais.

1.3.4

Testador de cabos

Assim como o alicate crimpador, essa ferramenta extremamente til tanto para o teste dos cabos novos quanto para os j instalados. possvel que um cabo depois de instalado apresente problemas com o tempo devido

7 desconexes frequentes, mau contato, etc. Com o testador podemos descobrir se os fios do cabo foram invertidos quando encaixados no conector ou se houve algum mau contato no ato da crimpagem. O testador da esquerda o mais usado e mais simples, pois s testa cabos com conectores RJ-11 e RJ-45. J o da direita mais completo, pois serve tanto para conectores RJ-11, RJ-45 quanto para cabos com conectores BNC (coaxiais). O seu uso tambm requer uma demonstrao do professor.

1.3.5

Multmetro

Um item que no pode faltar. Ele importante para, entre muitas outras coisas, testar como est a corrente eltrica da rede. Na falta do testador de cabos ele pode ser usado para identificar problemas de mau contato na crimpagem ou inverso. O seu uso em manuteno de PCs mais abrangente do que em redes porque ele testa a qualidade da energia da fonte que enviada para a placa-me e perifricos.

Bem, chegamos ao fim da 3 aula. A 4 e a 5 aula sero montagens prticas dos cabos de redes. A nica parte terica que escreverei ser as normas EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B para montagem de cabos, redes Gigabit Ethernet IEEE 802.3ab e algumas dicas para ter sucesso nas primeiras tentativas de crimpagem. No deixem de ler os textos complementares e o contedo dos captulos do livro. Um abrao e at a prxima aula.

Vous aimerez peut-être aussi