Vous êtes sur la page 1sur 40

SO JOO

CAPITAL DA CULTURA

DEL-REI

BELO HORIZONTE, DEZEMBRO DE 2007. EDIO ESPECIAL. SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS

SO JOO DEL-REI, CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA


So Joo del-Rei , seguramente, uma das mais significativas cidades de Minas Gerais, por sua histria, importncia poltica e localizao geogrfica. O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem cidade, foi fundado em incios do sculo XVIII. O local j era ocupado desde, pelo menos, 1701, quando Tom Portes del Rei se estabeleceu na regio do Porto Real da Passagem. Em 8 de dezembro de 1713 o Arraial foi elevado a Vila, com o nome de So Joo del-Rei, passando a ser a sede da recm-criada Comarca do Rio das Mortes. So Joo del-Rei foi uma das cidades histricas visitadas nos anos 1920 pelos modernistas de So Paulo, que vieram a Minas numa viagem de redescoberta do nosso barroco. Isso levaria revalorizao do estilo e, mais tarde, criao do rgo de proteo do patrimnio brasileiro. Expressivo acervo arquitetnico igrejas e casario do sculo XVIII e forte tradio musical so marcas de So Joo, atualmente um dinmico centro cultural e econmico. Em 2007, essa cidade, que rene passado e presente, foi escolhida pela Unesco para ser a Capital Brasileira da Cultura. So Joo traz na sua essncia contrastes e contradies, heranas do perodo barroco, que se entrelaam, resultando na diversidade cultural que sempre foi, e continua a ser, a sua principal caracterstica. Sagrado e profano convergem (e convivem) na vida social, nos costumes e nas manifestaes artsticas, formando um amplo de leque de possibilidades expressivas. Esta edio especial do Suplemento Literrio presta uma justa homenagem a So Joo del-Rei, possibilitando aos leitores conhecer um pouco mais da histria e da cultura dessa cidade que uma importante referncia para todos ns.
ELEONORA SANTA ROSA
Secretria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Capa: Fotografia de Emmanuel Pinheiro. Fotografia exibida na exposio So Joo del-Rei,

Capital Brasileira da Cultura 2007, juntamente com fotos de Almir Nascimento, Antnio Celso Toko, Beni Jr, Cludio Lopes, Joo Ramalho, Ktia Lombardi, Kiko Neto, Marcinho Lima, Nathanael Andrade, Photo 1000ton e Sebastio Machado Gomes (Jac), na galeria do Teatro do Leblon, Rio de Janeiro, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo do municpio de So Joo del-Rei, de outubro a novembro de 2007.

GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACIO NEVES DA CUNHA SECRETRIA DE ESTADO DE CULTURA ELEONORA SANTA ROSA SEcRETRIO ADJUNTO MARCELO BRAGA DE FREITAS Superintendente do Suplemento Literrio MG CAMILA DINIZ FERREIRA Assessor editorial Cludio Nunes de Morais + PROJETO GRFICO e direo de arte MRCIa LARICA + CONSELHO EDITORIAL NGELA LAGO + CARLOS BRANDO + EDUARDO DE JESUS + MELNIA SILVA DE AGUIAR + RONALD POLITO EQUIPE DE APOIO ANA LCIA GAMA + Elizabeth Neves + Ione Rinco de faria + WeslleY Rodrigues + ESTAGIRIAs Clara Massote + Mima Carfer + JORNALISTA RESPONSVEL Antnia Cristina de Filippo {REG. PROF. MTB 3590/mg}. TEXTOS ASSINADOS SO DE RESPONSA BILIDADE DOS AUTORES. AGRADECIMENTOS: Imprensa oficial/francisco pedalino Diretor geral, j. Persichini cunha Diretor de tecnologia grfica + Usina de letras + Livraria e Caf QuiXote.

Suplemento Literrio de Minas Gerais Av. Joo Pinheiro, 342 - Anexo 30130-180 Belo Horizonte MG Tel/fax: 31 3213-1072 suplemento@cultura.mg.gov.br

Impresso nas oficinas da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

LUCIA HELENA BORTOLO DE REZENDE ADENOR SIMES

CBC 2007: O RESGATE DE UM PROJETO DE IDENTIDADE


Uma das mais antigas cidades de Minas Gerais, So Joo del-Rei celebra, neste ano, o ttulo de Capital Brasileira da Cultura CBC, projeto criado para promover e divulgar a diversidade cultural existente no Brasil. H quase 90 anos, So Joo del-Rei j havia encantado Mrio de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e outros integrantes da vanguarda modernista, que visitaram, pintaram e descreveram a cidade apenas 2 anos depois da Semana de Arte de 1922. O ttulo concedido pela ONG CBC e tem como apoiadores institucionais a Capital Americana de la Cultura, a Unesco, o Ministrio da Cultura, o Ministrio do Turismo e o canal de TV Discovery. Durante um ano, a cidade eleita passa a ser o centro das atenes nacionais e internacionais como referncia da cultura brasileira. A iniciativa visa tambm avivar nossas razes, resgatando os smbolos esquecidos, reafirmando a identidade cultural, valorizando e preservando o seu patrimnio material e imaterial. Atravs do ttulo de CBC, a cidade nomeada tem a oportunidade de divulgar a sua histria e a sua programao cultural anual e receber, temporariamente, projetos e programas culturais de outras regies do pas e do exterior, alm de atrair investimentos para programas sociais na

comunidade, dando oportunidade para que os cidados participem ativamente, elevando a auto-estima de todos. E, de fato, a comunidade so-joanense tem demonstrado apoio ao projeto, com esperana e envolvimento, realizando diversas manifestaes nas ruas da cidade, como no monumental cortejo em que dezenas de grupos desfilaram na abertura da CBC 2007. No faltou o apoio irrestrito do Governo Estadual, da Secretaria do Estado de Cultura e das instituies pblicas e privadas mediante as leis de incentivo cultura do Estado e do Governo Federal. Ao longo do ano, entre o grande nmero de eventos que a cidade recebeu, alguns deixaram impresses inesquecveis: as esculturas de Rodin, o vo sonhador da Nau de caros, a magia do Giramundo no Auto das Pastorinhas, a coreografia estonteante do bal do Grupo Corpo, o encontro de Adoniran e Shakespeare no canto das Graas, a literatura de Antonio Callado e o cinema de Humberto Mauro, o Festival Internacional de Flautistas, a estria internacional da pea Valsa n. 16, de Nlson Rodrigues, encenada pelo grupo teatral portugus Baal 17 e dirigida pelo filho do dramaturgo. Alm de motivar o interesse das comunidades local e regional, tambm objetivo do projeto atrair visitantes oriundos de vrias regies do pas e do exterior, vidos por conhecer captulos fundamentais da histria mineira. A projeo da cidade na mdia, como referncia da cultura nacional, se reflete no aumento do fluxo turstico e a conseqente gerao de renda para a populao. Todas essas vantagens no se restringem somente ao perodo de um ano, pois as aes desenvolvidas vo resultar em benefcios que permanecero no futuro, conferindo cidade a condio de capital cultural permanente. O primeiro passo para essa conquista aconteceu no I Encontro da Rede Internacional dos Municpios pela Cultura, no perodo de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2007, no Teatro Municipal de So Joo del-Rei. Nessa reunio, representantes dos continentes europeu, africano e americano tiveram a oportunidade de trocar experincias e estreitar laos de intercmbio cultural.
LUCIA HELENA BORTOLO DE REZENDE Secretria de Cultura e Turismo de So Joo del-Rei, mestre em Artes pela ECA/USP. ADENOR SIMES vereador de So Joo del-Rei, idealizador e coordenador geral da CBC 2007.

Dezembro 2007

.1

MARCINHO LIMA

JOTA DANGELO

O SAGRADO EO PROFANO
A sociedade mineradora dos primrdios da capitania, que ainda inclua S. Paulo e Minas, era, sem dvida, gananciosa. O que a movia era a cobia. Os sertes dos Cataguazes foram desbravados por Ferno Dias, e por outros bandeirantes antes dele, com o objetivo de encontrar pedras preciosas e, eventualmente, prata e ouro. Era a riqueza que buscavam, em princpio. Mas, no primeiro arraial que plantaram, no se esqueceram, todos os desbravadores, de erguer uma capela tosca, com cobertura de palha e encimada por uma cruz. O temor de Deus tinha a mesma fora que sua ambio. Quando as primeiras povoaes ganharam a dimenso de vilas, graas exuberncia dos veios aurferos ou descoberta dos diamantes no distrito diamantfero, a sociedade mineradora sofisticou-se: mascates e tropeiros abasteciam a populao livre com as novidades da corte, roupas e utenslios. As irmandades passaram a cultivar rivalidades e erguiam templos majestosos para trezenas, missas, batizados e Te-Duns. Os que investiam nestes monumentos religiosos, comprando, com ou sem muita convico, um lugar mais confortvel no paraso, eram os mesmos que faziam erguer as Casas da pera para abrigar companhias opersticas ou de artes teatrais que, no raro, encenavam textos em espanhol.
Dezembro 2007 .3

A presena do rito nas cidades mineradoras, particularmente os religiosos, moldou uma sociedade ldica e festeira, acostumada s procisses e novenas, s missas cantadas e celebraes litrgicas, mas tambm pronta a participar das solenidades cvicas, das comemoraes de bodas da nobreza lusitana da distante Lisboa ou da instalao de bispados na capitania. No interior dos templos ou nas praas pblicas estas festividades transbordavam msica e cantoria. Enquanto o ouro erigia palcios e monumentos, sobrados de inmeras janelas e beirais ondulados pela superposio das telhas, e artistas, pardos em sua maioria, esculpiam retbulos e fachadas em templos monumentais, ou decoravam tetos e sacristias destas igrejas com passagens bblicas em azuis e carmins, as ruas, repletas de mascates, forasteiros, comerciantes, mercadores de escravos, liteiras e alferes da tropa paga tinham um encanto especial, quadro vivo da opulncia de uma gente capaz de benzer-se com gua benta pela manh e fornicar noite, nas alcovas de amantes, negras, mais freqentemente, e brancas, mais raramente, no por serem mais castas, mas simplesmente menos numerosas. No raro, com certeza, embora seja difcil provar, o anel, o broche, a mantilha, presenteados a concubinas pelos devassos, foram doados para ornar os dedos, o busto ou os ombros de imagens de santas nos seus andores ou nos seus altares. A moralidade era s um acessrio formal: o comportamento pudico luz do dia revelavase lascivo ao cair da noite. Os que se benziam eram os mesmos fornicadores na primeira oportunidade. Sacra e profana, esta a sociedade barroca do sculo XVIII nas cidades do Ciclo do Ouro. Na capitania de Minas, no sculo XVIII, era a vida que era barroca. Tudo favorecia este contexto. Em cada esquina, um conflito. Em cada casa, um romance. Na cidade inteira, um susto, um medo. Um novo poema em cada sarau. Um novo moteto em cada missa. Um jogo permanente. No s no sentido ldico do jogo. Tambm um jogo perigoso onde se jogava a vida e a morte. Viver era uma aventura constante, nas minas de ouro ou nas tertlias vespertinas onde se travava o embate intelectual de rimas e idias. E,
4. Dezembro 2007

pairando sobre tudo, a represso da Coroa e a ameaa do inferno na voz delicada do clero. So Joo del-Rei, Vila Rica, Mariana, Sabar, Tiradentes, Diamantina eram, na verdade, imensos teatros barrocos. Nada melhor, para demonstr-lo, do que o Romanceiro da Inconfidncia, de Ceclia Meireles, obra-prima do pico e, tambm, do barroquismo teatral. Vale transcrever apenas parte do Romance XXI ou Das Idias, que resume a vida e o cenrio do sculo XVIII na capitania de Minas: Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capites, governadores, padres, intendentes, poetas. Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta. A gua a transbordar das fontes. Altares cheios de velas. Cavalhadas. Luminrias. Sinos. Procisses. Promessas. Anjos e santos nascendo em mos de gangrena e lepra. Finas msicas broslando as alfaias das capelas. Todos os sonhos barrocos deslizando pelas pedras. Ptios de seixos. Escadas. Boticas. Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. E as idias. Amplas casas. Longos muros. Vida de sombras inquietas. Pelos cantos das alcovas, histerias de donzelas. Lamparinas, oratrios, blsamos, plulas, rezas. Orgulhosos sobrenomes. Intrincada parentela. No batuque das mulatas, a prospia degenera: pelas portas dos dalgos, na l das noites secretas, meninos recm-nascidos como mendigos esperam. Bastardias. Desavenas. Emboscadas pela treva. Sesmarias. Salteadores. Emaranhadas invejas. O clero. A nobreza. O povo. E as idias.

Foi nesta fantstica atmosfera que em 1733 ocorreram as festividades de trasladao do Santssimo da Igreja do Rosrio para a nova Matriz de Nossa Senhora do Pilar, mandada construir pelos moradores do bairro de Ouro Preto. o exemplo mais tpico do sacro/profano, paradigma da sociedade mineradora. Estas festividades, verdadeiro cortejo teatral e barroco, operstico na sua forma e suntuosidade, foram descritas com riqueza de detalhes por Simo Ferreira Machado, natural de Lisboa e morador das Minas, que publicou em Portugal, no ano seguinte, 1734, o opsculo intitulado O triunfo eucarstico. Entre ns, tornou-se clssico o estudo deste documento feito pelo poeta Affonso vila. Este trabalho definitivo tem que ser citado obrigatoriamente, tanto quanto outros do mesmo autor, quando se falar sobre a sociedade barroca do sculo XVIII na capitania de Minas. De todos os documentos que retratam a mentalidade e o estilo de vida da sociedade do sculo XVIII em Minas, o Triunfo eucarstico , sem dvida, o mais importante. A riqueza de detalhes, a preciso das descries, levam-nos, inevitavelmente, a estabelecer com os desfiles descritos que precedem a procisso de 24 de maio de 1733, um paralelo com a ferie coreogrfica do moderno carnaval carioca. A multiplicidade dos recursos cenogrficos e a pompa coreogrfica dos cortejos e danas complementados, na descrio de Simo Ferreira Machado, pela diversidade dos instrumentos e arranjos da msica marcial e profana, e pelo detalhamento dos trajes, ornatos e alegorias, trazem nossa lembrana as alas das Escolas de Samba, os destaques do enredo, a evoluo da porta-bandeira, as alegorias de mo e os carros alegricos com seus complexos mecanismos, onde no faltam o aspecto visual e o sensualismo de uma dana que se vale de ritmos de fundo primitivo. Eliminados os smbolos religiosos, o cortejo descrito no Triunfo eucarstico um teatro ambulante, um espetculo aberto, estandartes ao vento e mascarados em bando, alas e cordes movimentando-se feericamente sob o cenrio das ornamentaes de rua. Diz Simo Ferreira: nas janelas, correu por conta das sedas e damascos uma vria e agradvel perspectiva para a vista. Viam-se em preciosos e esquisitos lavores de
O SAGRADO E O PROFANO JOTA DANGELO

ouro e prata. Estavam nas ruas, em distncia competente, cinco elevados arcos em cujo artifcio ajudou a preciosidade do ornato, a arte e a competncia dos artfices. Um deles, fabricado de cera, na vulgar matria, pelos empenhos da arte fez no juzo lugar competncia, nos olhos teatro nos esplendores do ouro, das luzes, dos diamantes. Veja-se este outro trecho: seguia-se Jpiter. Cobria-lhe a cabea uma caraminhola toda de peas de ouro e diamantes, rematada no alto com uma estrela formada com os raios de uma redonda jia de diamantes, rematada na parte posterior por um cocar de plumas brancas e azuis, nascido de outra jia de diamantes. Peito e petrina em cor ncar lavrada de ouro e diamantes, com guarnies de franjas de prata. Levava na mo direita um cetro de ouro com raios do mesmo e no brao esquerdo um escudo dourado com seu carter. Uma descrio digna de qualquer destaque de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. E no falta tambm a descrio da viatura que conduzia o personagem: vinha em um carro triunfante no feitio de uma concha em cuja fbrica concorreram com igual propriedade a arte fabril e as cores da pintura. Crescia nela um ornato de ouro e aljofres, deixando livres e unidas a naturalidade com a riqueza. Cingiam os extremos quadrangulares do carro sedas verdes e flores de ouro com franjas e borlas do mesmo. Um artifcio oculto dava, nas rodas do carro, movimento. Mas Simo Ferreira Machado no se esqueceu de detalhar os acontecimentos profanos da procisso eucarstica: descreve arautos, mascarados, figuras grotescas, bandas de pfanos, danas primitivas, msicas diversas. No evento, poder temporal e espiritual estavam de mos dadas para impor populao mineradora a sua fora e domnio. Sagrado e profano. Em 1993, a convite do ento prefeito municipal de Ouro Preto, ngelo Oswaldo, o arquiteto e cengrafo Raul Belm Machado, a figurinista Mamlia Dornelles e eu reproduzimos o cortejo do Triunfo eucarstico em Ouro Preto, comemorando os 260 anos daquele acontecimento. Estas observaes, feitas sobre uma poca to distante, no esto, entretanto, to longe de uma realidade cotidiana. As festas religiosas de So Joo del-Rei, particularmente as procisses da

Festa de Passos, do Enterro, de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora das Mercs e da Boa Morte so cortejos ritualsticos que continuam a guardar resqucios de festas profanas como os desfiles de entidades carnavalescas: andores so verdadeiras alegorias, irmandades com suas opas e hbitos guardam semelhanas com alas de Escolas de Samba. Em algumas procisses, como na do enterro, h figurados bblicos, que so os destaques. E h coordenadores do cortejo, verdadeiros diretores de harmonia. E mais: nas cidades barrocas de Minas, os figurados das procisses, muitas vezes so passistas, destaques ou membros de alas do carnaval de

suas cidades. Sacro e profano, herana atvica que carregamos conosco, ns, os que nascemos nas cidades do Ciclo do Ouro daquele sculo de ambio desvairada e religiosidade exacerbada. Somos, sim, festeiros, barrocos, ritualsticos.

JOTA DANGELO professor titular aposentado da UFMG, dramaturgo e teatrlogo. Entre outros cargos, foi Secretrio de Estado da Cultura e presidente da Fundao Clvis Salgado e da Belotur. Atualmente diretor-presidente do BDMG Cultural.

Festa de Nossa Senhora do Carmo, 2007. Foto: Marcelo Fernades/Mario Krauss.

Dezembro 2007

.5

A posio privilegiada da regio, cortada pelas principais estradas que davam acesso ao centro da capitania, a tornava passagem obrigatria dos que se dirigiam ao territrio das Minas. Alm das mercadorias trazidas

UMA VILA IMPERIAL

SO JOO DEL-REI

IVAN DE A. VELLASCO

Vista parcial do Crrego do Lenheiro antes da urbanizao, entre 1880 e 1890.

A vila de So Joo del-Rei foi a cabea da extensa comarca do Rio das Mortes. No primeiro quartel do sculo XIX possua uma populao estimada em torno de 6.000 habitantes, sendo um tero de brancos, em um total de 25.441 distribudos pelo termo da vila, que inclua, entre outros, os distritos de Conceio da Barra, Bom Sucesso, Carrancas, Lavras do Funil e Dores do Pntano. Em seu aspecto geral a cidade causava boa impresso aos viajantes que ali chegavam, com suas ruas caladas, casas caiadas, vrios sobrados imponentes com vidraas nas janelas, alm dos edifcios pblicos e as igrejas barrocas que se erguiam em todos os quadrantes da vila.

Sua origem confunde-se com a corrida do ouro, que, num curto espao de tempo, povoaria a regio central da capitania. A partir de 1704, com o incio da explorao do ouro, comeam a surgir os ncleos habitacionais junto aos locais de minerao que daro origem ao Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, ou Arraial do Rio das Mortes. Em 1713 o Arraial Novo elevado categoria de vila, recebendo o nome de So Joo delRei, em homenagem a D. Joo V, ento rei de Portugal. Sendo a sede da comarca, na qual funcionava o aparato administrativo e judicirio e onde eram situadas a Intendncia e a Casa de Fundio do Ouro, So Joo

desempenhava um papel preponderante na regio. Com o esgotamento das atividades de minerao, So Joo ir se armando como o principal plo comercial da Capitania, passando a centralizar o uxo do comrcio de mercadorias provenientes de diversas regies e que encontravam escoamento no eixo que ligava Minas regio litornea.

Arquivo Pblico Mineiro - NCS-153(01).

nos lombos dos burros, os homens das tropas de regresso do Rio de Janeiro traziam novidades, jornais, idias. A elite local comeava ento a estreitar vnculos e angariar inuncias e relaes junto aos crculos polticos que intensicavam as atividades na Corte e trabalhavam o processo da Independncia. Tanto que, no dia 3 de abril de 1822, D. Pedro I ser recebido em So Joo com pompa e circunstncia, 5 meses antes do desenlace do processo de independncia do Brasil. Com a recepo acalorada de Dom Pedro as elites polticas locais demonstravam seu apoio e engajamento ao processo de independncia j em curso e comeavam a denir sua participao na arena poltica do Imprio, aliadas s foras liberais que levariam na dcada seguinte, nos desdobramentos das lutas polticas pela plena emancipao, renncia do Imperador e ao perodo regencial. Ao visitar a regio, em 1828, Robert Walsh j encontraria, na prspera e orescente cidade, os claros sinais de uma elite que se preparara para o desempenho de suas funes de Estado. A essa altura a populao teria aumentado para algo em torno de 7.000 habitantes, com uma populao escrava inferior a um tero do total. H cerca de um ano j funcionava na cidade a tipograa montada por Batista Caetano de Almeida, responsvel pela edio do jornal Astro de Minas, rgo dos liberais que circulava desde 20 de novembro de 1827, trs vezes por semana. Na mesma poca havia sido criada a Biblioteca Municipal. A Livraria Pblica foi inaugurada, no dia 19 de agosto de 1827, teve o seu acervo ampliado por doaes de alguns homens proeminentes e existe at hoje, com seu valioso patrimnio de obras raras1 . A imprensa local viveu seu perodo de glria durante o espao de tempo que decorre do nal dos anos 20 a meados dos anos 40, quando em 1844 deixa de circular o ltimo jornal ainda ativo do perodo. Nesse tempo 12 peridicos tiveram existncia. Um desses jornais, que circularam no perodo, dirigiase ao pblico feminino, o rgo liberal O Mentor das Brasileiras; sua misso: informar o belo sexo dos acontecimentos polticos e incorporar as mulheres difuso das luzes. As mulheres desempenhavam papel extremamente relevante na economia da regio. Saint-Hilaire reparou, no sem certo incomodo com a

audcia, que, desaando preconceitos, as mulheres da comarca de So Joo se deixam ver mais freqentemente do que as de outras partes da Provncia de Minas2. Enquanto isso, os homens procuravam aprimorar sua ilustrao, suas habilidades e seus recursos no traquejo social e nas tertlias polticas. Batista Caetano, novamente ele, convidou e aqui manteve o sbio professor de Histria e Antigidades, em Coimbra, o emigrado portugus Padre Francisco Freire de Carvalho, que, de 1830 a 1833, fez funcionar na cidade um curso de belas-letras3 . No jornal o Astro de Minas somos informados que Francisco Freire abriria sua aula de Retrica e Potica, na qual se prop[unha] a dar idias elementares de Eloqncia de Crtica e de Poesia com especial aplicao ao idioma Portugus. A busca de renamento da boa sociedade multiplicava a demanda por bens culturais, apresentaes teatrais, execues musicais, alm de, certamente, repercutir no abrilhantamento, com maior pompa e requinte, das festas cvicas e religiosas, nas quais o povo se misturava ao teatro das elites. A efervescncia vivida ento pela cidade no era inteiramente indita. A vila de So Joo beneciava-se de uma tradio artstica e cultural herdada j do sculo XVIII, quando oresceu como um dos centros irradiadores da cultura barroca, que deixou suas marcas indelveis, e no apenas as arquitetnicas, no cenrio social de Minas Gerais.

social e cultural, os hbitos e costumes dos habitantes da vila, contagiavam seu entorno, a compreendidos as vilas menores, os distritos e arraiais, cuja populao se dirigia com freqncia a So Joo. Nas ruas, nas vendas e bodegas, seguiam as manifestaes de uma outra vitalidade cultural, que regia as festas populares, os entrudos, o congado, e ainda as jogatinas, a bebida, as noites de viola e os prazeres da carne, que tinham seu centro geogrco na muito apropriadamente denominada Rua da Cachaa, posteriormente, e mais apropriadamente ainda, Rua da Alegria. Enm, a cidade vivia seu apogeu. Em 1833, o ano da fumaa, a cidade viver dias de glria e agitao ao sediar o governo da provncia e a resistncia sedio restauradora de Ouro Preto. Este episdio marcava o papel destacado que a cidade e a elite regional, liberal-moderada, passavam a exercer no perodo regencial. Em que pesem os desmembramentos sucessivos que a comarca ir sofrendo, diminuindo a importncia poltico-administrativa de So Joo, a cidade seguir sendo um centro econmico e cultural que ensaiar novos impulsos de desenvolvimento no decorrer do sculo, sem, contudo, retornar aos dias que Burton chamou de sua segunda e ltima aurea aetas. A cidade seguiu sendo um importante plo das atividades mercantis e nanceiras da regio at o nal do Imprio. A ltima quadra do sculo assistiria ainda ao ressurgimento da atividade de imprensa na cidade, chegada da ferrovia Oeste de Minas, inaugurada em 1881, ligando So Joo del-Rei Estrada de Ferro D. Pedro II, ao surgimento da indstria txtil e chegada dos imigrantes italianos.
1 - Uma viso parcial desse acervo pode ser encontrada em Lucy Fontes, Marysia M. Fiuza & Sonia de C. Gomes. Catlogo de Livros Raros da Biblioteca Baptista Caetano. Central Globo de Comunicaes, 1992 2 - Auguste de Saint-Hilaire. Viagem s Nascentes do Rio So Francisco. Belo Horizonte, Itatiaia / So Paulo, Edusp, 1975, p. 55. 3 - Augusto Viegas. Notcias de So Joo del Rei. Belo Horizonte, Imprensa Ocial, 1942, p. 40. 4 - Jos Maria Neves. A orquestra Ribeiro Bastos e a vida musical em So Joo del-Rei, 1984.

Aspecto marcante da vida cultural da poca era a intensa atividade musical sacra e profana exercida pelos grupos orquestrais que atuavam na cidade desde o sculo XVIII (e seguem em atividade at os dias atuais). Existiam j ento duas orquestras cujas origens remontavam segunda metade do Setecentos, quando a competio entre as irmandades possibilitava aos msicos excelentes oportunidades de trabalho. A Orquestra Lira Sanjoanense existiu, pelo menos, desde 1776 e prestava servios musicais Irmandade de Nossa Senhora do Rosrio. J a Orquestra Ribeiro Bastos, contratada pela Ordem Terceira de So Francisco, tem seu registro mais antigo datado do ano de 17554 . Dentre o povo eram recrutados msicos e artistas, sobretudo mulatos, que compunham as orquestras, representavam nos palcos, e emprestavam seus talentos manuais para a satisfao de consumidores cuja fruio esttica se tornava mais exigente. Por outro lado, a vida

IVAN DE ANDRADE VELLASCO professor da Universidade Federal de So Joo del-Rei, mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Dezembro 2007

.

ABGAR CAMPOS TIRADO

RITOS RELIGIOSOS EM SO JOO DEL-REI

BENI JR.

So Joo del-Rei se destaca pela intensidade e exuberncia de sua vida religiosa tradicional, atravs de variadas celebraes litrgicas e paralitrgicas, na piedade de suas missas e na devoo de suas vias-sacras, trduos, novenas e procisses diversas, sem faltar o latim e os foguetes, continuando vivo o mundo barroco, na plena efervescncia do sculo XXI. Nossos sentidos se vem envolvidos pelo som dos sinos, que, na eloqncia de sua peculiar linguagem, transmitem com seus dobres simples, duplos e repiques muitas informaes e mensagens, to bem identificadas pelo so-joanense; pela msica litrgica e religiosa, executada pelas vozes e instrumentos das bicentenrias orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos; pelo agradvel aroma dos incensos e das plantas aromticas presentes nas cerimnias; pela riqueza e beleza de tantas obras pictricas, escultricas e arquitetnicas; pelo contacto com velas, tochas e lanternas e mesmo pelo gosto adocicado das amndoas em cartuchos decorados. Apresentemos, de modo breve, alguns dos rituais religiosos de So Joo del-Rei: A ENCOMENDAO DE ALMAS - Uma tradio portuguesa, aqui piedosamente conservada, na sinceridade de seu contexto religioso e penitencial, na qual, com a presena da msica, msicos da Orquestra Lira Sanjoanense rezam pelos mortos, a altas horas da noite durante a Quaresma, quando se executam os Motetos dos Passos, de autoria do compositor so-joanense Martiniano Ribeiro Bastos (1834-1912). So elas realizadas em trs sextas-feiras do perodo quaresmal, acompanhadas por pessoas devotas. Integram seu roteiro os cemitrios das vrias Irmandades, Confrarias, Ordens Terceiras, bem como cruzeiros, encruzilhadas e o espao em frente a igrejas. A VIA-SACRA - Esse piedoso exerccio realizado durante toda a Quaresma e incio da Semana Santa, pelas Ordens Terceiras,

Confrarias e Irmandades, em suas respectivas igrejas. Nela, as oraes so alternadas com a msica tradicional so-joanense, a cargo da Orquestra Ribeiro Bastos. So especialmente significativas as Vias-Sacras externas, isto , nas ruas, com a particularidade de percorrerem apenas 7 estaes, em vez das 14, quando, junto com o sacerdote, os irmos da Venervel Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, com suas opas roxas e tochas acesas, rezando o Rosrio de Nossa Senhora, saem da Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, conduzindo o Crucificado, detendo-se, juntamente com os fiis, diante das pequenas capelas setecentistas denominadas Passinhos, onde se reza e se executam motetos do j citado Martiniano Ribeiro Bastos, com textos ligados aos acontecimentos da Via Dolorosa. So a primeira e a stima estaes, respectivamente, a Igreja de So Francisco de Assis e a Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar; as demais so as referidas capelinhas situadas no centro histrico. Quando o cortejo se movimenta aps cada estao, soam triste e compassadamente os sinos das igrejas prximas. Na Igreja de So Francisco de Assis, o cortejo recebido pelos irmos da Venervel Ordem Terceira, os quais, aps a cerimnia, conduzem o prstito at a porta, para o prosseguimento do Caminho da Cruz. Na sexta-feira e no sbado imediatamente anteriores ao IV Domingo da Quaresma, efetuam-se os chamados Depsitos de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos, respectivamente nas Igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de So Francisco de Assis e, j na manh de domingo, realizam-se, ao redor de cada uma das citadas igrejas, as pequenas procisses conhecidas como rasouras, seguidas da celebrao da Santa Missa; tardinha, tem lugar a solene Procisso do Encontro, com pregao, no antigo Largo das Mercs, seguida, na Catedral, pelo Sermo do Calvrio. Na sexta-feira que antecede o V Domingo da Quaresma tem incio, na Catedral, o Setenrio das Dores de Nossa Senhora.

Chega-se ento Semana Santa, promovida pela Irmandade do Santssimo Sacramento (de 1711), que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo da Ressurreio, com toda a sua liturgia de carter universal. Todavia, So Joo del-Rei, dentro dessa liturgia, possui, na parquia de Nossa Senhora do Pilar, algumas caractersticas prprias, como a manuteno do Canto da Paixo em latim e em gregoriano e, sobretudo, a preservao, na ntegra, dos multisseculares OFCIOS DE TREVAS, sendo a nica cidade do mundo a mant-los, sem interrupo, em sua totalidade, com o latim, canto gregoriano e msica coral-orquestral, esta de compositor so-joanense. Esses ofcios correspondem s duas primeiras horas cannicas, constitudas pelas Matinas e Laudes. Realizados na noite de QuartaFeira Santa e nas manhs de Sexta-Feira e de Sbado Santo, neles se medita sobre a paixo e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quase todas as suas Antfonas, todos os Salmos e todas as Lamentaes se fazem em canto gregoriano; as Lies, em melodia prpria da regio, com acompanhamento orquestral, sendo que os Responsrios e as Antfonas iniciais e finais so cantados pelos solistas, coro e orquestra da bicentenria Orquestra Ribeiro Bastos, com msica do compositor so-joanense Padre Jos Maria Xavier (1819-1887), do qual tambm a parte no-gregoriana do coro alternado do Cntico de Zacarias. O canto gregoriano fica a cargo dos solistas e coro dos Coroinhas de D. Bosco, da Catedral, tambm com a participao do Senhor Bispo Diocesano e de alguns sacerdotes. Denominam-se esses ofcios OFCIOS DE TREVAS em referncia s trevas da morte e do sepulcro, trevas essas simbolizadas pelo apagar gradativo de 14 das 15 velas do candelabro triangular, o tenebrrio, representando a do vrtice o prprio Jesus Cristo, vela essa que no se apaga, mesmo no final do ofcio, quando se desligam todas as luzes da igreja e se produz o rudo representativo do fenmeno ssmico ocorrido na hora da morte de Cristo.
Dezembro 2007 .9

Bem caractersticas so tambm as cenas bblicas montadas, para serem visitadas sobretudo na noite de Quinta-Feira Santa, nas igrejas de So Francisco, do Rosrio, das Mercs, do Carmo e de So Gonalo, a propsito do que cabe fazer uma interessante observao. Essas igrejas, se unidas por uma linha imaginria, formam um pentgono, tendo ao centro a Igreja-Me, a Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, voltada para a fachada de cada uma das referidas igrejas, todas elas oriundas do sculo XVIII. A esse pentgono podemos chamar de PENTGONO BBLICO, ou PENTGONO RELIGIOSO, uma vez que praticamente todas as celebraes religiosas tradicionais da cidade, incluindo as procisses, realizam-se dentro dos limites desse polgono. Impressionante tambm , na Sexta-Feira Santa, a cerimnia do Descendimento da Cruz, no magnfico cenrio natural constitudo pela escadaria da Igreja das Mercs, diante da praa em plano inclinado, bem como a Procisso do Enterro, que vem a seguir, com toda a sua barroca encenao, sem faltar o canto da Vernica. Em outro contexto, so tambm de respeitvel tradio, alm de outras, as festas religiosas do bairro de Matosinhos, especificamente a Festa do Divino Esprito Santo e a do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ambas mais que bicentenrias e celebradas com grande brilho. Concluindo, podemos afirmar que, em So Joo del-Rei, as celebraes religiosas, alm de sua opulncia e beleza, possuem um carter de profunda f e de sincera e autntica vivncia da religio, jamais se constituindo em meros espetculos destinados admirao e aplauso de entusisticos espectadores.

LITERATURA, HISTRIA E MEMRIA: ANOTAES SOBRE


A IMPRENSA SO-JOANENSE DO SCULO XIX
QUEREIS CONHECER O BRAZIL Com todos os seus Estados, cidades, vilas e povoaes, aldeamentos de ndios e nomes de suas innumeras tribus? Quereis conhecer emm o nosso grande Brazil, suas estradas de ferro, planaltos, nvios sertes, etc.? Comprae e collocae em vossa salla o grande mappa que se acha venda no Cachimbo Turco, Rua Municipal n. 16. So Joo Del Rey.
(A Ptria Mineira, n. 214, 16 de novembro de 1893, p. 3)

Maria ngela de Arajo Resende

ABGAR CAMPOS TIRADO membro efetivo da Academia de Letras de So Joo del-Rei e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, alm de scio honorrio do Instituto Histrico e Geogrco de So Joo del-Rei.

10.

Dezembro 2007

Possuda pelo mal de arquivo e pelo desejo de memria, percorri a escrita do jornal so-joanense do nal do sculo XIX, A Patria Mineira, rgam da ida republicana. H alguns anos convivo com a paixo do republicano Sebastio Rodrigues Sette Cmara, natural de Ponte Nova (MG), mais conhecido como Sebastio Sette, num empreendimento de 227 edies semanais, durante 5 anos (1889 a 1894). Entre tantos peridicos da poca que circulavam nos mais diversos municpios e provncias, o jornal A Ptria Mineira se consolidou como um dos mais importantes rgos de propaganda republicana do interior do pas (SODR, 1983) e, aps a Proclamao da Repblica, continuou como espao vivo de discusso dos efeitos da mudana do regime ocorrida na ptria/ nao que se desejava construir. Usando os prprios recursos nanceiros, Sebastio Sette inaugura um espao de discusso poltica, educacional, cientca e literria, disponibilizando aos leitores de Minas e do Brasil, as idias e prticas de uma poca em ebulio, na poltica, nas cincias, na literatura e na imprensa. O nmero de estria N. Programma , impresso no canto superior direito da primeira folha, data de 14 de abril de 1889, portanto, uma semana antes das comemoraes da morte de Tiradentes, o grande mito de origem da Repblica. No foi por acaso que a estria da folha se deu nessa data e sua publicao reiniciada em 16 de maio de 1889: ... O programma de nossa folha ser portanto: cooperar para a grande unio futura do Brazil sob a republica federativa predispondo, como meio de aco, a independencia de nossa propria provincia. Por outras palavras, ser

prosseguir no grandioso plano da conjurao mineira, interrompido, h cem annos, por diversas causas, entre outras, pela do regimen da escravido, que acabou de extinguir-se. (A Patria Mineira, N. Programma, 14 de abril de 1889, p. 1) Sua ltima edio, nmero 226, chega aos leitores em 31 de maio de 1894: FIM Cinco annos esto decorridos desde o dia primeiro em que foi dado publicidade o primeiro numero dA Patria Mineira. ... A Republica est proclamada, est constituida e acaba de dar ao mundo sublime prova de estar rmada no animo, no corao e no brao dos verdadeiros lhos do Brazil. ... (A Patria Mineira, n. 226, 31 de maio de 1894, p. 1) Diante da quase inexistncia de pesquisas sobre esse acervo1 e da variedade de temas, optei pelo estudo que privilegiasse a escrita ccional presente no referido jornal, especialmente a seo Folhetim. O Folhetim dA Ptria Mineira, em sua diversidade de gneros, alm de outros espaos textuais do jornal, me indicaram caminhos para se reetir sobre o processo de formao da nao, atravs da sua ccionalizao, e a interlocuo com o leitor: dos editoriais, passando pelas literaturas brasileira, estrangeira e a produo literria de autores locais, notcias da Europa, as notcias locais, publicaes a pedido, charadas, notas, anncios do comrcio de So Joo del-Rei, do Rio de Janeiro e de So Paulo. Os chamados s festas religiosas e procisses, os avisos da chegada do

circo e de companhias teatrais cidade evidenciam um rico traado de costumes, hbitos de leituras e de entretenimento. Enm, o leitor desse peridico se v diante de uma srie de discursos que apontaram para uma leitura mltipla e saborosa. Para traar itinerrios de leitura desse peridico, questes se faziam necessrias: como foi construda a imagem da Repblica, uma vez que ela se deu de forma diferenciada em diversas regies do pas? Que tipo de contribuio esse peridico pode ter dado s discusses sobre monarquia, repblica, educao do povo, abolio, imigrao, sade pblica, costumes, cincia, industrializao e assuntos de natureza diversa que emergiam do mar de impressos que circulavam no Brasil? De que forma a imprensa so-joanense dialogava com esses acontecimentos e com a imprensa da poca? O que signica a tentativa de reconstruir a histria de uma dada comunidade, a partir de fragmentos e pequenos rastros restos perdidos que reaparecen, mscaras inciertas que encierran rostros queridos2 , no dizer de Ricardo Piglia, ao se referir memria e tradio? possvel ler a tradio a partir desses rastros, conjugando-se passado, presente e futuro? A resposta do narrador do passado, na gura do editor e redator do jornal A Ptria Mineira, Sebastio Sette, aponta para um direito de memria, como nos lembra Hugo Achugar (2003), ao indagar sobre a nossa insistncia em contar, analisar ou recuperar o que foi dito, feito ou escrito. Por outro lado, os sujeitos que enunciam e constroem a memria de uma comunidade, ao reclamarem o seu direito no o fazem de forma inocente, pois a memria tambm uma construo ideolgica de uma cultura nacional, o que pode ser vericado na impossibilidade de se encontrar uma interpretao nica do passado. Ao chamar para si essa tarefa, Sebastio Sette arma a conscincia da histria e a possibilidade
Dezembro 2007 .11

da sua futura releitura, na direo apontada por Roger Chartier (1990), que nos lembra que todo texto produto de uma leitura, portanto, uma construo do seu leitor. Ela pe em jogo o corpo, a inscrio em um espao, relao consigo ou o outro. Por isso, devem ser reconstrudas as maneiras de ler de cada comunidade de leitores, seus hbitos esquecidos e gestos imperceptveis. Baseando-me nas relaes entre memria, literatura e histria, fez-se necessrio identicar o tipo de produo jornalstica, literria e de base oral veiculada pela imprensa e a formao do leitor no nal do sculo XIX, na regio de So Joo del-Rei. Uma leitura alternativa do passado torna-se importante medida que se pretende discutir a imprensa como um instrumento que viabilizou certo tipo de leitor e a construo do imaginrio da nao. A ptria em construo, presente nas representaes discursivas desse jornal, reete a procura de uma identidade que se apresenta multifacetada, que ora pretende disseminar a idia republicana a uma classe culta, ora pretende atingir uma classe semiletrada num mesmo veculo de comunicao. Isso pode ser observado na busca dos diferentes tipos de leitores, atravs da diversidade de sees e de temas. Exemplos so os longos editoriais, de carter poltico, losco, cientco e doutrinrio e artigos de colaboradores que, muitas vezes, apresentam citaes em latim, ingls, francs e italiano, destinados ao leitor erudito e culto, voltado para as prticas intelectuais, polticas e literrias. Por outro lado, a interlocuo dos republicanos com uma grande maioria de pessoas destitudas de cidadania pelo processo vigente no Imprio tambm foi uma preocupao da propaganda sojoanense. A Ptria Mineira desenvolveu formas de estratgias de dilogo, com a nalidade de seduzir esse segmento de leitores, por meio de artigos doutrinrios
12. Dezembro 2007

e noticiosos da idia republicana, utilizando as prprias palavras do redator. As estratgias textuais possuam propostas e linguagens diferenciadas para cada pblico que visava atingir. Exemplos disso so as fbulas, as piadas, os textos de carter moralizante e extremamente didtico da seo Pendula, visando educar e preparar os chamados leitores comuns. As mulheres, os trabalhadores e os desprovidos de educao escolar completam o pblico-alvo do peridico, pois esses representavam a maioria dos grupos marginalizados politicamente. Na seo Folhetim, o tom intimista e a linguagem coloquial de alguns textos zeram desse espao um local de enunciao exclusivo para doutrinao, seduo e apurado controle moral dos republicanos. No Folhetim, encontram-se cartas entre dois compadres, interlocutores criados ccionalmente por Sebastio Sette, em que se discutia, de maneira bem-humorada e relativamente simples, os males da Monarquia, a velha astuta e amnosa megera, e os prazeres da Repblica por vir, dando continuidade ao iderio das Luzes e do Progresso. Alm dessas cartas, os romances em fatias, em edies ininterruptas ocupavam o rodap desse peridico. Para citar alguns: Iracema, de Jos de Alencar, O ndio Afonso e O Seminarista, de Bernardo Guimares, O Couteiro-Mor, de Alexandre Dumas, alm de contos, e poesias traduzidas (Victor Hugo, Lord Byron, Thephile Gautier, Maupassant, entre outros). Distribudas de forma assistemtica, poesias de Fagundes Varela, Joo de Deus, Guerra Junqueiro, Gonalves Dias; poemas de autores locais e da provncia: Baslio de Magalhes, Praxedes da Costa, Fausto Mouro, entre outros. Incluem-se, nesse vasto repertrio, textos direcionados formao moral das mulheres e a interveno do redator quanto vigilncia das leituras feitas pelo belo sexo.

A epgrafe utilizada para iniciar este texto, rearma a idia do mapa como metfora para se entender a perseguio de rastros to distintos. Na concretude da cartograa, a busca, tambm, de uma geograa sentimental e a possibilidade de se imaginar a ptria difusa e ainda por se fazer, embora a busca pela totalidade da nao se faa como princpio civilizatrio. Conduzido por uma voz hegemnica e centralizadora, guiado pelo farol iluminista, e tambm por princpios conservadores, o jornal A Ptria Mineira ratifica os princpios que nortearam o nal do sculo XIX: razo e sentimento se fundem nesse projeto de construir a ptria, a partir de Minas: a patriazinha, a herica e formosa Provncia, para lembrar Guimares Rosa3 .

1 - Cito a contribuio de duas monograas apresentadas ao Curso de Ps-Graduao em Histria de Minas Sculo XIX, da Universidade Federal de So Joo del-Rei: A propaganda republicana em So Joo del-Rei, de Kelly Carvalho (1998), e A propaganda e a consolidao da Repblica em So Joo delRei (2000), de Moema Cristina Gaio de Oliveira, cujo objeto foi A Patria Mineira. No foram encontradas outras pesquisas sobre o assunto. 2 - Rero-me ao artigo Memoria y Tradicin. In: Literatura e memria cultural. Anais da ABRALIC. Vol. I Belo Horizonte, 1991, p. 60-66. 3 - Cf. ROSA, Guimares. Minas Gerais. In: Joo Guimares Rosa. Fico Completa. Vol. II. Ave Palavra. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.1259-1163.

Referncias bibliogrcas CHARTIER, Roger. Textos, impressos, leituras. In: A histria cultural entre prticas e representaes. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990. DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impresso freudiana. Trad. de Claudia de Moraes Rego. Rio de de Janeiro: RelumeDumar, 2001. RESENDE, Maria ngela de A. A repblica em folhetim: A Ptria Mineira formando almas. Tese de Doutoramento apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2005. SETTE CMARA, Altivo de Lemos. Da caravela de Zarco redao de Ptria Mineira. Revista do Instituto Geogrco e Histrico. So Joo del-Rei. SODR, Nelson Werneck. Histria da Imprensa no Brasil. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1983.

MARIA NGELA DE ARAJO RESENDE doutora em Literatura Comparada e professora de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura na Universidade Federal de So Joo del-Rei.

ALBERTO TIBAJI

TEATRO
So Joo del-Rei foi, durante os sculos XVIII e XIX e, em certa medida, durante as primeiras dcadas do sculo XX, um importante centro de atividades teatrais no Estado de Minas Gerais. por isso que Regina Horta Duarte faz uma analogia entre a importncia que a cidade do Rio de Janeiro tinha para as provncias e a importncia que So Joo del-Rei e Ouro Preto tinham para as Minas em termos teatrais: assim como os teatros de Ouro Preto e So Joo del-Rei brilhavam aos olhos dos habitantes de outras cidades mineiras, a vida teatral da Corte aparecia como algo mgico para a populao das outras provncias. A importncia da cidade em relao ao teatro pode ser notada pela grande quantidade de grupos amadores, pelo nmero de autores teatrais so-joanenses, pelos teatros lotados, pelas companhias prossionais vindas de outras cidades, comprovando com isso a intensidade do movimento teatral at pelo menos os anos 40 do sculo XX e que vem sendo retomado no incio deste sculo XXI.
Dezembro 2007 .13

SO JOO DEL-REI E O

OS ESPAOS CNICOS As primeiras notcias que temos sobre teatro em So Joo del-Rei datam de 1782 e constam do Livro de Acrdos da Intendncia Municipal. O texto referese a uma Casa da pera. Alm dessa Casa da pera de 1782, ou de antes ainda, pois Affonso vila supe existir uma casa desse tipo j em 1775, Antnio Guerra menciona (em seu livro Pequena histria de teatro, circo, msica e variedades em So Joo del-Rei, 1717-1967) mais 6 teatros diferentes, construdos no sculo XIX, e outros 14 construdos no sculo XX, nem todos funcionando simultaneamente, verdade, pois muitos foram demolidos ou simplesmente desativados. Entretanto, o nmero nos parece j bastante signicativo. Atualmente temos o Teatro Municipal, que, aps processo de modernizao liderado por Adenor Simes Coelho, est em pleno funcionamento, recebendo as melhores companhias brasileiras, e outros espaos, que, apesar de no terem infra-estrutura adequada, acolhem atividades cnicas e musicais: o Teatro do Campus Dom Bosco e o do Campus Santo Antnio, ambos pertencentes Universidade Federal de So Joo del-Rei, e o Teatro do Colgio Nossa Senhora das Dores. OS AUTORES LOCAIS Alm dos edifcios teatrais, pode-se notar um nmero bastante signicativo de autores locais. Antnio Guerra lista pelo menos 37 autores abrangendo o perodo que vai de 1879 a 1964. Muitos so autores de uma nica pea, mas outros produziram vrias obras dramticas de diversos gneros. Algumas peas de autores locais zeram bastante sucesso, sendo, em geral, encenadas por grupos da cidade, mas tambm, s vezes, pelas companhias em excurso. Um desses autores teve
14. Dezembro 2007

Capa da pea de teatro de revista Terra ideal, de Tancredo Braga, 1915.


UFSJ. Foto: Carolina Rodrigues Sares.

Acervo do Clube Teatral Artur Azevedo, doado para a

uma de suas peas publicada em livro: Severiano de Resende, que escreveu A Virgem Mrtir de Santarm. Eis alguns dos autores mais importantes: Antnio Rodrigues de Melo, Modesto de Paiva, Tancredo Braga, Durval Lacerda, Jos Viegas, Antnio Guerra, Alberto Nogueira, Carmlio de Assis Pereira, Marco Antnio Camarano. Hoje em dia, ainda podemos encontrar autores cujos textos so esporadicamente encenados, mas seria necessrio fazer um levantamento mais detalhado. OS TEXTOS Das 60 peas de autores so-joanenses listadas por Guerra no incio de seu livro, abarcando o perodo de 1879 a 1964, h 22 comdias, 16 revistas, 16 dramas, um vaudeville, uma opereta, uma burleta e 3 peas sem designao de gnero. Percebe-se que uma das caractersticas mais importantes do teatro amador local a relao estreita entre msica e teatro. So Joo del-Rei uma cidade com grande passado musical e possui ainda em funcionamento duas orquestras bicentenrias: a Lira So-joanense e a Orquestra Ribeiro Bastos. Essas duas orquestras, que tambm participaram durante muitos anos dos espetculos

teatrais, atualmente tocam apenas nas atividades religiosas da cidade. De todos os gneros de teatro musicado, o teatro de revista foi um dos mais cultivados pelos autores locais. fato extremamente importante a grande acolhida que a sociedade so-joanense deu a esse gnero teatral, no apenas prestigiando as companhias que vinham apresentar espetculos na cidade, mas, sobretudo, escrevendo peas do gnero e encenando-as. digno de nota que, numa cidade de tradies religiosas to fortes como So Joo del-Rei, aparea um nmero to significativo de obras de teatro de revista, um gnero eminentemente profano. Talvez a convivncia do teatro srio com o teatro ligeiro no seja seno uma repetio do mesmo fenmeno que explicaria a presena to forte do carnaval, festa que atualmente apresenta um cunho nitidamente profano, ao lado de uma festa local, nacionalmente famosa, a Semana Santa. OS GRUPOS AMADORES A cidade tambm foi prdiga em grupos de teatro amador desde o sculo XIX: Discpulos de Talma, Sociedade Dramtica Particular, Sociedade

Capa da pea de teatro de revista A ona, de Modesto de Paiva, 1897.


UFSJ. Foto: Carolina Rodrigues Sares.

Acervo do Clube Teatral Artur Azevedo, doado para a

Dramtica Juvenil, Grupo Dramtico Oeste de Minas, Clube Dramtico Familiar, Clube Unio Popular, Grmio Teatral Amrico dos Santos, Grmio Infantil Tijucano, Clube Teatral Antnio Felipe e Clube Teatral Artur Azevedo, entre os mais importantes. Os vrios grupos teatrais amadores fundados tanto no sculo XIX, quanto no sculo passado, funcionavam simultaneamente e chegaram a criar uma concorrncia entre si e at mesmo com companhias profissionais que visitavam a cidade. Atualmente, h alguns grupos, tanto amadores quanto profissionais que representam espetculos regularmente. UM GRUPO AMADOR: O "CLUBE TEATRAL ARTUR AZEVEDO" Fundado em 1905, inicialmente o Clube tinha o nome de Grupo Dramtico Infantil 15 de Novembro e foi apenas em 1915 que adotou o nome que homenageia o comedigrafo maranhense. Em 1928, quando de uma reorganizao do Clube, houve uma nova alterao e o Clube Dramtico Artur Azevedo passou a se chamar Clube Teatral Artur Azevedo (CTAA). Apesar de o Clube ter encerrado suas atividades na dcada de 70, consideramos a data de 1985 como a do encerramento de suas atividades,

porque foi no referido ano que sua sede foi vendida e transformada em supermercado. O perodo de maior atividade do Clube situa-se entre os anos de 1910 e 1945, perodo que corresponde a um determinado estilo de espetculo, denominado de velha-guarda, se contraposto ao estilo moderno de representao. Finalmente, no podemos deixar de citar as peas mais montadas pelo Artur Azevedo, que se enquadram dentro dos temas e preferncias do teatro das primeiras dcadas do sculo passado: O dote, de Artur Azevedo, que teve inmeras montagens durante vrias dcadas sua primeira representao em So Joo del-Rei foi no dia 27 de julho de 1907, portanto, 4 meses aps a estria da pea na capital federal; Os milagres de Santo Antnio, de Jos Maria Brs Martins, que tambm obteve grande sucesso, tanto no sculo XIX quanto no sculo XX, e foi montada em vrias cidades mineiras; A Morgadinha de Val-Flor, do portugus Pinheiro Chagas, tambm com muitas apresentaes no sculo XIX e no XX e em vrias cidades mineiras; a opereta O Periquito, que foi montada por vrios grupos amadores so-joanenses desde o sculo XIX at o m da dcada de 20, ganhando vrias

montagens pelo Clube; Tintim por tintim, revista escrita pelo portugus Sousa Bastos, que foi apresentada por mais de 3 dcadas em So Joo del-Rei e que sempre fazia enorme sucesso, quando montada pelo Arthur Azevedo; O Mrtir do Calvrio , de Eduardo Garrido; e nalmente as operetas A viva alegre, de Franz Lhar, e Amor Molhado, de Louis Varney, com libreto de Jules Plevel e A. Liorat, traduzida para o portugus por Moreira Sampaio. O Clube muitas vezes recorria s duas operetas, quando se encontrava em perodo de diculdades nanceiras. Esse Clube Teatral teve importncia to grande na histria da cidade, que construiu, atravs de doaes, sua sede prpria: um teatro de dimenso bastante signicativa (1.000 lugares, segundo Viegas, 1953) e uma biblioteca de, aproximadamente, 8.000 volumes sobre os mais variados assuntos, desde contabilidade e geograa at literatura e teatro. Enm, esse grupo de teatro amador, passando por vrias cidades disseminou sua paixo pelo teatro durante vrias dcadas, divulgando sobretudo o teatro musicado pelo interior das Minas Gerais. Atualmente sua histria vem sendo estudada por alunos da graduao e do mestrado em Letras da Universidade Federal de So Joo del-Rei UFSJ, e muitos dos livros da biblioteca do Clube Teatral Artur Azevedo e do Sr. Antnio Guerra foram doados UFSJ, que criou, com nanciamento da FAPEMIG, uma pgina sobre Acervos Literrios, Teatrais e Histricos de So Joo del-Rei: www.acervos.ufsj.edu.br

ALBERTO TIBAJI (Alberto Ferreira da Rocha Junior) professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de So Joo del-Rei.

Dezembro 2007

.15

BREVES NOTAS SOBRE O FOLCLORE DE SO JOO DEL-REI


ULISSES PASSARELLI
Em Minas Gerais tambm este o panorama da cultura popular. Nossas Folias (de Reis, de So Sebastio, do Divino, etc.) e nossos Congados (Congos, Moambiques, Catups, Marujos, Caboclinhos, Candombes, Viles) so oriundos deste caldeamento tnico-cultural e povoam todos os rinces mineiros. A tricentenria So Joo del-Rei reconhecida pela amplitude de seu patrimnio cultural. No foi por acaso que recebeu em 2007 o ttulo de Capital Brasileira da Cultura. Na msica um expoente, no toque dos sinos idem, bem como nas tradies religiosas praticadas em suas histricas igrejas, com destaque para a linguagem dos sinos, as novenas, celebraes e cortejos processionais. O patrimnio ferrovirio aqui presente nos enaltece, no obstante o declnio das ferrovias brasileiras. Nesta Cidade dos Sinos, emoldurada pelo casario colonial, tambm a cultura popular muito bem representada. Todos os ramos do folclore podem ser aqui bem observados, tais como culinria regional, ldica infantil, literatura popular, danas folclricas, crenas e supersties,
16. Dezembro 2007

artes e tcnicas, artesanato, festejos populares e rituais da religiosidade popular. A Festa do Divino, que aqui tem o status de jubileu perptuo, graas a um breve pontifcio do Papa Pio VI, datado de 1786, possui um passado glorioso de intensa atividade religiosa e cultural, que declinou nos meados do sculo XX para ser reativada em 1998. Desde ento tem sido um momento muito especial de evangelizao e um dos mais importantes eventos para o folclore so-joanense nos ltimos 10 anos, quando se congregam no santurio diversos grupos folclricos, entre Congados, Folias, Pastorinhas e Danas-das-tas, alm de outras atraes, que se unem com o objetivo de festejar o Divino. Seu colorido e sua musicalidade so sem dvidas um atrativo turstico. Esta festa extrapola bastante os limites do Bairro de Matosinhos, que a sedia, para abraar a cidade toda e, na verdade, ganha um ar regional, pelo imenso poder congregador. Em especial sobre as Folias e os Congados, pode-se armar que so manifestaes profundamente arraigadas religiosidade popular e que contam com um histrico de ocorrncia antiga nesta regio mineira e por conseguinte esto muito enraizadas. Acontecem sobretudo em dois momentos: as Folias, como peditrias e itinerantes, visitam as casas, cantando louvores ao Esprito Santo, da Pscoa a Pentecostes (Folia do Divino) ou ao nascimento de Jesus e episdios correlatos do Natal ao Dia de Reis (Folia de Reis) ou ainda ao martrio de So Sebastio, de 7 a 20 de janeiro, portanto em seqncia (Folia de So Sebastio). Os Congados em marcha pelas ruas, e visitando igrejas, surgem na Festa do Divino (maio junho) e nas do Rosrio (agosto novembro). Esse o tempo. Fora este, s

em espordicas apresentaes, dispersas ao longo do ano. Mas quem de fato quiser conhecer h de assisti-los em seu ambiente, sua poca prpria. A so espontneos, demonstram a sua verdade. No quadro atual estas manifestaes folclricas enfrentam severos problemas frente s acentuadas questes trazidas pela globalizao, as fortssimas mudanas sociais carreando novos valores, outras concepes de vida e de vivncia com o elemento religioso. Para sua salvaguarda, alm de se suprir as necessidades materiais dos grupos folclricos, h uma questo mais profunda, que chama todos responsabilidade: o respeito humano. Felizmente nossos folieiros e congadeiros esto aprendendo a se autovalorizar como artistas populares. Os danantes de fato do tudo de si para a conservao de seus grupos. So pessoas humildes, que muitas vezes gastam o que no podem para mant-los. Felizmente contudo a viso destas necessidades vem se ampliando e o apoio ora dado maior que noutros tempos. Os participantes desses grupos folclricos so heris da cultura popular que, por diversas geraes, vm mantendo estas tradies. Felizmente na cidade de So Joo del-Rei, a Festa do Divino tem sido um cone da valorizao destas manifestaes e as folias prosseguem, com 7 grupos na zona urbana e 5 na rural, plenamente ativas, alm de 5 congados na zona urbana (um dos quais surgido neste ano) e trs na rural (2 centenrios e um de 2007), prova de que na Capital da Cultura o folclore viceja com esplendor.

ULISSES PASSARELLI dentista e folclorista.

EMMANUEL PINHEIRO

Dezembro 2007

.17

LCIA HELENA BORTOLO DE REZENDE PATRCIA RESENDE MONTEIRO

O ARTESANATO
PRIORIDADE NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E ECONMICO DE SO JOO DEL-REI
A arte colonial mineira deixou uma herana que hoje est presente nas igrejas e capelas adornadas em ouro, talhas e imaginria, e em outras manifestaes artsticas de So Joo del-Rei. Do resgate dos caminhos percorridos pelos colonizadores, no perodo da descoberta do ouro, ressurgiu a Trilha dos Incondentes, que possui ricas e variadas manifestaes de artesanato. Em So Joo del-Rei, cidade plo da Trilha dos Incondentes, est sendo implantado o Centro de Referncia do Artesanato, elaborado pela Prefeitura Municipal, atravs da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Centro de Tecnologia para a Produo Artesanal da UFSJ e com apoio da Superintendncia de Artesanato do Estado de Minas Gerais. O objetivo dessa iniciativa construir um artesanato slido e representativo da identidade cultural dos municpios que pertencem Trilha dos Incondentes. O Centro de Referncia do Artesanato dever preocupar-se em buscar, no artesanato, a memria da comunidade, identicada por traos, formas, funes e cores. Por outro lado, os artesos tero que estar sempre atentos para no se renderem soluo f18. Dezembro 2007

cil dos esteretipos, das cpias, dos modelos globalizados. Espera-se tambm, com o CENTRO, propiciar a elevao da auto-estima e a melhoria da qualidade de vida dos artesos. As comunidades dos municpios integrantes da Trilha dos Incondentes devero se organizar, mantendo e resgatando as tradies artesanais, considerando a importncia do artesanato na gerao de emprego e renda, na promoo social e na dinamizao comercial. Antes mesmo da implantao do CENTRO, o artesanato so-joanense j vinha passando por um processo de readequao. No caso dos produtos em estanho, So Joo delRei reconhecida como a nica cidade da Amrica Latina a trabalhar com essa matria-prima. Nas quase 20 fbricas de estanho existentes na cidade, mais de 300 artesos produzem peas baseadas em modelos tradicionais e, recentemente, passaram a inovar, mesclando o estanho ao cristal fabricado em Poos de Caldas. A Arte Sacra outra expresso importante do artesanato na regio. Na imaginria, na ourivesaria, nos entalhes em madeira, na policromia e nas alfaias. H tambm outra enorme variedade de artesanato: mobilirio, objetos utilitrios produzidos em grande di-

versidade de materiais, como tecido, metal, madeira, bras, cermica e bordados. Outra peculiaridade de So Joo del-Rei se observa nas peas em estanho, produzidas em dezenas de fbricas. Todos esses artesanatos esto disponveis nas sedes das Associaes Comunitrias, na loja da Corporao dos Artesos, nos atelis e, a partir do dia 30 de outubro, na Feira Cidade dos Sinos, que funciona aos domingos, na Avenida Presidente Tancredo Neves, no centro da cidade. A revalorizao do artesanato alcanou seu ponto mximo com a criao da CASA DAS ARTES, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo como uma das principais aes da Capital Brasileira da Cultura 2007. No s os turistas, como os prprios habitantes da cidade, se surpreenderam com a beleza e a criatividade dos objetos de artes produzidos pelos artesos que vivem em So Joo delRei.

LUCIA HELENA BORTOLO DE REZENDE, mestre em Artes pela ECA/USP, Secretria de Cultura e Turismo de So Joo del-Rei. PATRCIA RESENDE MONTEIRO Coordenadora de Artesanato da Secretaria de Cultura e Turismo de So Joo del-Rei.

LGIA VELLASCO

LGIA VELLASCO pinta e expe h mais de 40 anos. Foi aluna de Joo Quaglia e freqentou o ateli de Inim de Paula. Em agosto e setembro de 2007, fez sua 21. exposio, no Centro Cultural da Universidade Federal de So Joo del-Rei. Tem obras em colees particulares em Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo, Montevidu, Roma e Colnia.

Dezembro 2007

.19

20.

JOO QUAGLIA

JOO QUAGLIA artista plstico e professor de desenho, gravura e pintura. Em 2002 comemorou 50 anos de pintura com uma exposio retrospectiva no Museu Nacional de Belas Artes, R. J. Realizou grande nmero de exposies individuais no Brasil e na Europa, participou de diversas mostras coletivas e recebeu prmios, alguns dos mais importantes do pas. Participou da 5a. Bienal de So Paulo, em 1959.

Dezembro 2007

ANTONIO CARLOS GUIMARES SALOM VIEGAS

MUSICAL
EM SO JOO DEL-REI
Falar da msica em SJDR abordar um dos aspectos primordiais da identidade cultural do so-joanense. As prticas musicais so diversas e algumas delas sobrevivem h dois sculos de tradio ininterrupta, como o caso das orquestras sacras que atuam nos rituais religiosos que tambm remontam ao sculo XVIII. A eleio de So Joo del-Rei como Capital Brasileira da Cultura / 2007 reforou a conscincia que to agrante identidade cultural norteia a vocao da cidade e necessria e fundamental para o desenvolvimento social, poltico e econmico da nossa comunidade. Um bom exemplo a Orquestra Lira Sanjoanense, que foi fundada em 1776, por um grupo de msicos liderados por Jos Joaquim de Miranda. Essa orquestra considerada a mais antiga das orquestras mineiras ainda em atividade e uma das mais antigas do mundo. Atualmente a Orquestra Lira Sanjoanense composta por msicos e cantores amadores e alguns especialistas em msica setecentista mineira. Esses msicos garantem a presena regular da msica sacra nas festividades da regio, especialmente nas festas religiosas de Nossa Senhora da Boa Morte e de Nossa Senhora das Mercs, ambas tm lugar em So Joo del-Rei. Outra boa referncia a criao, no ano passado, do curso de msica pela Universidade Federal de So Joo del-Rei. Professores vindos de diversas localidades do Brasil comeam a trabalhar para formar msicos e professores de msica, promovendo um efeito multiplicador, elevando e aprimorando indiretamente o nvel de ensino nas agremiaes musicais, como os corais, as bandas de msica e outros grupos, atravs da qualicao e do aperfeioamento de seus formadores e professores.
Dezembro 2007 .21

A TRADIO

Outra importante instituio de ensino musical em So Joo del-Rei o Conservatrio Estadual de Msica Padre Jos Maria Xavier, que leva o nome de um dos mais ilustres msicos da cidade. O Conservatrio de Msica foi criado em 1953 pelo ento governador do Estado Juscelino Kubitschek, por iniciativa do ento deputado so-joanense Tancredo Neves. Esta escola foi criada tendo em vista a tradio cultural de So Joo del-Rei, portanto houve uma sensibilidade poltica em motivar uma vocao existente na regio e uma necessidade de formao de msicos que atuassem nas orquestras e bandas de So Joo del-Rei e regio, fato que se consolidou, pois atualmente o Conservatrio atende um contingente de aproximadamente 1.600 alunos. V-se que no de hoje que So Joo del-Rei tem uma relao especial com a msica. No perodo colonial brasileiro a regio de Minas Gerais apresentou um dos mais signicativos movimentos culturais do Brasil. Isto ocorreu, entre outras coisas, devido a um grande auxo de aventureiros em busca do ouro, o que acabou por gerar uma grande movimentao de recursos na colnia. Esses fatos possibilitaram o desenvolvimento de uma sociedade rica e culturalmente renada na regio das Minas. Neste perodo os msicos eram organizados e contratados por irmandades leigas, para atuar em cerimnias religiosas, casamentos, enterros e procisses. No sculo XIX, com a queda das atividades de minerao aurfera e a conseqente diminuio das riquezas, as atividades prossionais dos msicos contratados pelas irmandades foram drasticamente reduzidas, situao que se agravou mais ainda no nal do sculo, devido Proclamao da Repblica e conseqente separao dos papis de Igreja e Estado. Desde ento, alguns grupos musicais sobreviveram e ainda se mantm em atividade permanente at os dias de hoje na condio de msicos amadores. Em So Joo delRei encontram-se duas orquestras bicentenrias que ainda se mantm em atividade: a j mencionada Orquestra Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro Bastos. Ambas possuem extenso acervo histrico, j em grande parte catalogado e executado regularmente nas cerimnias religiosas de So Joo del-Rei. A Orquestra Ribeiro Bastos no possui documentos que registrem sua criao, supe-se que descenda de grupos musicais atuantes na Vila de So Joo del-Rei desde meados do sculo XVIII. Em 1846 comeou a ser dirigida pelo maestro Francisco das Chagas (mestre Chagas) e, em seguida, foi dirigida
22. Dezembro 2007

durante 53 anos (1859 a 1912) por seu discpulo e sucessor, Martiniano Ribeiro Bastos (1834-1912), que deu seu nome associao musical. A Orquestra Ribeiro Bastos a responsvel pela msica das cerimnias religiosas da Semana Santa na Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar e pelas Festas de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora da Conceio. De caractersticas semelhantes em municpios vizinhos de So Joo del-Rei temos na cidade de Prados a Orquestra Lira Ceciliana, fundada em 1858, e em Tiradentes a Orquestra Ramalho, que remanescente de tradies musicais que remontam a 1732. Estas quatro orquestras, cuja sobrevivncia deve-se, em parte, a razes familiares, so is depositrias das tradies e da histria musical mineira e nacional. Graas a essas instituies se pode ter resguardada parte da histria do Brasil, transmitida por geraes de msicos, interpretando ininterruptamente peas compostas nos sculos XVIII e XIX. Dentre muitos compositores que atuaram em So Joo delRei destaca-se, com especial importncia, o Padre Jos Maria Xavier (1819-1887), que se tornou imortalizado na cultura local com suas composies dedicadas aos ofcios da Igreja. Essencialmente, de sua obra constam Novenas, Matinas, Missas, Te-Duns, Hinos, Ladainhas, Antfonas. Sua msica tocada at os dias de hoje nas cerimnias religiosas em So Joo del-Rei e sua personalidade emblemtica faz parte do imaginrio so-joanense, como exemplo de dedicao e valorizao dos rituais catlicos e da tradio musical de So Joo del-Rei. A tradio de composio de obras musicais sacras tambm se estende at o sculo XX, com o nome de compositores como Pedro de Souza e Geraldo Barbosa (ainda vivo), em So Joo del-Rei, e Ademar Campos Filho, em Prados. So compositores que escreveram, at recentemente, sob a inuncia direta de seus antecessores, obras a serem executadas nas cerimnias civis e religiosas, ao lado das obras de compositores dos sculos XVIII e XIX. Os acervos musicais destes grupos remanescentes configuram-se como parte importante do patrimnio da cultura nacional e representam uma identidade artstica do povo da regio das Vertentes. Estes acervos vm sendo recuperados e divulgados desde a dcada de 1940 por importantes musiclogos como Francisco Curt Lange e Jos Maria Neves. No entanto, muito ainda h por fazer pela recuperao e divulgao deste acervo.
A TRADIO MUSICAL EM SO JOO DEL-REI ANTONIO CARLOS GUIMARES E SALOM VIEGAS

Apesar do acervo de msica sacra produzido nestas cidades ter sido gravado e divulgado por alguns grupos prossionais do pas, tem sido pouco estudado e entendido no prprio contexto histrico e cultural das cidades em que foi gerado, ou seja, na prpria cidade de So Joo del-Rei e na regio. A tradio de execuo do repertrio da msica colonial mineira tambm representa um patrimnio vivo, mantido at os dias de hoje unicamente pelos membros das orquestras. Aliada s caractersticas nicas da msica setecentista mineira, est a maneira to peculiar de se tocar esta msica. Essa peculiaridade tem sido passada adiante pelas geraes de msicos desde o sculo XVIII nas Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Lira Ceciliana e Orquestra Ramalho. Nestes grupos, a forma de ensino musical de tradio oral e a prtica orientada pelos mais velhos, que ensinam os mais novos, treinados como msicos instrumentistas ou cantores nas prprias orquestras. Grande parte do estudo sobre a msica colonial tem sido feito visando revisar o acervo, mas pouco tem sido estudado e registrado sobre como executar o Colonial Mineiro, seja a msica vocal ou instrumental. Nesse aspecto, So Joo del-Rei possuidora dessa tradio da performance da Msica Colonial Mineira. Outra importante tradio Musical em So Joo del-Rei a Banda de Msica. No sculo XIX, com a vinda de D. Joo VI para o Brasil, as bandas militares receberam grande fomento por parte do Imprio e inuenciaram na formao das inmeras bandas civis que ainda animam a vida musical de muitos municpios brasileiros. Essas corporaes tornaram-se no s um importante campo de trabalho para os msicos prossionais, mas tambm fazem parte da vida cultural da sociedade. So Joo del-Rei conta com a Banda Militar prossional do 11o Batalho de Infantaria de Montanha, Regimento Tiradentes, e 3 Bandas Civis a Banda de Msica Thedoro de Faria, a Banda Municipal de Msica Santa Ceclia e a recentemente criada Banda de Msica Meninos de Dom Bosco , alm das bandas dos distritos So Miguel do Cajuru e Rio das Mortes, todas atuantes na vida musical da cidade. Alm de prover msica para a cidade, as bandas de So Joo del-Rei mantm tambm uma intensa atuao na formao musical para crianas e jovens que se interessam por tocar um instrumento e ser um membro da corporao. O panorama musical em So Joo del-Rei no se restringiu s atividades das orquestras sacras e bandas. Em 1930 foi fundada a Sociedade de Concertos Sinfnicos, que tem sido

responsvel pela realizao de concertos e de uma notvel produo de operetas nas primeiras dcadas de sua existncia. O Teatro Municipal, criado em 1893, sempre foi parte dos circuitos artsticos de grandes nomes da msica nacional e internacional, como os pianistas Magdalena Tagliaferro e Arnaldo Estrela. Desde 1986 grandes artistas se apresentaram no Teatro Municipal, durante os Invernos Culturais da UFSJ, e neste ano de 2007 nas programaes da Capital Brasileira da Cultura, como o autista suo Michel Bellavace, que se apresentou durante o Festival Internacional de Flautistas da Associao Brasileira de Flautistas, sediado em So Joo delRei na sua stima edio. Neste ano em que So Joo del-Rei recebeu o ttulo Capital Brasileira da Cultura, a administrao pblica mostrou um envolvimento altura da importncia desta identidade artstica local, apoiando diversos eventos musicais e outros eventos artsticos. importante que a administrao pblica continue contribuindo para o fazer musical em So Joo del-Rei, junto s instituies de ensino de msica e s agremiaes musicais, apoiando e fomentado a arte musical em So Joo del-Rei, que tem projetado a cidade no Brasil e no exterior.
ANTONIO CARLOS GUIMARES professor do Departamento de Msica da Universidade Federal de So Joo del-Rei doutor em msica pela University of Iowa, EUA. SALOM VIEGAS professora do Conservatrio de Msica Padre Jos Maria Xavier mestre em msica pela UFMG.

JOO QUAGLIA

Dezembro 2007

.23

ARQUITETURA E URBANISMO
ANDR G. D. DANGELO E VANESSA BORGES BRASILEIRO

EM SO JOO DEL-REI

KATIA LOMBARDI

Traar um panorama sobre a histria da arquitetura e do urbanismo da cidade de So Joo del-Rei , ainda hoje, uma tarefa incompleta, j que os estudos efetuados em sua maioria dedicaram-se apenas a historiar os monumentos tombados da cidade: a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, as igrejas de So Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo, as pontes da Cadeia e do Rosrio, os Passos da Paixo e os chafarizes coloniais. Em regra, todos esses edifcios j foram exaustivamente estudados e, por isso, optamos neste artigo, por tratar das questes ligadas ao desenvolvimento da arquitetura civil e da morfologia urbana da cidade de So Joo del-Rei. O texto aqui apresentado, entretanto, no deve ser lido como um trabalho conclusivo, mas apenas como uma primeira tentativa de organizao do expressivo acervo ainda existente no Conjunto Arquitetnico e Urbanstico do Centro Histrico da cidade, que foi inicialmente tombado pelo IPHAN em 1938 e que teve ampliada a sua proteo pelo poder pblico municipal em 2000. Esse acervo certamente , hoje, um dos testemunhos mais relevantes da importncia da cidade de So Joo del-Rei, dentro do contexto da histria da arquitetura brasileira, e documento material da sua alta expresso scio-cultural.

O ASSENTAMENTO URBANO As primeiras impresses crticas sobre o assentamento urbano de So Joo del-Rei esto ligadas aos viajantes que visitaram Minas durante o sculo XIX. Desses, tanto Rugendas como o naturalista ingls Richard Burton se encantaram com os aspectos da estrutura paisagstica da cidade; como vemos documentado numa conhecida aquarela de 1824 e na seguinte observao, feita pelo segundo, sobre a paisagem da cidade: Era meio-dia quando avistamos, num frmito de prazer, l muito abaixo, o vale do Rio das Mortes. nossa direita, elevavam-se a cerca de seis milhas as linhas da Serra de So Jos. esquerda, estava So Joo del-Rei, ostentando uma dzia de igrejas e estendendose, como se fora um leno branco, sobre uma encosta irregular e severa. Mais tarde, ao descrever So Joo del-Rei em seu livro Em Minas (1893), Carlos de Laet dividiu a cidade em dois bairros: So Francisco e Matriz, comunicados por trs pontes; elogiou a inteligncia dos construtores, que deixaram um grande leito para o crrego, ainda que lhe tenha parecido uma desproporDezembro 2007 .25

MARCINHO LIMA

o. Sem pretender, o jornalista descreveu uma das mais fortes imagens da leitura de espao da cidade. Do ponto de vista da organizao espacial urbana, podemos dizer que, acima de tudo, a mesma foi condicionada em funo da situao topogrca, que em virtude do acompanhamento do curso natural do crrego/vale Lenheiro forjou a longitudinalidade do assentamento. Deste modo, fcil percebermos como os arruamentos originais, que estruturam um dos principais caminhos-tronco que deniam nos tempos antigos a entrada e a sada da cidade fundada por Antnio Garcia da Cunha por volta de 1705, seguiam paralelos ao leito do rio: Rua Santo Antnio, Rua Direita, Prainha e Rua do Barro-Vermelho. A existncia do Crrego do Lenheiro determinou ainda, como vimos, a necessidade de pontes sobre seu leito e percebemos que, a cada momento histrico-econmico vivido, a cidade se encarregou de estabelecer tais ligaes. Somente dentro do Centro Histrico, aqui considerando o permetro de preservao institudo pelo IPHAN, contamos com 5 pontes e pontilhes, executados em diversos materiais, que caracterizam ciclos arquitetnicos diversos e que se expressam ainda hoje como imagem de referncia da cidade de So Joo del-Rei.
26. Dezembro 2007

A ARQUITETURA CIVIL: 300 ANOS DE SEDIMENTAES HISTRICAS O Centro Histrico de So Joo del-Rei deve ser compreendido como a expresso de um processo dinmico. Ao contrrio das demais cidades mineiras do perodo colonial, a estagnao da riqueza no se deu como conseqncia imediata do declnio da produo aurfera. Desta forma, encontramos dentro do Centro Histrico da cidade diversos estilos arquitetnicos, que representam os ciclos econmicos vividos pela cidade nos seus 300 anos de existncia. O colonial deve ser entendido com a produo arquitetnica que se refere do Ciclo do Ouro at a Independncia, em 1822; posteriormente, adaptou-se o estilo Imprio, que se impe como moda at 1870. Seguiu-se a ele o Ecletismo, profundamente ligado em uma primeira fase (mais europia) com o ciclo da Estrada de Ferro Oeste de Minas e, posteriormente, em fase mais tardia, que vigorou at 1930, com os valores da arquitetura da Repblica Velha. O Protomodernismo foi a ltima manifestao do ciclo estilstico da arquitetura da cidade, estando vinculado ao ciclo econmico ligado ao perodo ureo das tecelagens sojoanenses durante o Estado Novo.

Para entendermos o contexto de anlise da arquitetura civil presente no Centro Histrico de So Joo del-Rei frente aos ciclos econmicos delineados anteriormente, devemos inicialmente compreender que os conjuntos urbanos que compem o nosso Centro Histrico possuem carter arquitetnico bastante distintos. , entretanto, nessa riqueza que reside sua importncia arquitetnica, j que So Joo del-Rei a nica das cidades do chamado Ciclo do Ouro que no foi congelada sicamente com o m da minerao. Neste sentido, na pluralidade da linguagem da sua arquitetura, e no na sua homogeneidade, que devemos buscar os fragmentos arquitetnicos e urbansticos que nos contam quem fomos, quem somos e para onde vamos, j que a arquitetura, entre outros atributos ligados tcnica construtiva e funcionalidade, acima de tudo um documento scio-cultural onde se manifesta e se molda de forma concreta, a histria da cidade. Tendo delimitado essa anlise arquitetnica, podemos dizer que do primeiro sculo de fundao da cidade temos, ainda nos nossos dias, pelo menos cinco exemplares importantes que se fazem merecedores de ateno. Primeiramente, a velha casa da antiga Rua das Mnicas, hoje sede do Instituto Histrico e Geogrco, que representa, com seu balco em balano

ARQUITETURA E URBANISMO EM SO JOO DEL-REI ANDR G. D. DANGELO E VANESSA BORGES BRASILEIRO

SEBASTIO MACHADO GOMES

(originalmente com parapeito em pau-a-pique), a transio de uma arquitetura rural, de origem paulista, para uma adaptao urbana da cidade em formao. Tpica da metade do sculo XVIII, existe ainda a casa situada no Sop da Serra das Mercs, no antigo caminho para as betas, por muito tempo tida como O Fortim dos Emboabas ou a casa n. 113 do Largo das Mercs, conservada quase como intocada com o passar dos anos. Da segunda metade do sculo XVIII, no Largo de So Francisco, numa tipologia que j transita para uma tipologia de sobrado, temos ainda a casa onde nasceu e se casou Brbara Heliodora e no sop da subida da Rua das Flores, o Sobrado da Muxinga. So edicaes classicadas por Lucio Costa como edicaes do perodo de ocupao do territrio, construdas em madeira e barro e que, em geral, caracterizam-se pela maior prevalncia dos cheios sobre os vazios e solues de linguagem arquitetnica simples, ditadas pela austeridade construtiva, tanto de formas como de acabamentos. Caractersticos do perodo de consolidao da Vila, no incio do sculo XIX, so os grandes sobrados, presentes na Rua Direita, construdos em diversos momentos daquele sculo, como demonstram as variaes de p-direito e de linguagem de acabamentos. Sua presena nesse

setor da cidade reete a importncia social dessa rua at as primeiras duas dcadas do sculo XX e, principalmente, o signicado econmico, que fomentou a valorizao dos lotes que se reetiu nessa tipologia de ocupao do territrio, onde o comrcio ocupava o andar trreo e a residncia o superior, estruturada funcionalmente no esquema sala de receber frente, sala de viver atrs e alcovas no centro. Deste conjunto, o exemplar mais antigo, certamente, o que faz esquina com a antiga Rua So Roque. Seu p-direito mais baixo, a relao de proporo dos vos tendendo mais para o duplo-quadrado e os balces interrompidos de cantaria lavrada indicam bem a identidade da sua arquitetura e o perodo da sua construo. um edifcio praticamente contemporneo do Solar do Baro de So Joo del-Rei, e um pouco anterior ao grande sobrado com camarinha, do antigo Hotel Colonial, que o marco central da transio para a tipologia dos grandes sobrados que marcaram a arquitetura civil sojoanense da segunda metade do sculo XIX, bastante inuenciados pela arquitetura rural do tempo do Imprio, onde as vergas alteadas, derivadas da tratadstica francesa de Blondel, trazida pela misso Francesa de 1816, iro agora se fazer presentes. Desse perodo de rigor Neoclssico, que forjou a arquitetura do Imprio at as primeiras manifestaes do Ecletismo, teremos

em So Joo del-Rei exemplares arquitetnicos como o edifcio da Prefeitura Municipal e os grandes solares das famlias Neves, Lustosa, Guadalupe (atual Mosteiro So Jos), da Baronesa de Itaverava (atual Centro Cultural da UFSJ) e, principalmente, o grande Solar de trs pavimentos que abriga atualmente o Museu Regional do IPHAN na cidade. Sua primazia de trabalhos em estuque notou Lucio Costa, fez escola em outras construes do perodo em So Joo del-Rei, tornando-se mesmo essas aplicaes decorativas, segundo o olhar apurado do Mestre, uma das principais caractersticas da arquitetura nobre desse perodo. Variante de um verso mais simplicada dessa arquitetura, podemos citar ainda o conjunto da Rua da Prata, iniciado pela sede do atual Memorial Tancredo Neves e as casas com camarinha da Rua do Carmo e da Rua da Prata, ltimos exemplares dessa tipologia que outrora foi muito freqente na cidade colonial em todo o Brasil. Vencido esse perodo, a arquitetura do Ecletismo tomou assento efetivo na arquitetura da cidade com a inaugurao da Estrada de Ferro Oeste de Minas, em 1881, que estruturou a ocupao de novo trecho do tecido urbano, seguindo o receiturio em voga com casas trreas ou sobradadas, com afastamentos
Dezembro 2007 .27

ARQUITETURA E URBANISMO EM SO JOO DEL-REI ANDR G. D. DANGELO E VANESSA BORGES BRASILEIRO

A casa mais antiga de So Joo del-Rei.

Acervo Arquivo Pblico Mineiro - MM-280.

laterais e frontais, revestidas de platibandas e varandas laterais, preenchidas de uma rica decorao de estuque, lambrequins e elementos de ferro fundido importados da corte. Esse repertrio de formas, um pouco mais tarde, tambm estimulou a modernizao de fachadas dentro ncleo colonial, o que se fez, principalmente, com a introduo de platibandas no lugar dos beirais nas reformas mais simples, ou mesmo recomposio total de conjuntos, como o caso da Rua Santo Elias. Uma das ltimas manifestaes vlidas do Ecletismo na cidade o Palacete da Antiga Casa Assis, sede do antigo Banco Almeida Magalhes hoje Cmara de Vereadores), do incio da dcada de 20. Do ltimo ciclo signicativo da arquitetura civil de So Joo del-Rei, ligadas tanto ao Proto-modernismo como ao Ecletismo Tadio, podemos listar as residncias da Rua Balbino da Cunha, caracterizadas por um ecletismo romntico normando, passando pelo neo-colonial e mesmo o fantasioso que envolveu o perodo, com reprodues dos palacetes hollywoodianos exibidos nos lmes da Metro.O conjunto, entretanto, tem volumetria e partido similares, em virtude das condies topogrcas desses lotes de grande extenso, onde essas edicaes foram construdas segundo os novos conceitos urbansticos da poca.
28. Dezembro 2007

Representantes do Proto-modernismo dos anos 40, temos principalmente alguns edifcios de 3 e 4 pavimentos, como o antigo Hotel Macedo, exemplar art dco de fatura mais simplicada, que introduz o sistemas de elevadores e as possibilidades trazidas pelas novas tcnicas de concreto armado; o antigo edifcio da Companhia de Fora e Luz (atualmente quase irreconhecivel) e, principalmente, o Edifcio Sade, inaugurado em 1950, um dos melhores representantes desse novo estilo de modernizao. Consolidou essa nova linguagem o fato da mesma estar ainda ligada ao primeiro perodo de modernizao arquitetnica da antiga Avenida Rui Barbosa (atual Tancredo Neves), que, a partir desse perodo, assumiu o papel de nova centralidade da cidade, abrigando ali tanto o novo corao comercial como os costumes da nova vida social, que se implementava com o famoso footing. Passados os anos, podemos dizer que o primeiro papel essa Avenida ainda conserva, embora as transformaes arquitetnicas que ali se deram, a partir da metade da dcada de 50, pouco somaram qualitativamente ao seu conjunto arquitetnico original, consolidado nas dcadas de 20, 30 e 40 e na arquitetura da cidade como um todo. Como exceo a

essa regra, de uma maneira geral, apenas os edifcios da nova sede dos correios, na Avenida Tiradentes (hoje bastante descaracterizado), o edifcio Sede da Regional de Sade do Estado, o antigo Terminal do Aeroporto e a nova sede do Atletic Club representam, com alguma qualidade, a assimilao dos cnones que a arquitetura moderna brasileira primeiramente implementou na Pampulha na dcada de 40 e num segundo momento em Braslia, nos anos JK.

ANDR GUILHERME DORNELLES DANGELO engenheiro arquiteto pela EA/UFMG, mestre em Cincias da Arquitetura pela UFRJ e doutor em Histria pela Fach/UFMG. Atualmente professor adjunto do Departamento de Anlise Crtica e Histrica da EA/UFMG.

VANESSA BORGES BRASILEIRO engenheira arquiteta pela EA/UFMG, mestre em Cincias da Arquitetura pela UFRJ e doutoranda em Histria pela Fach/UFMG. Atualmente professora de Histria da Arquitetura e do Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PucMinas e da FEA/FUMEC.

ANTNIO CELSO TOKO

CLUDIO LOPES

CARLOS MAGNO DE ARAUJO

RESTAURAO E ARTE SACRA:


UMA ATIVIDADE PERMANENTE EM SO JOO

CLUDIO LOPES

A cidade de So Joo del-Rei detentora de um valioso patrimnio histrico, artstico e cultural que se reete em suas edicaes pblicas, particulares e religiosas, nos acervos deixados pelos grandes artistas que aqui viveram e nas inmeras tradies nela ainda preservadas, em especial as de cunho religioso. A conservao e manuteno desse conjunto de elementos, que coloca esta cidade entre um dos mais expressivos centros culturais do pas, no tarefa fcil, j que muitas vezes esbarra na falta de recursos nanceiros, nos interesses particulares e na desinformao, de um modo geral, fato que felizmente vem sendo modicado lentamente nos ltimos anos. Embora durante o sculo XX o patrimnio de So Joo del-Rei tenha encontrado guardies como os ativos integrantes das irmandades e ordens religiosas, defensores apaixonados como os historiadores Lus de Melo Alvarenga e Sebastio Cintra, e restauradores como Pedro Viegas e Luclia Quaglia, somente nas ltimas dcadas que realmente podemos perceber um olhar mais atento de um nmero maior de pessoas em defesa do patrimnio local e aes mais ecazes nos esforos de preservao dos bens culturais existentes na cidade. Essa mudana de atitude se intensica, a partir dos anos 90. Recursos do governo federal e da iniciativa privada proporcionaram uma srie de trabalhos de conservao e restaurao de monumentos religiosos da cidade. A Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de So Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Rosrio, a Capela do Senhor do Monte, a Igreja de So Miguel do Cajuru e a Igreja de So Gonalo do Amarante tiveram parte de seus acervos restaurados por meio desse incremento. A Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, edicada na primeira metade do sculo XVIII, o monumento religioso mais rico em talha dourada da cidade, alm de abrigar em seu interior retbulos, forros pintados, imagens de excepcional qualidade e belssimas alfaias. O ltimo trabalho de restaurao contemplou sua capela-mor, quatro retbulos, forro da nave e a capela do Santssimo Sacramento. Alm de restabelecer a integridade das reas tratadas com o restauro, realizou-se a limpeza sobre todo o douramento, devolvendo seu antigo esplendor. As reas com espessas camadas de repinturas, com a remoo revelaram verdadeiros tesouros escondidos por mais de um sculo. Figuras de santos, rocalhas, guirlandas de ores e marmorizados vibrantes ressurgiram, devolvendo ao conjunto a harmonia at ento perdida e contribuindo para identicaes e atribuies de autorias. A presena de trabalhos do grande pintor rococ do Campo das Vertentes, Joaquim Jos da Natividade, foi umas das surpresas reveladas por meio da restaurao. A Igreja de So Francisco de Assis, cuja construo teve incio em 1774, um dos mais belos exemplares da arquitetura religiosa colonial do pas. Nos trabalhos de restaurao, realizados em 2004,

limpou-se toda a sua cantaria, valorizando a colorao das pedras. Internamente todos os retbulos foram desinfestados, pinturas e douramento da capela-mor recuperados, descobrindo-se, aps a remoo da repintura, barrados marmorizados. Uma das jias dessa igreja, o lustre de cristal que ornamenta a capela-mor, tambm foi totalmente restaurado. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosrio, os trabalhos de conservao e restaurao visaram recuperar as estruturas dos trs retbulos, bem como remover os excessos de repinturas sobre os mesmos, resgatando assim a policromia original e valorizando a profundidade da bela talha rococ. A Capela do Senhor do Monte teve seu retbulo-mor totalmente restaurado, recebendo tratamento de desinfestao, recomposio de perdas estruturais, remoo de repinturas e apresentao esttica. Nas igrejas distritais de So Miguel do Cajuru e So Gonalo do Amarante, ambas do sculo XVIII e nicas edicaes religiosas dessas comunidades, os trabalhos de restaurao ajudaram a restabelecer a integridade do patrimnio artstico desses templos, revelando as obras dos artistas Joaquim Jos da Natividade e a identicao do recm-descoberto Mestre do Cajuru. Novas iniciativas de valorizao do patrimnio local vm acontecendo, como a recente restaurao dos elementos artsticos da capela rural do Divino Esprito Santo. Com uma requintada talha dourada e policromada por Joaquim Jos da Natividade. Essa capela foi alvo de saqueadores nos anos 80. Desmontada h 20 anos, ser nalmente reerguida em So Joo del-Rei nos prximos meses, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e recursos da Cemig e da Oi. As iniciativas na preservao dos bens culturais da cidade necessitam, no entanto, ser mais abrangentes. O setor das artes e ofcios, por exemplo, um valioso patrimnio que corre perigo de desaparecer por falta de incentivos, ocinas de aperfeioamentos e divulgao. Bordadeiras, ferreiros, prateiros, santeiros... So prosses que insistem em sobreviver quase clandestinamente. Os santeiros, por exemplo, geralmente so autodidatas, esbarram na diculdade para aquisio de matria-prima e boas ferramentas para seu trabalho e quase nunca alcanam a projeo que merecem pela qualidade de suas obras. Herdeiros dos antigos mestres que no passado povoaram nossos altares e andores com belas imagens esculpidas em madeira, artistas excepcionais como Osni Paiva, Miguel vila e, mais recentemente, Ronaldo Nascimento e Fernando Pedercini, tm dado continuidade a essa tradio so-joanense praticamente por conta prpria e amor ao ofcio.

CARLOS MAGNO DE ARAUJO formado em Histria, com especializao em Cultura e Arte Barroca e Restaurao.

Dezembro 2007

.31

MRIO FERREIRA KRAUSS

MAIS DE DOIS SCULOS DE VIDA MUSICAL EM SO JOO DEL-REI: AS ORQUESTRAS LIRA SANJOANENSE E RIBEIRO BASTOS
So duas as corporaes musicais que dividem, desde o perodo colonial, as atividades musicais para as cerimnias religiosas em So Joo del-Rei: a Orquestra Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro Bastos. As duas orquestras destinam-se a preparar msicos instrumentistas e cantores para preservar a pureza das tradies da vida musical brasileira do perodo colonial, executando especicamente repertrio composto por msicos da regio. Mais recentemente, a partir de 1951, com a fundao do Conservatrio Estadual de Msica Padre Jos Maria Xavier as orquestras puderam contar com sua ajuda na formao de msicos atuantes. Oportunamente, no estatuto deste estabelecimento de ensino de msica consta que um dos objetivos da sua criao abastecer de msicos as corporaes musicais locais. A prtica musical em conjunto desenvolvida em So Joo delRei esteve sempre atrelada s cerimnias religiosas realizadas por iniciativa das irmandades e confrarias das grandes igrejas locais. Segundo Viegas (1987), das datas mais antigas que se conhecem sobre a msica em nossa regio est a de 1717, quando o Mestre de Msica Antnio do Carmo recebe com seu grupo de msicos o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, no Alto do Bonm, ento entrada principal da Vila de So Joo del-Rei, e depois na Matriz da Vila foi cantado um Te-Dum solene a dois coros de msica, comemorando o evento. Neste caso entende-se dois coros como um coro cantando o gregoriano e outro coro, o de msicos e cantores, fazendo a parte polifnica, alternadamente, como comum at os nossos dias. O canto Gregoriano ou o Ambrosiano, o cantocho, na liturgia da Igreja Crist, alm de dar maior solenidade s cerimnias, era til para que todos os is pudessem ouvir e entender as lies da Sagrada Escritura em grandes catedrais. Quando a msica polifnica se instala denitivamente na liturgia,
32. Dezembro 2007

houve resistncia sua aceitao alegando-se que as diferentes linhas meldicas provocavam confuso e contrastavam com o objetivo da msica litrgica, que era a compreenso dos textos sacros. O compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina (15231594) impediu que a polifonia fosse afastada da igreja, segundo nos conta a tradio, com sua Missa Papa Marcello, obra-prima da msica sacra polifnica, diminuindo os abusos harmnicos que provocavam celeuma na igreja quanto compreenso do texto sacro. Seguindo a tradio de que todos os povos antigos utilizavam a msica como parte principal de todos os cultos, ocupando lugar de destaque em todas as atividades humanas, religiosas, sociais ou artsticas, So Joo del-Rei manteve-se el sua tradio musical e legou-nos o papel de cidade da msica. Graas s suas tradies religiosas foi possvel manter preservadas, vivas e presentes as obras musicais de compositores como Manoel Dias de Oliveira, Padre Jos Maria Xavier, Marcos dos Passos Pereira, Jos Victor da Apario, Carlos dos Passos Andrade, Martiniano Ribeiro Bastos, Joo Batista do Nascimento, Luiz Batista Lopes, Joo Feliciano de Souza, Antnio dos Santos Cunha, Padre Jos Maurcio Nunes Garcia, Francisco Manoel da Silva e obras de autores annimos. Estes compositores compem, na arte musical, o chamado Barroco Mineiro. Atravs da inuncia da msica europia souberam imprimir com maestria caractersticas prprias s suas composies. Ainda segundo Viegas (1987), a Orquestra Lira Sanjoanense a orquestra mais antiga das Amricas com atividades ininterruptas e farta documentao comprovando sua prtica musical em conjunto. Foi criada em 1776 por Jos Joaquim de Miranda e um grupo de msicos. Esta corporao de extrema importncia para So Joo del-Rei, por tecer a sua histria paralela histria poltica e sociocultural da cidade. Atravs de suas atividades podemos observar as prticas sociais e os processos educativos vivenciados no espao da prtica musical em conjunto. Este conjunto composto atualmente de quarteto vocal, 15 sopranos, 10 contraltos, 9 tenores, 5 baixos, totalizando 39 integrantes no coro, 8 primeiros violinos, 15 segundos violinos, uma viola, um violoncelo, 2 contrabaixos, 4 autas, um obo, 3 clarinetas, 3 trompetes, duas trompas, 4 trombones, um bombardino, um tmpano, totalizando 46 integrantes na orquestra. No total, a corporao possui 90 integrantes, contando com a diretoria. O diretor e regente atual Benigno Parreira.

A Orquestra Lira Sanjoanense responsvel pela parte musical das missas dominicais da Igreja de Nossa Senhora do Rosrio, Igreja de Nossa Senhora das Mercs; toda quarta-feira, Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, missa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Ainda responsvel pela parte musical de festividades, como: festa de So Sebastio, festa de So Gonalo Garcia, festa da Boa Morte e Assuno de Nossa Senhora, festa do Senhor Bom Jesus dos Montes, Jubileu de Bom Jesus de Matosinhos, festa de Nossa Senhora das Mercs, festa de So Miguel e Anjos, festa da Padroeira da Diocese Nossa Senhora do Pilar, Solenidade de Finados, Missa em Sufrgio das Almas dos Irmos Falecidos das Irmandades de So Miguel, da Boa Morte, do Rosrio, das Mercs e de So Gonalo, Festa de Santa Ceclia, Novena do Menino Jesus, Missa do Galo e missa do dia de Natal. Tambm responsvel pela msica na Encomendao de Almas, cerimnia tradicional religiosa que realizada em pouqussimas localidades durante a Quaresma e baseia-se no culto de rezar pelos mortos. Nesta cerimnia, a orquestra e o coro percorrem, tarde da noite, as ruas da cidade, parando em cemitrios, cruzeiros e encruzilhadas, rezando o Rosrio de Nossa Senhora, acompanhada dos is (Equipe de Liturgia da Parquia da Catedral Baslica de Nossa Senhora do Pilar, 1983). No se conhece com preciso a data exata da criao da Orquestra Ribeiro Bastos. Presume-se que a data de criao seja 1790, pois a data mais citada. Sua histria, porm est ainda por ser escrita, segundo Neves (1984), a partir da conrmao de hipteses levantadas para responder a pontos obscuros da prpria histria da msica em So Joo del-Rei. A partir da reviso de dados contidos nas anotaes dos livros de receita e despesa das irmandades, a data de fundao da Orquestra Ribeiro Bastos poder ser revista e alterada para antes de 1790. O nome usado hoje pela orquestra data de 1860, quando, sucedendo ao Mestre Francisco Jos das Chagas, passa a liderar o grupo o Maestro Martiniano Ribeiro Bastos. Durante 52 anos (at 1912) ele trabalhou junto orquestra e graas sua habilidade de liderana e a um trabalho pedaggico incansvel a educao musical dentro das corporaes musicais tinha orientao essencialmente prtica atravs dos mestres de msica que orientavam os jovens interessados, fornecendo-lhes os conhecimentos bsicos de leitura e escrita musicais e execuo do instrumento aumentou-lhe o nmero de componentes e buscou a melhoria do seu nvel de desempenho tcnico. Assim, marcada pela contundente liderana e forte personalidade de seu dirigente, a orquestra conhecida como a Orquestra do Ribeiro Bastos passou a ser simplesmente Orquestra Ribeiro Bastos. Desde o sculo XVIII as solenidades religiosas apresentam msicas prprias e compostas por msicos da regio e so inmeros os conjuntos completos de obras para cada festividade. A atividade musical, que no passado era prossional e remunerada, atualmente amadora.

O destaque da Orquestra Ribeiro Bastos no contexto cultural de So Joo del-Rei, por sua trajetria histrica singular, apresenta-se como uma oportunidade excepcional para a avaliao de repercusses sociais, culturais e educacionais (ou pedaggicas), pois a referida orquestra gerou atravs da preservao de seu arquivo e da velha tradio interpretativa que faz parte da vida cotidiana dos habitantes de So Joo del-Rei discusses sobre a importncia da msica na vida cultural e social. Semelhante ao que ocorre na Orquestra Lira Sanjoanense, atravs da atividade musical em conjunto, so muitos os processos de aprendizagem e as prticas sociais que acontecem entre os participantes de uma orquestra amadora e comunitria. Este conjunto composto atualmente de quarteto vocal, 12 sopranos, 9 contraltos, 9 tenores, 8 baixos, totalizando 38 integrantes no coro, 8 primeiros violinos, 11 segundos violinos, uma viola, um violoncelo, 2 contrabaixos, 4 flautas, 4 clarinetas, 2 trompetes, 3 trompas, 2 bombardinos, totalizando 38 integrantes na orquestra. No total, a corporao possui 77 integrantes contando com a diretoria. A diretora e regente atual Maria Stela Neves Valle. A Orquestra Ribeiro Bastos responsvel pela parte musical das missas semanais das Irmandades do Santssimo Sacramento e de Nosso Senhor dos Passos; missa dominical da Ordem Terceira de So Francisco, a Festa de Passos, a Semana Santa, as novenas de So Francisco e de Nossa Senhora do Carmo, a qinqena das cinco Chagas de So Francisco. Muitos destes msicos, que zeram e fazem parte da Orquestra Lira Sanjoanense e Orquestra Ribeiro Bastos, assumiram e assumem um papel de grande importncia na evoluo do homem e sua msica, que o de salvaguardar e promover a msica em So Joo del-Rei. O reconhecimento por parte da comunidade de que uma herana artstica no poderia ser perdida constitui uma das molas propulsoras para a manuteno e continuidade destas entidades. Ento, teremos sempre preservada a necessidade inerente ao homem de se comunicar e de se expressar atravs da msica, com o meio em que vive, com o divino, em todos os momentos de sua vida. So mais de dois sculos de atividades musicais em conjunto em So Joo del-Rei, preservando a histria musical em nosso pas.

MRIO FERREIRA KRAUSS, psiclogo, especialista em musicoterapia, professor de canto da Universidade Vale do Rio Verde, de Trs Coraes, e do Conservatrio Estadual de Msica Padre Jos Maria Xavier, de So Joo del-Rei.

Dezembro 2007

.33

ANNA MARIA PARSONS

JOS MARIA NEVES


Jos Maria Neves nasceu em So Joo del-Rei aos 20 de agosto de 1943 e faleceu no Rio de Janeiro em 27 de novembro de 2002. Sua formao musical iniciouse em So Joo del-Rei, no Conservatrio de Msica Padre Jos Maria Xavier e no ambiente familiar. Seu pai era regente da Orquestra Ribeiro Bastos. Em Juiz de Fora, no Seminrio, Jos Maria continuou a estudar msica e a ser preparado para a carreira eclesistica. Mais tarde no Convento dos Dominicanos, em So Paulo, evidenciou-se sua vocao musical e Jos Maria escolheu partir para o

Rio e dedicar-se somente msica. No Rio foi aluno de Guerra Peixe e Esther Scliar. Em 1969 Jos Maria parte como bolsista do governo francs para Paris. Inicia-se, numa Paris ainda sacudida pelos acontecimentos do ano anterior, uma rica trajetria de aprendizado e convivncia com renomados mestres de regncia, composio e musicologia. Em 1971 concluiu mestrado e em 1976 completou o doutorado na Universidade de Paris IV. Regressando ao Brasil Jos Maria, embora j docente no Rio, envolveu-se em So Joo del-Rei, primeiramente como musiclogo e depois como regente, num projeto de preservao e divulgao do fazer musical da regio do Campo das Vertentes.

Assumiu a regncia da Orquestra Ribeiro Bastos pelo falecimento de seu titular, maestro Emilio Viegas. A dcada de 80 foi particularmente profcua, dentro desta inteno de preservao musical de So Joo. Sob os auspcios da Fundao Roberto Marinho muitas iniciativas lideradas por Jos Maria Neves tiveram bom xito. Viagens da Orquestra Ribeiro Bastos para divulgao da msica de So Joo delRei, uma editora, a Tacape, e atividades didticas. Data de 1984, fecundo perodo de aes e reexes sobre o destino da msica em So Joo a inteno de se criar um Centro de Referncia Musicolgica e Cultural. Inteno tornada realidade depois da morte do autor.

O Centro de Referncia Musicolgica Jos Maria Neves, CEREM, aberto em 2005, juntamente com o recmcriado Departamento de Msica da Universidade Federal de So Joo del-Rei, UFSJ, o Conservatrio de Msica e as tradicionais orquestras da cidade so agentes decisivos da preservao das tradies mais do que bicentenrias da msica em So Joo del-Rei. Sobre essas instncias, trabalhando dentro das suas especicidades, paira o exemplo de integridade prossional e engajamento cultural de Jos Maria Neves.

ANNA MARIA PARSONS diretora geral do Centro de Referncia Musicolgica Jos Maria Neves CEREM.

JOS ANTNIO DE VILA SACRAMENTO

TIRADENTES
SOBRE A CIDADANIA DO E O SEU REGISTRO CIVIL, AINDA QUE TARDIO
No ano de 1746, quando nasceu o menino Joaquim Jos da Silva Xavier, o local que ele veio luz, a Fazenda do Pombal, estava sob a jurisdio da ento Villa de So Joo de El-Rey. O assentamento de batismo dele foi lavrado no dia 12 de novembro de 1746, na Capela de So Sebastio do Rio Abaixo, lial da Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de So Joo del-Rei. Este registro, alm de evidenciar a jurisdio eclesistica daquela Capela, segundo historiadores, tem valor legal como substituto do registro cartorial, j que naquela poca no existia o Registro Civil. quela poca, no apenas a jurisdio eclesistica, mas tambm a jurisdio territorial da Fazenda do Pombal pertenciam a So Joo del-Rei, conforme bem sustentaram diversos historiadores. Baslio de Magalhes (1874-1957) escreveu que ningum melhor que o prprio Tiradentes poderia saber a quem pertencia o pedao de terra aonde viera luz e que ele haveria de santicar pelo prprio martrio. De modo preciso, atravs de declarao do prprio Tiradentes, na primeira inquirio da Devassa (Fortaleza da Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1789), que ele era natural do Pombal, termo da Villa de So Joo de El-Rey, Capitania de Minas Geraes. Eis a palavra do prprio Tiradentes perante o tribunal, esclarecendo o seu local de nascimento. Entre boas bibliograas existentes sobre o assunto, importante analisar atentamente o livro As Vilas del-Rei e a cidadania de Tiradentes, onde se percebe que o autor, Eduardo Canabrava Barreiros, fundamenta profundamente a questo da cidadania do Tiradentes. A obra apresenta um estudo completo da situao administrativa da regio do Rio das Mortes, a partir do nal do sc. XVII, ilustrada com pranchas de cartografia histrica, provando que So Joo delRei a terra abenoada que viu nascer o menino Joaquim Jos. Pareceres emitidos pelo Instituto Histrico e Geogrco Brasileiro, pelo Instituto de Geograa e Histria Militar do Brasil e pelo Instituto dos Advogados Brasileiros aprovaram a coerente e rme fundamentao histrica de Canabrava Barreiros. Em 1992, o ento senador Alfredo Campos, sob a orientao de seu assessor Francisco Jos dos Santos Braga e baseado em bibliograa convel, apresentou na tribuna do Senado a sua contribuio ao restabelecimento da verdade histrica acerca do local de nascimento do Tiradentes, pronunciamento que veio a ser editado e fartamente distribudo sob a forma de um opsculo intitulado Tiradentes, cidado sanjoanense. Em face destas concluses, surgiu no Instituto Histrico e Geogrco de So Joo del-Rei uma preocupao de cunho histrico, cvico e pedaggico: Joaquim Jos da Silva Xavier o Tiradentes , lder do nosso maior movimento libertrio, heri nacional, patrono cvico da nao e de todas as polcias civis e militares do Brasil, apesar de j possuir a sua certido batismal, ainda no possui o seu registro civil. Apesar de toda a importncia para a histria da Conjurao Mineira e do Brasil, Joaquim Jos da Silva Xavier no existe legalmente, em razo de no haver sido ainda lavrado o seu registro de nascimento. Notamos que ainda existe muita especulao e jogadas de marketing a respeito da cidadania do Alferes, o que vem confundindo pessoas, turistas, professores e alunos. Assim, sob os cuidados jurdicos do advogado Wainer de Carvalho vila, que no IHG o titular da cadeira cujo patrono o Alferes, foi decidido que o Instituto Histrico e Geogrco de So Joo del-Rei buscasse dirimir possveis dvidas atravs de uma Ao de Justicao Judicial o Registro Tardio de Nascimento de Joaquim Jos da Silva Xavier , em conjunto com algumas entidades so-joanenses: a Cmara Municipal, a Academia de Letras, o Rotary Club (Distrito 4580), a Loja Manica Charitas II, a Associao Comercial e Industrial e o Lions Clube. O estabelecimento ocial da verdade histrica o nosso preito memria do Patrono Cvico da Nao Brasileira. Caso similar precedente, jurisprudncia da maior importncia que versa sobre o registro tardio do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, aconteceu na Comarca de Laguna SC. Somos habitantes de uma terra privilegiada! Assim, a exemplo de Altivo de Lemos Sette Cmara, quando lanarmos a pergunta Por que amamos esta cidade del-Rey?, responderemos que entre tantos motivos existentes nesta Capital Brasileira da Cultura 2007 um deles porque Aqui nasceu Um, de alcunha o Tiradentes. At o m reinar aqui a Liberdade. Amm..

JOS ANTNIO DE VILA SACRAMENTO presidente do Instituto Histrico e Geogrco de So Joo del-Rei.

Dezembro 2007

.35

GUILHERME REZENDE

OTTO LARA REZENDE


A COMUNICAO A SERVIO DO ENTENDIMENTO
Autor e personagem inesquecvel da cultura brasileira, Otto Lara Resende foi, segundo apreciao de Silviano Santiago, o homem de letras mais completo da sua gerao, destacando-se pela capacidade de aliar a limpidez de estilo a um bom humor que se travestia sob a forma de uma na ironia machadiana. Na opinio de outro crtico, Antonio Candido, Otto tinha um profundo senso da vida, uma cultura slida, que ele tentava esconder, uma inteligncia luminosa e o dom da prosa portuguesa. De todas as prosses que exerceu professor, diplomata, advogado, jornalista, escritor e at banqueiro por um breve perodo Otto se consagrou mesmo como um incansvel fazedor de amigos, conforme Affonso Arinos. Com trs desses amigos Fernando Sabino, Hlio Pellegrino e Paulo Mendes Campos constituiu o clebre quarteto de um ntimo apocalipse, eternizado na Praa da Liberdade. Ao cumprir a misso que melhor representou, ser um elo entre as pessoas, transformou-se na mais renada condio de mineiridade, a prpria expresso do que chamamos comunicao. Essa vocao
36. Dezembro 2007

para o entendimento humano no se confundia, porm, com neutralidade, falta de opinio. Como to bem assinalou o historiador Francisco Iglsias, tudo o que Otto colocou no papel era opinativo: jamais foi o jornalista cinzento, sem participao na matria versada. Ao esprito brincalho, criativo, que lhe dava um irresistvel poder de seduo, se contrapunha um comportamento avesso a qualquer gloricao. Por isso, em sua relao com a terra natal, preferia o anonimato e o silncio para evitar o constrangimento de uma homenagem. Foram 13 anos de espera. Em julho de 2005, Otto Lara Resende foi tema do XVIII Inverno Cultural, promovido pela UFSJ Universidade Federal de So Joo del-Rei. Nas comemoraes, destacou-se o descerramento de uma placa na casa onde nasceu e passou a infncia. Esse velho casaro passou a abrigar, a partir desse ano, a Casa das Artes da Secretaria de Cultura de So Joo del-Rei. Nada mais adequado. No Campus Santo Antnio, um outro reconhecimento condizente com sua personalidade: a Biblioteca da UFSJ ganhou o nome de Otto. Celebrava-se, assim, a memria de um dos mais ilustres so-joanenses. A um convite que lhe zemos, em 1992, para proferir uma palestra no V Inverno Cultural, com sua peculiar amabilidade, Otto desculpou-se pela impossibilidade de aceit-lo, mas prometeu que faria tudo para participar do evento como um simples cidado. Generosamente, ainda armou que cava feliz de ver a cidade reencontrar a sua tradio cultural e lhe dar continuidade em termos de atualidade, com excelentes resultados para a juventude. Guardamos essa carta como testemunho de um desejo interrompido. Naquele nal de 1992, a notcia de sua morte repercutiu dolorosamente entre seus incontveis amigos e os milhares de leitores assduos de sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, sem o estardalhao de outros dois acontecimentos que ocorreram no mesmo perodo: o impeachment de Collor e o assassinato da atriz Daniela Perez. Em sua vasta obra jornalstica e ccional, preservada no Instituto Moreira Salles, So Joo del-Rei e cidades da regio permaneceram como referncias privilegiadas. Afinal, para quem se apresentava como um pobre menino da Rua do Matola, os laos com a origem estavam sempre em evidncia: Quem quiser descrever o universo tem que falar de sua prpria aldeia. E minha alma formada por sinos, igrejas barrocas e as imagens de infncia em So Joo del Rey, enfatizava Otto.

GUILHERME REZENDE, doutor em Comunicao, professor do mestrado em Letras da Universidade Federal de So Joo del-Rei.

TANCREDO NEVES
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRS
certo que as palavras voam. E com suas asas chegam concha do ouvido, como echa que fere ou prola que enriquece. E as palavras inauguram possibilidades de outros destinos, novas fronteiras e mais liberdades. As palavrascuram a dor da priso injusta, o preconceito quanto diferena do pensar, cicatrizam a ferida da opresso. E foi assim, como a sonoridade dos sinos da Igreja de So Francisco feitos de ouro e bronze , que suas palavras nos chegaram sempre. Varriam o espao obscuro da nao, anunciando que a liberdade possvel, a justia uma construo, a existncia uma promessa em andamento. Tancredo Neves nos abriu as portas para a liberdade ao afrontar as grades que nos cerceavam. Por bem compreender que a Paz telrica, e nasce de luta coletiva, nos convocou a preencher o vazio das praas e proclamar o nosso desejo de mais humanidade. Pela sua fora liberamos nossa garganta muda para exigir um novo percurso. Como sentinela maior e democrtica, Tancredo Neves denunciou nosso anseio reprimido, tendo como arma sua longa histria poltica! Ele bem adivinhava que havia muito espervamos uma boa nova, uma autoridade capaz de administrar nossa vocao para a liberdade. Por ser assim, ainda agora, sua palavra corta os ares de Minas e derrama exemplos para o depois de nossas montanhas. De tudo cou na memria brasileira a lembrana de que a liberaleza nos visitou num breve tempo, mas de maneira to preciosa como o segredo que nossas minas ainda guardam.

OSWALD DE ANDRADE

CONVITE
So Joo del Rei A fachada do Carmo A igreja branca de So Francisco Os morros O crrego do Lenheiro Ide a So Joo del Rei De trem Como os paulistas foram A p de ferro

(Roteiro das Minas)

Vous aimerez peut-être aussi