Vous êtes sur la page 1sur 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CAMPUS UNIVERSITRIO DO ARAGUAIA BACHARELADO EM ENFERMAGEM

JAMILLA ALVES CAPANEMA

Transformaes do Hospital no decorrer da Histria.

Barra do Garas/MT 2013

JAMILLA ALVES CAPANEMA

Transformaes do Hospital no decorrer da Histria.

Trabalho referente a nota parcial da disciplina Gesto em Sade do curso de Enfermagem do Instituto de Cincias Biolgicas e da Sade do Campus Universitrio do Araguaia como requisito parcial para a obteno do titulo de Bacharel em Enfermagem .

Docente: Dr. Marclio Sampaio

Barra do Garas/MT 2013

SUMRIO 1. INTRODUO.....................................................................................................3 2. REFERENCIAL TERICO.................................................................................4 2.1. Antiguidade.................................................................................................4 2.2. Os primeiros sinais.......................................................................................5 2.3. A preocupao..............................................................................................7 2.4. A edificao.................................................................................................8 2.5. Idade Mdia..................................................................................................8 2.6. A caridade....................................................................................................9 2.7. Novas propostas...........................................................................................10 2.8. Mudanas...................................................................................................12 2.9. Nascimento do Hospital moderno.................................................................13 2.10. As construes........................................................................................14 2.11. As novas descobertas...............................................................................15 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................19

1. INTRODUO

Transformaes ocorrem sempre em nossa volta e em nos mesmos. Elas so necessrias e preponderantes em nossa vida. A palavra transformar significa etimologicamente: fazer nova forma atravs de. dar uma forma nova, diferente. No tem nada a ver com reforma (trazer a mesma forma)(MATIAS, 2013). A funo do hospital medieval europeu era prestar assistncia, principalmente espiritual, aos pobres e separar os indivduos tidos como perigosos (loucos, prostitutas e doentes) da populao considerada sadia. O mdico no era figura central da instituio, uma vez que a prpria prtica mdica no permitia o desenvolvimento de um saber hospitalar. A organizao do trabalho, assim como no mundo greco-romano, inclua a ao sacerdotal, influenciando a ao do mdico. A tcnica utilizada no hospital consistia, principalmente, no isolamento do doente ou na simples espera de sua morte. E, finalmente, no que se refere clientela, esta englobava uma enorme categoria de pessoas consideradas desviantes, ou seja, todas aquelas que de alguma maneira fugiam da ordem fsica e moral do perodo. Analisaremos, a seguir, as transformaes que ocorreram nos hospitais entre os sculos XVI e XIX."(PEREIRA, 2003).

2. REFERENCIAL TERICO Marcada por histrias de pioneirismo, coragem, erros, acertos e, sobretudo, muito idealismo, a histria dos hospitais se confunde com a prpria histria dos povos, no fosse a sobrevivncia o primeiro e mais forte instinto do ser humano. Neste precioso relato, para ler e guardar, a administradora e professora Teresinha Covas Lisboa disseca os longos caminhos das edificaes de sade da Antigidade at hoje. Uma leitura essencial para quem convive diariamente com esse universo nico e dinmico dos hospitais, em que a busca da perfeio mais que um desejo um dever cotidiano. Teresinha Covas Lisboa doutora em administrao, consultora na rea de sade, scia-diretora da TCL Consultoria e Assessoria, docente titular do programa de mestrado em administrao da Faculdade de Administrao, Cincias Contbeis e Economia de Franca (SP), coordenadora do grupo de Excelncia de Administrao em Sade e co-autora do livro "Limpeza e Higiene, Lavanderia Hospitalar".
2.1.

Antigidade

Na anlise dos primrdios da histria da humanidade, dificilmente encontramos, na Antigidade, a denominao de um local especfico, onde pessoas doentes fossem aceitas para permanncia e tratamento por elementos com algum conhecimento, seja de doenas, seja da "vontade divina". Num sentido geral, pobres, rfos, doentes e peregrinos, misturavam-se no que se refere necessidade de cuidados. A indicao da palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser hospitaleiro", acolhedor, adjetivo derivado de hospes, que se refere a hspede, estrangeiro, conviva, viajante, aquele que d agasalho, que hospeda. Assim, os termos "hospital" e "hospedale" surgiram do primitivo latim e se difundiram por diferentes pases. No incio da era crist, a terminologia mais utilizada relacionava-se com o grego e o latim, sendo que hospital tem hoje a mesma concepo de nosocomium, lugar dos doentes, asilo dos enfermos e nosodochium, que significa recepo de doentes. Encontramos, na histria, outros vocbulos que salientam os demais aspectos assistenciais:

gynetrophyum = hospital para mulheres. ptochodochium, potochotrophium = asilo para pobres. poedotrophium = asilo para crianas. gerontokomium = asilo para velhos. xenodochium, xenotrophium = silo e refgio para viajantes e estrangeiros. arginaria = asilo para os incurveis. orphanotrophium = orfanato. hospitium = lugar onde hspedes eram recebidos. asylum = abrigo ou algum tipo de assistncia aos loucos.

Da palavra "hospitium", derivou hospcio, que designava os estabelecimentos que recebiam ou eram ocupados permanentemente por enfermos pobres, incurveis ou insanos. As casas reservadas para tratamento temporrio dos doentes eram denominadas "hospital" e, hotel, o lugar que recebia pessoas "no doentes". A tentativa de recuar no tempo, faz-nos observar que a amplitude do termo "hospital" seja analisada, concomitantemente, com as prticas mdicas, aliadas aos cuidados com os enfermos e o lugar onde essas prticas eram exercidas ou propiciadas.

O exerccio da prtica mdica na civilizao assrio-babilnica comprovado por alguns documentos e fatos: a biblioteca do palcio de Nnive, que continha peas de argila, apresentando, em escrita cuneiforme, textos (de ou para) mdicos, documentando tal atividade, desde 3000 anos a.C. O cdigo de Hamurabi (2.250 anos a.C) regulamentava a atuao, a remunerao e os castigos recebidos pela ne-gligncia mdica. Porm, nada restou que permitisse saber onde e como essas atividades eram exercidas, pagas, fiscalizadas ou julgadas. Entretanto, Herdoto, referindo-se a pocas remotas, indica-nos um mercado, onde os doentes eram conduzidos para serem interpelados sobre o mal que os afligisse: "Os doentes eram conduzidos ao mercado, porque no existiam mdicos. Os que passavam pelo doente interpelavam-no com o intuito de verificar se eles prprios tinham sofrido o mesmo mal ou sabiam de outros que o tivessem tido. Podiam, assim, propor o tratamento que lhes fora eficaz ou eficaz na cura de pessoas de suas relaes. E no era permitido passar pelo doente em silncio. Todos deviam indagar a causa de sua molstia". (Herdoto apud Campos, 1944:10) Escritos em papiros, compndios mdicos, classificao de doenas, descries de intervenes cirrgicas e uma abundante farmacopia, com a catalogao - e respectivos empregos - de mais de 700 drogas, fascinam os estudiosos, sem falar das tcnicas de preservao de cadveres - mumificao - que ainda hoje admiramos. Os papiros mais importantes so de Ebers, uma enciclopdia mdica que descreve a prtica da medicina no sculo XVI a. C.; de Edwin Smith, verdadeiro compndio de patologia externa e cirrgica ssea, cujas origens podem ser retraadas at 3.000 anos a. C.; de Leide, que trata da medicina do ponto de vista religioso; e de Brugsch. atravs do papiro de Leide, que se refere unio entre conhecimento cientfico e prtica religiosa, a informao de que em cada templo existiam escolas de medicina, sendo as mais importantes as de Tebas, Menfis, Sais e Chem, havendo ambulatrios gratuitos, para a prtica dos estudantes, futuros sacerdotes mdicos (Molina, 1973:5), (Paixo, 1960:12). Se no h meno a hospitais (e, tambm, a enfermeiros), aparecem leis civis e religiosas que recomendam dar hospitalidade e facilitar o auxlio a enfermos e desamparados, sendo que mdicos, mantidos pelo Estado, tratavam gratuitamente os doentes durante as guerras e, mesmo, aqueles que realizavam longas viagens.
2.2.

Os primeiros sinais

Deve-se ao budismo a propagao das instituies hospitalares. Segundo Mac Eachern (apud Campos, 1944:13), Sidartha Gautama, o Iluminado (Buda), cons-truiu vrios hospitais e nomeou, para cada dez cidades, um mdico j "formado", prtica continuada por seu filho Upatise. Em ordem cronolgica, vrios autores indicam a existncia de hospitais: anexos aos mosteiros budistas, em 543 a.C. (Puech); existentes no Ceilo, entre os anos 437 e 137 a.C. (Garrison); vrios hospitais mantidos em diferentes lugares, "providos de dieta conveniente e de medicamentos para os enfermos, preparados por mdicos", por Dutha Gamoni, em 161 a.C (Robinson); 18 hospitais, providos pelo rei Gamari, no Ceilo, em 61 a.C. (Puech). Da mesma forma, aparecem as primeiras referncias a enfermeiros (geralmente estudantes de medicina): eles deveriam ter "asseio, habilidade, inteligncia, conhecimento da arte culinria e de preparo de medicamentos. Moralmente deveriam ser puros, dedicados, cooperadores" (Paixo, 1960:13). Na ndia existiam ainda hospitais reservados ao tratamento de animais. Dentre os

mdicos hindus sobressaem-se Chakara (primeiro sculo da era crist), que se especializou no uso de drogas anestsicas e autor de uma enciclopdia mdica; e Susrata, cirurgi, que realizava operaes de hrnias, cataratas e cesreas. Moiss, o primeiro legislador e profeta do povo hebreu, no tratou somente de aspectos religiosos. Seus preceitos de higiene, aplicados no apenas ao indivduo e famlia, mas a toda a coletividade, o destaca entre os grandes sanitaristas de todos os tempos. As prescries mais conhecidas referem-se ao contato com cadveres, s mulheres durante a menstruao, gravidez e ao puerprio, s doenas de pele, s doenas contagiosas e aos leprosos. Quanto existncia de hospitais permanentes, nada sabemos a este respeito em Israel. Entretanto, ao lado dos deveres sagrados de proteo aos rfos e vivas, e de hospitalidade aos estrangeiros, havia tambm o de amparo aos enfermos: em albergues gratuitos para viajantes pobres e em hospedarias existia um lugar especial reservado aos doentes. A importncia da obra coletiva em favor dos enfermos ganhava destaque em caso de calamidade pblica, quando se instalavam hospitais para a populao. Alm disso, havia o costume de visitar os doentes em suas casas. Em se tratando de persas, fencios e srios, apesar da documentao histrica nos apresentar um quadro de povos altamente evoludos na navegao, na enge-nharia, na arte blica etc., praticamente nada se sabe da existncia de hospitais, e pouco no que se refere aos cuidados da sade e da doena. Apenas em relao base das doutrinas mdicas persas - Ormuzd, princpio do bem, e Ahriman, princpio do mal - encontramos meno no livro de Zoroastro: plantas medicinais ("criadas" por Ormuzd) e enumerao de 99.999 doenas. Entretanto, algumas fontes histricas referem-se a "hospitais" para pobres, onde estes eram servidos por escravos, sem esclarecer sua "independncia" ou no de aspectos "assistenciais", ou seja, devotados aos pobres e necessitados, em geral, rfos, vivas e viajantes. A medicina chinesa, assim como sua concepo do universo e sua filosofia, apresentam diferenas quanto maioria dos povos orientais: o princpio das manifestaes populares opostas, os cinco elementos e o culto dos antepassados atravessam toda civilizao e impregnam o conceito de sade e doena. Sobre o perfeito equilbrio entre o princpio positivo masculino Yang e o negativo feminino Ying, se fundamentam a sade, o bem-estar e a tranqilidade. O que mais nos interessa que os ensinamentos do mdico hindu Susruta chegam China, no sculo III, assim como a influncia do budismo, fazendo florescer toda uma "rede" de hospitais: instituies para tratamento de doentes em geral, cuidados por enfermeiros (e mantidos, principalmente, pelos sacerdotes de Buda); instituies similares, com parteiras; hospitais de isolamento para doenas contagiosas e casas de repouso para convalescentes. Mas, tambm, a proibio de dissecao de cadveres se imps, impedindo o desenvolvimento da cirurgia. Os documentos no nos esclarecem sobre a causa da decadncia geral da organizao hospitalar que, pouco a pouco, foi abandonada, voltando-se a medicina para aspectos mais astrolgicos. A influncia da medicina chinesa chegou ao Japo, sobretudo atravs da Coria, sendo que o hospital mais antigo de que se tem registro foi criado em 758 d.C., pela imperatriz Komyo. Dois aspectos se salientam: a utilizao de guas termais e o grande incremento da eutansia. Em 982 d.C., o livro Ishinho, escrito por Yasuyori Tamba, faz referncias a hospitais exclusivos para portadores de varola. A rgida estratificao da sociedade japonesa

refletiu-se na atividade mdica, sendo os profissionais divididos em categorias. Foram as guerras civis que fize-ram entrar em decadncia o sistema de atendimento mdico no Japo. Ao tempo da chegada dos navegantes portugueses, pouco restava da organizao hospitalar, tendo sido So Francisco Xavier o responsvel pelo estabelecimento de hospitais de tratamento gratuito populao (aproximadamente 1549 d. C.). A origem da medicina grega mescla-se tambm com a religio. Apolo, o deus sol, da mesma forma o deus da sade e da medicina. Seu filho Asclpios - Esculpio - o primeiro mdico. Portanto, as primeiras figuras humanas a exercerem a "arte de curar" so os sacerdotes dos templos e, estes, os primeiros locais para onde afluem os doentes. No incio, so movimentos espontneos, pois os enfermos iam orar ao deus, pedindo cura para seus males. Aos poucos, com o nmero desses enfermos aumentando, foi necessria a criao de lugares apropriados e, finalmente, por iniciativa dos sacerdotes, os novos templos foram erigidos em locais de bosques sagrados, com fontes de gua de propriedades teraputicas, para atender aos doentes. Surgem, a seguir, como um desenvolvimento do conceito de "hospedagem", ou seja, atendimento de viajantes doentes, os iatreuns, lugares pblicos de tratamento, servidos por mdicos que no pertenciam casta sacerdotal. Muitos no passavam de residncia dos mdicos e seus estudantes, que acolhiam enfermos.Outros representavam local de "internao" de doentes, sob a superviso dos especialistas (medicina emprica, eivada de magia e feitiaria, pelo menos nos primeiros tempos). De qualquer forma, os iatreuns passaram a funcionar tambm como escolas de medicina.
2.3.

A preocupao

No sculo de Pricles (IV a.C.) surge um dos maiores mdicos da humanidade Hipcrates -, nascido na ilha de Cs (pertencente a uma das famlias supostamente descendentes de Apolo) e educado no templo de Asclpios, a existente, por seu pai - mdico , pelos mdicos-sacerdotes da regio e pelo famoso mdico Herdico (de quem recebeu ensinamentos na Trcia), e cuja atuao, observando o ser biolgico e sua vida interior, deixando de lado a divindade e os "mistrios", divide a histria da medicina na Grcia em dois perodos: o pr e o ps-hipocrtico. Desde sua fundao, em aproximadamente 753 a. C., Roma apresenta um povo guerreiro, sendo sua civilizao voltada para a conquista e a luta pelo poder. Em consonncia com essas caractersticas, o indivduo recebe cuidados do Estado em sua condio de cidado destinado a ser bom guerreiro. No existe a preocupao com o aspecto humano e pessoal. Os diferentes locais de atendimento foram as medicatrinas, uma transformao dos iatreuns gregos, assim como os tabernae mediocorum (consultrios mdicos), surgidos em 290 a.C.; os valetudinrios, datados do sculo I a.C., destinados a recolher e tratar de familiares e escravos, privativos de grandes famlias, principalmente donos de terras. Havia ainda os valetudinrios abertos ao pblico em geral, como instituies com finalidades lucrativas (que alguns historiadores contestam, da mesma forma que afirmam no haver documentao que prove a existncia de valetudinrios municipais e estatais), servidos de mdicos (medicus a valetuninario) e enfermeiros (geralmente escravos como uma grande parte dos primeiros mdicos e poucas mulheres, denominados versus a valetudinario); os valetudinrios das palestras, cuja finalidade era atender a valetudinrio. Contrapunham-se os medicus a bibliotecis, que se dedicavam teoria e ao ensino da medicina, desenvolvido principalmente pelos mdicos gregos que se fixavam em Roma. Somente em 46 d.C., Jlio

Csar deu grande dignidade profisso mdica, concedendo a todos que a exerciam a cidadania romana.
2.4.

A edificao

Quanto aos valetudinrios militares, foram os mais importantes, representando, mais que todos os outros, verdadeiros hospitais em tamanho, complexidade e pessoal. Inicialmente, incorporados aos exrcitos, havia mdicos militares, tratando tanto de soldados feridos quanto dos que se encontrassem doentes. Aps as bata-lhas, casos considerados "leves" eram atendidos ou a cu aberto ou em tendas armadas para tal fim. Para os casos mais graves, dispunha-se de hospitais de campanha, que se tornaram cada vez mais completos. Runas de tais instituies foram encontradas nas margens do rio Danbio, em Viena, em Baden (Sua) e em Bonn (Alemanha). Este ltimo constitui-se "de construo de forma quadrada, com um ptio no centro. As alas do edifcio medem 83m cada. Os feridos eram internados em salas com capacidade de trs leitos cada, bem iluminadas e arejadas". As enfermarias se comunicavam com um ptio central quadrangular. "Havia lugar para os enfermeiros, mdicos e depsito de medicamentos", assim como cozinha. "A localizao norte-sul do edifcio corresponde a critrios modernos". Alguns desses hospitais militares "tinham capacidade para 200 leitos, segundo a descrio feita por Vegezio (sculo IV d.C.). O hospital militar era supervisionado pelo chefe do acampamento e dirigido por um mdico" (Munaro et al, 1974:7-8). Da mesma forma que os exrcitos, em terra, cada navio de guerra possua um profissional mdico, considerado oficial no-comba-tente, com posto de "principal", dependendo "diretamente do comandante ou do tribuno das legies" transportadas (Campos, 1944:33). Podemos dizer que, na Antigidade, antes do advento do cristianismo, encontramos civilizaes altamente desenvolvidas em vrios setores da atividade humana, mas pouco no que refere assistncia sade, tanto individual quanto coletiva. Coube, geralmente, religio, o cuidado com os doentes, em algumas culturas em forma de monoplio, ao lado de outros aspectos assistenciais: rfo, vivas, pobres e viajantes. O estado, na acepo latu sensu da palavra, teve pouca atuao no setor, da mesma forma que a iniciativa particular. Entretanto, esta ltima, ao lado da religio, deu incio ao "atendimento do doente com finalidade lucrativa". Com a exceo dos hebreus e da civilizao greco-romana, os demais povos no tiveram maiores preocupaes com os aspectos sanitrios, quer da coletividade, quer das famlias e indivduos. O diagnstico e a terapia estiveram sob o domnio das prticas "mgicas", "religiosas", "supersticiosas", de "encantamentos", "interpretao de sonhos" e outros, muito mais do que da observao e anlise do paciente e da doena. A fundamentao cientfica desses estudos somente se firma com Hipcrates, na Grcia. Dentre os povos estudados, poucos desenvolveram a organizao hospitalar e, menos ainda, de forma permanente, para o atendimento da populao em geral. Podemos observar que a ndia, a China e o Japo, da mesma forma que a civilizao greco-romana, foram os que integraram, em sua cultura, a "organizao" hospitalar, muitas vezes complexa, com locais separados segundo a clientela, o tipo de doena e a caracterstica do mdico.
2.5.

Idade Mdia

O advento do cristianismo traz uma nova viso humanstica, alterando a organizao social e as responsabilidades do indivduo: desenvolve-se mais rapidamente o conceito de servios gerais de assistncia aos menos favorecidos e aos enfermos, idosos, rfo, vivas, da

mesma forma que aos viajantes e peregrinos, sustentados pela contribuio dos cristos, desde os tempos apostlicos. Os trs primeiros sculos foram marcados pelas perseguies nova religio, mas tambm pela sua difuso pela sia Menor, Europa e frica do Norte, acompanhada do atendimento aos necessitados e doentes. O decreto de Milo (313 d.C.), proclamado pelo imperador Constantino, liberando a Igreja Crist para exercer suas atividades, e o Conclio de Nicia (325 d.C.), fixando a obrigatoriedade desse atendimento, deram um grande impulso para o aperfeioamento dos hospitais. A primeira instituio eclesistica, de cunho assistencial, consistia nas diaconias, que atendiam pobres e enfermos, em todas as cidades onde se estabeleciam cristos. Em Roma, as instalaes eram amplas e bem equipadas, o que levou parte dos historiadores a considerar apenas sua funo de auxlio aos doentes. Entretanto, os pobres e os estrangeiros tambm eram a acolhidos. Por sua vez, os senodquios - prescritos pelo Conclio de Nicia deviam hospedar peregrinos, pobres e enfermos, existir em todas as cidades (s vezes, se resumiam apenas a um quarto), ter "patrimnio prprio" para atender tal finalidade e "estar sob a direo de um monge" (Munaro et al., 1974:10). O cristianismo teve expanso mais rpida no Oriente e suas obras assistenciais, em geral, desenvolveram-se antes das que floresceram no Ocidente. Os principais "pioneiros" ligados ao atendimento dos doentes foram Helena, me do imperador Constantino (mais tarde, Santa Helena), Ztico e bulo (senadores romanos, sendo que Ztico tambm foi canonizado posteriormente), os quais, antes de 350 d.C., fundaram uma das primeiras "casas" para abrigar os portadores de afeces inespecficas da pele (denominados "leprosos" por falta de conhecimentos para distinguir uma doena da outra). Os locais funcionavam mais como uma proteo para a populao s do que para o tratamento dos afetados. Os senodquios (xenodochium) comeavam a especializar-se no amparo aos doentes, assim como dos que necessitavam de assistncia, como peregrinos, pobres e desamparados. Os asilos de leprosos passaram a denominar-se lobotrophia; os voltados aos doentes em geral, nosocomia; e os que serviam de abrigo e refgio para forasteiros (e peregrinos), hospitia. Os asilos crescem em nmero e importncia, a tal ponto que o imperador Juliano (o Apstata), em 362, envidou esforos, primeiro para oferecer assistncia nas antigas valetudinarias e, depois, fechando as instituies crists e substituindo-as pelas pags.
2.6.

A caridade

Posteriormente, em grandes centros culturais, como Cesaria, Antiquia e Alexandria, multiplicam-se as obras caritativas dos cristos. So Baslio construiu um dos primeiros e principaisnosocomium junto ao convento inaugurado em 369, em Cesaria (na Capadcia), que se tornou um complexo grande, com vrios edifcios, escolas tcnicas, manufaturas, residncias para diconos e diaconisas da ordem Parabolani, que trabalhavam com os doentes, e locais separados para le-prosos - no tratamento desses ltimos que se especializam os religiosos influenciados por Baslio. Durante o longo reinado de Justiniano, as obras assistenciais se difundem. O prprio imperador funda, em Jerusalm, uma "baslica" dedicada a Nossa Senhora, contendo um convento, umxenodochium e um nosocomium, podendo o complexo receber at trs mil pessoas, simultaneamente. A especializao citada no cdigo de Justiniano, editado em 534, que se refere existncia de hospitais especializados para leprosos, cegos, convalescentes etc.

No Ocidente, o primeiro hospital construdo (nosocomium) atribudo matrona Fabola (posteriormente canonizada), entre os anos 380 e 400 d. C. Tambm se tem notcia de um xenodochiumdestinado a receber viajantes africanos que desembarcavam na Pennsula Ibrica, da mesma forma mantido por Fabola. O senador Pamaquio organiza em Hstia (um porto de Roma), um grande senodquio destinado, inicialmente, ao tratamento dos marinheiros e, mais tarde, da populao local. Novos preceitos para a vida monstica so estabelecidos e toma importncia fundamental a ajuda aos enfermos. Quando um patrcio romano, Cassiodoro, que ocupava alta funo administrativa, adere vida monstica (548), introduz a prtica da leitura dos livros (provavelmente em verso romana) de mdicos gregos: Hipcrates, Galeno, Dioscrides, Aureliano Cli e outros, visando melhorar o tratamento dos doentes. Difunde, tambm, o estudo das ervas medicinais. O co-nhecimento recuperado tem influncia na postura perante o conceito doena/sade, modificando desde a alimentao fornecida (especial) at, a disposio dos prdios. Os mosteiros beneditinos serviram de modelo para outras ordens religiosas que se dedicaram aos enfermos, inclusive ordens militares posteriores. O mosteiro de So Galo, na Sua (fundado em 614 e transformado no sculo VIII), possua, ao lado dos locais dedicados ao culto e residncia dos religiosos, um hospital, dispondo de enfermarias, unidades de isolamento, farmcia, banheiros, instalaes para os mdicos e ajudantes, assim como para os dirigentes. Miquelin (1992:35) fala do requinte de planejamento da abadia, que inclua, alm da igreja principal do monastrio e do alojamento dos peregrinos, a abadia, escolas, enfermarias, fazenda e residncia para os trabalhadores leigos. Os aspectos mais determinantes do projeto englobam:

as morfologias estruturais a construo de alojamentos em forma de ferradura anexa ao edifcio da capela. a separao dos doentes por patologias. o agrupamento dos doentes em risco de vida junto ao abade-mdico e farmcia de ervas. a separao das funes de apoio e servio das funes de hospedagem e tratamento. a valorizao do saneamento, ventilao e iluminao naturais.

Pelo que sabemos, infelizmente o planejamento no foi concretizado em sua ntegra.


2.7.

Novas

propostas

O ensino da medicina e a organizao dos servios sanitrios incrementaram a fundao dos hospitais. Em Bagd, existiam dois: um, inaugurado no sculo IX; outro no X. Este conservou-se at a destruio da cidade em 1258. O hospital do Cairo, construdo em 1283, representava a forma geral dos hospitais do territrio ocupado pelo Isl: possua enfermarias separadas para os feridos, os convalescentes, as mulheres, os que sofriam de doenas nos olhos, os que tinham febre (locais onde o ar era renovado por meio de fontes), farmcias, cozinhas etc. O hospital era dirigido por um mdico a quem eram subordinados outros, sendo que todos ministravam lies dirias aos discpulos. Como auxiliares, havia enfermeiros de ambos os sexos. Alm da mesquita, muitas vezes, bibliotecas e orfanatos encontravam-se anexos ao hospital. O exerccio da medicina era reservado queles que, tendo completado o curso, eram aprovados em exames pelos mdicos mais destacados. No perodo ureo da medicina rabe, somente por abuso poderia algum exercer a medicina sem ser

formado (como ocorre nos dias de hoje). Assim, graas aos rabes, o hospital torna-se escola de medicina. O modelo hospitalar islmico parte do complexo scio-cultural mesquita-escolahospital, o Bimaristan. A etimologia da palavra tem origem em bima, ou seja pessoa doente, enferma, e stan, que significa casa. Portanto, casa para pessoas enfermas. Sob a influncia da religio, so separadas as reas de atendimento de ho-mens e mulheres. Em relao s doenas, os edifcios hospitalares segregam os pacientes segundo os grupos de patologias. O local de preparao de medicamentos ( base de ervas medicinais) ocupa papel relevante. Os cuidados com a higiene e a salubridade fazem com que haja preocupao em estabelecer estratgias de ventilao dos compartimentos e de distribuio de gua. Uma provvel influncia bizantina se faz sentir com a criao de reas para atendimento e consultas externas. A partir do sculo VI, lutas longas e ferozes contra os invasores fizeram com que, alm de guerra, a peste e a fome assolassem essas regies. A Igreja de Roma era a nica fora organizada e foi suficientemente poderosa para manter um asilo seguro, em que se refugiaram os eruditos. Dessa forma, a filosofia, assim como a medicina literria e o ensino mdico da poca, teve abrigo e um desenvolvimento praticamente exclusivo nos mosteiros. Sabemos que, paralelamente, mdicos prticos existiam, mas a concentrao de hospitais, da mesma forma que as obras de caridade em torno dos mosteiros, bispados etc., fez com que as ordens religiosas, voltadas diminuio do sofrimento e misria humanas, mais da alma do que do corpo, tivessem predominncia. Desenvolveram-se as denominadas Ordens Hospitalarias, dentre as quais podemos citar:

a dos Antonianos, fundada em 1095, em Viena. Ordem dos Trinitrios, que somente em seu incio esteve inteiramente dedicada atividade hospitalar e assistncia dos doentes. Ordem dos Crucferos. Ordem dos Cavaleiros de So Joo de Jerusalm, fundada com o objetivo de atuar nos hospitais que auxiliavam os peregrinos de passagem pela Terra Santa e que, com a exploso dos cristos de Jerusalm, instalou outros hospitais em Rodes e Walletta (ilha de Malta). Ordem dos Cavaleiros de So Lzaro, a qual, durante dois sculos, construiu leprosrios em diversas regies da Europa. Ordem dos Teotnios. Ordem do Esprito Santo que criou, na cidade de Montepellier, um grande hospital. Hospitaleiros de Montepascio. Ordem Hospitalar de Santo Anto. Ordem Santssima Trindade. Ordem Hospitalar dos Agostinianos de Constana.

Com a disseminao da lepra, surgiram vrias instituies voltadas para o atendimento dos doentes. Sua localizao geralmente era fora das cidades, vilas e depois burgos. Como no podiam deixar o recinto do hospital, a vida interna dos "leprosos" era organizada como uma autntica sociedade, incentivada pelas congregaes religiosas que se dedicavam especificamente a esse tipo de doente. somente na Alemanha que se constri, para eles, casas especiais, no para se-greg-los, mas para assegurar-lhes tratamento. Cria-se o conceito de "quarentena" (isolamento dos doentes) e a construo de um tipo especfico de instituio hospitalar, intitulada genericamente de "lazareto".

2.8.

Mudanas

Inicia-se, no sculo XIII, o movimento que tende a subtrair os hospitais da influncia monstica medieval. Em primeiro lugar, convm lembrar o edito da Igreja, de 1163, que impedia o clero de executar qualquer tratamento ou operao que implicasse em derramamento de sangue do paciente, complementado pelo Conclio de Le Mans, de 1247. Com isto, a cirurgia, como atividade, passou a integrar o mbito de trabalho dos barbeiros. Estes, ao longo dos sculos, passaram a se organizar, formando corporaes de cirurgiesbarbeiros. Paralelamente, um punhado de mdicos seculares buscava sua formao como cirurgies. Entretanto, sempre foram bem menos numerosos que os "prticos" cirurgiesbarbeiros. No sculo XIII (1210), foi organizado o Colgio de So Cosme como um grmio parisiense. Entre seus membros estavam os barbeiros-cirurgies que tratavam de religiosos (cirurgies de tnica longa) e barbeiros ou barbeiros-cirurgies laicos, de tnica curta. A causa dessa discriminao se deve no somente repulsa da Igreja contra uma prtica mdica que, em alguns aspectos, podia ofender modstia dos pacientes, ser causa de sua incapacidade fsica ou morte, mas ao fato de que a medicina em suas origens nem sempre era bem exercida, apesar de se encontrar em mos de monges. Tanto a Escola de Salerno "como as universidades tm seu surgimento no cenrio medieval associado secularizao da instruo profissional; seu estabelecimento serviu de prenncio laicizao da ateno institucional s doenas, tendo-a precedido em apenas pouco tempo" (Antunes, 1989:72). A prosperidade das cidades europias e o aumento da riqueza e poder da burguesia incentivaram as autoridades municipais a suplementar, no incio, e depois, a assumir o encargo das atividades da Igreja. Vrios fatores se congregaram para esse resultado:

hospitais e asilos religiosos passam a ser cada vez mais inadequados para fazer frente a uma concepo alterada de sade/doena - a perspectiva medieval em que indigentes, desprotegidos e doentes, so necessrios para a "salvao" dos que praticam a caridade, deixa de ser verdadeira. as circunstncias econmicas e sociais entre os sculos XIII e XVI alteram o significado e a intensidade do nmero de pobres. O cerceamento de terras de cultivo, os preos cada vez mais altos, a intensidade do desemprego e outros, tornam o problema da "vadiagem" cada vez mais agudo e importuno. sem meios de subsistncia, muitos desses miserveis, para poderem ser admitidos em hospitais (compreendidos na acepo de asilos) fingiam-se de doentes e aleijados, onerando todo o sistema assistencial. a manuteno dos estabelecimentos hospitalares e similares dependia da caridade da populao, assim como dos dzimos cobrados pela Igreja, o que fez com que o imenso patrimnio material comeasse a "tentar seus administradores".

O fato da administrao dos hospitais e outras instituies de atendimento terem passado para as autoridades municipais no significa que o clero tivesse abandonado totalmente essas atividades o longo dos sculos XIII a XVI. Somente com a Reforma e pela ascenso do Estado absolutista a separao se torna mais significativa. O planejamento das edificaes muda. Procura-se melhorar as condies de ventilao e iluminao. Graas s experincias dos leprosrios, dois novos fatores incorporam o planejamento hospitalar: separao entre as funes de alojamento e logstica, e separao dos pacientes por patologia e sexo. O abastecimento de gua passa a ser mais estudado, em funo da melhoria das condies de higiene.

Um exemplo da arquitetura hospitalar medieval a instituio fundada por Margarida de Borgonha, rainha da Siclia (cunhada de So Lus IX, rei da Frana), denominada Hospital de Tonerre. Como a maioria das edificaes destinadas aos doentes da Idade Mdia, esta era de grande tamanho, constituda de uma s nave e coberta por abbada em forma de ogiva. "O seu comprimento era de 81 metros, sem contar as trs capelas que lhe ficavam ao fundo, fazendo parte da construo, e que tinham, nas laterais, mais 6 metros, e a central, mais 14. A largura era de 18,60m. Tinha anexa, junto da porta e alpendre de entrada, no topo oposto () capela-mor, uma outra capela e, em edifcio separado, mas com comunicao por dois passadios, a cozinha e outras dependncias e os aposentos da prpria Rainha fundadora que, assim, podia visitar facilmente o seu hospital" (Correia, 1944:310). O nmero de camas do hospital era quarenta, dispostas ao longo das paredes laterais do edifcio, em compartimentos de madeira, possuindo cortina ou reposteiro na porta, permitindo o isolamento dos doentes. No havia impedimento para vigilncia nem para o arejamento, pois os compartimentos no eram cobertos e, volta de todo o corpo da nave corria uma varanda onde se encontravam grandes janelas. A abertura destas permitia que o ar circulasse por todo o complexo. O espao acima dos compartimentos era enorme, pois as paredes elevavam-se a 9,50m e a altura do telhado, com as vigas a descoberto, atingia cerca de 24,00m (Correia, 1944:310). Cada .compartimento continha uma cama com dossel, e uma largura de 3,95m.

2.9. Nascimento do Hospital Moderno Os regulamentos devem visar a atuao curativa do especialista: visita noite para doentes mais graves; outra visita para atender a todos os doentes; residncia de um mdico no hospital (em torno de 1770), que deve se locomover a qualquer hora do dia e da noite, tanto para observar o que se passa, quanto para atender chamados. Surge, assim, uma classe de profissional, o "mdico de hospital". A tomada do poder pelo mdico, levando a uma inverso das relaes hierrquicas anteriormente existentes no hospital, tem sua manifestao concreta no denominado "ritual de visita": esta um desfile quase religioso, encabeado pelo mdico, que se detm no leito de cada doente, sendo seguido por todas as categorias subsequentes da instituio, ou seja, pelos assistentes, pelos alunos, pelos enfermeiros etc., cada um com seu lugar determinado, e a presena do mdico anunciada por uma sineta. A organizao e o poder so indissociveis. Assim, cria-se um sistema de registro permanente, com tcnicas de identificao dos doentes, anotao geral de entradas e sadas, diagnstico do mdico, receitas e tratamentos prescritos, informao sobre o destino do doente (se ele se curou ou morreu). Em consequncia, o hospital alm de "curar", transforma-se tambm em local de registro, de acmulo e de formao do saber: este saber mdico que, at, o comeo do sculo XVIII, estava localizado em livros, compndios, tratados, passa a ser contido no hospital, no mais apenas escrito e impresso, mas cotidianamente assentado na tradio viva, ativa e atual em que a instituio se torna. assim que, com sculos de atraso em relao ao Oriente, entre 1780 e 1790, determina-se que a formao normativa de um mdico deve passar por um hospital. Quanto ao funcionamento econmico, o mdico substitui a caridade, a organizao religiosa ou municipal. A burguesia, com a melhoria do atendimento mdico, dirige-se ao hospital e paga pelos cuidados recebidos, reforando o poder de deciso dos profissionais. O

mdico passa a ser o principal responsvel pela organizao hospitalar. "A ele se pergunta como se deve construi-lo e organiz-lo" (Foucault, 1989:109).

O aproveitamento racional dos recursos disponveis se revela como uma conseqncia da crescente aceitao do servio hospitalar e da diversidade de funes que a instituio passa a oferecer. Diretamente relacionado com o desenvolvimento da medicina, ocorre a exigncia da utilizao de equipamentos custosos, servios auxiliares, procedimentos de registro e administrao complexa. Condies scioeconmicas e mudanas alteram o financiamento da ateno mdica e criam novos padres de utilizao hospitalar. Um conjunto diferente de pessoas, que podem ser definidas como "consumidores organizados", tem de ser considerado pelo hospital e deve ser satisfeito pelas suas instalaes, ou seja, "tendo se tornado uma organizao em larga escala, o hospital exige uma diviso organizacional de trabalho mais explcita e uma gesto mais eficiente e responsvel" (Rosen, 1980:369).

A prpria natureza da organizao em grande escala cria novas formas de enca-rar a eficincia administrativa, a racionalidade, a produtividade e a responsabilidade de todo o pessoal includo no processo. Outro fator a lembrar so os avanos cientficos que a medicina experimenta desde o sculo XVI. Estes, ao serem transpostos aos procedimentos clnicos executados nos hospitais, aumentam sua eficcia e ajudam a tornar efetiva a finalidade teraputica dessas instituies.
2.10.

As construes

O Htel-Dien de Paris, situado s margens do rio Sena, no centro da cidade de Paris, permaneceu ali por mais de mil anos pois, apesar de sua fundao no sculo VII, as primeiras menes histricas sobre ele datam de 829. Parcialmente demolido, reconstitudo, acrescido de novas alas, atinge a margem oposta do rio Sena, em 1626. Possua, ento, duas capelas e os seguintes anexos:

Salle St. Denis, para os doentes considerados curveis (1195). Salle St. Thomas, para convalescentes (1210). Salle de l'Infermerie, utilizada para atender doentes graves e terminais e Salle Neuve, que abrigava uma maternidade e, ao lado dela, a Salle des Innocents, para crianas (as trs de meados do sculo XIII). Salle du Legat (1531 e depois denominada Salle Ste. Marthe), para doentes contagiosos, principalmente para portadores de sfilis. Salle du Rosaire, para purperas (1626).

Cada ala atuava como se fosse um hospital completo, pois possua uma autonomia relativa perante as demais e coordenava seus prprios servios. O fato de ter atingido a outra margem permitia ao Htel-Dieu continuar se expandindo. "De 1646 a 1651, construiu-se a mais ampla ala do hospital, Salle St. Charles, com vinte enfermarias divididas em quatro andares. No mesmo perodo, foi inaugurada outra ponte estabelecendo conexo com o edifcio original - a Pont St. Charles - tambm abrigando uma enfermaria, com 110 grands lits, camas de casal para uso de at seis pessoas, e nove petits lits, camas individuais, em geral reservadas para uso dos funcionrios, que tambm ficavam internos. Seguiram-se novas enfermarias - a Salle St. Jean, St. Louis, St. Cme, St. Augustin e outras - derivadas de reformas das alas mais antigas e de rearranjos em seu espao interior.

Completando a configurao com que o Htel-Dieu chegou ao sculo XVIII, foi-lhe incorporado em 1684, por concesso de Lus XIV, um pequeno edifcio contguo Salle St. Charles que funcionava como presdio - o Petit Chetelet. A partir de ento, com poucas alteraes, o antigo prdio foi intensamente aproveitado pelo hospital". (Antunes, 1991:143-144). Apenas como registro, no incio do sculo XVIII, outras construes so incorporadas: Salle Ste. Martine, Salle St. Antoine e Salle St. Roch (Lain, 1973:372). Alm das alas hospitalares, das capelas e enfermarias, vrios cmodos - principalmente nos edifcios mais antigos de todo o conjunto - eram utilizados para uma srie de atividades complementares e subsidirias, tais como administrao, escriturao, refeitrios diversos (inclusive para pessoal em servio), cozinhas, padarias, farmcia, lavanderia e depsitos. Nesta ltima funo destaca-se o poro da Salle St. Charles, onde um vasto suprimento de materiais de consumo para todo o complexo hospitalar era armazenado, muitos deles altamente inflamveis: lenhas, velas, candeeiros, leo, cera, resina, ungentos e outros. Fontes histricas indicam que, apesar de seu tamanho, o Htel-Dieu, durante todo o sculo XVIII, mantinha internadas cerca de cinco mil pessoas, quantidade que excedia, de muito, sua capacidade: todos que o procuravam eram aceitos. Dessa maneira, doentes se amontoavam em todas as enfermarias e, nas camas de casal, acomodavam-se at oito pessoas. Esse acmulo de pacientes interferia com as atividades da rotina hospitalar. Por exemplo: apesar de possuir lavanderia, "secava-se a roupa lavada em varais improvisados nas janelas das enfermarias" (Antunes, 1991:144; o grifo, nosso). A colocao da roupa lavada, dessa forma, interferia na circulao do ar, agravada pela prpria disposio dos edifcios, sem espao entre si. As condies de vida no interior das salas pioravam continuamente e, como era de se esperar, grandes incndios destruram partes do Htel-Dieu em 1718, 1737, 1742 e 1772.
2.11.

As novas descobertas

Em meados do sculo XIX, o desenvolvimento da medicina, especificamente da teoria bacteriolgica (descobertas de Pasteur e Koch), o uso de mtodos asspticos e anti-spticos que diminuram drasticamente o nmero de mortes por infeco (aps 1870, com os esforos de Semmelweiss, Terrier e Lister), a introduo da anestesia, permitindo a realizao de cirurgias sem dor e com mais possibilidades de xito, contriburam muito para alterar a imagem do hospital, que deixou de ser um lugar aonde os pobres iam para morrer, transformando-se em local onde os enfermos podiam se curar. Em resultado disto: "pela primeira vez a gente rica comeou a solicitar os servios hospitalares a conselho de seus mdicos. Os hospitais mudaram de objetivo e, em conseqncia, de clientela: de abrigo para os que dependiam da caridade pblica passaram a ser o centro onde se dispensavam cuidados mdicos". (Singer et al., 1981:29). Sob o signo dessas modificaes, duas prticas, at ento independentes, vm a encontrar-se no mesmo espao geogrfico - o hospital - e no mesmo espao social - o doente , passando a interagir: a medicina e a enfermagem. "Todo o trabalho direto de assistncia ao

doente comporta inmeras funes manuais e so essas as primeiras a se separarem subordinadamente do trabalho mdico, constituindo a enfermagem". (Gonalves, 1974:193). Evidentemente, existe uma acentuada separao hierrquica entre o pessoal mdico e o de enfermagem, mas ambos se profissionalizam: as exigncias de um hospital eficiente e eficaz, assim o determinam. A partir de 1860, graas aos esforos de Florence Nightingale, a enfermagem, como funo leiga, adquire certo status tcnico, contribuindo "para a 'humanizao do hospital' e sua converso numa instituio centrada no enfermo" (Coe, 1970:288). A importncia de Nightingale deriva no apenas de sua prtica, mas de seus escritos, que estabelecem uma profisso redimensionada quanto ao seu papel, importncia e saber. Da mesma maneira, funda a primeira escola destinada a formar pessoas com vistas ao exerccio de uma profisso tcnica. Em suas Notas sobre Hospitais, de 1859, Nightingale chegava a questionar a teoria dos "miasmas", com fundamento em suas experincias na guerra da Crimia. Para ela, os principais defeitos dos hospitais residiam na falta de adequada iluminao e ventilao naturais, assim como reas mnimas por leito (e na prpria superlotao). A partir de suas observaes sobre o sistema de pavilhes, ela estabeleceu as bases e as dimenses do que, posteriormente, se tornou conhecida como "enfermaria Nightingale". "Era basicamente um salo longo e estreito com os leitos dispostos perpendicularmente em relao s paredes perimetrais: um p direito ge-neroso, e janelas altas entre um leito e outro de ambos os lados do salo, garantiam ventilao cruzada e iluminao natural. As instalaes sanitrias ficavam numa das extremidades com ventilao em trs faces do bloco. Locais para isolamento do paciente terminal, escritrio da enfermeira chefe, utilidades, copa e depsito ocupavam o espao intermedirio entre o salo e o corredor de ligao com outros pavi-lhes. Um posto de enfermagem , implantado no centro do salo, onde tambm ficava o sistema de calefao (quando existente) ou a lareira". (Miquelin, 1992:46-47). A partir de 1867 e, por no mnimo, cinqenta anos, a "enfermaria Nightingale" torna-se o modelo de "espao de internao", espalhando-se por todo o mundo ocidental, em ambos os lados do Atlntico. At hoje, o St. Thomas Hospital, em Londres, tem em funcionamento exemplares tpicos da "enfermaria Nightingale". Pode-se dizer que esse tipo de enfermaria representa um dos elementos mais importantes e caractersticos da estrutura do hospital no final do sculo XIX. Ela divide as funes de internao, cirurgia e diagnstico, consultrios e atendimento ambulatorial, administrao e servios de apoio em construes/edificaes especficas e apropriadas a cada uso. No domnio da legislao social e sanitria, em conseqncia das pestes, fizeram-se alguns progressos ao fim do sculo XVII. Como exemplo, podemos citar as seguintes medidas, relativas sade pblica, tomadas pelo Monsenhor Gastaldi, comissrio papal especial de sade: "Eram colocados guardas sanitrios nas portas da cidade e nas fronteiras; pediam-se atestados de sade a todos os viajantes; limpavam-se as ruas e os esgotos; os aquedutos eram inspecionados regularmente; havia lugares destinados desinfeco da roupa; eram proibidos todos os ajuntamentos populares. A obra de Gastaldi, De avertenda et profliganda peste

(1684), contm 245 decretos sanitrios surgidos durante a campanha contra a peste - um importante documento histrico". (Castiglioni, 1947: II,79-80). Isso ocorreu aps uma peste que irrompeu em Roma, em 1656. Ainda no final do sculo, especificamente em 1699, o Conselho Geral de Sade da cidade de Luca afirmou publicamente que "no futuro no haver perigo ou dano para a sade do corpo humano proveniente da roupa que fica depois da morte de doentes de consuno e outras doenas similares". Tambm foi decidido perguntar aos componentes do colgio mdico se "estes senhores podiam dar o nome das pessoas, qualquer que fosse o sexo ou a condio social, que tivessem tratado nos ltimos seis meses, das doenas mencionadas no seguinte decreto, de modo que fossem tomadas todas as precaues que parecessem oportunas" (Castiglioni, 1947: II,81; o grifo, nosso). Infelizmente, estes exemplos no tiveram continuidade pois, segundo afirma Foucault (1989:89): "A medicina urbana, com seus mtodos de vigilncia, de hospitalizao etc., no mais que um aperfeioamento, na segunda metade do sculo XVIII, do esquema poltico-mdico da quarentena que tinha sido realizada no final da Idade Mdia, no sculo XVI e XVII. A higiene pblica uma variao sofisticada do tema da quarentena". Desta forma, e apenas na segunda metade do sculo XVIII, na Frana e na Inglaterra, que uma disciplina, hoje denominada medicina urbana, aparece e se desenvolve. O que ocorre entre o final do sculo XVII e meados do sculo XVIII, uma grande hostilidade dos cidados s diferentes medidas de higiene pblica, aliadas s dificuldades de sua execuo. Nova tentativa acontece no final do sculo XVII, em relao aos exrcitos alemes: segundo os historiadores da poca, os exrcitos imperiais, em seu deslocamento, eram seguidos por uma horda de mulheres - prostitutas - muitas vezes acompanhadas por filhos "ilegtimos", perfazendo um nmero superior ao de soldados e constituindo, para eles, um perigo no que se refere s doenas venreas. Em 1830, uma grande epidemia de clera se espalhou pela Europa. A Inglaterra, no incio da sua Revoluo Industrial, e dependente de seu trfego martimo, sofria com o deslocamento da populao dos campos para as cidades e precisava proteger seus recursos econmicos. Dessa maneira, surgiram importantes normas que visavam a defesa sanitria dos grandes portos contra a disseminao de doenas vindas de alm-mar, assim como a proteo das cidades contra os perigos decorrentes de seu rpido crescimento e da expanso industrial. Em 1848, o Parlamento Britnico criou um departamento central de sade pblica, cuja atuao principal foi na elaborao das primeiras estatsticas precisas de causas da mortalidade e determinao das diferenas entre doenas urbanas e rurais e tambm entre as diversas profisses. "O governo tomou medidas severas para melhorar os esgotos, o suprimento de gua e os canais, para fiscalizar os mercados e as habitaes, sendo logo apreciveis os resultados". (Castiglioni, 1947: II,290). Por sua vez, na Frana, a organizao moderna de controle de sade pblica inicia-se com as leis de 1789 -1791 e a fundao, em 1802, do Conselho Superior de Sade. A organizao mais eficiente o comit Consultivo de Higiene Pblica, que estabelece um

conselho em cada departamento e em cada distrito, a partir de 1889. Na Alemanha, organizase uma direo oficial para a sade pblica, no incio do sculo XIX. A data mais importante na histria da higiene 1851, quando os pases da Europa realizam a Primeira Conferncia Internacional, em Paris, com decises comuns relativas a medidas de quarentena contra a disseminao da peste, da clera e da febre amarela. Com o desenvolvimento da teoria bacteriolgica e da pesquisa biolgica, os resultados so levados para o domnio prtico da sade pblica. Ocorrem aperfeioamentos no abastecimento da gua, nos sistemas de esgotos, nas medidas contra o alcoolismo e, at, na criao da fiscalizao mdica nas escolas. O melhor conhecimento das doenas infantis e mtodos especiais de controle contribuem para baixar a mortalidade e a mortalidade infantil. Grande parte da medicina cientfica do sculo XIX tem origem nas experincias de sade pblica que se desenvolvem ao final do sculo XVIII.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

AMADOR, J. C. Hospital Universitrio de Maring: Sonho ou Realidade?. Disponvel em: < http://www.odiario.com/opiniao/noticia/231512/hospital-universitario-de-maringasonho-ou-realidade/ >. Acesso em: 29 Out, 2013. LISBOA, T. C. Breve Histria do Hospitais. Revista Noticias Hospitalares Gesto de Sade em Debate. 2002, n27, ano 4. Disponivel em: < http://www.prosaude.org.br/noticias/jun2002/pgs/encarte.htm >. Acesso em: 01 Nov, 2013.

Vous aimerez peut-être aussi