Vous êtes sur la page 1sur 27

DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL: ENTRE ESTADO, PRIVATIZAO E DESCENTRALIZAO

A. J. AKKARI*
RESUMO: No Brasil, mais que em outros pases do Sul, a escola constitui um produto social desigualmente distribudo. Seu acesso modulado no apenas por mltiplos padres distintivos (categoria socioeconmica, sexo, etnicidade, local de residncia), como tambm pelo tipo de rede escolar freqentado (pblica, particular). Este artigo analisa a constituio histrica e progressiva de uma escolarizao em vrias velocidades. O discurso poltico republicano, que insiste sobre a funo homogeneizadora e igualitria da escola que socializa em comum e fabrica cidados iguais, foi se esvaziando progressivamente de sua substncia. A heterogeneidade provocada pela atual fragmentao do sistema escolar brasileiro em vrias redes reproduz, acentuando-as, as desigualdades sociais e compromete de modo durvel o desenvolvimento econmico e social desse pas. Palavras-chave: Brasil, desigualdade sociais, ensino pblico, ensino particular.

Introduo
A comparao entre diferentes sistemas educativos levou muitos especialistas a postular a existncia de um modelo universal de educao formal. Esse modelo foi experimentado pelos pases ocidentais na segunda metade do sculo XIX e parece aplicar-se a outras regies do globo. Os sistemas educativos dos pases em desenvolvimento podem, portanto, ser assimilados a uma fotocpia defasada no tempo e de uma qualidade reduzida em relao ao modelo ocidental original.

* Universidade de Friburgo, Departamento de Cincias da Educao.

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

163

Neste texto, queremos mitigar essa tese ao postular a constituio progressiva, no Brasil, de um sistema educativo fragmentado, compreendendo vrias redes de velocidades diversas. Esse sistema mal se compara ao modelo ocidental. O caso brasileiro nos parece interessante por vrios motivos. Primeiro, o Brasil , por sua populao, seu territrio e seu desenvolvimento econmico o maior pas da Amrica Latina. Segundo, a importncia dos trabalhos brasileiros realizados sobre esse tema nos d um acesso direto aos dados e anlises locais. Finalmente, durante esses ltimos cinco anos, visitas regulares no local nos permitiram verificar a leitura particular da situao educativa brasileira que tentamos desenvolver.

1. Constituio histrica das redes


Desde o comeo do sculo passado, o desenvolvimento do sistema educativo brasileiro vem sendo marcado por relaes conflitantes entre diferentes grupos sociais. Numa pesquisa histrica sobre a penetrao protestante norte-americana no Brasil, Mesquida (1994) explicou como as elites intelectuais e polticas da regio do Sudeste (maons, republicanos, anticlericais, positivistas) sustentaram a igreja metodista na sua tentativa de instalar um ensino alternativo ao fornecido pelas escolas catlicas e pblicas, consideradas como passadistas, rgidas e pouco propensas a impulsionar o desenvolvimento econmico. Podemos distinguir quatro perodos principais na histria das lutas em prol da escola pblica no Brasil. O primeiro (1934-1962) marcado, nos anos 30, pela discusso entre catlicos e leigos quanto s orientaes gerais da poltica educativa no pas (Libaneo, 1985). Nos anos 50 e 60, o debate articulou-se em torno do conflito entre os defensores da escola particular e os da escola pblica. Os primeiros, agrupados em torno da igreja catlica, defendiam uma concepo religiosa e humanista do ensino; reclamavam at um financiamento pblico para a educao particular, de modo a garantir a liberdade de escolha dos pais. Os segundos, animados por movimentos progressistas e leigos, estimavam que apenas a escola pblica estaria apta a garantir as mesmas chances educativas para todos os cidados brasileiros. No plano pedaggico, esse primeiro perodo corresponde introduo do pensamento pedaggico liberal no Brasil, principalmente por meio do engajamento dos pedagogos liberais em favor de uma melhor resposta demanda social crescente por educao. Esse movimento culminou com o lanamento, em 1932, do manifesto dos pioneiros da escola nova, o qual

164

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

preconizava uma universalizao do ensino pelo desenvolvimento de um sistema de educao pblico. Esse documento considerava o ensino como uma funo eminentemente social e pblica (Azevedo et al., 1932). Da mesma forma, cabe assinalar a influncia preponderante, no plano pedaggico, da Escola Nova com a contribuio central de Dewey. O primeiro perodo acabou com a promulgao, em 1962, pelo Congresso brasileiro, de uma legislao completa sobre a educao (Lei de Diretrizes e Bases). Apesar de reforar a escola pblica no plano legislativo depois desse primeiro perodo, essa lei no constituiu um avano sensvel na construo do sistema pblico de educao. As comunidades desfavorecidas e as populaes rurais permaneceram afastadas da escolarizao macia. O segundo perodo, muito breve, corresponde ao surgimento do movimento de educao popular que se desenvolveu entre 1962 e 1964, graas, em particular, ao trabalho pioneiro do movimento de educao bsica (MEB) e atuao do pedagogo Paulo Freire. O debate deslocou-se, na poca, do campo escolar para o da alfabetizao de adultos e da educao popular num contexto poltico marcado por mltiplas lutas sociais. O terceiro perodo teve incio em 1964 com o advento do regime militar, que interrompeu brutalmente as expectativas suscitadas no pas pelas campanhas de alfabetizao popular. Esse regime tentou implementar uma poltica educativa tecnicista, centrada nos conceitos de racionalidade, eficincia e produtividade. Essa orientao, inspirada principalmente pelos acordos entre o Ministrio da Educao e a Agncia Americana de Ajuda ao Desenvolvimento (US-AID), foi combatida pela maioria dos educadores brasileiros, que no hesitaram em recusar o carter autoritrio do regime e de sua proposta pedaggica (Saviani, 1992). O quarto perodo comea no incio dos anos 80 com o retorno progressivo democracia. O debate girou, na poca, em torno da democratizao do ensino e da permanncia das crianas desfavorecidas na escola. Vrias medidas legislativas em prol da escola pblica foram votadas, como a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1996. Esse sobrevo rpido pelas condies histricas da constituio do sistema educativo brasileiro revela os principais debates ideolgicos contemporneos no pas. Quase monoplio das ordens eclesisticas nos seus primrdios, a educao formal foi progressivamente organizada pelo Estado imperial e, em seguida, pela repblica, para acompanhar o desenvolvimento econmico e a modernizao. Entretanto, o Estado bra-

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

165

sileiro nunca quis ou pde controlar o conjunto do processo de escolarizao de massa ao longo do sculo XX. O ensino particular constituiuse progressivamente como a nica opo para os filhos da elite social. Apesar de uma legislao e de um discurso poltico onipresentes, a rede pblica padece de numerosas fraquezas qualitativas e quantitativas. O resultado atual um sistema educativo fragmentado, organizado em redes disparates, dificilmente comparveis entre si. Na seo seguinte, tentaremos descrever essas mltiplas redes.

2. Caractersticas do sistema educativo brasileiro


Do ponto de vista organizacional (Cf. Anexo I) e quantitativo, o sistema educativo brasileiro progrediu muito nessas ltimas dcadas. Um aumento sensvel das taxas de escolarizao em todos os nveis de ensino (inclusive pr-escolar) e uma baixa constante das taxas de analfabetismo podem ser claramente verificados. Assim, este ltimo baixou de 39,5% em 1960 para 20,1% em 1991 (Guimares, 1998). No plano quantitativo e global, a situao educativa brasileira compara-se que prevalece em outros pases em desenvolvimento, mesmo se o Brasil tende a ter melhores resultados no plano econmico. De fato, na classificao internacional da precariedade dos sistemas educativos nos pases em desenvolvimento, o Brasil est 16 lugares abaixo de sua posio em funo do PIB (Watkins, 1999). A estrutura do ensino pblico brasileiro comea com a constituio de 1824, que reconhecia o direito de todo cidado a uma educao primria. Em 1930, criou-se um ministrio da educao. A seguir, a lei de diretriz da educao de 1962 instituiu trs tipos de escolas pblicas (federais, estaduais e municipais). A constituio de 1988 estabeleceu a convivncia das redes pblica e particular. Para a rede particular, uma distino foi estabelecida entre instituies com e sem fins lucrativos (escolas comunitrias, filantrpicas e confessionais). Parece-nos ser a dualidade ensino pblico/ensino particular a grade de leitura apropriada para analisar o sistema educativo atual no Brasil. A rede pblica acolhe a maioria dos alunos, ao passo que a rede particular, elitista, freqentada exclusivamente pelas classes dominantes. Em 1996, o ensino pblico fundamental acolheu 29,4 milhes de alunos (88% do total de alunos), ao passo que o ensino particular recebeu apenas 3,7 milhes. No que diz respeito ao ensino mdio, os setores pblico e particular acolheram, em 1996, respectivamente 79,5% e 20,5% dos alunos (INEP, 1996).

166

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

Tabela I As redes pblica, particular e comunitria de ensino no Brasil


Rede pblica - Escolas Federais Origem - Escolas de aplicao pedaggica vinculadas a universidades ou empresas pblicas. - Escolas federais tcnicas superiores. - Escolas administradas pelos Estados Pblico - Alunos oriundos das classes altas e mdias. Caractersticas - Muito pouco numerosas, essas escolas organizam concursos de ingresso muito seletivos para as poucas vagas disponveis. - A situao dessas escolas depende do desenvolvimento econmico do Estado, com um contraste marcado entres os estados desenvolvidos do Sul e do Sudeste e os do Nordeste, essencialmente rurais. - Essas escolas so numerosas e tm taxas de repetncia e abandono muito altas. - Essas escolas, pouco numerosas, tm boa reputao no setor da educao bilinge (principalmente portugus-ingls). - Seu nmero est aumentando constantemente. - O ensino religioso est perdendo espao medida que sua base confessional de recrutamento se amplia.

- Escolas estaduais

- Alunos oriundos das classes mdias e desfavorecidas.

- Escolas Municipais Rede particular - Escolas internacionais

- Escolas administradas pelas municipalidades.

- Alunos oriundos das classes desfavorecidas.

- Escolas localizadas essencialmente em So Paulo e no Rio de Janeiro.

- Alunos oriundos das classes altas (profissionais estrangeiros).

- Escolas tradicionais confessionais (catlicas, protestantes)

- Alunos oriundos das - Na origem, essas escolas classes altas e mdiaseram vinculadas s altas. poderosas congregaes catlicas (jesutas, maristas, dominicanas) ou protestantes (metodistas, evanglicas, entre outros). - Essas escolas vm se desenvolvendo fortemente esses ltimos anos.

Fonte: Autor

A Tabela I mostra a existncia de pelo menos trs redes de ensino primrio e secundrio, representadas por diferentes tipos de escolas. Os servios educativos (quantidade e qualidade) dessas redes variam muito dentro de um mesmo estado, assim como entre estados. Nas regies rurais e afastadas dos centros, a oferta limita-se mais freqentemente

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

167

s escolas municipais e estaduais, sendo o ensino particular muito pouco desenvolvido. As famlias abastadas dessas regies no hesitam em escolarizar seus filhos a dezenas de quilmetros de seus domiclios. As disparidades entre estados tambm so flagrantes. O Nordeste dispe de uma rede pblica particularmente degradada. O nmero de docentes leigos (sem formao pedaggica) um dos indicadores que reflete essa precariedade. Tabela II Professores leigos nas escolas primrias no Norte e Nordeste
Estados Rondnia Par Tocantins Maranho Piau Cear Bahia Sudeste Sul Brasil Nmero de professores 8 104 36.365 8.463 39.909 22.773 44.048 77.278 267.718 113.162 798.947 % de professores com primrio incompleto 12.1 11,7 17,2 18,7 16,6 10,8 10,1 0,6 0,9 5,5 % de professores com o ensino mdio incompleto 31 29,5 31,1 29,7 27,1 24,5 19,9 1,1 4,2 11,9

O Nordeste brasileiro constitui a maior concentrao de pobreza na Amrica Latina. Mais da metade das crianas nas zonas rurais do Nordeste recebem menos de 4 anos de escolaridade e um quarto da populao nunca foi escolarizado (Watkins, 1999). Cabe tambm notar que essas redes so dinmicas e no estticas. A qualidade da rede pblica depende da poltica educativa desenvolvida no plano municipal, estadual e federal. Assim, a situao da rede pblica da cidade de So Paulo melhorou ligeiramente com a administrao escolar de Paulo Freire (1991). No entanto, em razo do interesse pedaggico tardio de Freire para a educao formal e da brevidade de sua passagem como secretrio municipal de educao, ele no conseguiu exercer uma influncia duradoura sobre a estrutura do sistema escolar dessa cidade. A situao da rede particular depende dos incentivos fiscais dos poderes pblicos e do grau de controle ao qual est submetido. A constituio de 1988 limitou, teoricamente, o repasse de recursos pblicos para o ensino privado. Entretanto, importantes repasses indiretos ainda existem, especi-

168

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

ficamente por meio da compra macia, pelas escolas pblicas, de manuais escolares junto de algumas grandes editoras privadas (Akkari, 1999). Existe tambm uma possibilidade de circulao dos alunos entre as diferentes redes. Um mesmo aluno pode sair de uma rede e entrar em outra. Entretanto, no se trata de um mercado concorrencial, uma vez que cada rede tem seu pblico ou seus consumidores prprios. Neste ponto, as estratgias familiares so mltiplas. As famlias das classes mdias altas s vezes mandam seus filhos numa escola primria pblica, mas os transferem para as redes particulares no secundrio, principalmente em virtude da perspectiva do vestibular. Da mesma forma, certas famlias das classes mdias baixas podem transferir seus filhos das pequenas escolas particulares para as escolas pblicas quando os custos de escolaridade aumentam demais ou suas situaes econmicas se degradam sensivelmente, como o caso atualmente na regio industrial de So Paulo. Contudo, preciso enfatizar que a mobilidade entre as redes no possvel para todos e que ela estreitamente vinculada ao poder de compra. As classes populares tm uma nica escolha: a das escolas pblicas municipais ou estaduais (que nem sempre existem nas zonas rurais). As crianas so, s vezes, obrigadas a sair do sistema educativo para inserir-se rapidamente no tecido produtivo e contribuir sobrevivncia econmica das famlias. Em 1990, 11% das crianas entre 10 e 14 anos trabalhavam no Brasil (32% no meio rural) (Saboia, 1996). O dinamismo e a flexibilidade da rede secundria particular tambm merecem ser ressaltados. Assim, podemos constatar, de uns quinze anos para c, a expanso vertical das escolas particulares secundrias, que se transformaram primeiro em faculdades (ministrando alguns cursos universitrios) e depois em universidades, para responder a uma demanda crescente de ensino superior. Demanda sustentada pela luta por vagas ocasionada pelo vestibular. Acrescentaremos que uma recente pesquisa nacional (Tabelas III e IV) mostra claramente a consolidao da estrutura do sistema educativo brasileiro em redes de vrias velocidades. As disparidades entre regies em matria de aquisio dos alunos no podem ser negadas. Entre todas as regies do pas, os alunos das escolas urbanas tm melhores desempenhos em matemticas que os que freqentam escolas rurais. A maior diferena (-35 pontos) est entre as escolas urbanas do Sudeste e as escolas rurais do Nordeste. O desempenho dos alunos em funo do tipo de escola mostra diferenas ainda mais marcantes,

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

169

principalmente entre as escolas municipais e particulares, que variam entre 48 e 56 pontos, sempre em favor das escolas particulares.

Tabela III Resultado mdio em matemtica dos alunos de 3 srie por regio

Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste

Urbano 189 169 178 196 195 186

Rural 167 161 171 181 165

Fonte: Gomes de S Pestana et al. (1999).

Tabela IV Resultado mdio em matemtica dos alunos de 3 srie por tipo de escola

Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste

Escolas estaduais 183 167 170 191 192 180

Escolas municipais 177 163 164 184 188 177

Escolas particulares 230 213 220 238 236 231

Fonte: Gomes de S Pestana et al. (1999).

Os salrios dos docentes so outro indcio da disparidade entre as redes. Com exceo das escolas federais, pouco numerosas, os salrios dos docentes da rede pblica so nitidamente inferiores aos da rede privada. A diferena mais substancial est entre as escolas municipais do Nordeste e as escolas particulares do Sudeste. Os docentes, nestas ltimas, ganham 5 vezes mais que os que trabalham nas primeiras (Tabela V). Esta diferena na verdade subestimada, na medida em

170

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

que os docentes das escolas particulares se beneficiam tambm de descontos substanciais nos custos de escolaridade de seus filhos. Tabela V Salrio mdio em R$ dos docentes do primrio por regio e dependncia administrativa

Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste

Total das escolas 420,10 365,80 222,00 617,70 464,20 456,40

Escolas federais 1.103,30 1.296,40 438,10 1.346,50 978,20 1.135,90

Escolas estaduais 515,50 456,70 344,70 616,20 499,40 451,40

Escolas municipais 292,70 229,00 155,20 545,50 405,80 315,30

Escolas particulares 595,30 529,20 288,10 782,70 681,20 562,50

Fonte: Guimares (1998).

As despesas por aluno podem tambm dar um indcio da diferena de qualidade entre as redes pblica e particular. As mensalidades pagas pelas famlias para cada criana freqentando o ensino particular so, em mdia, amplamente superiores s despesas pblicas anuais por aluno do ensino pblico. Em 1997, da Silva (1998) observava que o custo mensal mdio por menor internado numa instituio da Febem de R$ 1.177,00, ou seja, 24 vezes o que se gasta por aluno escolarizado na rede estadual de So Paulo. O descompromisso do Estado para com a educao espelha-se no fato de que se gasta muito mais para manter jovens num sistema carcerrio absurdo do que para preparar a insero socioeconmica dos alunos da rede pblica. Simes Bueno (1996) ressalta que
O descompromisso do Estado foi adotado como uma verdadeira filosofia de governo. A ideologia de um mnimo de Estado substituiu-se s polticas anteriores de expanso do ensino secundrio no territrio do Estado de So Paulo. Essa evoluo constitui uma contradio flagrante com os dispositivos legislativos atuais que tendem a incluir o ensino secundrio na educao bsica. (p. 75)

A estruturao do primrio e do secundrio em redes particular e pblica determina o pblico do ensino superior. De fato, em razo da dificuldade

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

171

do vestibular para as universidades pblicas, praticamente impossvel nelas encontrar estudantes que tenham freqentado o ensino pblico no primrio e no secundrio. Elas so freqentadas, quase exclusivamente, por alunos oriundos do ensino secundrio particular. Os cursos mais concorridos nas universidades pblicas so freqentados por 80% de alunos que passaram por escolas particulares. Essa percentagem baixa para 40% nas disciplinas menos concorridas. No entanto, os alunos que terminam o ensino mdio pblico so trs vezes mais numerosos do que os que terminam o ensino secundrio particular. No Vestibular para as faculdades pblicas de medicina, um aluno oriundo do ensino particular tem uma chance em 9 de ser admitido, ao passo que quem vem do pblico tem uma chance em 104 (Lima, 1999). no mnimo estranho que o ensino s se torne pblico e gratuito quando todos os alunos desfavorecidos foram eliminados. O Ministrio Federal da Educao gasta 60% de seus recursos para as universidades, ao passo que 20% dos professores do ensino fundamental vivem com menos de dois salrios mnimos (Tarumann, 1999). Vale enfatizar, contudo, a existncia de um projeto de lei votado no parlamento ( espera da assinatura do Presidente da Repblica) que reserva metade das vagas nas instituies federais de ensino superior aos estudantes de origem modesta, portanto oriundos das escolas secundrias pblicas. Parte da clientela do ensino universitrio particular provm do ensino pblico secundrio. Quando comparada com pases de desenvolvimento econmico semelhante, a taxa de escolarizao dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos ainda relativamente baixa, em torno de 30% (Guimares, 1998). Essa taxa deveria aumentar durante os prximos anos, o que significa que um importante potencial de expanso se oferece s universidades particulares que j disponibilizam 60% das vagas nas universidades brasileiras. Seria til, agora, extrair algumas caractersticas do modelo ocidental de educao formal para medir o quanto diverge do sistema educativo brasileiro. O modelo educativo ocidental caracteriza-se especificamente por: Um consenso sobre o carter eminentemente pblico da educao bsica; a existncia de uma forte rede de ensino particular, freqentemente vinculada a consideraes religiosas ou regionais (por exemplo, a Bretanha, na Frana, ou a Espanha); h, freqentemente, acordos-quadros entre o ensino particular e o Estado que, em certos casos, paga os salrios dos docentes,

172

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

mas, em contrapartida, exerce um controle estreito sobre o currculo e as condies de contratao do pessoal docente; a diferena em matria de despesas por aluno entre pblico e particular mnima; a reproduo das elites no exclusivamente da alada da educao bsica privada; o ensino privado universitrio acolhe geralmente poucos estudantes; a vague neoliberal no parece ter seriamente ameaado a prevalncia do ensino pblico na educao bsica.

Lembraremos, ainda, que certos autores estimam que o modelo educativo ocidental est tambm a caminho de uma fragmentao crescente, escondida na Frana (Careil, 1998) ou muito mais flagrante nos EUA (Kozol, 1991). Essa fragmentao baseia-se menos na dualidade pblico-particular do que nas disparidades dentro da prpria rede pblica. O mito da escola pblica unitria assim desvendado pelas conseqncias da segregao residencial sobre a escola pblica.

3. Os pilares do sistema de redes


A fragmentao do sistema educativo brasileiro alimentada por trs fenmenos maiores: a privatizao neoliberal, a descentralizao e o pacto das elites.

a) A privatizao neoliberal
Os anos 90 foram marcados, no Brasil, por um clima de perplexidade e de aflio geral no que diz respeito educao. Os governos Collor e Cardoso, de orientao neoliberal, caracterizaram-se por uma poltica educativa incoerente, combinando um discurso sobre a importncia da educao e um descompromisso do Estado no setor, com um papel crescente da iniciativa privada e das organizaes no-governamentais (ONGs) (Saviani, 1996). Como observa Frigotto (1996), a tese central do neoliberalismo de que o setor pblico (o Estado) responsvel pela crise, pelos privilgios e pela ineficincia. O mercado e o setor privado so sinnimos de eficincia, de qualidade e de eqidade. A soluo torna-se, ento, o Es-

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

173

tado mnimo e a necessidade de questionar todas as conquistas sociais, como a estabilidade de emprego, o direito sade, educao e aos transportes pblicos. O Estado deve ser reduzido a uma proporo mnima, apenas necessria para a reproduo do capital. No plano educativo, o neoliberalismo traduz-se pela idia central do mercado como mecanismo de regulao. O Estado deveria fornecer a cada famlia tquetes ( vouchers ) que lhe possibilitem comprar no mercado livre o servio educativo que lhe convm. Por outro lado, muitas empresas privadas apadrinham (adotam) escolas pblicas. A filantropia da parceria encontra-se assim elevada ao mesmo patamar que a poltica educativa do Estado (Frigotto, 1996). O surgimento de numerosas ONGs, que disputam os fundos pblicos e privados, tem um duplo efeito perverso. Essas ONGs de novo tipo (com fins exclusivamente lucrativos) comprometem o trabalho antigo das ONGs tradicionais, efetivamente envolvidas junto s populaes socialmente desfavorecidas. Alm do mais, cria-se a iluso de que as ONGs constituem uma alternativa democrtica local ao descaso do Estado e ao seu descompromisso social (Frigotto, 1996). Liberados da funo reguladora do Estado, os consumidores da educao correm o risco de descobrir tardiamente que a mo invisvel do mercado no pode ser culpada pelos defeitos e fracassos da privatizao, simplesmente, porque ela no pode ser localizada. Os espaos pblicos democrticos que a podem denunciar no existem e no podem ser acionados por falta de mobilizao popular suficiente. Quando as noes de qualidade (de falta de qualidade, no caso da escola pblica!), e at de qualidade total substituem os conceitos de desigualdade estrutural e de injustia social no debate, a reproduo das desigualdades sociais por um sistema educativo de vrias redes encontra-se amplamente facilitada e praticamente legitimada. A falta de qualidade do ensino pblico apresentada de maneira recorrente para explicar as dificuldades da rede pblica brasileira. Ora, a falta de qualidade de uma organizao freqentemente explicada pela falta de qualidade de seus atores: alunos, docentes, administradores e pais. As falhas so assim atribudas s inaptides individuais. As determinantes sociais e culturais so completamente evacuadas. Quanto ao papel da escola na reproduo das desigualdades sociais, podemos distinguir, a partir de 1934, trs momentos na histria escolar brasileira. O primeiro (1934-64) corresponde ao perodo histrico em que a reproduo social dispensa amplamente a escola, uma vez que o

174

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

eleito podia herdar seu capital industrial ou agrcola sem recorrer a diplomas escolares. As estratgias desenvolvidas eram antes centradas na famlia ou nas alianas matrimoniais. O controle da produo do caf e do leite garantia a hegemonia das elites do Sudeste sobre o pas inteiro. O capital escolar como estratgia suplementar de reforo do poder das classes dominantes era relativamente secundrio. O verdadeiro ator do jogo escolar durante esse primeiro momento era o Estado, preocupado nos anos 40, 50 e 60 com a contratao, por meio da escolarizao de massa, de sua base administrativa (burocrtica) e de uma mo-de-obra melhor qualificada para seu modelo de desenvolvimento baseado na substituio da importao. Assim, o lanamento da campanha nacional de educao rural do governo Getlio Vargas visava elevar o nvel econmico das regies rurais por meio das tcnicas modernas de produo. O segundo momento corresponde ditadura militar (1964-1985) e pode ser considerado como um perodo em que o debate educativo foi reduzido a um agenciamento tecnicista. Foi o triunfo da pedagogia como tcnica de transmisso de conhecimentos neutros, social e politicamente. O regime militar instituiu uma contribuio chamada de salrio-educao nas empresas com mais de 100 funcionrios, o que permitia a compra de vagas no ensino particular (Zibas, 1997). Esse segundo momento parece-nos extremamente relevante, na medida em que ps um termo s lutas polticas e sociais das classes populares e preparou o terceiro momento (neoliberal) ao despolitizar o debate educativo. O terceiro momento (depois de 1985) marca um retorno do debate democrtico sobre a educao, depois do congelamento dos espritos durante a ditadura militar. O capital escolar comea a desempenhar um papel cada vez mais importante. As famlias e os grupos sociais dominantes implementam ento estratgias mltiplas para garantir para si o domnio do capital escolar, especificamente por meio da privatizao e da descentralizao do ensino. O desmantelamento da educao pblica e o desenvolvimento do ensino particular tornam-se, assim, ferramentas preponderantes. Como, por outro lado, o domnio do capital econmico quase definitivamente garantido para certos grupos hegemnicos, o jogo torna-se ento principalmente escolar, mais especificamente para os membros das classes mdias altas. Encontrar uma vaga na rede escolar particular a nica possibilidade para esperar conseguir uma mobilidade social. Zibas (1997) ressalta que os antigos argumentos ticos e filosficos sobre as pretensas vantagens da escola particular (direito da famlia, pluralidade

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

175

ideolgica e religiosa) se transformaram em uma racionalidade de tipo administrativo e econmico. O funcionamento da tributao fiscal direta sobre o ensino particular e a compra macia de manuais escolares das editoras privadas uma fonte de desigualdade social suplementar, ao invs de servir para mitigar as disparidades sociais e regionais existentes e de favorecer a igualdade de chances por meio da redistribuio das rendas. Se nada vier modificar o curso das coisas no sistema educativo brasileiro, ser grande o risco de ver essas desigualdades aprofundarem-se ainda mais. Alm disso, a estratgia adotada pelo Governo atual a de dar um lugar importante ao marketing , de modo a defender suas realizaes no campo educativo. Entre suas primeiras aes de grande visibilidade, o presidente Cardoso foi televiso para falar da educao (Garcia, 1999).

b) A descentralizao
A progressiva descentralizao do ensino fundamental possibilitada pelo retorno democracia, em 1985, no foi acompanhada por um dispositivo de apoios financeiro, tcnico e pedaggico suficientes, nem por uma garantia acerca da qualidade do ensino ministrado nas escolas municipais. Esse processo de descentralizao da educao constituiuse, no Brasil, em um mecanismo vertical e pouco democrtico. O Estado Federal delegou aos estados, s municipalidades, s ONGs e s comunidades locais a gesto da educao pblica bsica sem implementar um planejamento que permitiria um financiamento adequado em todas as regies do pas. No entanto, no plano legislativo, o artigo 212 da Constituio Federal estipula que pelo menos 18% das receitas fiscais federais e 25% das receitas dos estados e das municipalidades sejam alocadas manuteno e ao desenvolvimento do ensino (Weber, 1998). O governo central parece tambm ignorar a tradio clientelista e o fisiologismo que caracterizam a classe poltica do interior do pas, fortemente controlada pelas foras retrgradas e populistas. Ex-socilogo marxista, o atual presidente Cardoso escolheu aliar-se, para governar, ala mais retrgrada da direita brasileira, muito bem implantada no Nordeste. Garcia (1999) estima que o governo federal abandonou a forma tradicional de colaborao com os estados e as municipalidades para adotar uma postura tecnocrtica agressiva que pode prejudicar a educao no pas inteiro.

176

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

Mesmo no contexto de um pas desenvolvido como a Frana, certos especialistas levantam-se para denunciar as conseqncias da descentralizao sobre o agravamento das desigualdades educativas:
Quando as quantias tradicionalmente pagas pelas municipalidades tornam-se cada vez menos suficientes para fazer funcionar, no dia a dia, as escolas que a gente gostaria de ver ao mesmo tempo abertas e bem equipadas, os professores so obrigados, mais ainda que no passado, a recorrer a novas formas de financiamento e fazem cada vez mais apelo a seus pais. (Careil, 1998)

A riqueza das atividades pedaggicas oferecidas aos alunos torna-se ainda mais diretamente vinculada s rendas de seus pais. Segundo Watkins (1999), o Brasil possui atualmente o sistema de financiamento da educao bsica mais descentralizado da regio latino-americana, sem progresso notvel em matria de educao pblica. 33 Estados e mais de 45 mil municipalidades compartilham com o governo federal a responsabilidade do financiamento da educao bsica. Nas zonas rurais do Nordeste, a mdia anual das despesas por aluno das escolas municipais de US$ 50, ao passo que as despesas nas escolas que dependem dos Estados (situadas principalmente em reas urbanas) chegam a US$ 300. A disparidade entre as escolas municipais rurais do Nordeste e as escolas dos Estados do Sudeste ainda maior, uma vez que as despesas por alunos so, em certos casos, 20 vezes superiores nas ltimas Uma das razes dessas enormes disparidades em matria de financiamento da educao bsica no Brasil provm do fato que a descentralizao refora a desigualdade entre estados, comunidades e regies. Os estados recebem metade dos impostos, no Brasil, principalmente graas aos impostos sobre circulao de mercadoria. Logicamente, as regies e os estados economicamente desenvolvidos tm rendas mais importantes. As rendas so assim inversamente proporcionais s necessidades da populao. As despesas municipais so principalmente garantidas por repasses federais e certas taxas locais. Embora exista, no plano federal, um mecanismo de solidariedade fiscal, ele permanece ainda embrionrio. Alm do mais, a presso exercida pelo Fundo Monetrio Internacional sobre as finanas federais contribui para tornar ainda mais precrio o financiamento da educao. Assim, Watkins (1999) relata que, em 1996, um fundo de estabilizao fiscal foi criado para reduzir o dficit nacional. Perto de um quinto das rendas do governo , hoje em dia, automaticamente repassado para esse

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

177

fundo. Parte desse ajuste provm do oramento federal da educao, o que reduziu o repasse s municipalidades em 18%.

c) O pacto das elites


Ao analisar a formao dos economistas brasileiros, Loureiro (1995) mostrou que as elites brasileiras constituem sua identidade e obtm sua legitimao no pela representao democrtica ou pelo jogo dos partidos, mas por suas competncias tcnica e cientfica. Embora a fragilidade dos partidos polticos e a hipertrofia do poder executivo estejam na base dessa situao hegemnica dos economistas entre as elites dirigentes, essa situao , tambm, o resultado de um trabalho coletivo, realizado sobre vrias dcadas, no prprio cerne dos meios intelectuais e universitrios. esse trabalho que produziu a crena total na competncia dos economistas como atores polticos, mais especificamente no campo da educao. A fragmentao do sistema educativo em redes de vrias velocidades consolida-se pela existncia de um pacto implcito e explcito das elites que permite evitar toda polarizao do debate educativo entre defensores do ensino pblico e os que apoiam o ensino particular. No mundo, a mobilizao sindical e o engajamento tradicional de uma parcela da classe mdia leiga em prol da escola pblica impediram que a onda neoliberal triunfante (Reagan nos EUA e Tatcher na Gr-Bretanha) degradasse profundamente ou privatizasse o sistema educativo pblico nos pases desenvolvidos. At os tquetes educativos no tiveram o sucesso esperado. No Brasil, as categorias que podem contestar a privatizao rasteira do ensino e a degradao do ensino pblico (como os docentes de escolas pblicas, os sindicalistas e as elites progressistas) so elas prprias imobilizadas pela incoerncia de sua inclinao em escolarizar seus filhos no ensino particular, embora pretendam defender o ensino pblico. A outra dificuldade perversa est vinculada ao debate envenenado trazido pelo Banco Mundial quanto pretensa necessidade absoluta de reorientar os fundos pblicos do ensino superior para a educao bsica. Ora, as universidades pblicas representam talvez o ltimo lugar em que se conduz uma defesa sincera da educao pblica. Alm do mais, as universidades pblicas brasileiras contribuem para o desenvolvimento tecnolgico do pas, que corre o risco de depender completamente, nesse campo, das multinacionais estrangeiras, caso o sistema universitrio pblico venha a ser desmantelado.

178

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

No mesmo tempo, o pacto das elites parece seduzir certos universitrios. Especialistas da educao que no podem ser taxados de conservadores estimam que o debate no deve mais ser colocado em termo de dualidade entre ensino pblico e particular. Assim, Gadotti (1992), ex-colaborador de Paulo Freire, considera um erro, curiosamente, opor ensino pblico e ensino particular. Ele pensa que todas as famlias ideolgicas esto, no Brasil, defendendo um ou o outro. verdade que a igreja catlica, por exemplo, que dirige uma rede privada com clientela essencialmente elitista, no hesita em financiar escolas comunitrias para os alunos desfavorecidos. A Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) at defendeu, em certos perodos, a escola pblica (Cury, 1992). Mesmo assim, est claro que o ensino particular beneficia apenas uma pequena minoria da populao. Num artigo recente, intitulado Ensino particular ou pblico: uma falsa questo?, Moura Castro (1997) ilustra perfeitamente a coluso de certos especialistas da educao com as orientaes neoliberais do governo atual. Assim, este autor felicita-se que as famlias de melhores condies econmicas retirem seus filhos no final do ensino primrio pblico para coloc-los no ensino particular, pois esse procedimento aumenta, segundo ele, sua competitividade para o vestibular. O autor afirma que o ensino particular 50% mais eficiente para levar os alunos ao final da segunda fase. No entanto, ambas as redes (pblica e particular) diferem no apenas no plano do custo por aluno, como mencionamos acima, mas tambm no plano da origem social de seus pblicos respectivos. Continuando no mesmo registro, o autor pretende que o ensino particular mais eficiente na utilizao dos recursos disponveis. Embora seja muito provvel, preciso lembrar que os custos mensais de escolaridade por aluno numa escola particular ultrapassam freqentemente as despesas anuais por aluno nas escolas pblicas (sem mesmo levar em conta as despesas anexas das famlias abastadas: clubes esportivos, aulas particulares, equipamento em softwares educativos, entre outros). A ineficincia do sistema pblico comparado eficincia do privado apresentada sem nenhuma referncia aos recursos disponveis dentro de cada rede. Alm do mais, os recursos necessrios (tquetes) para aumentar a frequentao do ensino particular no podem resultar de um repasse de fundos pblicos, simplesmente porque estes no existem em quantidade suficiente. O sistema dos tquetes, bajulado pela literatura neoliberal, no fez suas provas em larga escala em nenhum pas do mundo.

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

179

Na seqncia, Moura Castro (1997) pretende que o ensino particular ocupe os espaos deixados pelo Estado:
Quando o Estado no chega periferia, o privado responde abrindo escolas. Quando a qualidade do ensino pblico deixa a desejar, o privado oferece escolas de melhor qualidade. Quando no h vagas no ensino pblico, o privado encarrega-se oferec-las.

Se acreditarmos em Moura Castro, os empresrios privados da educao so verdadeiros filantropos! Na verdade, o autor entra em contradio com o comeo do seu artigo, onde relata os nmeros do Ministrio da Educao, os quais mostram claramente que as regies economicamente mais desenvolvidas do Brasil comportam a maior proporo de alunos no ensino privado. Por outro lado, Zibas (1995) demostrou que o ensino particular no mostra a menor preocupao para com a qualidade quando tem uma clientela de alunos adultos/trabalhadores nos seus cursos noturnos. A qualidade no um dado estrutural do ensino particular no Brasil. Para rematar sua apologia do ensino particular, Moura Castro (1997) estima que este oferece mais diversidade, que pode ser autogovernado, economizando energias administrativas, do poder publico! Funcionrio de um banco internacional, o autor parece confundir uma anlise crtica do sistema educativo brasileiro com as orientaes ideolgicas das instituies financeiras internacionais (inclusive a instituio em que trabalha). O Banco Mundial recomenda explicitamente que o Brasil conduza uma poltica de privatizao do ensino. Isso deveria incluir, segundo o Banco, um financiamento pblico para os empresrios privados da educao, de modo que construam escolas nas zonas desfavorecidas (World Bank, 1989). A introduo de grandes projetos como os do Banco Mundial, no Nordeste do pas, facilita a difuso da ideologia da racionalidade econmica que o debate educativo coloca nos seguintes termos: O pas no precisa de mais recursos para a educao; h vagas para todos os alunos na escola, o que falta fazer melhorar a execuo; o problema do ensino a repetncia e no a permanncia na escola (abandono) (Garcia, 1999).

180

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

Para concluir essa parcela consagrada anlise dos pilares subjacentes fragmentao do sistema educativo brasileiro em vrias redes, parece-nos relevante assinalar que, provavelmente, nunca insistir-se- o suficiente sobre as conseqncias da instaurao do regime militar para a desmobilizao das classes mdias e populares com relao defesa da escola pblica. Quando se observa tambm a solidez do pacto das elites no plano local, mas tambm internacional, parece muito difcil romper a lgica das redes e pr um termo ao clima atual de desmobilizao no que diz respeito ao ensino pblico. No campo da poltica educativa, podemos observar duas orientaes: a primeira tem uma confiana absoluta no mercado como agente de regulao social e a segunda contempla o papel central do Estado na luta contra as desigualdades (Zibas, 1997). No Brasil, o triunfo da primeira orientao torna praticamente impossvel toda reforma estrutural do sistema educativo. O paradoxo no qual se encontra a reforma educativa brasileira perfeitamente descrito por Benevides (1996, p. 22):
Pensamos numa educao avanando rumo ao desenvolvimento e construo de uma verdadeira cidadania, mas permanecemos prisioneiros dos modelos culturais do parasitismo e da dependncia colonial. Debatemos solues convencionais que estorvam todo avano. Esse paradoxo encontra sua explicao no na organizao escolar enquanto tal, mas na cultura e na mentalidade conservadora de uma sociedade de tipo oligrquico.

4. Alternativas possveis
Apesar de uma conjuntura intelectual difcil para a defesa da escola pblica, um formidvel potencial de resistncia existe tanto no plano acadmico quanto no popular. Assim, houve mobilizao quando das discusses em torno da promulgao da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. O frum de defesa da escola pblica, reunindo mais de 15 organizaes nacionais, apoiou fortemente o direito a uma educao de qualidade para todos (Portela de Oliveira, 1996). No plano acadmico, diversos trabalhos tm analisado a estrutura de desigualdade do sistema educativo brasileiro e a contribuio da escola para a reproduo das desigualdades sociais. Aos trabalhos mais antigos de Cunha (1985), Curry (1989) e Saviani (1992) acrescentaram-se os de Gentili (1994), Frigotto (1995) e Zibas (1995).

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

181

No exagero afirmar que esses trabalhos merecem ser conhecidos e discutidos tanto nos pases em desenvolvimento quanto no mundo industrializado. Cury & Nogueira (1989) denunciam a mercantilizao do ensino e a privatizao do Estado que a tornou possvel. Eles lembram que a escola tambm um produto de lutas sociais. Nesse sentido, a rede pblica de ensino teria provavelmente uma outra configurao dentro de uma nova ordem poltica e social. Os recursos pblicos para a rede pblica significam a republicao de um Estado que, ao privatizar-se, deixou o espao aberto aos empresrios da educao para que ocupem sua face pblica. Alm dessa crtica, Cury & Nogueira (1989) conclamam uma poltica educativa em que o Estado no ser mais um lugar de poder dos grupos hegemnicos da sociedade. A reorientao da poltica educativa do Estado ser tambm o indcio que permitir medir a participao dos grupos subalternos da cidadania. Ao analisar o plano decenal de educao para todos (1993-2003), Carvalho Mazzeu (1995) estima que a ancoragem pedaggica desse plano continua tecnicista, com as seguintes caractersticas: nfase sobre a produtividade e a eficincia da escola; prioridade para o estabelecimento de objetivos educativos nacionais em termo das competncias (habilidades) que devem ser dominadas por alunos e docentes; nfase sobre os recursos materiais, mais particularmente sobre as tcnicas de educao a distncia como uma soluo contra a baixa de qualidade do ensino e como uma opo para a formao dos professores (anlise do tipo custos-benefcios); ausncia de uma discusso de fundo sobre a funo poltica da escola ou sobre seu papel na formao do cidado.

Como pano de fundo, percebemos a persistncia do mito de uma sociedade homognea e de uma neutralidade poltica da educao. Nenhuma vontade de oferecer uma educao de nvel comparvel nas redes pblica e particular foi encontrada. Mesmo os programas que supostamente melhoram o ensino pblico no escapam mercantilizao. Assim, o Governo lanou, a partir de 1986, diversos programas nacionais de alimentao escolar (PNAE), do livro escolar (PNLD) e do material escolar (PNME). O PNLD registrou, entre 1984 e 1985, um crescimento de 74%. Em 1987, 55 milhes de li-

182

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

vros didticos foram distribudos, o que corresponde a aproximadamente 3 livros por aluno do ensino pblico (Ferreira, 1995). Apesar de algumas inovaes interessantes como, por exemplo, a possibilidade dos docentes escolherem numa lista de manuais escolares fornecida pelas editoras, no incio de cada ano escolar, esse programa que supostamente melhora a qualidade do ensino pblico bsico serviu, na verdade, para financiar os interesses e as necessidades de algumas editoras privadas. Em 1987, 5 grandes editoras dominavam 85% de um mercado de mais de 50 milhes de livros, deixando apenas 15% para cerca de quarenta pequenas editoras. Os interesses mercantis so enormes no mercado do livro escolar controlado pelas editoras de So Paulo. Em razo de provveis presses econmicas das editoras locais de manuais escolares, o Governador do Rio de Janeiro lanou, em Julho 1999, uma campanha contra a paulistizao do ensino, ao afirmar que os alunos do Rio de Janeiro deviam utilizar livros editados em seu estado (Martins, 1999). O mercado do livro didtico das escolas pblicas o cerne de interesses privados monoplicos que prevalecem amplamente sobre as consideraes pedaggicas. Lembremos que, desde 1930, o crescimento do pblico escolar vem constituindo um alicerce slido s tentativas de construo do mercado interno do livro no Brasil (Afrnio, 1993). Segundo Ferreira (1995), a nova repblica brasileira pode ser considerada como um perodo de transio dentro da reforma conservadora. Sua trajetria corresponde a uma conciliao pelo alto com uma ampliao do circuito elitista e uma liberao do controle do poder sem que os tradicionais excludos sejam verdadeiramente integrados como atores legtimos nas decises. Trata-se de uma mudana de tutela com a participao no acesso aos bens de consumo, mas uma excluso na tomada de deciso e no controle da vida poltica. Embora reconhea, no plano do discurso, que o pleno acesso cidadania no possvel sem resolver o problema de acesso , de permanncia na e de finalizao da escolaridade dos mais excludos, o Estado brasileiro no parece capaz de operar as mudanas estruturais necessrias para esta evoluo. No que diz respeito ao debate pedaggico interno, notamos que, no Brasil, apesar das repercusses internacionais de sua obra, Freire no exerce uma influncia importante nas reformas da educao formal. Alm disso, parece-nos necessrio deslocar o debate educativo de uma psicopedagogia onipresente, dominada essencialmente pelas heranas

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

183

de Piaget e Vigotski, rumo sociologia da educao e crtica social do neoliberalismo. No subestimamos a importncia da psicopedagogia na compreenso dos fenmenos educativos, mas acreditamos que, via de regra, ela no leva em conta os interesses polticos e contextuais do sistema educativo. No entanto, no se pode refletir sobre as reformas curriculares num Estado brasileiro, no momento, sem uma anlise aprofundada e crtica das relaes entre ensino pblico e ensino privado. Uma anlise das relaes entre reforma educativa e mudana social tambm primordial. Nenhuma reforma educativa poderia funcionar num sistema de vrias velocidades estruturado em funo do interesse exclusivo das classes dominantes. Cabe acrescentar que o movimento das escolas comunitrias que surgiram no Norte e no Nordeste do Brasil durante os anos 70, em razo da insuficincia do setor pblico e da falta de acesso educao privada por parte dos pobres portador de esperanas reais. No incio dos anos 90, as associaes dos educadores das escolas comunitrias surgiram como uma importante fora poltica nos movimentos populares brasileiros. Apoiado por diversas ONGs, entre as quais est o Centro de Educao Popular, esse movimento mobilizou-se para obter o reconhecimento legal e o suporte financeiro para as escolas comunitrias. Em 1998, um emenda constitucional reconhecia a existncia legal dessas escolas. A experincia educativa do Movimento dos Sem Terra (MST) merece tambm uma analisa aprofundada. Milhares de alunos so atualmente escolarizados nas escolas administradas pelo movimento. Um primeiro encontro nacional dos educadores do MST foi recentemente organizado em Braslia. Por fim, as experincias das municipalidades progressistas como a de Porto Alegre tm o mrito de mostrar que existem alternativas prticas e viveis gesto neoliberal da educao.

Concluso
Neste artigo, tentamos demonstrar que o sistema educativo brasileiro atual no uma fotocpia conforme do modelo ocidental ou europeu, uma vez que diverge deste ltimo sob muitos aspectos. O ganho de potncia do setor privado (em todos os nveis do ensino), nico habilitado para reproduzir as elites, pode ser tambm constatado em outras regies do Sul. Seria til, portanto, refletir sobre a possibilidade de uma terceira via entre escola pblica em crise e escola particular a servio de

184

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

uma minoria de privilegiados. Essa terceira via, que Freire (1991) chamou de escola pblica popular e Antonioli (1993) de escola de base, deve ser a prioridade para os pedagogos progressistas. A seguir, devemos examinar as condies necessrias para atacar as desigualdades educativas estruturais. Isso s pode acontecer rompendo com a lgica das redes de vrias velocidades. Em outras palavras, melhorando a estrutura e os apoios polticos do setor pblico (aumentando a velocidade!) para torn-los comparveis aos da rede particular. A questo-chave a insuficincia dos recursos para a educao pblica. Est certo que propor o aumento das despesas para a educao pblica pode parecer provocador para certos economistas, na medida em que o perodo atual caracterizado pela adoo, de modo religioso, de restries oramentrias. Ora, se observarmos que o governo federal gastou vrios bilhes de dlares para sustentar bancos privados ou a paridade da moeda nacional com o dlar, podemos nos surpreender com o fato dele no encontrar os financiamentos necessrios para a educao pblica. Os financiamentos apropriados devem ser encontrados essencialmente no plano interno, na medida em que os financiamentos bilaterais ou multilaterais para a educao bsica, como os do Banco Mundial, so infelizmente mais orientados para realizaes materiais visveis do que para reformas estruturais. Do mesmo modo, a suspenso do financiamento pblico (direto e indireto) das empresas privadas (escolas e editoras) necessria. Uma reflexo nacional sobre os manuais escolares urgente. De fato, o dinheiro pblico ganho pelos empresrios privados do setor da edio uma situao provocadora. Alm disso, uma maior mobilizao do corpo docente e dos especialistas em cincias da educao tambm imprescindvel. Essa mobilizao passa pela necessidade de denunciar o mito do mercado livre dos servios educativos. Com efeito, esse mercado no passa de uma das facetas da distribuio injusta das rendas, uma vez que 15% dos brasileiros controlam 90% da riqueza criada no pas (da Silva, 1998). Na medida em que cada rede se dirige a consumidores diferentes , o sistema educativo brasileiro no constitui um mercado livre, nem concorrencial. Apesar da oposio ferrenha do Banco Mundial, um aumento dos salrios dos docentes da educao pblica indispensvel para sua remobilizao em prol da educao pblica. Os docentes da rede pblica podem se mobilizar profissionalmente, mas tambm no plano pessoal, e tornar a escolarizar seus filhos no ensino pblico. A relao de fora

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

185

a favor da educao pblica poder ento mudar de modo durvel, na medida em que os docentes se sentirem ainda mais atingidos por sua degradao. A fragmentao do sistema educativo brasileiro em redes de vrias velocidades uma conseqncia do fracasso do planejamento escolar. Contudo, no pertinente deixar a mo invisvel do mercado substituir-se aos poderes pblicos. O Estado deve, portanto, ser o verdadeiro regulador e garante do conjunto do sistema educativo. Assim, vo empreender uma reforma da rede pblica sem fixar novas regras do jogo para o privado ou sem uma reflexo sobre a educao informal e a formao profissional. Os Estados, as regies e os indivduos favorecidos devem participar de uma maneira ou de outra da educao dos mais pobres. Essa solidariedade uma condio necessria para comear a se falar em cidadania. Mais do que nunca, o Estado deve estar presente na organizao do sistema de educao. No se trata de implementar mais dirigismo burocrtico, mas de balizar uma verdadeira solidariedade cidad. O discurso neoliberal atual sobre a educao elitista. Ele justifica as desigualdades sociais e o triunfo dos mais fortes. Ele culpa os mais pobres e os docentes. Ele legitima o poder dos administradores, dos tecnocratas e dos recursos materiais (manuais escolares). Ele considera o mercado como a nica racionalidade possvel. Entretanto, o mercado no um princpio de regulao social. Ele nunca o foi e nunca o ser. Claro, o mercado da educao cria, hoje em dia, muitas pessoas ricas no Brasil. eficiente para organizar o consumo dos bens e dos servios educativos, para criar benefcios, sobretudo, mas as sociedades que lhe do livre curso, sem nenhuma regulao, so por definio desigualitrias e no democrticas. O sistema educativo brasileiro no regido pela competio, mas pelo monoplio exercido pelas escolas particulares sobre a qualidade. de se temer que a situao brasileira tenha um efeito de lupa. V-se nela mais cedo, e de modo mais flagrante e intenso, as transformaes que esto minando os sistemas educativos dos pases do Sul e do Norte.
Recebido para publicao em 15 de janeiro de 2000.

STRUCTURAL SCHOOLING

INEQUALITIES IN

BRAZIL: BETWEEN STATE,

PRIVATIZATION AND DESCENTRALIZATION

ABSTRACT: In Brazil, more than in any other Southern country, school is an unequally distributed social product. Access to it depends not only on such distinctive standards as socioeconomic position, sex, ethnicity, location of residence etc., but also on the type of

186

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

network attended (public, private). This paper analyses the historical and progressive constitution of a multispeed schooling network. The republican political speech, which highlights the egalitarian and homogenizing function of school, has been gradually losing its substance. The heterogeneity resulting from the current fragmentation of the Brazilian schooling system into various networks reproduces, magnifying them, all social inequities and lastingly endangers the social and economical development of this country. Key words: Brazil, social inequalities, public education, particular education

Referncias bibliogrficas
AFRNIO, G. Les intellectuels et la conscience nationale au Brsil. Actes de Recherches en Sciences Sociales , 98, 1993, p. 20-33. AKKARI, A. (1999). The construction of mass schooling in Brazil: A two-tiered educational system. Education and Society, vol. 17 (1), 1999, p. 37-52. ANTONIOLI, A. Le droit dapprendre. Une cole pour tous en Afrique . Paris: LHarmattan, 1993. AZEVEDO, F. et al. O manifesto dos pioneiros da educao nova . So Paulo: Nacional, 1932. BENEVIDES, F.C. Educao em tempo de reforma. Revista Adusp , ago. 1996, p. 21-23. CAREIL, Y. De lcole publique lcole librale. Sociologie dun changement . Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 1998. CUNHA, L.A. Limites da escola particular e a democratizao do ensino. In: CUNHA, L.A. (ed.). Escola publica, escola particular e a democratizao do ensino . So Paulo: Cortez, 1985, p. 119-130. CURY, C.R. A educao e a nova ordem constitucional. Ande Revista da Associao Nacional de Educao , 14, ano XVIII, 1989, p. 5-11. _______. O pblico e o privado na educao contempornea, Cadernos de Pesquisa , 81, 1992, p. 33-44. FREIRE, P. A educao na cidade . So Paulo: Cortez, 1991. FRIGOTTO, G. Educao e a crise do capitalismo real. So Paulo: Cortez, 1995. _______. Os delrios da razo: Crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, P. (ed.) Pedagogia da exclu-

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

187

so. Critica ao neoliberalismo em educao . Petrpolis: Vozes, 1996, p. 77-108. GARCIA, W. Educao Brasileira: Da realidade a fantasia. Cadernos de Pesquisa, 107, 1999, p. 227-245. GOMES DE S PESTANA et al. Saeb 97: Primeiros resultados . Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999. GENTILI, P.A. & SILVA, T.T. Neoliberalismo, qualidade total e educao . Petrpolis: Vozes, 1994. GUIMARES, M.H. Avaliao do sistema educacional brasileiro. Tendncias e perspectivas. Ensaio , 6(20), 1998, p. 303-364. INEP. Censo Escolar . Sinopse Estatstica 1996. Braslia: INEP, 1996. KOZOL, Jonathan. Savage inequalities. New York: Crown Publishers, 1991. LIBANEO, J. C. Democratizao da escola publica. A pedagogia criticosocial dos contedos . 14 ed. So Paulo: Edies Loyola, 1985. LIMA, M. Lugar marcado. Projeto de lei prope cotas nas faculdades do governo para alunos de rede publica. So Paulo, Veja, jul. 1999, p. 46-47. LOUREIRO, M.R. Lascension des conomistes au Brsil. Actes de Recherches en Sciences Sociales , 108, 1995, p. 1-78. MARTINS, C. Conde bloqueia a paulistizao. Jornal do Brasil, 15 jul. 1999, p. 19. MEC. Desenvolvimento da Educao no Brasil. Braslia: Ministrio da Educao, 1996. MESQUIDA, P. Hegemonia Norte-Americana e Educao Protestante no Brasil . Juiz de Fora. So Bernardo do Campo: Editora da UFJF/ Editeo, 1994. MOURA CASTRO, C. de. Ensino Privado ou pblico : Eis a (falsa) questo. Ensaio , 5 (17), 1997, p. 423-452. PORTELA DE OLIVEIRA, R. LDB, uma questo emblemtica na poltica educacional brasileira. R EVISTA Adusp , Jan. 1996, p. 22-24. SABOIA, J. Trabalho Infanto-Juvenil no Brasil dos Anos 90. Rio de Janeiro: Unicef, 1996. SAVIANI, D. Pedagogia Histrico-crtica. Primeiras aproximaes . So Paulo: Cortez, 1992.

188

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

_______. Escola e Democracia . So Paulo: Cortez, 1996. SILVA, A. R. da. A importncia da educao publica para o ensino fundamental das classes trabalhadoras. Cadernos de Apoio ao Ensino UEM , 4, 1998, p. 5-42. SIMES BUENO, M. S. Itinerrio do descompromisso na escola pblica de 2 grau Paulista. Cadernos de Pesquisa, 99, 1996, p. 173-79. TRAUMANN, T. O Paradoxo de ACM. Veja, ago. 1999, p. 46-48. WATKINS, K. Education now: Break the cycle of Poverty. London: Oxfam, 1999. WEBER, S. Novos padres de financiamento e impactos na democratizao do ensino. Cadernos de Pesquisa , 103, 1998, p. 5-13. WORLD BANK. Issues in Brazilian secondary education . (Report n. 7723BR), Latin American and Caribbean Regional Office, 1989. ZIBAS, D. M. A escola pblica e a escola privada diante das propostas de modernizao do ensino mdio. Tese de doutorado: USP, 1995. _______. Escola pblica versus Escola privada: O fim da histria? Cadernos de Pesquisa , 100, 1997, p. 57-77.

Anexo
Organizao do sistema educativo brasileiro

Nvel Educao infantil Ensino fundamental Ensino mdio Vestibular Educao superior
Fonte: MEC (1996).

Durao 8 anos 4 anos

Idade 0-6 anos 7-14 anos 15-18 anos

Educao & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001

189

Vous aimerez peut-être aussi