Vous êtes sur la page 1sur 14

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.

br/poslit

Contrastes e confrontos na obra de Guimares Rosa


Luiz Cludio Vieira de Oliveira | FUMEC

Resumo: A obra de Guimares Rosa evidencia, de Magma a Tutamia, um percurso em que o autor opta pelo trabalho metalingstico com o texto, executando uma renovao lingstica e narrativa na fico brasileira. Esta opo revela que o autor no teve ou desejou uma atuao poltica, nem procurou fazer uma literatura revolucionria, engajada, preocupando-se antes em realizar uma transformao na literatura. As anlises que buscam tal literatura revolucionria na obra rosiana desconhecem a opo esttica do escritor. Palavras-chave: opo esttica, opo ideolgica, metalinguagem.

Guimares Rosa no surgiu do nada. Veio de Cordisburgo para


Belo Horizonte, da para Itaguara, de l para Barbacena, depois para o Rio e, finalmente, para o mundo. O lugar de onde fala constitudo por todos esses lugares, contaminando-se a sua dico dos muitos falares com que teve contacto. O serto o mundo, nos diria Riobaldo. Na literatura brasileira, Guimares Rosa se insere numa vereda que se inicia ainda no sculo XIX, com o Romantismo, e se prolonga pelo sculo XX. Dela participam autores to diferentes, e com projetos estticos e ideolgicos to dspares quanto Amadeu Amaral, Cornlio Pires, Hugo de Carvalho Ramos, Valdomiro Silveira, Simes Lopes Neto, Domingos Olmpio, Afonso

187

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Arinos, Jos Lins do Rego, Graciliano Ramos, autores que tiveram ampla repercusso poca, constituindo-se como leitura obrigatria poca em que Rosa se preparava para ser um autor. At 1943, ano de lanamento de Fogo Morto, trs anos antes de Sagarana, Jos Lins do Rego j havia publicado sua obra ficcional mais significativa. At 1945, Graciliano Ramos tambm j publicara a maioria de seus livros, entre os quais Caets, Angstia, So Bernardo e Infncia. Memrias do crcere de 1951. Os dois escritores j se haviam firmado como grandes autores poca, e muito possivelmente foram lidos por Guimares Rosa. No se deve buscar, nesses antecedentes, prximos ou remotos, uma proposta ou um projeto literrio unificado. Antes, devem ser tomados como autores que se ocuparam de uma parcela caracterstica da realidade brasileira, o que os torna partcipes do que se convencionou chamar de regionalismo, com todos os defeitos e acertos de um rtulo. A esse respeito interessante consultar O modernismo na fico, especialmente as partes que cabem a Afrnio Coutinho Antecedentes e a Costa Lima 1 Regionalismo, ambas de A literatura no Brasil. Rosa integra-se a essa tradio e, num primeiro momento, como regionalista que ser tomado pela crtica. tambm interessante reproduzir as palavras de Ettore Finazzi-Agr:
Voltando, nesse sentido, mergulhando-nos numa geografia e numa histria virtuais, anteriores (e/ou posteriores) a qualquer histria e a qualquer geografia, Guimares Rosa nos arrasta muito alm (e/ou nos leva aqum) do regionalismo, fazendo-nos intuir a razo histrica implcita na diviso regional [...] a superficialidade daquilo que se considera regio, recamos 2 num espao sem trnsito numa aporia [...].

Alm dos autores citados como precursores de Rosa, como ficcionistas ou como intelectuais, construtores de uma viso moderna sobre o Brasil, deve-se mencionar Euclides da Cunha, Srgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Lima Barreto, Monteiro Lobato, Mrio de Andrade e, dentro de uma proposta mais radical, Oswald de Andrade. Mesmo que Guimares Rosa no os tenha lido a todos, sua curiosidade intelectual o teria levado a situar-

1. Veja-se tambm Jagunos mineiros de Cludio a Guimares Rosa, de Antonio


Candido.

2. FINAZZI-AGR, 2001, p. 87.

188

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

se dentro de um esprito modernista e reformista presente no Brasil a partir da virada do sculo, com momentos bem marcados nos anos vinte e trinta. Por outro lado, Guimares Rosa herdou, trazida por diferente vereda, uma conscincia metalingstica e um trabalho sofisticado com a linguagem, j presentes em Machado de Assis, e que se pode perceber tambm em Graciliano Ramos e em Mrio de Andrade. Portanto, seu regionalismo no s regionalismo, no sentido mais simplista e redutor do termo. Sua literatura se aproxima mais da que foi produzida por esses trs ltimos autores do que, por exemplo, do anedotrio caipira de Cornlio Pires ou do carter folclrico, que h na obra de Valdomiro Silveira, ou etnogrfico, da obra de Amadeu Amaral. Alm disso, o texto rosiano, de Sagarana a Grande Serto: Veredas, passando por Corpo de Baile, ter uma qualidade e uma densidade que nos faro lembrar Machado, Mrio e Graciliano. a conscincia metalingstica de Rosa que o far transcender o regionalismo, alando-se a vos mais altos em relao ao uso da linguagem e ao desenvolvimento de tcnicas narrativas mais apuradas, que o levaro aos contos e metalinguagem dos prefcios de Tutamia. Joo Luiz Lafet, no artigo Esttica e ideologia: o modernismo em 1930, defende a existncia de dois momentos de nosso Modernismo: o projeto esttico, caracterstico do esprito da Semana de 22; e o projeto ideolgico, marca inconfundvel do chamado romance de 30. De acordo com as palavras de Lafet, para podermos considerar qualquer movimento literrio como renovador, preciso situ-lo em relao srie literria e em relao s sries sociais:
Decorre da que qualquer nova proposio esttica dever ser encarada em suas duas faces (complementares e, alis, intimamente conjugadas; no obstante, s vezes relacionadas em forte tenso: enquanto projeto esttico, diretamente ligadas s modificaes operadas na linguagem, e enquanto projeto ideolgico, diretamente atada ao pensamento (viso de mundo) de sua poca.
3

Os dois projetos no so excludentes, mas conjugados e relacionados, como diz o autor, que assim se refere primeira fase do modernismo brasileiro: A convergncia de projeto esttico e de projeto ideolgico deu as obras mais radicais, mais tipicamente modernistas [...]: o Miramar e o Serafim, de Oswald de Andrade, o Macunama de Mrio, a contundncia esttica da

3. LAFET, [1972?], p. 19.

189

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit


4

poesia Pau-Brasil. Podemos dizer que Guimares Rosa compartilha desse mesmo esprito, o que o levou a produzir uma obra tambm radical. Mas em relao ao projeto ideolgico dos anos 30, que procurava, ainda segundo 5 Lafet, [...] reformar ou revolucionar essa realidade, no se pode dizer que Rosa compartilhava desse iderio. Entre Sagarana e Grande Serto: Veredas, h diferenas na recepo crtica da obra rosiana. Sagarana foi saudado como um bom livro regionalista, porque se enquadrava nos padres de recepo dos leitores da poca, vindos tambm da mesma tradio literria que Rosa. Grande Serto: Veredas foi recepcionado como algo denso e desconhecido. Hermtico e impenetrvel para aqueles que o recusaram de imediato; difcil, mas promissor, que o reconheceram como uma obra prima. Antonio Candido, no incio de O homem dos avessos, nos diz:
Na extraordinria obra-prima Grande Serto: Veredas h de tudo para quem souber ler, e nela tudo forte, belo, impecavelmente realizado. Cada um poder abord-la a seu gosto, conforme o seu ofcio: mas em cada aspecto aparecera o trao fundamental do autor: a absoluta confiana na liberdade de inventar.
6

Essas palavras, repetidas exausto pela crtica, devem ser consideradas por um duplo aspecto. Primeiro, reconhecem a opo esttica feita por Rosa, a absoluta confiana na liberdade de inventar; segundo, tornaram-se um aval para que tudo pudesse ser descoberto no romance: do esoterismo sociologia, da histria cultura popular, da linguagem filosofia. Mas, como bem observou Antonio Candido, com agudeza, h de tudo para quem souber ler. Nem toda interpretao possvel: h que haver um limite para o desvario, as associaes paradigmticas mais inesperadas e irracionais, como a de identificar Seo Ornelas com Getlio Dorneles Vargas; ou relacionar 7 um velho a Antnio Conselheiro, apenas porque dava conselhos. Em

4. LAFET, [1972?], p. 23. 5. LAFET, [1972?], p. 27. 6. CNDIDO, 1978, p. 121. 7. RONCARI, Luiz. Participao em Mesa Redonda A letra e a voz em Guimares
Rosa, do Seminrio Internacional 50 anos de Grande Serto: Veredas, de Joo Guimares Rosa. Belo Horizonte, 23 de maio de 2006.

190

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Metafsica do Grande Serto, de Francis Utza, encontra-se uma outra interpretao para o nome e, da, para a funo de Seo Ornelas, em que as significaes so um tanto foradas. Veja-se:
O senhor da Barbaranha presta imediatamente as honras de sua residncia ao chefe jaguno, recebendo-o mesa como a um hspede de valor. Tal cortesia, por mais que a julguemos do exterior, no parece ditada pelo temor. Josaf Jumiro Ornelas um prncipe de alta linhagem e Riobaldo reconhece esta supremacia desde o primeiro contato: aprecei a soberania dele, os cabelos brancos, os modos calmos. Bom homem, abalvel. Por le, por nobreza, tirei meu chapu [p. 342]. [...] O nome desse representante da tradio Homem dos sertes transatos traz o cunho dessa mesma sabedoria: Josaf o Yahv julgou , nome de um rei bblico de Jud, arteso da paz entre seu prprio reino, no sul, e o reino do norte, Israel; Jumiro, do latim jus: a justia, e do germnico Mir, Mrs: conhecido. Prncipe da justia, isto , do equilbrio, da harmonia, do justo termo, da quintessncia, ele pertence ao imprio do Cu. Em Ornelas encontra-se ornis: ave (grifos do autor).
8

Discordamos tambm de Willi Bolle, quando defende que a questo do pacto com o Diabo que fundamenta a narrao de Riobaldo, e em seguida reitere: Minha tese que o pacto em Grande Serto: Veredas pode ser entendido como uma viso romanceada daquilo que a filosofia poltica, no limiar da modernidade, imaginou como sendo a base da sociedade 9 civil e do Estado. Esta tese, Bolle retoma em seu livro grande serto.br, em que diz: No episdio do pacto esto centrados todos os demais acontecimentos do romance. o Diabo que garante a manuteno da guerra o estado de exceo, em que so suspensas as leis vigentes e forjadas leis 10 novas pelo mais forte. Em primeiro lugar, preciso dizer que no h pacto, no h demnio: o que h o homem humano em sua travessia. Atribuir ao pacto a base da narrao de Riobaldo desconhecer, primeiro, a estrutura do romance como um todo, dimensionando excessivamente um episdio; segundo, acreditar nas palavras de Riobaldo de que o pacto efetivamente se deu quando, pela prpria narrao, h apenas um desafio e, pela ausncia de

8. UTZA, 1994, p. 145. 9. BOLLE, 1997/1998, p. 30-35. 10. BOLLE, 2004, p. 151.

191

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

resposta, a concluso de que o desafiante, Riobaldo, saiu vencedor. um processo semelhante ao da personagem do conto de Primeiras estrias, para quem o fato de o jacar no ser visto no significa que no exista um jacar ali. Voc j viu jacar l? caoava Pele. No. Mas voc tambm nunca viu o jacar-no-estar-l. Voc v a ilha, s. Ento, o jacar pode estar ou 11 no estar... Finalmente, dar ao episdio do pacto a caracterstica de ser a base da sociedade civil e do Estado tambm no querer ver que o Estado de Riobaldo se circunscreve aos limites de sua propriedade e aos da sua vizinhana, devidamente guardadas por seus jagunos. Deve-se, por princpio, desconfiar das palavras do narrador, especialmente se for algum como Riobaldo, cujos motivos para iniciar a narrao no so claros. preciso considerar o texto, mas sempre procurando ler o que h sob ele. A narrativa de Riobaldo se fundamenta num processo argumentativo, que convoca causas para explicar uma conseqncia, num ntido processo teleolgico. So as conseqncias a morte de Diadorim e os efeitos dessa morte que criam uma demanda para as causas. Mais que isso, a morte de Diadorim revela que o jaguno , na verdade, Maria Deodorina da F Bettancourt Marins: [...] que nasceu para o dever de guerrear e nunca ter mdo, e mais para muito amar, sem gzo de amor... Reze o senhor por essa minha 12 alma. a morte de Diadorim, e as conseqncias que provoca, positivas e negativas, que geram em Riobaldo um terrvel remorso, o seu temer de conscincia, e a necessidade de explicar, para si, para o interlocutor, e para todos ns, todos os fatores aleatrios que fizeram com que os fatos se encadeassem de determinada maneira e no de outra. A argumentao de Riobaldo pretende afastar de si mesmo a responsabilidade pelos atos cometidos, que culminaram com a morte de Diadorim e com a chegada ao poder. Ao mesmo tempo, pretende atribuir tal responsabilidade a alguma provvel causa: o destino, o demnio, a maldade humana, a expiao de pecados cometidos em outra vida. Tais causas so, na verdade, argumentos com que se defende e constri, para si e para os outros, uma imagem em que se esfora por acreditar, ainda que saiba que o que h, mesmo, o homem humano.

11. ROSA, 1967, p. 119. 11. ROSA, 1970, p. 458.

192

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Nada disso, entretanto, tira o brilho ou o mrito do romance como uma sofisticadssima construo ficcional, nem empana a profundidade com que Rosa soube revestir as reflexes do personagem, atingindo nveis comparveis s melhores obras da literatura mundial. As dvidas existenciais e metafsicas de Riobaldo so as nossas dvidas, as de qualquer ser humano que, para no se deparar consigo mesmo, tenta construir uma imagem, uma identidade em que possa se reconhecer, acreditar e aplacar o seu temer de conscincia. A crtica sociolgica de Antonio Candido foi importante para revelar que o serto da obra no constitua uma realidade apenas mtica, mas real, fsica e social, e que os personagens que se moviam na fico eram prximos de outros, tambm reais, existentes nas sesmarias e fazendas do serto de Minas. Mas Antonio Candido ultrapassa o sociolgico para tocar o simblico: apesar do lastro fsico e social, Grande Serto: Veredas tem um arcabouo simblico alicerado no serto, mas que o transcende. Nessa anlise, nesse salto qualitativo do sociolgico para o simblico, o crtico paulista cunhou uma frase que , a meu ver, a mais importante de seu ensaio, dando oportunidade para que outras leituras enveredassem pelo que ela traduz: Riobaldo somos ns. Ns nos identificamos plenamente com ele. Essa a grande descoberta sobre a obra: a profunda humanidade de um personagem, captado com toda a sua contradio, seus desejos, seus anseios, suas frustraes e suas lutas. isso que rendeu a Riobaldo sua permanncia na galeria dos maiores personagens da literatura mundial, ao lado de Dom Quijote, de Fausto, de Ulisses, do Lazarillo, de Raskolnikoff, de Bentinho, todos eles conscientes, em algum momento, de que eram seres muito provisrios. Todos eles tm grandeza e misria, passando de um estado a outro e nos deixando, a ns, leitores, conscientes de tambm somos um misto de grandeza e misria, plos entre os quais oscilamos. Riobaldo, personagem e narrador, conduz sua narrativa de acordo com a complexidade que lhe confere essa humanidade. No tem como objetivo expor uma situao, explic-la didaticamente, como faria um professor a seus alunos, esclarec-la. Os limites de sua explicao coincidem com a imagem que constri, para si e para os demais. Essa imagem positiva: Riobaldo no se apresenta como vilo, encarnando o mal, mas como uma positividade. Sua imagem a imagem que interessa, e no a que traduz a verdade, uma verdade, qualquer que seja. Lembrando a tragdia de Sfocles, dipo-Rei, devemos

193

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

recordar que dipo, conduzindo seu inqurito, pretendia chegar a uma verdade, mas no necessariamente verdade a que levaram suas averiguaes. Vtima de suas testemunhas, caiu por causa dos testemunhos, irrefutveis, que se foram somando e esclarecendo tudo. dipo foi obrigado a ver. Como nos diz Foucault:
Se dipo cai em uma armadilha, precisamente porque, em sua vontade de encontrar, ele prolongou o testemunho, a lembrana, a procura das pessoas que viram at o momento em que foi desenterrado do fundo do Citero o escravo que havia assistido a tudo e que sabia a verdade. O saber de dipo esta espcie de saber de experincia. ao mesmo tempo este saber solitrio, de conhecimento, do homem que, sozinho, sem se apoiar no que se diz, sem ouvir ningum, quer ver com seus prprios olhos.
13

Riobaldo, no. Como o nico depoimento sobre ele, a que temos acesso, o seu, somos obrigados a ver exclusivamente o que nos conta. Essa parcialidade favorvel ao personagem, cujo interesse em chegar verdade est submetido necessidade de que essa verdade no o obrigue a cegar-se, como dipo, nem a perder o poder, como tambm acontece com o heri grego. Essa dimenso humana, sectria, parcial e tendenciosa que d a Riobaldo a sua humanidade, sua grandeza e sua baixeza. isso que o torna interessante e atraente para o leitor, que sempre volta a Grande Serto: Veredas. O que Grande Serto: Veredas? Nada mais, nada menos que uma estria de amor, com a diferena (enorme) de que se trata de um amor entre dois homens, passada no serto, na primeira metade do sculo XX. Uma estria de amor temperada por altas doses de erotismo, sempre crescente, com a conscincia de Riobaldo de que um amor homossexual e impossvel. Portanto, h duas constataes: de que um amor profundo e de que impossvel. Isso leva o personagem a uma deciso difcil, porm radical: na impossibilidade desse amor, deixa que o amante morra. A soluo final prtica e no compromete o narrador, cuja omisso fica resguardada por um desmaio, real ou falso, durante a batalha final, no Tamandu-to. Mas o que parecia ser a soluo de todos os problemas, passa a ser um problema, pois gera a angstia do narrador, o seu remorso e, num determinado momento, sua narrativa. Diadorim morta se revela como mulher,

13. FOUCAULT, 1996, p. 47.

194

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

deixando evidente que sua sexualidade no era um obstculo, mas um favorecimento ao amor. Mas Riobaldo, na sua humanidade, havia eliminado o homem que era Diadorim, e o rival que Diadorim constitua, porque herdeiro real do poder no serto. Riobaldo tem conscincia de que deixou Diadorim morrer: por isso a angstia, o remorso, a narrativa. Humanamente, Riobaldo conta sua estria com dois objetivos: primeiramente, compreender porque fez o que fez, convencendo-se de uma verdade; em seguida, convencer o interlocutor, fazendo-o crer nessa verdade. Assim, o personagem atribui suas aes a duas causas: o destino e o demnio. Ao mesmo tempo, caracteriza-se como vtima, levado de roldo pelos acontecimentos, que no domina. Riobaldo nos conta sua estria como uma verso dos fatos que, como sabemos, tm vrias verses. Ao eleger a sua como nica, d-lhe o carter de Verdade, com maiscula, como se fosse realmente a nica. Se se convence, no sabemos. Parece que sim. Tudo indica que tenha conseguido convencer seu interlocutor, que se prestou a transcrever seu discurso. E, ao que parece, segue nos convencendo, a ns, leitores e crticos, que sempre retomamos Grande Serto: Veredas, seduzidos pela humanidade do narrador, exatamente porque, na sua fuso de contrrios, na sua instabilidade, ela no nos permite uma concluso definitiva. Como no consente que se conclua que Riobaldo erigiu sua verdade, j que o romance termina com o destaque da humanidade e da ambigidade do personagem: O que existe homem humano. Travessia.. ao longo desse fio condutor amor, poder e remorso que se deve construir a leitura de Grande Serto: Veredas, que permite mltiplas interpretaes, mas no admite todas elas. Portanto, ainda que queiramos llo de acordo com nosso gosto e nosso ofcio, conforme a recomendao de Antonio Candido, necessrio que partamos do romance, de suas informaes, concordando com elas ou no, confiando e desconfiando do saber e da sabedoria do narrador que, lembremos, no dono da Verdade que se esfora por construir, mas possuidor de uma verso dos fatos que ocorreram. As referncias que, no romance, se fazem Repblica, ao nacional, aos polticos mandatrios, Coluna Prestes, s cartas do tempo do Imperador, tm que ser lidas como uma ambientao criada para o romance, como um cenrio que d verossimilhana ao texto, e no como uma conscincia poltica, reformista, que proponha um novo modelo de

195

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

nao. Como diz Riobaldo para seu interlocutor: O senhor deve de ficar prevenido: esse povo diverte por demais com a baboseira, dum traque de jumento formam tufo de ventania. Por gsto de rebulio. Querem-porquequerem inventar maravilhas glorionhas, depois les mesmos acabam temendo 14 e crendo. Lembrem-se as palavras de Rosa a Gnther Lorenz, por ocasio do Congresso de Escritores Latino-Americanos:
Embora eu veja o escritor como um homem que assume uma grande responsabilidade, creio entretanto que no deveria se ocupar de poltica; no desta forma de poltica. Sua misso muito mais importante: o prprio homem. Por isso a poltica nos toma um tempo muito valioso. Quando os escritores levam a srio o seu compromisso, a poltica se torna suprflua. Alm disso, eu sou escritor, e se voc quiser, tambm diplomata; poltico nunca fui (Grifo nosso).
15

Guimares Rosa no se assume como poltico, mas como escritor. Como enfatiza, sua misso, como escritor, o prprio homem. E disso d conta, perfeitamente bem, em sua obra, especialmente em Grande Serto: Veredas, ao demonstrar a profunda humanidade de Riobaldo, da mesma forma que Macunama e Bentinho, para citar apenas dois dos maiores personagens de nossa literatura, so grandes porque so humanos, falhos, contraditrios, capazes de gestos excelsos e de baixezas. Teria sido fcil, para Rosa, levantar uma bandeira poltica, qualquer que seja. Teria sido fcil para ele indicar em que veredas de sua obra tais manifestaes de conscincia poltica seriam encontradas, tal como fez quando informou sobre o significado de Moimeichego ou que a exclamao A, Z, opa deveria ser lida como A poesia. Ou mesmo quando esclarece sobre os nomes dos personagens, fazendeiros e enxadeiros, do conto Cara-de-Bronze No h, em sua obra, a contundncia de Oswald ou a conscincia ideolgica de Graciliano. Indiretamente, apenas, que se pode falar num projeto ou interveno ideolgica de Rosa como, por exemplo, se observa em A hora e vez de Augusto Matraga, na anlise de Milton Jos Pinto, que destaca a passagem, de Matraga, a plos opostos da organizao social e poltica do serto: da cultura poltica em que valores como agressividade e sexualidade

14. ROSA, 1970, p. 59. 15. LORENZ, 1983, p. 62-63.

196

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

desregrada so sintetizados pelo termo homncia cultura sexual, em que os valores passam a ser os da famlia (religiosidade) e os da sexualidade 16 controlada para a reproduo. Em Grande Serto: Veredas no h tambm um projeto ideolgico, no mesmo sentido que Lafet o emprega para caracterizar a literatura de 30. H episdios, isolados no conjunto do romance, que podem ser analisados como instantes de conscincia poltica do autor: a ambio poltica de Z Bebelo, que intenta reformar o serto, e episdio dos catrumanos, perdidos nos confins do serto, a intromisso de uma poltica externa, feita pelos coronis, no dia-a-dia sertanejo, sobejamente analisada por Walnice Galvo, 17 em As formas do falso, pelo prprio Antonio Candido, no captulo Jagunos mineiros de Cludio a Guimares Rosa, ou por Vera Andrade, em Conceituao 18 de jaguno e jagunagem em Grande Serto: Veredas. Portanto, achamos que no procede a afirmao de que o romance seja
[...] uma espcie de sntese do universo ficcional de Guimares Rosa e de seu projeto literrio: a surda tentativa de iluminar uma viso do Brasil e convert-la em palavras. De maneira muito prpria, o romance deixa entrever uma ambio fundadora, recriando literariamente as tentativas de transformao de uma comunidade territorial, lingstica, tnica ou religiosa numa forma de vida poltica duradoura, por meio da contemplao espantada de um mundo arcaico, longnquo, fechado sobre si mesmo, supostamente 19 imvel e mtico o Serto.

Acreditamos que Rosa tivesse um projeto literrio, especialmente dirigido para uma nova forma de pensar a lnguagem e a narrativa, e a que est a sua radicalidade, aproximando-o de Oswald de Andrade. Esse projeto est claro desde Sagarana, concretizado em So Marcos e outros contos. No entanto, no cremos que tivesse um projeto poltico. Seu projeto literrio, esttico, bem evidente, como se v nas orelhas de Grande Serto: Veredas e de Primeiras estrias, nos prefcios de Tutamia, na construo minimalista

16. PINTO, 1973, p. 39-48. 17. GALVO, 1972. 18. ANDRADE, 1983. 19. STARLING, 1999, p. 13.

197

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

de Primeiras estrias e de Tutamia, nas mltiplas estrias entremeadas em narrativas maiores, como formas abismticas de recontar verses da narrativa principal, como em Do-la-la-lo, Recado do morro e o prprio Grande Serto: Veredas, com as estrias de Maria Mutema, Pedro Pind, Aleixo e outras. No se pode ler a obra de Guimares Rosa em fragmentos. Sua obra forma um conjunto, de modo que uma obra conduz outra, fornecendo chaves de leitura. Magma, seu livro de estria, dissemina-se em outros textos, uma vez que fragmentos dos poemas so utilizados em textos posteriores.
Alm do que indicamos, outras aproximaes entre os textos de Magma e os de outros livros de Guimares Rosa podero ser estabelecidas. Nossa inteno foi a de mostrar aquelas semelhanas mais diretas, que podem ser percebidas a olho nu, reservando-nos o direito, em futura pesquisa, de ir mais a fundo nesse trabalho de arqueologia literria ou de crtica gentica. Buscamos as ressonncias de Magma na obra futura de Guimares Rosa, presena que burlou sua conscincia criadora. Apesar de seu desinteresse em public-la em vida e malgrado t-la esquecido ao recordar a origem de Sagarana, Magma persistiu como um lastro subterrneo em toda a sua obra. Tentamos, e parece-nos que conseguimos, mostrar que o contista de Tutamia j estava dentro do poeta de Magma, como a fruta dentro da casca e que, admirando um, naturalmente chegaremos a admirar e amar o outro. Unir as duas pontas da obra de Guimares Rosa ser sempre tarefa difcil, uma vez que por baixo de cada texto haver uma camada instvel e fugidia, desconhecida e inacessvel, mas que s vezes aflora superfcie e 20 se cristaliza, como um magma.

Guimares Rosa executa um percurso que vai de um tipo de literatura minimalista, como a poesia de Magma, passando pelos contos de Sagarana, que no fogem muito do perfil tradicional, na temtica ou no tamanho, pelas narrativas longas de Corpo de Baile, cujos contos so enormes, chegando a Grande Serto: Veredas e, novamente, assumindo uma narrativa minimalista em Tutamia e em Primeiras estrias, fechando o ciclo, impondo uma circularidade a sua obra: do minimalismo ao minimalismo. No que isso tenha sido deixado de lado nas narrativas longas. Ao contrrio, cada narrativa um conjunto de detalhes sofisticados, muitas vezes difceis de serem percebidos, outras vezes indicados e explicados pacientemente pelo autor.

20. OLIVEIRA, 2000, p. 125.

198

Belo Horizonte, p. 1-356. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Rosa executa um projeto literrio claro e consciente. Sua obra no cresceu ao sabor do momento. Ela foi pensada como um todo e deve ser lida como um todo. sintomtico que alguns dos melhores trabalhos crticos sobre a obra rosiana tenham sido feitos por poetas concretistas, como Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Pedro Xisto, que souberam perceber o trabalho de Rosa com o significante, a preocupao com o detalhe, a presena da poesia misturada sua prosa, a conscincia metalingstica. O momento em que Rosa comea a publicar tambm o instante em que a poesia concreta comea a surgir e se ideais de poesia se difundem. bem possvel que, como partcipes da mesma formao discursiva, no sentido que Foucault d ao conceito, concretistas e Rosa tenham convergido para um tipo de literatura mais voltado para o significante e mais preocupado com pesquisas formais. Nesse sentido os concretistas ultrapassam a abordagem feita por Osvaldino Marques, que valorizou mais o aspecto puramente lexicogrfico da obra rosiana, numa abordagem inserida nos estudos lingsticos da poca. Portanto, maneira de Xavier de Maistre, Guimares Rosa empreende uma viagem volta do meu serto, como Riobaldo realiza uma outra viagem volta de si mesmo. a que devemos buscar as respostas para as questes que personagem e autor nos colocam. Mas devemos fazer isso com olhos para o que a obra de um e o relato de outro nos podem oferecer. Mesmo que saibamos que toda leitura o entrecruzamento de dois textos diversos: o que estamos lendo e o que mobilizamos para ler o primeiro, preciso cuidado para que o nosso no se sobreponha ao de Rosa e para que no vejamos, em sua obra, apenas aquilo que estivermos interessados em ler.

Rsum: Loeuvre de Guimares Rosa rend vident, ds Magma jusqu Tutamia, un choix de lauteur pour le travail metalinguistique avec le texte, o il ralise une renovation linguistique et narrative dans la fiction brsilienne. Ce choix montre que lauteur na pas eu ou na pas voulu une action politique, ou quil a fait une littrature rvolutionnaire, engage. Il avait une procupation de transformer la littrature. Les analyses qui cherchent telle littrature rvolutionnaire dans loeuvre de Guimares Rosa ne connaissent pas loption esthtique de lauteur. Mots cls: choix esthtique; choix idologique; mtalangage.

199

O eixo e a roda: v. 12, 2006 Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Referncias

Bibliogrficas

ANDRADE, Vera. Conceituao de jaguno e jagunagem em Grande Serto: Veredas. In: In: COUTINHO, Eduardo F. Guimares Rosa. Rio: Civilizao Brasileira; Braslia, INL, 1983. p. 491-499. (Coleo Fortuna Crtica, 6). BOLLE, Willi. O pacto no Grande Serto esoterismo ou lei fundadora? Revista USP: Dossi 30 anos sem Guimares Rosa, So Paulo, n. 36, p. 26-45, dez./fev. 1997/1998. BOLLE, Willi. Grande serto.br. So Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2004. 480 p. CANDIDO, Antonio. Jagunos mineiros de Cludio a Guimares Rosa. In: ______. Vrios escritos. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977. p. 133-160. CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: ______. Tese e anttese. 3. ed. So Paulo: Nacional, 1978. p. 119-139. COSTA LIMA, Luiz. Regionalismo. In: COUTINHO, Afrnio (Org.) A literatura no Brasil. Rio: Editorial Sul Americana, 1970. v. 1, p. 279-326. COUTINHO, Afrnio. O modernismo na fico. In: COUTINHO, Afrnio (Org.) A literatura no Brasil. Rio: Editorial Sul Americana, 1970. v. 1, p. 203-227. FINAZZI-AGR, Ettore. Local, global, trivial. In: ______. Um lugar do tamanho do mundo. Belo Horizonte: UFMG, 2001. cap. 3, p. 73-96. FOUCAULT, Michel. Conferncia 2. In: ______. A verdade e as formas jurdicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado, Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau, 1996. p.29-52. GALVO, Walnice Nogueira. As formas do falso. So Paulo: Perspectiva, 1972. LAFET, Joo Luiz. Esttica e ideologia: o modernismo em 1930. Argumento: revista mensal de cultura, So Paulo, ano 1, n. 2, p. 19-32, [1972?]. LORENZ, Gnter. Dilogo com Guimares Rosa. In: COUTINHO, Eduardo F. Guimares Rosa. Rio: Civilizao Brasileira; Braslia, INL, 1983. p. 62-97. (Coleo Fortuna Crtica, 6). OLIVEIRA, Luiz Cludio Vieira de. Magma: as origens de Guimares Rosa. Caligrama: Revista de Estudos Romnicos da FALE/UFMG, Belo Horizonte, n. 10, p. 115-126, 2000. PINTO, Milton Jos. Matraga: hora e vez das mitologias. Revista Vozes, Petrpolis, ano 65, v. 65, n. 2, p. 39-48, mar. 1971. (2. ed. jan. 1973). ROSA, Joo Guimares. Partida do audaz navegante. In: ______. Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1967. p. 114-123. ROSA, Joo Guimares. Grande Serto: Veredas. 7. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1970. 460 p. STARLING, Helosa. Lembranas do Brasil: teoria, poltica, histria e fico em Grande Serto: Veredas. Rio de Janeiro: Revan, UCAM, IUPERJ, 1999. 192 p. UTZA, Francis. Metafsica do Grande Serto. Trad. Jos Carlos Garbuglio. So Paulo: Edusp, 1994. 459 p.

200

Vous aimerez peut-être aussi