Vous êtes sur la page 1sur 6

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM SOCIOLOGIA DISCIPLINA

DE MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA (HSO 702) PROFESSORA MARLENE TAMANINI MESTRANDO GABRIEL TABATCHEIK

APRESENTAO DE LIVRO RESULTADO DE UMA PESQUISA

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. Na teia do nepotismo: sociologia poltica das relaes de parentesco e poder poltico no Paran e no Brasil. Curitiba: Insight, 2012.
Sobre o autor: Possui graduao em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Master of Science in Urban Development Planning University College of London (1987) e Doutorado em Cincias Sociais pela UNICAMP (2000). Professor concursado da Universidade Federal do Paran desde 1990. Atualmente Professor Associado da Universidade Federal do Paran. Tem experincia na rea de Sociologia e Cincia Poltica, com nfase em Estudos do Poder Local, atuando principalmente nos seguintes temas: poltica paranaense, poder poltico, poder local, estruturas de parentesco e poder poltico e poder legislativo.

Sobre a obra: O livro resultado de uma pesquisa qualitativa em genealogias, biografias, portais oficiais do governo, imprensa em geral, blogs polticos e demais fontes. A partir da combinao dessas informaes, o autor traa a linha genealgica de dezenas de lideranas polticas, em especfico no Paran e em geral no Brasil. A obra mostra as conexes familiares entre membros de diferentes poderes do Estado, assim como os antecedentes dessas famlias, uma vez que muitas delas caracterizam-se por estarem no poder h centenas de anos.

1. METODOLOGIA
1.1. O autor estabelece como mtodo a investigao de biografias individuais e de biografias coletivas dos ocupantes de cargos de poder ao longo da histria. A coincidncia da presena de certas famlias nas diversas esferas do Estado, rotineiramente, coincide com a associao das mesmas no campo privado e particular. O autor sugere analisar as tramas do poder sob a tica do nepotismo, do favorecimento de parentes, para explicar a longa durao da riqueza e poder de algumas famlias. Isso tambm seria uma forma de perpetuar a desigualdade social existente no pas, uma vez que certas vagas, na maior parte das vezes, so preenchidas quase exclusivamente por membros da elite. 1.1.1. O estudo dos ricos e poderosos, a pesquisa sobre a classe dominante, deve ser qualificada cientificamente com investigaes sobre biografias individuais e biografias coletivas, com a operacionalizao do mtodo prosopogrfico e do mtodo genealgico. O resultado uma anlise coletiva de classe desse segmento com uma totalidade rica viva de indivduos, famlias e experincias, sntese de mltiplas determinaes (OLIVEIRA, p. 77). 1.1.2. A plataforma de observaes e anlises sobre os ricos e poderosos tambm passa pelo estudo das relaes entre estruturas de parentesco e poder poltico, uma das formas de produo e reproduo de privilgios e das desigualdades histricas (OLIVEIRA, p. 75). 1.1.3. A genealogia a cincia da histria das famlias e fornece uma metodologia de pesquisa fundamental para a sociologia dos ricos e poderosos, revelando estruturas de parentescos e relaes de parentesco entre diferentes indivduos e famlias ao longo do tempo (OLIVEIRA, p. 51).

2. TCNICAS DE COLETA E ANLISE


2.1. A pesquisa foi elaborada com consultas a diversos rgos de Estado, imprensa escrita e on-line, pesquisa de biografias individuais e coletivas, genealogia, listas de funcionrios dos poderes oficiais (executivo, legislativo e judicirio, que legalmente precisam divulgar essas listas). De posse desses dados, o autor traa a trajetria dos atores polticos destacando as suas conexes com os demais poderes pblicos e tambm com a iniciativa privada. Conceitos de trajetria desenvolvidos por Daniel Bertaux e Pierre Bourdieu tambm so utilizados para analisar o material coletado.

2.1.1. O que se conclui que as famlias tradicionais, para manterem sua hegemonia no tempo, associam-se (quase sempre por meio do casamento, do compadrio ou alianas comerciais) com as novas famlias emergentes. Assim, renovam seus quadros e aumentam sua rea de influncia. Como consequncia, as ocupaes de prestgio so ocupadas por esse filhos das elites estabelecidas, que se casam ou se associam com os filhos de novas elites e assim sucessivamente. 2.1.2. Por exemplo, um jovem de uma famlia tradicional da poltica tem todo um aparato que o suporta para que ele possa chegar onde chegou. Outro jovem, talvez at formalmente mais qualificado e igualmente interessado na carreira poltica, dificilmente ocuparia cargos importantes logo cedo, por mais que fosse talentoso. A pergunta : o que faz os jovens de elites estabelecidas mais talentosos do que os demais jovens interessados na carreira poltica? 2.1.3. Os novos ingressos na categoria dos ricos e poderosos tendem a ser absorvidos, assimilados e integrados nas antigas redes sociais, polticas e de nepotismo j existentes. Os novos ricos e os novos poderosos, se bem-sucedidos, tero estratgicas sociais, matrimoniais, empresariais e polticas de aliana, convivncia, cumplicidade e fuso com as velhas elites. Os privilgios continuam com as mudanas na sociedade, na economia e na poltica. A classe dominante brasileira se forma no perodo colonial, desde as origens da sociedade brasileira. Quem pertence aos 10% mais ricos pode ter tido antepassados pertencentes aos 10% mais ricos em 1900, 1800 e 1700, por exemplo (OLIVEIRA, p. 52). 2.2. O autor cita dezenas de famlias do Paran e do Brasil com a trajetria de seus principais membros e suas conexes. A concluso da anlise de que o nepotismo e o familismo so um obstculo ao sistema democrtico, lima vez que frustra a renovao de lideranas de representatividade em uma democracia liberal. 2.3. Exemplo de trajetria: Alexandre Maranho Curi. 2.3.1. Alexandre Maranho Curi nasceu em Curitiba em 1979. Filho de Anbal Khury Jnior e Jandira Maranho Curi. Com 16 anos, foi assessor particular se seu av, deputado estadual Anbal Khury, falecido em 1999. Vereador eleito em Curitiba, em 2000, pelo PFL. Deputado Estadual pelo PMDB em 2002 e 2006 [Na legislatura de 2006 a 2009, com menos de 30 anos, foi eleito primeiro-secretrio da Assembleia Legislativa, um cargo de suma-importncia na mesa diretora; e em 2010, com 29 anos, elege-se pela terceira vez deputado estadual, desta vez como o mais votado de todo o estado, com mais de 100 mil votos]. Anbal Khury, o av
3

paterno, foi um dos mais destacados parlamentares paranaenses na ALEP. O av materno de Alexandre Curi foi o desembargador Guilherme de Albuquerque Maranho (...) A famlia era descendente da famlia nordestina Cavalcanti de Albuquerque Maranho, senhores do Riacho Fundo, na cidade pernambucana de guas Belas, uma tradicional famlia histrica da classe dominante brasileira. Antes de chegarem a Curitiba, passaram por Manaus, Amazonas. A juno do sobrenome Maranho com o Curi uma associao entre antigas famlias histricas da classe dominante tradicional com famlias emergentes do sculo XX (OLIVEIRA, p. 121-122, o grifo nosso). [Alexandre Curi] casou em 2007 com Paula Mussi, neta do ex-governador Paulo Pimentel e filha do empresrio Luis Guilherme Gomes Mussi, diretor da Rede Mercosul de Comunicao. Mussi foi Secretrio da Indstria e Comrcio, alto assessor e o segundo suplente do Senador Roberto Requio (OLIVEIRA, p. 123).

3. CAMPO TERICO
3.1. O autor cita uma importante obra que serviu como marco sociolgico no estudo dos ricos e poderosos. Trata-se da obra de Marcelo Medeiros, intitulada O que faz os ricos ricos: o outro lado da desigualdade brasileira. a partir dessa obra que a investigao quantitativa e estatstica do fenmeno da riqueza e dos ricos passou a entrar na agenda das cincias sociais. 3.2. Outros conceitos desenvolvidos e levados em conta na obra so os estudos quantitativos desenvolvidos por rgos do Governo Federal como o IPEA e o IBGE. 3.3. Outra influncia importante a de Daniel Bertaux. um cientista social com importante contribuio para o estudo das biografias e sua relao com mobilidade social e estrutura de classe (OLIVEIRA, p. 52). 3.3.1. A metodologia de pesquisa social denominada de antroponomia baseada em histrias de vida e na reconstruo social de estudos de caso sobre as famlias. A perspectiva de investigao atravessa as geraes e forma um conjunto de indivduos relacionados entre si, com suas biografias, datas, cronologias, locais e, principalmente, as suas profisses e o seu lugar na estrutura social. O mtodo de pesquisa comea com a escolha de um indivduo e sua famlia. O indivduo escolhido, o ego, o seu pai e a sua me e depois os quatro avs so analisados em termos de suas biografias, origens sociais, profisses. Todos os outros descenden-

tes so tambm analisados em suas biografias, profisses, grau educacional, ocupaes, casamentos e tambm os cnjuges igualmente so investigados nestes quesitos. As informaes renem dezenas ou mesmo centenas de indivduos conectados e os produtos revelam elementos da estrutura social, as mobilidades, as transformaes e as relaes estruturais de classe em sua dinmica. Uma metodologia de pesquisa social como a desenvolvida por Bertaux claramente separa as famlias dos grupos superiores das famlias dos grupos subalternos. A lgica matrimonial apresenta compartimentaes definidas. A classe dominante forma famlias com histrias de vida especficas e os grupos populares tambm tm a sua prpria especificidade. A atualidade do tema est vinculada problemtica do conflito entre modernizao e nepotismo. A modernizao da sociedade brasileira e suas instituies em relao cultura tradicional de formas de nepotismo e de familismo presentes nas elites brasileiras (OLIVEIRA, p. 52-53).

4. PROBLEMAS DE PESQUISA
4.1. O maior problema para esse tipo de pesquisa a dificuldade de traar os parentescos no nas famlias tradicionais e antigas, pois muitas contam com vasta documentao e obras que organizaram sua disposio, como a Genealogia Paranaense de Francisco Negro, que cita mais de 35 mil indivduos em Curitiba e regio. Como o prprio autor diz, ser rico e poderoso so atributos que no se deseja que sejam de domnio pblico. Assim, difcil traar os parentescos. Para superar isso, o autor, alm de recorrer genealogia tradicional paranaense, procurou em colunas sociais da imprensa (geralmente muito frequentadas pelas elites locais), meios de comunicao internos dos poderes (como a revista do tribunal de contas), as biografias das figuras pblicas, indicadas por elas mesmas, alm de matrias jornalsticas que denunciaram o nepotismo anteriormente. Outra possibilidade foi recorrer a fontes privadas, pessoas que trabalham nos rgos pblicos, amigos pessoas, ou seja, sujeitos que conhecem a vida privada das elites. 4.2. Para o autor, h pouca pesquisa envolvendo a genealogia das famlias no poder e a questo do nepotismo. H pouca pesquisa emprica sobre o tema na sociologia. Como exemplo, ele cita Raymundo Faoro, que um autor brilhante e referncia para a pesquisa, mas que no focou no detalhe, estabelecendo um pensamento macro. Uma rede de poder precisa do estudo nos detalhes para ter a sua mecnica especfica compreendida. Faoro no conhecia por dentro a cultura genealgica das famlias dos donos do poder

de origem colonial; trata-se de uma lacuna genealgica e prosopogrfica (OLIVEIRA, p. 65). O estudo dos ricos e poderosos, para ser completo, necessita ser um estudo de estruturas de parentesco e de genealogias em funo do poder. H entradas e sadas dos grupos sociais que compem a classe dominante, mas h, principalmente, graus de continuidade (OLIVEIRA, p. 64). 4.2.1. Fenmenos sociais at recentemente muito pouco estudados empiricamente pelas cincias sociais, tais como as conexes entre genealogias tradicionais e instituies polticas (poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, empresas estatais, tribunais de contas, cartrios e tabelionatos) quase nunca investigadas sob o prisma do nepotismo, passam a ganhar novos sentidos e referenciais dentro de amplas redes sociais e polticas de nepotismo e parentesco (OLIVEIRA, p. 54). 4.2.2. A relao envolvente entre as esferas pblica e privada tambm uma relao de conexes pessoais. Relaes preferenciais com empresas privadas fornecedoras de bens e servios para o Estado, em funo de estruturas de parentesco, tambm so um tema relevante para esta plataforma de pesquisa (pg 54).

5. COMENTRIOS
5.1. O autor coloca que comeou a pesquisar a genealogia por interesse pessoal, pois a prpria famlia uma das quinhentonas, ou seja, est no Brasil h quase 500 anos. O autor passou ento a pesquisar a prpria famlia e suas antigas conexes e se interessou por esse tipo de anlise, passando ento a investigar os ncleos de poder no Paran. 5.2. A obra uma referncia importante para minha pesquisa, uma vez que tambm pesquisei informalmente e sem rigor sociolgico as conexes familiares das elites paranaenses. Assim, ela um bom ponto de partida para a elaborao do meu prprio trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi