Vous êtes sur la page 1sur 6

7.

Concurso Literrio Jovem


Prembulo
A prtica regular de atividades como a leitura e a escrita um fator primordial para o bom desenvolvimento intelectual das crianas e dos jovens, ao estimular a sua imaginao e criatividade, potenciando a aquisio de competncias e de valores de cidadania. Porm, nos dias de hoje, cada vez mais difcil combater a seduo que as novas tecnologias exercem sobre os mais jovens, afastando-os do contacto direto com o texto literrio, quer enquanto leitores, quer enquanto potenciais criadores. Cientes desta complexa realidade e conscientes da sua responsabilidade, a Cmara Municipal de Mira, o Agrupamento de Escolas de Mira e a Rede de Bibliotecas de Mira uniram esforos para promover a stima edio do Concurso Literrio Jovem, convidando todas as escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Mira a participar nesta atividade de manifesto interesse pedaggico.

Objetivos
Os objetivos do VII Concurso Literrio Jovem Mar de Palavras so: fomentar hbitos de leitura e escrita nas camadas jovens e envolver a comunidade escolar numa atividade cultural.

Entidades Promotoras
A entidade promotora do presente concurso a Rede de Bibliotecas de Mira em parceria com a Cmara Municipal de Mira, o Agrupamento de Escolas de Mira e a Caixa de Crdito Agrcola Mtuo de Cantanhede e Mira, CRL.

Modalidades
As modalidades consideradas neste concurso so duas: texto narrativo (gnero conto) e texto potico.

Temtica
A temtica dos textos fica ao critrio dos participantes.

Destinatrios
O concurso destina-se a jovens do 1. Ciclo do Ensino Bsico ao Ensino Secundrio, de qualquer estabelecimento de ensino do concelho de Mira, distribudos por cinco escales: A alunos dos 1. e 2. anos de escolaridade; B alunos dos 3. e 4. anos de escolaridade; C alunos dos 5. e 6. anos de escolaridade; D alunos do 7. ao 9. ano de escolaridade; E alunos do Ensino Secundrio.

Caractersticas Tcnicas dos Trabalhos


1. Os trabalhos devero ser individuais e inditos, com o mnimo de uma e o mximo de trs pginas formato A4. 2. Devero ser apresentados datilografados, com espaamento entre linhas 1.5, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12. 3. Devero ser entregues dois exemplares impressos de cada trabalho, assim como em ficheiro informtico (a facultar no ato da entrega), no formato Microsoft Word. 4. Os participantes podero concorrer apenas com um trabalho em cada uma das modalidades. 5. Os trabalhos devero ser apresentados com ttulo adequado, assinados com um pseudnimo e indicar o ano de escolaridade do seu autor. Ao entregar o trabalho, dever ainda ser entregue um envelope fechado, contendo, no exterior, a indicao do pseudnimo utilizado, ano de escolaridade, modalidade e, no interior, o Boletim de Candidatura, que se encontra anexo, devidamente preenchido. Caber ao Professor assinalar, no exterior do envelope, todos os casos de alunos que usufruem de educao especial. 6. Quando um mesmo concorrente apresentar um trabalho para cada modalidade, dever remet-los em subscritos separados e com pseudnimos diferentes. 7. 8. Qualquer indcio de plgio implica excluso do trabalho. Os trabalhos no sero devolvidos aos candidatos.

Prazo e local de entrega


1. A divulgao do incio do concurso ser feita no incio do 2. perodo, com a distribuio/afixao dos cartazes por todas as escolas do Agrupamento e Biblioteca Municipal. 2. O prazo de entrega dos trabalhos decorre at ao dia 21 de maro de 2014, devendo os mesmos ser entregues previamente, por mo prpria, em formato de papel e digital, ao professor. Este, por sua vez, entregar os trabalhos dos seus alunos numa das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mira ou na Biblioteca Municipal. 3. No sero aceites trabalhos aps a data limite, estipulada no nmero anterior da presente clusula. 4. A equipa de coordenao da RBM ser responsvel pela reunio de todos os trabalhos, procedendo distribuio pelos vrios escales e modalidades at ao dia 4 de abril, sendo os mesmos entregues equipa de triagem at ao dia 9 de maio. 5. A equipa de triagem, a designar pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, ser constituda por 3 professores do 1. Ciclo, 2 professores do 2. Ciclo e 4 professores do 3. Ciclo e Secundrio. Esta equipa selecionar at 10 trabalhos por escalo e modalidade, com prazo at 13 de maio. 6. 7. Recebidos os trabalhos, o jri deliberar at ao dia 23 de maio. A Equipa de Coordenao da RBM proceder quebra de anonimato at ao dia 26 de maio.

Critrios de apreciao e seleo final dos trabalhos


1. 2. A primeira apreciao dos trabalhos a candidatar competir equipa de triagem. Dos trabalhos rececionados, a seleo a realizar pelo Jri adotar os seguintes critrios: a) Obedincia s caractersticas da modalidade; b) Criatividade do contedo; c) Correo da expresso lingustica; d) Coerncia e coeso textuais.

Jri
Os trabalhos sero avaliados por um jri que ser constitudo por: Presidente Vereador do Pelouro da Educao ou Cultura da Cmara Municipal de Mira; Vogais Um representante do 1. CEB a designar pelo Diretor do Agrupamento de Escolas; Um representante do 2. CEB a designar pelo Diretor do Agrupamento de Escolas; Um representante do 3. CEB e Secundrio a designar pelo Diretor do Agrupamento de Escolas; Um representante da equipa de coordenao da Rede de Bibliotecas de Mira; Escritor Nuno Camarneiro.

Divulgao dos resultados


Os resultados sero afixados no dia 02 de junho, na Biblioteca Municipal, nas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mira, na pgina do Agrupamento de Escolas de Mira (www.esmira.pt) e na pgina da Cmara Municipal de Mira (www.cm-mira.pt) e no portal da RBM (http://rbm.cm-mira.pt/).

Prmios
1. 2. Todos os participantes recebero um Diploma de Participao. Em cada um dos escales existiro duas subcategorias: texto potico e texto narrativo. Em cada subcategoria haver os seguintes prmios: 1. Prmio: Conta Poupana Futuro, oferecida pela Caixa de Crdito Agrcola Mtuo de Cantanhede e Mira, CRL, no valor de 100. 2. Prmio: material didtico no valor de 35 3. Prmio: livros no valor de 25 4. O jri poder ainda proceder atribuio de Menes Honrosas aos trabalhos que considere merecedores de tal. Caso os trabalhos no apresentem qualidade, o jri reserva o direito de no atribuir qualquer prmio. O professor, cujos alunos concorram com o maior nmero de trabalhos, ser reconhecido com Diploma de Distino. Os prmios sero entregues em cerimnia pblica a realizar no dia 5 de junho, na Casa do Povo de Mira. Das decises do jri no haver recurso. 4

3.

5.

6.

7.

8.

Direitos de utilizao
1. Os autores ficam obrigados a autorizar a divulgao, utilizao e edio dos textos em toda e qualquer atividade promovida pela Cmara Municipal de Mira e /ou Agrupamento de Escolas de Mira e /ou Rede de Bibliotecas de Mira. 2. S podero ser submetidos a concurso textos inditos, pelo que qualquer indcio de plgio ser punvel com a excluso do trabalho.

Disposies finais
1. O participante dever assumir o compromisso de conhecer e cumprir as regras do Concurso e acatar as decises do jri. 2. Caber ao jri decidir sobre os casos omissos.

Anexo
Boletim de candidatura

Vous aimerez peut-être aussi