Vous êtes sur la page 1sur 13

Docente: Carmelina Suquer

Cuiab MT, 2013

A exploso demogrfica das cidades Enquanto a populao mundial quadruplica aps 1850, a populao multiplica por dez. Esse inchao consequencia de progressos cientficos e tcnicos realizados a partir da metade do sc.XVIII. a Europa ocidental que desencadeia o progresso, em seguida Estados Unidos. O aumento da produtividade do trabalho acarreta um aumento da produo global, o que possibilita o crescimento demogrfico e a elevao do nvel de vida. Incio do sc.XIX: 80% - setor primrio (agricultura) 8% - setor secundrio (indstria) 12% - setor tercirio (servios)

Um nmero restrito de agricultores, 5 a 10% da populao ativa, suficiente para alimentar o conjunto de habitantes. O despovoamento do campo acarreta o aumento da populao nas cidades. Nos pases menos desenvolvidos diferente: Cidades com mais de 100 mil habitantes somente de 5 a 10% (Angola, Madagascar, ndia ou Paquisto). Enquanto, em pases desenvolvidos, atingem 40% na Alemanha, 50% no Japo e 67% na Austrlia.

Numerosas nos pases novos. criaes de carter religisoso, como Salt Lake City, fundada em 1847 pelos mrmons. Seu plano quadriculado ordena-se a partir do Templo Block, ilhota onde se encontra o templo, o tabernculo e a grande sala da assemblia. Numerosas cidades so fundadas para servir de capital. Na metade do sculo XX Camberra, Nova Delhi e Ankara, posteriormente Braslia no final dos anos 1950. Outras fundaes urbanas correspondem basicamente a capitais de estados federados. As cidades so fundadas objetivando a valorizao agrcola de um territrio: numerosos burgos da Arglia, colnias agrcolas da Palestina e mais tarde Israel, cidades italianas ligadas a secagem dos Pntanos Pontins, burgos holandeses de Zuyderzee.

O ouro sucita a formao de numerosas cidades no sculo XIX, como So Francisco e Denver nos Estados Unidos e Johannnesburgo na frica do Sul. Criao de cidades ligadas s vias de comunicao martimas ou terrestres. Assim so fundadas, no sc.XIX os portos de Singapura e Melbourne, nos anos 1920, o Porto Polons de Gdynia. Criam-se cidades de turismo como Deauville, Paris-Plane e Le Touquet no sc. XIX, Miami ou Palm Beach no sc. XX

A EVOLUO DOS BAIRROS CENTRAIS Inicialmente procura-se clarificar a estrutura urbana abrindo largas artrias retilneas. Essa soluo, empregada em Pari, encontrada no final do sc. XIX em Roma, Amsterd, Barcelona e Madri. Todavia, na Inglaterra e na Alemanha o sistema de abertura de ruas encontra-se associado a traados leves, respeitando o relevo e os monumentos (Londres, Estrasburgo). Em vienna demolem-se as muralhas para dar lugar ao largo bulevar anular repleto de rvores e de edifcios pblcos.

Em Nova Iorque, o plano de extenso de 1811 prev6e o conjunto da Ilha de Manhattan um imenso quadriculado de avenidas e ruas que leva um seculo para ser preenchido de construes. Em chicago, o crescimento efetua-se prolongando ao infinito o quadriculado primitivo, o que resulta longas ruas em linha reta e s vezes 50 km. Para tentar romper essa monotonia, o urbanista D.Burnham, em seu plano de ordenao e expanso apresentado em 1909, prev a abertura de diagonais, que todavia no so realizadas. Na Europa, dentre as expanses urbanas empreendidas de maneira bastante sistemtica, deve-se citar a de Barcelona, com base em um plano do engenheiro Cerda (1859) e, na metade do sx.XX, a criao de Amsterd-Sul a partir dos planos do arquiteto berlage.

Desde o final do sc.XIX o centro das grandes cidades americanas adquire um aspecto bastante singular devido a multiplicao de edifcios altos. Enquanto que na Europa mantm-se um limite para a altura dos prdios que no superior ao s. XVIII Os americanos optam por colocar em prtica todas as virtualidades oferecidas pelas novas tcnicas de construo: Estrutura metlica e, concreto armado. Mesmo em 1880 edificos ultrapassavam 20 andares. Resulta uma paisagem urbana baseada na verticalizao que encontra sua maior expresso em manhattan, onde as ruas, previstas para serem ladeadas por edifcios de 3 andares, so invadidas pelos arranha-cus de 40 ou mais andares.

Na Europa, altas construes s so permitidas no centro da cidade a partir da metade do sc.XX, sem alcanar, o extraordinrio prodgio da paisagem nova-iiorquina.. Nas cidades antigas, o resultado simplesmente a total destruio da harmonia dos stios acompanhada geralmente da distruio da malha urbana. Despovoamento do centro das cidades: A proliferao de escritrios transforma alguns bairros em deserto noite. O preo elevado das habitaes expulsa para a periferia vastas camadas da populao: Operrios e demais assalariados, jovens casais com filhos. A habitao no centro torna-se um privilgio. Ao contrrio, em numerosas cidades americanas, o centro da cidade ameaado de degradao e de proletariao, enquanto os mais abastados se refugiam nas zonas residenciais suburbanas.

Antes da metade do sc.XIX, os subrbios so locais de passeios campestres onde a aristocracia e a burguesia possuem castelos e casas. Com a industrializao, a exploso demogrfica urbana e o desenvolvimento dos transportes, assiste-se formao do subrbio moderno, fenmeno de massa cuja amplitude parece no conhecer o limite. At 1920 nos EUA e 1945 na Europa, o dedenvolvimento dos subrbios depende das ligaes da cidade por trem, metr ou bonde. Resultando em um subrbio descontnuo, onde as aglomeraes so agrupadas ao redor das estaes e separadas por zonas rurais ou florestas. Ao contrrio, com a vulgarizao do automvel, o subrbio transforma-se em um imenso espao difuso, em perptuo crescimento.

No sc.XIX, quando um plano adotado para a criao ou a expanso de uma cidade, trata-se quase sempre de um quadriculado, soluo que se encontra em Nova Iorque quanto em Madison ou Chicago. No mximo diagonais surgem s vezes rompendo a monotonia das ruas que se cortam em ngulo reto. Encontra-se alguns traados em forma de estrela, como o de Detroit, logo abandonado por uma trama quadriculada. Em Cabourg o plano uma semi estrela com as ruas se irradiando do cassino. Encontra-se no sc.XX planos ortogonais em Lopoldville, Elisabethville ou Port-Fouad. Traados estrela complexos nas capitais como Nova Delhi ou Camberra e simples nas pequenas cidades como Stella-Plage

No sc.XIX, realizam-se ambies do sculo anterior Como no caso dos grandes cemitrios suburnabos de Paris, tais como Pre-Lachaise, que se tornaram cemitrios urbanos devido ao crescimento da cidade. Enquanto existem em Paris apenas 26 km de esgotos em 1800, contam-se aproximadamente mil km. O acesso se faz por 16 mil pontos. A gua da rua ali jogada atravs de 11.500 aberturas nas bordas das caladas. A descarga para esgoto existe mil imveis. A gua fartamente distribuda nos imveis parisienses onde existe, desde o final do sculo 80 mil registros. Em paris o uso de caladas, introduzido na poca de Luis CVI, generaliza-se a partir da Restaurao.

A FIDELIDADE S CONCEPES DO SCULO XVIII Continua-se procura de perspectivas monumentais: construo da Medeleine no eixo da rua Royale, Arco do triunfo da Etoile, abertura da rua Jeanne d`Arc em frente catedral de orleans. A grande ambio continua sendo a abertura das vias. Continua-se a dar bastante import6ancia s fachadas, como a rua de Rivolu. Na poca da restaurao esse sistema empregado nas provncias, como em Orleans para a rua Jeanne d`Arc e a praa Catedral. Ruas interias constroem-se em pouco tempo, embora todos os edifcios ofereceram praticamente o mesmo estilo. A regulamentao urbana contrinui para a unidade das fachadas e limita a altura das construes. At 1859 a altura mxima permanece em 22,5m. Em seguida 25m e em 1902 para 31 m.

Vous aimerez peut-être aussi