Vous êtes sur la page 1sur 27

APOSTILA DE EXERCCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL

Prof. Pablo Bielschowsky

TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONAL 1) No modelo de Heckscher-Ohlin de comrcio internacional, as vantagens comparativas, que levam ao comrcio entre dois pases, decorrem de (A) economias de escala na produo (B) dotaes diferentes dos fatores de produo (C) tecnologias de produo diferentes (D) diferenas nas taxas de inflao interna dos pases (E) desvalorizaes cambiais competitivas Cesgranrio, BNDES, 2011.

utilizam intensivamente os fatores nos quais h abundncia. (D) D A anlise do comrcio internacional baseada nas economias de escala exclui a existncia de dumping. (E) E Quando se deseja restringir as importaes de petrleo, prefervel faz-lo por meio de quota porque a imposio de tarifa, contrariamente quota, conduz a um aumento no preo do petrleo. Cespe, INPI, 2006.

2) No modelo de Hecksher-Ohlin, os proprietrios dos fatores abundantes _________ com o comrcio e os proprietrios dos fatores escassos ___________ com o comrcio. As palavras que preenchem corretamente as lacunas acima so: (A) perdem; ganham. (B) perdem; perdem. (C) ganham; ganham. (D) ganham; perdem. (E) ganham; nem ganham nem perdem. Cesgranrio, Petrobras II, 2005.

3) As alternativas abaixo so hipteses do modelo de Hecksher- Ohlin, EXCETO uma. Indique-a. (A) Tecnologias idnticas. (B) Preferncias idnticas e homotticas. (C) Balana comercial permanentemente equilibrada. (D) Idntica dotao de fatores para os pases. (E) Inexistncia de reverso na intensidade do uso dos fatores para o mesmo produto internacionalmente. Cesgranrio, Petrobrs, 2005. 4) Baseando-se nas teorias disponveis sobre o comrcio internacional, assinale a opo correta. (A) A Alm das diferenas nos custos de produo, as diferenas climticas existentes entre os pases so usualmente citadas como a base principal para o comrcio internacional. (B) B Um excesso de demanda por determinado bem, ao preo internacional, indica que o pas possui vantagens comparativas na produo dessa mercadoria. (C) C De acordo com a teoria de HeckscherOhlin, os pases tendem a exportar bens que

5) A respeito do comrcio entre pases, tpico significativo das economias, assinale a opo correta. (A) A Os ganhos do comrcio derivam das vantagens comparativas, que se baseiam na similaridade dos custos de oportunidade, na produo de bens e servios, nos diferentes pases. (B) B Segundo o modelo de Heckscher-Ohlin, tanto os proprietrios do fator de produo escasso como aqueles que detm o fator de produo abundante, ganham com o comrcio internacional. (C) C O crescimento voltado para as exportaes contribui para melhorar os termos de troca do pas em detrimento do resto do mundo. (D) D A reduo das taxas de poupana observada nos Estados Unidos da Amrica contribuiu para a persistncia do dficit comercial nesse pas. Cespe, PCPA, 2007.

6) Em um mundo globalizado, a anlise dos princpios que norteiam as relaes econmicas entre pases particularmente importante. A esse respeito, assinale a opo correta. (A) Os ganhos do comrcio de uma nao importadora tendem a contrabalanar as perdas da nao exportadora de modo que, para o conjunto das naes, os ganhos derivados do comrcio internacional se anulam. (B) O Fundo Monetrio Internacional foi criado para possibilitar aos pases em desenvolvimento o acesso a emprstimos de longo prazo, que so destinados ao financiamento do desenvolvimento econmico. (C) Medidas que estimulam a produo e a exportao de bens e servios nos quais os pases tm vantagens comparativas so

comumente associadas s polticas do tipo laissez faire. (D) Um aumento das taxas de juros no Brasil torna os investimentos no pas mais rentveis, desloca a demanda de reais para a direita e, portanto, contribui para apreciar o real. Cespe, Detran, 2006.

Acerca da teoria das vantagens comparativas, que uma teoria clssica do comrcio internacional, julgue os itens que se seguem. 7) A teoria clssica das vantagens comparativas consistente com a hiptese de uma curva de possibilidades de produo, na qual os custos de oportunidade so constantes. 8) Postulada quanto a custos de oportunidades, a teoria das vantagens comparativas afirma que, se o Brasil tiver o menor custo de oportunidade na produo de soja em relao aos demais bens, ento o pas possui vantagem comparativa na produo e na exportao desse produto. Cespe, Inmetro, 2007.

globalizado. Com referncia a essas questes, assinale a opo correta. (A) A idia de que a superioridade tecnolgica dos pases industrializados reduz a competitividade dos pases mais pobres nos mercados internacionais decorre diretamente da teoria das vantagens comparativas. (B) Diferenas nas dotaes dos fatores de produo, que conduzem a custos de produo distintos, dificultam a possibilidade de comrcio entre pases. (C) As quotas importao so superiores s tarifas em virtude de no terem impactos distributivos. (D) O argumento da indstria nascente para a imposio de tarifas constitui uma justificativa para a adoo de um sistema permanente de proteo produo domstica. (E) A existncia de economias de escala eleva os ganhos do comrcio internacional porque a reduo dos custos, decorrentes da concentrao da produo, aumenta a eficincia produtiva da economia mundial. Cespe, TCE/AC, 2008. PROTECIONISMO, DUMPING...

A teoria do comrcio internacional fundamental compreenso dos fenmenos econmicos em um mundo globalizado. A esse respeito, julgue os itens seguintes. 9) A existncia de retornos crescentes de escala requer diferenas tecnolgicas para que o comrcio internacional seja vantajoso para as naes envolvidas. 10) A restrio das importaes por meio da fixao de quotas prefervel imposio de tarifas, j que estas, contrariamente s quotas, levam elevao do preo dos bens importados, contribuindo, assim, para a deteriorao dos termos de troca do pas. 11) Em uma economia aberta caracterizada pela existncia de capacidade ociosa, um aumento das exportaes lquidas expandir a produo domstica, reduzindo, assim, as taxas de desemprego. 12) No modelo ricardiano, a existncia de vantagens comparativas, baseadas nas diferenas relativas de produtividade, constitui a explicao central para o comrcio entre pases. Cespe, UFT, 2004.

14) A figura abaixo mostra a demanda (D) e a oferta (S) domstica de milho, produto que exportado pelo Brasil para os EUA. O preo do milho inicialmente vigente, nos mercados externo e interno, P1 (suponha desprezvel o custo de transporte e os impostos).
Preo do milho P2 P1

D G H

Quantidade de milho

13) As questes de comrcio internacionais tornamse cada vez mais relevantes em um mundo

Se o governo dos EUA diminusse o subsdio que concede produo de milho, o preo vigente aumentaria para P2, e (A) as exportaes brasileiras de milho aumentariam de EF para GH.

(B) a produo brasileira de milho no se alteraria. (C) o consumidor brasileiro de milho seria beneficiado. (D) o ganho do produtor brasileiro seria inferior perda do consumidor brasileiro. (E) o ganho para os produtores brasileiros corresponderia rea do trapzio EGHF. Cesgranrio, Petrobrs, 2008.

Brasil produz e exporta, respectivamente, as quantidades AC e BC de X. Suponha


Preo de X (em R$)
(S) A B C

15) O grfico abaixo mostra a demanda e a oferta de algodo pelos consumidores e produtores brasileiros. Suponha que o governo brasileiro no aplique impostos ou subsdios sobre a exportao de algodo ou sobre a venda no mercado interno, mas os Estados Unidos subsidiem seus produtores. Assim, o grfico mostra preos de algodo vigentes no Brasil; se no houvesse o subsdio aos produtores americanos, o preo seria P0, e havendo o subsdio, P1
Preo do algodo R$
A P0 P1 D C B

(D)

Quantidade de X

Oferta

Demanda
Quantidade de algodo

Suponha que os produtores estrangeiros de X recebam um subsdio, e o preo internacional diminua para OE. Examinando o grfico, conclui-se que, devido ao subsdio, h um aumento do(a) (A) excedente dos consumidores brasileiros correspondente rea de ABGE. (B) excedente total dos consumidores e produtores brasileiros correspondente rea de FGH. (C) excedente dos produtores brasileiros correspondente rea de FGH. (D) exportao brasileira do bem X correspondente ao segmento FG. (E) produo brasileira do bem X correspondente ao segmento BC. Cesgranrio, BNDES, 2013.

Considerando-se o grfico, o subsdio americano (A) causa aos residentes no Brasil uma perda de excedente igual rea de ABCD. (B) reduz as exportaes brasileiras de algodo de AB para zero. (C) reduz o excedente do consumidor brasileiro. (D) aumenta o preo do algodo. (E) aumenta o excedente do produtor brasileiro. Cesgranrio, Petrobrs, 2010.

16) O Grfico abaixo representa o mercado do bem X no Brasil; (D) e (S) so, respectivamente, as curvas de demanda e de oferta domsticas de X. O Brasil tem pequena participao no mercado internacional desse bem, com influncia desprezvel no seu preo. Esse preo se projeta no mercado brasileiro, e o segmento de reta 0A representa seu valor em reais. Ao preo 0A, o

17) Em uma indstria existe uma nica firma monopolista domstica. A firma vende em dois mercados: um domstico, onde a curva de demanda igual a DDOM, e um mercado exportador. As vendas para o mercado exportador so altamente sensveis aos preos que a firma cobra e que a firma monopolista pode vender tanto quanto deseja ao preo PFOR. Os mercados so segmentados, de modo que a firma pode cobrar um preo mais alto pelos bens vendidos domesticamente do que ela cobra pelos bens exportados. Nestas circunstncias, a firma est envolvida em prtica de: (A) guerra de preo. (B) economia de escopo. (C) economia de escala. (D) protecionismo. (E) dumping. Cesgranrio, Petrobras II, 2005.

A respeito do sistema multilateral de comrcio, julgue os itens a seguir. 18) A poltica da concorrncia no se inclui entre os temas em negociao na Rodada Doha. 19) Diferentemente da aplicao de medida antidumping, a de salvaguarda prescinde de determinao de causalidade. 20) O princpio de tratamento nacional constante do Acordo Geral sobre o Comrcio de Servios e do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio probe a adoo de qualquer medida discriminatria entre bens, servios e(ou) prestadores de servios estrangeiros e bens, servios e(ou) prestadores de servios nacionais. 21) O artigo do Acordo Geral sobre o Comrcio de Servios relativo ao princpio da nao mais favorecida faz referncia a um anexo no qual constam as excees ao referido princpio que foram negociadas para cada pas durante a negociao do acordo. 22) A categoria de subsdios irrecorrveis instituda no Acordo de Subsdios e Medidas Compensatrias deixou de vigorar a partir do ano 2000. 23) Conforme o disposto no Acordo sobre Medidas de Investimento Relacionadas ao Comrcio, probe-se a adoo pelos governos de qualquer medida estabelecendo a exigncia de contedo local para a compra de bens e servios. Cespe, TJ/ES, 2011

Julgue os itens subsequentes, relativos a diversos aspectos de macroeconomia. 26) Salvaguarda comercial medida de defesa que consiste na proteo da economia de determinado pas devido constatao de grave ameaa ou dano iminente a algum setor da economia. A grave ameaa pode ser interpretada por bancarrota geral das empresas de um setor especfico. 27) Em mercados no competitivos, a aplicao de tarifa com o intuito de criar barreira importao provoca o aumento da produo domstica e do bem-estar econmico por beneficiar a indstria nacional. 28) Se, em determinado pas, a demanda corresponder a 100 10p e a oferta domstica corresponder a 20 + 20p, ento a demanda por importaes ser igual a 80 30p, em que p representa o nvel de preos. 29) Se, para fazer face a uma prtica de dumping, o governo brasileiro elevar a alquota do imposto de importao, essa medida dever ser informada Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que instaurar um painel para verificar se procede a alegao de dumping. Se o parecer da OMC for favorvel ao outro pas, o governo brasileiro ter de retirar a sobretaxa e compensar todas as perdas comerciais que o outro pas tiver em no vender suas mercadorias ao Brasil. Cespe, Alce, 2011. BRETTON WOODS, FMI, BIRD

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pediu ao Brasil que suspenda as restries s importaes de caminhes argentinos, durante uma visita fbrica da IVECO, filial de veculos pesados da italiana FIAT, na provncia de Crdoba. AFP, out./2009 (com adaptaes). Os estados nacionais defendem seus interesses econmicos ao adotar, frequentemente, prticas restritivas movimentao de bens e servios entre os pases. A respeito da defesa da concorrncia, julgue os itens a seguir. 24) O dumping caracteriza-se pela venda de um produto importado por um preo mais baixo do que no pas de origem, sem que isso reflita menores custos aos fabricantes. 25) Entre as medidas de defesa da concorrncia tomadas pelos pases exportadores, esto: a criao de barreiras tarifrias, o estabelecimento de valor mximo para a exportao e a negociao para estabelecimento de cotas. Cespe, Secont, 2009.

30) O sistema monetrio internacional, conhecido como Sistema de Bretton Woods, previa o estabelecimento de um conjunto de taxas de cmbio fixas, a serem mantidas numa faixa de 1% em torno das paridades acordadas. E um pas s poderia alterar a paridade de sua moeda se houvesse um(a) (A) deficit em seu balano de pagamentos (B) superavit em seu balano de pagamentos (C) desequilbrio fundamental em seu balano de pagamentos (D) perda significativa de suas reservas internacionais (E) taxa de desemprego alta na sua economia Cesgranrio, BNDES, 2011.

31) Em julho de 1944, diversos pases assinaram o Acordo de Bretton Woods, criando o Fundo

Monetrio Internacional. No perodo entre guerras, a criao de tal fundo foi influenciada (A) pela instabilidade do nvel de preos e pela forte imigrao para as grandes potncias mundiais, originada da forte queda do poder de compra nos pases subdesenvolvidos. (B) pela instabilidade financeira, pelo alto nvel de desemprego e pela falta de integrao econmica internacional que o mundo vivenciou. (C) pela manuteno do preo do ouro atrelado ao dlar, o que gerou desequilbrios no balano de pagamentos. (D) pelo forte crescimento da inflao e das barreiras comerciais impostas entre as economias industrializadas da Amrica e da Europa. (E) pelos desequilbrios nos balanos de pagamentos originados da manuteno de um cmbio fixo pelas principais potncias mundiais. Cesgranrio, Petrobrs, 2011.

(E) pode desvalorizar sua moeda domstica para adquirir as moedas de outros pases. Cesgranrio, Petrobrs, 2012.

34) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) tem como principal funo (A) conceder emprstimos para os pasesmembros com dificuldades temporrias de balano de pagamentos. (B) financiar a longo prazo projetos de investimento dos pases em desenvolvimento. (C) fazer a compensao de pagamentos entre os bancos centrais dos pases-membros. (D) regular o sistema bancrio internacional. (E) fomentar o comrcio mundial. Cesgranrio, Eletrobrs, 2010.

32) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) uma organizao que (A) gerencia o sistema de pagamentos internacional entre os bancos centrais. (B) concede emprstimos de longo prazo para o desenvolvimento da infraestrutura dos pases-membros. (C) emite uma moeda internacional usada para pagamentos entre os pases. (D) o banco central mundial, formulando a poltica monetria global. (E) recebe emprstimos dos pases-membros no caso de desequilbrios temporrios de seus balanos de pagamentos. Cesgranrio, Petrobrs, 2010.

35) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WB) so organismos financeiros internacionais que diferem substancialmente em termos de condies de operao. A esse respeito, correto afirmar que o (A) FMI se financia com emprstimos do mercado de capitais privado. (B) FMI costuma fazer emprstimos a longo prazo (acima de 15 anos). (C) FMI concede emprstimos para o desenvolvimento da infraestrutura dos pases em desenvolvimento. (D) WB se financia com recursos dos pasesmembros (cotas). (E) prazo de amortizao dos emprstimos concedidos pelo WB costuma ser bem maior do que os do FMI. Cesgranrio, Petrobrs, 2008.

33) Uma funo importante do Fundo Monetrio Internacional (FMI) a de atuar como provedor de liquidez internacional. Nesse sentido, cada pas membro (A) deposita uma quota de sua moeda no FMI, a qual pode ser emprestada a outros pases. (B) deposita uma quota em dlares no FMI, a qual serve de lastro para sua moeda domstica. (C) tem direito de emitir divisas internacionais, no FMI, at o limite de sua quota. (D) pode sacar, sem condicionalidades, um valor em dlares correspondente sua oferta monetria domstica.

36) O Banco Mundial (BIRD) uma entidade internacional que (A) empresta recursos exclusivamente para o setor pblico dos pases mais pobres. (B) recebe depsitos dos bancos centrais dos pases membros. (C) foi concebida inicialmente para financiar a reconstruo das economias europeias afetadas pela guerra. (D) atua como banco central mundial formulando a poltica monetria global. (E) financiada exclusivamente pela dotao oramentria dos pases membros. Cesgranrio, BNDES, 2009

37) Sobre o Banco Mundial (BIRD), que uma organizao internacional, marque a afirmao INCORRETA. (A) No caso de crise de balano de pagamentos, empresta ao banco central do pas-membro, para recompor suas reservas. (B) Empresta para o governo, ou com a garantia do governo do pas que recebe os recursos. (C) Tem como principal fonte de fundos a colocao de ttulos de mdio e longo prazo no mercado financeiro internacional. (D) Financia projetos de proteo biodiversidade. (E) Financia projetos ou programas de desenvolvimento econmico que no consigam atrair o capital privado em condies adequadas. Cesgranrio, BNDES, 2008.

(D) o redirecionamento de gastos pblicos para as reas de sade e educao. (E) ) o controle sobre o movimento de capitais externos especulativos. Prefeitura de Santos, Economista, FCC, 2005.

41) Indique qual medida abaixo NO faz parte do chamado Consenso de Washington. (A) Liberalizao comercial. (B) Privatizao. (C) Paridade cambial. (D) Ataque inflao. (E) Reduo de deficits pblicos. Cesgranrio, Petrobras II, 2005. GLOBALIZAO 42) No contexto da globalizao financeira, pode-se dizer que houve uma ruptura no padro de financiamento caracterizada por (A) uma crescente substituio do sistema baseado no crdito por outro baseado no mercado de capitais. (B) uma crescente dificuldade das empresas colocarem seus ttulos no mercado, fato que as obrigou a tomar recursos diretamente nos bancos. (C) um controle crescente dos reguladores, inviabilizando a gerao de inovaes financeiras. (D) um cerceamento ao processo de securitizao de dvidas e restrio aos movimentos internacionais de capital. (E) uma vedao criao de derivativos e a mecanismos de diminuio de riscos. FCC, TCE/MG, 2007.

38) O Banco Mundial uma instituio financeira internacional que (A) obtm recursos para a sua atuao exclusivamente dos pases membros. (B) concede crditos aos pases para solucionar problemas de balano de pagamentos. (C) concede emprstimos de longo prazo para investimentos nos pases em desenvolvimento. (D) supervisiona o sistema de pagamentos entre os bancos centrais dos pases membros. (E) empresta recursos apenas para empreendimentos do setor privado. Cesgranrio, BR distribuidora, 2010.

39) O Banco das Compensaes Internacionais foi criado em: (A) 1905 (B) 1910 (C) 1915 (D) 1920 (E) 1930 Cesgranrio, Petrobras II, 2005. CONSENSO DE WASHINGTON 40) A nica medida de poltica econmica que seria discordante das propostas para pases em desenvolvimento conhecidas como Consenso de Washington (A) a privatizao de empresas estatais. (B) a disciplina fiscal. (C) a liberalizao do comrcio exterior.

43) Assinale a opo correta em relao ao sistema financeiro internacional (SFI). (A) A globalizao financeira expande o estoque de poupana disponvel para investimentos, mas reduz, substancialmente, a capacidade dos pases de se proteger contra choques macroeconmicos. (B) A mobilidade crescente dos capitais internacionais, associada maior complexidade das estruturas de financiamento, contribui para aumentar as instabilidades dos fluxos de capital e explica, em parte, as crises financeiras recentemente observadas. (C) As enormes flutuaes e oscilaes que atingem as taxas de cmbio e de juros e os

preos dos ativos financeiros so exemplos tpicos de contgio, hoje inerente ao SFI. (D) O mercado de eurodivisas, que correspondem aos dlares depositados nos bancos europeus, obedece s regras que prevalecem no mercado norte-americano. (E) Entre as instituies que compem o SFI, o Fundo Monetrio Internacional ocupa-se, unicamente, dos problemas de curto prazo do balano de pagamentos. Cespe, TCE/AC, 2008.

(D) separao internacional entre os mercados de bens dos pases (E) necessidade de coordenao das polticas econmicas Nacionais Cesgranrio, Liquigs, 2012. ACORDOS DE BASILIA 47) O Acordo de Basilia, Sua, assinado pelos bancos centrais dos pases participantes, visa a (A) limitar as restries tarifrias ao comrcio internacional. (B) reduzir as restries quantitativas s exportaes agrcolas. (C) aumentar a mobilidade internacional do capital. (D) apoiar o desenvolvimento dos pases mais pobres da Europa. (E) enquadrar as instituies financeiras em padres de solvncia e liquidez adequadas. Cesgranrio, BR Distribuidora, 2008.

44) Uma face importante da chamada globalizao financeira a extraordinria expanso recente dos fluxos financeiros internacionais (sejam emprstimos, financiamentos ou investimentos em portfolio). Tal expanso (A) levou adoo de regimes cambiais fixos por parte da maioria dos pases. (B) reduziu a necessidade de manter reservas internacionais por parte dos bancos centrais. (C) aumentou a potncia das polticas monetria e fiscal domsticas dos diversos pases. (D) aumentou a capacidade do FMI (Fundo Monetrio Internacional) de realizar, com sucesso, emprstimos compensatrios de balano de pagamentos. (E) aumentou a necessidade de coordenao das polticas monetrias e fiscais dos diversos pases. Cesgranrio, BNDES, 2008.

48) O Acordo de Basilia diz respeito a normas (A) definidoras do regime cambial dos pases signatrios. (B) prudenciais para a atividade bancria e financeira. (C) para evitar a dupla tributao internacional. (D) para a reduo das barreiras ao comrcio internacional. (E) para a atuao do Fundo Monetrio Internacional. Cesgranrio, BR distribuidora, 2010.

45) Alguns processos que ocorrem atualmente esto associados globalizao produtiva. NO se inclui nesses processos o(a) (A) acirramento da concorrncia internacional. (B) desenvolvimento tecnolgico da informtica e das telecomunicaes. (C) maior integrao produtiva das economias nacionais. (D) alterao do protecionismo comercial entre os pases. (E) estabilidade do sistema de pagamentos internacionais de Bretton Woods. Cesgranrio, Petrobrs, 2012.

49) O Acordo de Basileia, assinado por muitos pases, visa a (A) promover o comrcio internacional. (B) regular prudencialmente os sistemas financeiros. (C) aumentar a troca de informaes sobre migrao de pessoas entre os pases signatrios. (D) incentivar os meios de transporte internacionais. (E) reduzir o comrcio internacional de armas. Cesgranrio, Petrobrs Biocombustvel, 2010.

46) A globalizao econmica um processo com causas e consequncias mltiplas. Entre tais causas e consequncias, figura o aumento do(a) (A) custo de comunicao internacional (B) custo de transporte internacional de mercadorias (C) soberania dos pases

50) O Acordo de Basileia visa a estabelecer normas prudenciais internacionais para o sistema financeiro. Nesse sentido, (A) estipula valores mnimos para os emprstimos dos bancos ao setor privado.

(B) prope requisitos mnimos de capital prprio, referenciados ao nvel de risco dos ativos do banco. (C) prope prazos mnimos para a retirada, pelo pblico, de depsitos remunerados nos bancos. (D) probe os emprstimos entre instituies financeiras. (E) probe a negociao de ttulos pblicos e privados entre os bancos. Cesgranrio, Petrobrs, 2010.

tornar o requisito mnimo de capital prprio proporcional ao risco ponderado das operaes ativas dos bancos. (D) separar claramente as funes financeiras e monetrias dos bancos comerciais. (E) reduzir o risco das variaes dos preos dos ttulos atravs da eliminao das bolhas especulativas pelos Bancos Centrais. Cesgranrio, BNDES, 2009

(C)

51) O Acordo de Basileia de 1988, firmado no mbito do BIS (Bank for International Settlements), teve como objetivo estabelecer (A) condies para a aplicao de tarifas alfandegria (B) normas prudenciais para as instituies financeira (C) limites para a poltica cambial dos pases (D) polticas macroeconmicas coordenadas entre os diversos pases (E) restries s exportaes de servios Cesgranrio, Transpetro, 2011.

52) Os chamados Acordos de Basileia, firmados com apoio do Banco Internacional de Compensaes (BIS), (A) estabelecem um imposto sobre o movimento internacional de capitais financeiros. (B) regulam o financiamento pelo BIS do superavit em conta-corrente dos pases membros. (C) contm resolues sobre os requisitos de capital mnimo para os bancos internacionais. (D) determinam a reduo paulatina das tarifas alfandegrias aplicadas pelos pases. (E) visam a aumentar o volume de transaes internacionais nos balanos de servios. Cesgranrio, Petrobrs, 2012.

54) O Acordo de Basilia II, relativo regulamentao prudencial do sistema financeiro, prope uma alocao especfica de capital para a cobertura do risco operacional dos bancos. Sobre o risco operacional, pode-se afirmar que (A) decorre da possibilidade de perdas devido a falhas humanas, nos computadores, nos processo internos, ou a fraudes. (B) decorre dos descasamentos entre os pagamentos e os recebimentos, em conseqncia dos diferentes prazos de liquidao. (C) decorre das operaes de crdito, como compra de ttulos pblicos e de debntures. (D) o risco tpico das operaes compromissadas posio financiada. (E) conseqncia das variaes inesperadas das taxas de cmbio, afetando o resultado das operaes cambiais. Cesgranrio, BNDES, 2008.

53) Um aspecto importante da regulao prudencial dos bancos, consagrado no Acordo de Basileia, de 1988, (A) controlar a composio dos passivos bancrios, no sentido de diversificao das fontes de recursos. (B) garantir a liquidez do sistema bancrio, atravs de depsitos compulsrios no Banco Central.

55) O processo de globalizao financeira aumenta a exposio do sistema financeiro internacional especulao desestabilizadora e manipulao, e exige medidas fiscalizadoras e regulatrias de abrangncia global. O Novo Acordo de Basilia (Basilia II), decorrente desta necessidade, NO enfatiza (A) a atuao dos bancos centrais como emprestadores de ltima instncia. (B) a transparncia das instituies financeiras, em termos de fornecimento de dados e informaes. (C) as necessidades mnimas de capital para cobrir os riscos. (D) o desenvolvimento de processos internos nas instituies financeiras para avaliar e gerenciar corretamente os riscos. (E) os gastos de capital com o risco operacional, ou seja, risco decorrente das possveis perdas devido s panes dos computadores, falhas humanas, etc.

Cesgranrio, Petrobrs, 2008. OMC 56) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) uma instituio internacional multilateral, sediada em Genebra, com muitos pases membros, inclusive o Brasil, os quais comerciam entre si. Essa organizao exerce diversas funes, dentre as quais, (A) manter um grande banco de dados com medidas e estatsticas sobre o comrcio internacional. (B) estabelecer direitos trabalhistas mnimos a serem respeitados pelos pases membros. (C) estabelecer controles de dano ambiental mnimos a serem respeitados pelos pases membros. (D) aprovar previamente as polticas cambiais de seus pases membros. (E) criar e administrar mecanismos de fiscalizao do comrcio internacional ilegal (contrabando). Cesgranrio, BNDES, 2013. PAISES EMERGENTES 57) Em termos de relaes internacionais e protecionismo, os pases em desenvolvimento, como o Brasil, tm interesse prioritrio de (A) negociar a reduo para 30% do nvel mdio tarifrio aplicado pelos pases desenvolvidos s suas importaes no agrcolas. (B) aumentar as tarifas que aplicam importao de todos os bens de capital, para explorar as vantagens comparativas dinmicas. (C) melhorar as condies de acesso ao conhecimento e propriedade intelectual, negociando com os pases desenvolvidos no mbito da OMPI (Organizao Mundial da Propriedade Intelectual). (D) negociar a manuteno do escalonamento tarifrio aplicado pelos pases desenvolvidos ou seja, aumento do percentual da tarifa quando aumenta o valor adicionado no exterior ao produto importado. (E) negociar na OMC (Organizao Mundial do Comrcio) a manuteno dos subsdios agricultura dos pases desenvolvidos, aumentando a produo de alimentos no mundo. Cesgranrio, BNDES, 2008. 58) O papel dos chamados pases emergentes (BRICs = Brasil + Rssia + ndia + China) na economia mundial tem aumentado nos ltimos 15 anos. Nesse perodo, as economias dos BRICs apresentaram caractersticas marcantes comuns, dentre as quais um(a) (A) aumento do coeficiente de Gini, medidor da concentrao na distribuio de renda. (B) taxa mdia de crescimento da renda real per capita de, no mnimo, 6% ao ano. (C) taxa de poupana como percentual da renda de, no mnimo, 30%. (D) presena marcante dos bancos pblicos na concesso e direcionamento de crdito. (E) absoro de poupana externa com contnuos deficit em conta-corrente. Cesgranrio, BNDES, 2013.

59) Sobre o modelo de desenvolvimento econmico adotado pela Coreia do Sul, nos ltimos 40 anos, considere as afirmativas abaixo. IA formao educacional e a qualifi cao da mo de obra so prioridades na Coreia do Sul. IIA Coreia do Sul exporta produtos agrcolas produzidos em grande escala. IIIA Coreia do Sul investiu na exportao de manufaturados de crescente sofisticao tecnolgica. IVNa Coreia do Sul, h reduo contnua da relao: importaes produto interno bruto. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I e III (B) II e IV (C) I, II e III (D) I, III e IV (E) II, III e IV Cesgranrio, BNDES, 2013.

60) Qual das polticas industriais ocorreu em alguma das economias denominadas quatro Tigres Asiticos entre 1960 e 1990? (A) Taiwan incentivou a formao de grandes conglomerados industriais que foram cruciais para que o pas atingisse altas taxas de crescimento. (B) A China incentivou fortemente o crescimento do setor de eletrnicos atravs do uso de mo de obra muito barata. (C) A Coreia do Sul implementou uma poltica a fim de promover a indstria qumica e a

automobilstica que, por ter apresentado um alto custo, no atingiu seu objetivo. (D) Os pases adotaram um modelo de industrializao voltado para a exportao, que acabou fracassando. (E) O crescimento econmico de todos os pases do grupo dos Tigres Asiticos, que no adotaram uma poltica industrial explcita, ficou estagnado. Cesgranrio, Petrobrs, 2011. BLOCOS ECONMICOS 61) Em relao ao crescimento e desenvolvimento econmico correto afirmar: (A) Livre comrcio e cmbio fixo so as principais regras adotadas pelos pases integrantes do MERCOSUL. (B) Antes da crise econmica atual, os blocos econmicos procuravam criar fortes barreiras protecionistas uns em relao aos outros. (C) Pases integrantes da Unio Europia tm de ter sua poltica monetria alinhada, j que tm uma moeda comum. (D) NAFTA o bloco comercial dos pases industrializados consumidores de petrleo e seus derivados. (E) O principal objetivo dos pases membros da OPEP cooperar no desenvolvimento de tecnologias que reduzam o custo de prospeco e extrao de petrleo. Infraero, Economista, FCC, 2009.

63) Entre os objetivos do NAFTA (Tratado NorteAmericano de Livre Comrcio), possvel citar a eliminao das barreiras comerciais entre os pases-membros, a promoo da concorrncia e o aumento das oportunidades de investimentos, em sua rea de atuao. 64) O MERCOSUL constitui um exemplo de mercado comum, em que as polticas econmicas so independentes. ECT, Cespe, 2011.

62) A adeso ao mercado comum do sul implica para os pases membros (A) Harmonizao das polticas macroeconmicas (B) Tarifa externa comum, respeitada a lista de excees (C) Manuteno sine die das tarifas no comrcio intrazona (D) Livre circulao de bens e servios, mas no de fatores de produo (E) Taxas de cambio convergentes FCC, MPU, 2007.

65) Acerca do MERCOSUL, assinale a opo correta. (A) Um grave problema no MERCOSUL a coordenao das polticas econmicas e as dificuldades que medidas unilaterais causam sobre os demais pases, motivo que prejudicou o relacionamento bilateral entre Brasil e Argentina (B) O Conselho do MERCOSUL, como no caso europeu, um rgo supranacional capaz de definir as polticas dos pases membros. (C) As metas para formao do MERCOSUL foram estabelecidas no Tratado de Assuno, em 1991, do qual participaram Brasil, Argentina Paraguai e Uruguai. (D) Uma das fases de implantao do MERCOSUL, a que corresponde ao perodo desde o Cronograma de Las Leas at a Reunio de Colnia, caracterizada pela preocupaotcnica para implantar as diretrizes do referido cronograma. (E) Para maior rapidez nas aprovaes das normas que implementam o processo de integrao, as instituies que permitem o funcionamento do MERCOSUL criaram a Comisso Parlamentar Conjunta. Cespe, TJ/RO, 2012.

O estudo da economia internacional, incluindo-se a a anlise dos blocos econmicos e do processo de globalizao econmica, crucial compreenso das economias de mercado, em um mundo interconectado. Com base nessa anlise, julgue os itens seguintes.

66) Assinale a opo correta, a respeito das relaes comerciais e financeiras do Brasil com outros pases. (A) Apesar da importncia da China no comrcio internacional, o Brasil ainda no conseguiu ter aquele pas como um importante destino de suas exportaes. (B) Associao Latino-Americana de Livre Comrcio (ALALC) tem o objetivo de estabelecer o livre comrcio entre os pases da Amrica Latina, por intermdio de um acordo de eliminao de barreiras comerciais firmado em 1988. (C) A Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) foi um acordo firmado

em 1960, mas sofreu os obstculos do desenvolvimento da maior parte dos pases latino americanos. (D) Sob a ALADI, firmou-se um acordo de eliminao de barreiras comerciais e de criao de uma tarifa externa comum entre o Brasil e a Argentina. (E) Uma mudana importante nas relaes comerciais brasileiras com outros pases foi a criao do MERCOSUL. Entretanto, esse acordo no dinamizou as relaes comerciais entre Brasil e Argentina. Cespe, TJ/RO, 2012.

67) Acerca de blocos econmicos, acordos internacionais e retaliaes, assinale a opo correta. (A) O Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA) uma rea de livre comrcio, pois os pases envolvidos tm tratamento diferenciado, em relao s tarifas de importao, somente entre eles. (B) Nas reas de livre comrcio, os pases integrantes de cada bloco econmico estabelecem, entre eles, tarifas de importao com alquotas zero e, em relao a terceiros, tarifas comuns. (C) Em uma unio aduaneira, os pases envolvidos, alm de terem alquotas diferenciadas entre eles, estabelecem alquotas comuns frente a terceiros. (D) Nos acordos preferenciais de comrcio, os pases envolvidos estabelecem tarifas comuns aos produtos oriundos de terceiros. (E) O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) considerado um mercado comum por possuir tarifa externa comum e livre circulao dos fatores de produo. TJ/Al, Cespe, 2012.

comercial externa comum para os pases membros. (C) A Associao de Livre Comrcio das Amricas (ALCA) prev, inicialmente, a eliminao imediata de todas as tarifas e barreiras comerciais e, por essa razo, tem encontrado resistncias substanciais nas populaes dos pases-membros. (D) As zonas de livre comrcio incluem a livre circulao de bens e servios, assim como o estabelecimento de uma tarifa comum para os pases no-membros. (E) O objetivo da Associao das Naes do Sudeste Asitico (ASEAN) acelerar o crescimento econmico, o progresso social e o desenvolvimento cultural dos pasesmembros. Cespe, INPI, 2006.

69) Considere I. certificado de origem II. tarifa externa comum III. livre mobilidade de mo-de-obra IV. livre mobilidade de mercadorias Os conceitos relacionados acima esto presentes, respectivamente, em um (uma) (A) mercado comum, rea de livre comrcio, unio alfandegria e unio aduaneira. (B) unio alfandegria, rea de livre comrcio, mercado comum e unio aduaneira. (C) rea de livre comrcio, unio alfandegria, mercado comum e unio aduaneira. (D) mercado comum, unio aduaneira, rea de livre comrcio e unio alfandegria. (E) unio alfandegria, unio aduaneira, rea de livre comrcio e mercado comum. ESAF, MPU, 2004.

68) A globalizao do espao econmico e o surgimento de blocos econmicos tornam importante o entendimento das instituies que regem as relaes econmicas entre pases. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. (A) O MERCOSUL constitui uma unio econmica, pois, alm de adotar uma tarifa externa comum, permite a livre circulao de bens e servios, no comrcio intrarregional. (B) O North American Free Trade Agreement (NAFTA), alm de estabelecer uma zona de livre comrcio e promover a competio dentro dessa rea, impe uma poltica

Com relao s negociaes comerciais regionais, julgue os itens que se seguem. 70) Diferentemente das negociaes no mbito da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), excluem-se temas relacionados propriedade intelectual das negociaes entre o MERCOSUL e a Unio Europeia. 71) ndia e Egito so os nicos parceiros que no participam da Associao Latino-Americana de Integrao com os quais o MERCOSUL assinou acordos comerciais. 72) Um dos principais resultados da Cpula de San Juan, realizada em agosto de 2010, foi a aprovao do Cdigo Aduaneiro do MERCOSUL, ferramenta fundamental para a plena operao da Unio Aduaneira, visto

possibilitar a uniformizao das normas e dos procedimentos aduaneiros seguidos no interior do bloco. 73) O Protocolo de Contrataes Pblicas, em vigor desde o incio de 2011, assegura s empresas do MERCOSUL tratamento nacional, no discriminatrio e preferencial em relao a fornecedores de fora do bloco nas licitaes realizadas pelos governos dos Estados integrantes. 74) O Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA) impossibilitou a negociao de acordos comerciais exclusivamente com um dos pases signatrios do acordo, sendo obrigatria, portanto, a incluso dos demais pases em qualquer negociao. 75) O Protocolo de Colnia para a Promoo e Proteo Recproca de Investimentos no MERCOSUL, assinado em 1994, nunca vigorou, privando os pases integrantes do MERCOSUL de qualquer acordo intrabloco sobre investimentos. Cespe, TJ/ES, 2011 GLOBALIZAO E ECONOMIA INTERNACIONAL: VARIADOS 76) O comrcio entre pases constitui um tpico significativo da anlise econmica. Acerca desse tpico, assinale a opo correta. (A) A imposio de tarifas, alm de elevar o preo relativo das importaes, conduz retrao dos setores econmicos relativamente ineficientes. (B) O comrcio entre pases, de padres de vida distintos, ser vantajoso para ambos, na medida em que os preos relativos (termos de troca) entre essas naes so diferentes, deixando pois, de s-lo uma vez que se estabelea uma relao de preos comum aos dois pases. (C) Os desequilbrios da balana comercial tendem a aumentar nos perodos de recesso em razo da reduo do nvel de atividade econmica, que leva contrao das exportaes lquidas da economia. (D) A fixao de quotas importao de produtos txteis provenientes da China particularmente eficaz para conter os deficits do balano comercial porque reduz a demanda de reais. (E) A ideia de que a globalizao financeira favorece o financiamento do crescimento econmico contrabalanada pelo fato de que parte dos recursos viabilizados pela globalizao envolve investimentos em

carteira, cujo prazo e volatilidade no se adequam s exigncias em capital do processo de crescimento. Cespe, TCE/AC, 2009.

77) A respeito da anlise de mercado de cmbio, fundamental para o estudo da economia internacional, assinale a opo correta. (A) Um sistema de flutuao administrada (managed float) permite que determinados pases recusem a apreciao de suas moedas, mesmo em presena de um montante substancial e crescente de reservas internacionais. (B) No longo prazo, a imposio de quotas e tarifas sobre as importaes de produtos txteis, ao reduzir as importaes desses produtos, contribui para depreciar a moeda nacional e reduzir o deficit externo. (C) De acordo com o sistema de Bretton Woods, a conciliao entre os equilbrios interno e externo das economias se fazia mediante a flutuao das taxas de cmbio dessas economias em relao ao dlar norteamericano. (D) Ceteris paribus, uma reduo das taxas de juros no Brasil torna os investimentos no pas mais rentveis e desloca a demanda de reais para cima e para a direita. (E) Em regime de taxas de cmbio fixas, a manuteno de determinada taxa de cmbio requer ajustamentos na oferta de moeda nacional. Cespe, INPI, 2006.

78) Ainda com relao ao comrcio internacional, assinale a opo correta. (A) A Despesas dos residentes no Brasil, relacionadas com viagens internacionais, aluguel de equipamentos, seguros, royalties e licenas so contabilizadas a dbito na balana comercial brasileira. (B) B Entre os argumentos a favor da adoo de taxas de cmbio flutuantes, cita-se o fato de que, mesmo na ausncia de uma poltica monetria ativa, o ajuste mais rpido das taxas de cmbio, determinadas no mercado, ajudaria a equilibrar a demanda agregada, funcionando, pois, como estabilizador automtico. (C) C Polticas protecionistas implementadas por meio de quotas e outras restries ao comrcio direcionam os recursos produtivos para os setores econmicos relativamente

mais eficientes e, portanto, expandem a fronteira de possibilidades da economia. (D) D A imposio de tarifas protege os trabalhadores domsticos porque expande o emprego nos setores que competem com as importaes, contribuindo, assim, para aumentar o nvel de bem-estar no conjunto da economia. Cespe, PCPA, 2007.

Cespe, PCPA, 2007.

79) No modelo cannico de crise cambial, tal como desenvolvido por Krugman, Flood e Garber, assumido que: (A) o estoque de reservas garantido pelo FMI. (B) o governo tem deficit pblico financiado com a emisso de moeda. (C) o governo tem deficit pblico financiado com a emisso de ttulos. (D) a taxa de cmbio flutuante. (E) a poltica monetria contracionista. Cesgranrio, Petrobrs, 2005.

80) A globalizao do espao econmico e o surgimento de blocos econmicos tornam importante o entendimento das instituies que regem as relaes econmicas entre pases. A esse respeito, assinale a opo correta. (A) O Fundo Monetrio Internacional (FMI), alm de emprestar recursos aos pases com problemas no balano de pagamento, tambm prov assistncia tcnica e financiamento temporrio implementao de polticas que visam corrigir os referidos problemas. (B) Recentemente, a busca por acordos de livre comrcio bilaterais por muitos pases devese ao rpido avano das negociaes no mbito da Organizao Mundial do Comrcio, no intuito de liberalizar o comrcio multilateral. (C) Nas reas de livre comrcio, alm da iseno das tarifas sobre os produtos comercializados entre os pases membros, incluise tambm a criao de regras comuns para o comrcio com pases exteriores ao bloco bem como a unificao das economias e do padro monetrio. (D) As elevadas taxas de juros, que prevalecem nos pases avanados, estimulam os investidores dos pases emergentes a aplicar seus recursos no mercado de capital global, contribuindo, assim, para agravar os problemas de balano de pagamentos que assolam esses pases.

81) Assinale a alternativa correta. (A) O Modelo de Dois Hiatos oferece uma explicao adequada para a menor taxa de crescimento econmico que o Brasil dever apresentar em 2011, comparativamente a 2010. (B) A participao do Brasil no Mercosul tem proporcionado expressivos ganhos comerciais em funo da adoo do livre comrcio e do cmbio fixo entre os pasesmembros. (C) O crescimento econmico, de acordo com o Modelo de Dois Hiatos, poder ser limitado pela poupana interna e pela disponibilidade de divisas. (D) Os blocos econmicos, na atual fase de globalizao da economia, adotam como principal estratgia de sobrevivncia a criao de barreiras comerciais uns em relao aos outros. (E) As principais diretrizes do chamado Consenso de Washington tinham como arcabouo terico uma estratgia de crescimento baseada exclusivamente no mercado interno, reforando assim o protecionismo econmico. FCC, Infraero, 2011.

A globalizao da economia mundial torna particularmente importante a anlise dos princpios que norteiam as relaes econmicas entre pases. Utilizando conceitos da economia internacional, julgue os itens que se seguem. 82) De acordo com o conceito de liquidez internacional, o resultado do balano de pagamentos , por definio, igual variao das reservas internacionais. 83) Polticas protecionistas baseiam-se nas vantagens comparativas e, nesse sentido, contrapem-se s polticas de substituio de importaes. 84) Recentemente, a apreciao do real em relao ao dlar, ao encorajar o turismo no exterior em detrimento das viagens no Brasil, reduziu as exportaes lquidas do Brasil e contribuiu, assim, para deteriorar a conta de transaes correntes do balano de pagamentos brasileiro. 85) Em face do crescimento da penetrao de produtos chineses no mercado brasileiro, a imposio de tarifas importao e de outras restries ao comrcio, alm de proteger o mercado de trabalho domstico, aumenta os

ganhos decorrentes do comrcio externo para os brasileiros. 86) Em regimes de cmbio fixo, uma expanso da produo domstica requer o aumento da oferta de moeda, para equilibrar-se o mercado de ativos estrangeiros e, assim, manter-se constante a taxa de cmbio. 87) O acordo de Bretton Woods, que consagrou o dlar como a nica moeda conversvel em uma taxa fixa em relao ao ouro, constitui um referencial para o sistema monetrio internacional porque introduziu um conjunto de regras e uma administrao coletiva para se garantir o acesso de estados nacionais a crditos temporrios para equilibrar a balana de pagamentos. Cespe, MP/TO, 2006.

A globalizao da economia mundial torna particularmente importante o estudo da economia internacional, que analisa os princpios fundamentais que norteiam as relaes econmicas entre pases. Utilizando os conceitos essenciais dessa teoria, julgue os itens seguintes. 88) A imposio de tarifas elevadas sobre os produtos industriais expande a produo urbana domstica, porm, no afeta a renda e as condies de vida no setor agrcola. 89) Quando um brasileiro, residente no Japo, remete fundos para os seus familiares no Brasil, essa transao contabilizada no balano de pagamentos brasileiro como uma transferncia unilateral. 90) Na Amrica Latina, o processo de integrao econmica, desenvolvido no mbito do MERCOSUL, ao garantir a livre circulao de bens, servios e fatores de produo entre os pases membros, e fixar uma tarifa alfandegria externa comum, constitui um exemplo clssico de unio econmica e monetria, em que a poltica monetria tambm unificada. 91) O Bird, mais conhecido como Banco Mundial, foi criado em 1945 e tem como objetivo promover o desenvolvimento econmico de longo prazo dos pases-membros, incluindo o financiamento de projetos de infra-estrutura, como a construo de estradas e a melhoria no abastecimento de gua. Cespe, MDS, 2006.

entender a evoluo da economia, julgue os itens que se seguem 92) Argumentos a favor do protecionismo incluem a proteo indstria nascente, a preservao da segurana nacional, a defesa dos postos de trabalho domsticos, bem como a reduo dos preos pagos pelos consumidores locais. 93) Em um regime de cmbio flexvel, taxas de juros mais elevadas no Brasil do que nos Estados Unidos da Amrica conduziro apreciao do real frente moeda norteamericana. 94) Uma nao pode financiar seu dficit em contacorrente mediante a compra de ativos ou por meio da concesso de emprstimos no mercado internacional. 95) O Fundo Monetrio Internacional, institudo para desenvolver a cooperao monetria entre pases-membros, visa, ainda, promover a estabilidade das taxas de cmbio e incentivar o crescimento da atividade econmica e do emprego. TCE/AC, Cespe, 2006.

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Considerando esse estudo, julgue os itens seguintes. 96) Se, em determinado pas, existe dficit em conta-corrente, isso significa que, para esse pas, o montante de divisas arrecadado com as exportaes inferior ao exigido para financiar suas importaes e transferncias unilaterais lquidas. 97) O financiamento do dficit pblico por meio de emprstimos junto ao setor privado conduz depreciao da moeda nacional e ao aumento das taxas de juros e, desse modo, contribui para expandir o dficit em conta-corrente. Cespe, Cnpq, 2004.

Considerando que a globalizao do espao econmico torna o exame das questes de economia internacional particularmente importante para

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Acerca dessa teoria, julgue os itens subseqentes. 98) As despesas dos turistas alemes que visitam a Amaznia, atrados pela depreciao do real frente ao euro, so contabilizadas na contacorrente brasileira como dbito e na conta equivalente alem como crdito. 99) Entre as principais fontes do comrcio exterior podem-se citar as vantagens absolutas, expressas por meio de diferenas nos custos de

produo, que os pases detm na produo de alguns bens e servios. 100) Um aumento do preo da moeda norteamericana, mensurado em R$/US$, no Brasil, corresponde a uma apreciao do real e, portanto, contribui para aumentar o dficit brasileiro em conta-corrente. 101) De acordo com a hiptese dos dficits gmeos (twin deficits), o desequilbrio das contas pblicas, ao reduzir a poupana domstica, aumenta as taxas de juros e aprecia a moeda nacional, contribuindo, assim, para a existncia de dficits externos. Cespe, CER, 2004.

os bens produzidos dentro e fora da unio forem menores. Cespe, Embasa, 2009.

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Com relao aos conceitos referentes a economia e comrcio internacionais, julgue os itens que se seguem. 102) Os custos em termos de eficincia decorrente da imposio de tarifas a respeito dos produtos importados so tanto maiores quanto mais inelstica for a curva de oferta desses produtos, e quanto menor for a arrecadao do governo com esses impostos. 103) No modelo ricardiano das vantagens comparativas, uma nao beneficia-se do comrcio internacional mesmo que ela no seja competitiva em relao aos pases com os quais transaciona. 104) Supondo que uma mineradora atraia empresas estrangeiras para atender sua demanda, o montante investido por essas empresas no Brasil eleva o investimento direto externo, portanto esse montante ser contabilizado na conta financeira do balano de pagamentos. 105) A adoo de um regime de taxas de cmbio flutuante reduz a eficcia das polticas fiscais para expandir a demanda agregada, porque essas polticas tendem a elevar a taxa de juros e a apreciar a moeda domstica. 106) A clusula da nao mais favorecida, que constitui uma das regras exigidas pela Organizao Mundial do Comrcio, aplica-se a todos os tipos de acordo de integrao regional, incluindo-se a as reas de livre comrcio e os mercados comuns. 107) Os desvios de comrcio que ocorrem no mbito das unies aduaneiras so maiores nos casos em que a tarifa externa comum muito elevada e quando as diferenas de custos entre

Na atual fase de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional importante para o entendimento das relaes econmicas entre pases. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes. 108) As quotas importao, contrariamente s tarifas, no alteram o preo relativo entre os produtos domsticos e importados e, portanto, no afetam a distribuio de renda do pas que as impe. 109) A fixao de subsdios s exportaes conduzem a perdas de bem-estar, pois embora aumentem o excedente do produtor, provocam reduo maior no excedente do consumidor. 110) Blocos regionais como o MERCOSUL e o NAFTA so exemplos tpicos de unio econmica, na qual os pases membros, alm de eliminarem as tarifas entre eles, tambm unificam suas polticas econmicas. 111) As dificuldades encontradas nas negociaes para a liberalizao do comrcio multilateral no mbito da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), exemplificada pelo colapso das negociaes de Doha, tm conduzido busca por acordos de livre comrcio bilaterais, muito em voga nos ltimos anos. 112) A proviso de crdito a taxas preferenciais para financiar investimentos que viabilizem o crescimento de longo prazo das economias em desenvolvimento constitui uma das funes do Banco Mundial (BIRD). 113) Uma das vantagens associadas globalizao dos mercados de capitais o fato de que a internacionalizao crescente desses mercados permite que os residentes em outros pases possam mesclar vrios tipos de risco obtendo, assim, uma proteo mais elevada que aquela ofertada pelos mercados domsticos. Cespe, Seger/ES, 2008.

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Acerca de noes bsicas de economia internacional, julgue os itens a seguir. 114) Quando um turista brasileiro compra equipamentos eletrnicos japoneses em Tquio, essa transao registrada como um dbito no balano de transaes correntes do balano de pagamentos brasileiro.

115) Se as exportaes brasileiras, em um determinado perodo, forem superiores s importaes, ento o investimento estrangeiro lquido ser negativo, contribuindo assim para expandir a produo domstica. 116) Em mercados globalizados, um aumento no consumo de frutas tropicais brasileiras pelos norte-americanos aumenta a demanda de reais e, em regime de taxas de cmbio flutuantes, conduz a uma apreciao da moeda norteamericana frente ao real. 117) Pases que adotam um sistema de flutuao administrada (managed float) utilizam intervenes peridicas dos bancos centrais para impedir flutuaes excessivas de suas taxas de cmbio. Cespe, Prodepa, 2004.

temporria at que explorem as economias de escala para que possam, assim, concorrer com indstrias estabelecidas de outros pases. 124) Se dois pases tm uma igual dotao de recursos, o comrcio entre eles ser embasado unicamente nas vantagens absolutas, em vez de fundamentar-se nas vantagens comparativas. 125) O argumento utilizado por trabalhadores de uma indstria protegida por altas tarifas, de acordo com o qual o livre comrcio reduz a renda do trabalho, vlido para o conjunto dos agentes econmicos. 126) A imposio de restries ao comrcio reduz os nveis de bem-estar da economia porque essas restries so implementadas sob a forma de tarifas, em vez de quotas, consideradas mais eficientes. Cespe, Petrobrs, 2001.

Em um mundo globalizado, os tpicos abordados pela economia internacional so indispensveis para entender os fenmenos econmicos. Julgue os seguintes itens, que se referem economia internacional. 118) Quando cidados norte-americanos adquirem ou aumentam o controle sobre uma empresa no Brasil, essa transao contabilizada no balano de capitais do Brasil. 119) Diferenas nos custos de produo, bem como a existncia de economias de escala na produo, constituem bases importantes para a existncia de comrcio internacional entre os diferentes pases. 120) A lei do preo nico (law of one price) afirma que, em um mundo em que impera o livre-comrcio e no existem custos de transporte, as taxas de cmbio se ajustaro at que o custo de aquisio de uma dada cesta de bens se iguala em todos os mercados. 121) O problema encontrado em regimes com taxas de cmbio fixas a inexistncia de mecanismos para anular os excedentes do balano comercial Cespe,Sespa, 2004.

A globalizao do espao econmico torna o estudo da economia internacional crucial quando se deseja uma insero adequada no cenrio mundial. A esse respeito, julgue os itens seguintes. 122) Os ganhos potenciais do comrcio externo dependem dos custos relativos e no dos custos absolutos associados produo de bens e servios. 123) Segundo o argumento da indstria nascente, as novas indstrias necessitam de proteo

Com relao economia internacional, julgue os itens que se seguem. 127) A imposio de tarifas aumenta os preos pagos pelos consumidores no somente porque os preos dos produtos importados aumentam, mas tambm em razo da alta dos preos domsticos decorrente do declnio da concorrncia das importaes. 128) A restrio das importaes de produtos txteis chineses mediante o uso de quotas importao, por no modificar o preo desses produtos no mercado domstico, no altera os lucros das firmas que detm os direitos de import-los. 129) A ideia de que a globalizao financeira facilita o financiamento do crescimento de longo prazo da economia reforada pela volatilidade de capitais que caracteriza esse tipo de globalizao. 130) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC), exige que qualquer concesso tarifria recebida por determinada nao deve ter como contrapartida uma reduo tarifria similar por parte dessa nao. 131) O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), por eliminar tarifas quotas entre os pasesmembros e fixar um tarifa externa comum para os pases no signatrios do acordo, caracterizase como um mercado comum. Cespe, FUB, 2009.

economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Usando as noes bsicas dessa teoria, julgue os itens seguintes.

132) Os aumentos recentes das compras brasileiras de insumos para o setor de informtica, aparelhos de telefonia, txteis e brinquedos, provenientes da China, so contabilizadas no balano comercial do Brasil como dbitos, porm, no integram o balano brasileiro de transaes correntes. 133) A teoria das vantagens comparativas baseiase no custo de oportunidade da produo dos bens e, portanto, permite que mesmo os pases que no dispem de vantagens absolutas em um determinado bem possam comercializ-lo no mercado internacional. 134) O recente repique da inflao, no Brasil, contribui para apreciar o real em face das moedas estrangeiras Cespe, IEMA, 2007.

140) No modelo ricardiano das vantagens comparativas, o livre comrcio benfico somente quando o pas que se engaja nas trocas internacionais suficientemente forte para enfrentar a concorrncia externa e possui vantagem absoluta na produo de pelo menos uma mercadoria. 141) Em uma economia globalizada, taxas de juros elevadas em um pas, ceteris paribus, atrairo mais capital estrangeiro, provocando, assim, a apreciao da moeda nacional e a reduo das exportaes e do PIB. 142) O Fundo Monetrio Internacional permite que as naes menos avanadas possam financiar o seu desenvolvimento econmico por meio do acesso a emprstimos de longo prazo, contrados a taxas de juros inferiores quelas praticadas pelo sistema bancrio privado. CESPE, ANS, 2005.

As questes de economia internacional so cruciais compreenso das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa anlise, julgue os itens a seguir. 135) O modelo ricardiano das vantagens comparativas afirma que o comrcio internacional nefasto para um pas, se a remunerao da mo-de-obra utilizada na produo de bens comercializveis for inferior que prevalece no resto do mundo. 136) A imposio de restries ao comrcio, como tarifas e quotas, por beneficiar os produtores domsticos atualmente no setor que compete com as importaes, eleva, inequivocamente, os nveis de bem-estar da economia. 137) A queda das taxas de juros no Brasil, recentemente observada, reduz o diferencial de juros entre as taxas domsticas e as internacionais e, portanto, desloca a funo de exportaes lquidas para cima e para a direita. 138) O equilbrio no mercado de cmbio requer que a condio de paridade dos juros esteja satisfeita. Cespe, ANA, 2006.

Em um mundo globalizado, as questes de economia internacional so cruciais compreenso das economias de mercado. Com base nessa anlise, julgue os itens subseqentes. 143) Quando turistas brasileiros compram equipamentos eletrnicos no Panam, essas transaes devem ser registradas como dbito na conta de capital do balano de pagamentos brasileiro. 144) Em uma economia aberta caracterizada pela existncia de capacidade ociosa, um aumento das exportaes lquidas expandir a produo domstica, reduzindo, assim, as taxas de desemprego. 145) Taxas de cmbio flutuantes reduzem o efeito de mudanas nas taxas de juros sobre a demanda agregada, porque no induzem mudanas de curto prazo no cmbio e nos nveis de competitividade. Cespe, Governo do DF, 2004.

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Tendo como base as noes bsicas dessa teoria, julgue os itens a seguir. 139) As exportaes brasileiras de software e servios de informtica so registradas na balana de transaes correntes do Brasil como um crdito porque decorrem de venda de servios.

As questes de economia internacional so cruciais para a compreenso das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa anlise, julgue os itens subsequentes. 146) A compra de aes de empresas brasileiras, como a PETROBRAS e a Vale do Rio Doce, por investidores estrangeiros registrada na conta capital e financeira do balano de pagamentos do Brasil. 147) A diminuio do fluxo de capital externo direcionado ao Brasil no perodo atual, decorrente da maior averso ao risco no cenrio internacional, contribui para apreciar o real e

para reduzir as exportaes lquidas da economia brasileira. 148) Os limites especializao de um pas na produo de bens para os quais ele possui vantagens comparativas incluem as restries ao comrcio e a existncia de custos de oportunidade crescentes Cespe, Ibram, 2009.

Considerando a importncia da economia internacional para o funcionamento do setor externo, julgue os itens que se seguem. 149) Caso o Brasil estabelea uma tarifa provisria para cada par de calado importado da China, essa ao, alm de no beneficiar os produtores domsticos de calados, impor perdas aos consumidores e ao governo. 150) Em regime de taxas de cmbio flutuantes, aumentos do dficit pblico podem levar valorizao da moeda nacional e expandir o dficit (ou reduzir o supervit) em contacorrente. 151) Em presena de mobilidade de capital e taxas de cmbio fixas, a poltica monetria particularmente apropriada para promover a estabilizao da produo e dos preos. 152) Diferenas tanto na tecnologia como na oferta relativa de fatores de produo explicam as vantagens comparativas e os padres do comrcio internacional. Cespe, EBC, 2011.

157) A exemplo do que ocorre com a fixao de tarifas e cotas importao, o uso de polticas de subsdio s exportaes melhora os termos de troca em razo do aumento do preo das exportaes nos mercados externos. 158) Preferncias tarifrias acordadas entre os pases-membros podem, artificialmente, levar substituio de importaes de empresas eficientes situadas nos pases que no pertencem ao bloco regional por aquelas provenientes dos pases-membros, o que constitui um dos custos associados ao processo de integrao regional. 159) Acordos multilaterais supem tratamento diferenciado entre pases, contrariando, assim, a clusula da nao mais favorecida. 160) A internacionalizao e a integrao dos mercados financeiros bem como o aumento substancial do volume e da velocidade de circulao dos fluxos de recursos entre pases caracterizam o que se convencionou chamar de globalizao financeira. 161) A proviso de crditos em condies preferenciais aos pases mais pobres que no conseguiriam obter essas condies por meio dos mecanismos de mercado constitui uma das reas de atuao do Banco Mundial. Cespe, MTE, 2008.

A anlise das questes de economia internacional crucial compreenso das economias de mercado, em um mundo globalizado. Com base nessa anlise, julgue os itens a seguir. 153) As intervenes recentes do BACEN no mercado de cmbio para conter a alta do dlar so contabilizadas na contacorrente do balano de pagamentos brasileiro. 154) A teoria da paridade do poder de compra garante que a taxa de cmbio nominal se ajuste de modo a contrabalanar os efeitos de diferentes taxas de inflao em diferentes pases. 155) A recente desvalorizao do real conduz, inequivocamente, reduo da demanda agregada no Brasil. 156) A imposio de tarifas conduz a distores na produo e no consumo de uma dada mercadoria, porque, alm de induzir os produtores domsticos a produzirem mais desse bem do que seria eficiente, ela tambm restringe o seu consumo.

As questes de economia internacional so cruciais compreenso das economias de mercado, em um mundo globalizado. Com base nessa anlise, julgue os itens. 162) A imposio de quotas importao, embora no gere arrecadao de recursos fiscais, a exemplo das tarifas, cria uma quaserenda para os agentes econmicos que tm acesso s licenas de importao. 163) A possibilidade de que as preferncias acordadas para os pases-membros de determinado acordo comercial conduzam a desvios de comrcio de empresas mais eficientes localizadas fora do bloco regional para aquelas cujos custos sejam mais elevados, mas que so beneficiadas pelo fato de se situarem nos pases-membros, constitui um dos custos associados aos processos de integrao regional. 164) Os problemas associados volatilidade do capital internacional decorrente da globalizao financeira atingem, principalmente, os investimentos externos diretos e praticamente no afetam o investimento de porta-flio. 165) O Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT), administrado pela Organizao

Mundial do Comrcio, constitui um exemplo de acordo multilateral de comrcio. Cespe, MTE, 2008.

As questes de economia internacional so cruciais compreenso das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa anlise, julgue os itens a seguir. 166) As perdas em termos de bem-estar, decorrentes do aumento da tarifa de importaes de calados e de confeces daprovado recentemente pela Cmara de Comrcio Exterior (CAMEX), sero tanto maiores, quanto mais elsticas forem as curvas da demanda domstica para esses produtos. 167) Contrariamente utilizao de subsdios produo domstica, o uso de cotas de importao no altera o preo das mercadorias beneficiadas pela cota e, portanto, no gera ineficincia. 168) O acordo de complementao econmica referente ao setor automotivo, firmado entre o MERCOSUL e o Mxico, constitui um exemplo tpico de acordo bilateral de comrcio exterior que visa aumentar o acesso dos produtos dos pases membros a terceiros mercados. 169) O Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA, cujos pasesmembros so Canad, Mxico e EUA, envolve a livre circulao dos fatores de produo e a integrao de polticas fiscais e monetrias, caracterizando-se, pois, como uma unio econmica. 170) O tratamento especial e diferenciado para pases em desenvolvimento conflita com os princpios estabelecidos pela Organizao Mundial do Comrcio. Cespe, FUB, 2008

deve ser contabilizado como um crdito no balano comercial do Brasil. 173) Pases que crescem mais rapidamente tendem a ter desequilbrios no balano comercial, e esses desequilbrios sero tanto maiores quanto menor for a propenso marginal a importar dessas economias. 174) A fixao pela Unio Europia (UE) de quotas importao de carne de frango proveniente do Brasil restringe as importaes desse produto e conduz a um aumento do preo do frango nos pases membros da UE. 175) Uma queda das taxas de juros nos Estados Unidos da Amrica contribui para apreciar o dlar norte-americano, aumentando, assim, o deficit comercial desse pas. 176) Em um sistema de taxas de cmbio flutuantes, uma poltica fiscal expansionista eleva os juros e aprecia a moeda local, reduzindo, assim, as exportaes lquidas e o PIB da economia. 177) O fato de, na ausncia de custos de transporte e barreiras ao comrcio, um mesmo produto ser vendido por um preo semelhante em diferentes pases compatvel com a teoria da paridade do poder de compra. 178) Nas ltimas dcadas, o relaxamento dos controles de capitais em muitas naes levou o Sistema Financeiro Internacional no somente a uma maior internacionalizao e integrao dos mercados financeiros como tambm aumentou, substancialmente, o volume e a velocidade de circulao de recursos entre pases. 179) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) atua como provedor de liquidez internacional, mas esse fundo somente prov crdito, a taxas preferenciais, para investimentos que possibilitem o crescimento de longo prazo das economias em desenvolvimento. Cespe, Prefeitura de Rio Branco, 2007.

As questes de economia internacional so cruciais compreenso das economias de mercado em um mundo globalizado. A esse respeito, julgue os itens seguintes. 171) A compra recente da empresa americana Chaparral Steel pelo grupo siderrgico brasileiro Gerdau deve ser registrada na conta financeira do balano de pagamentos brasileiro como um dbito. 172) Quando executivos de uma empresa alem vo a So Paulo utilizando uma companhia area brasileira, o valor das passagens areas

Os argentinos, particularmente o ministro Domingos Cavallo, culparam o Brasil pela crise, o que no procedente. Por esse motivo, eles criaram uma srie de dificuldades para a importao de produtos brasileiros. As atitudes argentinas, tais como salvaguardas, moratria, desvalorizao do peso argentino, entre outras, puseram em cheque a existncia do MERCOSUL. Ocorre que o Brasil tem interesse em manter comrcio com esse pas, motivo por que o Governo brasileiro tratou o assunto com mais prudncia. Lourival SantAnna (OESP, de 17/7/2001) mostra que, se a Argentina criar uma situao negativa para o Brasil, haver queda do real em relao ao dlar. Isso trar como

conseqncia maior competitividade aos produtos brasileiros na Argentina, o que prejudicar ainda mais a economia argentina. Entretanto, o Brasil teve alguns sucessos em 2001, tais como superavit na balana comercial, xito no racionamento de energia eltrica e aumento da arrecadao tributria. Conseqentemente, o risco brasileiro caiu, enquanto o da Argentina subiu. Jayme de Mariz Maia. Economia internacional e comrcio exterior 8. ed., cap. 13, So Paulo: tila, 2003, p. 151 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia, julgue os itens subseqentes. 180) A desvalorizao do real pelo governo brasileiro tornou os produtos brasileiros menos competitivos na Argentina. 181) Conforme as normas internacionais de comrcio, salvaguardas podem ser utilizadas como precauo reservada aos pases-membros de um acordo ou tratado, quando necessrio, em defesa de um setor especfico da economia. 182) A desvalorizao do peso argentino com relao ao dlar, e sem a respectiva desvalorizao do real, implica que o Brasil precisa de menos reais brasileiros para comprar um peso argentino. 183) Uma desvalorizao cambial um instrumento eficaz para proteger a indstria nacional. 184) O superavit na balana comercial implica em sucesso no balano de pagamentos de um pas. 185) O saldo do balano de pagamentos de um pas revela se houve aumento ou reduo das reservas internacionais desse pas. 186) O MERCOSUL, teoricamente, uma unio aduaneira e no um mercado comum. 187) Uma unio aduaneira pressupe a existncia de uma alquota tarifria comum a ser praticada somente entre os pases-membros dessa unio. 188) Teoricamente, se uma poltica de cmbio fixo, como a da Argentina, for praticada por um longo perodo, o pas tende a perder o controle de sua poltica monetria. 189) Na situao descrita no texto, o ndice de risco-pas da Argentina deveria ter atrado investimentos estrangeiros para este pas. Cespe, Codeba, 2006. Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Considerando essa teoria, julgue os itens que se seguem. 190) As transferncias unilaterais, como a doao de bens para os refugiados afegos, ainda no

Paquisto, so contabilizadas na conta corrente do balano de pagamentos do pas doador. 191) O argumento da indstria nascente, usado para justificar a adoo de medidas protecionistas, que esse tipo de indstria deve ser beneficiado por tarifas elevadas e(ou) quotas at conseguirem desenvolver eficincia tecnolgica e economias de escala que lhes permitam competir no mercado internacional. 192) Sob o sistema de taxas de cmbio flutuante, quando um pas apresenta um deficit no balano de pagamentos, a melhor forma de se corrigir esse deficit a valorizao da moeda nacional. 193) Em regime de taxas de cmbio fixas, as autoridades monetrias mantm uma determinada taxa de cmbio fixando a oferta de moeda. 194) Os acordos de Bretton Woods estabeleceram um sistema de taxas de cmbio fixas, garantidos pelos Direitos Especiais de Saque (DES), junto ao Fundo Monetrio Internacional (FMI). Cespe, CEEE, 2005.

Na fase atual de globalizao do espao econmico, o estudo da economia internacional crucial para uma insero adequada no cenrio mundial. Com base nessa teoria, julgue os itens a seguir. 195) Quando os custos de produo relativos entre pases so diferentes, de acordo com a teoria ricardiana das vantagens comparativas, os ganhos do comrcio decorrem da especializao, em cada pas, na produo do bem cujo custo de oportunidade mais baixo que nos demais pases. 196) Quando um turista brasileiro utiliza seu carto de crdito para fazer compras em uma loja de departamentos norte-americana em Nova Iorque, no balano de pagamentos brasileiro, essa transao deve ser simultaneamente registrada como um dbito na conta corrente e como um crdito na conta de capital. 197) Polticas protecionistas, ao reduzirem as importaes, conduzem, necessariamente, depreciao da moeda nacional. 198) Se determinado pas adotar um regime de taxas de cmbio fixas, suas reservas internacionais sempre podero ser preservadas, independentemente do desempenho das contas pblicas desse pas. Cespe, Prefeitura de Boa Vista, 2004.

Em um mundo globalizado, os tpicos abordados pela economia internacional so indispensveis para

entender os fenmenos econmicos. Julgue os seguintes itens, que se referem economia internacional. 199) Quando cidados norte-americanos adquirem ou aumentam o controle sobre uma empresa no Brasil, essa transao contabilizada no balano de capitais do Brasil. 200) Diferenas nos custos de produo, bem como a existncia de economias de escala na produo, constituem bases importantes para a existncia de comrcio internacional entre os diferentes pases. 201) A lei do preo nico (law of one price) afirma que, em um mundo em que impera o livre-comrcio e no existem custos de transporte, as taxas de cmbio se ajustaro at que o custo de aquisio de uma dada cesta de bens se iguala em todos os mercados. 202) O problema encontrado em regimes com taxas de cmbio fixas a inexistncia de mecanismos para anular os excedentes do balano comercial. Cespe, Funcap, 2004.

208) Uma desvalorizao do real deslocar a curva LM para baixo e para a direita, provocando, assim, o aumento das exportaes lquidas e da produo. 209) Em uma economia aberta, que opera sob o regime de taxas de cmbio fixas, polticas expansionistas de gastos pblicos sero ineficazes para elevar a produo porque o aumento do deficit pblico ser contrabalanado por uma reduo das exportaes lquidas. 210) No sistema de taxas de cmbio flutuante, as polticas fiscais e monetrias podem determinar uma combinao de nvel de renda e taxa de juros compatveis com uma taxa de cmbio que assegure o equilbrio externo, desde que haja mobilidade perfeita do capital. 211) Na Unio Europia, a fixao de preos mnimos para a produo agrcola, concomitantemente com a adoo de subsdios para a exportao da produo excedente, constitui um exemplo tpico de poltica comercial que privilegia os produtores em detrimento dos consumidores. Cespe, Inmetro, 2007.

O estudo da economia internacional crucial para a insero do Brasil no cenrio mundial globalizado. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 203) As doaes feitas pelo governo brasileiro aos desabrigados iranianos por ocasio do ltimo terremoto no Ir so contabilizadas como dbito no balano de capital do Brasil. 204) Em termos de bem-estar, a perda implicada por uma tarifa ser tanto maior quanto mais elstica for a curva de demanda domstica do bem em questo. 205) Um aumento das taxas de juros no Brasil, ao atrair capital estrangeiro procura de melhores oportunidades de investimento, desloca a oferta de reais para cima e para a direita. 206) No curto prazo, perodos de expanso econmica tendem a expandir o deficit da balana comercial. Cespe, FSCMP, 2004.

globalizao da economia mundial hoje um fato incontestvel e deve ser levada em conta na tomada de decises referentes s questes econmicas. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens. 212) Apesar de o Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio (NAFTA) acordo trilateral entre os Estados Unidos da Amrica, o Canad e o Mxico envolver a eliminao progressiva das tarifas entre os pases-membros, esse acordo no contempla a reduo das barreiras no-tarifrias, tais como quotas e subsdios ao comrcio externo. 213) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) atua como um frum para discutir e resolver disputas e pendncias comerciais entre os pases-membros, porm no dispe de poderes para agir como administrador dos acordos comerciais entre essas naes. Cespe, Inmetro, 2007.

Ainda no tocante economia internacional, incluindo aspectos das finanas internacionais, julgue os itens subseqentes. 207) O fato de que um aumento substancial das exportaes brasileiras de caf produto do qual o pas detm parcela importante do mercado mundial conduza a redues do preo mundial desse produto consistente com a tese do crescimento empobrecedor.

A crescente globalizao do espao econmico faz que as economias domsticas sejam cada vez mais influenciadas pelos cenrios internacionais, incluindo-se os referentes aos movimentos de bens e servios e dos fluxos financeiros. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. 214) As perdas relativas a bem-estar decorrentes da imposio de uma tarifa sobre produtos

importados sero tanto maiores quanto mais inelstica for a curva de demanda por esses produtos. 215) A eliminao das quotas restritivas que os EUA impunham a diversos pases, no mbito do acordo sobre txteis e vesturio (ATV) da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), no provocou impactos alocativos e redistributivos nesses pases porque a remoo dessas quotas no alterou o preo de mercado desses produtos. 216) A volatilidade do investimento internacional altera os padres de comrcio exterior, por meio da taxa de cmbio, porque variaes dessa taxa alteram o balano comercial, exigindo, assim, mudanas compensatrias nas polticas monetrias, fiscais e creditcias dos pases afetados. 217) A integrao regional, alm de possibilitar a explorao dos ganhos de escala na produo, permite tambm a reduo das rendas noprodutivas decorrentes da ausncia de competio nos pases membros. 218) Mercados comuns so acordos econmicos em que os pases membros eliminam barreiras tarifrias entre si, porm impem uma tarifa externa comum aos pases que no participam desse mercado comum. 219) A OMC administra acordos multilaterais de comrcio, como o acordo TRIPS, que engloba os aspectos de direitos de propriedade intelectual relativos ao comrcio, e o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT). Cespe, TJ/CE, 2008.

externo, ao reduzir as importaes desses produtos. (E) No sistema do padro-ouro, mecanismos automticos asseguravam, por meio da entrada e da sada de ouro, tanto o equilbrio externo quanto o equilbrio interno para os pases participantes Cespe, Chesf, 2002.

220) Considerando os conceitos bsicos da economia internacional, assinale a opo correta. (A) Quando brasileiros compram aes de companhias norte-americanas, essa transao registrada no balano de pagamentos brasileiro como um dbito na conta de capital. (B) Um aumento das taxas de juros, no Brasil, reduz os investimentos produtivos e a demanda agregada, provocando, assim, uma depreciao do Real. (C) No modelo ricardiano das vantagens comparativas, o papel desempenhado pelas economias de escala na produo fundamental para que as razes do comrcio entre pases sejam compreendidas. (D) No longo prazo, a imposio de quotas e tarifas sobre as importaes de produtos txteis contribui para reduzir o dficit

Os problemas relacionados com a economia internacional, que j eram importantes no cenrio globalizado, tornaram-se vitais para a sobrevivncia econmica de todos os pases que enfrentam uma crise sem precedentes em seus sistemas financeiros. A respeito desse assunto, julgue os prximos itens. 221) Atualmente, de acordo com metodologia recomendada pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI), os movimentos de capitais passaram a ser demonstrados no balano de pagamentos em duas contas distintas, que separam as transferncias de patrimnio das movimentaes meramente financeiras. 222) Considere que um pas produza navios ao preo de US$ 8 milhes cada um, cujas peas para a produo sejam compradas de um outro pas por US$ 6 milhes. Considere, ainda, que o pas produtor de navios, pretendendo desenvolver sua indstria naval, tenha imposto uma tarifa de 25% sobre a compra de navios importados, embora no tenha alterado as tarifas incidentes sobre as peas. Nessa situao, a taxa efetiva de proteo dos estaleiros do pas produtor de navios ser de 100%. 223) O aumento da oferta monetria pela via do cmbio, seja por meio do aumento das exportaes, seja pela colocao de ttulos no exterior, facilita o controle de juros no mercado interno. 224) O FMI e o Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), tambm conhecido como banco mundial, tm por objetivo prestar ajuda tcnica e financeira aos governos dos pases-membros, no controle de seus objetivos macroeconmicos. Cespe, Antaq, 2009.

Julgue os itens a seguir, que versam acerca da economia internacional. 225) Um aumento de tarifas aumenta a produo nacional e, conseqentemente, aumenta o consumo do produto protegido. 226) A distoro nos preos causada por subsdios do governo para os produtores

nacionais maior do que se esse governo utilizasse tarifas. 227) A vantagem de quotas sobre tarifas que a primeira no causa aumento dos preos como a segunda. 228) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) pode colocar recursos financeiros disposio dos pases-membros. Tais recursos so oriundos de doaes dos bancos centrais das grandes economias mundiais. 229) Pases pertencentes a um mercado comum possuem livre comrcio entre eles, livre movimento dos fatores de produo e poltica comercial uniforme em relao a pases nomembros Cespe, Prefeitura de Vila Velha, 2008.

A globalizao do espao econmico e o surgimento de blocos econmicos tornam importante o entendimento dos fenmenos monetrios e das instituies que regem as relaes econmicas entre pases. Sobre os assunto, julgue os itens a seguir. 230) Os ganhos do comrcio internacional de uma nao importadora tendem a contrabalanar as perdas da nao exportadora de modo que, para o conjunto das naes, esses ganhos derivados se anulam. 231) No longo prazo, a teoria da paridade do poder de compra implica que o diferencial da taxa de juros entre pases deve refletir a expectativa de desvalorizao cambial e o comportamento do nvel dos preos. 232) De acordo com a teoria do Investimento Estrangeiro Direto, a existncia de empresas multinacionais decorre, em parte, das necessidades de transferir tecnologia e de integrao vertical por parte dessas empresas. 233) As importaes brasileiras de petrleo nigeriano so registradas como um dbito na conta corrente do balano de pagamentos brasileiro e como um crdito na conta equivalente da Nigria. 234) No modelo de Heckscher-Ohlin, o comrcio exterior promove a produo de bens que utilizam intensivamente o fator abundante, porm, no altera a distribuio fatorial da renda no pas. 235) O Fundo Monetrio Internacional foi criado para possibilitar aos pases em desenvolvimento o acesso a emprstimos de longo prazo, que so destinados ao financiamento do desenvolvimento econmico. 236) A idia segundo a qual, o comrcio internacional piora a situao econmica de um

pas caso seus trabalhadores, empregados nas atividades envolvidas nesse comrcio, receberem salrios mais baixos do que queles que prevalecem em outros pases, compatvel com o modelo ricardiano das vantagens comparativas. 237) Sob o regime de taxas de cmbio flutuantes, um dficit no balano comercial, no compensado por movimentos de capitais, depreciar a moeda nacional e essa depreciao aumentar as exportaes e reduzir as importaes contribuindo, assim, para eliminar o desequilbrio inicial. 238) Entre os objetivos atribudos ao North American Free Trade Agreement (NAFTA) incluem-se o estabelecimento de uma zona de livre comrcio, a promoo da justa competio dentro dessa rea, a proteo dos direitos de propriedade intelectual nos territrios dos pases membros e a elaborao de uma poltica comercial externa comum. Cespe, Petrobrs, 2004.

A globalizao do espao econmico e o surgimento de blocos econmicos tornam importante o entendimento dos fenmenos monetrios e das instituies que regem as relaes econmicas entre pases. Sobre os assunto, julgue os itens a seguir. 239) Os ganhos do comrcio internacional de uma nao importadora tendem a contrabalanar as perdas da nao exportadora de modo que, para o conjunto das naes, esses ganhos derivados se anulam. 240) No longo prazo, a teoria da paridade do poder de compra implica que o diferencial da taxa de juros entre pases deve refletir a expectativa de desvalorizao cambial e o comportamento do nvel dos preos. 241) De acordo com a teoria do Investimento Estrangeiro Direto, a existncia de empresas multinacionais decorre, em parte, das necessidades de transferir tecnologia e de integrao vertical por parte dessas empresas. 242) As importaes brasileiras de petrleo nigeriano so registradas como um dbito na conta corrente do balano de pagamentos brasileiro e como um crdito na conta equivalente da Nigria. 243) No modelo de Heckscher-Ohlin, o comrcio exterior promove a produo de bens que utilizam intensivamente o fator abundante, porm, no altera a distribuio fatorial da renda no pas.

244) O Fundo Monetrio Internacional foi criado para possibilitar aos pases em desenvolvimento o acesso a emprstimos de longo prazo, que so destinados ao financiamento do desenvolvimento econmico. 245) A idia segundo a qual, o comrcio internacional piora a situao econmica de um pas caso seus trabalhadores, empregados nas atividades envolvidas nesse comrcio, receberem salrios mais baixos do que queles que prevalecem em outros pases, compatvel com o modelo ricardiano das vantagens comparativas. 246) Sob o regime de taxas de cmbio flutuantes, um dficit no balano comercial, no compensado por movimentos de capitais, depreciar a moeda nacional e essa depreciao aumentar as exportaes e reduzir as importaes contribuindo, assim, para eliminar o desequilbrio inicial. 247) Entre os objetivos atribudos ao North American Free Trade Agreement (NAFTA) incluem-se o estabelecimento de uma zona de livre comrcio, a promoo da justa competio dentro dessa rea, a proteo dos direitos de propriedade intelectual nos territrios dos pases membros e a elaborao de uma poltica comercial externa comum. Cespe, Petrobrs pleno, 2004.

externos. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 253) Para solucionar problemas no balano de pagamentos, o regime de taxas de cmbio flutuantes requer ajustamentos considerveis nas polticas econmicas domsticas. 254) O acordo de Bretton Woods estabeleceu um sistema de taxas de cmbio fixas, no qual o dlar norte-americano funcionava como moedareserva. 255) A ultrapassagem da taxa de cmbio, que aumenta a volatilidade das taxas de cmbio, decorre do ajustamento lento do nvel de preos, no curto prazo, e da condio de paridade dos juros. 256) No longo prazo, se a produo brasileira crescer mais rpido que a produo dos Estados Unidos da Amrica, ocorrer uma apreciao real da moeda brasileira em relao ao dlar norteamericano. 257) Se os especuladores esperam que o real seja depreciado em 20% em relao ao dlar norteamericano, ento, eles vendero reais agora, provocando, assim, a depreciao imediata desta moeda. Cespe, Petrobrs, 2001.

Julgue os itens abaixo. 248) O Fundo Monetrio Internacional (FMI) foi um organismo criado no sculo passado para gerenciar as crises financeiras das economias do Terceiro Mundo. 249) O Banco Mundial foi criado para ser o embrio do Banco Central Mundial. 250) Na Amrica Latina, nos ltimos anos, no obstante o grande debate sobre o tema, s dois pases dolarizaram suas economias: Equador e El Salvador. 251) A crise na Argentina originou-se no ataque especulativo que aquele pas sofreu devido ao sistema de metas de inflao adotado no incio da dcada passada. 252) Nos ltimos meses, o euro vem verificando um processo de valorizao em relao ao dlar. Cespe, TJ/AC, 2002.

O sistema financeiro internacional trata dos mercados de cmbio, assim como dos diferentes arranjos institucionais que envolvem os pagamentos

Em relao aos conceitos essenciais da economia bancria e financeira, julgue os itens. 258) No Brasil, as operaes de redesconto ou assistncia financeira de liquidez servem tanto para o banco central atuar na sua funo de emprestador de ltima instncia do sistema financeiro, quanto para efetuar o gerenciamento dirio de liquidez deste sistema, ao funcionar como vlvula de segurana das instituies financeiras. 259) Em um regime de cmbio totalmente flutuante, a taxa de cmbio funciona como varivel de ajuste, o que significa que se a taxa de juros domstica for bem superior taxa de juros externa mais a expectativa de desvalorizao cambial, ao menos no curto prazo, a taxa de cmbio tende a declinar. 260) A chamada Basilia I diz respeito a uma norma regulatria que estabelece coeficientes de capital exigidos dos bancos em proporo aos seus ativos, ponderados de acordo com seus riscos, procurando assim forar os bancos a comprometerem seu capital prprio face aos riscos de suas operaes ativas; j a chamada Basilia II uma estratgia de auto-regulao bancria, em que cabe aos prprios bancos definir uma estratgia de avaliao e tratamento de riscos, sendo os coeficientes de capital

estabelecidos em funo do valor colocado em risco por uma dada estratgia. 261) Um banco universal caracteriza-se por uma especializao em segmentos do mercado financeiro, imposta pelas autoridades monetrias para evitar que um risco de um segmento do sistema financeiro se espalhe para o sistema como um todo. Cespe, IPEA, 2008.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B D D C D D C C E E C C E A A A E C E E C C E C E C E C C C B C A A E C A C E E C A B E E E E B B B B C C A A A C D A C

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C B C E C D A E C E E C E E C E E B B A C C E C E C C E C E C E C E C C E E E E C E C C C E C E C E C C C C E E C C C C

121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180

E C C E E E C E E C E E C E E E C C C E C E E C E C E C E C E C E C E C E C E C C C C E C C E C E E C E E C E C C C E E

181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240

C C C E C C E C E C C E E C C C E E C C C E E C E C C C E E C E E C C E E C E A C C E C E E E E C E E C C E E E C E E E

241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261

C C E E E C E E E C E C E C C E C C C C E

Vous aimerez peut-être aussi