Vous êtes sur la page 1sur 4

Common law

Ir para: navegao, pesquisa

Sistemas legais do mundo: Sistema romano-germnico Common law Jurisdio mista (direito romano-germnico e comum) Direito consuetudinrio Lei islmica (Sharia) Common law (do ingls "direito comum") o direito que se desenvolveu em certos pases por meio das decises dos tribunais, e no mediante atos legislativos ou executivos. Constitui portanto um sistema ou famlia do direito, diferente da famlia romano-germnica do direito, que enfatiza os atos legislativos. Nos sistemas de common law, o direito criado ou aperfeioado pelos juzes: uma deciso a ser tomada num caso depende das decises adotadas para casos anteriores e afeta o direito a ser aplicado a casos futuros. Nesse sistema, quando no existe um precedente, os juzes possuem a autoridade para criar o direito, estabelecendo um precedente.1 O conjunto de precedentes chamado de common law e vincula todas as decises futuras. Quando as partes discordam quanto o direito aplicvel, um tribunal idealmente procuraria uma soluo dentre as decises precedentes dos tribunais competentes. Se uma controvrsia semelhante foi resolvida no passado, o tribunal obrigado a seguir o raciocnio usado naquela deciso anterior (princpio conhecido como stare decisis). Entretanto, se o tribunal concluir que a controvrsia em exame fundamentalmente diferente de todos os casos anteriores, decidir como "assunto de primeira impresso" (matter of first impression, em ingls). Posteriormente, tal deciso se tornar um precedente e vincular os tribunais futuros com base no princpio do stare decisis. Na prtica, os sistemas de common law so consideravelmente mais complexos do que o funcionamento idealizado descrito acima. As decises de um tribunal so vinculantes apenas numa jurisdio em particular e, mesmo dentro de uma certa jurisdio, alguns tribunais detm mais poderes do que outros. Por exemplo, na maior parte das jurisdies, as decises de um tribunal de recursos so obrigatrias para os juzos inferiores daquela jurisdio e para as futuras decises do prprio tribunal de recursos, mas as decises dos juzos inferiores so apenas "persuasivas", no vinculantes. Ademais, a interao entre o common law, o direito constitucional, o direito legislado e os regulamentos administrativos causam considervel complexidade. Todavia, o stare decisis, o princpio de que os casos semelhantes devem ser decididos conforme as mesmas regras, est no cerne de todos os sistemas de common law.

Os sistemas de common law foram adotados por diversos pases do mundo, especialmente aqueles que herdaram da Inglaterra o seu sistema jurdico, como o Reino Unido, a maior parte dos Estados Unidos e do Canad e as ex-colnias do Imprio Britnico.

ndice

1 Distribuio 2 Histria o 2.1 Idade Mdia 3 Ver tambm 4 Ligaes Externas 5 Referncias

Distribuio

Mapa-mndi com a indicao dos pases que adotam o common law (em azul escuro) ou um sistema misto que inclui o common law (em azul claro). O common law a base dos sistemas jurdicos da Inglaterra e do Pas de Gales, Irlanda do Norte, Irlanda, do direito federal e estadual dos Estados Unidos (exceto o direito da Louisiana), do direito federal e provincial do Canad (exceto o direito civil do Quebec), Austrlia (tanto o direito federal quanto o estadual), Nova Zelndia, frica do Sul, ndia, Malsia, Brunei, Paquisto, Singapura, Hong Kong e muitos outros pases geralmente de lngua inglesa ou membros da Commonwealth (exceto Malta e a Esccia). Como regra, todos os pases que foram colonizados em algum momento pela Inglaterra ou pelo Reino Unido usam o common law, exceto os que j haviam sido colnias de outro imprio, caso do Quebec (que segue o sistema jurdico francs), da frica do Sul e do Sri Lanka (que seguem o sistema romano-germnico de origem neerlandesa), onde o sistema romano-germnico anterior foi mantido para respeitar os direitos civis dos colonos locais. O sistema indiano de common law tambm uma mistura de direito ingls com direito hindu local, exceto no estado de Goa, que mantm o cdigo civil portugus. O sistema jurdico da Nicargua tambm mescla o common law ingls com o sistema romano-germnico, devido administrao britnica da poro oriental do pas desde meados do sculo XVII at cerca de 1905, ademais de intervenes e influncias estadunidenses posteriores.

Histria

O common law desenvolveu-se originalmente sob o sistema inquisitrio da Inglaterra durante os sculos XII e XIII, como o conjunto das decises judiciais que se baseavam na tradio, no costume e no precedente. Instituies e culturas legais deste tipo assemelham-se s que existiram historicamente em sociedades nas quais o precedente e o costume desempenharam, por vezes, um papel substantivo no processo legal, inclusive o direito germnico e o direito islmico. O common law emprega um forma de raciocnio baseado em casos ou "casusmo". Aplicado a casos cveis, o common law foi criado para compensar algum por atos ilcitos chamados torts, quer dolosos, quer culposos, e desenvolveu o ramo do direito que reconhece e regula os contratos. O procedimento adotado pelos tribunais de common law chamado adversarial system (algo como "sistema do contraditrio"), tambm criado por este sistema jurdico. Alguns tericos afirmam que o common law inglesa teria sido inspirada pela lei islmica;2 3 4 Acadmicos como John Makdisi, Jamila Hussain e Lawrence Rosen5 argumentaram que diversas das instituies fundamentais do common law inglesa derivaram ou foram adaptadas de instituies legais similares na lei e na jurisprudncia islmica, e introduzidas Inglaterra aps a conquista normanda da Inglaterra pelos normandos, que conquistaram e herdaram a administrao legal do Emirado da Siclia (ver cultura rabe-normanda).

Idade Mdia
Antes da conquista normanda de 1066, a justia era administrada principalmente pelos tribunais de condado, presididos pelo bispo diocesano e pelo xerife, os quais exerciam jurisdio tanto eclesistica quanto civil.6 O julgamento pelo jri comeou naqueles tribunais.6 Ao tornar-se o primeiro rei plantageneta, em 1154, Henrique II institucionalizou o common law ao criar um sistema jurdico unificado e "comum" a todo o reino que incorporava e elevava o costume local ao nvel nacional, abolia o controle e as peculiaridades locais e eliminava medidas arbitrrias e reintroduzia o sistema do jri. Este chegava ao veredito por meio da avaliao do conhecimento comum local, no necessariamente atravs da apresentao de provas, o que distingue dos tribunais do jri modernos. Henrique II desenvolveu a prtica de enviar juzes de seu prprio tribunal central para ouvir as diversas controvrsias por todo o pas. Seus juzes resolviam-nas de modo ad hoc, conforme a sua interpretao do que era o costume aplicvel. Os juzes reais retornavam a Londres e freqentemente discutiam seus casos e decises entre si. As decises eram registradas e arquivadas. Com o passar do tempo, surgiu a regra do stare decisis (ou do precedente), segundo a qual o juiz estava obrigado a seguir a deciso pretrita de um juiz anterior e a adotar a interpretao jurdica do juiz anterior, aplicando os mesmos princpios usados por aquele magistrado quando os dois casos apresentassem fatos semelhantes. Com este sistema de precedentes, as decises "congelavam-se" e seu contedo perpetuava-se, e assim o direito pr-normando de costumes locais desconexos foi substitudo por um sistema elaborado e coerente de normas que era comum por todo o reino, donde o nome common law.

A criao, por Henrique II, de um sistema judicial poderoso e unificado, que restringia de certa maneira a autoridade dos tribunais eclesisticos, provocou um conflito com a igreja, especialmente com Thomas Becket, Arcebispo da Canturia. Becket terminou por ser morto dentro da catedral da Canturia por quatro cavaleiros que pensavam agir em nome de Henrique. Naquela altura, Becket e Henrique estavam envolvidos numa controvrsia dura acerca da jurisdio dos tribunais reais sobre ex-clrigos. O assassinato do arcebispo, que foi imediatamente venerado como um mrtir e, depois, como um santo, provocou uma reao ultrajada do povo contra o rei. Henrique viu-se forado a revogar as leis que haviam causado a controvrsia e a abandonar os seus esforos para que os membros do clero respondessem por crimes seculares. Apesar deste retrocesso, o common law produzido pelos juzes perdurou por sculos como a principal fonte do direito penal e civil do reino. Posteriormente, quando o parlamento adquiriu poderes legislativos, as leis por ele promulgadas comearam a limitar em algumas reas o escopo do common law, que, todavia, ainda hoje mantm seu papel como um elemento essencial do sistema jurdico britnico.

Vous aimerez peut-être aussi