Vous êtes sur la page 1sur 4

MATA CILIAR RECUPERADA MARGEM DO RIO COXIP Antonio Rocha Vital 1 Myra Cristina Valdoveu2 RESUMO O trabalho objetivou

u demonstram as condies de uma mata ciliar recuperada aps 100 anos de isolamento. Para tal, foi medida a circunferncia de todas as rvores localizada em uma rea de 8 ha nos anos de 1999 e 2009. Neste ano as rvores foram georeferenciadas e determinado a altura total de algumas rvores, observando e fotografando animais e aves existentes no local. O trabalho permite afirmar que a mata ciliar esta recuperada e cumprindo seu servio ambiental, servindo de padro para o termo mata ciliar recuperada. Palavra-chave: Matas de Galerias; Rio Coxip; Congregao Salesiana

INTRODUO As matas ciliares tm sido, cada vez mais, percebidas como um elemento importante para a manuteno dos cursos dgua (LIMA e ZAKIA, 2001 apud RESENDE, F.,2008) assim, como fonte de biodiversidade (ROBINSON et al, 2002 RESENDE, F1). A necessidade de sua preservao tem sido reconhecida, entretanto, o rpido crescimento das cidades, juntamente com a explorao agropecuria vem acarretando a destruio de grande parte das reas de mata ciliar. A rea em estudo pertence Congregao Salesiana e foi adquirida do Sr. Antnio Jos Duarte e Antnia Leite Duarte, em 04 de novembro de 1897, com a finalidade de ser o primeiro noviciado da Misso Salesiana em Cuiab. Em janeiro de 1908, o noviciado foi transferido para Palmeiras e, no local, teve incio a Escola Agrcola Santo Antnio com a finalidade de acolher meninos pobres da vizinhana e indgenas, principalmente os bororos, e dar-lhes a instruo primria (Ensino Fundamental I), habilitando-os com aulas tericas e prticas de agricultura. Para tal prtica foi desmatada a margem do Rio Coxip e construdo um sistema de irrigao. Mais tarde a margem do rio foi abandonada, isolada e as atividades da escola passaram para aspirantado e se estendeu at o Ensino Fundamental, deixando assim o cultivo da rea que comeou a se recompor. A recuperao de rea degradada, segundo Martins, S.V., 2001, torna-se, cada vez mais, uma necessidade do ser humano, frente ao ritmo crescente da degradao ambiental que se impe aos diversos ecossistemas. Para este trabalho entende-se como matas ciliares, florestas riprias, matas de galerias, florestas beiradeiras, florestas ripcolas e florestas ribeirinhas as formaes que ocorrem ao longo dos cursos dgua. Ainda segundo Martins, S.V., 2001 o sucesso da recuperao de mata ciliar deve ser avaliado por meio de indicadores de recuperao. Vrios estudos tm proposto um conjunto de indicadores de avaliao da recuperao e da sustentabilidade dos projetos de recuperao. Alguns indicadores de recuperao aceito pela comunidade cientifica so: Regenerao natural, banco de semente, produo de serapilheira e chuva de semente e abertura de dossel. Segundo Filho,J.S., 1989 afirma que as matas ciliares se prestam alm de refgio de corredores para intercmbio gentico para a populao de animais. A rea em estudo se presta sobremaneira para esta funo por fazer parte da ligao da rea do Horto Florestal Municipal e as fraudas da Serra da Chapada dos Guimares.

1.

2. JUSTIFICATIVA A recuperao da mata ciliar tem sido feita, principalmente, atravs do plantio de diversas espcies de arbreas, recebendo ainda suporte de atividades de monitoramento anual e educao ambiental. Acredita-se que a recuperao deve ser feita com prticas de replantio de maior nmero possvel de espcies nativas do local, permitindo assim a maior diversidade de recursos para animais que compe esse bioma . Se a regio ainda apresentar algum resduo de mata que possa funcionar como fonte de semente a regenerao pode acontecer espontaneamente, bastando para isso o isolamento da rea, obtendo assim maior diversidade de espcies arbreas, arbustivas e herbceas.

Eng. Florestal M. SC. Em Geografia / Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistncia e Extenso Rural EMPAER-MT. 2 Eng. Florestal / Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistncia e Extenso Rural EMPAER-MT.

Todavia, sabido que a recuperao sustentvel da floresta dever levar ao aumento significativo da diversidade da fauna, na regio da mata ciliar, que s ocorrer com a produo de espcies produtoras de algum tipo de alimento. A dificuldade encontra-se em identificar o momento em que se possa afirmar que a mata ciliar est recuperada e que qualquer operao neste sentido possa ser paralisada, restando apenas operaes de proteo floresta. 3. REA EM ESTUDO A rea est localizada no permetro urbano de Cuiab-MT, s coordenadas 15 37 19,6S 56 03 31,7W, ocupando um total de 8 ha, a margem esquerda do Rio Coxip, afluente do Rio Cuiab, um dos rios formadores do pantanal mato-grossense.

-56 -15

-55 30 -15

-15 30

-15 50

ESCALA
-56

36km

Localizao no Estado de Mato Grosso

AMAZONAS

PAR

TOCANTINS

RONDNIA

BOLVIA

GOIS

Localizao na Amrica do Sul


MATO GROSSO DO SUL

Fonte: Mapa Rodovirio de Mato Grosso - 2004 Secretaria de Estado De Transporte- SEET
o an O ce

MT
A tl n tico

Fonte: Atlas Geogrfico de Mato Grosso,2001

Figura 1- Localizao da rea no contesto mundial. 4. METODOLOGIA No perodo de novembro e dezembro de 1999, efetuou-se a medio da Circunferncia a Altura do Peito, acima de 15 cm, das espcies arbreas, marcando-as com uma placa de alumnio numerada fixada a casca. Aps dez anos da primeira medio, 2009, voltou-se a rea reiniciando o trabalho por uma reviso bibliogrfica, levantamento nos arquivos da congregao e nos cartrios de registro de imveis. Posteriormente, dentro da rea constatada no registro traou sobre imagem do GOOGLE Earth os limites da mata, atravs de processo visual, calculando a rea topogrfica. Demarcado os limites passou-se aos trabalhos de campo, localizando as espcies arbreas marcadas anteriormente, medindo novamente a CAP e georeferenciando-as. De igual forma foi medido o CAP e georeferenciada tambm todas as rvores com mais de 40 cm de CAP.Nas medies de CAP foi utilizada a fita mtrica flexvel, o georeferenciamento o GPS Etrex Garmin. As rvores que possibilitaram visualizar o topo da copa tiveram sua altura estimada pelo processo de medio indireta de sua altura utilizando o princpio de tringulo reto, no ano de 2009. Para tal, foi utilizado a trena de 20 m e o clinometroBrunton Type Pocket Transit. Posteriormente, todos os indivduos arbreos foram plotadas, utilizando o Track Maker Professional verso 4.1, e depois transportado sobre a imagem do GOOGLE Earth, permitindo, assim, a observao da distribuio espacial na rea de 8ha.

ce an

fic o Pa c

Ao mesmo tempo em que se fazia a medio, observou-se a presena de mudas das mesmas espcies dos indivduos adultos, a existncia de arbustos e herbceas. Especial ateno foi dada presena de insetos, aves e pequenos animais (inclusive morcegos) que foram, sempre que possvel, fotografados. Observou-se ainda o vestgio de animais e aves atravs de rastro, fezes, restos alimentares e ninho. Os dados obtidos com a medio foram trabalhados no programa Excel 2003. 5. RESULTADO E DISCUSSO Foi identificado na rea de 8 ha 358 rvores de 62 espcies diferentes com predominncia numrica das vrias espcies conhecidas como Angico dentre elas Piptadenia sp e Anadenanthera spp., com 11% da populao, seguido pela mulateira ( Apuleia leiocarpa), (9%), pelo bordo de velho (Samanea tubulosa) (5%), gonaleiro, (Astronium fraxinifolium) (4%), louro (Cordia naidophila ou Cordia glabrata)(4%) e mamica de porca (Fagara hassleriana) (4%). Da grande quantidade de indivduos jovens de todas as espcies existentes, as que predominam so mudas de mulateira (Apuleia leiocarpa) e do novateiro (Triplaris brasiliana). Foi encontrado distribudo pela rea vrias espcies produtoras de frutos que alimentam a fauna j instalada. Dentre elas, destaca-se a fruta banana, jenipapo, bocaiva, acuri (Attalea phalerata), Chico magro (Guazuma tomentosa), cumbaru (Dipteryx alata), feijo cru (Pithecellobium saman), eJatob (Hymenae stigonocarpa). Dentro da rea foram detectadas vrias espcies de animais como macacos, morcego, esquilo, cutia, etc..., cuja presena foi detectada e fotografada, como tambm seu rastros e fezes. Detectou-se ainda a presena de lagatos e de vrias aves que usam a rea para pouso ou mesmo para nidificar. s aves foram de uma especial ateno principalmente por se constatar que as mesmas usam a rea como pouso provisrio. Constatou-se a presena de: Biguatinga (Anhinga anhinga) Bigu (Phalacrocorax brasilianus),, Coruja (Speotyto cunicularia), Gara vaqueira (Bubulcus ibis), Gavio-caracar (Polybous plancus), Joo de Barro (Furnarius rufus), Japura (Cacicus cela), Pica-pau (Picumnus sp.). Em anlise preliminar dos dados obtidos pela medio das rvores pode-se afirmar que as rvores mantm um incremento de CAP com a mesma tendncia linear, figura 01.

600 500 400 CAP 300 200 100 0 0 50 100 150 200 Nm. da rvore 250 300 350 400

CAP /1999 CAP 2008 cm

Linear (CAP /1999) Linear (CAP 2008 cm)

Figura 01- Tendncia linear da CAP nas duas pocas em que foi efetuada a medio. O incremento da CAP nos dez anos que separam as pocas de medio possui tendncia de ficar entre 55 a 105 cm, variando de espcie e a CAP do ano base, mas as linhas de tendncia linear so paralelas. As rvores que possibilitaram a visualizao da copa apresentam uma linha de tendncia linear entre 12 a 16 m de altura total.

35 30 25
Altura - m

20 15 10 5 0 0 2 4 6 8 10 12 14 Nm. da rvores

Figura 02-Tendncia linear da altura de copa das rvores no ano de 2008.

Finalmente devido ao incremento de nmero de rvores, crescimento em altura e CAP da populao arbrea, a presena de animais, aves e insetos e a forte produo de sementes, pode-se afirmar que a mata ciliar margem do Rio Coxip, dentro da rea da rea do Colgio Salesiano Santo Antonio, no Bairro do Coxip, municpio de Cuiab-MT, encontra-se em estado avanado de recuperao. Esta etapa de recuperao permite a rea cumprir o trabalho ambiental comum a este tipo de formao vegetal, segundo trabalhos de BARBOSA, L.M.,1989 e MARTINS, S.V., 2001.

6.REFERENCIA BARBOSA, L. M. (Org). Simpsio sobre Mata Ciliar(Anais). Campinas, Fundao Cargil, 1989. 333p. MARTINS,S. V.Recuperao de Mata Ciliar. Viosa: Aprenda Fcil, 2001. 146p. RESENDE, F. et AL. Mirmecofauna em Fragmentos de Mata Ciliar. FUNEDI,2007. Disponvel em <http://www.funedi.ede.br>. Acesso em 31/10/2008.

Vous aimerez peut-être aussi