Vous êtes sur la page 1sur 31

Como construir uma pesquisa online com o Google Docs Postado por CodexM em Otimizao de Ajuda do Google e marcou

DONE , Google Docs , Tipo de pergunta , SALVAR .


Mensagens relacionadas Google Docs Google `s New Collaborative Docs Docs indexao do Google digitalizados Seguro para usar o Gmail eo Google Docs para SEO Como obter uma pgina removida do Google Docs? Claro, voc pode construir algumas pesquisas on-line simples, mas se voc quiser fazer algo realmente sofisticado, voc precisa saber como programar, certo? Errado. Google Docs facilita a construir alguns muito elegantes pesquisas online. Continue lendo para saber como criar uma pesquisa online usando esse aplicativo baseado na web popular e verstil.

Pesquisas on-line so teis na internet, porque eles oferecem oportunidades para que os usurios compartilhem seus pontos de vista e ser contado. Afora isso, aqueles que analisam as pesquisas podem obter insights de os pareceres emitidos sobre o levantamento. As pesquisas interativas disponveis on-line muitas vezes do resultados para os telespectadores, mostrando como muitos dos entrevistados responderam a um modo particular. Isto pode no ser totalmente cientfico, mas ele satisfaz a curiosidade. Voc pode ver levantamentos quase todos os lugares em sites grandes e teis. As pesquisas podem ajudar os usurios a tomar decises. Um levantamento dos principais filmes, por exemplo, pode ajudar a decidir se deve ou no assistir a um filme em particular. A pesquisa, que abrange restaurantes da rea pode ajud-lo a decidir se a tentar que novo lugar mexicana. Parece, no entanto, que voc s pode ver esses tipos de recursos do site em sites maiores. Voc no pode ver isso com muita freqncia em blogs, atualmente Blogger Beta tem algumas pesquisas, mas eles no so to extensas como as que voc pode ver nos grandes sites.

Isso nos leva a perguntar como podemos criar uma pesquisa online e ainda ser capaz de analisar os dados teis. Claro que voc pode criar pesquisas usando scripts web site, como PHP e ASP, mas essas lnguas no so amigveis para a maioria dos blogueiros on-line que no so to tecnicamente inclinados. Este o lugar onde o Google Docs revelar-se muito til. Com o Google Docs, voc pode criar "Formulrios", que ser a base de sua pesquisa on-line. Honestamente, voc realmente no precisa de experincia de programao em tudo. Tudo que voc precisa o seguinte:

A conta do Google em pleno funcionamento (voc no pode usar o Google Docs, sem uma conta do Google).

A lista preparada de perguntas e escolhas. Isto pode ser criado durante as sesses de brainstorming com seus companheiros de equipe. Se voc estiver fazendo algum tipo de estudo de marketing, por exemplo, voc pode, ento, anote essas perguntas em uma planilha do Excel ou MS Word para finalizar. Simples, no ? Voc pode colocar a sua pesquisa on-line, sem entrar em programao de computadores. Voc pode perguntar como voc pode se beneficiar, colocando-se uma pesquisa online usando o Google Docs. Aqui est uma lista de benefcios: Familiaridade . As pessoas se sentem vontade para usar os servios do Google, por isso, se eles vem que voc est usando o Google Docs para alimentar a sua pesquisa on-line, eles vo confiar nele e us-lo sem muitas preocupaes com a privacidade. Linkbait . Uma pesquisa pode atuar como uma "isca link." Se voc fornecer informaes muito teis e / ou informaes controversas ao pblico gratuitamente (por exemplo, o que as pessoas pensam sobre a possibilidade de uma guerra da Coria e EUA), eles podem gostar dele assim tanto que eles ligam para a sua pgina! Alm disso, se algum envia sua pesquisa para um site de bookmarking social, que poderia desencadear uma srie de interesses e fazer o seu site muito popular.

Popularidade e Autoridade . Se voc fornecer informaes teis atravs de inquritos, as pessoas vo seguir o seu site e visitar muitas vezes para ler o que voc publicou. Isso far com que seu site no apenas popular, mas construir a sua credibilidade como uma autoridade no seu nicho escolhido. Flexibilidade . Pesquisas Google Docs-motorizados so muito flexveis para usar. Voc pode criar pesquisas que perguntas de mltipla escolha, caixas de oferta de cheques, solicitar que tomadores de pesquisa escolher de uma lista, use escala (muito til em pesquisas de produtos), e at mesmo aceitar texto simples. Testes acadmicos . Se voc um professor ou um instrutor em um ambiente corporativo, com conexes de Internet em uma rede de rea local, voc ainda pode usar o Google Docs para lanar quizzes sem papel. Isso ajuda o meio ambiente e torna o seu trabalho mais fcil e eficiente. Depois de ter claramente formulado as suas perguntas e as possveis opes para seus usurios, hora de fazer login no Google Docs usando sua conta. No painel do Google Docs, encontrar "New" e depois clique na seta suspensa. Voc deve ver ". Form" Depois de clicar sobre ele, este um exemplo do que voc deve ver:

A seguir esto as funes mais importantes que voc deve aprender no modo de edio (o processo de adicionar as suas perguntas e opes): Tema-Plain -> Quando voc clica sobre este, o Google Docs vai mostrar diferentes temas ou de fundo para o seu levantamento.Selecione o que coincide com o seu fundo de pgina web. Em junho de 2009, os formulrios do Google Docs tinha cerca de 70 temas.

[CAMPO: Formulrio sem ttulo] -> Preencha este campo com o ttulo do seu formulrio. Pergunta Ttulo -> Digite suas perguntas aqui. Tipo de pergunta -> Isto muito importante. Neste campo, voc pode escolher se voc vai usar escolha mltipla ou outras opes para o formato dessa questo. [Caixa] Faa isso como uma pergunta obrigatria : Muitos tipos de inquritos apresentam questes que os participantes devem responder, a fim de preencher o formulrio. Ento, se voc verificar este, cada usurio ter de responder a esta pergunta, ou o formulrio no ser enviado com sucesso para o Google Docs para processamento. Isto muito til quando voc est criando um questionrio on-line e voc quer que seus alunos para responder a todas as perguntas. Caixa de Lixo cone : Clique neste cone se voc no gosta da pergunta que voc criou ou se voc tiver feito um erro com ele. Texto da Ajuda -> Se voc precisa fornecer uma dica ou instruo especfica para essa questo particular, ento use isso. Por favor, note que o uso deste opcional, mas no absolutamente necessrio para criar pesquisas. FEITO : Depois de rever as perguntas e as possveis escolhas, clique em "Concludo". Isto ir adicionar a sua pergunta para o formulrio do Google Docs. Campo Pergunta # 2 : Aps clicar feito, voc pode comear a escrever sua segunda pergunta. Clique na pergunta # 2 campos para ativ-lo e comear a repetir os procedimentos acima. SALVAR : Por favor, note que ao clicar em "Concludo" vai acrescentar a essa questo especfica, mas para salvar todo o questionrio, voc deve clicar no boto "Salvar". Isto ir assegurar que se voc atualizar as perguntas ou opes, ele ser refletido no questionrio ao vivo mostrado na pgina web. cone do lpis : O boto "lpis" pode ser usado para editar ou adicionar uma nova pergunta. + Adicionar Item Esta opo tambm fornece uma maneira muito fcil e rpida de adicionar perguntas. assim que o "Editar Form" cuida de preench-lo com as perguntas e as possveis escolhas:

Depois de pressionar salvar, voc pode ver facilmente o questionrio ao vivo, clicando no link, que ser algo parecido com isto:Voc pode visualizar o formulrio publicado aqui:

http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=cm1fVdfsRzQUherwdfsdfewr6M A (exemplo apenas) Ento voc pode ver que viver assim (estou usando o modelo em escala de cinza):

Rpido e fcil, no ?

Claro que sua pesquisa no vai ser notado pelo pblico a menos que voc publiclo. Existem basicamente duas maneiras de acessar o questionrio. A maneira mais fcil inserir o cdigo iframe pesquisa em sua pgina web. A outra maneira envolve o uso do link do Google Docs direto, mas isso parece hostil e no recomendado. Se voc optar por incorporar a pesquisa em sua j existente ou nova postagem no blog, tudo que voc tem a fazer seguir as etapas descritas abaixo: Passo 1: Clique em Salvar, a incorporar suas ltimas alteraes ou modificaes. Passo 2: No modo de edio de formulrio, clique em "Ver aes" e clique em "Embed". Passo 3: Copie o cdigo fonte iframe dado pelo Google Docs. Ele deve se parecer: <iframe width="500" height="337"

src="http://spreadsheets.google.com/embeddedform?key=rm_UTsdffwerewdfBfsdsA " frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0"> Carregando ... < / iframe> Voc pode copiar e colar esse cdigo em seu blog. Enquanto voc estiver no modo "Editar HTML", voc vai ficar bem. Public-lo com o seu CMS favorito, que pode ser WordPress, Blogger, Drupal, etc E estar pronto para receber algumas respostas. Para analisar as respostas, voc pode personalizar ainda mais, clicando em "Mais aes", por permitir que os usurios ver as suas respostas. Voc pode at analisar as respostas usando a planilha do Google Docs se voc fizer alguma anlise estatstica.Isto pode ser feito na seco "ver respostas".

Como fazer formulrios, pesquisas e Testes no Google Docs Por Marziah Karch 1 de 9

Anterior Prxima Formas do Google Docs - Inquritos para as massas

Anncio Diagrama de banco de dados?www.datanamic.comDezign para Bancos de Dados: Desenho, documentos e bases de dados de importao Captura de Tela Quer saber o que seus colegas de trabalho quer para o almoo? preciso obter um feedback para o seu treino? Quer saber qual filme os seus amigos querem ver no sbado? Voc precisa de um banco de dados de nmeros de telefone do seu clube de membros? Use formulrios do Google. Formulrios no Google Docs so fceis de criar. Voc pode embutir formulrios em pginas da Web ou em seu blog, ou voc pode enviar o link em um e-mail. Parece muito mais profissional do que um monte de ferramentas de pesquisa livre por a. Formas alimentar seus resultados diretamente em uma planilha no Google Docs. Isso significa que voc pode ter os resultados e public-los, use os gadgets de planilhas ou grficos com eles, ou exportar os resultados para usar em Excel ou outro programa de planilha desktop.Para comear, faa login no Google Docs e selecione Novo: formulrio a partir do menu superior esquerdo. Nome seu Formulrio

Anncio Baixe Mobile Softwaremobogenie.com / mobile-softwaregratuito Mobile Manager Software. Fcil Transferncia de Arquivos. Baixe agora! Captura de Tela D a sua nova forma um nome e comear a adicionar perguntas. Voc pode escolher tantas ou to poucas perguntas como voc gostaria em sua pesquisa, e voc pode alternar os tipos de perguntas mais tarde. Cada resposta ser uma nova coluna na planilha. O boto para adicionar novas perguntas est no canto superior esquerdo.

Escolher de uma lista Perguntas

Anncio Mapas Grtis e Caminhoswww.mapsgalaxy.comObtenha maps, Rotas e Trnsito CONDIES - aplicativo obter! Captura de Tela Escolha a partir de uma lista de perguntas que voc crie uma caixa suspensa com uma lista de opes. Os usurios s pode selecionar uma opo da lista. Tal como acontece com todas as perguntas em um formulrio, existe uma caixa de seleo se voc quiser exigir que todos possam responder a esta pergunta. Caso contrrio, eles podem simplesmente ignor-lo e seguir em frente.

Caixas de seleo

Anncio Em tempo real de dados de preoswww.priceapi.comGet preo, produto e concorrente de dados em tempo real com a API Captura de Tela As caixas de seleo permitem escolher mais de um item de uma lista e marque a caixa ao lado do item para indicar suas escolhas. Para a maioria das perguntas do formulrio, voc pode simplesmente comear a digitar suas perguntas no espao em branco e um novo em branco aparecer. A caixa em branco na parte inferior da lista um pouco transparente para mostrar a voc que no visvel. Assim que voc clicar em um espao em branco, torna-se visvel no seu formulrio. Se voc cometer um erro e acabar com muitos espaos em branco, clique no X direita do branco para exclu-lo.

Escala (1-n) Perguntas

Anncio Web Forms com o SQL DBAswww.coffeecup.comilimitado de formulrios da Web profissionais Todos sem programao a srio! Captura de Tela

Questes de escala permitem que as pessoas classificaes em uma escala de um a qualquer nmero que voc gostaria. Por exemplo, a taxa de seu amor de torta em uma escala de um a dez. Avalie seu desagrado de engarrafamentos em uma escala de um a trs. Certifique-se de especificar o nmero que voc quer como seu maior nmero e rotular os dois extremos. Tecnicamente rotul-los opcional, mas confuso para avaliar as coisas em escalas sem saber o que os nmeros representam. Estou Classificao do torta um porque o meu nmero um sobremesa favorita, ou devo classific-la um dez porque perfeito?

Formas de texto

Anncio Formas HTML5 Responsivewww.coffeecup.com / web-form-builderseus formulrios web vai olhar e funcionam muito bem em qualquer dispositivo - experiment-lo gratuitamente! Captura de Tela Formas de texto so respostas curtas de texto de duas palavras ou menos. Coisas como nomes ou nmeros de telefone de trabalho bem como as formas de texto, mas se voc perguntar os nomes, voc pode querer pedir primeiro e ltimo nomes separadamente. Dessa forma, voc vai ter uma coluna para cada um em sua planilha, o que tornar a classificao da lista pelo nome mais fcil.

Pargrafos

Anncio Web Forms com o SQL DBAswww.coffeecup.comilimitado de formulrios da Web profissionais Todos sem programao a srio! Captura de Tela Se voc quer uma resposta mais longa, use uma pergunta pargrafo. Isto d a seu usurio uma rea maior para responder a uma pergunta, como "Voc tem um feedback para nossos artistas?"

Compartilhe sua Form

Anncio Mapas Grtis e Caminhoswww.mapsgalaxy.comObtenha maps, Rotas e Trnsito CONDIES - aplicativo obter! Captura de Tela Quando voc terminar de adicionar perguntas, voc pode salvar o seu formulrio. No se assuste se o boto salvar j fica acinzentado. Isto apenas significa que o Google tem auto-salva o formulrio para voc. Agora voc pode escolher como voc gostaria de compartilhar seu formulrio. Voc pode compartilhar a forma em uma das trs formas, ligando, a incorporao, e email. A URL pblica para o formulrio est na parte inferior da pgina, e voc pode usar isso para ligar ao formulrio. Voc pode obter o cdigo para incorporar o formulrio em uma pgina da Web, clicando no Mais aes de boto no canto superior direito da tela. Ao clicar no e-mail o formulrio boto permite inserir uma lista de endereos de e-mail para enviar o formulrio.

Sua forma se torna uma planilha

Anncio Modelos de planilha do Excelbiztree.comEncha-os espaos em branco e facilmente criar qualquer documento negcio! Download Now Captura de Tela Assim que estiver pronto e seu formulrio foi salvo, voc pode ir em frente e fechar esta janela. O formulrio ir alimentar em uma planilha no Google Docs. A planilha privado por padro, mesmo que sua forma pblico. Se desejar, voc pode compartilhar a planilha com os outros ou public-lo, mas a escolha sua. Voc tambm pode ir e adicionar manualmente os dados de sua planilha sem ter que confiar no formulrio ou utilizar os dados para fazer grficos. Voc pode at fazer um grfico que pblico, deixando a prpria planilha privado. Desta forma, voc pode representar graficamente os resultados de sua pesquisa ou mostrar um mapa de onde os entrevistados esto localizados, sem ter que mostrar a todos os dados brutos.

Criar um formulrio do Google Os formulrios do Google so ferramentas teis que ajudam a planejar eventos, enviar pesquisas, aplicar testes em alunos ou colher informaes de modo direto e fcil. Um formulrio do Google pode ser vinculado a uma planilha do Google. Se uma planilha estiver vinculada ao formulrio, as respostas sero automaticamente enviadas para a planilha. Caso contrrio, os usurios podero v-las na pgina "Resumo das respostas" acessvel no menu "Respostas". Voc pode criar um formulrio a partir de seu Google Drive ou de uma planilha. Como criar formulrios a partir do Google Drive: 1. Clique no boto vermelho Criar e, em seguida, em Formulrio. 2. No modelo de formulrio que ser aberto, voc poder adicionar quaisquer perguntas que desejar. Voc tambm poder organizar seu formulrio adicionando cabealhos e o dividindo em vrias pginas. Saiba mais sobre como editar um formulrio. Como criar formulrios a partir de planilhas do Google: 1. Em uma planilha, clique no menu Inserir e selecione Formulrio. 2. Uma mensagem ser exibida no topo da pgina informando que um novo formulrio foi criado.

3. Clique em Adicionar perguntas aqui para comear a editar o formulrio ou em Dispensar para descartar esta mensagem e continuar a edio de sua planilha. Observao: se voc dispensar esta mensagem, poder editar o formulrio a qualquer momento selecionando o menu Formulrio e clicando em Editar formulrio. 4. Depois de criar um formulrio a partir de uma planilha do Google, voc ver uma nova guia na parte inferior da planilha denominada "Respostas do formulrio". Como voc deve ter imaginado, este o lugar onde as respostas de seu formulrio sero adicionadas. Depois de criar o formulrio, voc poder adicionar e editar perguntas, cabealhos e quebras de pgina. Voc tambm poder escolher como coletar as respostas do formulrio.

Adicionar e editar perguntas, cabealhos, imagens, vdeos e quebras de pgina Depois de criar um formulrio, voc pode comear a adicionar as perguntas que deseja fazer. Se quiser estruturar o formulrio, tambm poder adicionar cabealhos de seo e quebras de pgina. Adicionar perguntas, cabealhos e quebras de pgina Adicionar uma pergunta Para adicionar uma pergunta ao formulrio, clique na seta ao lado do boto Adicionar item e selecione um dos tipos de perguntas a seguir: Texto os participantes fornecem respostas curtas Texto do pargrafo os participantes fornecem respostas mais completas Mltipla escolha os participantes selecionam uma entre vrias opes Caixas de seleo os participantes selecionam quantas opes desejarem Escolher de uma lista os participantes selecionam uma opo em um menu suspenso Escala os participantes classificam algum item conforme uma escala numrica, por exemplo, de 1 a 5 Grade os participantes selecionam um ponto de uma grade bidimensional Data os participante usam um seletor de agenda para inserir uma data Horrio os participantes selecionam um horrio (uma hora do dia ou um perodo) Se voc clicar diretamente no boto Adicionar item, em vez de clicar na seta, a pergunta receber inicialmente o tipo de padro: texto. Depois de adicionar uma pergunta, voc poder modificar seu tipo no menu Tipo de pergunta. Ao selecionar o tipo de pergunta, voc poder preencher as possveis respostas. Se quiser explicar um pouco mais sua pergunta, adicione uma descrio ao campo Texto de ajuda. Se voc quiser impedir que os participantes deixem uma pergunta em branco, marque a caixa de seleo Pergunta obrigatria. Isso garante que os usurios respondam a uma pergunta antes de enviar o formulrio. Quando um formulrio preenchido, os nomes e endereos de e-mail dos entrevistados no so recolhidos automaticamente. Se quiser coletar essas informaes, voc deve adicionar um campo de texto no formulrio para os entrevistados preencherem com seu nome ou endereo de e-mail. Adicionar um cabealho de seo Voc pode adicionar um cabealho de seo caso queira dividir seu formulrio em sees para facilitar a leitura e o preenchimento. No menu Inserir, selecione Cabealho da seo.

Para cada cabealho de seo, voc pode adicionar um ttulo e uma descrio. Adicionar uma imagem Para adicionar uma imagem ao formulrio, clique no menu Inserir e selecione Imagem. Depois de fazer o upload da imagem, voc poder escolher um ttulo e especificar o texto que aparecer quando algum passar o cursor sobre a imagem. As imagens em formulrios no so anexadas ou associadas s perguntas do formulrio. Voc pode alterar a posio de uma imagem arrastando-a para cima ou para baixo no formulrio. Adicionar um vdeo Para adicionar um vdeo ao formulrio, clique no menu Inserir e selecione Vdeo. Para escolher um vdeo, fornea o URL de um vdeo do YouTube ou use a caixa de pesquisa para encontrar um vdeo. Depois de selecionar um vdeo, voc poder adicionar um ttulo e uma legenda. Voc pode clicar e arrastar um dos cantos do

vdeo para redimension-lo e alinhar o vdeo esquerda, direita ou ao centro da pgina escolhendo uma das opes de alinhamento. Adicionar uma quebra de pgina Se o formulrio for longo e voc quiser facilitar o preenchimento, adicione quebras de pgina. No menu Inserir, selecioneQuebra de pgina. Pginas novas, tal qual os cabealhos de seo, podem ter um ttulo e uma descrio. Editar seu formulrio Editar perguntas, cabealhos e quebras de pgina Para cada pergunta, cabealho e quebra de pgina que adicionou ao formulrio, voc poder realizar as seguintes aes:

Editar: para editar um item, clique no boto Editar ser editada.

direita da pergunta a direita da direita da

Duplicar: para duplicar um item, clique no boto Duplicar pergunta a ser duplicada. Excluir: para excluir um item, clique no boto Excluir pergunta a ser excluda.

Adicionar temas a formulrios Os temas so uma boa maneira de personalizar seu formulrio ou adapt-lo de acordo com o pblico-alvo. Ao criar um formulrio, voc poder escolher um tema. Se quiser mudar o tema posteriormente, clique no boto que exibe o nome do tema na barra de ferramentas. Escolha um tema que gostar e clique em OK.

Controlar a navegao por pginas de um formulrio Se voc dividiu seu formulrio em pginas diferentes por meio de quebras de pgina, poder especificar as pginas que cada usurio pode ver de acordo com as respostas que ele der s perguntas de seu formulrio. Por exemplo, voc pode

enviar os usurios que responderem "sim" a uma pergunta para a pgina trs do formulrio e enviar os usurios que responderem "no" para a pgina quatro. Veja como enviar os usurios para uma pgina especfica com base nas respostas que derem a determinada pergunta: 1. Criar um formulrio. 2. No menu Inserir, selecione Mltipla escolha ou Escolher de uma lista. Observao: apenas esses dois tipos de perguntas podem ser usados para direcionar os participantes para pginas especficas. Nenhum outro tipo de pergunta tem essa capacidade. 3. Marque a caixa de seleo Ir para a pgina com base em uma resposta. 4. Ao lado de suas respostas para esta pergunta, voc ver menus suspensos que permitiro direcionar os participantes para pginas especficas em seu formulrio, dependendo das respostas dadas. Observao: se voc tiver mais de uma pergunta com a caixa de seleo "Ir para a pgina com base em uma resposta" marcada em uma pgina, o participante do formulrio ser encaminhado para a pgina indicada na ltima pergunta respondida. Caso contrrio, duas perguntas com a caixa de seleo "Ir para a pgina com base em uma resposta" marcada podero contradizer uma a outra. Voc tambm pode enviar participantes para a pgina de confirmao com base em uma resposta. Para isso, selecione Enviar formulrio no menu suspenso. Como enviar usurios de uma pgina para outra pgina especfica: Suponha que voc tenha enviado alguns participantes para a pgina trs de seu formulrio e gostaria que eles vissem a pgina cinco na sequncia, e no a pgina quatro. 1. Criar um formulrio. 2. Divida seu formulrio em pginas adicionando quebras de pgina. No menu Inserir, selecione Quebra de pgina. o Se quiser, voc poder nomear a quebra de pgina e adicionar uma descrio. Isso pode ajudar voc a lembrar aonde est direcionando os participantes e tambm pode ajudar os participantes a entender a estrutura de seu formulrio. 3. No final de cada pgina de seu formulrio, voc ver um menu suspenso com opes para onde enviar os participantes em seguida. Por padro, ele definido como "Continuar na prxima pgina", mas voc pode alter-lo para enviar os participantes a uma pgina especfica ou pgina de confirmao do formulrio. Observao: se uma pgina contiver uma pergunta de mltipla escolha com a caixa de seleo "Ir para a pgina com base em uma resposta", a resposta do participante para essa pergunta substituir quaisquer configuraes de navegao de pgina que voc tiver definido.

Compartilhar formulrio com colaboradores

Se voc estiver trabalhando em um formulrio e quiser compartilh-lo com algum colaborador, clique em Arquivo e selecione Adicionar colaboradores.... Depois, na caixa de dilogo "Configuraes de compartilhamento", voc pode especificar os colaboradores individuais com quem gostaria de compartilhar seu formulrio para edio. Para adicionar um colaborador, comece a escrever seu nome na caixa de texto "Convidar pessoas". Quando voc estiver trabalhando com um colaborador em um formulrio, cada um de vocs poder editar um campo de entrada de cada vez. Por exemplo, o colaborador pode editar o texto de uma pergunta enquanto voc edita o texto de ajuda da mesma pergunta. Ao compartilhar um formulrio do Google com um colaborador, voc concede a ele acesso total para edio. O colaborador poder alterar o que quiser no formulrio, inclusive o local de coleta para as respostas. Saiba mais sobre a coleta de respostas.

Enviar formulrio para os participantes Depois de concluir o formulrio, voc poder envi-lo para os participantes via e-mail ou compartilh-lo via mdia social. Basta clicar no boto azul Enviar formulrio que se encontra na parte inferior do formulrio ou no canto superior direito da janela de seu navegador. Voc pode compartilhar um link para o formulrio ou adicionar nomes, endereos de e-mail e grupos ao campo Adicionar pessoas. Clique no boto Concluir. As pessoas que voc adicionou recebero um e-mail direcionandoas para o formulrio.

Incorporar formulrios em um website ou blog Se voc quiser incorporar o formulrio em um site ou blog depois de cri-lo, clique no boto Enviar formulrio no final do formulrio e selecione a opo Incorporar. Opcionalmente, acesse o menu Arquivo e selecione Incorporar. Depois, cole em seu site ou blog o cdigo HTML gerado. Configuraes da pgina de confirmao Antes de enviar o formulrio, voc pode alterar as configuraes relacionadas pgina de confirmao que os usurios vero depois de responder seu formulrio. Voc pode encontrar essas configuraes na parte inferior do formulrio. Para alterar as mensagens de confirmao que os usurios vero, edite a mensagem na caixa "Mensagem de confirmao". Existem outras configuraes que voc pode ajustar tambm:

Mostrar link para enviar outra resposta permite que os usurios enviem quantas respostas quiserem para o formulrio. Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulrio d aos participantes acesso ao resumo de respostas do formulrio. Permitir que os participantes editem as respostas aps o envio permite que os participantes mudem suas respostas ao formulrio.

Escolher destino para as respostas de um formulrio Depois de enviar o formulrio, o recurso de formulrios do Google comear a coletar as respostas que voc receber. Voc ter de escolher como armazenar essas respostas. Observe que voc pode fazer essa escolha a qualquer momento enquanto estiver editando seu formulrio. Para isso, clique no boto Escolher o destino da resposta na barra de ferramentas. Voc pode enviar as respostas para uma planilha ou armazen-las exclusivamente no formulrio. Se voc armazen-las em uma planilha, poder ver as respostas individuais conforme elas chegarem. Se armazen-las no Formulrios do Google, voc poder ver um resumo de todas as respostas que recebeu, bem como fazer download dessas respostas em um arquivo CSV.

Armazenar respostas em uma planilha Na caixa de dilogo "Escolher o destino da resposta", voc pode criar uma nova planilha para armazenar as respostas de um formulrio. Voc pode dar o nome que quiser para essa planilha. Se voc quiser que todos os seus formulrios coletem suas respostas em uma nova planilha no futuro, marque a opo "Sempre criar uma nova planilha". Opcionalmente, voc pode coletar as respostas em uma pgina nova de uma planilha existente. Selecione "Nova pgina em uma planilha existente..." e clique em Escolher. Voc ver uma lista de suas planilhas. Escolha uma planilha, marcando a caixa ao lado dela, e clique em Selecionar. Uma pgina nova ser criada na planilha, na qual sero exibidas as respostas do formulrio. Uma planilha pode coletar respostas de apenas um formulrio de cada vez, a menos que voc

tenha mudado para o novo Editor de planilhas do Google, pois ele permite que as respostas de mltiplos formulrios sejam armazenadas na mesma planilha. Se voc escolheu armazenar as respostas do formulrio em uma planilha, o boto Escolher o destino da resposta na barra de ferramentas ser substitudo pelo boto Ver respostas. Clique nesse boto para ver a planilha. Voc tambm pode encontrar a planilha no Google Drive. Observe que as respostas enviadas para uma planilha so basicamente uma cpia de suas respostas e so enviadas apenas em uma direo do formulrio para a planilha, e no da planilha para o formulrio. Em outras palavras, se voc modificar uma resposta em sua planilha, isso no muda a resposta original, a qual ser mostrada na exibio de resumo ou no download do CSV. Manter as respostas somente em formulrios Se voc no quiser que as respostas sejam enviadas para uma planilha, clique no boto Manter as respostas somente no Formulrios do Google. Nesse caso, para acessar as respostas coletadas, clique no menu Arquivo, selecione Fazer download como e clique em Valores separados por vrgulas. Manter as respostas em formulrios uma boa opo se voc espera que seu formulrio receba muito trfego ou um nmero significativo de respostas, j que as planilhas mantm apenas as primeiras 400.000 clulas com respostas. A visualizao de resumo de um formulrio, bem como os resultados que voc salvar em um arquivo CSV para download, sempre refletir todas as respostas que forem enviadas ao formulrio, mesmo que elas ultrapassem esses limites. Alterar o destino da resposta Se optou por armazenar as respostas do formulrio em uma planilha, voc poder mudar este destino a qualquer momento. Para isso, clique no menu Respostas do formulrio e selecione Alterar o destino da resposta. Voc ser levado de volta para a caixa de dilogo "Escolher o destino da resposta", na qual possvel criar uma planilha nova ou enviar as respostas para uma planilha existente. Desvincular uma planilha de respostas Voc tambm pode desvincular seu formulrio de uma planilha a qualquer momento. Para isso, clique no menu Respostasno formulrio e selecione Desvincular formulrio. A planilha deixar de receber respostas novas, mas elas continuaro sendo armazenadas no Formulrios do Google e disponibilizadas via resumo em tempo real ou arquivo CSV. Voc pode voltar a vincular o formulrio a uma planilha a qualquer momento, sem perder nem excluir resposta alguma.

Visualizar e gerenciar respostas de formulrios Ver respostas Depois de ter criado e enviado o formulrio aos destinatrios, voc poder ver as respostas recebidas de trs maneiras diferentes: como um resumo de respostas, em uma planilha separada, ou como um arquivo CSV para download. Se quiser um panorama geral de como o grupo de participantes respondeu a cada questo, visualizar o resumo a melhor opo. Se preferir uma perspectiva mais detalhada sobre todos os dados coletados com seu formulrio, pode ver as respostas em uma planilha ou fazer o download de um arquivo CSV com os dados das respostas. Visualizar o resumo de respostas possvel acessar o resumo de respostas para pesquisar rapidamente quantos usurios preencheram um formulrio e quais foram suas respostas. No formulrio, clique no menu Respostas e selecione Resumo das respostas. Se quiser que os participantes vejam este mesmo resumo de respostas, marque a caixa de seleo Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulrio na seo "Pgina de confirmao" de seu formulrio. Quando esta caixa estiver marcada, os usurios que responderem a seu formulrio vero o link "Ver resultados anteriores", no qual podero clicar para ver o resumo de respostas. Ver respostas de formulrios em uma planilha Para ver uma planilha com as respostas do formulrio, clique no boto Ver respostas na barra de ferramentas. Saiba mais sobre o armazenamento de respostas em uma planilha. Fazer o download de respostas em um arquivo CSV Para fazer o download de todas as respostas que seu formulrio recebeu, clique no menu Arquivo, selecione Fazer download como e clique em Valores separados por vrgulas. Gerenciar respostas Monitorar envios mltiplos Enquanto voc analisa as respostas de seu formulrio, lembre-se de que no pode impedir que os usurios enviem um formulrio mais de uma vez. Logo, existe a possibilidade de que a mesma pessoa tenha enviado vrias respostas. Caso seja cliente do Google Apps, voc tem a opo de salvar o endereo de e-mail das

pessoas que preencheram o formulrio e ento identificar com facilidade as respostas duplicadas. Interromper a coleta de respostas de formulrios Para encerrar o recebimento de novas respostas no formulrio, clique no boto Aceitando respostas na barra de ferramentas para desativar as respostas. O boto da barra de ferramentas exibir "No aceitando respostas". Quando quiser abrir novamente o formulrio para receber respostas, clique nesse boto novamente para ativar o recebimento de respostas. Se um formulrio no estiver mais aceitando respostas, os visitantes do formulrio vero uma mensagem informando que as respostas no sero aceitas. Para personalizar esta mensagem, altere o texto abaixo de "Este formulrio foi desativado", que aparece prximo ao topo do formulrio. Copiar um formulrio ou planilha Voc pode copiar qualquer formulrio ou planilha clicando no menu Arquivo e selecionando Fazer uma cpia. A cpia de um formulrio reproduzir apenas as perguntas e o layout, no as respostas recebidas. A cpia de uma planilha reproduzir apenas as respostas recebidas, no o formulrio correspondente.

Editar respostas do formulrio aps o envio Para proprietrios e criadores de formulrios Se voc criou um formulrio, poder permitir que os participantes editem suas respostas. Para isso, marque a caixa de seleo Permitir que os participantes editem as respostas aps o envio, que pode ser encontrada na parte inferior do formulrio. Se voc ativar essa opo, as pessoas que responderem ao formulrio podero editar as respostas que tiverem enviado ao formulrio. Estas edies so refletidas em sua planilha e em seu resumo de respostas. As pessoas que responderem ao formulrio podero alterar suas respostas clicando em Editar sua resposta na pgina de confirmao de envio do formulrio. Voc tambm poder editar as respostas do formulrio recebidas em sua planilha caso queira, por exemplo, corrigir um erro de digitao. Entretanto, importante observar que, se editar uma resposta em sua planilha, voc no estar substituindo a resposta original no formulrio, apenas a cpia da resposta em sua planilha. Se o participante original editar a prpria resposta posteriormente, a resposta editada substituir quaisquer alteraes feitas manualmente na planilha. Configuraes do Google Apps

Para as pessoas que responderem ao formulrio Se o criador de um formulrio enviado para voc ativou a opo Permitir que os usurios editem respostas, voc poder editar suas respostas no formulrio. H duas maneiras de fazer isso: por meio de seu e-mail de confirmao ou por meio da pgina de confirmao de envio do formulrio. Se marcar a caixa de seleo Envie-me uma cpia de minhas respostas no formulrio, voc receber um e-mail de confirmao mostrando suas respostas ao formulrio. Se clicar no link Editar sua resposta no e-mail de confirmao, voc ser levado a uma tela na qual poder editar suas respostas. Depois de clicar em Enviar no formulrio, essas alteraes sero refletidas na planilha do proprietrio do formulrio e no resumo de respostas. Voc pode editar suas respostas quantas vezes quiser usando o link Editar sua resposta. Voc tambm pode editar suas respostas na pgina de confirmao de envio do formulrio. Na pgina de confirmao, clique no link Editar sua resposta. Voc pode ver suas respostas anteriores e fazer alteraes. Depois de clicar em Enviar no formulrio, essas alteraes sero refletidas na planilha do proprietrio do formulrio e no resumo de respostas.

Como excluir um formulrio ou planilha com respostas Excluir formulrio ou planilha com respostas Depois de coletar as respostas do formulrio em uma planilha, existiro dois itens relacionados no Google Drive: o formulrio e a planilha. Voc pode excluir qualquer um dos dois de seu Google Drive quando quiser. importante lembrar, porm, que excluir um desses itens no apaga o outro. Se voc excluir um formulrio, a planilha associada no ser apagada, e as respostas coletadas nela permanecero intactas. Na outra hiptese, se voc excluir uma planilha com as respostas, o formulrio original no ser apagado, e as respostas contidas nele ainda estaro disponveis. Se voc optar por coletar as respostas em uma nova planilha no futuro, todas as respostas antigas ainda sero recolhidas na nova planilha. Excluir respostas de um formulrio Em um formulrio, clique no menu Respostas e selecione Excluir todas as respostas para remover as respostas contidas nele. Observe que isso apagar as respostas do formulrio (ou seja, elas sero excludas da visualizao de resumo, e no sero includas em nenhum download posterior de CSV). Elas sero mantidas, no entanto, em todas as planilhas para as quais tenham sido copiadas antes.

Como preencher automaticamente formulrios por meio de parmetros de URL Para os desenvolvedores que desejam integrar formulrios aos seus prprios aplicativos, fornecemos agora uma maneira fcil de preencher automaticamente um formulrio com dados. Anexe uma string de entrada para cada campo de resposta que gostaria de preencher automaticamente. J que cada pergunta tem um ID exclusivo, como por exemplo "entry_0", para preencher automaticamente a entrada, anexe "&entry_0=prepopulated answer" ao URL do formulrio publicado. Veja um exemplo: O URL http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=12345&entry_0=Barack&entry_1 =Obama&entry_2=1600+Pennsylvania+Ave&entry_3=pistachios|spinach|broccol i&entry_4=8/4/1967 preenche automaticamente este formulrio:

Certifique-se que o seu texto de resposta o URL codificado. Para campos de mltiplas respostas, use um caractere de barra vertical ("|") para separar suas respostas. Observao: para perguntas de mltipla escolha e caixa de seleo, se o parmetro no corresponder a uma das escolhas de resposta e a opo "outro" estiver ativada, o parmetro automaticamente colocado na escolha de resposta "outros". Para preencher mltiplas caixas de dilogo, os parmetros devem ser limitados por barras verticais.

Opes adicionais de formulrios para os usurios do Google Apps Se voc usa o Google Apps, pode gravar o endereo de e-mail das pessoas que preencherem seu formulrio. Para fazer isso, marque a caixa de seleo prxima opo "Colete automaticamente o nome de usurio do domnio.com do respondente" ao criar o formulrio. Quem receber sua pesquisa v uma mensagem na parte superior do formulrio explicando que seus nomes de usurios so coletados automaticamente. Voc tambm poder solicitar que elas faam login para visualizar e preencher um formulrio. Isso fornecer um segurana adicional para os formulrios. Observao: Se voc estiver convidando pessoas de fora do seu domnio a preencherem o formulrio, certifique-se de que elas no necessitam fazer login. Do contrrio, elas acessaro a pgina de login do domnio e no tero acesso ao formulrio.

Validar as respostas do formulrio Com os Formulrios do Google, voc pode garantir que os participantes preencham as respostas conforme as orientaes que voc definir. Por exemplo, se voc solicitar os endereos de e-mail dos participantes, poder definir que os Formulrios do Google aceitem apenas os endereos de e-mail que estiverem devidamente formatados.

Veja como configurar a validao: 1. Criar um formulrio. 2. No menu Inserir, selecione Texto, Texto do pargrafo ou Caixas de seleo na lista. Observao: estes so atualmente os nicos tipos de pergunta compatveis com a validao de dados. 3. Clique em Validao de dados na parte inferior da pergunta para mostrar as opes de validao de dados. 4. Existem vrias maneiras nas quais os Formulrios do Google podem validar dados de formulrio. Elas esto descritas abaixo, na seo "Configuraes de validao de dados". Clique na caixa de seleo ao lado dos tipos de validao que voc deseja ativar e ajuste as opes associadas a cada tipo de validao. 5. Os participantes que informarem respostas invlidas vero uma mensagem de erro. Voc pode modificar essa mensagem de erro usando a caixa de texto no canto direito. Configuraes de validao de dados Atualmente, apenas perguntas de Texto, Texto do pargrafo ou Caixas de seleo so compatveis para validao. Cada tipo de pergunta tem suas prprias configuraes de validao. Texto Os campos de texto tm trs tipos de configuraes de validao:

Nmero: certifique-se que a resposta seja um nmero de um determinado tipo. Por exemplo, voc pode especificar que a resposta um nmero inteiro ou um nmero entre 21 e 42. Texto: certifique-se que a resposta seja um texto com uma determinada propriedade. Por exemplo, voc pode restringir as respostas a texto que contenha a palavra "pirulito" ou aceitar apenas endereos de e-mail. Expresso regular: certifique-se de que o texto contenha ou corresponda a uma determinada expresso regular. Expresses regulares so poderosas, mas exigem algum conhecimento. Veja "Expresses regulares" abaixo para saber mais.

Texto do pargrafo Os campos de texto do pargrafo tm dois tipos possveis de configuraes de validao:

Texto: certifique-se de que a resposta possa ter at ou pelo menos um determinado nmero de caracteres. Por exemplo, voc pode restringir as respostas para ter no mximo 100 caracteres. Expresso regular: certifique-se de que o texto contenha ou corresponda a uma determinada expresso regular. Expresses regulares so poderosas, mas exigem algum conhecimento. Veja "Expresses regulares" abaixo para saber mais.

Caixas de seleo As caixas de seleo tm dois tipos possveis de configuraes de validao:


Selecione pelo menos: certifique-se de que pelo menos um determinado nmero de caixas de seleo estejam marcadas na resposta. Selecione at: certifique-se de que at um determinado nmero de caixas de seleo estejam selecionadas na resposta. Selecione exatamente: certifique-se de que um determinado nmero especfico de caixas de seleo estejam marcadas na resposta.

Expresses regulares As expresses regulares permitem identificar determinados tipos de texto que incluam caracteres especiais, nmeros, palavras ou padres de caracteres. As expresses regulares so teis em especial para fazer correspondncia de padres, j que esse tipo de pesquisa no se restringe a um termo especfico. Em vez disso, as pesquisas retornam padres que correspondem expresso especificada. Para usar expresses regulares em validao de dados para Texto e Texto do pargrafo, selecione a opo Expresso regular nas configuraes de validao. Termos usados em expresses regulares A tabela abaixo consiste em uma amostra com apenas algumas das expresses compatveis com os documentos do Google. Existem muitas outras expresses compatveis para voc usar. No corresponde fumaa, correr

Expresso .

Descrio Um ponto significa qualquer caractere na posio determinada. Um asterisco aps um

Exemplo d.

Corresponde do, doar, dr, ida

te*r

ter, tr, teeer

tEr, tear

caractere significa que este caractere se repete 0 ou mais vezes. + Um sinal de adio aps um caractere significa que este caractere aparece 1 ou mais vezes. Um ponto de interrogao aps um caractere significa que este caractere aparece 0 ou 1 vez. Um circunflexo deve ser colocado no incio de uma expresso regular e significa que a string comea com o caractere ou sequncia de caracteres colocado depois dele. Um sinal de dlar deve ser colocado no final de uma expresso regular e significa que a string termina com o caractere ou sequncia de caracteres colocado antes dele. A expresso precedente repetida entre A e B vezes, em que A e B so te+r ter, teeer tr, tEr, teor

te?g

tr, ter

tEr, tear

^[ps]apo

papo, sapo

Bom papo, um sapo

[ps]apo$

papo, sapo, bate-papo

papos, sapos, saporema

{A, B}

t(e{1,2})r

ter, teer

tr, teeer, tEr

nmeros. [x], [xa5] [xa], Um conjunto de caracteres indica que apenas um dos caracteres indicados deve aparecer na posio atual. Geralmente, qualquer caractere vlido entre os colchetes, inclusive aqueles mencionados anteriormente em expresses: [xa,$5Gg.]. Um intervalo de caracteres significa que um dos caracteres dentro do intervalo indicado deve aparecer na posio atual. So intervalos comuns: az, A-Z e 0-9. Os intervalos podem ser combinados em um nico: [a-zA-Z0-9]. Os intervalos podem tambm ser combinados com conjuntos de caracteres (mencionados anteriormente): [a-zAZ,&*]. Um conjunto de caracteres que comea com ^ significa que nenhum dos caracteres a[mz]ar amar, azar aar, amAr, azaaar

[a-z]

a[m-z]ar

amar, azar, atar, auar

aar, aiar

amAr,

[^a-fDEF]

a[^irt]ar

amar, amAr, azar, a$ar

aar, aiar, arar, atar

indicados no conjunto deve aparecer na posio atual. \s Qualquer espao em branco. t\sr t r, t[TAB]r tr, ter, teor

Observao: ao pesquisar ocorrncias reais de qualquer caractere que tenha um significado especfico em expresses regulares, como ^ e $, voc precisa "escapar" o caractere em sua busca, colocando uma barra invertida na frente dele. Por exemplo, para procurar uma ocorrncia do caractere $, escreva \$. Abaixo esto alguns exemplos de como usar as expresses regulares para pesquisar em uma planilha: Pesquisar clulas que contenham valores em dlares Digite o seguinte na barra de pesquisa: ^\$([0-9.]+)?[,][0-9]+ Isto significa uma quantia em dlares, em que o primeiro valor um nmero de 0 a 9 ou um ponto que ocorre zero ou mais vezes, seguido de [,], seguido por qualquer nmero de 0 a 9 que se repita uma ou mais vezes. Esta busca traria qualquer um dos seguintes resultados: $4.666, $17,86, $7,76, $0,54, $900.001,00, $523.877.231,56 Pesquisar clulas que contenham cdigos postais dos EUA Digite o seguinte na barra de pesquisa: [0-9]{5}(-[0-9]{4})? Isso significa um cdigo postal dos EUA, composto de cinco nmeros, com um hfen opcional e quatro dgitos complementares. Pesquisar clulas que contenham nomes que comeam com letra minscula Digite o seguinte na barra de pesquisa: ^[a-z].* Isso significa uma clula que contenha uma letra minscula seguida por qualquer outro caractere 0 ou mais vezes. Esta pesquisa traria qualquer um dos seguintes resultados: ana, joo, cESAR, caroLina

Vous aimerez peut-être aussi