Vous êtes sur la page 1sur 5

IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIN EN DIDCTICA DE LAS CIENCIAS

Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIN

CONTEXTUALIZAO NO ENSINO: CASOS DA EDUCAO MATEMTICA


Thiago Branas de Melo
IFRJ- campus So Gonalo

RESUMO: Este texto tem como objetivo discutir a contextualizao no ensino. Para tanto, resgata-se na bibliograa uma breve reviso sobre o tema, diferenciando a cotidianizao no ensino da contextualizao no ensino. E, na continuidade, relatam-se dois casos de sequncias didticas na educao matemtica cujo cenrio trabalhado depende diretamente do contexto que o cerca. Ao nal, verica-se a possibilidade de se trabalhar parte da realidade dos alunos na educao matemtica, contribuindo para uma Alfabetizao Cientca e Tecnolgica na perspectiva ampliada. PALAVRAS CHAVE: Contextualizao no ensino; Educao Matemtica; Enfoque CTS.

INTRODUO
Este texto tem como objetivo discutir a contextualizao no ensino. Para tanto, resgata-se na bibliograa uma breve reviso sobre o tema, diferenciando a cotidianizao no ensino da contextualizao no ensino. E, na continuidade, relatam-se dois casos de sequncias didticas na educao matemtica cujo cenrio trabalhado depende diretamente do contexto que o cerca.

UMA BREVE REVISO BIBLIOGRFICA


Cotidiano e contexto so dois termos usados constantemente em textos da rea de educao e de ensino. Para diferencia-los, buscamos em dicionrios as seguintes denies: contexto um conjunto de elementos que condicionam, de um modo qualquer, o signicado de um enunciado (Abbagnano, 1998, p. 199); e cotidiano aquilo que se faz todos os dias, o que acontece habitualmente (Dicio, 2012). Pelas denies, percebemos que a diferena entre ambos os conceitos reside na origem, o cotidiano mais restrito s aes dirias enquanto o contexto engloba as questes socioculturais, mesmo quando estas no esto explicitas. Assim, o cotidiano apenas um dos elementos que fazem parte do contexto. A busca pela contextualizao no ensino um tema delicado que nem mesmo documentos ociais conseguem uma denio (Lopes, 2002). Lopes (2002), partindo de uma anlise feita nos PCNEM (Brasil, 1999), encontra trs interpretaes para o contexto: a) trabalho; b) cidadania e c) vida pessoal, cotidiana e convivncia. A autora destaca que a contextualizao muitas vezes sugerida no documento est submetida ao mundo produtivo e os saberes prvios e cotidianos so includos em uma noo de contexto mais limitada em relao ao mbito da cultura mais ampla (p. 392). Skovsmose (2008) nos alerta que trabalhar problemas cotidianos pode no referenciar realidade, mas, sim, a uma semi-realidade. Ele exemplica com um problema:

491

O feirante A vende mas a $0,85 o kg. Por sua vez, o feirante B vende 1,2 kg por $1,00. a) Qual feirante vende mais barato? b) Qual a diferena entre os preos cobrados pelos dois feirantes por 15kg de mas? (Skovsmose, 2008, p. 24)

No caso desse problema, o aluno poderia vir a questionar o professor se a distncia entre o feirante A, o feirante B e a casa do comprador no pode ser um fator importante para decidir aonde comprar, j que carregar 15kg de mas uma ao difcil. E se, pela grande quantidade de mas, no possvel pedir algum desconto com um dos feirantes. A situao de semi-realidade, ao ser trabalhada no ensino, prev um acordo implcito entre professor e alunos: ela totalmente descrita pelo texto do exerccio; nenhuma outra informao importante para a resoluo do exerccio; mais informaes so totalmente irrelevantes; o nico propsito de apresentar o exerccio resolv-lo (Skovsmose, 2008, p. 25). Entendemos que a cotidianizao no ensino a busca por resoluo de problemas que fazem referncia semi-realidade. Alm da cotidianizao no ensino, Kato & Kawasaki (2011) encontram mais quatro categorias que dizem respeito a outras concepes de contextualizao no ensino, como se pode vericar no quadro 1. Quadro 1. Categorias de anlise das concepes de contextualizao do ensino e contextos de signicao (Kato & Kawasaki, 2011, p. 45).
Categorias de anlise 1) Cotidiano do aluno Concepes Buscar relaes com as experincias pessoais e sociais do aluno, a realidade do aluno e a cidadania. Buscar relaes com o mundo do trabalho. Buscar relaes com outras disciplinas (multi, trans ou interdisciplinaridade). Buscar relaes com a cincia, enquanto produto e processo. Buscar relaes com as cincias naturais, em especial, as cincias biolgicas (as teorias evolutivas). Buscar relaes entre conhecimento cientco e conhecimento escolar. Buscar problematizar e situar o conhecimento escolar em relao a outras formas de conhecimento. Buscar relaes com elementos da cultura. Buscar relaes com a histria da cincia. Buscar relaes CTS. Contextos de signicao Cotidiano do aluno

2) Disciplina(s) escolar(es) 3) Cincia

Mundo do trabalho Outras disciplinas escolares Universo da cincia Teorias gerais da Biologia e da cincia

4) Ensino

Conhecimento cientco Diversas formas de conhecimento em diferentes contextos Cultura brasileira e mundial Contexto histrico e social Cincia, tecnologia e sociedade

5) Contexto histrico, social e cultural

Para as atividades relatadas neste texto, atenta-se mais na contextualizao referente ao contexto histrico, social e cultural, buscando as relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS). Segundo Pinheiro, Matos & Bazzo (2007), o ensino sob o enfoque CTS visa a promover o letramento cientco e tecnolgico que ultrapasse contedos isolados, incluso no currculo dos alunos, sem a devida contextualizao (Pinheiro, Matos, & Bazzo, 2007, pp. 152-153).

492

IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIN EN DIDCTICA DE LAS CIENCIAS (2013): 491-495

ASPECTOS METODOLGICOS
Como o objetivo das atividades desenvolvidas a busca de uma contextualizao sob o enfoque CTS, optou-se como metodologia os enxertos CTS. Pinheiro, Matos & Bazzo (2007) categorizam as experincias educacionais com o enfoque CTS em trs modalidade: Enxerto CTS: introduzir temas CTS nas disciplinas de cincias, abrindo discusses e questionamentos do que seja cincia e tecnologia. [...] Cincia e tecnologia por meio de CTS: estruturar o contedo cientco por meio do CTS. Essa estruturao pode acontecer numa s disciplina ou por meio de trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares. [...] CTS puro: ensinar cincia, tecnologia e sociedade por intermdio do CTS, no qual o contedo cientco tem papel subordinado. (p. 154) Segundo esses autores, nas investigaes feitas na educao bsica, o enxerto CTS predomina e marcado pela abordagem qualitativa, tal como nos casos que sero relatados neste texto. As pesquisas qualitativas em educao se caracterizam pelo empirismo no ambiente natural (em especial, a escola ou parte dela) e tem o foco no processo mais do que nos resultados, visto que os signicados so de vital importncia para a anlise da pesquisa (Bogdan & Biklen, 1994). Aps observaes feitas pelos pesquisadores envolvidos nas atividades, estas foram documentadas por anotaes e pelos materiais produzidos pelos discentes. A anlise dos dados coletados foi organizada neste texto pela exposio de alguns pontos que mais destacaram no processo de pesquisa, estes so: a) temtica da atividade; b) alunos envolvidos; c) procedimentos didticos; d) e importncia da contextualizao e do enfoque CTS.

AS ATIVIDADES
1.a) Passagem de nibus 1.b) 40 alunos (17 do sexo feminino e 23 do sexo masculino) do 1 ano do Ensino Mdio integrado ao Curso Tcnico de um Instituto Federal da regio metropolitana do Rio de Janeiro, faixa etria mdia de 15 anos. 1.c) A sequncia didtica foi composta por 3 etapas, em cada uma delas os grupos de alunos exercitavam tanto o raciocnio matemtico quanto a viso de contexto em torno do tema de transporte pblico coletivo. Na primeira etapa, os alunos pesquisaram os custos de certos elementos combustvel, salrio do motorista, despesas xas e lucro da empresa que impactam o preo da passagem de nibus e especularam sobre um possvel preo nal para o consumidor. Na segunda etapa, alguns custos foram normalizados entre os grupos e os alunos deveriam citar outros elementos sociais, polticos e econmicos que no entraram na especulao inicial mas so cobertos pela tarifa cobrada pelas empresas de nibus. Na terceira etapa, os alunos modelaram uma expresso matemtica para reger futuros aumentos na tarifa da passagem de nibus. 1.d) Alm de trabalhar a habilidade de modelagem matemtica, esta atividade teve como um dos principais objetivos o incentivo concepo de no neutralidade dos modelos matemticos, que s se torna possvel partindo de uma contextualizao em funo da realidade vivida pelos sujeitos.
IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIN EN DIDCTICA DE LAS CIENCIAS (2013): 491-495

493

2.a) Legalizao dos Bingos no Brasil 2.b) 34 alunos (16 do sexo feminino e 18 do sexo masculino) do 1 ano do Ensino Mdio integrado ao Curso Tcnico de um Instituto Federal da regio metropolitana do Rio de Janeiro, faixa etria mdia de 15 anos. 2.c) A atividade surgiu aps a exposio de um episdio intitulado Dobrando a aposta da srie televisiva Numb3rs (produzida por Ridley Scott, Tony Scott e pela rede Paramount/CBS). A partir do envolvimento dos alunos, estudou-se como se dava a probabilidade de um jogador ganhar em uma mquina caa-nquel. E visto que esse tipo de equipamento funciona como um modelo matemtico, questionou-se sobre a legalizao dos estabelecimentos onde as mquinas possam funcionar no Brasil. Construi-se quatro grupos sociais fcticios envolvidos no debate sobre a legalizao desses estabelecimentos, dois favorveis e dois contrrios. Ao nal, no foi possvel chegar em um consenso, pois os lados opostos no debate no se acordaram. 2.d) A contextualizao nesta atividade foi importante para identicar as origens dos argumentos dos alunos em um debate sciocientco. Mesmo capacitados com as tcnicas matemticas que fazem uma mquina caa-nquel funcionar, os alunos levaram para o debate argumentos provenientes mais do mbito sociocultural e polticos/econmico do que argumentos cientcos e tecnolgicos.

CONSIDERAES FINAIS
Analisando as atividades realizadas, em que se buscou a contextualizao pelo enfoque CTS, obteve-se dois pontos de destaque merecedores de considerao: A realidade um conceito muito complexo para ser totalmente trabalhado na educao matemtica. Apesar disso, percebeu-se que contextualizar historica, social e culturalmente mais que citar uma semi-realidade, envolver no processo de ensino parte da realidade vivida pelos alunos. Assim, as atividades didticas podem trazer temas de interesse para formao dos discentes, mesmo que estes no percebam a priori sua importncia. Contextualizar na educao matemtica se apresentou uma possibilidade para a Alfabetizao Cientca e Tecnolgica na perspectiva ampliada. Em relao Alfabetizao Cientca e Tecnolgica, Auler & Delizoicov (2001), apresentam que na perspectiva reducionista, espera-se que os contedos operem por si mesmos ou como um m em si. Na ampliada, os contedos so considerados como meios para a compreenso de temas socialmente relevantes (p. 6). Acredita-se que esta perspectiva possa ser uma sada interessante para a educao matemtica acessvel ao maior nmero de pessoas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Abbagnano, N. (1998). Dicionrio de Filosoa (3 ed.). So Paulo: Martins Fontes. Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetizao cientco-tecnolgica para qu? Ensaio: pesquisa em educao em cincia, 3(1), 105-115. Brasil. Ministrio da Educao. Secretria de Educao Mdia e Tecnolgica. . (1999). Parmetros curriculares nacionais: Ensino Mdio: Cincias da Natureza, Matemtica e suas tecnologias. Braslia: SEMT. Dicio. (2012). Cotidiano. Acesso em 08 de 12 de 2012, disponvel em Dicio: dicionrio online de portugus: http://www.dicio.com.br/cotidiano/

494

IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIN EN DIDCTICA DE LAS CIENCIAS (2013): 491-495

Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepes de contextualizao do ensino em documentos curriculares ociais e de professores de cincias. Cincia & Educao, 17(1), 35-50. Lopes, A. C. (2002). Os parmetros curriculares nacionais para o Ensino Mdio e a submisso ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualizao. Educao e Sociedade, 23(80), 386-400. Pinheiro, N. A., Matos, E. A., & Bazzo, W. A. (2007). Reetindo acerca da cincia, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino mdio. Revista Iberoamericana de Educacin(44), 147-165. Skovsmose, O. (2008). Desaos da reexo em educao matemtica crtica. Campinas: Papirus.

IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIN EN DIDCTICA DE LAS CIENCIAS (2013): 491-495

495

Vous aimerez peut-être aussi