Vous êtes sur la page 1sur 4

Fontes de Referncia

Ajude as crianas a distinguir o que verdade e o que no verdade na Internet.

A Internet oferece recursos e oportunidades excepcionais de aprendizagem, mas tambm contm muita informao que pode no ser til nem fivel. Dado que qualquer pessoa pode colocar comentrios ou informaes na Internet, os utilizadores tm de desenvolver competncias de pensamento crtico, para avaliarem a preciso da informao que encontram on-line. Isto especialmente verdade para as crianas que tm tendncia para pensar que "Se est na Internet, porque deve ser verdade.Tradicionalmente, os recursos em papel passavam por "porteiros" como os editores, os revisores e os sistemas de confirmao de factos para proceder eliminao de erros, mentiras e informaes incorrectas. Contudo, em muitos casos, a Internet no dispe de salvaguardas para verificar a validade das informaes colocadas on-line. Ensine, s crianas, de que forma a Internet funciona e deixe-lhes bem claro que qualquer pessoa pode criar um Web site, sem qualquer tipo de obstculo. Treine os seus filhos a utilizar uma grande diversidade de recursos de informao e a verificar, questionar e avaliar o que encontram on-line.

Como Identificar
Sugestes para ajudar as crianas a identificarem informaes erradas: Comece quando os seus filhos ainda so novos. At os alunos do pr-escolar j esto a utilizar a Internet para procurar informao, pelo que importante ensin-los, desde cedo, a distinguir o que verdade e o que mentira, e a reconhecer preconceitos, propaganda e stios que assentam em esteretipos.

Pergunte aos seus filhos que tipo de informao encontram on-line. Por exemplo, qual o objectivo do stio? Divertir? Vender? O stio contm informaes que possibilitem o contacto com o autor, ou uma seco "Quem somos"? O stio patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou um local de conversa pblico? A Internet o melhor local para encontrar a informao que se procura?

Certifique-se de que os seus filhos verificam as informaes on-line que recolhem por comparao a outras fontes. Consulte outros Web sites ou meios de comunicao social jornais, revistas e livros para verificar a informao. Encoraje-os, tambm, a consult-lo a si.

Encoraje os seus filhos a utilizar diversos recursos de informao, e no apenas a Internet. Leve-os a uma biblioteca, ou compre uma boa enciclopdia em CD-ROM. Isto permitir que os seus filhos tenham acesso diversificado informao.

Ensine, aos seus filhos, tcnicas eficazes para encontrar informao on-line. Isto ir melhorar muito a capacidade de obteno de informaes com qualidade. Uma forma de o fazer consiste em encorajar os seus filhos a utilizar diversos motores de pesquisa, e no apenas um.

Fale com os seus filhos sobre dio e racismo. Os filtros de software podem ajudar a bloquear algum material deste tipo. Contudo, os seus filhos devem estar informados sobre o racismo e o que acontece no mundo, para que consigam reconhecer contedos fomentadores de dio.

Impedir a pirataria
Quatro maneiras de ajudar a impedir actos de pirataria A pirataria on-line verifica-se quando algum copia e partilha, ilegalmente, materiais com direitos de autor para fins comerciais ou para utilizao pessoal. Isto inclui transferir msica, filmes, jogos e software sem a autorizao do detentor dos direitos de autor, ou partilhar msica, filmes, jogos e software que se possui. Se os seus filhos piratearem ficheiros digitais, poder ser sujeito ao pagamento de multas elevadas, ou a outras sanes e, esta prtica, pode expor o seu computador a vrus, spyware e outro software indesejado. Seguem-se quatro formas de ajudar a evitar que os seus filhos transfiram contedos ilegais. 1 - Avise os seus filhos dos riscos envolvidos A pirataria puro e simples roubo. Quanto mais cedo os seus filhos compreenderem isto, melhor. Como j deve saber, por vezes dizer a uma criana que algo errado no suficiente. Pode ser til discutir quais as consequncias. Seguem-se algumas das sanes a que voc ou os seus filhos podem ficar sujeitos se eles transferirem msica, ilegalmente: - O seu computador, os ficheiros e os discos associados podero ser confiscados.

- O seu filho pode expor o seu computador a vrus.

- O seu filho pode expor o seu computador a spyware ou outro software indesejado.

2 - Supervisione as actividades que o seu filho desenvolve no computador Depois de ter explicado aos seus filhos os riscos da pirataria, poder ser conveniente continuar a vigiar as suas actividades. Seguem-se alguns conselhos: Tenha o computador numa diviso central da sua casa. Estabelea as horas a que os seus filhos podem ou no podem utilizar o computador e certifique-se de que eles compreendem que tipo de actividades so aceitveis e as que no so. Apesar de no se destinar a ser um substituto do envolvimento dos pais, um servio Web que lhe permita seguir as actividades, on-line, dos seus filhos pode ajud-lo a monitorizar o que eles fazem.

3 - D ao seu filho uma conta de utilizador restrito Os sistemas operativos permitem-lhe criar diversas contas de utilizador para o seu computador. Cada utilizador pode iniciar uma sesso individualmente, com um perfil exclusivo que inclui o seu prprio Ambiente de Trabalho e pasta Os meus documentos. Como pai ou me, pode criar uma conta de Administrador para si, que lhe confere o controlo total sobre o computador, e criar contas de Utilizador Restrito para os seus filhos, que lhes conferem, apenas, controlos limitados, para evitar problemas. 4 - Mostre aos seus filhos como fazer transferncias legais Existem muitos locais na Web a partir dos quais voc e os seus filhos podem transferir software, filmes, jogos e msica gratuitamente ou a um preo reduzido. Considere a hiptese de dar aos seus filhos uma mesada para msica, jogos, ou outro software, para que eles no se deixem tentar pelas transferncias ilegais.

Fonte: www.segura.pt

Vous aimerez peut-être aussi